quinta-feira, 22 de novembro de 2012

GOVERNO QUER CAMPANHA CONTRA TRABALHO INFANTIL NA COPA


A 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil, marcada para outubro de 2013 em Brasília, foi tema da reunião do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Rider, em Genebra, na Suíça, hoje. Na conversa, Patriota disse que o governo brasileiro quer associar o combate ao trabalho infantil às campanhas de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Pelos dados do relatório "Combater o Trabalho Infantil: do Compromisso à Ação", divulgado em junho pela organização, há 215 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos trabalhando no mundo, sendo que cinco milhões são submetidas a trabalhos forçados, inclusive em condições de exploração para fins sexuais e de servidão.
O relatório indica ainda que, entre as crianças e os adolescentes explorados, 115 milhões atuam em atividades perigosas, como operações de guerra. No Brasil, há aproximadamente 3,4 milhões de jovens, de 10 anos a 17 anos, no mercado de trabalho, segundo o Censo de 2010.

(Fonte : Agência Brasil)

CAIXA LIBERA MAIS R$ 600 MILHÕES PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS


A Caixa Econômica Federal reforçou em R$ 600 milhões o orçamento de 2012 para concessão de crédito a micro e pequenas empresas nas operações do Programa de Geração de Emprego e Renda Urbano (Proger Urbano). O valor é proveniente dos recursos liberados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Até final de dezembro, pessoas jurídicas com faturamento de até R$ 7,5 milhões por ano podem ser atendidas com os empréstimos.
As linhas de crédito do Proger podem ser usadas para compra de equipamentos e reformas, além de contar com modalidade de capital de giro associado. O prazo máximo das operações é 48 meses, com carência de até 6 meses, ao custo da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 5% ao ano. A Caixa informou ainda que a modalidade Proger Turismo tem prazos e taxas diferenciados para atendimento aos segmentos de bares, restaurantes, hotéis e outras empresas do ramo.

(Fonte : Agência Brasil)

DÓLAR ATINGE MAIOR VALOR EM 3 ANOS, R$ 2,10


O dólar comercial atingiu nessa quarta-feira (21/11) o seu maior preço em três anos e meio, refletindo a crise no mercado externo e a disposição do governo brasileiro de ver o câmbio mais valorizado para ajudar a indústria do país. A moeda chegou a ser negociada a R$ 2,10 por volta das 11h, antes de fechar o pregão a R$ 2,097, numa alta de 0,67%. É o maior preço desde maio de 2009.
Segundo operadores, a escalada da moeda, que começou na semana passada, foi intensificada por uma declaração da presidente Dilma Rousseff ao jornal Valor Econômico. A presidente afirmou que o governo “está em busca de um câmbio que não seja esse”, com o "dólar desvalorizado".
No ano, a moeda norte-americana acumula agora uma valorização de 12,19% frente ao real, a maior entre as 16 principais moedas do mundo acompanhadas pela Bloomberg News.

(Fonte : O Globo / imagem divulgação)

SOLENIDADE DE ABERTURA DO 24° FESTURIS SERÁ REALIZADA HOJE EM GRAMADO


A solenidade de abertura do 24° Festuris - Festival de Turismo de Gramado será realizada hoje, a partir das 20h00, no Palácio dos Festivais de Gramado, no RS. O congresso do Festuris acontece nas manhãs de 23 e 24 de novembro, no Centro de Convenções do Serrano Resort, com o tema “Fusões, alianças e rede - reciclando estratégias de gestão”. Os painéis e palestras do congresso estarão focados em estratégias de marketing, explanação sobre as principais fusões de companhias aéreas e, claro, a acessibilidade. Amanhã às 14h00 será aberta a feira de negócios, que este ano traz novidades como o Salão de Acessibilidade e o Salão de Enoturismo, que mostrará destinos indutores do vinho. Entre os eventos paralelos, acontecerá uma Assembléia Extraordinária da ABIH Nacional - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
A direção do Festuris comemora um acréscimo de 33,49% na metragem quadrada vendida na área internacional em relação ao ano passado. Além disso, os destinos do exterior aumentaram em 24,13%, reafirmando a feira como um grande palco de negócios de turismo internacionais. A 24ª edição terá cerca de 400 estandes, em um total de duas mil marcas expostas e mais de 40 países participantes. Destinos como China, México, África do Sul, Itália, Uruguai, República Dominicana, Suíça, Ilhas Seychelles, Barbados, Jordânia, Colômbia e Equador são alguns dos destaques. Em 2011, 14 mil pessoas visitaram o Festuris. A direção do evento estima um crescimento de 15% em 2012 com relação à edição anterior.

