quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SETOR DE TURISMO REGISTRA CRESCIMENTO DE 18% NAS VIAGENS NO PAÍS


O turismo já faz parte do orçamento de muitos brasileiros e tem um impacto cada vez maior na economia mundial. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT) este setor chegará a 2020 com um faturamento de 2 trilhões de dólares por ano. E no Brasil, as viagens realizadas dentro do país são destaque com um crescimento de 18% nos últimos quatro anos, segundo dados divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo.
O estudo ainda indica que os principais responsáveis por este crescimento são os brasileiros que tem renda de até quatro salários mínimos. E não são poucos os casos em que a viagem se transforma em uma verdadeira paixão. Em Morretes, no Paraná, por exemplo, Marlene Colodel descobriu há doze anos as possibilidades de realização pessoal com esta prática e hoje é conhecida na cidade como “Marlene da excursão”. “Em 2000 organizei uma viagem para o Rio de Janeiro com um grupo de amigos e depois disso não parei mais. Hoje, envolvo aproximadamente 300 pessoas em várias excursões durante o ano. Tem para todos os gostos, para fazer compras, ir a eventos religiosos ou mesmo passear e conhecer novos lugares”, conta Marlene. Para o mês de novembro ela já programou uma viagem de Morretes para São Paulo, onde um grupo vai fazer compras no Brás e na 25 de março. “Alugando um ônibus temos a comodidade de ir direto ao nosso destino. Sem este serviço, teríamos que ir até Curitiba e de lá pegar outro ônibus até São Paulo. Além disso, podemos escolher a empresa na qual confiamos e assim viajar com tranquilidade”, destaca Marlene.
Atenta a esta realidade e para atender as expectativas de seus clientes, no final de 2010 a Auto Viação Catarinense, companhia mais antiga do transporte rodoviário brasileiro, decidiu expandir sua atuação e investir na oferta de fretamento e turismo. “Além da experiência de 84 anos no transporte rodoviário de passageiros, temos outro grande diferencial que é a capacidade de atendimento que podemos oferecer no mercado de aluguel de ônibus, já que a estrutura da organização nos permite atender grandes eventos com mais de 50 ônibus simultaneamente” explica Vanderlei Strapazzon, gerente de marketing da Catarinense. Ele ainda destaca que em 2011 o faturamento com o turismo registrou um crescimento de 125% em relação a 2010 e em 2012 o aumento no número de viagens já chegou a 120% em relação ao realizado até outubro do ano passado.
Para atender especificamente o segmento de turismo e fretamento, foi criada há dois anos a marca Opção Fretur, que pertence ao mesmo grupo da Catarinense e já transportou em 2011 cerca de 1,5 milhão de passageiros. Esse atendimento inclui o fretamento contínuo realizado para algumas corporações, além do deslocamento para eventos de todos os portes como turismo, excursões, feiras e passeios culturais, entre outros.

OS DESTAQUES DA VIAGEM

Seja na locação particular ou realizada por outras empresas, em todas as regiões nas quais o serviço é ofertado as solicitações mais frequentes estão relacionadas à escolha dos motoristas. “Todos os profissionais que realizam este atendimento são muito bons, mas tem alguns que são mais cobiçados aqui de Blumenau (Santa Catarina), porque conseguem conduzir o veículo de maneira suave. E ao mesmo tempo eles são muito alegres, têm facilidade de interagir com as pessoas , sem exageros”, conta Theodor Darius, sócio gerente Darius Turismo, que há três anos aluga ônibus da Catarinense para as excursões organizadas pela sua empresa. Entre aqueles que já utilizam o serviço há mais tempo as indicações e a escolha destes profissionais é natural, mas para quem investe na locação pela primeira vez, a Catarinense mantém o mesmo cuidado. “Fazemos questão de escolher motoristas com o perfil mais adequado a cada situação, pois isso também interfere no serviço que estamos oferecendo” comenta Strapazzon.
Para Marlene a convivência durante as excursões às vezes é tão próxima que os motoristas acabam se transformando em participantes ativos do grupo. “Nas viagens para Aparecida do Norte sempre levamos uma faixa de Morretes e o motorista não nos leva apenas ao local contratado, em algumas ocasiões ele me ajudou a carregar a faixa, o que é com certeza um diferencial no serviço”, lembra.

(Fonte : Jornal de Turismo / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário