terça-feira, 5 de junho de 2012

ESPANHA E BRASIL TENTAM MELHORAR REGRAS ALFANDEGÁRIAS PARA TURISTAS



Espanha e Brasil analisaram nesta segunda-feira os requisitos impostos pelos dois países para a entrada de turistas como forma de tentar melhorar a colaboração policial e a assistência aos não admitidos nas alfândegas aeroportuárias.
Funcionários dos consulados dos dois países e representantes do Ministério do Interior mantiveram uma reunião de caráter "técnico", presidida pelo diretor-geral de Espanhóis no Exterior, Assuntos Consulares e Migratórios, Luis Fernández-Cid, informaram fontes ministeriais.
Neste ano, será realizada a 3ª reunião consular de alto nível entre os dois países para melhorar as políticas migratórias e o atendimento às pessoas obrigadas a retornar a seu país de origem.
A reunião foi organizada depois que o governo do Brasil decidiu endurecer as condições exigidas aos turistas espanhóis, em resposta aos impedimentos denunciados por cidadãos brasileiros na chegada ao aeroporto de Barajas, em Madri.
Desde 2 de abril, os espanhóis que viajam ao Brasil devem dispor de uma carta convite de quem lhe vai recebê-lo ou a reserva do hotel, além de demonstrar que dispõem de meios econômicos suficientes para se manter durante a estadia no país.

(Fonte : EFE / imagem divulgação)

ESPANHA FACILITARÁ ACESSO DE BRASILEIRO, DIZ REI



Em visita ao Brasil, o rei Juan Carlos, da Espanha, garantiu que o país europeu vai facilitar a entrada de brasileiros em território espanhol.
"Sabemos que ocorreram alguns problemas nos últimos anos, mas as autoridades espanholas estão estabelecendo medidas efetivas que agilizarão os trâmites para a entrada de cidadãos brasileiros", disse o monarca ontem, em almoço no Palácio Itamaraty.
O tratamento dado por autoridades imigratórias da Espanha a brasileiros é motivo de mal-estar entre os dois países.
O que se nota, na visão da diplomacia brasileira, é que os espanhóis não aplicam o mesmo rigor na fronteira a outros turistas do continente americano, como chilenos e norte-americanos.
Diante das sucessivas reclamações de maus-tratos, o Brasil passou a aplicar, desde abril, critérios semelhantes para o ingresso de espanhóis em território nacional.
A comprovação de reserva em hotel e de recursos mínimos para a estadia no país, por exemplo, passaram a ser cobrados de turistas da Espanha em viagem ao Brasil.
O problema migratório foi abordado em conversa entre Juan Carlos e a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.
O rei afirmou na ocasião que o chanceler espanhol, José Manuel Garcia-Margallo, está empenhado em resolver o impasse. Em sua fala, mais tarde, Dilma também chamou atenção para o assunto.
"Atribuo importância ao fato de que estejamos avançando no encaminhamento de soluções reais para os nossos problemas. Por exemplo, para os problemas enfrentados por viajantes brasileiros na Espanha", disse.
Diplomático, o rei Juan Carlos afirmou que os brasileiros "são muito bem-vindos na Espanha" e elogiou a "cooperação construtiva" dos dois países em superar a questão.
Ainda ontem, diplomatas brasileiros e espanhóis se encontraram em Madri para discutir o assunto. O grupo chegou a fazer uma visita a locais onde estrangeiros permanecem quando impedidos de entrar na Espanha. "Há vontade política para resolver esse problema", disse o porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, de 2008 a 2011 a Espanha barrou a entrada de pouco mais de 7.000 brasileiros. No mesmo período, segundo a Polícia Federal, 311 espanhóis foram impedidos de entrar no Brasil.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

