sexta-feira, 9 de novembro de 2012

GASTOS JÁ SUPERAM EM R$ 3,5 BI O PREVISTO


Um relatório divulgado ontem pelo Tribunal de Contas da União (TCU) afirma que em menos de dois anos os gastos com obras de infraestrutura e em estádios nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 já chegam a R$ 27,3 bilhões em recursos públicos e privados. Isso significa que, de janeiro de 2011 até o momento, o volume de gastos superou em R$ 3,5 bilhões (14,7%) o estimado. O TCU tomou como referência janeiro de 2011, pois foi a data na qual o Ministério do Esporte divulgou a primeira versão da matriz de responsabilidades, indicando as atribuições de cada nível de governo e particulares. Apesar da elevação de gastos, uma série de problemas atrasa a execução dos projetos. A situação é mais crítica nos investimentos em mobilidade urbana, com gastos previstos de R$ 11,7 bilhões.
Ao longo do tempo a matriz passou por atualizações para incluir não apenas novos projetos de mobilidade, como também gastos para incentivar o turismo (R$ 212 milhões) e Telecomunicações (R$ 371 milhões). Destes R$ 3,5 bilhões de aumento, cerca de 30% se referem ao aumento de gastos com obras nos estádios (R$1,3 bilhão). Outros R$ 1,78 bilhão, por exemplo, se referem a investimentos em aeroportos.
O relatório mostra que a Caixa Econômica Federal (CEF) tinha, em novembro de 2011, 49 pedidos de financiamento de estados e municípios para financiar projetos da matriz de responsabilidades. No fim de setembro deste ano - dez meses depois - cinco contratos ainda não tinham sido assinados. Dos 44 projetos que contavam com financiamentos, 38 ainda não haviam tido recursos liberados até aquele mês.
O TCU observou que há o risco de paralisação das obras por falta de recursos caso os prazos contratados não sejam respeitados. Até o fim de setembro, a CEF só liberara 8,33% do total contratado. Entre as cidades sede apenas cinco haviam recebido desembolsos da CEF.
"Existem gargalos sensíveis relacionados ao cumprimento das condições para ocorrer o primeiro desembolso. (...) Alguns deles, inclusive, remetem à própria viabilidade ambiental e econômica do empreendimento", observou no acórdão o ministro-relator do TCU, Walmir Campelo. Ele cita exemplos pelo país. Em Fortaleza, as autoridades não previram recursos para indenizar 2 mil famílias que terão que ser removidas para a construção de uma via expressa. Em Manaus, obras do monotrilho e do corredor de BRT passam pelo centro histórico e dependem de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em Curitiba, obras de mobilidade estavam paradas: os recursos acabaram e o dinheiro da CEF ainda não fora liberado após 18 meses de negociação.

AEROPORTOS PREOCUPAM

Em relação a custos adicionais das obras, as maiores diferenças de orçamento se referem à construção do Itaquerão (SP). A arena do Corinthians, que vai custar R$ 820 milhões, não constava da matriz de janeiro de 2011. Na época, não havia previsão de gastos com o Morumbi, cujo projeto de reforma foi abandonado depois de ser vetado pela Fifa. Os estádios com obras mais avançadas, segundo o TCU, são Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Rio.
O TCU deu ao Ministério das Cidades 90 dias para se manifestar sobre a viabilidade de estados e municípios concluírem a tempo as obras de mobilidade urbana. Já a Agência Nacional de Aviação Civil terá que esclarecer se é possível finalizar no prazo as obras de aeroportos que foram objeto de concessão: Brasília, São Paulo, Campinas e Natal.

(Fonte : Jornal O Globo / imagem divulgação)

RELATÓRIO DO TCU PREVÊ CAOS EM 2014


Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovaram, ontem, em plenário, o relatório que considera preocupante a situação atual das obras para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com o documento, do total de obras previstas na matriz de responsabilidades, muitas não ficarão prontas a tempo dos jogos. A área mais crítica é a de mobilidade urbana — cinco projetos só serão concluídos depois da Copa. Três portos (Rio de Janeiro, Santos e Manaus) também irão atrasar. Os ministros do TCU ainda colocaram em dúvida a capacidade de oferta de vagas em hotel durante os jogos. Na visão do relator, Valmir Campelo, é possível que os problemas verificados na realização da conferência climática Rio +20, em junho deste ano, se repitam, com preços abusivos e ausência de leitos.
Das 12 obras em aeroportos previstas para conclusão até o último trimestre de 2013, cinco não foram sequer iniciadas. A reforma do terminal de passageiros do Aeroporto de Brasília, já em andamento, é uma das que estão atrasadas. Com prazo inicial de duração de seis meses, passou para 15 meses.

