quarta-feira, 24 de agosto de 2011

GOVERNO LANÇA PROGRAMA DE ESTÍMULO AO MICROCRÉDITO



A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (24) o Programa Nacional de Microcrédito, batizado de Crescer. O objetivo do programa é fomentar e orientar microempresas e empreendedores individuais na tomada de crédito.
A iniciativa do governo pretende dar sustentabilidade financeira a esse público específico nas operações de crédito e, assim, aumentar a capacidade de produção dos microempreendedores, gerando mais emprego e renda.
Segundo o Palácio do Planalto, o programa é direcionado a empreendedores informais (pessoas físicas), empreendedores individuais, e microempresas com faturamento de até R$ 120 mil anuais.
Além disso, as taxas de juros aplicadas serão menores do que as praticadas, com redução do patamar atual de 60% ao ano para 8% ao ano. Já a TAC (taxa de abertura de crédito) também será reduzida, passando de 3% sobre o valor financiado para 1% sobre o valor do crédito.
O valor de cada operação de crédito, destinada a capital de giro ou investimento, pode chegar a R$ 15 mil, com prazo de pagamento pactuado entre as instituições financeiras e o tomador, de acordo com o tipo de empreendimento e uso do recurso.
A meta do Ministério da Fazenda é beneficiar 3,4 milhões de clientes até o final de 2013, com uma carteira ativa de até R$ 3 bilhões, divididos entre o Banco do Brasil, BNB (Banco do Nordeste do Brasil), Basa (Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia).
O CMN (Conselho Monetário Nacional) também deverá aprovar resolução determinando o percentual de 2% dos depósitos à vista que serão destinados ao microcrédito produtivo orientado.
Esse percentual será atingido de forma escalonada: 10% a partir de 1º de janeiro de 2012; 40% em 1º de julho de 2012; e 60% em 1º de janeiro de 2013. A partir de 1º de julho de 2013, no mínimo 80% dos recursos da exigibilidade deverão ser aplicados em microcrédito produtivo orientado.
As contratações somente poderão ser feitas após o governo promulgar medida provisória autorizando a União a conceder subvenção econômica.

JUROS DO MICROCRÉDITO VÃO CAIR PARA 8% AO ANO, ANUNCIA MANTEGA

O governo vai cortar "radicalmente" as taxas de juros praticadas no microcrédito, segundo acaba de anunciar o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Os juros oferecidos pelos bancos na modalidade de microcrédito passarão dos atuais 4% a 5% ao mês para 8% ao ano, além da redução da taxa de abertura de crédito de 3% para 1%.
A meta do governo é atingir 734,2 mil novos clientes entre setembro e dezembro deste ano. Em 2012, a estimativa do governo é chegar a 2,2 milhões de novos clientes e outros 3,4 milhões de novos tomadores.
O Tesouro entrará com uma parte dos recursos junto aos bancos, via gastos com treinamento de pessoal --os funcionários que lidarão com os tomadores de microcrédito, segundo Mantega, deverão manter contato "ativo" com o cliente.
Neste ano, o Tesouro Nacional entrará com R$ 50 milhões em subsídios, conta que chegará a R$ 310 milhões no ano que vem e R$ 483 milhões em 2013. "A maior demanda está por capital de giro", afirmou Mantega, que anunciou a mudança que o governo deve implementar no direcionamento do microcrédito - do consumo ao produtor. "Queremos que o dinheiro sirva ao microempreendedor", disse.
O microcrédito será direcionado ao empreendedor com renda bruta anual até o teto de R$ 120 mil. Estes poderão contratar até R$ 15 mil em empréstimos, tanto para capital de giro quanto para investimento, ambos com prazo médio de 24 meses.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / imagem divulgação)

ECONOMIA MUNDIAL DEVE TER INCREMENTO DE 2,5% EM 2011


A economia global deve fechar o ano com crescimento de 2,5%, de acordo com novo estudo da EIU (Economist Intelligence Unit).
África subsaariana e Améria Latina serão as responsáveis por alavancar o incremento econômico, com 4,6% e 4,2%, respectivamente.
Ásia e Austrália, que juntas cresceram 6,5% no ano passado, devem ter uma expansão bem mais modesta em 2011, de 3,7%.
As conhecidas crises nos EUA e na zona do euro são apontadas como causas do fraco desempenho da economia.
A desaleração do Brasil e da China também colaborou para a queda no crescimento global, segundo a EIU.
O estudo prevê crescimento ainda menor para 2012 (de 2,4%). A economia europeia deve ter o ritmo mais lento entre todas (1,3%).

