sexta-feira, 27 de julho de 2012

SISCOSERV ENTRA EM OPERAÇÃO



O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), instituído em portaria conjunta da Receita Federal e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), entrará em funcionamento na próxima semana. Segmentos relacionados à cadeia produtiva do turismo estão incluídos entre os ramos de atividades que deverão registrar no sistema suas operações comerciais, incluindo as de exportação e importação de serviços.
No Ministério do Turismo a avaliação é que a implantação do Siscoserv, uma das medidas do Plano Brasil Maior, contribui com a agenda trabalhada pelo governo federal, com colaboração de entidades do setor, para aumentar a competitividade do turismo nacional. “Considero que seja o primeiro passo para avançarmos no objetivo de caracterizar o turismo como serviço de exportação”, avalia o secretário-executivo do MTur, Valdir Simão.
O sistema poderá contribuir também, segundo o secretário, como fonte de informação para o dimensionamento do real impacto da atividade turística na economia nacional. “Com o Siscoserv o governo poderá contabilizar o que o Brasil está importando e exportando de serviços no geral e ter informações específicas dos empreendimentos relacionados à cadeia produtiva do turismo”, diz o secretário.
O Siscoserv é um sistema informatizado, desenvolvido pelo Governo Federal como ferramenta para o aprimoramento das ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis. Serve também, segundo informações divulgadas pelo MDIC, para a orientação de estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis.

PORTARIA

A portaria, que entrou em vigor no dia 20 de julho, estabelece um cronograma para o início do registro de informações dos diferentes segmentos do setor de serviços e produtos intangíveis. O prazo para algumas categorias de serviços começa no dia 1º de agosto. Para os empreendimentos classificados na categoria de fornecimento de alimentação, bebidas e serviços de hospedagem a data é 1º de outubro deste ano.
Os serviços de transporte de passageiros e os recreativos, culturais e desportivos, também classificados na Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (NBS), serão integrados ao Siscoserv em 2013.
A Lei 12.546, de 14 de dezembro de 2011 (Plano Brasil Maior - PBM) tornou obrigatória a prestação dessas informações ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Estão dispensados da declaração os optantes do Empreendedor Individual e do Simples Nacional, desde que não sejam beneficiados por mecanismos de apoio ao comércio exterior. Também estão dispensadas as pessoas físicas que não explorem habitualmente atividade econômica de natureza civil ou comercial, desde que não realizem operações de mais de US$ 20 mil por mês.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

GOVERNO ESTUDA IMPLANTAÇÃO DE ZONAS DE EXPORTAÇÃO NO TURISMO



De acordo com Valdir Simão, secretário executivo do MTur, o Governo estuda criar zonas de processamento de exportação para o turismo. Segundo o secretário essas zonas já existem em outros segmentos. "Todas as indústrias dessa área delimitada e que exportem 80% de seus produtos recebem desoneração de alguma forma. O desafio seria como aplicar isso ao turismo, já que no turismo não exportamos nenhum produto", disse. Para ele, este é um grande desafio mas é possível para que o Brasil possa ser mais competitivos em relação a outros países.
De acordo em ele, essa concepção ainda está em fase inicial e de estudo de outros modelos já implementados em outros países. "Faremos em breve uma missão para a Colômbia, que recentemente implantou uma estratégia dessa para o turismo", antecipou. Para ele, essa implementação no Brasil só será possível com o interesse do Estado, do Município e da União, pois, a zona é delimitada e os investimentos são levados para essa área. "Precisamos conceber produtos para os turtistas estrangeiros. Precisamos atrair turistas que venham e deixem recursos no nosso país", declarou durante o primeiro painel de discussão do Conotel 2012.

(Fonte : Mercado & Eventos)

MTUR DEBATE FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO SETOR



O Ministério do Turismo aposta na iniciativa de reunir os principais atores ligados ao turismo como forma de subsidiar a construção de uma nova Política de Qualificação e Certificação Profissional do Turismo. “Idéias inovadoras para transformar a nossa realidade” foi o tema da segunda rodada de debates realizada nessa terça-feira (24) com empresários do setor, técnicos da pasta, acadêmicos e especialistas em qualificação profissional.
Entre os principais desafios estão qualificar a mão de obra de profissionais com baixa escolaridade, aumentar o número de profissionais capacitados para atender o setor, envolver os empresários no processo de formação de profissionais e desenvolver a participação do turismo na economia brasileira.
O secretário executivo do MTur, Valdir Simão, acredita que o desafio maior é conseguir manter os profissionais no setor turístico. “Percebemos que a rotatividade de funcionários é muito alta em função de outros segmentos da economia oferecerem salários mais atrativos. Outro ponto que merece atenção é a certificação, em busca da melhoria da qualidade do serviço para o turista”, defende.
Para Wanda Engel, superintendente-executiva do Instituto Unibanco, é necessário contribuir para a escolarização básica e investir para que a juventude do país seja melhor. “O turismo é como a porta de entrada para o mercado de trabalho de muitos jovens. A ideia é fazer dessa porta de entrada uma influência e melhorar a educação básica, desenvolvendo uma forma de introdução no mundo do trabalho que garanta a sua continuidade na escola. Precisamos fortalecer esse laço entre educação e trabalho”, explica.
A assessora especial do MTur, Suzana Dieckmann, responsável pelo programa do ministério de qualificação profissional para a Copa do Mundo da FIFA 2014, o Pronatec Copa, explica que para cada desafio deve ser elaborada uma estratégia. “Trabalhamos o turismo de várias formas: como ferramenta de inclusão social até como ferramenta de superespecialização profissional. É a questão do empresário sentir a necessidade da valorização do próprio profissional. Precisamos definir o teor da qualificação, se seriam cursos curtos ou cursos mais técnicos e para quem vamos oferecê-los.”
O presidente do Conselho de Administração da CVC, Guilherme Paulus, afirma que o entrave para o crescimento do país é a educação. “Temos que nos unir e fazer um trabalho de base com os jovens para realmente pensarmos no futuro do país. Não pra agora, mas pra 2030”, diz.
Todos os participantes concordam que o baixo nível de educação no país e a falta de certificação são fatores que contribuem para a deficiência da qualidade do serviço oferecido ao turista. O consultor Cláudio Moura Castro defende que as certificações sejam ligadas às políticas do ministério. “O MTur poderia premiar aquelas instituições que têm mais funcionários qualificados, como, por exemplo, nas estrelas de hotelaria. Podemos dizer: um hotel, pra ter uma estrela, tem que ter pelo menos 5%, ou mesmo 10% da sua força de trabalho com uma certificação ABNT.”
Participaram ainda do encontro os secretários de Programas de Desenvolvimento do Turismo e de Políticas para o Turismo do MTur, respectivamente, Fábio Mota e Paulo André, o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Ítalo Mendes, o subsecretário de Ações Estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, a gerente de Treinamento da empresa TAM, Melissa Casagrande, o consultor Mikal Gartenkraut e os empresários Alexandre Sampaio e Jorge Ferreira.