INÉRCIA

Na área de mobilidade, grande parte dos projetos não recebeu nenhum centavo até agora. Dos 44 empreendimentos com financiamento firmado com a Caixa Econômica, 38 ainda não foram contemplados com a primeira parcela. O Distrito Federal, que não vai contar, para a Copa, com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligaria o aeroporto ao centro da cidade, ainda não realizou a licitação para aumentar a capacidade da Estrada Parque Aeroporto.
O Brasil foi anunciado pela FIFA como país sede da Copa em outubro de 2007. Em maio de 2009, as 12 cidades que sediarão o evento foram selecionadas. A criação da matriz de responsabilidades foi determinada pelo TCU devido às dificuldades registradas no planejamento dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. O orçamento do evento se multiplicou e até hoje há processos no TCU a serem analisados. Da matriz de responsabilidades apresentada pelo governo em janeiro de 2011 até hoje, o custo de realização do evento pulou de R$ 23,8 bilhões para R$ 27,4 bilhões.

(Fonte : Jornal Correio Braziliense)

SEGURANÇA NAS CIDADES-SEDE DA COPA DEVERÁ SER INTEGRADA COM INTERPOL


A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) terá um sistema integrado com as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A integração foi um dos assuntos discutidos nesta quinta na 1ª Conferência Internacional de Segurança para Grandes Eventos, que reuniu autoridades de segurança do Brasil e do exterior.
Por meio dessa integração, as autoridades brasileiras poderão fazer a checagem de passaportes nas fronteiras e aeroportos usando o sistema de informação da Interpol, que mantêm lista de 75 mil nomes procurados pela Justiça.
O modelo de segurança adotado nos Jogos Olímpicos de Londres também foi tratado como referência para o Brasil. Os especialistas ingleses deverão repassar toda a experiência adquirida para os brasileiros.
A questão do terrorismo foi outro assunto que esteve na pauta de discussão da conferência. Parcerias comdiversos países como a Alemanha, os Estados Unidos, a França e a Colômbia estão sendo desenvolvidas para detectar e impedir ações terroristas.
O gerente-geral de Segurança do Comitê Organizador Local da Copa 2014, José Hilário Medeiros, disse que é preciso a definir um perímetro de segurança em torno dos estádios para prevenir o terrorismo. "Isso pode prevenir a ação dos carros-bomba", disse.
Luiz Fernando Corrêa, diretor de Segurança do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, falou durante o evento e manifestou a sua confiança no trabalho que está sendo desenvolvido pelas autoridades brasileiras e estrangeiras para o sucesso dos Jogos No Rio. "Tenho plena confiança nos operadores de segurança no Brasil e na gerência de segurança internacional", afirmou.

(Fonte : Terra Notícias)

OFERTA DE CRUZEIROS PARA TEMPORADA 2012-2013


Entre esta e a próxima semana, diversos navios chegarão ao Brasil para dar início aos roteiros na temporada 2012/2013. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) estima que, até abril do próximo ano, cerca 762 mil cruzeiristas aproveitem 280 roteiros de viagens. Durante esse período, 15 navios percorrerão 19 cidades do litoral brasileiro.
A oferta de cabines está 15% menor, se comparada aos 894 mil leitos disponíveis na temporada 2011/2012, por causa da temporada mais curta, cinco meses contra sete na última estação, e do aumento de roteiros rumo a Buenos Aires.
“Vínhamos com temporadas repletas de mini cruzeiros, com duração de três a cinco noites, mas percebemos que o turista brasileiro prefere passar mais tempo a bordo. Por isso, esticamos as saídas e, agora, teremos menos viagens, porém mais longas, com média de sete noites”, afirma o presidente da associação, Ricardo Amaral.
A Abremar afirma que os custos de cabotagem têm sido elevados, principalmente no que diz respeito a Pis/Cofins de charter e combustível (o que não acontece no transporte de cargas). “Tal elevação de taxas faz com que as companhias busquem itinerários com menor custo e a capital argentina tem se apresentado mais atrativa”, diz a associação.