Mais informações: www.festivalturismogramado.com.br  

(Fonte : Business Travel Magazine)

PORTO ALEGRE TERÁ FEIRA DE HOTELARIA DA REGIÃO SUL NO ANO QUE VEM


O calendário de eventos da capital gaúcha terá uma feira hoteleira a partir do ano que vem. A Expo Hotel Sul, primeira edição, será entre os dias 18 e 20 de novembro de 2013 no Pavilhão-Centro de Exposições da Fiergs com a previsão de 120 expositores, distribuídos em uma área de 2.106 m². O público esperado é de 9 mil profissionais, entre proprietários de hotéis, motéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, bares, cafeterias e lancherias, além de arquitetos, designers, enólogos, profissionais liberais e estudantes de hotelaria e turismo.
Com promoção da Di Leone Feiras e Eventos, a Expo Hotel Sul reunirá um ciclo de palestras, rodadas de negociações e uma cozinha experimental durante os três dias do evento.
"Queremos mostrar as oportunidades e inovações que o setor da hotelaria proporcionará a todos os seus fornecedores nos próximos cinco anos, especialmente com a realização da Copa do Mundo", afirma o diretor da Expo Hotel Sul, Ricardo Di Leone. "A hotelaria brasileira deve registrar evolução inédita nos próximos anos, com previsão de crescimento ininterrupto pelo menos até 2021, conforme estudos já publicados", completa.
A própria cidade de Porto Alegre terá uma ampliação de seis mil leitos somente com as obras de hotéis iniciadas desde o ano passado

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

HOTEL NACIONAL NÃO TERÁ MAIS BANDEIRA DO GRUPO INTERCONTINENTAL


O grupo Intercontinental, anunciado no início de fevereiro como nova bandeira do Hotel Nacional, em São Conrado, no Rio, teria desistido da parceria. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou no dia 16 de fevereiro o Hotel Nacional como “símbolo do renascimento do Rio de Janeiro”, na presença do investidor Malkon Merzian e do representante da IHG, Eduardo Camargo. Paes anunciou que as obras começariam no mês seguinte, em março, com previsão de reabertura para maio de 2014, a tempo de receber hóspedes para a Copa do Mundo.
Na ocasião, Eduardo Camargo não pôde dar declarações sobre o andamento do processo, já que a IHG é uma empresa de capital aberto. Ele adiantou, no entanto, que o hotel contaria com três restaurantes e que o pé direito do centro de convenções seria aumentado, para ter cerca de 8 mil m².
O Hotel Nacional é um dos prédios mais conhecidos e tradicionais da cidade, projetado por Oscar Niemeyer. Fechado há 16 anos estava envolvido num imbróglio judiciário, com uma série de credores reclamando seus direitos. Os jardins do hotel levam a assinatura do paisagista Burle Marx. Tinha 500 quartos e um grande centro de convenções. Em seu teatro se apresentaram grandes artistas como B.B King

(Fonte : Mercado & Eventos)

NAVIOS-HOTÉIS NOS JOGOS OLÍMPICOS TERÃO CONTRATAÇÃO REGULADA PELA CLT


Em nota nesta quinta-feira (22/11) em sua coluna "Negócio & Cia", do jornal O Globo, a jornalista Flávia Oliveira afirma que o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro estabeleceu os parâmetros de contratação da mão de obra que será usada nos navios-hotéis durante as Olimpíadas do Rio. Foi o Comitê Organizador Rio 2016 que solicitou o parecer da procuradoria.
A despeito da polêmica em torno da construção do píer em Y, que vai permitir o atracamento de oito navios de passageiros simultaneamente no Porto do Rio, o planejamento dos Jogos prevê a hospedagem de cerca de dez mil pessoas em navios na cidade. O MPT-Rio emitiu uma Notificação Regulatória com regras de contratação. Há duas modalidades permitidas. Na primeira, os navios chegarão ao Rio com a tripulação estrangeira já contratada, com base nas leis trabalhistas dos países de origem.
A segunda trata da contratação de brasileiros, durante os 27 dias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Nesse caso, a admissão tem de seguir a legislação brasileira, ou seja, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os navios também terão de manter a bordo equipe médica brasileira para atender à tripulação local.
Cinco empresas de cruzeiro assinaram acordo de ajustamento de conduta com o MPT-Rio sobre a contratação de brasileiros nos navios que circulam na costa. São elas: CVC, Royal Caribbean, MSC, Costa e Ibero Cruzeiros.

