quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PORTO ALEGRE SERÁ A PRIMEIRA CIDADE A DISCUTIR NOVA CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA

Será em Porto Alegre o primeiro encontro para discutir a nova classificação hoteleira brasileira. O evento – promovido pelo MTur - Ministério do Turismo, em conjunto com o INMETRO e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), acontece entre os dias 24 e 26 de fevereiro, no Hotel Everest, e conta com o apoio da Secretaria de Turismo de Porto Alegre.
A nova classificação hoteleira do Brasil será discutida em uma série de oito encontros nas cinco regiões do país, entre fevereiro e maio, com o objetivo de estabelecer as matrizes. Os encontros estabelecerão critérios para oito tipos de empreendimentos: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis fazenda, hotéis de floresta, hotéis históricos e os chamados “cama e café”.
Segundo dados do Código Nacional de Atividades Econômicas do Ministério da Fazenda (CNAE) existem hoje no Brasil cerca de 28 mil estabelecimentos hoteleiros. Seis mil deles estão cadastrados no Ministério do Turismo, através do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br). Com a nova classificação, o ministério espera ter um controle mais rígido em relação à qualidade dos serviços prestados, dando credibilidade à hotelaria brasileira.

(Fonte : Rev.Business Travel Magazine / HotNews / 11-02-10)

FNHRBS PARTICIPA DA CAMPANHA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO DA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CARNAVAL 2010



A Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) apoiará o Governo Federal na divulgação da 5ª edição da Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Carnaval 2010. A partir desta quinta-feira (11), os associados da FNHRBS receberão materiais com informações sobre a campanha, para que possam ajudar na prevenção dos casos de abuso ou exploração sexual de menores de idade.
De acordo com Elisabeth Bahia, coordenadora Geral do Programa Turismo Sustável e Infância do Ministério do Turismo (TSI/MTur), é fundamental que a cadeia produtiva do turismo esteja engajada na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “O turismo é uma poderosa ferramenta de inclusão social e contribui para o crescimento do país. Para que esse desenvolvimento seja sustentável, a atividade turística deve considerar os direitos dos mesmos”, afirma.
A coordenadora ressalta que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e a lei brasileira não penaliza somente quem pratica, mas também quem facilita ou age como intermediário. “É inaceitável que os equipamentos do turismo sejam utilizados por pessoas dispostas a explorar ou abusar sexualmente de crianças e adolescentes. Os agentes do setor devem, sim, atuar como agentes de proteção, especialmente daqueles socialmente mais vulneráveis à exploração sexual no turismo”, completa.
Norton Lenhart, presidente da FNHRBS, frisa que todos devem trabalhar permanentemente no combate e enfrentamento desse grave problema social que é a exploração sexual infanto-juvenil.
Lenhart afirma que a FNHRBS já vem trabalhando nessa questão ha algum tempo e é importante que o empresariado tenha consciência das suas responsabilidades e o comprometimento em ajudar o Governo nesse combate. Desde 2008 trabalhamos com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Mato Grosso (SHRBSMT) – pioneiro na iniciativa, a Brasil Telecom, a Universidade de Brasília (UNB) e o Ministério do Turismo, em uma Campanha de Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes através do Cartão Telefônico, que traz a mensagem : "Não deixe que uma criança seja marcada pela violência. Exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo é crime. Denuncie. Disque 100." Levamos essa Campanha a diversos Sindicatos que fazem parte da FNHRBS e o retorno foi excelente, lembra Lenhart.
“O nosso setor pode e tem procurado dar uma grande contribuição no sentido da inclusão social. Somos cidadãos brasileiros, responsáveis por todas as coisas que acontecem em nosso país. Lutar pelos direitos das crianças e adolescentes é uma questão de humanidade e temos que ter esse compromisso no turismo”, diz o dirigente.

EMPRESÁRIO, DENUNCIE!

A parceria da sociedade com as autoridades competentes é muito importante para garantir que crianças e adolescentes tenham os direitos respeitados. A denúncia pelo Disque 100 (Disque Denúncia Nacional) é gratuita para todos os estados brasileiros e o anonimato é assegurado. A ligação pode ser feita de telefone celular, público ou residencial.
O Governo Federal coordena o Disque Denúncia Nacional (Disque 100) desde 2003, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH). De maio de 2003 até janeiro deste ano, o Disque 100 já realizou mais de dois milhões de atendimentos.

CAMPANHA DE CARNAVAL

A Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é coordenada pela SEDH. Trata-se de uma das estratégias articuladas em parceria com a sociedade civil e os organismos internacionais para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Ao todo, com o apoio do MTur, 27 cidades serão mobilizadas.


(Fonte : Ass.Imprensa FNHRBS – Marcia Tuna / Min. do Turismo / 11-02-10)

TRÁFEGO AÉREO NO PAÍS TEM ALTA DE 31,63%

A demanda por transporte aéreo no Brasil em janeiro cresceu 31,63% em relação ao mesmo mês de 2009, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).Os números mostram continuação do crescimento de dois dígitos na demanda iniciado no fim de 2009, ano que registrou a maior alta no transporte aéreo no país desde 2005. Foram transportados 6,5 milhões de passageiros, ante 4,9 milhões em janeiro de 2009.
O resultado de janeiro mostra crescimento nas participações de mercado de companhias aéreas de menor porte sobre as líderes TAM e Gol. Apesar de manter liderança do mercado, a TAM viu sua fatia encolher de 49,51% para 42,86%. Enquanto isso, a Gol teve fatia reduzida de 41,05% para 40,99%.

(Fonte : Reuters / 11-02-10)

MINISTÉRIO DO TURISMO INVESTE R$ 15 MILHÕES EM TURISMO DE ANGRA

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, anunciou que pretende investir R$ 15 milhões no setor de turismo de Angra dos Reis. A ideia é recuperar o movimento na região depois da tragédia das chuvas. Segundo o ministro, já foram liberados R$ 13 milhões do programa Prodetur para obras na Ilha Grande e, depois do carnaval, será lançado um convênio para promoção turística de Angra dos Reis, com R$ 2 milhões em recursos.

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo / 11-02-10)

PATROCINADOR VAI PRESTAR SERVIÇO NA OLIMPÍADA

Empresas que estão se preparando para disputar um dos patrocínios para a Olimpíada de 2016 no Rio devem acelerar seus projetos. Em setembro, o plano comercial será apresentado pela Rio 2016, a empresa que está sendo criada para administrar os jogos. A novidade é que o sistema não será de cotas, como no Pan-americano de 2007, e sim de parcerias no qual o patrocinador também presta serviços aos organizadores, à cidade e aos atletas.
O diretor de Comunicação e Marketing da Rio 2016, Leonardo Gryner, explica que esta é uma forma de reduzir o custo da organização do evento, orçado para o Comitê Organizador do Jogos Olímpicos (Cojo) em R$ 5,6 bilhões. O plano está sendo elaborado em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e será o primeiro na história a ser lançado com seis anos de antecedência.
"Vamos procurar primeiro os patrocinadores dos setores que temos maiores necessidades e depois, ao longo do tempo, os outros. Exemplos são o setor gráfico e o de produtos financeiros", explica o diretor. Gryner acrescenta que o fornecimento de alimentos para a Vila Olímpica pode ser um dos últimos, porque não é de necessidade prioritária dos organizadores agora.
A Rio 2016 pretende também fatiar ao máximo os setores. O diretor usa o segmento de alimentação como exemplo: enquanto uma rede poderá fornecer a comida de forma geral, os sorvetes ou lanches poderão ser captados separadamente.
As chamadas de mercado começam em janeiro de 2011, quando acaba o prazo do patrocínio oficial da Olimpíada de Inverno em Vancouver, no Canadá. Embora os jogos aconteçam entre os dias 12 e 28 de fevereiro, o direito termina em dezembro. "Este é o prazo para os patrocinadores oficiais locais utilizarem a marca da Olimpíada associada a seus produtos", explica Gryner.
Alguns setores também já estão loteados pelo COI. Coca-Cola, Visa, Samsumg (com telecomunicações sem fio), Panasonic (com áudio e vídeo), Atos Origin (com soluções de softwares) e Swatch são os patrocinadores oficiais mundiais. Esses setores já estão loteados e não podem ser captados no Brasil. Mas Gryner lembra que outros similares estão livres, como o de cervejas.
Patrocinadores tão similares, como a Samsumg e a Panasonic dão dor de cabeça para o COI e os organizadores locais. No contrato, cláusulas específicas separam o campo de atuação das duas empresas e estabelecem a que tipo de produto podem associar a marca olímpica. No caso da Samsung, ela está impedida de anunciar aparelhos celulares com televisor digital com o símbolo dos jogos, porque a Panasonic é o patrocinador de vídeo.
Na terça-feira, o chef do Pavilhão das Nações nos Jogos de Inverno de Vancouver foi obrigado a reescrever seus cardápios para excluir a palavra hambúrguer e modificar o nome do prato. Isso porque o McDonald´s é o patrocinador oficial da Olimpíada e o único que pode utilizar a palavra associada à marca.
Gryner lembra também que o fato de existirem patrocinadores oficiais muitas vezes pode dificultar a vida do organizador local. Para ter uma ideia, o patrocinador oficial dos jogos até 2009 para computadores era a Lenovo. O contrato não foi renovado e a Acer assumiu o papel. Com isso, os organizadores dos jogos de Londres foram obrigados a substituir todas as máquinas com que trabalhavam. O contrato com a Acer vale até 2012 e o mesmo pode acontecer com o Rio em 2013.
Mas antes de todo esse processo, a Rio 2016 ainda precisa existir como empresa. Estão sendo feitas as últimas versões do estatuto que criará a instituição. O documento está sendo elaborado em conjunto com o COI, que verifica se todo essa estruturação está sendo realizada também de acordo com as normas internacionais e não fere os contratos já firmados entre o comitê internacional e as empresas patrocinadoras.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / 11-02-10)

PORTO ALEGRE CVB SE REÚNE COM SECRETÁRIO ESTADUAL DE TURISMO PARA TRATAR DE ESTRATÉGIAS PARA A COPA



A diretoria executiva do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (Porto Alegre CVB) esteve terça-feira, dia 9, em reunião com o secretário estadual de Turismo, José Sperotto, para tratar de estratégias para a Copa do Mundo de 2014, principalmente no que diz respeito a investimentos em infraestrutura e promoção do destino turístico. O objetivo é criar atrativos que façam o visitante permanecer mais tempo na capital gaúcha. Outra reivindicação da entidade está na construção de um grande centro de eventos, com capacidade superior a 10 mil pessoas.
Sperotto se mostrou sensibilizado com as questões levantadas pelo Porto Alegre CVB e disse que o grande problema do Estado é a falta de conscientização política com relação à importância do Turismo para a economia local. "Precisamos plantar essa semente", afirmou ele. "Está mais do que na hora de tratarmos o Turismo como um grande negócio." Estiveram presentes na ocasião a presidente do CVB, Berenice Lewin, os vice-presidentes Ricardo Ritter e Pedro Hoffmann, a diretora para assuntos da Copa, Lourdes Fellini, e o membro da mesma comissão, Alexandre Barbosa.

(Fonte : R&A Comunicação / 11-02-10)

RESTAURANTES DE HOTÉIS PARTICIPAM DA RESTAURANT WEEK


Pelo menos quatro restaurantes de hotéis da capital paulista vão participar da sexta edição da Restaurant Week, que acontece entre 1 e 14 de março.
No total, cerca de 200 estabelecimentos servirão cardápios diferenciados com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas as casas: almoço por R$ R$ 27,50 + 1 e jantar por R$ 39 + 1 (couvert, bebidas e 10% não inclusos). O real acrescido a conta será destinado para a fundação Ação Criança.
A principal novidade desta edição são as sugestões de harmonização com cerveja, criadas pela Beer Sommelier da Baden Baden, cerveja patrocinadora do evento. Para cada restaurante serão oferecidas sugestões de combinações com seus pratos e diferentes estilos desta linha de cerveja da Schincariol.
Confira abaixo quais hotéis confirmaram sua participação:
- Caesar Business Paulista, com o Amaranto;
- Hilton, com o Canvas Bar & Restaurante;
- Hotel Intercontinental, com o restaurante Tarsila;
- Hotel Meliá Tryp Iguatemi, com o Quattrino.

(Fonte : Hôtelier News / 11-02-10)