(Fonte : MTur)

AZUL TERÁ PONTE AÉREA VIRACOPOS – SANTOS DUMONT(RJ) POR R$ 55,90



A Azul, companhia aérea brasileira que acaba fazer fusão com a Trip linhas aéreas, irá oferecer passagens aéreas baratas.
Em nota, a companhia informou que terá passagens aéreas a partir de R$ 55,90 para a ponte aérea entre São Paulo, partindo do aeroporto de Viracopos, em Campinas, para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Para conseguir a tarifa promocional, é necessário realizar a compra com no mínimo 21 dias de antecedência ao voo, que poderá ser utilizado às terças, quartas e sábados. As passagens aéreas estão disponíveis para compra parcelada, em até 10 vezes em qualquer cartão de crédito.
O grupo aéreo tem mais de 10% do mercado nacional de voos domésticos e corresponde à terceira maior empresa do segmento no país. Com a ação, a Azul pretende estimular o tráfego aéreo no país através de preços cada vez mais competitivos.

(Fonte: Ascom Azul / imagem divulgação)

ANAC PODE MULTAR PLUNA EM R$ 360 MIL POR VOO E CASSAR AÉREA



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta sexta-feira que a empresa aérea uruguaia Pluna pode ser multada em até R$ 360 mil por voo e ter sua autorização para operar no Brasil cassada, caso não preste assistência devida aos passageiros afetados pela paralisação de suas operações.
Segundo a Anac, a companhia - que decretou paralisação das operações por tempo indeterminado - deverá prestar assistência integral aos passageiros prejudicados pelo encerramento dos voos, mesmo se o consumidor estiver retornando de outro país. A entidade afirma ainda que calcula as multas de acordo com a quantidade de passageiros não atendidos e que o valor cobrado por passageiro é de R$ 4 mil.
A agência recomenda ainda aos passageiros que não estão no Brasil a entrar em contato com os consulados em cada país.
Nesta quinta-feira, a companhia aérea uruguaia anunciou que deixará de voar "por tempo indeterminado" por causa das dificuldades em encontrar novos acionistas e devido à situação financeira que atravessa. De acordo com comunicado da companhia, todos os voos seriam suspensos nesta sexta-feira a partir das 12h (de Brasília).
Em um breve comunicado, a Pluna informou sobre sua decisão advertindo que "a situação econômico financeira da empresa torna impossível assegurar uma adequada operação". A nota indica que, nos próximos dias, a empresa usará todos seus recursos disponíveis para entrar em contato com os passageiros afetados pelas circunstâncias para buscar "a melhor solução possível".
Segundo a Anac, a Pluna operava voos no Brasil desde 1949 e atendia sete cidades brasileiras: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Foz do Iguaçu. Os voos da companhia tinham como destino Montevidéu e Punta Del Este, no Uruguai, e Santiago do Chile. Todas as operações da companhia eram realizadas com a aeronave Bombardier CRJ-900, com capacidade para 90 passageiros.

CASO

A Pluna anunciou a suspensão das atividades justo ao término do segundo dia de uma greve de 48h realizada pelos funcionários da companhia para reivindicar informações sobre os planos de futuro da empresa e a busca de um sócio que assuma o pacote de 75% das ações em venda da mesma.
A imprensa uruguaia especula sobre a intenção do governo de liquidar a empresa definitivamente e levá-la a reunião de credores para pagar provedores e trabalhadores.
No dia 15 de junho passado, o governo uruguaio anunciou um acordo com o grupo privado argentino Leadgate para sua "saída ordenada" da Pluna após o fracasso do plano de negócios que realizou nos últimos cinco anos desde que o Executivo de Tabaré Vázquez, o primeiro líder de esquerda da história do país, vendesse 75% da empresa.

(Fonte : Efe e Reuters / imagem divulgação)

NOVA UNIDADE DA PF É INAUGURADA EM VIRACOPOS



Foi inaugurada na última terça feira(24/07) uma nova delegacia da PF (Polícia Federal) no aeroporto de Viracopos. A unidade terá um setor de operações com câmeras de alta definição que irá cuidar do monitoramento todo o sítio aeroportuário e espectrômetro de massa que, em junto com cães de serviço, será usado nas ações de repressão ao tráfico internacional de entorpecentes e também na detecção de explosivos.
Segundo a PF, no ano passado foram realizadas 85 prisões em Viracopos, 90% relacionadas ao tráfico. Neste ano,até o momento tiveram 26 detidos. O foco central da nova unidade será o combate ao tráfico.
A nova estrutura também auxiliará na contenção do aumento de furtos de bagagem que tem sido registrado no aeroporto.

(Fonte : Ascom Aer. CGH  / imagem divulgação)

GOVERNO AUTORIZA SAQUE DE DÓLAR EM CAIXA ELETRÔNICO ESPECIAL



O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o uso de terminais de autoatendimento para operações de câmbio. No caixa eletrônico, será permitido trocar moeda nacional por estrangeira e vice-versa. Serão permitidas operações de montante equivalente a até US$ 3 mil. A operação, segundo o BC, será feita com a mesma exigência existente hoje, que exige a identificação do cliente
Em nota, o BC informa, ainda, que também foi eliminada a atual restrição quanto ao tipo de empresa que pode ser contratada como correspondente para executar de câmbio. Até agora, só empresas do ramo de turismo - com credenciamento no Ministério do Turismo - poderiam fazer isso. A partir de agora, qualquer pessoa jurídica, independentemente do setor, pode ser autorizada a fazer câmbio manual como correspondente. "Até uma padaria", disse o secretário-executivo do BC, Geraldo Magela Siqueira.
"As medidas simplificam as operações de câmbio de pequeno valor e proporcionam mais alternativas de acesso e maior capilaridade a esse mercado", cita o BC. "As medidas encontram-se em linha com as ações do governo Federal para simplificar e modernizar o mercado de câmbio e possibilitam, sem abrir mão da segurança, a criação de rede compatível com centros turísticos dos mais variados portes, proporcionando a ampliação da capilaridade e o atendimento ao aumento no turismo esperado nos eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos".

NOVOS EQUIPAMENTOS

A nova operação de câmbio será realizada em equipamentos que ainda não existem no Brasil.
Relativamente comuns na Europa e Estados Unidos, as chamadas "máquinas cambiadoras" permitem que diferentes moedas sejam trocadas automaticamente, sem a necessidade de uma casa de câmbio tradicional. O terminal será instalado e operado por instituições financeiras autorizadas a operar com a troca de moedas.
No equipamento, o brasileiro que viajar ao exterior pode, por exemplo, introduzir reais e trocá-los por dólares ou euros. Estrangeiros que visita o Brasil podem fazer a operação contrária. "No equipamento tradicional, só é permitido o saque, operação que vai para a fatura do cartão ou da conta. Na nova máquina, o cliente poderá trocar moedas. Se colocar reais, vai sair a moeda estrangeira", disse Siqueira.
Assim como no câmbio tradicional, a troca de dinheiro é feita mediante a identificação do cliente. Nas novas máquinas, isso será feito com o uso de um cartão bancário de uso internacional, como um cartão de crédito tradicional. Essa informação será apenas usada para identificação, não será feito saque ou pagamento da conta identificada.
Na operação de câmbio, a instituição financeira responsável pela máquina poderá operar livremente a taxa de compra e venda, exatamente como ocorre atualmente. Também poderá ser cobrada tarifa relativa à transação, desde que previstas pelas atuais regras do BC.
Nos caixas eletrônicos, o limite por operação será equivalente a US$ 3 mil. Siqueira nota que o uso das novas máquinas não vai incentivar o uso do câmbio para fins ilegais, como a lavagem de dinheiro. "O cliente será identificado e ele pode estar sujeito a explicar operações. Transações são acompanhadas e podem cair no radar do BC, que pode cobrar explicações das instituições financeiras ou ainda cair no COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras)".

(Fonte : Jornal O Estado de S. Paulo / imagem divulgação)

OPERADORAS DE TURISMO ESPERAM CRESCER MENOS



O setor de operadoras de turismo no Brasil fechou 2011 com crescimento de 29,5% ante o ano anterior, segundo dados da entidade especializada Braztoa.
Para este ano, porém, a previsão é crescer só 10%.
"Maio, junho e julho foram meses de queda do consumo de viagens. Mas a partir de setembro o setor deve se recuperar", diz Marco Ferraz, presidente da Braztoa.
"O brasileiro está mais endividado. E com o incentivo do IPI preferiu, no primeiro semestre, gastar com a troca de carro e eletrodomésticos. Contribuiu para a queda no segundo trimestre do ano."
Em 2011, as 98 empresas representadas pela Braztoa faturaram R$ 9,8 bilhões, com 6 milhões de turistas brasileiros transportados.
O maior acesso ao crédito e o câmbio favorável são fatores que alavancaram.
"Esperávamos crescimento de 15% e fomos surpreendidos", diz Ferraz, que também atribui parte da expansão conseguida em 2011 ao fato de 12 operadoras terem se integrado à associação.
"Há uma massa de trabalhadores que passou a ter o direito a 30 dias de férias, pela CLT, que passou a viajar."
Na lista de mais vendidos ainda está a Bahia, com 42% dos destinos do Nordeste. Mas a classe C também faz as malas para Buenos Aires, destino predileto dos que fazem a primeira viagem para o exterior.
O faturamento doméstico cresceu 37,4%, enquanto o internacional registrou expansão de 23%.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

BRASIL NO CORAÇÃO



A embaixada do Brasil em Londres vai mostrar durante os Jogos Olímpicos de 2012 o que o país tem de melhor em atrativos turísticos e inovação tecnológica. A presidenta da República, Dilma Rousseff, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o presidente da Embratur, Flávio Dino, visitaram a exposição "Brazil at Heart" (Brasil no coração).
A ação marcou a inauguração da nova sede da embaixada e é uma parceria entre os ministérios do Esporte, das Relações Exteriores e do Turismo, da Embratur, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O local ficará aberto ao público de 28 de julho a 2 de setembro.
Os visitantes terão informações sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 por meio de vídeos exibidos em 12 telas de LCD. Outra atração é o Visorama, sistema de realidade virtual em que, com um binóculo, o turista poderá “passear” pelo Rio de Janeiro com imagens panorâmicas em 360º.
"Os olhos do mundo estão voltados para Londres. Temos que aproveitar este momento para promover nossos destinos e nossos atrativos, o que o turismo brasileiro tem de melhor”, afirmou o ministro Gastão Vieira.
Dentro da campanha de promoção turística que está sendo realizada pelo Brasil na capital inglesa está o Torcida Social. Ele mostrará como fãs do esporte podem se integrar em uma competição pelos melhores palpites no Facebook e em smartphones. A ideia é que os participantes enviem previsões dos resultados das partidas e disputem o título de melhor palpiteiro. O aplicativo, que é adaptável a qualquer competição, será utilizado em eventos como o Campeonato Brasileiro de futebol e a Copa 2014.
Em outro ambiente da exposição, Neymar, um dos maiores craques do futebol mundial, convidará os visitantes a desafiá-lo nas embaixadinhas, em uma experiência virtual. O público poderá interagir com o jogador, recebendo bolas virtuais para mostrar o quanto está preparado para a Copa 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.
O governo federal apresentará, ainda, a criatividade, a originalidade e a qualidade da produção artística brasileira. Haverá um video mapping, com projeção de imagens relacionadas ao Brasil, e uma instalação desenvolvida pelo coletivo artístico Bijari, de São Paulo, formado por arquitetos e artistas que se dedicam à criação de intervenções visuais e de multimídia. A mostra em Londres é uma parceria da Apex-Brasil com a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT).
A Brazil at Heart estará aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 18h, com programação variada, incluindo palestras e workshops organizados pelo governo brasileiro e por instituições parceiras. De 31 de julho a 15 de agosto, serão feitas ações, em parceria com os estados, para apresentações culturais, destacando a música, a gastronomia e os destinos brasileiros.
Além da exposição na embaixada, o Brasil poderá ser visto em várias partes de Londres. Peças publicitárias com imagens de destinos brasileiros serão adesivadas em seis ônibus turísticos de dois andares, 100 táxis típicos e 500 paradas de ônibus.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

LONDRES DÁ EXEMPLO DE AUSTERIDADE E SUSTENTABILIDADE NAS OLIMPÍADAS



Mais de 4 bilhões de pessoas devem acompanhar hoje (27) a cerimônia oficial de abertura das Olimpíadas de Londres a partir das 20h de Londres (16h em Brasília) que contará com um espetáculo, mantido em segredo, e o desfile das delegações dos 192 países e 13 territórios. A solenidade será no Estádio Olímpico, um dos locais especialmente preparados para o maior evento esportivo do mundo.
Às vésperas da abertura das Olimpíadas, o governo do Reino Unido foi informado que a produção de riquezas do país caiu 0,7% entre abril e junho. Foi o terceiro trimestre consecutivo de queda no Produto Interno Bruto (PIB), acentuando ainda mais a percepção de que a crise se agrava no país.
O orçamento de Londres praticamente triplicou desde que a cidade foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos, em 2005. Mas em meio à crise econômica internacional, os responsáveis pelas obras se adaptaram aos novos apertos no orçamento e entregaram todas as instalações nos prazos previstos e pelo valor equivalente a 30 bilhões de reais, abaixo do que foi posteriormente negociado.
Apelidados de Jogos da Austeridade em meio ao contexto econômico de crise internacional, as Olimpíadas de Londres vão deixar um legado avaliado entre 10 e 13 bilhões de libras, valor que varia de R$ 31 a R$ 41 bilhões. Parte dos investimentos contribuiu para reabilitar a região leste da capital, que ganhou um parque olímpico novinho e que trouxe melhorias na rede de transporte, infraestrutura, comércio e moradia.
Londres deixa um exemplo ao conjugar rigor orçamentário com sustentabilidade pois a cidade foi escolhida também pelo projeto que privilegiou aspectos de respeito ambiental. Foram feitas obras que serão parcialmente desmontadas e reaproveitadas em outros locais, como a arena de basquete, que será totalmente desfeita e as arquibancadas para 12 mil pessoas deslocadas para o autódromo de Silverstone e outros locais.
O próprio Estádio Olímpico, maior palco dos Jogos, foi construído com 80 mil lugares, mas apenas 25 mil são permanentes. O futuro proprietário do local decidirá o destino das arquibancadas moduláveis.
Apesar da tensão, as autoridades britânicas se esforçaram para manter o clima de festa e receptividade a turistas que estão em Londres. Em Londres, há bandeiras do Reino Unido e de vários países estendidas nas árvores, além dos cinco anéis que simbolizam os Jogos Olímpicos.
Os organizadores enfrentaram muitos problemas na reta final, como a ameaça de greve de agentes da imigração, em busca de uma remuneração extra pela sobrecarga de trabalho, assim como taxistas que protestam contra o uso exclusivo de uma faixa nas ruas só para atletas e dirigentes olímpicos, e até a convocação de última hora de 1,2 mil militares para garantir a segurança.
Os militares foram convocados depois que a empresa contratada para o serviço anunciou que não tinha como garantir todos os agentes, inicialmente, destinados ao evento. A rede de transporte para o as regiões da cidade como o Parque Olímpico está saturada. Mas autoridades pedem paciência para a população e os turistas já que não há muito o que fazer.
É a terceira vez que Londres sedia o maior evento esportivo do planeta, após ter organizado o evento em 1908 e 1948. A expectativa é atrair, nos próximos 17 dias, mais de 1 milhão de visitantes de várias partes do mundo. As estimativas das autoridades são as de que a receita com o turismo chegue a 1 bilhão de libras (cerca de R$ 3,16 bilhões), nas duas semanas do evento.

(Fonte : Agência Brasil de Notícias / imagem divulgação)

