quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ANAC CONTRA MULTAS


A Anac deverá se posicionar contrariamente ao limite de 10% para multas por remarcação de passagem ou desistência de viagem. A proposta para estabelecer um teto para esses dois itens foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado na semana passada. Agora, será analisada pela Câmara dos Deputados.
Não há posição oficial da Anac sobre o tema por ora. Mas, durante o seminário promovido ontem na sede da agência, Rafael Scherre, especialista em regulação da agência, afirmou que a limitação da multa fará com que aumente o preço médio das tarifas. É o que disse também no seminário Alberto Febeliano, consultor da Associação Brasileira das Empresas Aéreas. Atualmente, as empresas cobram multas maiores para passagens compradas em promoções do que para passagens mais caras. Em muitos casos, é melhor desistir do bilhete do que remarcá-lo.
Para um técnico da Anac que preferiu não se identificar, o preço baixo vale o risco da multa elevada. "É uma opção do cliente. Se ele tem dúvidas sobre a data da ida pode optar por um bilhete mais caro, com valor de punição mais baixo para o caso de precisar desmarcar o voo".
Ainda segundo o técnico, se a empresa tiver que assumir o risco de ter mais assentos vazios que o previsto, devido às desistências ou remarcações em cima da hora, e se não puder aplicar multas compensatórias, vai acabar com as promoções, elevando o valor médio das tarifas. Isso causará impacto negativo no número de passageiros que conquistaram o direito de voar, diz o técnico.

(Fonte : Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário