terça-feira, 4 de maio de 2010

TERROIR EM FORMA


Vinícolas chilenas do Vale do Colchagua voltam à normalidade pós-terremoto. E continuam seduzindo os amantes do vinho

Menos de dois meses depois do terremoto que abalou o Chile, as vinícolas da Rota do Vinho do Vale do Colchagua – um dos mais belos destinos turísticos do País – estão novamente de portas abertas. E em busca de turistas. Estima-se que 12 mil pessoas deixaram de visitar a região por medo de novos tremores.Mas o presidente do circuito do vinho chileno, Mario Pablo Silva, garante que o Vale “voltou a funcionar como antes, está pujante e, ao contrário do que se pensa, a região não foi completamente destruída”. Tanto é assim que as principais adegas estão atendendo normalmente, os hotéis estão abertos e desde 20de março o Trem do Vinho segue seu requintado roteiro.
Trata-se de uma viagem pelos costumes e tradições chilenas em que o visitante toma o trem em Santa Cruz e segue até o coração do Colchagua, degustando os melhores e mais exclusivos vinhos da região. “As vinhas estão funcionando bem. E os serviços e a amabilidade continuam como sempre”, atesta a turista argentina Maria Alejandra Moreno.
Para os amantes do vinho é uma grande notícia. O Vale do Colchagua é o terroir chileno. A expressão francesa significa conjunto de solo, clima e plantas que define o estilo único de um vinho e o potencial de uma região. A 180 quilômetros ao sul de Santiago, tudo favorece a produção dos vinhos chilenos. São 20 mil hectares de solo rico em calcário, com pouca chuva e grande variação de temperatura, pois recebe ventos do Oceano Pacífico e da Cordilheira dos Andes.
De acordo com a revista especializada americana Wine Enthusiast, o Vale do Colchagua desbanca a região do Médoc, na França, e a do Priorato, na Espanha, sendo considerada a melhor região para vinhos do mundo. E graças ao cenário bucólico, desenhado pela imensidão verde dos vinhedos, a também americana Travel and Leisure classificou o lugar como um dos cinco melhores destinos de turismo do mundo.
É no Colchagua que estão os principais produtores de vinhos do Chile, como Lapostolle, Montes, Viu Manent, Santa Cruz e Hacienda Araucana. E nenhum deles foi gravemente afetado pelo terremoto. Quem for à vinícola Lapostolle, por exemplo, poderá conhecer a produção da vinícola que é pioneira no uso da gravidade para selecionar as uvas, retirando sem fricção o que há de melhor na fruta.
Também é possível degustar seu rótulo premium, o Clos Apalta, uma combinação de Carmenère, Merlot e Cabernet Sauvignon, desenvolvido pelo enólogo Michel Rolland, com quem a Lapostolle tem um contrato de consultoria exclusiva. A arquitetura da sede também encanta.
A adega possui seis andares incrustados na pedra e, apesar de a empresa possuir vinhedos em três importantes regiões do Chile, é no Vale do Colchagua que estão os maiores investimentos. “Aqui são elaborados apenas 2% da produção total da empresa, por ser uma produção cara”, explica Diego Urra, relações-públicas da vinícola.
“A colheita é feita à noite e 60 pessoas fazem a seleção manual dos grãos. Os bagos não são prensados e depois da criomaceração eles são vinificados inteiros em cubas de 7.500 litros de carvalho francês.” Na vinícola Montes, que perdeu apenas 5% de sua produção durante o terremoto, os vinhos voltaram a repousar ao som de canto gregoriano.
Toda construída com base nos conceitos do Feng Shui, os primeiros tremores desorganizaram os barris, que ficavam dispostos em semicírculos. Mas tudo ficou como antes. Logo na entrada, é possível encontrar uma fonte, cuja água percorre o prédio no sentido de fora para dentro. E na loja estarão à venda os vinhos Montes Alpha M, Montes Folly e Purple Angel, que estão entre os melhores e mais caros do país. “Conseguimos criar um ambiente para dar a sensação de calma e paz”, explica o chefe do Turismo da Viña Montes, Guillermo Silva.
A viagem pela terra do vinho reserva outros encantos. Também são garantidos o almoço na Hacienda Araucana, o passeio a cavalo pelas plantações da Viu Manent e a visita ao teleférico no topo da vinícola Santa Cruz. Nela, o turista poderá ver réplicas de aldeias indígenas Mapuche, Aymara e Rapa Nui. Não bastasse degustar uma das melhores uvas do mundo, o visitante ainda terá o privilégio de apreciar uma paisagem cinematográfica. Quem vai, não esquece.

(Fonte : Revista Isto É Dinheiro / Edição 655)

ÁGUA TIPO EXPORTAÇÃO


Eis a Equa, extraída de uma fonte em uma pequena cidade próxima de Manaus, criada por um brasileiro em sociedade com um mexicano. O objetivo: conquistar os Estados Unidos

Há cerca de dez anos, o empresário Adalberto Martins, 53 anos, andava pelo Iracema Falls, resort de propriedade de seu pai, Orígenes, no município de Presidente Figueiredo, a 100 quilômetros de Manaus, quando olhou de uma forma diferente para o belo cenário natural que o circundava. Ele enxergou no terreno de 1,5 mil hectares, onde há sete cachoeiras, duas grutas e três fontes de água, uma grande oportunidade de negócios que passam bem longe do setor de turismo.
“Já bebia a água de lá e resolvi verificar se poderia comercializá-la”, diz Martins. “Coletei uma amostra e mandei fazer a análise em Michigan, nos EUA. Os próprios analistas não acreditavam no alto grau de pureza”, conta. A equipe de pesquisadores veio, então, ao Brasil, e fez outros estudos. “Eles concluíram que nossa água tinha teor de bicarbonato, de magnésio e de nitrato próximo a zero. Isso indica que a água proporciona uma hidratação maior”. Com os dados em mãos, o empresário resolveu pôr em prática um ambicioso plano: criar uma marca de água de luxo com presença internacional. Batizada de Equa, ela começa a ser distribuída em cidades americanas da Califórnia e do Texas, em junho.
O responsável pela entrada da marca no mercado americano é o empresário mexicano Antúrio Tamayo, que vive nos EUA. “Nos conhecemos em um almoço na casa de um amigo e ele se empolgou com o projeto. Hoje, Antúrio é CEO da empresa e cuida da comercialização e distribuição da Equa fora do Brasil”, diz Martins. Os próximos passos são Arábia Saudita, Dubai e Coreia do Sul. O foco parece mesmo ser o Exterior. Afinal, o primeiro escritório da empresa foi montado nos EUA. “Aqui em Presidente Figueiredo, cuidamos da produção. A água será engarrafada ao lado da fonte e embalada na hora”, fala Martins. A distribuição se dará em duas frentes. Nos EUA, a água será encontrada em lojas e empórios de produtos orgânicos. No Brasil, será vista em restaurantes requintados.
Até o fim de 2010, os sócios esperam vender 20 milhões de garrafas e faturar cerca de US$ 30 milhões. Dentro de cinco anos, a meta é chegar a 150 milhões de unidades vendidas. A princípio, a participação das vendas brasileiras não deve ser tão elevada. Afinal, o mercado nacional, que movimentou R$ 1,4 bilhão em 2009, ainda é pequeno se comparado ao externo.
“Em termos de águas superpuras e de maior valor agregado, não há um competidor relevante no País”, explica Alfredo Pinto, sócio da consultoria de mercado Bain & Co. Enquanto nos Emirados Árabes Unidos são consumidos anualmente 280 litros per capita e nos EUA, 106 litros, o brasileiro aparece com 37 litros por pessoa. Além disso, o consumo de águas de alto valor agregado tende a ser maior em países onde a cultura do vinho é mais forte. “A Argentina tem mais essa cultura do que o Brasil. Na medida em que a cultura do vinho for mais difundida por aqui, as águas premium podem pegar uma carona”, diz Alfredo Pinto, da Bain & Co.

(Fonte : Revista Isto É Dinheiro)

CASTELLI ESH OPORTUNIZA ESTÁGIOS NA FRANÇA


Morar em Paris, fazer mestrado na Sorbonne e trabalhar no Palácio Le Meurice, em plena Rue de Rivoli, na França, parece um sonho? Mas não é. Para Nicolly Vargas, ex-aluna da Castelli Escola Superior de Hotelaria, é a mais pura realidade.
Assim como Nicolly, mais de 50 alunos da Instituição já tiveram a oportunidade de realizar seus estágios na França, nos luxuosos hotéis e restaurantes da Rede Relais Châteaux. A Castelli ESH oportuniza a experiência internacional como forma de incentivar estes novos profissionais da área da hospitalidade a aprimorarem ainda mais seus conhecimentos e a vivenciarem outra realidade, não apenas profissional mas também cultural.
Semestralmente, a Castelli ESH promove encontros juntamente com os representantes da Rede para apresentar aos alunos da faculdade o Programa de Estágios na França e enfatizar o quão enriquecedora esta experiência pode ser para quem almeja destacar-se no mercado. Durante a última apresentação, Martine Lex Engel ressaltou a importância do conhecimento do idioma e da flexibilidade que se faz necessária quando se está em terras estrangeiras.
Para participar do Programa, os alunos devem estar em fase de conclusão de curso e atingir os quesitos de desempenho determinados pela faculdade, além de participar do processo de seleção que envolve questionário, entrevista e prova de francês.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.castelli.edu.br ou pelo telefone 54 3282.1460.
A Castelli ESH fará a seleção de novos talentos para o curso de Graduação em Hotelaria - Bacharelado, no vestibular do dia 13 de junho. Com 3.104 horas aula, o curso é realizado em período integral, em 2 anos.

(Fonte : Ascom Castelli ESH / Foto Divulgação)

DALL´ONDER GRANDE HOTEL COMEMORA 30 ANOS


Este mês de maio é especial para o Dall’Onder Grande Hotel, localizado em Bento Gonçalves (RS), já que o empreendimento esta completando 30 anos de atividades.
No dia 8 de maio de 1980, Rodolpho Elia Dall’Onder adquiriu o Hotel Atlantida. Na ocasião convidou o seu genro o Tarcisio Michelon para ajudar na administração do empreendimento que na época contava com 26 apartamentos. O hotel passou a se chamar Dall’Onder em homenagem à família. Ao longo dos anos o hotel passou por diversas reformas e ampliações, hoje dispõe de 265 apartamentos distribuídos em seis categorias, além de estrutura para alimentação, lazer e eventos.
Em dezembro de 2002, com o início da administração do extinto hotel Vittoria Flat foi formada a Rede Dall’Onder de Hotéis, composta pelo Dall’Onder Grande Hotel, Dall’Onder Vittoria Hotel e Hotel Vinocap.
Para comemorar este aniversário a Rede Dall’Onder está com uma intensa programação em seus eventos sociais para marcar a data.

(Fonte : Brasilturis Jornal / Foto Divulgação)

WEBJET ATINGE A MARCA DE 6 MILHÕES DE PASSAGEIROS


A ampliação da frota, somada a uma malha aérea eficiente e a uma política de preços flexível e competitiva vêm dando resultados positivos para a Webjet Linhas Aéreas, que atingiu uma importante marca em abril. Criada em 2005, a empresa acaba de ultrapassar a marca de 6 milhões de passageiros desde sua fundação.
A Webjet também fechou o primeiro trimestre de 2010 com 6,37% de participação no mercado doméstico, um crescimento de 2,35 pontos percentuais na comparação com mesmo período de 2009. No período, a ocupação nos vôos também deu um salto expressivo, pulando de 66,97% em 2009 para 80,59% este ano – alta de 13,63 pontos percentuais.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

VOLVO OCEAN RACE TERÁ PASSAGEM PELO BRASIL E ETAPA EM LISBOA


A Volvo Ocean Race, competição internacional de velejadores, que passará por diversas cidades do mundo, inclusive, por Itajaí, em Santa Catarina , irá pela 1ª vez à capital portuguesa Lisboa, onde será decidida uma das principais etapas.
Lisboa, por meio do incentivo da sua Associação de Turismo (ATL), conquistou a oportunidade de sediar uma das etapas depois de concorrer com mais de trinta outras cidades da Europa. Entre as cidades escolhidas estarão também Alicante (Espanha), que receberá a etapa inicial em outubro de 2011, além de Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Miami (EUA), Lisboa (Portugal) e Lorient (França), até o encerramento do calendário em Galway (Irlanda), em junho de 2012.