OFERTA

Os navios da estação 2012/2013 que estarão na costa do país serão: Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Costa Fortuna, Costa Serena; Grand Celebration, Grand Holiday, Grand Mistral; MSC Fantasia, MSC Magnifica, MSC Musica, MSC Orchestra; Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign, Pullmantur Zenith; Splendour of the Seas (Royal Caribbean).

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

FECOMERCIO RN ESTIMA 1,8 MIL VAGAS PARA O TURISMO


Com o turismo aquecido, a alta estação no Rio Grande do Norte deve gerar cerca de 1,8 mil empregos temporários nos segmentos de hotéis, bares e restaurantes até o Carnaval. O número é estimado pela Fecomércio-RN (Federação do Comércio do Rio Grande do Norte), que diz ainda que o índice é 12,5% maior em relação ao mesmo período no ano passado.
Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, Marcelo Queiroz, presidente da entidade, explica que o incremento no número de vagas de emprego é devido, principalmente, à abertura de empreendimentos no Estado.
Ele analisa ainda que a média de ocupação nos hotéis deve ser de 80% ou mais na alta temporada e afirma que muitas empresas já deram início ao processo de contratação.

(Fonte : Fecomércio RN)

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA TEM CADASTRO DE 12 HOTÉIS BAIANOS


Doze hotéis baianos se cadastraram ou buscaram informações sobre o novo Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem, lançado pelo Ministério do Turismo e apresentado nesta quinta-feira (8), aos empresários do setor hoteleiro, durante encontro no Centro de Convenções, em Salvador. A iniciativa prevê a volta das estrelas como critério de diferenciação entre os estabelecimentos.
Dos estabelecimentos cadastrados, dois já foram classificados de acordo com o novo sistema. O Vila Galé Marés, em Guarajuba, no município de Camaçari, obteve a nota máxima e se enquadrou como cinco estrelas, e o Hotel Porto do Sol, em Caetité, no sudoeste do Estado, possui três estrelas. Outros dez meios de hospedagem na Bahia serão avaliados ainda este ano.
A ferramenta servirá como um balizador para os usuários dos hotéis brasileiros, durante os megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil em 2013 (Copa das Confederações), 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos).

FICHAS ELETRÔNICAS

Durante o evento, que também contou com uma palestra do presidente do Convention Bureau de São Paulo, Toni Sando, o analista de Negócios do Ministério do Turismo, Raul Longo, apresentou o novo formato das fichas cadastrais de hóspedes. Segundo ele, “O novo modelo terá envio eletrônico dos hotéis para os órgãos governamentais de Turismo, o que facilitará a identificação do perfil dos turistas que se hospedam nos hotéis brasileiros”.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

COMISSÃO APROVA ESTRUTURA PARA TERMINAIS RODOVIÁRIOS


A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (dia 7) proposta que estabelece requisitos de segurança, higiene e conforto para os terminais rodoviários de passageiros. O texto aprovado é um substitutivo da deputada Rosane Ferreira (PV-PR) ao Projeto de Lei 3.178/12, do deputado Edson Pimenta (PSD-BA), que trata do assunto.
Entre as inovações do substitutivo está a exigência de os projetos arquitetônico e urbanístico dos terminais observarem a legislação vigente no que se refere à acessibilidade para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
O substitutivo também amplia o alcance das medidas para todos os terminais rodoviários, e não apenas para os estaduais e internacionais, como previa o texto original do projeto.
Os terminais serão classificados em cinco padrões (A, B, C, D e E), de acordo com o número médio de partidas diárias, da demanda média de passageiros por dia, do número de plataformas de embarque e desembarque, e da área coberta construída.

