segunda-feira, 9 de abril de 2012

BANCOS VÃO DEBATER JURO MENOR COM GOVERNO


Pressionados pela concorrência de Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que reduziram agressivamente as taxas de juros aos clientes, os bancos privados vão pleitear ajuda do governo para terem "condições de mercado" para também trabalhar com taxas menores.
Entre as propostas que serão apresentadas ao governo estão a redução nos impostos, regras mais rígidas para recuperar o dinheiro emprestado ao cliente inadimplente e mudanças no chamado Cadastro Positivo de informações de "bons pagadores".
Representando Itaú, Bradesco e Santander, os três maiores bancos privados, o presidente da Febraban (federação dos bancos), Murilo Portugal, deve ser reunir na próxima semana com autoridades do Ministério da Fazenda e do Banco Central para discutir como gerenciar os custos com inadimplência, impostos, depósito compulsório e encargos governamentais, que dificultam a redução dos juros aos clientes.
Portugal deve ir a Brasília na terça, mas o encontro com autoridades do governo ainda não foi confirmado.
Segundo estudo do BC, o risco de calote é o principal fator justificado pelos bancos para explicar a "gordura" entre as taxas que oferece para captar dinheiro dos clientes e aquela que cobra nos empréstimos -o chamado "spread" bancário, que a presidente Dilma Rousseff considerou "difícil de explicar tecnicamente".
Em 2010, data do último estudo do BC, 28,7% do "spread" vinha da inadimplência, seguido por 21,9% de impostos diretos.
Para reduzir o risco de inadimplência, os bancos apostam no chamado Cadastro Positivo, com informações sobre "bons pagadores", que só pode ser utilizado e compartilhado com autorização dos clientes.
Com essa limitação, os bancos não estão conseguindo utilizá-lo para mitigar o risco de calote. Desde 2004, os bancos e o governo trabalharam para reduzir os custos com depósito compulsório, contribuição ao FGC (Fundo Garantidor de Créditos), além de subsídios cruzados e encargos.
Esses custos desceram de 9,4% para 4,08%, entre 2004 e 2010. A margem líquida de ganho dos bancos, porém, subiu de 20,25% para 32,73%.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

EUA ANUNCIAM DOIS NOVOS CONSULADOS NO BRASIL


Em encontro nesta segunda-feira com empresários brasileiros e americanos na Câmara de Comércio Americana em Washington, a chefe da diplomacia disse que os EUA estão comprometidos em facilitar a entrada de brasileiros nos EUA.
Hillary, que estará no Brasil na próxima semana, afirmou que as relações com o Brasil são prioridade para o governo Obama, que pretende ampliar tanto o fluxo de turistas quanto o de negócios entre os países.
Não foi divulgado quando os novos postos consulares serão inaugurados.
No final de janeiro, o presidente Barack Obama anunciou medidas para facilitar a concessão de vistos para brasileiros considerados de baixo risco. Nacionais de outros países também foram beneficiados. Entre as ações está a possibilidade de dispensar brasileiros da entrevista no consulado.
Obama também anunciara a intenção de elevar em 40% a capacidade de atendimento das autoridades consulares no Brasil e na China.
Em março, foi anunciado que o governo dos Estados Unidos pretende criar uma fila rápida na imigração americana para facilitar a entrada de viajantes brasileiros frequentes no país. A medida ainda depende de acordo com o governo brasileiro.

DILMA

O encontro de hoje faz parte da visita oficial da presidente Dilma Rousseff. Ela deve se encontrar hoje com o presidente Barack Obama para tratar de temas como cooperação científica e aprofundamento das relações comerciais.
Ontem (8), Dilma se encontrou com empresários brasileiros em Washington e afirmou que o Brasil deve priorizar o registro de patentes como meta de avaliação científica. Segundo ela, o modelo atual é muito focado em publicação de artigos.
Ela ouviu do empresariado o pedido para que o governo foque em inovação. Dilma também enfatizou a necessidade de fomentar a pesquisa no país.
A conversa, em tom descontraído, de acordo com relatos dos participantes, durou pouco mais de uma hora. Dilma brincou que alguém poderia perguntar o porquê de ela sair do Brasil para conversar com empresários brasileiros. A presidente justificou que os encontros a ajudam a se preparar para os eventos oficiais.
Dilma também disse aos representantes do setor privado brasileiro que o Brasil deve aprender com os EUA - sobretudo com sua capacidade de se recuperar rapidamente de crises.
Ainda segundo os participantes, a presidente foi extremamente pragmática e defendeu a ampliação dos negócios entre os países.
Os Estados Unidos perderam o posto de principal parceiro comercial brasileiro para a China há pouco mais de dois anos, mas o fluxo está se recuperando.
Em janeiro, os EUA voltaram a bater o país asiático como parceiro número um do Brasil, graças principalmente ao aumento das exportações brasileiras e à queda no preço das commodities. Em fevereiro, a China voltou a ultrapassar os EUA em corrente de comércio (exportações mais importações). O Brasil tem deficit com EUA - em 2011, totalizou US$ 8,1 bilhões.

(Fonte : Folha Uol - imagem divulgação)

EUA EMITEM 62% A MAIS DE VISTOS PARA BRASILEIROS EM MARÇO


Em março, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil concedeu 115.269 vistos a brasileiros que pretendem viajar para as cidades norte-americanas, segundo dados divulgados nesta quinta-feira. Em relação ao mesmo período de 2011, houve um aumento de 62% no número de emissões. Nos três primeiros meses, foram emitidos mais de 296.637 vistos, aumento de 56% em relação a 2011.
O consulado que mais emite autorizações é o de São Paulo, registrando média de 2.522 vistos concedidos por dia. No entanto, o consulado americano no Rio de Janeiro registrou aumento de 103% neste mês, emitindo cerca de 34.379 vistos, se comparado com março de 2011. Em Brasília, foram cedidos 757 vistos por dia e, em Recife, foram 476.
O tempo de espera varia entre cada consuldado. Em São Paulo, a espera pode chegar a 35 dias. Já no Rio e em Brasília, o brasileiro aguarda sete dias para a conclusão do processo. Já em Recife, pode levar até 15 dias.
Em janeiro, Obama assinou ordem executiva que pretende agilizar em 40% a capacidade de tramitar vistos em seus consulados no Brasil e na China em 2012, entre outras medidas para potencializar o turismo.
As solicitações de vistos para os Estados Unidos tramitadas no Brasil aumentaram 42% em 2011 e o governo de Obama calcula que para 2016 as viagens dos brasileiros ao país terão aumentado 274% com relação a 2010.
Pelos dados do governo dos Estados Unidos, nos últimos cincos anos os pedidos de vistos de não imigrantes aumentaram 230%. Apenas em 2010, o Consulado-Geral de São Paulo emitiu mais de 319 mil vistos - mais que qualquer outra seção consular dos Estados Unidos no mundo.
A embaixada informou ainda que as relações comerciais, de ensino e turismo entre o Brasil e os Estados Unidos aumentaram de forma significativa nos últimos anos.

(Fonte : Folha Uol)

RIO TEM CARÊNCIA DE LEITOS PARA DELEGAÇÕES


O Rio não tem leitos suficientes na rede hoteleira oficial para abrigar os 50 mil credenciados previstos para a Rio+20, conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre desenvolvimento sustentável marcada para junho. A prefeitura contabiliza pouco mais de 32 mil vagas -um deficit de 18 mil.
Segundo o Itamaraty, organizador do evento, a maior carência está no segmento de hospedagens de alto padrão. São esperados 80 chefes de Estado e até 15 mil integrantes de comitivas oficiais.
"O maior desafio é sem dúvida a hospedagem, especialmente das delegações", diz Laudemar Aguiar, responsável pela logística do evento.
Diante da falta de vagas, a organização da Rio+20 já recomenda hospedagem em cidades próximas, como Niterói e sobretudo Petrópolis.
Algumas delegações usarão imóveis consulares ou alugarão casas ou apartamentos. Há ainda a possibilidade de fretar um navio de cruzeiros para servir de "hotel" durante a conferência -a contratação do navio-hospedagem não foi fechada ainda.
A ABIH-RJ (associação de hotéis) diz que já estão contratados para a conferência 12 mil quartos, sendo que 70% em hotéis de 4 e 5 estrelas, capazes de hospedar delegações e chefes de Estado.
O Copacabana Palace (tradicional abrigo de reuniões diplomáticas e de chefes de Estado) adiou a reforma por causa da Rio+20 e vai "juntar" quartos para convertê-los em suítes presidenciais.
Segundo Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo do Rio, a mudança de data da conferência atrapalhou as reservas, pois muitos hotéis já estavam ocupados. A Rio+20 ocorrerá de 13 a 22 de junho -antes, estava prevista para começar dia 4.
Para estimular e facilitar hospedagens alternativas, a prefeitura lançará em abril um portal que indicará e "homologará" sites que oferecem apartamentos por temporada, hostels informais e residências que alugam quartos tipo "bed & breakfast". "Vamos dar um aval de segurança aos visitantes", diz Mello.
À Folha, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que a cidade está preparada para receber o evento e que acomodações em outras cidades e em imóveis particulares acontecem em todos os lugares do mundo.
Paes citou a Conferência da ONU em Copenhague (Dinamarca) sobre mudança climática, em 2009, cuja hospedagem foi grande problema.
O prefeito diz que o portal será "uma ferramenta" lançada já para facilitar a acomodação dos visitantes durante a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, eventos de maior porte que a Rio+20.
Por isso, essas dificuldades de hospedagem para a conferência de junho soam como alerta para os outros eventos.
"Fizemos um pacote de benefícios fiscais e teremos mais vagas do que o exigido pelo Comitê Olímpico em 2016", assegura Paes.

CÚPULA DOS POVOS

Para o acampamento de grupos de movimentos sociais que virão para a Cúpula dos Povos (paralela à Rio+20), a prefeitura reservou, entre outros locais, dois colégios próximos ao parque do Aterro do Flamengo (local do evento): o sambódromo e a Quinta da Boa Vista, ex-residência imperial.
São esperados 15 mil participantes só de organizações como MST, Via Campesina e outras. Ativistas "independentes" só poderão ocupar os gramados da Quinta.

META DA CIDADE É ABRIR 17 MIL NOVOS LEITOS ATÉ 2016

Para garantir hotéis suficientes para a Olimpíada, o Rio aprovou um pacote de benefícios a empreendedores, que terão rentabilidade de até 30% maior com o negócio.
A cidade espera a construção de mais 17 mil leitos até 2016, número superior aos 15 mil exigidos pelo comitê organizador da Rio-2016.
A maior parte será na Barra da Tijuca (9.000), zona oeste, principal polo das competições e onde havia a maior carência de leitos. Até agora, porém só 3.000 quartos estão em construção.
Para estimular investimentos, a prefeitura permitiu a construção na Avenida das Américas (principal do bairro), concedeu anistias de dívidas e isenções de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) durante as obras.
Prontos, os hotéis também pagarão menos ISS (Imposto Sobre Serviços). Para isso, terão de obter licença para a obra até o fim de 2013 e conclui-la até dezembro de 2015.
Sérgio Dias, secretário de Urbanismo do Rio, diz que um hotel leva dois anos para ser erguido e que há acompanhamento mensal das obras para controlar o ritmo das licenças e das construções.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

“IDIOMA É UM DOS DESAFIOS NA COPA”, DIZ BONADONA


A hotelaria foi o segundo tema do Seminário de Turismo e Negócios – O poder dos eventos globais, que acontece hoje na Fecomércio, em São Paulo.
O painel "O boom da demanda diversificada: desafio ou oportunidade", foi moderado pelo presidente da ABIH, Enrico Fermi. O diretor da Accor para América Latina, Roland Bonadona, abriu o painel, falando sobre a falta de incentivos fiscais para hotelaria, o que, segundo ele, encarece em 30% o investimento. O executivo acredita que o País está preparado para a Copa, em questões de quartos de hotéis, mas crê em uma tensão em destinos como Rio de Janeiro. A Accor conta com metade de sua oferta nas cidades-sede da Copa e a outra metade distribuída em outras 43 cidades. “Um dos desafios para a hotelaria durante a Copa do Mundo será o idioma”, completa.
Outra questão citada por Bonadona é que a Accor já está pensando nos preços das diárias durante o evento. Assunto este também comentado pelo diretor da Match Services, Paul Whelan. “As delegações europeias estão diminuindo em 20% o número de participantes para a Rio +20 por conta dos preços altos. Na Copa, não queremos que isso aconteça”, completou. Já o diretor da Resorts Brasil, Heber Garrido, falou sobre os resorts. “Se antes recebíamos 40% de hóspedes estrangeiros nos resorts, hoje não chega a 20%. Planejamento é a palavra chave do nosso setor”, disse. O presidente da Braztoa, Marco Ferraz, falou sobre as operações durante a Copa, principalmente em utilizar cidades próximas para ocupar os hóspedes. “Estamos pensando em cidades-âncoras como Angra dos Reis (RJ) e Santos e Guarujá (SP)”, explicou.

(Fonte : Panrotas)

PESQUISA LEVANTA POTENCIAL TURÍSTICO DE COMUNIDADES NO RIO DE JANEIRO

 
Depois da pacificação, as comunidades cariocas do Complexo do Alemão, Babilônia/Chapéu Mangueira e Cantagalo/Pavão-Pavãozinho começam a ser mapeadas pelo Sebrae e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de identificar pontos turísticos, albergues, eventos culturais e religiosos.
"Há hoje uma curiosidade muito grande das pessoas por esses locais e nossa expectativa é que possamos ter um boom econômico nessas áreas", afirmou Ronald Ázaro, secretário de Turismo do Estado. "Vamos, por exemplo, identificar moradores que hospedam visitantes ou uma vista deslumbrante que possa ser incluída nos roteiros."
Depois do mapeamento, será promovida a capacitação dos pequenos empresários e moradores com perfil empreendedor em cursos de turismo receptivo e oficinas de gestão de negócios. O objetivo do Sebrae e do poder público é que sejam criadas agências de turismo na forma de cooperativas.
O levantamento já foi concluído no Complexo do Alemão. O mapeamento no morro da Babilônia/Chapéu Mangueira foi iniciado em março e dentro de dois meses será realizado o estudo na comunidade do Cantagalo/Pavão-Pavãozinho.

(Fonte : Ag. Sebrae de Notícias /imagem divulgação)

FEIRA DE TURISMO REÚNE PROFISSIONAIS DO SETOR NO INTERIOR PAULISTA


A Aviestur, feira de turismo da Aviesp, irá ocorrer este ano nos dias 13 e 14 de abril em Campos do Jordão, no interior paulista.
O encontro de negócios, que já está na sua 35ª edição, reúne profissionais e fornecedores do setor no Campos do Jordão Convention Center.
As pré-inscrições desse ano já chegaram aos 2067 agentes de viagem. Quem ainda tiver interesse pode se inscrever na secretaria do evento nos dias da feira.

Mais informações no site oficial do evento (http://www.aviesp.intelly.com.br/aviestur-2012/ )

(Fonte : Folha Uol)

ANAC PUBLICA HOMOLOGAÇÃO DE LEILÃO PARA PRIVATIZAR AEROPORTOS


O Diário Oficial da União publica nesta segunda-feira (9) a homologação do resultado do leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e de Brasília à iniciativa privada. O leilão ocorreu dia 6 de fevereiro. A homologação foi feita em reunião da Anac, na última quinta-feira (5), no Rio.
A União vai receber pela concessão R$ 24,5 bilhões, quase cinco vezes o valor mínimo de R$ 5,47 bilhões, estipulado pelo governo.
O maior ágio (673,39%) foi ofertado pela Consórcio Inframérica, que venceu o certame do aeroporto de Brasília com a proposta de R$ 4,51 bilhões. Para Guarulhos, o Consórcio Invepar ACSA venceu com lance de R$ 16,213 bilhões (ágio de 373,51%). O Consórcio Aeroportos Brasil foi o vencedor da disputa por Viracopos, em Campinas, com oferta de R$ 3,821 bilhões (ágio de 159,75%).
Pelo cronograma do processo, a assinatura dos contratos de concessão dos três aeroportos será no dia 25 de maio.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias)

FURTOS EM AEROPORTOS DE SP CRESCEM 49%


Os registros de furtos nos três principais aeroportos de São Paulo cresceram 49% nos dois primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2011.
Em janeiro e fevereiro, as delegacias dos aeroportos de Congonhas, Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas) registraram 368 furtos, contra 247 no ano passado.
O maior aumento foi em Viracopos, com 56%. Foram 78 casos contra 50. Em Cumbica, foram 240 casos em 2012, o que representa alta de 55%.
Em Congonhas, o aumento foi de 19%, com 50 ocorrências no primeiro bimestre de 2012
 
(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)