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo)

HOLIDAY INN SALVADOR É O PRIMEIRO A ADOTAR O GÁS NATURAL NA BAHIA


O hotel Holiday Inn Salvador, da rede IHG, assinou um contrato com a Bahiagás para fornecimento de gás natural ao empreendimento, tornando-se o primeiro hotel do estado a utilizar esta fonte de energia.
Inicialmente, o Holiday Inn utilizará 661 m³/dia de GN para cocção e aquecimento, mas já há estudos para que o uso seja estendido também para a climatização. A previsão é de que o hotel tenha uma economia anual inicial de R$ 26,5 mil.
"Fechamos este contrato porque o gás natural oferece praticidade e mais segurança, não só para o empreendimento, mas também para os hóspedes. O hotel se orgulha de praticar a responsabilidade social e ambiental, e começarmos a usar o gás natural só reforça nossas boas práticas", diz André Machado, gerente geral do Holiday Inn Salvador.

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo - Foto Divulgação)

ABETAR E CEPTA DEBATEM HOJE EM BSB O CAPITAL ESTRANGEIRO NA AVIAÇÃO

Continuam na Câmara dos Deputados, em Brasília, os debates sobre a modernização do Código Brasileiro de Aeronáutica. Hoje, em especial, a audiência pública que ocorre às 14h30, no Plenário 13 do Anexo 2 da Câmara, tratará do aumento de capital estrangeiro nas empresas aéreas brasileiras, previsto no PL 6719/2009. Participarão da audiência pública como convidados, entre outros:

· Apostole Lazaro Chryssafidis, diretor presidente da ABETAR - Associação Brasileira de Empresas de Transporte Aéreo Regional - ABETAR;
· Respício do Espírito Santo Jr., professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente do CEPTA - Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo;
· Lúcia Helena Salgado e Silva Pedra, coordenadora de Estudos de Mercado e Regulação da Diretoria de Estudos Setoriais/DISET - IPEA;
· Adyr da Silva, presidente da SBDA - Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial.

Para o presidente da ABETAR, a audiência é importante, pois serve para acertar os pontos conflitantes entre o atual código, vigente desde 1986, e a lei de criação da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.


(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

AMEX E STARWOOD LANÇAM CARTÃO DE CRÉDITO PARA OS VIAJANTES FREQUENTES

A American Express e a Starwood Hotels lançaram um cartão de crédito co-branded para os frequent travellers da rede hoteleira. O cartão Starwood Preferred Guest está disponível para os viajantes de negócios e de lazer do Reino Unido desde ontem. O cartão cobre nove bandeiras hoteleiras da Starwood: St. Regis, The Luxury Collection, W, Westin, Le Méridien, Sheraton, Four Points by Sheraton, Aloft e Element, cobrindo cerca de 1.000 propriedades em 100 países. Os pontos acumulados pelos usuários do cartão permitirão usufruir diárias gratuitas, upgrades de apartamentos, bilhetes prêmio grátis e várias outras ofertas especiais. A American Express disse que suas pesquisas mostraram que 57% dos britânicos têm um cartão de crédito que concedem prêmios vinculados aos seus gastos. Mas pouco mais de um terço (28%) desse grupo tem um cartão que oferece estadias em hotéis ou voos grátis.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

FLATS SÃO DISCUTIDOS EM VILA VELHA (ES)


Representantes do Ministério do Turismo (MTur), entidades de classe, empresas do segmento turístico e estudantes se reúnem nos dias 03 e 04, em Vila Velha (ES), para discutirem a nova proposta para a classificação de meios de hospedagem - flats.
Esse será o penúltimo encontro promovido pelo MTur, para a sugestão das novas matrizes hoteleiras.
As matrizes dos hotéis urbanos, resorts, hotéis-fazenda, cama e café, hotéis históricos e pousadas já foram discutidas. Após os flats, será a vez dos hotéis de floresta terem as matrizes avaliadas.
A elaboração das novas matrizes é resultado de um acordo de cooperação entre a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), o INMETRO e MTur, que visa possibilitar a competitividade justa entre os meios de hospedagem do país e auxiliar os turistas em suas escolhas.