(Fonte : Col. Mercado Aberto / imagem divulgação)

EM 2013 RIO JÁ TERÁ NÚMERO DE QUARTOS DE HOTEL EXIGIDOS PARA OLIMPÍADAS DE 2016


O Rio de Janeiro superará em 2013 as exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) para atender à demanda hoteleira para os Jogos Olímpicos de 2016, segundo anunciou nesta terça-feira o prefeito Eduardo Paes.
A cidade possuirá 31.722 quartos de hotel em 2013, um número que supera os 27.800 que o COI havia exigido que estivessem preparadas para 2016.
"Estamos cumprindo com o que nos comprometemos e avançando a passos gigantescos. Estamos construindo cerca de 5,5 mil quartos e a perspectiva que teremos outros 12 mil é muito grande", disse Paes durante a realização do seminário "Uma nova era para a hotelaria carioca".
A pouca capacidade hoteleira da cidade foi um dos pontos fracos do Rio na corrida para sediar os Jogos de 2016, o que levou as autoridades a levantar a possibilidade de dispor de grandes cruzeiros como opção alternativa de hospedagem.
As autoridades atribuem o aumento da oferta à chegada de cadeias internacionais e à restauração de hotéis abandonados ou que não reuniam as condições exigidas.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

COM OBRAS PARADAS, REFORMA DO HOTEL GLÓRIA DEVE DEMORAR MAIS



Com o cronograma original já atrasado, a reforma do hotel Glória, no Rio, deve se estender ainda mais.

O hotel com vista para o aterro do Flamengo, comprado pelo empresário Eike Batista em 2008, está com as obras paradas há dois meses. Parte do projeto foi refeito, e as mudanças têm de ser autorizadas pela prefeitura para as obras serem retomadas.
A previsão inicial era que o novo Glória, que será batizado como Gloria Palace, ficasse pronto ainda em 2011. Hoje, a entrega está prevista para o final de 2013, às vésperas da Copa do Mundo, que começa em junho de 2014.
Segundo o subsecretário de Patrimônio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Washington Fajardo, o projeto atualizado já está pré-aprovado, depois de modificações pedidas pelo órgão. Os proprietários, no entanto, precisam entregar a documentação técnica para que a licença seja emitida -o que foi prometido para esta semana.
Fajardo esclareceu que o Glória não é tombado pela prefeitura. É um bem "preservado", o que significa que o interior pode ser modificado, desde que mantidas a fachada e a volumetria (relação entre a fachada e o restante da construção). O grupo EBX, de Eike, nega que a reforma esteja parada e que tenham ocorrido mudanças no projeto. Alega que a obra está em "fase de planejamento e alocação de equipamentos".
A reforma foi orçada em R$ 200 milhões, mas o valor está sendo revisto. O BNDES financiou R$ 146 milhões.
O interior do hotel foi todo demolido. Sobrou apenas o esqueleto do prédio. Não há movimento de obras no local. Vizinhos não escondem a satisfação com o fim do entra e sai de caminhões e de equipamentos e do barulho de britadeiras.

(Fonte & imagem : Folha Online)

AVIÃO PRIVADO FAZ TÁXI AÉREO CLANDESTINO



Preço mais baixo atrai passageiros que, muitas vezes, desconhecem tratar-se de táxi pirata; multa é de R$ 10,5 mil

À margem da fiscalização, aviões particulares cobram por serviço de táxi aéreo em aeroportos de São Paulo, entre os quais o Campo de Marte e até mesmo Congonhas.
Conhecida como "táxi pirata", a atividade é ilegal e sujeita a multa de até R$ 10,5 mil pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Há risco à segurança. Aviões privados não têm as mesmas obrigações de manutenção dos táxis aéreos, nem precisam treinar pilotos.
Segundo a Aeronáutica, entre 2002 e 2009, foram ao menos quatro acidentes com piratas e cinco mortes.
Uma das que atuam é a Evolution, no Campo de Marte. Sem registro na Anac, ela anuncia em seu site fretar avião e helicópteros.
Ir de São Paulo a Brasília em voo para quatro pessoas custa R$ 13,5 mil; um "oficial" sai por R$ 17 mil.
Um dos clientes que a empresa diz ter é Paulo Henrique Ganso, meia do Santos.
O site saiu do ar, após a Folha procurar Leite.
O esquema é disseminado na internet. A empresa é contatada por clientes e faz a mediação com aviões privados.
Outro intermediário, identificado como João, disse que, por R$ 1.500 a mais, o voo sairia de Congonhas.
As dicas para os passageiros são checar na página da Anac o prefixo da aeronave e se a empresa é de táxi aéreo.
A Anac tem dificuldades para flagrar o esquema. Os piratas chegam a orientar os passageiros para dizerem tratar-se de uma carona.
"A gente nem brifa [os passageiros]. Nunca vi a Anac fiscalizar", diz um funcionário. No meio, a avaliação é que oficializar um táxi pirata é caro e burocrático.

SEM NÚMEROS

Não há estimativas oficiais a respeito da prática. "O mercado clandestino é imenso. Temos mais de 3.000 pistas de pouso no país, mas é muito difícil fiscalizar", diz Fernando Alberto, superintendente do Sneta (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo).
Sem condições de coibir a prática, o sindicato envia cartas a proprietários de aeronaves alertando sobre a irregularidade. "Mas não temos poder para fazer acusações. Apenas mostramos a lei."

EMPRESÁRIO SE NEGA A FORNECER DADOS DE AERONAVE "LEGAL"

A Anac não quis se pronunciar. Fiscais da agência informam que atuar contra o táxi pirata é difícil, pois exige flagrante do pagamento.
Vagner Leite, disse que a empresa é de "assessoria aeronáutica". Sobre a frota disponível na página da empresa ser de aeronaves particulares, ele disse tratar-se de "mera coincidência". "Coloquei por colocar."
A Folha pediu um exemplo de avião que ele freta e o prefixo, com o qual é possível checar se a aeronave está autorizada a fazer táxi aéreo. Leite não quis fornecer.
A reportagem perguntou ainda por que ele colocou na página da empresa a informação de que alugava aeronaves. Leite não respondeu.
Via assessoria, Ganso disse que usou um helicóptero da empresa num passeio no Rio, a convite de amigos. Afirmou que não pagou nem sabia que a aeronave era alugada.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

EIKE DIZ QUE VAI DISPUTAR CONCESSÕES DE AEROPORTOS




O empresário Eike Batista pretende entrar na administração de aeroportos. Ele disse ontem que vai disputar os leilões que serão feitos pelo governo para conceder terminais à iniciativa privada.
Eike, que controla o grupo EBX, holding que reúne empresas com foco em negócios voltados para os ramos de mineração, energia e logística, pretende se associar a uma empresa estrangeira na disputa das licitações.
Estão previstas as concessões dos aeroportos de Guarulhos e de Viracopos (São Paulo) e de Brasília (Distrito Federal).
Eike disse que ainda está estudando em quais leilões pretende entrar.
"No mínimo, vou provocar os outros a pagar mais", afirmou, após participar de evento do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), no Rio. Administrar aeroportos é uma grande oportunidade, avaliou o homem mais rico do Brasil. Para ele, o negócio é mal explorado no país, onde os aeroportos são pequenos e não atendem à demanda de passageiros.
"O Brasil tem tráfego [aéreo] grande, é interessante. Temos de transformar aeroportos, como o de Londres, que tem shopping center gigante. Aproveitar o negócio em si", observou.
Eike confirmou que vem mantendo entendimentos com a Vale para conectar seu principal empreendimento, o complexo do porto do Açu, no norte fluminense, com as ferrovias administradas pela mineradora.
Seria necessário construir uma ligação entre São João da Barra, onde o complexo está sendo erguido, e Campos, onde chega a linha férrea. Segundo o empresário, novidades serão anunciadas nos próximos dias.
"Se é bom para o Brasil e ainda dá para ganhar dinheiro, que bom", comentou.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

VIRACOPOS AMPLIA SEU CHECK-IN EM ÁREA IMPROVISADA



O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (93 km de São Paulo), recebeu mais 22 posições de check-in. Com a ampliação, feita por meio de um módulo operacional provisório, ao todo haverá 50 pontos para despacho de malas.
O investimento totalizou R$ 5 milhões. De acordo com a Infraero, as novas posições visam atender 2,5 milhões de pessoas -diferença entre o volume atual de passageiros e a capacidade anual do aeroporto.
Viracopos tem uma capacidade oficial para 3,5 milhões de passageiros por ano, mas encerrou 2010 com 5,42 milhões de usuários. Para 2011, a estimativa é de um movimento de 7 milhões de passageiros. Até julho, foram registrados 4,25 milhões de embarques e desembarques.
Viracopos é um dos aeroportos brasileiros que mais crescem, tanto para passageiros como para transporte de cargas. Sua posição no ranking da Infraero passou da 12ª em 2010 para a 9ª neste ano.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

TAM VENDERÁ PASSAGENS PARA MAIS 30 CIDADES DOS EUA



A TAM Linhas Aéreas e a americana JetBlue anunciaram nesta terça-feira uma parceria para oferecer conexões em 30 cidades americanas aos passageiros da empresa brasileira que embarcam no Brasil para os aeroportos internacionais John F. Kennedy (Nova York) e de Orlando.
Pelo acordo, conhecido no jargão do setor como interline, os passageiros podem incluir num mesmo bilhete eletrônico o trecho inteiro da viagem, facilitando, assim, a compra, o check-in e o despacho da bagagem do destino inicial ao final.
A TAM opera vários voos diários dos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro (Galeão) e São Paulo (Cumbica) para Nova York e dois voos diários entre São Paulo e Orlando.
Com o acordo, os passageiros da TAM passam a contar com conexões da JetBlue para cidades como Boston, Chicago, Las Vegas, Los Angeles, São Francisco e Washington.
O acordo interline permite que a TAM venda uma conexão da JetBlue, no Brasil, mas com o código da parceira americana, facilitando a viagem do passageiro. O inverso é recíproco, com a JetBlue vendendo, dos Estados Unidos, conexões da TAM a partir de São Paulo e Rio, mas com o código da TAM.
O interline difere do acordo de compartilhamento de assentos (code-share), que permite que uma companhia venda assentos em trechos operados por outra empresa aérea com o seu próprio código.

(Fonte : Valor online / imagem divulgação)

SEM AVIÕES DA VASP, AEROPORTO DE CONGONHAS TERÁ PÁTIO 20% MAIOR



A primeira aeronave da Vasp começou a ser desmanchada nesta terça-feira no aeroporto de Congonhas. Há 27 aviões da antiga companhia aérea abandonados em aeroportos brasileiros desde 2005, nove deles em Congonhas. Os equipamentos não servem mais para voos e serão vendidos como sucata.
Cada um deles vale entre R$ 30 mil e R$ 50 mil.“Essa aeronave é só a primeira que irá para o seu verdadeiro lugar, que é o ferro-velho”, disse o presidente da Infraero, Gustavo do Vale
As aeronaves da Vasp ocupam 170 mil metros quadrados no cobiçado aeroporto de Congonhas. Ao lado do sobe e desce de aviões, há nove sucatões da Vasp enfileirados. Não são mais aviões, só sobrou a carcaça mesmo. Apenas um deles tem turbina. Alguns estão sem “nariz”. As saídas de emergência foram arrancadas. Todos estão empoeirados e enferrujados.
Esse espaço será liberado para aumentar o pátio para as companhias operantes, um dos principais gargalos da infraestrutura local. Sem os “sucatões” da Vasp, será possível ampliar em cerca de 20% a área de estacionamento de aeronaves, disse o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.
Sem espaço no pátio, muitas aeronaves precisam sobrevoar a região de São Paulo antes de pousar. “É como um estacionamento no shopping. Se não tem vaga, você tem que ficar dando voltas até alguém liberar um lugar”, compara Vale.
Além do desperdício de espaço, o uso do pátio por aviões inoperantes é uma perda de receita para a Infraero. O custo de hangaragem para cada aeronave é de cerca de R$ 100 mil por mês, em Congonhas. Assim, ao abrigar os nove aviões-sucatas da Vasp no local, a Infraero deixou de ganhar mais de R$ 7 milhões apenas neste ano, e R$ 71 milhões se aplicarmos o preço atual para o período total em que eles estão parados. A companhia deixou de voar em janeiro de 2005 e foi à falência três anos depois. O rombo é ainda maior se consideramos os aviões que estão nos demais aeroportos.
Ao todo, há 118 aeronaves desativadas nos aeroportos brasileiros, segundo um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A meta do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, é remover todas em dois anos. “Não teremos sucatas nos aeroportos durante a Copa”, diz. Depois de Congonhas, a Infraero pretende agilizar a remoção das aeronaves abandonadas nos aeroportos de Brasília e no Galeão, no Rio de Janeiro.
Metade dos aviões abandonados é de empresas aéreas falidas, como a Vasp, a Transbrasil, a Fly (velha Varig) e a cargueira Skymaster. Decisões judiciais impediram que eles fossem leiloados e o equipamento se deteriorou. O programa Espaço Livre, uma força-tarefa do CNJ, da Infraero e da Anac, viabilizou o início da remoção nesta terça-feira.

(Fonte : iG Notícias / imagem divulgação)