EMPRESAS TENTAM DRIBLAR DESACELERAÇÃO DO TURISMO



Três das maiores empresas de assistência viagem do país têm estratégias diferentes para enfrentar a desaceleração do crescimento das viagens aéreas, que impacta diretamente no desempenho das empresas do setor.
As empresas de assistência viagem fornecem um cartão ao seu cliente, que dá acesso a uma rede de hospitais, dentistas, entre outros serviços, sem gasto na hora em que são atendidos. Em média, acima de 80% das suas vendas são de viagens internacionais. No seguro viagem, os associados têm de pagar pelo atendimento para serem reembolsados depois.
A Europ Assistance, criada na França, está em fase adiantada de um projeto piloto de venda de assistência viagem em uma grande rede de varejo, cujo nome não foi divulgado. Atualmente, a venda de produtos para pessoa física responde por 11% do faturamento da empresa, mas a ideia é chegar a 20% até 2015.
"Temos meia dúzia de oportunidades no mercado em fase de fechamento com empresas relativas ao mercado de varejo", afirma a diretora comercial da Europ Assistance, Monica Pessoa.
Segundo ela, a companhia sentiu a desaceleração das viagens aéreas. Neste ano, a projeção inicial indicava um crescimento de 12% do faturamento da empresa, que deverá ficar em 10%. "Não diria que está sendo um ano ruim. Está sendo bom, mas houve uma pequena desaceleração, com um volume de produção um pouco menor do que o primeiro semestre de 2011", acrescenta Monica.
Além de assistência viagem, a Europ atua em outras frentes como seguro e assistência automóvel. No ano passado, o faturamento da empresa somou quase R$ 400 milhões.
A Travel Ace, fundada na Argentina, lançou, em dezembro de 2007, um produto desenvolvido especificamente para a nova classe média, o My Assistance. Ele deverá responder, até o fim do ano, por 22% das vendas, segundo o diretor da empresa, Roberto Roman.
"O mercado deu uma desaquecida no primeiro semestre. O mercado continua aumentando, mas não com a força que se esperava", afirma o executivo.
De acordo com ele, de janeiro a junho a expansão das vendas foi de 12%, sendo que a estimativa inicial era de uma taxa de 18%. Com o segundo semestre, o crescimento das vendas deverá alcançar 22%, diante de uma previsão inicial de 27%. "Foi uma conjuntura de fatores, demanda superestimada, alta do dólar e preços elevados de tarifas aéreas, por exemplo", acrescenta.
A Assist Card, de origem suíça, nomeou recentemente um novo gerente regional no Brasil, o argentino Daniel Prieto. Segundo o executivo, o foco da companhia são as classes A e B, o que dilui o impacto da desaceleração do crescimento das viagens aéreas.
A empresa reformulou o seu site em junho para poder ampliar os canais de vendas. Por meio da internet, o cliente da Assist Card já pode adquirir um produto. Atualmente, 20% das vendas da empresa são realizadas pelo canal vendas diretas, que inclui o site e a central de atendimento por telefone.
Cerca de 60% das vendas são feitas por meio de agências de viagem. Os 20% restantes são provenientes de parcerias com seguradoras. Em três anos, com a ajuda da internet, Prieto acredita que esse meio de distribuição passará a responder por 25% das assistências comercializadas. "Nosso objetivo é desenvolver o canal de vendas diretas, especialmente o comércio eletrônico", afirma o executivo.
Segundo ele, o faturamento da Assist Card no Brasil deverá crescer 35% neste ano, em comparação com o ano passado. Os valores, porém, não são divulgados.

(Fonte : Jornal Valor)

SOBE E DESCE PARA A COPA



A Villarta acaba de fechar dois contratos para o fornecimento de elevadores e escadas rolantes em obras que deverão ficar prontas antes da Copa do Mundo de 2014.
O valor total dos dois projetos, no aeroporto do Galeão (RJ) e na Arena Palestra (SP), chegará a R$ 30 milhões.
O aeroporto internacional receberá 58 novas escadas rolantes, importadas da China. No novo estádio do Palmeiras, por sua vez, serão instaladas 26 escadas rolantes e 15 elevadores.
A companhia também negocia com estádios e aeroportos de outras regiões do país. "Temos que ter cuidado ao entrar em um projeto atrasado, pois, dependendo do prazo, não é viável participar", afirma o presidente da empresa, Jomar Cardoso.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

MTUR: IDOSOS SÃO GRANDE NICHO A SER EXPLORADO



Ontem (quinta-feira, dia 26), teve início a 54ª edição do Conotel, na Fecomercio (SP). Durante todo o dia de hoje haverá palestras sobre diversos assuntos que englobam a hotelaria nacional. A primeira palestra Brasil como Ambiente Macro Econômico para Aceleração do Turismo acontece neste momento e tem como moderador Alexandre Sampaio, da FBHA; Enrico Fermi como debatedor; e como palestrantes, Valdir Simão (Ministério do Turismo) e Maurício do Val (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
Val explanou sobre o novo projeto do Ministério de Desenvolvimento: o Siscoserv - Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio. A ferramenta tem objetivo de aprimoramento das ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços. O executivo pediu para que as empresas turísticas façam o seu cadastro. O sistema entrará no ar a partir de 1º de agosto e a ideia é que dados das organizações turísticas estejam no Siscoserv em 1º de outubro.
“Não falta crédito para o crescimento. Nosso mercado está mercado maduro. Estamos vivendo o clima de pleno emprego. Oportunidade de incluir novos segmentos no setor de turismo. Tempo ideal para que pensemos que perfil de turista e quais suas necessidades para que criemos produtos para esse novo visitante. Além da classe C, outro exemplo de nicho a ser explorado é o aposentado. A folha de pagamento do INSS deve chegar esse ano a 30 milhões de aposentados e pensionistas. É um cliente que tem como característica honrar seus compromissos. O idoso brasileiro quer ter uma vida ativa e viagens são as melhores coisas para esse perfil. Sem contar que ele pode viajar o ano inteiro”, explica Simão.
Dentre as oportunidades do setor, Simão citou a criação de equipamentos turísticos em diversas cidades brasileiras por conta dos mega eventos, e também a entrada do segmento no Plano Brasil Maior.

(Fonte & imagem : Panrotas)

DESONERAÇÃO NA AGENDA DO CONOTEL



Desoneração, conquista e articulação. Foram estas as palavras presentes na solenidade de abertura do 54º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), ontem (26), em São Paulo. O secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, e os representantes das quatro principais entidades do setor ressaltaram a importância da inclusão da hotelaria no Plano Brasil Maior e do esforço conjunto que proporcionou este resultado positivo para o turismo nacional.
“Conseguimos obter uma grande vitória em prol do ambiente de negócios no país, aproximando a máquina pública das entidades que empreenderam um esforço incansável em defesa da hotelaria”, disse Valdir Simão. Ele manifestou otimismo com o cenário que vem se desenhando para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Disse que o turismo está na agenda do governo federal e lembrou que a presidenta da República, Dilma Rousseff, lançou em Londres, nesta semana, a campanha de promoção do Brasil no exterior.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi, homenageou o secretário executivo e sua equipe “em reconhecimento ao empenho” na agenda da desoneração. Segundo ele, a partir do trabalho do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e da presidenta da República, “as portas do ministério foram abertas para o setor. Estamos conseguindo avançar para tornar a hotelaria brasileira mais competitiva”. Fermi afirmou que, após conseguir a desoneração da folha de pagamento, a hotelaria articula com o MTur e o Ministério de Minas e Energia medidas para a diminuição de custos na conta de energia elétrica.
O trabalho conjunto entre o MTur e as entidades na busca da desoneração da cadeia produtiva e também nas ações de qualificação profissional são exemplos a serem seguidos, na opinião do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio. Ele destacou a “percepção prática”, voltada para resultados, que culminou na inclusão da hotelaria no plano governamental de estímulo à indústria nacional.
Sobre este avanço, o presidente da Associação Brasileira de Resorts, Dilson Jatahy Fonseca, foi direto. “Um marco imensurável, um fato inédito”, disse. Segundo Fonseca, a desoneração da folha de pagamento é um incentivo para o segmento de resorts, pois vai facilitar a contratação de mão de obra, propiciar a geração de divisas e melhorar a qualidade do atendimento ao turista.
Para o presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Roberto Rotter, com a atual crise econômica internacional “o Brasil é visto com uma excelente opção para investimentos”. Ele defendeu a articulação entre as entidades como condição básica para se avançar ainda mais na agenda da desoneração tributária.
A solenidade de abertura foi realizada na sede da Fecomércio. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, esteve no local para cumprimentar os organizadores pouco antes do início do evento. O Conotel prossegue até o próximo sábado (28), com a realização de sessões plenárias sobre temas relacionados ao desenvolvimento da indústria hoteleira.

(Fonte : MTur)

CARTÃO COM BENEFÍCIOS PARA HOTELEIROS É NOVIDADE DA ABIH



A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) está lançando o CARTÃO DO HOTELEIRO. Ele trará uma série de benefícios aos associados da entidade. Segundo o presidente, Enrico Fermi, o objetivo é angariar parceiros para que os hoteleiros tenham desconto em uma série de produtos e serviços. “Nossa primeira parceira é a Tam, que vai conceder entre 12 e 15% de desconto nas passagens aéreas para quem tiver o cartão”, revelou.
Fermi explicou que a ideia é ter parceiros de diversos setores. Ele afirmou que a entidade já está negociando com outras empresas, como locadoras de veículos, por exemplo. O produto está sendo divulgado durante o 54º Conotel e para adquiri-lo o hoteleiro pagará apenas uma anuidade fixa.

(Fonte : Mercado & Eventos)

HOTÉIS INVESTEM NAS REDES SOCIAIS



Com uma página no Facebook que oferece agenda cultural, informações sobre grandes eventos e, principalmente, a programação em todos os setores do calendário carioca, a diretoria do Arena Copacabana Hotel definiu uma linha de atuação para as redes sociais que objetiva não apenas divulgar tarifas e promoções especiais, mas também manter os usuários informados acerca de tudo o que acontece na cidade.
Segundo métricas apontadas pelo site socialbakers.com, o Brasil tem hoje cerca de 52,8 milhões de usuários do Facebook e fica atrás apenas dos Estados Unidos com 155,6 milhões. Superou recentemente a Índia com 51,06 milhões de pessoas com acesso à rede social.
Ainda de acordo com o portal, a taxa de penetração na população americana do Facebook é de cerca de 50% e no Brasil de 26% mas segue crescendo e ultrapassou a Indonésia, México, Turquia, Reino Unido, Filipinas, França, Alemanha. O último da lista é a Cidade do Vaticano com apenas 20 curiosos em saber o que se passa na rede mais famosa do mundo.
“Nós pesquisamos a evolução do Facebook no Brasil e, principalmente, as características do público que usa a rede, pois sabemos que, de um total de 69% da população brasileira que está na internet, apenas 26% fazem uso desta ferramenta. Sabemos que 32% dos usuários está na faixa dos 18 aos 24 anos e que o nosso público corporativo representa apenas 7% do total. As mulheres também estão à frente na rede com 54% contra 46% de homens. Com base nestes dados e em outras pesquisas desenvolvidas internamente, a fanpage do Arena Copacabana Hotel procura desenvolver conteúdo para estes perfis", afirma o gerente-geral do hotel, Douglas Viegas.
Diariamente um profissional analisa o relatório do Facebook e prepara os posts para atender aos hóspedes do hotel e clientes que utilizam o restaurante e os salões de eventos. O monitoramento para composição deste conteúdo também é feito com base em outras redes que operam de forma paralela com o foursquare.

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

IBERO CRUZEIROS REALIZARÁ TRAVESSIAS ESPANHA-BRASIL



A Ibero Cruzeiros realizará três viagens de travessia, com saída da Espanha e desembarque no Brasil, entre outubro e novembro de 2012. Três navios realizarão a viagem: Grand Mistral, Grand Holiday e Grand Celebration. Os detalhes, com datas de saída e preços de pacotes, poderão ser obtidos no www.iberocruzeiros.com.br.
Segundo a gerente de Vendas e Marketing, Cláudia Del Valle, um aspecto interessante a ressaltar são as compras que os hóspedes podem realizar durante este tipo de viagem. “O limite de bagagem dos navios é maior do que o permitido em viagens aéreas. Este detalhe dá mais tranquilidade para que os passageiros”, diz a executiva.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR GANHA NOVA LOGO E SITE INTERATIVO



A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa que construiu, opera e administra os bondinhos, lançou um novo layout para o site do complexo turístico e uma nova logomarca. A mudança foi realizada para celebrar o centenário do ponto turístico. A nova identidade será utilizada em folders, internet, peças promocionais e em todo material comemorativo do centenário.
O site agora disponibiliza um mapa interativo com o trajeto do passeio, o espaço cultural Cocuruto e os restaurantes e lojas no Morro da Urca e Pão de Açúcar. Os visitantes tem acesso também às fotos e histórias da criação da empresa e construção do parque.
“É com muita alegria que apresentamos esse novo site do Bondinho, mais interativo e moderno. Nosso objetivo é atender o turista e visitante de maneira especial e diferenciada, por isso investimos também nesse espaço”, comentou a diretora geral da Companhia, Maria Ercilia Leite de Castro.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

PROPOSTA LIMITA VALOR DE TAXA POR REMARCAÇÃO DE PASSAGEM AÉREA



O Projeto de Lei 3643/12, do deputado Claudio Cajado (DEM-BA), limita o valor da taxa cobrada pela companhia aérea de passageiros que remarcam o horário ou a data de seus bilhetes.
Conforme a proposta, a taxa não poderá ultrapassar a diferença entre o valor já pago e o que seria cobrado por um novo bilhete, na mesma classe, no dia da alteração. Ainda segundo o texto, a medida valerá mesmo no caso de passagens compradas em promoções.
O projeto altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86). A lei atual prevê validade de um ano para o bilhete, mas não menciona a cobrança de taxas em caso de alterações solicitadas pelos passageiros.
Na opinião de Cajado, a omissão da legislação atual em relação às condições de cancelamento ou remarcação de passagens permite abusos por parte das companhias aéreas. “A regra proposta é simples e não expõe o transportador a instabilidade na previsão de receita. Também sai ganhando o usuário, que passa a contar com um limitador objetivo e razoável para as taxas impostas pelo transportador”, avalia o deputado.

