quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SETOR DE TURISMO REGISTRA CRESCIMENTO DE 18% NAS VIAGENS NO PAÍS


O turismo já faz parte do orçamento de muitos brasileiros e tem um impacto cada vez maior na economia mundial. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT) este setor chegará a 2020 com um faturamento de 2 trilhões de dólares por ano. E no Brasil, as viagens realizadas dentro do país são destaque com um crescimento de 18% nos últimos quatro anos, segundo dados divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo.
O estudo ainda indica que os principais responsáveis por este crescimento são os brasileiros que tem renda de até quatro salários mínimos. E não são poucos os casos em que a viagem se transforma em uma verdadeira paixão. Em Morretes, no Paraná, por exemplo, Marlene Colodel descobriu há doze anos as possibilidades de realização pessoal com esta prática e hoje é conhecida na cidade como “Marlene da excursão”. “Em 2000 organizei uma viagem para o Rio de Janeiro com um grupo de amigos e depois disso não parei mais. Hoje, envolvo aproximadamente 300 pessoas em várias excursões durante o ano. Tem para todos os gostos, para fazer compras, ir a eventos religiosos ou mesmo passear e conhecer novos lugares”, conta Marlene. Para o mês de novembro ela já programou uma viagem de Morretes para São Paulo, onde um grupo vai fazer compras no Brás e na 25 de março. “Alugando um ônibus temos a comodidade de ir direto ao nosso destino. Sem este serviço, teríamos que ir até Curitiba e de lá pegar outro ônibus até São Paulo. Além disso, podemos escolher a empresa na qual confiamos e assim viajar com tranquilidade”, destaca Marlene.
Atenta a esta realidade e para atender as expectativas de seus clientes, no final de 2010 a Auto Viação Catarinense, companhia mais antiga do transporte rodoviário brasileiro, decidiu expandir sua atuação e investir na oferta de fretamento e turismo. “Além da experiência de 84 anos no transporte rodoviário de passageiros, temos outro grande diferencial que é a capacidade de atendimento que podemos oferecer no mercado de aluguel de ônibus, já que a estrutura da organização nos permite atender grandes eventos com mais de 50 ônibus simultaneamente” explica Vanderlei Strapazzon, gerente de marketing da Catarinense. Ele ainda destaca que em 2011 o faturamento com o turismo registrou um crescimento de 125% em relação a 2010 e em 2012 o aumento no número de viagens já chegou a 120% em relação ao realizado até outubro do ano passado.
Para atender especificamente o segmento de turismo e fretamento, foi criada há dois anos a marca Opção Fretur, que pertence ao mesmo grupo da Catarinense e já transportou em 2011 cerca de 1,5 milhão de passageiros. Esse atendimento inclui o fretamento contínuo realizado para algumas corporações, além do deslocamento para eventos de todos os portes como turismo, excursões, feiras e passeios culturais, entre outros.

OS DESTAQUES DA VIAGEM

Seja na locação particular ou realizada por outras empresas, em todas as regiões nas quais o serviço é ofertado as solicitações mais frequentes estão relacionadas à escolha dos motoristas. “Todos os profissionais que realizam este atendimento são muito bons, mas tem alguns que são mais cobiçados aqui de Blumenau (Santa Catarina), porque conseguem conduzir o veículo de maneira suave. E ao mesmo tempo eles são muito alegres, têm facilidade de interagir com as pessoas , sem exageros”, conta Theodor Darius, sócio gerente Darius Turismo, que há três anos aluga ônibus da Catarinense para as excursões organizadas pela sua empresa. Entre aqueles que já utilizam o serviço há mais tempo as indicações e a escolha destes profissionais é natural, mas para quem investe na locação pela primeira vez, a Catarinense mantém o mesmo cuidado. “Fazemos questão de escolher motoristas com o perfil mais adequado a cada situação, pois isso também interfere no serviço que estamos oferecendo” comenta Strapazzon.
Para Marlene a convivência durante as excursões às vezes é tão próxima que os motoristas acabam se transformando em participantes ativos do grupo. “Nas viagens para Aparecida do Norte sempre levamos uma faixa de Morretes e o motorista não nos leva apenas ao local contratado, em algumas ocasiões ele me ajudou a carregar a faixa, o que é com certeza um diferencial no serviço”, lembra.