EMPRESAS AÉREAS ESCONDEM MÉDIA DE ATRASOS DOS VOOS



Companhias aéreas esconderam dos passageiros o percentual de voos atrasados e cancelados. Desde ontem, elas são obrigadas a publicar os dados em seus sites.
Resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determina que as informações têm de ser apresentadas quando o passageiro selecionar destino e dia do voo.
A intenção da agência, com a norma, é dar mais opções ao passageiro ao escolher a empresa em que voará.
A Folha testou o serviço nos sites de 12 companhias nacionais e internacionais. Só dois mostravam atrasos e cancelamentos claramente - o da KLM e o da United.
Uma das piores foi a página da TAM, onde encontrar o ícone "Pontualidade Anac" exigia clicar em quatro lugares, três dos quais sem indicação. A reportagem só descobriu o caminho após pedir ajuda a uma assessora de imprensa.
Ocultar os dados sob títulos diversos foi outro subterfúgio. Na Avianca, o índice só aparecia ao clicar sobre o número de escalas do voo. Na Azul, em "Detalhes".
A Gol usou um relógio. Pela manhã, a Webjet não tinha o índice. A informação foi colocada no ar à tarde, ao lado da tabela de voos -após a reportagem procurar a empresa.
Houve quem colocasse a informação perdida, como a Air France, que usou título sem destaque no fim da página. A KLM é do mesmo grupo da Air France. Na Emirates, ela só era exibida na página inicial, e não na escolha de voos, como diz a norma. Três empresas não mostravam os índices: British, Iberia e American Airlines.
Ontem, o Procon autuou Azul, Avianca e Webjet por não informarem, em seus balcões de vendas em Congonhas, a média de atrasos. As empresas terão 15 dias para apresentar defesa e, em seguida, o órgão vai definir se aplica multa.

MUDANÇAS

Sem dar números, a Anac disse fiscalizar as empresas, inclusive se notar cumprimento insatisfatório da norma. A multa pode chegar a R$ 10 mil.
A redação pode ser alterada se a norma estiver sendo desvirtuada pelas empresas, diz a agência, que também exibe os índices em seu site.

OUTRO LADO

COMPANHIAS DIZEM CUMPRIR NORMA DA ANAC

As empresas aéreas disseram cumprir de maneira adequada a norma da Anac.
A TAM disse que oferece as informações em todos os canais de venda, como manda a resolução da agência. Disse ainda que estuda mudar a apresentação das informações em seu site, "atendendo às solicitações recebidas", de modo a torná-la "ainda" mais acessível.
A Air France/KLM entende cumprir a norma. Foi a mesma posição dada pela Azul, pela Gol, pela Webjet e pela Avianca, por meio das suas assessorias de imprensa.
A British Airways, que não tem os índices em seu site, informou que a sua página está em fase de ajustes -e que mostrou seus índices de atrasos e cancelamentos à Anac.
A Emirates disse "estar trabalhando" para oferecer os dados de atrasos e cancelamentos na seção de reservas do seu site. Ontem, ela estava disponível apenas na página inicial.
A Folha não conseguiu contato com a Iberia - que, embora seja do mesmo grupo da British, tem assessoria de imprensa diferente - e com a American Airlines.

PRESSÃO

As empresas aéreas nacionais e internacionais pressionaram a Anac a adiar a norma. A agência rejeitou.
Um dos argumentos era que informações sobre atrasos e cancelamentos induzem o passageiro a achar que eles se devem sempre às empresas, embora haja outras causas - há atrasos decorrentes de problemas meteorológicos ou de infraestrutura nos aeroportos, por exemplo.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

MESMO DESMATANDO MENOS, AMÉRICA LATINA PRODUZ MAIS EMISSÕES



Um relatório lançado hoje pelo BID (Banco Interamericano para o Desenvolvimento) traz uma verdade inconveniente para a América Latina: o corte de emissões de carbono via redução do desmatamento será mais do que compensado pelo aumento das emissões nos setores industrial e de transportes.
O resultado é que a região deve chegar a 2050 emitindo 7 bilhões de toneladas de CO2 por ano, cerca de 50% mais do que os 4,7 bilhões atuais.
Se a trajetória se mantiver, os custos de controle de emissões em 2050 chegarão a 2,4% do PIB da região em 2010, ou US$ 110 bilhões por ano.
Isso é mais do que os próprios prejuízos causados pela mudança climática entre agora e 2050, estimados pelo mesmo estudo do BID em até US$ 100 bilhões por ano.
O chefe da Divisão de Mudanças Climáticas do BID, Walter Vergara, explica a aparente contradição. "Estamos falando de prejuízos até 2050", afirma. Se o aquecimento ultrapassar 2°C em relação à era pré-industrial até meados da década, os impactos serão muito maiores.
"Se você quiser evitar danos maiores, precisa reduzir a pegada de carbono", diz. Ou seja, é um custo finito contra um custo indefinido.
Entre os problemas previstos estão a escassez de água nos países andinos devido ao derretimento de geleiras e a redução na produtividade de terras agrícolas -com um prejuízo estimado de até US$ 54 bilhões por ano, a maior parte no Brasil.
O país, que responde por 52% das emissões latino-americanas, tem enfatizado nas metas de corte que adotou para até 2020 o papel da redução do desmatamento.
Porém, o setor de transportes tem aumentado suas emissões mesmo após o anúncio da meta, e a indústria resiste a adotar metas obrigatórias absolutas.
Nenhum dos setores produziu até agora planos detalhados de corte de emissões.
"Se o conteúdo de carbono na nossa energia ficar constante, as emissões vão aumentar muito só pelo crescimento econômico", diz Carolina Dubeaux, da UFRJ, que calculou em 2009 os custos do aquecimento no país. "Temos de pensar no pós-2020."