(Fonte : Mercado & Eventos)

AMADEUS APRESENTA NOVA FERRAMENTA DE BUSCA DE VIAGENS


A Amadeus, líder global em soluções de TI para o mercado de viagens e turismo, fará uma pré-apresentação da primeira solução de pesquisa on-line da indústria que revoluciona a maneira que as opções de seleção de voo são apresentadas aos viajantes. A ferramenta, alinhada com o crescimento do setor de viagens on-line, deve chegar a R$ 13 bilhões só no Brasil este ano, segundo estudo da Braspag. Esse valor inclui a venda de pacotes, passagens e serviços relacionados.
Em processo de patenteamento, o Amadeus Master Pricer Featured Results foi apresentado na PhoCusWright Travel Innovation Summit, no Arizona, EUA, na última semana. A Vayama, uma agência de viagem on-line focada em viagens internacionais, é o cliente-piloto a implementar a versão beta da solução em seu site, incluindo 100 combinações de origem e destino. A empresa também já utiliza a ferramenta Extreme Search da Amadeus. A disponibilização geral da Amadeus Master Pricer Featured Results para o mercado global está prevista para o início de 2013.
A nova plataforma da Amadeus melhora significativamente a experiência de compra dos usuários não profissionais on-line, tornando a busca de viagens mais simples e relevante.
Usando tecnologia de ponta, a Amadeus combinou uma sofisticada tecnologia de pesquisa de voos com dados de business intelligence de viagens para oferecer ao viajante um conjunto mais selecionado de resultados de busca no topo da tela. Na verdade, a Amadeus está processando mais dados do que nunca, com o objetivo de retornaras opções de viagens mais relevantes, mais baratas, mais rápidas, as patrocinadas e as mais popularesem um décimo de segundo. Ao contrário de outras ferramentas de busca disponíveis, não há necessidade de que os viajantes vasculhem centenas de recomendações.
"Nós acreditamos que o Amadeus Master Pricer Featured Results é um divisor de águas para a indústria de viagens. Desde o início da empresa, há cinco anos, temos tido foco total em proporcionar aos viajantes um único lugar para encontrar e reservar as melhores tarifas internacionais. A pesquisa de voos on-line em sua forma atual é complexa, mas vemos potencial para que esta busca seja um motor para a descoberta e a inspiração. Afinal, planejar uma viagem deve ser diversão e não uma tarefa. Trabalhando em conjunto com a Amadeus, nós introduzimos a solução Amadeus Master Pricer Featured Results no Vayama.com para ajudar os viajantes a acabar com a desorganização e encontrar mais exatamente o que estão procurando", comentou o vice-presidente Executivo da Travix Internacional e Head da Vayama, Ted Jansen.
O estudo encomendado pela Amadeus e conduzido pela PhoCusWright em 2011, “Incentivando a Inspiração: O futuro da busca de viagens”, mostrou que os consumidores estão oprimidos pelo universo de opções de busca. Os pontos mais problemáticos para os viajantes são a dificuldade percebida de agregar conteúdo e sobrecarga de informação, juntamente com a ansiedade de encontrar o melhor preço que posteriormente impacta suas decisões de compra.

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

PETRÓPOLIS GOURMET AUMENTA EM 20% OCUPAÇÃO HOTELEIRA NA REGIÃO


Na última terça-feira (20), chegou ao fim, com balanço positivo do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, a XII Edição do Petrópolis Gourmet. Mais de dez mil pessoas, entre petropolitanos e turistas circularam pelo festival gastronômico, que contou com a participação de 27 restaurantes da região, oferecendo menus alusivos à Região Sudeste, além de oficinas, cursos, concursos e exposição de produtos. Cerca de mil menus temáticos foram vendidos e ocupação hoteleira cresceu 20% nos fins de semana do festival. Ao todo, foram realizadas mais de 70 oficinas gratuitas, reunindo cerca de três mil participantes e envolvendo 45 chefs.
“Este foi considerado um dos melhores eventos das doze edições. Foram mais de 900 menus vendidos e muitos restaurantes tiveram tanto retorno que irão manter os pratos temáticos em seus cardápios. Recebemos visitantes que subiram a serra somente para almoçar durante o festival, o que reforça a importância da iniciativa para a divulgação do destino. Mesmo com a chuva, os hotéis registraram pelo menos 20% de incremento nos fins de semana do evento”, comemorou Márcia de Paula, diretora executiva do Convention.