(Fonte : Jornal de Turismo / imagem divulgação)

BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR É 1º PONTO TURÍSTICO COM RÓTULO ECOLÓGICO


O gerente da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira, salientou que o Bondinho do Pão de Açúcar é o primeiro ponto turístico no mundo a obter uma rotulagem ambiental. A certificação envolveu um trabalho de conscientização nas empresas que oferecem serviços no local.
"Um trabalho de conscientização ambiental, com redução do consumo de energia e de água, descarte de dejetos de forma sustentável, incluindo a separação de material reciclável do lixo orgânico e lançamento de matéria orgânica sem contaminação do meio ambiente, principalmente no entorno marinho e, também, com relação à preservação da flora e da fauna no local."
Por meio da ABNT, o Brasil é o único país da América do Sul membro do GEN. O objetivo, disse Oliveira, é que o Brasil se torne um elemento divulgador desse processo de rotulagem ambiental para os demais países do Cone Sul. Para cada tipo de produto ambiental é criado um procedimento específico pela ABNT e por um grupo de trabalho técnico, que atende também às normas internacionais ISO 14.020 e ISO 14.024, que tratam da rotulagem ecológica.
O gerente de Certificação explicou que, hoje, a ABNT está outorgando a rotulagem ambiental em função de uma demanda do mercado. Ele estima que a concessão do rótulo ecológico para o Bondinho do Pão de Açúcar, a partir da existência de um procedimento específico já elaborado, poderá motivar outros pontos turísticos do Brasil a buscarem esse tipo de certificação, "que efetivamente tenham ações que atendam ao nosso procedimento e contribuam para a preservação ambiental".
O Bondinho do Pão de Açúcar, que completou este ano 100 anos de existência, foi a primeira atração turística do Brasil a receber o rótulo ecológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nesse segmento de atividade.
A certificação inédita foi entregue à Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que administra o bondinho, durante jantar do Global Ecolabelling Network (GEN). A entidade internacional engloba os principais organismos de rotulagem ambiental do mundo e realizou sua reunião anual no Rio de Janeiro, da qual participam mais de 60 países.
O gerente-geral de Certificação da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira, disse, em entrevista à Agência Brasil, que o momento da rotulagem ambiental é importante para a atividade socioeconômica no Brasil. "Os responsáveis pelo bondinho, apesar de o produto ser uma prestação de serviço, tiveram a iniciativa própria de buscar um diferencial no que diz respeito aos cuidados com a preservação dos recursos naturais".
Oliveira esclareceu que a rotulagem ambiental dada pela ABNT é dirigida às empresas que têm um diferencial perante os seus concorrentes. A ABNT tem, atualmente, cerca de 150 produtos rotulados ambientalmente, representando em torno de 30 organizações nacionais e estrangeiras, com fábrica ou escritório no Brasil.

(Fonte : Ag. Brasil / imagem divulgação)