TRAMITAÇÃO

O projeto foi apensado ao PL 4665/09, que integra as propostas do novo Código Brasileiro de Aeronáutica, já aprovado em comissão especial e à espera de votação no Plenário.

(Fonte : Agência Câmara de Notícias)

PROJETO LIMITA A 10% MULTA PELO CANCELAMENTO OU REMARCAÇÃO DE PASSAGEM AÉREA



A senadora Ana Amélia (PP-RS) apresentou projeto de lei (PLS 24/2012) que limita a 10% do valor de aquisição da passagem aérea a multa em caso de reembolso ou remarcação a pedido do passageiro.
A proposição, que altera o artigo 228 do Código Brasileiro de Aeronáutica — Lei 7.565/86 — tem por objetivo acabar com a prática, frequentemente adotada pelas companhias aéreas, de cobrança de multas abusivas pela remarcação ou reembolso.
De acordo com a autora, a aprovação de seu projeto deverá contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pelas companhias aéreas, coibindo abusos, sobretudo no caso de bilhetes adquiridos em tarifa promocional, que constituem a imensa maioria das passagens vendidas no país.
Ana Amélia observa que, mesmo estando o tema regulamentado na esfera infralegal por portaria do Comando da Aeronáutica, a limitação da multa de 10% somente se aplica a passagens compradas fora de promoções.
Em seu voto favorável a aprovação da matéria, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) afirma que o projeto sana lacuna normativa sobre o assunto existente no Código Brasileiro de Aeronáutica estabelecendo um critério de equidade.
“O desconto de uma taxa de serviço de até 10% do valor da tarifa, a par de assegurar a cobertura dos custos administrativos em que tenham incorrido, previne o cometimento de abusos por parte das operadoras do transporte aéreo”, afirma Aloysio Nunes em seu voto.
O projeto encontra-se pronto para inclusão na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

(Fonte : Sonda Brasil)

GOL DIZ QUE VENDA DE SEGURO É SEPARADA DA OFERTA DE PASSAGENS



A Gol Linhas Aéreas disse, em comunicado, que a venda de seguro viagem é separada da oferta de passagens aéreas. “Durante a compra das passagens, o cliente tem a opção de adquirir, ou não, o seguro a qualquer momento e a sua compra final precisa ser confirmada”, diz a nota.
O esclarecimento é feito depois que a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, informou ter aberto processo administrativo para investigar supostas irregularidades na venda de passagens e seguro viagem da Gol e da TAM.
A TAM respondeu, em comunicado, que os seus passageiros podem comprar passagens aéreas sem a obrigatoriedade de adquirir o seguro viagem. A companhia acrescentou que ainda não foi notificada sobre o processo administrativo e acrescentou que “sendo notificada, prestará todos os esclarecimentos que forem solicitados”.
As duas companhias estão sujeitas a multas de até R$ 6,2 milhões.
Em janeiro de 2010, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) chegou a suspender a venda de seguro viagem atrelada à oferta de passagens das companhias Azul, Gol e TAM.
Naquela época, a agência havia constatado que a venda de seguro viagem já estava previamente selecionada como se fosse parte de tarifas do transporte aéreo.

(Fonte : Jornal Valor / imagem divulgação)

RESTRIÇÕES NO AEROPORTO LEVAM AVIANCA A SUSPENDER VOOS EM PASSO FUNDO



Em função das restrições operacionais impostas pela ANAC ao aeroporto de Passo Fundo, a Avianca suspendeu os voos (6178 e 6179) que ligam São Paulo/Guarulhos àquela cidade gaúcha.
Todas as vendas com destino ou partida de Passo Fundo estão temporariamente suspensas, até que as condições operacionais sejam restabelecidas. A Avianca está estruturando uma operação alternativa para aeroportos próximos a Passo Fundo, como forma de diminuir o impacto aos passageiros que já adquiriram suas passagens nos trechos suspensos.

Mais informações: http://www.avianca.com.br/  

(Fonte : Business Travel Magazine)

MUSEU TAM REGISTRA RECORDE DE VISITAS



Você curte aviação ?

Gosta de saber com um pouco de história e muito de paixão ?

Então é um potencial visitante para o maior museu de aviação do mundo mantido por uma empresa aérea. E que está localizado no Brasil, no interior paulista, exatamente em São Carlos, uma localidade de grandes avanços tecnológicos.
O Museu da TAM merece a sua visita. Prova do interesse existente foi o recorde de público para um só dia alcançado na semana passada (exatamente na quarta, dia 18), quando teve 2.351 pessoas, superando a marca anterior, do dia 11, quando recebeu 971 pessoas.
Os números tem razão na estratégia adotada para permitir que mais pessoas conheçam o seu acero. Desde março, toda quarta tem ingresso gratuito. Nesse dia, geralmente, as visitas que prevalecem são de escolas, e associações de assistência social.
"Temos recebido cada vez mais curiosos, gente com muita vontade de ver os aviões bem de perto. No dia do recorde, por exemplo, a fila para entrar no Fokker 100 dava voltas. Isso nos deixa muito felizes e realizados. É a história da aviação que está mais perto do público", afirma João Francisco Amaro, presidente do Museu TAM.
Realização do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro para preservar a história da aviação, o Museu da TAM completou no mês passado, dois anos de sua reabertura. Atualmente, a instituição reúne 108 aeronaves, 81 delas expostas para o público. Criado em 1993, o espaço foi aberto ao público em 2006 com o nome de Museu Asas de um Sonho e, após uma extensa reforma, foi reaberto em 2010 como Museu TAM.
Até o final deste mês de julho, coincidente com as férias, os visitantes participam de uma série de ações recreativas lideradas por educadores.