CLASSE A

O padrão máximo, a classe A, é o que oferece o número médio de partidas diárias superior a 500; com demanda média de passageiros por dia a partir de 34 mil; com número de plataformas superior a 60; e área coberta construída maior que 25 mil metros quadrados.
Para essa classe, será cobrada a oferta dos seguintes itens relativos à segurança: policiamento; segurança do trabalho; segurança operacional; segurança privada; e serviços do juizado de menores.
Os itens de higiene incluídos no padrão máximo são: limpeza e desinfecção diária dos sanitários e banheiros; coleta diária de lixo; limpeza diária dos pisos nas áreas de espera, embarque e desembarque; limpeza e desinfecção semestral das caixas d’água e dos bebedouros, e troca de seus filtros; realização de análise técnica semestral para constatar a qualidade da água consumida; elaboração de plano de providências relativo aos trabalhos de limpeza nos períodos do ano em que há maior demanda de usuários.
Em relação ao conforto, o texto lista: o acesso livre para circulação; a oferta de relógios e telefones públicos; pontos de parada de táxi; serviços de achados e perdidos, guarda-volumes, avisos de horário de chegadas e partidas e balcão de informações; caixas coletoras de correios e caixas bancários eletrônicos; e serviços de paramédicos.
Já os itens listados para a infraestrutura são: conforto ambiental, considerados os aspectos acústico, térmico e de iluminação; área apropriada para os guichês de comercialização de bilhetes de passagem; assentos de espera; instalação de bebedouros; sanitários femininos e masculinos; estacionamento próprio; área de alimentação; cabines de controle de tráfego; e agências bancárias e de correios.
As exigências relativas a essas quatro áreas serão reduzidas na medida em que os terminais forem classificados em padrões inferiores. Caso o projeto virar lei, os terminais terão prazo de um ano para se adaptar, a partir da sua classificação pelo órgão competente.
O projeto ainda tramitará nas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa, em caráter conclusivo.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

BRASIL ADERE ACORDO DE “CÉUS ABERTOS” NA AMÉRICA LATINA


O Brasil assinou nesta quinta-feira acordo que permitirá às companhias aéreas voarem sem restrição de frequência para oito países da América Latina. São Uruguai, República Dominicana, Chile, Guatemala, Paraguai, Panamá, Colômbia e Honduras - que são associados à Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC) e que já adotam essa regra. O acordo multilateral, que pode resultar numa ampliação da oferta de voos na região, ainda depende de aprovação do Congresso Nacional.
Atualmente, estão em vigor acordos bilaterais em que as autoridades do setor combinam previamente o número de frequências das empresas, com objetivo de proteção de mercado. O novo acordo, se aprovado pelo Congresso, vai sobrepor aos acertos já firmados.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) destacou, em nota, que a medida não permitirá que empresas estrangeiras possam fazer voos domésticos, a chamada cabotagem, que continua proibida.
Segundo o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) , Wagner Bittencourt, o acordo vai permitir a oferta de novas rotas e maior integração entre os países da América Latina.
- O transporte aéreo é um grande propulsor da conectividade entre os países, pois garante maior mobilidade das pessoas para fins empresariais, de turismo, e estimula o incremento do comércio de mercadorias e serviços - disse o ministro no discurso de encerramento da 20 assembleía da CLAC, realizada em Brasília nesta semana.
A Comissão conta com 22 países membros e abrange um mercado de 338,1 milhões de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais em 2009, segundo a Anac. O Brasil representa cerca de 40% do volume de tráfego gerado (134,5 milhões de passageiros), no período. Em seguida aparecem o México (22,6%), a Colômbia (8,8%), a Argentina (6,4%) e o Chile (3,7%) com um total de 140,4 milhões de passageiros transportados.

(Fonte : Agência O Globo / imagem divulgação)

BRASIL VAI RESPONDER POR 3,76% DA DEMANDA GLOBAL POR NOVOS AVIÕES


Quarto maior mercado doméstico de aviação do mundo, o Brasil vai responder por 3,76% da demanda global de novas aeronaves nos próximos 20 anos. As projeções fazem parte do estudo Airbus Global Market Forecast, realizado pela fabricante europeia Airbus.
Segundo Rafael Alonso, vice-presidente executivo da Airbus para a América Latina e Caribe, o Brasil vai precisar de 1060 novas aeronaves até 2031. “Atualmente, são 480 aviões em operação no país. Destes, 170 seguirão operando nos próximos 20 anos, totalizando um mercado de 1230 aeronaves.”
As novas entregas de aeronaves representarão um mercado potencial de US$ 160 bilhões para as fabricantes. A Airbus, que hoje tem participação de 50% no mercado brasileiro, espera responder por, pelo menos, 60% dessas novas entregas nos próximos 20 anos.
A principal demanda do mercado brasileiro, segundo dados do relatório da Airbus, será por aeronaves de corredor único, que devem ter 700 novos pedidos até 2031. Os aviões de corredor duplo terão uma demanda de 310 aeronaves, enquanto a frota de grandes aviões deve crescer em 50 unidades.
As projeções otimistas com relação ao mercado brasileiro contrastam com o atual momento difícil das companhias aéreas no país. No entanto, Alonso acredita que a conjuntura seguirá favorável nos próximos anos, o que viabilizará o crescimento da frota brasileira.
A Airbus estima que o mercado doméstico brasileiro terá uma expansão de 6,5% nos próximos 20 anos, chegando a responder por 2,1% do total de passageiros transportados no mundo. Os dados brasileiros estão acima dos 5,8% previstos para a América Latina e dos 4,7% esperados para o mercado global.

METADE DA AMÉRICA LATINA

Pelos números da Airbus, o Brasil vai responder por 50,4% do total de pedidos de novas aeronaves na América Latina. A fabricante estima que a região demandará 2100 novos aviões até 2031, com um mercado potencial de US$ 242 bilhões.
A América Latina deverá ser responsável por 7,45% do mercado global de novas aeronaves em longo prazo. O mercado total está avaliado em US$ 4 trilhões, segundo o vice-presidente executivo da Airbus para a América Latina e Caribe.

A380 NO BRASIL

De acordo com Rafael Alonso, quatro companhias aéreas negociam com as autoridades brasileiras a autorização para iniciar voos com o A380, maior aeronave do portfólio da Airbus, com capacidade de transportar até 525 passageiros. British Airways, Lufthansa, Emirates Airlines e Air France já demonstraram interesse em operar voos no país com a aeronave.
Alonso explica, no entanto, que o governo brasileiro deverá investir entre US$ 2 a US$ 6 milhões para adequar os aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro para receberem a aeronave de grande porte.
“Mas o retorno que o A380 traria para os negócios dentro do aeroporto e nas imediações chegaria a US$ 20 milhões ao ano”, disse o executivo da Airbus

(Fonte : Portal iG Notícias)

QUATRO EMPRESAS QUEREM USAR O A380 NO PAÍS, DIZ AIRBUS


Quatro companhias aéreas internacionais têm interesse em usar no Brasil o Airbus 380, maior avião de passageiros do mundo em operação. As interessadas são Air France, Lufthansa, British Airways e Emirates, informou o vice-presidente executivo da Airbus para a América Latina e Caribe, Rafael Alonso.
O executivo estima que as adaptações necessárias nos aeroportos para receber a aeronave custarão de US$ 2 milhões a US$ 6 milhões. Segundo ele, o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e o Galeão, no Rio de Janeiro, podem receber a aeronave. "São necessários dois fingers para operar o A380 de forma eficiente e algumas adaptações na pista", disse.
A América Latina é a única região no mundo onde o A380 ainda não é usado. Questionado se é possível que essas empresas passem a usar o A380 nas viagens ao Brasil até a Copa de 2014, Alonso disse que espera que isso ocorra. "Esperamos que sim. Seria ótimo para o Brasil. Acho que essa (a realização da Copa no País) é uma das razões para essas empresas estarem estudando essa possibilidade."
O A380 pode levar até 853 passageiros, dependendo da configuração interna. A Airbus já recebeu 257 pedidos da aeronave de 20 companhias aéreas. Atualmente, nove empresas já utilizam a aeronave: Air France, China Southern, Emirates, Korean Air, Lufthansa, Malaysia Airlines, Singapore Airlines, Thai Airways e Qantas.