ESPANHA MIRA NEGÓCIOS COM O BRASIL


Empresários espanhóis querem pedir à presidente Dilma Rousseff medidas que favoreçam alianças entre empresas da Espanha e do Brasil para produzirem juntas visando os mercado latino-americano e europeu e dando impulso ao combate à crise global.
Com essas associações, pretendem ampliar comércio, investimentos e ter acesso a financiamentos de bancos públicos, como BNDES e Banco do Brasil. A ideia é investir no longo prazo, endividando-se em moeda local e evitando riscos de câmbio, ainda mais em meio à instabilidade do euro. Com sua economia passando uma das piores crises da história, mais companhias espanholas pavimentam terreno para uma nova onda de negócios com o Brasil, à margem da Cúpula Ibero-Americana, sexta-feira e sábado em Cádiz.
"Por detrás do Brasil." É como intitula o "Diário Cádiz" um artigo sobre a nova relação de forças, com o Brasil surgindo como a primeira economia ibero-americana, enquanto a Espanha se conforma na segunda posição, pendente de novo resgate por parte da União Europeia e ameaçada pelo independentismo catalão. Em entrevista ao Valor, o presidente da Câmara de Comércio Espanha-Brasil, José Gasset, que é diretor internacional da Iberdrola, disse que o Brasil "é mais que uma oportunidade para a Espanha, é um sócio estratégico".
A Espanha é o segundo investidor estrangeiro direto no país, depois dos EUA, com estoque acumulado de mais de US$ 80 bilhões. Cerca de 13% dos investimentos espanhóis no exterior estão no Brasil, só superados pelos volumes na vizinha França. O comércio bilateral está em torno de US$ 8 bilhões por ano, com o Brasil obtendo superávit recente em torno de US$ 1,2 bilhão por ano. O comércio cresceu 20% em 2011 em relação a 2010, e Gasset acha que o ritmo tende a se manter. Para ele, mais companhias nos setores de turismo e infraestrutura, por exemplo, querem tomar o rumo do Brasil.
Do lado espanhol, o governo tem agora estimulado a internacionalização de pequenas e médias empresas, por meio de acordos estratégicos com outros governos, financiamento oficial e seguros de crédito, na medida em que pode o combalido Tesouro público espanhol. Para Gasset, o importante é que as PMEs querem ir para o Brasil não apenas para vender produtos, mas para se instalar com sócios locais. A expectativa é que Dilma aceite o convite de empresários espanhóis e brasileiros para o almoço de encerramento de encontro empresarial, em Cádiz.
Conforme Gasset, a mensagem fundamental será pedir para o governo brasileiro suavizar algumas barreiras tarifárias ou travas burocráticas que podem interferir no comércio e investimentos bilaterais. Alem disso, "as espanholas podem ter acesso a financiamento de bancos espanhóis. Mas seria interessante aceder a bancos locais, como BNDES e Banco do Brasil, o que ajudaria as joint ventures".
Uma questão, para os ibéricos, é que os juros são mais elevados no Brasil. Na Espanha o financiamento é em euro, mas está especialmente complicado no cenário atual de retração econômica.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / imagem divulgação)

FOHB DIVULGOU AS ESTATÍSTICAS DA HOTELARIA DO PAÍS NO MÊS DE SETEMBRO


O FOHB - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil divulgou a 62ª edição do InFOHB - informativo desenvolvido mensalmente em parceria com o Senac São Paulo e que nesta edição apresenta os resultados de setembro de 2012 -, que revela e analisa os resultados estatísticos da hotelaria no país, bem como destaca as ações realizadas pelo FOHB. O 62º inFOHB contou com uma amostra de 390 hotéis - dos quais 136 econômicos, 206 midscale e 48 upscale - e 60.922 unidades habitacionais (UHs), de todas as regiões brasileiras.
Em setembro de 2012, verificou-se crescimento na taxa de ocupação hoteleira de apenas uma das cidades analisadas: Vitória (+ 9,6 pontos percentuais ou pp, para 67,2%). As cidades que apresentaram as maiores quedas foram: Brasília (-12,8 pp, para 64,1%), Curitiba (-10,8 pp, para 59,6%), Porto Alegre (-11,9 pp, para 70,2%) e Manaus (-7,0 pp, para 53,8%). O Rio de Janeiro registrou ocupação média de 79,6% (-5,0 pp) e São Paulo de 68,5% (-3,0 pp).
Na análise das diárias médias, foram observadas quedas em Salvador (-3,4%, para R$ 176) e em Porto Alegre (-2,2%, para R$ 226,20). Aumentos de dois dígitos foram observados no Rio de Janeiro (+25,2%, para R$ 392,00), Fortaleza (+20,3%, para R$ 183,53), Brasília (+19,3%, para R$ 275,24), São Paulo (+14,8%, para R$ 259,34) e em Curitiba (+13,0%, para R$ 194,34).
Entre as capitais monitoradas, a maior redução de RevPAR foi registrada na cidade de Porto Alegre (-16,4%, para R$ 158,79), seguida de Manaus (-6,1%, para R$ 111,38). As maiores altas em RevPAR foram registradas em Vitória (+24,9%, para R$ 124,33), no Rio de Janeiro (+17,9%, para R$ 312,11) e em São Paulo (+10,0%, para R$ 177,52).

(Fonte : Business Travel Magazine)

RIO ENCABEÇA LISTA DAS 10 VIAGENS COM MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO


O orçamento sempre é um ponto importante a ser levado em conta na hora de planejar uma viagem. Por isso, o site Lonely Planet já escolheu os destinos mais indicados para visitar em 2013, para que você possa aproveitar atrações de qualidade por um bom preço.