(Fonte : Mercado & Eventos)

FOZ DO IGUAÇU (PR) LANÇA GUIA GASTRONÔMICO


A cidade paranaense lançou este mês o Guia Gastronômico de Foz do Iguaçu. A publicação traz mais de 200 opções de estabelecimentos. A iniciativa foi da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, e diversas entidades (Sindhotéis, Abrasel, Comtur, Iguassu CVB, ABIH-PR – Região Oeste, Fundo Iguaçu e Itaipu Binacional).
A primeira edição da publicação bilíngue (inglês e português) saiu com 10 mil exemplares. O guia foi dividido em sete categorias: Bares; Churrascarias e Restaurantes; Confeitarias; Cafés e Sucos; Quiosques e Sorveterias; Pizzarias e Lanches; e Fast Food. Consta na publicação o nome de cada estabelecimento, especialidade gastronômica, valor médio, capacidade, horário de funcionamento, cartões de crédito aceitos, endereço, telefone, e-mail e site.
Ainda foram detalhados ícones que representam os serviços oferecidos como: wi-fi, estacionamento, cardápio e atendimento bilíngue, ambiente climatizado, espaço para eventos, adega climatizada, serviço de entrega, playground, happy hour e música ao vivo, entre outros.
A publicação é estritamente institucional, sem comercialização de anúncios. Nenhum valor foi cobrado dos estabelecimentos, asseguram a prefeitura e os parceiros.

(Fonte : Panrotas)

PASSAGENS AÉREAS PODEM SUBIR DE PREÇO PARA SANAR COMPANHIAS


Aumentar as tarifas aéreas em 10% para manter a saúde financeira das empresas. Essa foi a sugestão da vice-presidente da unidade de Negócios Domésticos da TAM, Cláudia Sender, durante a Feira de Turismo das Américas de 2012, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). A perda de rentabilidade apresentada no cálculo usado como base para a declaração pode ser um resultado de diversos fatores. Aumento de concorrência, preço do combustível e de equipamentos e taxas cambiais são alguns deles.
Durante a feira, um dos motivos apontados por Cláudia Sender para a necessidade de aumento nas tarifas foi a queda nos preços das passagens. O vice-presidente de Relações Internacionais da Abav, Leonel Rossi Junior, afirma que para manter a procura de um novo público que vem crescendo no Brasil, chamado de nova classe média, as empresas diminuíram os preços de suas tarifas. "Elas têm extrema dificuldade em aumentar pela concorrência das companhias. Quando aumenta um pequeno percentual, a procura cai porque tem um novo grupo de compradores que estão no limite das tarifas. Se elas aumentarem, eles não compram mais", observa Rossi.
A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) revelou que o valor das passagens aéreas vem registrando queda desde 2001. A partir de 2006 para cá, por exemplo, houve um descréscimo de 44% nos preços. Uma comparação feita pela Abear mostra que, neste ano, o valor médio era de R$ 497, enquanto em 2011 já havia chegado a R$ 276. Dados recentes publicados em novembro pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o primeiro semestre de 2012 indicam ainda uma pequena queda com relação ao ano passado. A tarifa média doméstica nesse período foi de R$ 272,64.
Não é somente a baixa nos preços das passagens que está prejudicando as empresas aéreas. Associado a isso, há também o aumento no preço do querosene de aviação em cerca de 50% nos últimos anos. Esse item corresponde a cerca de 40% do custo total de uma companhia aérea, segundo a Abear. Rossi lembra ainda que o valor do combustível no Brasil é elevado devido aos impostos, o que não acontece em outros países. "Quando se abastece um avião no exterior, sai mais barato", afirma.
Devido a estes fatores, Rossi vê como essencial um aumento nas tarifas."Realmente as companhias estão perdendo dinheiro, é bem o momento tarifário", observa. Uma solução, que já vem sendo tomada por algumas companhias, além de elevar os preços das passagens, seria diminuir o número de voos.

(Fonte : Portal Terra / imagem divulgação)

PREÇO DAS PASSAGENS AÉREAS CAIU 43% ENTRE 2002 E 2011, DIZ ANAC


O preço médio da tarifa de passagens aéreas nacionais caiu 43% entre 2002 e 2011, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No mesmo período, a procura por passagens cresceu quase 200%. Segundo Cristian Vieira, gerente de Análise e Estatísticas e Acompanhamento de Mercado da Anac, o aumento na demanda e a queda de preços devem-se, em larga medida, à mudança de atuação do Estado nesse mercado.
Vieira diz que, até 2002, não existiam assentos por menos de R$ 100, enquanto em 2011 cerca de 16% das passagens aéreas foram comprados nessa faixa de preço e, nesse mesmo ano, 65% das passagens foram compradas por menos de R$ 300. Ele acrescenta que, com a desregulação de preços, 63% dos assentos comercializados em 2011 tiveram valor abaixo do mínimo de quando havia regulação máxima e mínima de preços.
Segundo Vieira, hoje as empresas aéreas são livres para estipular o valor das tarifas cobradas, desde que não haja concorrência "predatória". Mas nem sempre foi assim. Antes de 1989, o Estado fixava os preços das passagens aéreas. Foi nesse ano que o Estado começou a estipular limites mínimo e máximo do valor das tarifas domésticas. Em 2001, houve a implantação da liberdade tarifária no transporte aéreo em viagens nacionais.
Em 2004, depois de uma promoção de passagens por R$ 50, as empresas passaram a ter que registrar valores promocionais com no mínimo cinco dias de antecedência. Desde 2010 não existe a obrigatoriedade, as empresas precisam apenas registrar posteriormente os valores executados no mês.
Rafael Scherre, gerente de Regulação Econômica da Anac, diz que os resultados da desregulação de preços foram novas rotas e serviços, a queda dos preços e o aumento do número de passageiros. Marcelo Guaranys, diretor-presidente da Anac, avalia que hoje a população sofre “algumas dores do crescimento”, mas que o desafio é fazer com que a infraestrutura acompanhe o crescimento da demanda por viagens aéreas.
Rogério Coimbra, secretário de Política Regulatória de Aviação Civil, diz que agora a atenção é para o consumidor. “Antes a preocupação era proteger as empresas” disse. Coimbra explica que hoje a regulação deve se voltar para a infraestrutura aeroportuária.
Juliana Pereira, secretária Nacional do Consumidor, acredita que o crescimento deve ser olhado com cautela e que a atenção das empresas aéreas deve estar voltada para os consumidores que não tinham acesso a viagens de avião e agora têm. “Essas pessoas precisam de informações básicas, como onde é o banheiro do avião. Nivelar os usuários de transporte aéreo pelo premium é bobagem”, diz a secretária. “Falta informação básica e isso não é caro para as empresas”.

(Fonte : Agência Brasil / imagem divulgação)

ANAC CONTRA MULTAS


A Anac deverá se posicionar contrariamente ao limite de 10% para multas por remarcação de passagem ou desistência de viagem. A proposta para estabelecer um teto para esses dois itens foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado na semana passada. Agora, será analisada pela Câmara dos Deputados.
Não há posição oficial da Anac sobre o tema por ora. Mas, durante o seminário promovido ontem na sede da agência, Rafael Scherre, especialista em regulação da agência, afirmou que a limitação da multa fará com que aumente o preço médio das tarifas. É o que disse também no seminário Alberto Febeliano, consultor da Associação Brasileira das Empresas Aéreas. Atualmente, as empresas cobram multas maiores para passagens compradas em promoções do que para passagens mais caras. Em muitos casos, é melhor desistir do bilhete do que remarcá-lo.
Para um técnico da Anac que preferiu não se identificar, o preço baixo vale o risco da multa elevada. "É uma opção do cliente. Se ele tem dúvidas sobre a data da ida pode optar por um bilhete mais caro, com valor de punição mais baixo para o caso de precisar desmarcar o voo".
Ainda segundo o técnico, se a empresa tiver que assumir o risco de ter mais assentos vazios que o previsto, devido às desistências ou remarcações em cima da hora, e se não puder aplicar multas compensatórias, vai acabar com as promoções, elevando o valor médio das tarifas. Isso causará impacto negativo no número de passageiros que conquistaram o direito de voar, diz o técnico.