DEMANDA

O Brasil precisará de cerca de 1.100 novas aeronaves nos próximos 20 anos, segundo estudo da Airbus. A fabricante de aeronaves estima que entre 2012 e 2031 o Brasil terá de comprar 700 aeronaves de corredor único, 310 aeronaves de corredor duplo e 50 ade grande porte. A soma de todas elas representa um investimento de cerca de US$ 160,7 bilhões. No mundo, a previsão é de uma demanda de 28.200 unidades, no valor aproximado de US$ 4 trilhões.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

AVIANCA TORNA DIÁRIA FREQUÊNCIA RIO DE JANEIRO-BOGOTÁ


No dia 26 de junho, a Avianca ampliou a frequência na rota entre Rio-Bogotá (Colômbia) de três para cinco voos semanais. A novidade anunciada pela companhia, porém, é que a frequência terá incremento de mais dois voos, tornando-se, portanto, diária a partir de 17 de dezembro.
Com o aumento, a aérea oferecerá 240 assentos adicionais por semana, o que representa aumento de 40% na capacidade. O diretor de Vendas Internacionais da Avianca para o Brasil, Ian Gillespie, aponta que desde o lançamento da rota foi mantida uma taxa de ocupação média de 85%. “Estamos muito satisfeitos de anunciar agora o voo diário, que consolida nossa oferta no mercado e melhora a conectividade para os nossos passageiros do Brasil para várias cidades, não só na Colômbia, mas também para outros destinos como Cidade do México, Miami (Estados Unidos), Caracas (Venezuela), Punta Cana e Aruba”, ele diz.

UM ANO

A rota completou, no dia 5, um ano de operações. “Com essa rota, incentiva-se o tráfego do segmento corporativo e de férias, que pode ter acesso aos mais de 100 destinos Avianca nas Américas do Norte, Central e Sul e a cidades na Europa, como Madrid e Barcelona, da rede de rotas de Avianca e Taca”, afirma a companhia por meio de nota.
Avianca opera a rota Rio-Bogotá em aviões Airbus A319 com capacidade para 120 passageiros, 12 em cabine executiva e 108 em cabine econômica. A bordo, os passageiros podem usufruir de sistema de entretenimento, com tela individual, que permite a cada passageiro ter acesso a diversos modos e canais para a diversão, descanso ou trabalho a bordo.
Também, desde a metade de outubro, o passageiro que chega ao centro de conexões em Bogotá tem acesso ao novo terminal internacional da capital colombiana.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

TAM ANUNCIA DESCONTOS DE ATÉ 90% EM “MEGAPROMO”


A Tam anunciou esta manhã o início de uma “Megapromo” que, até às 6h da próxima terça-feira (13), garantirá descontos que chegam a 90% tanto para voos domésticos - com embarques entre 17 de fevereiro e 30 de abril - quanto para internacionais - partidas entre 1º de março e 30 de junho.
A aérea destaca, no entanto, que as compras estão sujeitas à disponibilidade de assentos, trechos, horários e datas. Para voos domésticos, que não somam pontos no Tam Fidelidade, a permanência mínima é de dois dias no destino, com exceção dos embarques realizados aos sábados, quando é possível retornar no dia seguinte. Para voos ao Exterior, os bilhetes promocionais não são válidos para viagens em feriados, e a permanência mínima no destino é de sete dias.
Outras informações: www.tam.com.br

(Fonte : Panrotas)

CUMBICA TERÁ FILA EXPRESSA PARA PASSAGEIRO COM PASSAPORTE COM CHIP


O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), terá filas expressas para brasileiros que entram e saem do país.
O serviço está previsto para começar no mês de julho de 2013 nos terminais atuais, 1 e 2.
Para isto, serão instalados portões automáticos, conhecidos como “e-gates”, nas áreas de imigração e emigração.
Nas cabines, haverá um scanner no qual o passageiro colocará o passaporte e será submetido a um dispositivo de identificação.
Para passar por este sistema, que já foi adotado em aeroportos como Heathrow (Londres) e Dubai, o passageiro levará menos de dois minutos, mais ágil que os balcões manuais existentes.
O serviço atenderá quem tiver o novo passaporte com chip, disponível desde janeiro de 2011 em todos os postos da Polícia Federal no Brasil.

PASSAPORTE COM CHIP

Esse passaporte é identificado por um chip na capa. Cerca de 3,5 milhões de passaportes com chip foram emitidos, diz a PF. Até o final de 2012, serão 4 milhões.
O chip contém a fotografia facial e impressões digitais do passageiro. Essas informações serão confrontadas com as do sistema da PF.
Se os dados baterem, o passageiro é liberado para entrar ou sair do país. Agentes da PF monitorarão o processo on-line.

“E-GATES”

Segundo o consórcio Invepar, vencedor do leilão de concessão para gerir o aeroporto por 20 anos, será uma espécie de autoatendimento.
O consórcio custeará os equipamentos e desenvolve o projeto em parceria com a Polícia Federal e com a Secretaria de Aviação Civil.
Os balcões de checagem manual serão mantidos, mas o plano é que, já em 2013, o número de "e-gates" seja superior a eles. Há 38 balcões no desembarque e 40 no embarque nos dois terminais.
No entanto, o consórcio não quis revelar qual será custo, apenas afirmou que os valores não estão fechados, também não disse quantos aparelhos instalará.
O terminal 3, a ser inaugurado em 2014, também contará com a tecnologia, segundo a concessionária.

(Fonte : Portal Guarulhos / imagem divulgação)

BRASIL, HUNGRIA E EUROPA CENTRO-ORIENTAL


*Por Sérgio E. Moreira Lima


 
Em 12 de novembro será inaugurada, em Brasília, a Comissão Mista Brasil-Hungria, que buscará expandir o intercâmbio comercial de bens e serviços, projetos cooperativos de interesse para o desenvolvimento e a competitividade dos dois países. Pretende também tornar-se catalisadora de programas voltados para a economia do conhecimento, novo paradigma no relacionamento com a Hungria e a Europa Centro-Oriental.
No dia seguinte, autoridades e empresários húngaros participarão, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Foro Empresarial Brasil-Hungria. O encontro busca promover contatos e condições para ampliar a corrente de comércio e os investimentos entre os dois países. Para alcançar esse objetivo, a Fiesp conta com o fato de São Paulo reunir a maior comunidade húngara na América Latina, estimada em 100 mil pessoas.
A cooperação Brasil-Hungria não está sendo inaugurada agora. Nos anos 1970 e 1980, dezenas de técnicos húngaros viveram no Brasil e ajudaram a desenvolver, entre outros, a vitivinicultura no semiárido, a aquicultura e a saúde animal. Atualmente, os dois países trocam informações no campo da agricultura orgânica e negociam instrumentos de cooperação em desenvolvimento rural, segurança alimentar, educação e intercâmbio estudantil, turismo, promoção de comércio e investimentos, bem como em atividades desportivas.
Desde a queda do Muro de Berlim e a expansão da União Europeia, os países da Europa Centro-Oriental transitaram em direção à democracia e à economia de mercado. Essa transformação política e econômica abriu oportunidades de cooperação e de negócios. Assim, importantes empresas brasileiras acham-se representadas na Europa Centro-Oriental. Na Hungria, a Brazil Foods e a Fibria mantêm escritórios comerciais e examinam possibilidades de expansão.
A Hungria é um dos países europeus com mais antiga tradição em educação, ciência e inovação, com expressivo número de laureados com o Prêmio Nobel. A aproximação entre estudantes brasileiros e universidades húngaras, no contexto do programa Ciência sem Fronteiras, poderá gerar benefícios que transcenderão as ciências exatas e repercutirão no processo de consolidação democrática e na redução de desigualdades de renda no Brasil e na Hungria. O papel da Hungria no processo de redemocratização da Europa Centro-Oriental (Revolução de 1956 e abertura da fronteira com a Áustria em 1989) marcou a história europeia e enalteceu o compromisso do país magiar com o multilateralismo e a cooperação internacional.
No campo científico, destaca-se a colaboração entre as academias de ciências brasileira e húngara para a realização no Rio de Janeiro, em novembro de 2013, do VI Foro Mundial de Ciências. Trata-se do maior evento internacional do gênero, que reúne as mais importantes instituições científicas do mundo, com o apoio da Unesco. O Foro é realizado bianualmente em Budapeste e, pela primeira vez, não terá lugar na capital húngara.
A mudança temporária de local visa elevar o perfil internacional da conferência e do papel da ciência na promoção do desenvolvimento. A escolha do Brasil traduz o reconhecimento dos avanços tecnológicos que o país vem logrando em áreas como energia, segurança alimentar, saúde e meio ambiente. Brasil e Hungria decidiram estreitar o relacionamento diplomático, elevar o nível dos contatos governamentais, parlamentares e empresariais, bem como colocar ciência e inovação no centro da cooperação bilateral.
O futuro de um país depende da educação de seu povo, de sua capacidade de inovar e manter-se competitivo. A parceria entre o Brasil e a Hungria remonta a um paradigma de política externa identificado com o imperativo de promover e preservar condições de acesso ao conhecimento. A reunião da Comissão Mista Brasil-Hungria na próxima segunda-feira deverá reforçar essa parceria entre os dois países, projetando-a em suas regiões para o bem-estar de seus povos.