Rio de Janeiro, Brasil

Não há dúvida alguma, o Rio de Janeiro merece o seu apelido de Cidade Maravilhosa. Suas belezas naturais, com marcos como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e as praias icônicas de Copacabana e Ipanema, combinadas com o ambiente vibrante de uma cidade única, atraem turistas do mudo inteiro ano após ano. E o turismo, assim como os preços, promete aumentar muito nos próximos anos, com a chegada da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, em 2014 e 2016. É por isso que o ano de 2013 pode ser o melhor momento para visitar o do Rio de Janeiro, antes que a cidade fique mais cara.

Gotemburgo, Suécia

A Suécia pode ter preços relativamente baixos para quem sabe procurá-los, mas é fácil acabar gastando bastante ao fazer turismo pela capital, Estocolmo. Situada na costa oeste, Gotemburgo é a segunda principal cidade da Suécia e tem preços mais acessíveis do que os de Estocolmo, oferecendo todos os mesmos encantos. A cidade mistura arquitetura tradicional com design nórdico e conta com parques, restaurantes de gastronomia conceituada, centros culturais e belas paisagens costeiras.

Namíbia

Menos frequentada do que outros destinos africanos como Tanzânia ou Quênia, a Namíbia oferece tantas atrações quanto seus vizinho, com preços mais acessíveis para os turistas. O Parque Nacional de Etosha tem cerca de 20 mil km² com uma rica fauna que conta com mais de 100 espécies de mamíferos e 300 espécies de aves, facilmente avistados graças à escassez de vegetação. O deserto do Namibe, no sul do país, tem dunas vermelhas que se encontram com o oceano em paisagens impressionantes. E, apesar de suas condições áridas, tem uma pequena população de animais como elefantes, gazelas, antílopes e avestruzes em parques como o Sperregebiet e o Naukluft.

Camboja

Com atrações incríveis como o templo de Angkor Wat e o arquipélago de Koh Rang, o Camboja é um excelente destino para maravilhar-se com as belezas naturais e históricas no sudeste asiático. Tanto nas cidades como a capital, Phnom Penh e Siem Reap, perto de Angkor Wat, quanto no interior do Camboja, os preços são realmente baixos para refeições, transportes e acomodações.

Bolívia

Conhecida como um dos destinos mais econômicos da América do Sul, a Bolívia tem muitas atrações para seus visitantes. Desde a capital, La Paz, situada a mais de 3.600 metros de altitude até as margens do Lago Titicaca, no coração dos Andes, passando pelo magnífico salar de Uyuni, os turistas ficam encantado com as surpresas do país. Hotéis, hospedagem na casa de habitantes locais e refeições baratas ajudam a fazer viagens na Bolívia a um ótimo custo.

Portland, Estados Unidos

Maior cidade do estado americano de Oregon, Portland é uma dos destinos mais baratos do país para sair e se divertir. Mais de quarenta cervejarias artesanais, que oferecem bebidas excelentes e acessíveis para todos os bolsos, e bares com música ao vivo fazem parte da vida noturna de Portland. A cidade ainda tem uma boa oferta cultural com museus como o Museu de Arte de Portland, o mais antigo da costa oeste dos Estados Unidos.

Espanha

A Espanha já tinha preços significativamente mais baixos do que os de outros países europeus como Inglaterra, França e Alemanha. Com a forte crise econômica atual, as maravilhas da Espanha, que tem inúmeros destinos como Barcelona, Madri, a Andaluzia e as Ilhas Baleares entre muitos outros, ficam ainda mais acessíveis, especialmente fora da alta temporada.

Eslovênia

Parte da ex-Iugoslávia, a Eslovênia é um pequeno país com apenas 2 milhões de habitantes, que se estende dos Alpes até o Mediterrâneo com praias, montanhas, rios, lagos e mais de 9 mil cavernas. Destino pouco frequentado pelo grande público, a Eslovênia mantém preços baixos para os padrões da Europa e têm curtas distâncias para viajar para outros destinos a partir da capital, Ljubjlana, o que reduz os custos em transporte.

Nepal

Situado nas encostas da cordilheira do Himalaia, o Nepal é o lugar onde o frio das montanhas se encontra com o calor das planícies indianas. Terra de iaques e stupas, o Nepal é um destino espiritual e ideal para se fazer trekking, com trilhas de paisagens incríveis, e que passam por montanhas míticas como o Everest ou o Anapurna. Com hospedagens baratas na capital, Catmandu, é possível gastar pouco em refeições, guias e “sherpas”, típicos carregadores nepaleses que ajudam os viajantes com o peso de suas mochilas e equipamentos.

Geórgia

Poucos pensam na República da Geórgia, pequeno país da ex-União Soviética, na hora de tirar féria. Situada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, com muitas montanhas, a Geórgia tem muitas atrações para esquiadores, com picos de mais de 4 mil metros, vales profundos e neve intocada. O país também tem praias para aproveitar durante o verão, monastérios e cidades interessantes como a capital, Tbilisi. Com o desenvolvimento crescente, o país possui cada vez mais opções de hospedagem e serviços turísticos a preços baixos.

(Fonte : Terra / imagem divulgação)

PROJETO TAXISTA AMIGO DO TURISTA QUER CAPACITAR MAIS DE 800 MOTORISTAS


Com o objetivo de capacitar os motoristas de táxi com noções de inglês e espanhol, o projeto Taxista Amigo do Turista, criado em 2008 pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) está em sua terceira edição. O projeto atenderá 800 taxistas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e do Arquipélago de Fernando de Noronha. A aula inaugural acontece nesta quarta-feira (14), , no auditório da Infraero.
Com duração de 12 meses, a ação oferece os cursos de Qualidade de Atendimento (20h/aula), Inglês (60h) e Espanhol (20h), contabilizando o total de 100hs/aula presenciais e semipresenciais. As aulas virtuais acontecerão em laboratórios montados nas cooperativas Coopstar e Coopseta, além de também serem realizadas no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Sinditaxi.
Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, a capacitação dos taxistas é fundamental para o bom recebimento do turista que chega ao Estado. “A qualificação é necessária dentro de uma política de estruturação turística porque o taxista é a primeira pessoa que o turista conhece ao chegar a Pernambuco. Os visitantes devem ser bem recebidos por todos que contribuem para o turismo do Estado”, afirmou.
Ao final do curso, os profissionais que obtiverem 75% de aproveitamento receberão um tablet, que contém o material informativo dos atrativos turísticos do Estado, localização de bares, restaurantes, hotéis, aeroportos, horários de voos, rodoviárias, hospitais, museus, boates, casas de câmbio. Além disso, materiais como o Rota 232, Rota Litoral e mapas também fazem parte do conteúdo eletrônico.
Na primeira edição do projeto Taxista Amigo do Turista, que aconteceu em 2008, 153 taxistas foram qualificados. A segunda etapa, em 2009, ofereceu cursos de noções básicas para os novatos e aperfeiçoou os conhecimentos dos veteranos, totalizando 463 qualificações. Ao todo, 616 taxistas de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e Fernando de Noronha já participaram do projeto.

(Fonte : Mercado & Eventos)

AMERICAN AIRLINES AMPLIA EM 40% OFERTA DE ASSENTOS EM VOOS PARA BAHIA


Salvador terá agora 870 assentos semanais nos voos regulares da American Airlines, que sairão cinco vezes por semana de Miami, nos Estados Unidos. O aumento de 40% na oferta de poltronas nas operações da companhia para a capital baiana foi anunciado segunda-feira, 12, durante evento comemorativo dos quatro anos de atividade da empresa no estado.
"A partir da próxima quinta-feira, não haverá mais escalas em Recife", informou Verçosa. A aeronave que fará a operação é um Boeing 757 com 174 assentos, sendo 14 executivos e 160 de classe econômica, com preço médio de US$ 1 mil.
Ainda conforme Verçosa, a Bahia foi uma aposta que deu certo e mesmo com a crise financeira internacional se consolidou, com uma ocupação que chega a 70%. Leonelli ressaltou a presença da companhia no mercado baiano e afirmou que graças aos voos da American Airlines os desembarques diretos dos Estados Unidos em Salvador saltaram de 2.800, em 2008, para mais de 20 mil, em 2011.
Principal destino turístico dos estrangeiros que visitam o Nordeste do Brasil, a Bahia terá voos diretos para cinco países nesta temporada de verão. Estados Unidos, Espanha, Portugal e Alemanha são contemplados com voos regulares. Enquanto a Argentina terá 16 charters semanais entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro de 2013.

(Fonte : Jornal O Povo – CE)