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

BNDES BAIXA JURO PARA LINHA DE CURTO PRAZO



A presidente Dilma convocou ontem reunião de emergência com sua equipe econômica para determinar a elaboração de "medidas efetivas" que destravem os investimentos públicos e estimulem empresas privadas a fim de reativar a economia.
A avaliação é que o governo tem que liderar o processo de investimento e evitar o "desânimo" no setor privado. No primeiro trimestre, os investimentos como um todo no país caíram 1,8%.
O setor que mais preocupa é o dos transportes: no primeiro trimestre de 2011, o investimento foi de R$ 3,7 bilhões e, no mesmo período deste ano, caiu para R$ 1,7 bilhão.
Hoje, por orientação presidencial, o BNDES anuncia a criação de linha de crédito para financiar capital de giro das empresas, com redução dos juros de 9,5% para menos de 7% anuais.
Esse tipo de linha não é rotineira no BNDES, mas sempre é reforçada em momentos de crise na economia, quando as empresas brasileiras enfrentam dificuldades de se financiar no mercado, como aconteceu na crise internacional de 2008/2009 (leia texto nesta página).
Segundo assessores, a iniciativa é ação "anticíclica" para oferecer a empresas recursos para seu dia a dia num momento de crise global.
Quanto aos investimentos públicos, o diagnóstico preliminar do governo é que muitos projetos estão andando devagar e que recursos orçamentários deixam de ser acessados por problemas "gerenciais". Segundo a Folha apurou, a ideia é lançar entre esta e a próxima semana medidas para impulsionar os investimentos tanto do governo federal como de estatais.

SUPERAVIT

Está em discussão, mas sem decisão, reduzir o superavit primário para abrir espaço para mais investimentos públicos. Dilma considera que a medida é extrema e que, antes, a equipe deve gastar o que está disponível.
Segundo assessores, a presidente decidiu "mobilizar sua tropa" para adotar uma "ação coordenada" que resulte em ações para tentar evitar um crescimento abaixo dos 2,7% registrados em 2011.
Em discurso ontem no fim da manhã, após a reunião de emergência, Dilma mostrou sua preocupação em aumentar os investimentos, embora tenha trocado o nome da orientação econômica que recomenda aumento de gastos públicos em períodos de estagnação da economia, definida como "anticíclica".
"O Brasil também se prepara para ter, diante do acirramento das crises e de processos recessivos na economia internacional, uma política pró-cíclica de investimento."
Para realizar a reunião de ontem, a presidente mudou a agenda dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

BANCO REPETE ESTRATÉGIA DA CRISE DE 2009

Em resposta à crise 2008/2009, o BNDES lançou programa de financiamento a capital de giro, cortou juros, ampliou prazos e concedeu mais crédito. Só para capital de giro o banco reservou R$ 6 bilhões a fim de compensar a secura de crédito. Foram desembolsados R$ 4,7 bilhões até agosto de 2010.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

AZUL LINHAS AÉREAS FARÁ VOO COM COMBUSTÍVEL RENOVÁVEL DURANTE A RIO+20



A Azul Linhas Aéreas uniu-se à Amyris, Inc., Embraer e GE para anunciar que foram concluídos com sucesso os testes necessários para que um combustível renovável e inovador para jatos, produzido pela Amyris a partir da cana-de-açúcar brasileira, seja utilizado em voo de demonstração por um jato EMBRAER 195 da Azul, equipado com motores CF34-10E da GE.
O voo “Azul+Verde” será realizado no Brasil em 19 de junho, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20.
A matéria prima para o combustível renovável é a cana-de-açúcar, biomassa que pode ser produzida em grande escala e de maneira sustentável no Brasil e em outros países dos trópicos. As empresas fornecerão informações adicionais sobre os planos do voo em breve, após autorização da ANAC.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