(Fonte : Correio Braziliense)

UNIÃO PLANEJA INVESTIR R$ 308 MILHÕES EM 20 AEROPORTOS DO INTERIOR


A Secretaria de Aviação Civil publicou no Diário Oficial da União (22/11) portaria que institui o Plano de Investimentos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) de 2012 e prevê convênios com os governos estaduais para a melhoria na infraestrutura de 20 aeroportos localizados fora das capitais. A União investirá R$ 308 milhões nos projetos, que vão desde obras e serviços de engenharia até a compra de equipamentos e veículos.
O teto das contrapartidas exigidas dos estados será variável. O valor mínimo, de 5% a 10%, será exigido dos estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste e o valor máximo, de até 40%, de São Paulo e do Espírito Santo. Caberá às unidades da federação cadastrarem suas propostas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, respeitando o que foi definido pelo Profaa.
Entre as ações previstas estão a construção e ampliação de pistas de pouso, a construção e reforma de terminais de passageiros e a compra de veículos contra incêndio.
As obras serão feitas nos aeroportos das cidades de Linhares (ES), Maringá (PR), Resende (RJ), Angra dos Reis (RJ), Vitória da Conquista (BA), Barreiras (BA), Iguatu (CE), Rio Verde (GO), Itumbiara (GO), Caxambu (MG), Ponte Nova (MG), Cajazeiras (PB), Fernando de Noronha (PE), Chapecó (SC), Ji-Paraná (RO), São José do Rio Preto (SP), Araçatuba (SP), Marília (SP), Presidente Prudente (SP) e Mateiros (TO).

(Fonte : Agência Brasil)

EMPRESA AÉREA TERÁ DE DAR À PF DADOS DE PASSAGEIROS


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou que todas as informações sobre passageiros de voos internacionais que tiverem o território brasileiro como destino, origem, escala ou conexão deverão ser passadas com antecedência mínima de 72 horas à Polícia Federal. Sistemas parecidos já são comuns em mais de 20 países. O plano é aumentar a segurança nos aeroportos e fronteiras.
Dois programas deverão ser implementados: o Sistema de Informações Antecipadas sobre Passageiros (API, na sigla em inglês) e o Registro de Identificação de Passageiros (PNR, na sigla em inglês).
O primeiro possibilita que os dados requisitados sobre passageiros e tripulantes sejam transmitidos às autoridades antes da partida ou chegada do voo e colocados à disposição de agentes de fiscalização nos aeroportos. Já o PNR é o registro dos dados de cada viagem criado pelas empresas aéreas ou seus agentes autorizados para uso próprio.
Entre os dados que serão colocados à disposição estão o número do passaporte, o país de origem, a data de vencimento do documento, o nome do passageiro, sua data de nascimento e nacionalidade.
As informações devem ser transmitidas 72 horas antes da decolagem e podem ser atualizadas até o momento do voo.
Segundo a Anac, o objetivo da implementação dos sistemas é a prevenção e repressão a atos ilícitos, além do controle maior no desembarque. Isso significa que os sistemas contribuirão não só para a Polícia Federal identificar os migrantes, mas também para que Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro) controlem com maior eficiência questões aduaneiras, sanitárias e agropecuárias.

SEGURANÇA

A falha no envio dos dados resultará em penalidades às companhias aéreas. As multas poderão variar entre R$ 4 mil e R$ 20 mil por infração.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