*Sérgio E. Moreira Lima - Embaixador do Brasil em Budapeste

(Fonte : Jornal Correio Braziliense)

12º PETRÓPOLIS GOURMET VAI ATRAIR 15 MIL VISITANTES PARA A CIDADE IMPERIAL


Os organizadores do 12º Petrópolis Gourmet, que será promovido de 10 a 20 de novembro, esperam um incremento de 25% na ocupação hoteleira. Isso porque a data abrange dois feriados, República e Zumbi. Segundo o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o público estimado é de 15 mil pessoas. Este ano, o evento tem como tema ‘Os sabores da nossa terra’, com uma homenagem à gastronomia dos estados da Região Sudeste. Vinte e sete restaurantes participam do festival, com o desafio de preparar menus especiais que ressaltem a diversidade e riqueza das culinárias carioca, capixaba, mineira e paulista.
Mais informações: www.petropolisgourmet.com.br  

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

FESTURIS ABORDARÁ TENDÊNCIAS DO SETOR TURÍSTICO NO CONGRESSO


De 22 a 25 de novembro, acontecerá em Gramado, na serra gaúcha, a 24ª edição da Festuris – Festival do Turismo de Gramado, no Serra Park. Em paralelo ao evento os profissionais do setor de turismo poderão participar do Congresso do Festuris, que será nos dias 23 e 24, no Centro de Convenções do Serrano Resort, e neste ano tem como tema “Fusões, alianças e rede – reciclando estratégias de gestão”. Os painéis abordarão uma série de questões que envolvem o trade turístico.
Confira a programação do congresso no site: www.festivalturismogramado.com.br

(Fonte : Revista Hotéis)

GIGANTE TAJ HOTELS QUER COMPRAR COPACABANA PALACE


Proprietária da marca Taj Hotels Resorts & Palacetes, a Indian Hotels Company Ltd formalizou, juntamente com Charme II Fund, uma proposta de compra da Orient-Express Hotels Ltd (“Orient-Express”) – sugerindo a aquisição de todas as ações em circulação da empresa gestora do emblemático Copacabana Palace Hotel, do Rio de Janeiro.
Há mais de cinco anos, a Indian Hotels é acionista da Orient e, atualmente, detém cerca de 7% da ações. O valor da oferta está estimado em US$ 1,86 bilhão – cerca de US$ 12,63 por ação.
Segundo apurou a reportagem, a ideia é manter os empreendimentos Orient-Express com a mesma bandeira – uma vez que as empresas, apesar de atuarem no mercado de luxo, têm perfis diferentes. A ideia é que uma utilize a expertise da outra para penetrar em novos destinos.
“A Indian Hotels tem grande respeito pela Orient-Express e por sua coleção de propriedades de luxo exclusivas em todo o mundo. Estamos muito entusiasmados com a perspectiva de ter as duas grandes empresas e marcas juntas”, diz Josy Karabolad, representante da rede Taj no Brasil.
Os termos da transação propõem que a Orient mantenha-se uma empresa com gestão independente. A Indian Hotels garantiu ter capital necessário para consumar a compra.

Os grupos

Hoje, a Taj tem 99 hotéis em 56 diferentes destinos indianos – além de 16 meios de hospedagem internacionais, incluindo os emblemáticos Taj Mahal Palace, em Mumbai, The Pierre, em Nova York, o Taj Lake Palace, em Udaipur, e o recém-inaugurado Taj Palace Marrakech, em Marrocos.
A marca Orient-Express conta com 45 hotéis, dois cruzeiros e seis trens de turismo de luxo em 22 países, incluindo propriedades famosas como o Hotel Cipriani, em Veneza; o Grand Hotel Europe, em St Petersburg; o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro; e o Maroma Resort e Spa, na Riviera Maya, México.

(Fonte : Hôtelier News)