EM BUSCA DA CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

 
O Brasil está mais uma vez na disputa para entrar no seleto grupo de praias certificadas no mundo. Seis praias e marinas do Rio de Janeiro e de São Paulo estão sendo avaliadas para receber ou renovar a certificação internacional do Programa Bandeira Azul, iniciativa que conta com a participação de 46 países.
A praia do Tombo, no Guarujá (SP), quer manter hasteada a bandeira azul, conquistada no ano passado. No Rio de Janeiro, as candidatas são a Prainha e a praia de Itaúna, em Saquarema. Entre as marinas, todas as de Angra dos Reis estão na disputa. A de Costabella busca a renovação e a de Verolme e a de Piratas querem a inclusão no rol de 3.849 praias e marinas certificadas do mundo.
“O programa chegou ao Brasil em 2006 e vem crescendo de forma sólida e consistente. Este ano, comemora 25 anos de realizações e credibilidade”, ressalta a coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, do Instituto Ambiental Ratones. Segundo ela, a ação tem como objetivo elevar o grau de conscientização da sociedade para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro.
Para a concessão do selo socioambiental são estabelecidos para as praias 29 critérios, tais como: educação e informação ambiental; qualidade da água de banho; gestão ambiental; segurança e serviços. Os resultados das avaliações nas praias e marinas nacionais serão divulgados em novembro deste ano.
O Programa Bandeira Azul é desenvolvido pela Organização Não-Governamental Internacional Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e tem o Ministério do Turismo como integrante do júri nacional.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

MTUR DESTINA R$ 56 MILHÕES PARA OBRAS DA COPA DO MUNDO



O Ministério do Turismo (MTur) liberou na última semana o primeiro bloco de empenhos para a Copa do Mundo 2014, no valor de R$ 56 milhões. O orçamento total do MTur para este ano em iniciativas voltadas para preparar os municípios para o Mundial de futebol é de R$ 116 milhões.
“Informamos aos estados e municípios a intenção do ministério de financiar obras de infraestrutura turística para as sedes da Copa. A partir daí, recebemos os projetos que foram analisados por nossa equipe técnica. Agora, estamos fazendo os primeiros empenhos do ano”, relatou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Segundo ele, serão financiadas obras relacionadas aos três eixos de atuação do MTur na preparação para os megaeventos: sinalização turística, acessibilidade e centros de atendimento ao turista.
Neste primeiro bloco foram beneficiadas nove cidades-sedes. São elas: Belo Horizonte (R$ 648,6 mil), Brasília (R$ 693 mil), Curitiba (R$ 5,19 milhões), Fortaleza (R$ 17 milhões), Porto Alegre (R$ 4,25 milhões), Recife (R$ 3 milhões), Rio de Janeiro (17 milhões), Salvador (R$ 7,5 milhões) e São Paulo (R$ 874 mil).
A segunda etapa de empenhos deverá ser autorizada até o final de junho.
O MTur autorizará aportes para a realização de obras de infraestrutura também nas cidades-sede não incluídas nessa primeira lista.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

PROTEL ADMINISTRADORA LANÇA HOJE NO RIO QUATRO NOVAS BANDEIRAS HOTELEIRAS


Com um portfólio que integra 30 mil imóveis, entre unidades em condomínios e em aparthotéis, a Protel Administradora completa 30 anos de mercado em 2012 e comemora engordando seu braço hoteleiro com o lançamento de quatro novas bandeiras focadas, principalmente, no segmento corporativo. O lançamento acontece hoje, em um coquetel no Auditório do Offices Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.
O lançamento das novas bandeiras, segundo o diretor-presidente da Protel Administradora, Alfredo Lopes, deverá levar à incorporação de cerca de três mil novas unidades de hospedagem até 2015, triplicando a oferta atual do segmento de apart-hotéis da administradora. Batizadas de Suítes Protel (residencial para locação e long stay), Speciale Protel (categoria superior), Qualicom Protel (categoria executiva) e FlashInn Protel, as quatro novas bandeiras irão atender aos segmentos de pool hoteleiro, hotéis de categoria standart, superior ou executiva e até resorts.