INFRAERO TERÁ DE INVESTIR EM AEROPORTOS PARA A COPA 2014


O governo deixará por conta da Infraero a responsabilidade de preparar os principais aeroportos do país para a Copa do Mundo de 2014 e para a Olimpíada de 2016. Após encontrar dificuldade em promover um novo modelo de concessão com parceiros privados, em que a estatal aeroportuária teria participação majoritária, o programa dos aeroportos acabou ficando na geladeira e deverá ser retomado pela presidente Dilma Rousseff após o fechamento dos planos de investimentos para os portos, que deve ser anunciado nos próximos dias.
A avaliação de fontes ligadas ao Palácio do Planalto é a de que Dilma pode anunciar planos para atração de investimentos privados para os aeroportos até o final do ano, mas não há mais tempo hábil para finalizar os procedimentos técnicos de novas concessões, o que pressupõe o lançamento do edital, atendendo a algumas “correções de rumo” quando comparado aos contratos anteriores, e operacionalizar a licitação.
Dilma acatou a posição defendida por membros da Infraero de que as obras para a ampliação da capacidade dos terminais do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais, serão suficientes para atender a uma demanda maior de passageiros durante os megaeventos esportivos. Os projetos de ampliação dos dois principais aeroportos, sob a responsabilidade da Infraero, devem ficar prontos antes da Copa. Segundo a companhia, as obras em Confins e no Galeão devem ser concluídas em dezembro de 2013.
Atualmente, no entanto, as obras ainda estão em estágio inicial. Até outubro deste ano, a apenas 13,13% do projeto de reforma e ampliação do Terminal 1 de Confins foi executada, enquanto que a reforma do terminal 1 do Galeão teve 7% dos recursos executados e n terminal 2, 29,14% Para o consultor José Wilson Massa, especializado em gestão aeroportuária, o Galeão tem uma situação relativamente tranquila. O terminal dois de passageiros já tem obras em estágio adiantado e deve ficar pronto em breve. Com a ampliação, o aeroporto deverá ser tornar apto para receber 20 milhões de passageiros por ano, acima da demanda atual que está apenas um pouco acima da sua capacidade normal de 15 milhões.
A maior preocupação é Confins que tem hoje uma capacidade para atender a cinco milhões de passageiros para uma demanda atual que já beira os 10 milhões de usuários. “As obras previstas pela Infraero ampliarão a capacidade para empatar com o nível deste ano, mas será pouco para a Copa do Mundo”, afirma. “Além do que está sendo feito, a Infraero já teria que estar iniciando obras de terminal 2 isso para dar conta da demanda para os próximos anos.”
A execução dos projetos da Infraero previstos para Galeão e Confins ainda dependerão de aportes do Tesouro Nacional para a estatal. Com a concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, no início deste ano, a companhia de infraestrutura aeroportuária perdeu 38% de receitas, o que prejudicou a sua capacidade de investimentos.
Conforme publicou o Brasil Econômico, a Infraero está revisando os planos de investimentos para 2014 e a necessidade que terá de recursos do Tesouro. O aporte do Tesouro para 2013 já foi definido em R$ 1,8 bilhão e a demanda para 2014 ainda está em aberto.

(Fonte : IG / imagem divulgação)

TURQUIA TERÁ O MAIOR AEROPORTO DO MUNDO EM CAPACIDADE DE PASSAGEIROS


O Governo turco concretizou nesta segunda-feira (19) os planos de construção do terceiro aeroporto de Istambul, que, com uma previsão de poder receber até 150 milhões de passageiros por ano, deverá assumir o posto de maior do mundo.
"O terceiro aeroporto será criado às margens do Mar Negro, entre os povoados de Yeniköy e Akpinar, e terá uma extensão de 90 milhões de metros quadrados", detalhou o ministro dos Transportes da Turquia, Binali Yildirim, em declarações à agência "Anadolu".
Essa foi a primeira vez que Yildirim apontou a localização exata do terreno onde, a partir de 2015, será erguido o "aeroporto de maior capacidade de passageiros do mundo", o qual terá cinco ou seis pistas e poderá receber até 150 milhões de pessoas por ano.
Após a conclusão de sua primeira fase, que poderia entrar em funcionamento já em 2016, o novo aeroporto de Istambul terá estrutura para receber 100 milhões de passageiros, um número que já é superior ao aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, tido como o maior do mundo no momento. Em 2011, esse aeroporto americano recebeu 92 milhões de pessoas.
Segundo Yildirim, o terreno onde será construído o novo aeroporto, situado a 35 quilômetros do centro de Istambul, está repleto de antigas minas de carvão, algumas com até 100 metros de profundidade, e que todas serão preenchidas logo no início da obra.
Por enquanto, Istambul dispõe de dois aeroportos, o de Atatürk, que movimenta 37 milhões de passageiros por ano, e o de Sabiha Gökçen, no lado asiático, com 12 milhões, embora tenha capacidade para receber quase o dobro.

(Fonte : Uol)