(Fonte : Ministério do Turismo)

COM IMÓVEL DE ATÉ US$ 4 MI, HOTEL EM MIAMI MIRA BRASILEIRO


A investidora Lilian Casaes não é fã de Miami, mas seu marido adora. Além disso, é um "ambiente ótimo" para um dos cavalos da família. Ter uma casa lá, no entanto, não compensa: "É preciso cuidar, pensar em manutenção. Isso cansa".
Menos estressante seria ter um ou dois apartamentos em um hotel da cidade.
Melhor ainda: em um hotel de luxo. E, pelo que Lilian chama de "pechincha" -algo como US$ 1 milhão-, o sonho da casa própria sem estresse existe: o hotel W South Beach, de Miami, mandou vendedores ao Rio na última quarta-feira para caçar possíveis interessados.
A proposta: compre um apartamento, usufrua da estrutura do hotel e alugue a hóspedes quando não estiver lá -a diária do W varia de US$ 250 a US$ 2.500.
Das 400 unidades, 200 estão vendidas. As que restam (custam de US$ 650 mil a US$ 4 milhões) foram apresentadas a 120 brasileiros em coquetel no hotel Fasano do Rio.
O preço, avaliam os vendedores, reflete a qualidade dos serviços: "Seu apartamento não será igual ao que seus amigos têm na cidade. Você tem a melhor toalha, o melhor algodão, pode ligar pedindo gelo à meia-noite", diz Frederico Chinelli, da Sotheby's Rio, braço imobiliário da famosa casa de leilões e que responde pelo W.
Além do serviço do hotel, há obras de arte de Andy Warhol, Christopher Wool e Richard Serra pelos corredores, praia privada (livre de paparazzi, o que já atraiu Tom Cruise e Cameron Diaz), boate e uma filial do Mr.Chow, badalado restaurante chinês.
"Pode custar US$ 1 milhão que vale a pena. Aqui no Rio, um apartamento de porteiro sai R$ 750 mil", diz Lilian, vestida com casaco de couro Gucci e levando no braço uma bolsa Chanel. Por "apartamento de porteiro", explica a investidora, entenda-se: prédio sem garagem, na zona sul do Rio, e imóvel no primeiro andar.
Os vendedores viajantes começaram o tour promocional do hotel no Brasil, para depois ir à Rússia, China e Dubai. O mercado imobiliário em baixa nos EUA motiva os empresários a buscar compradores em outros países.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Foto Divulgação)

PROFISSIONAIS DA AVIAÇÃO REGIONAL SERÃO CAPACITADOS PARA A COPA


Treinamento para pessoal de terra é parte do programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo

O Programa Bem Receber Copa, lançado na semana passada pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, em São Paulo, vai oferecer cursos de qualificação para 1,5 mil profissionais do segmento da aviação regional. O atendimento à categoria está previsto em convênio assinado entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Transportes Aéreos Regionais (Abetar).
O convênio tem como objeto a construção e aplicação de metodologia para capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais do setor. Serão treinados profissionais que atuam nos seguintes setores: recepção, atendimento e apoio na pista dos aeroportos, além de gerentes e trabalhadores das empresas regionais. A metodologia contempla os sistemas de cursos presenciais e de ensino a distância.
A aviação regional é um dos segmentos beneficiados pelo Bem Receber Copa. O programa, implementado por meio de parcerias com as entidades de classe integrantes do Conselho Nacional de Turismo, vai atender também pessoal dos segmentos de Alimento fora do Lar, Transportes Turísticos, Receptivo, Meios de Hospedagem, Entretenimento, Negócios e Eventos.
A meta do programa é qualificar 306 mil profissionais até 2013. Na primeira fase, serão atendidos trabalhadores que lidam diretamente com o turista. O investimento previsto pelo MTur é de R$ 440 milhões.