Inventando aviões com Santos Dumont

- Tempo aproximado: 30 - 40 minutos, com início às 10h00

- Faixa Etária: até 12 anos

Um educador, trajado como Santos Dumont, falará sobre sua vida, como se fosse o próprio aviador. Ele explicará as experiências, as emoções e os desafios que o levaram a confeccionar o 14 Bis e outros aviões. Após a explicação, os participantes serão convidados a inventar a sua própria aeronave e poderão levar o desenho para casa.

Correio Aéreo

- Tempo aproximado: 20 - 30 minutos, com início às 14h30

- Faixa Etária: a partir de 3 anos

Um educador contará a história do correio aéreo e, resgatando a cultura da escrita de cartas, convidará os participantes a escreverem para um amigo ou ente querido sobre a visita ao museu. Ao final, os participantes receberão um brinde.

O Museu da TAM está na Rodovia SP 318, km 249 - São Carlos (SP), com funcionamento de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h), com ingressos meia entrada de R$ 12,50* para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Estacionamento e wi-fi gratuitos

Mais informações : (16) 3306-2020

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

AEROPORTO DE JOAO PESSOA REGISTRA AUMENTO NA MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS



Por dois meses consecutivos, maio e junho de 2012, o movimento de passageiros no aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa (PB), registrou crescimento. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em junho houve uma movimentação de 111.751 passageiros, índice 24,23% maior que o mesmo mês do ano passado. Em maio o crescimento foi de 18,83%. No semestre foi registrado um incremento na movimentação de 11,47% em relação ao mesmo período de 2011.
Passaram pelos portões de embarque e desembarque 612.462 passageiros, contra 549.445 em junho do ano anterior. Essa movimentação mensal coloca o aeroporto paraibano em terceiro lugar no ranking dos equipamentos administrados pela Infraero na região Nordeste.
No semestre, o Castro Pinto ficou atrás apenas de Aracaju (27,72%) e São Luis (14,55%). Com esse resultado o aeroporto mantém-se em terceiro no ranking nordestino, perdendo somente para Aracaju (34,56%) e Maceió, que registrou um crescimento de 24,5% no período.

CAMPINA GRANDE

O mesmo crescimento na movimentação de passageiros em João Pessoa foi registrado no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. No primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma elevação de 11,11%. Foram 64.618 passageiros embarcando e desembarcando no primeiro semestre de 2012, contra 58.156 registrados em 2011. Em junho deste ano, o crescimento foi de 22,73% em relação a junho do ano passado. Mais de 12 mil passageiros cruzaram os portões do João Suassuna no período.

NOVOS MERCADOS

Os dados divulgados pela Infraero apontam situações que podem revelar uma mudança de preferência de destinos dos turistas. Salvador, por exemplo, registrou uma queda de 6% na movimentação de passageiros no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Em junho, a queda foi menor, de 2,2%. Natal, outro mercado tradicional, também registrou queda no semestre, de 2,21%, apesar de ter se recuperado em junho, com uma elevação de 6,94%.

Passeios

De acordo com a direção da Luck Receptivo de João Pessoa, o movimento de fechamento de passeios turísticos tem se mantido em alta em relação ao ano passado, mesmo em um período considerado de meia estação. Em junho deste ano, a empresa fechou uma média de 450 pacotes com turistas por dia, e chega a transportar mais de 1,5 mil pessoas nos finais de semana, a partir de sexta-feira até domingo. O fluxo de pessoas apresentou um crescimento médio de 20% e muitos turistas adquirem mais de um passeio.
Dos passeios fechados, a maioria dos turistas tem origem do Estado de São Paulo, confirmando estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), que apontou que os paulistas são os maiores consumidores do turismo paraibano. Mas pessoas de outros lugares do Brasil, com do Rio Grande do Sul e Brasília, têm registrado um crescimento sustentável.

(Fonte : Secom PB)

PASSAGENS DE ÔNIBUS INTERESTADUAIS SOBEM 2,8% A PARTIR DE DOMINGO



A partir da meia-noite deste domingo, dia 29, o preço das passagens de ônibus interestaduais e internacionais terá reajuste de 2,874%. A medida foi anunciada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com a resolução 3.849 da ANTT, publicada hoje no "Diário Oficial da União", o aumento é justificado pela “necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro das permissionárias e empresas autorizadas do transporte rodoviário semiurbano interestadual e internacional de passageiros”.

(Fonte : Jornal Valor)



A PARTIR DE DOMINGO DIA 29 OS CELULARES COM DDD 11 TERÃO MAIS UM DÍGITO



A partir deste próximo domingo, dia 29, os números de celulares com DDD 11 receberão um dígito a mais. Será acrescentado o dígito "9" à esquerda de todos os números atuais, que passarão a contar com o formato 9xxxx-xxxx.
De acordo com a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, a medida visa aumentar a disponibilidade de números e à demanda de novos usuários.

(Fonte : Business Travel Magazine)

FOOD HOSPITALITY WORLD TERÁ EDIÇÃO BRASILEIRA EM 2013



O Grupo Cipa Fiera Milano e a ABIH Nacional vão anunciar nesta sexta-feira (27/07) a realização da Food Hospitality World - Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade, que irá estrear no Brasil em 2013. O anúncio acontece durante o Conotel 2012 e contará com a presença de empresários, hoteleiros, empresas de suprimentos na área de hotelaria, fornecedores e representantes das entidades e associações do setor.
Para Enrico Fermi, presidente da ABIH Nacional, o interesse do grupo internacional mostra a força da hotelaria brasileira e seu poder aglutinador de negócios. “Ao apoiarmos a Food Hospitality World, estaremos fortalecendo as parcerias privadas e incentivando o foco comercial da entidade”, afirmou.
A feira acontece entre os dias 25 e 27 de março de 2013, no Transamérica Expo, em São Paulo. A expectativa é que a primeira edição da Food Hospitality World ocupe um espaço expositivo de 8 mil m², reunindo cerca de 200 expositores entre fabricantes, importadores e distribuidores de produtos para hotelaria e alimentação.

Informações: http://www.fhwbrasil.com.br/  

(Fonte : Mercado & Eventos)