(Fonte : Ministério do Turismo)

FIFA ACHA “INCRÍVEL” ATRASO DO BRASIL-14


Secretário-geral ironiza país no dia em que deveriam começar as obras em todos os estádios do Mundial


Na crítica mais pesada já feita pela Fifa à organização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, disse ontem que é "incrível" o atraso na construção e reforma dos estádios a serem utilizados no torneio -o prazo final para o início das obras acabou ontem, e metade das cidades nada fez.
"Recebi um relatório a respeito da situação dos estádios do Brasil. Sou obrigado a dizer que ela não está muito boa", disse Valcke em Johannesburgo.
"Há diversos estádios com a luz vermelha acesa já, o que é incrível. É incrível como o Brasil já está atrasado", afirmou.
O secretário-geral da entidade, segundo homem na sua hierarquia, não listou todos os estádios a que estava se referindo, mas frisou que não falava apenas do Morumbi e do Maracanã. "Estou me referindo a um número de estádios", afirmou.
Apesar das críticas ácidas, a Fifa, segundo Valcke, não trabalha com a possibilidade de a Copa precisar encontrar um outro país-sede para 2014.
"O que estamos dizendo é que há coisas que eles prometeram, disseram e assinaram, e que precisam honrar esses compromissos", afirmou Val- cke, que foi até irônico ao comentar a situação no país.
"O Brasil precisa se mexer. Este ano há eleições, para tudo. Ano que vem tem Carnaval, para de novo. [...] O Brasil está mostrando que é muito difícil organizar uma Copa do Mundo, como foi na África do Sul", criticou o secretário-geral da Fifa.
O presidente do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014), Ricardo Teixeira, não se pronunciou ontem sobre as críticas feitas pelo secretário-geral da Fifa.
Teixeira publicou ontem no site da CBF que funcionários do Departamento de Estádios do COL vão iniciar amanhã uma vistoria técnica nos 12 estádios envolvidos no Mundial. O tour vai começar no Morumbi. No comunicado, o dirigente não detalhava o que os funcionários farão durante a visita e nem deu sinais de que serão punidas as cidades que não cumpriram o prazo vencido ontem.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

WET´N WILD É PREMIADO COMO MELHOR PARQUE AQUÁTICO DO BRASIL

Evento realizado anualmente pela Adibra aconteceu na última sexta-feira (30)

O Wet'n Wild, parque aquático localizado no Km 72 da Rodovia dos Bandeirantes (SP), recebeu na última sexta-feira (30), o Prêmio Catavento na categoria Melhor Parque Aquático do Brasil. A premiação promovida pela Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) é realizada anualmente e reconhece os empreendimentos e profissionais que mais se destacaram no setor por meio de votação popular.
"Estamos muito contentes com o reconhecimento do público. É muito bom saber que os investimentos que fizemos na infra-estrutura e no treinamento de nosso pessoal são admirados pelos usuários. Esse prêmio é um importante estímulo ao setor de parques e atrações turísticas", diz Alain Baldacci, presidente do Wet'n Wild. Está é a quarta-vez que o empreendimento conquista o Prêmio Catavento, sendo os anteriores nas categorias "Empreendimento do Ano"; "Melhor Parque Modelo" e "Melhor Evento Musical".

Sobre o Wet'n Wild

O Wet'n Wild é um dos maiores parques aquáticos do Brasil. Localizado na Rodovia dos Bandeirantes, Km 72, está a apenas 30 minutos de São Paulo e a 15 de Campinas. O empreendimento ocupa uma área de 116 mil metros quadrados, com lago natural e mata nativa e tem capacidade para receber 10 mil pessoas por dia. Para abastecer as atrações são utilizados 7 milhões de litros de água tratada e reciclada. Entre as opções de lazer e diversão estão Wet Adventure, Sun Deck, Cabanas Village, Crazy Drop, Bubba Tub, Kamikaze, Lazy River, Surge Wave Laggon e muitas outras.

(Fonte : Lucia Faria Intelig. em Comunicação / Crédito Foto – Equipe Wet´n Wild : Luciano Momesso)

3º DIA NACIONAL DA ALEGRIA REÚNE 72 MIL CRIANÇAS CARENTES


Ação de responsabilidade social realizada anualmente pelo Sindepat contou com a participação de 19 empreendimentos em todo o Brasil

O último dia 28 de abril foi marcado por muita festa e momentos de pura diversão em 19 parques e atrações turísticas, localizados em todo o Brasil, que abriram suas portas gratuitamente para mais um do Dia Nacional da Alegria. A ação idealizada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) chegou a sua terceira edição reunindo 72 mil crianças carentes, vindas de mais de 400 instituições.
"Não tem valor que pague a emoção de realizar em todo o Brasil um evento como esse. Infelizmente, por motivos alheios a nossa vontade não conseguimos atingir a meta esperada de atender 100 mil crianças este ano. As fortes chuvas no Nordeste, a interrupção temporária do Trem do Corcovado, a desativação provisória do Parque da Mônica por mudança de local, entre outros fatos, contribuíram para isso. Ainda assim conseguimos um crescimento de 20% sobre o volume de 60 mil crianças do ano passado. Isto é de se comemorar. Assim o setor celebra o fato de ter dedicado um dia inteiro de alegria para cerca de 72 mil crianças carentes" destaca Alain Baldacci, presidente do Sindepat. Segundo ele, a intenção é envolver futuramente outros setores nesse movimento e poder expandir a ação para cinemas, teatros, museus etc.
Participaram da ação: Carrossel Diversões, Hopi Hari, Future Park (2 unidades), Magic City, Playland (5 unidades), Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n' Wild no Estado de São Paulo; Parque Guanabara em Minas Gerais; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina e Bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro.
Para receber as crianças, os empreendimentos tiveram uma programação especial e ofereceram lanches, refrigerantes e doces gratuitamente a todos. Além da visita dos pequenos, os parques e atrações contaram com a presença de autoridades e personalidades, como o campeão paraolímpico Clodoaldo Silva, a Deputada Estadual Célia Leão, o secretário de Turismo de Canela (RS) Ditmar Bellmann, além dos músicos do Negritude Jr., a dupla infantil Vitor e Vitória e o apresentador Yudi Tamashiro.
O Dia Nacional da Alegria 2010 contou com o apoio do Ministério do Turismo e da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) e integrou o Movimento Nacional da Alegria. As atividades do movimento terão continuidade em novembro, com a realização da 5ª Jornada de Parques e Atrações Turísticas (Jopat), no Rio de Janeiro, e do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas.

Sobre o Sindepat

O Sindepat surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 16 associados de nove Estados brasileiros dando suporte institucional e político a cada associado. Entre os empreendimentos associados estão Fantasy Park, Hopi Hari, Parque da Mônica, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n' Wild no Estado de São Paulo; Parque Guanabara em Minas Gerais; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro; Cataratas do Iguaçu no Paraná; Hot Park em Goiás e Mirabilandia em Pernambuco.

(Fonte : Lucia Faria Intelig. em Comunicação)

PALADAR ANDINO


Caipirinha, rum e tequila são as mais assediadas bebidas latinas pelo mundo afora. Mas não são as únicas.
O pisco, típica bebida do Peru, registrou salto de 67,5% nas exportações no primeiro trimestre. O vizinho Chile e os Estados Unidos foram os mais sedentos: os dois países responderam por 59% das compras externas do produto. Mas a alta nos embarques foi puxada pelo assédio de Argentina (+2.000%), França (953%) e Japão (591%).
O pisco é uma aguardente de uva produzida no Peru, a partir da variedade moscatel.
Também costuma ser produzida no Chile, mas com processo de destilação, componentes e teor alcoólico diferente.
O pisco chileno não tem a mesma qualidade do peruano, para os entendidos. Tanto que o Chile importa do vizinho.

(Fonte : Brasil Econômico)