(Fonte : Business Travel Magazine)

ETIHAD AIRWAYS VAI OPERAR VOOS NO BRASIL EM JUNHO DE 2013



A Etihad Airways, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, anunciou nesta segunda-feira que vai dar início a suas operações no Brasil em 3 de junho de 2013. Serão voos diários e diretos entre São Paulo e Abu Dhabi.
O Brasil será o primeiro país da América do Sul a contar com a operação da Etihad. Os voos decolarão de Abu Dhabi às 8h45, com previsão de chegada às 17h55 em São Paulo, ou uma viagem com 15 horas de duração.
A volta partirá de São Paulo às 00h35, com previsão de chegada em Abu Dhabi às 20h30, voo com 14 horas de duração.
Em dezembro, a Etihad anunciou um pedido de US$ 2,8 bilhões com a fabricante americana Boeing para a encomenda de dez modelos 787 Dreamliner e dois 777 versão cargueiro. Segundo a Boeing, esse pedido, naquela época, havia transformado a Etihad na maior cliente mundial do 787.
A Etihad foi fundada em 2003. Ano passado, a companhia transportou 8,3 milhões de passageiros, com frota de 66 aeronaves da Boeing e da europeia Airbus, com voos para 87 destinos.
A empresa tem 30% do capital da Airberlin, companhia aérea de baixo custo da Alemanha. A companhia de Abu Dhabi também é dona de 40% da Air Seychelles, empresa aérea de Seychelles, arquipélago localizado no Oceano Índico.

(Fonte : Valor / imagem divulgação)

MPI LANÇOU NOVA VERSÃO DA FERRAMENTA DE MEDIÇÃO DE EVENTO SUSTENTÁVEL



Um ano e meio depois de ter apresentado a ferramenta original, a MPI - Meeting Professionals International lançou uma nova versão melhorada da SEMT - Sustainable Event Measurement Tool (ferramenta de medição de evento sustentável), projetada para ajudar os planejadores de eventos a poupar dinheiro, reduzir recursos e elevar suas credenciais de sustentabilidade. Conhecida como SEMT 2.0, a nova ferramenta atualizada ajuda os planejadores, organizadores e fornecedores a rastrear e tomar decisões para reduzir seus impactos ambientais.
Descrita pela MPI como “um roteiro para organizar um evento sustentável”, a ferramenta pode ser customizada e escalonada para eventos individuais, possibilitando interação entre usuários e o aprendizado uns com os outros em um conjunto de aprendizagem online, oferecendo ainda acesso a um abrangente conjunto de banco de dados de CO2 de 150 países de todo o mundo. “O SEMT 2.0 é o analgésico para as dores de cabeça de sustentabilidade”, disse Bruce MacMillan, presidente e CEO da MPI.
Segundo a MPI, uma recente pesquisa entre os usuários do SEMT destaca a urgência no monitoramento de impactos ambientais em eventos. O estudo conclui que no período de um ano, os planejadores e fornecedores de eventos usaram 7,7 bilhões de litros de água, 6,6 toneladas métricas de CO2 e viajaram 1,2 bilhão de milhas. A nova ferramenta SEMT 2.0. pode ser baixada gratuitamente no website da MPI até o próximo dia 31 de outubro.

(Fonte : Business Travel Magazine)

PORTUGAL TEM 275 PRAIAS REGISTRADAS COM CERTIFICADO AMBIENTAL





De acordo com informações divulgadas pela ABAE (Associação Bandeira Azul Europa), Portugal teve neste ano 275 praias certificadas com o selo Bandeira Azul. Isso significa que as praias estão de acordo com um conjunto de critérios que incluem qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, educação e informação ambiental.
O número de praias certificadas esse ano superou em cinco o total registrado em 2011, sendo que 69 são da região de Algarve; 67 do Norte; 49 do Tejo; 32 dos Açores; 24 do Alentejo; 23 do Centro; e 11 da região da Madeira.
A ABAE é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, dedicada à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão de reconhecimento de boas práticas ambientais.
A associação é parte da FEE (Foundation for Environmental Education), que agrupa entidades internacionais de mais de 60 países.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

FÓRUM ABREMAR DEBATE O FUTURO DOS CRUZEIROS NO BRASIL


Durante o Cruise Day 2012, acontece também o 4º Fórum Abremar, que neste ano conta com a presença de líderes da indústria de cruzeiros e do setor público, e com a participação dos agentes de viagens, que puderam por meio do site do evento mandar suas perguntas para os participantes do debate. O tema: o futuro dos cruzeiros no Brasil. Participaram do debate Ricardo Amaral, da Abremar; Deputado Jonas Donizete, da Comissão de Turismo; Antonio Ferreira Netto, da Secretaria de Portos; Plínio Nascimento, da Nascimento; Antonio Azevedo, da Abav Nacional; Renê Hermann, da Costa Cruzeiro; Ricardo Moesch; Eduardo Nascimento, do Sindetur; Rodolfo Szabo, da Pullmantur; Adrian Ursilli, da MSC; Emerson da Silveira, da Avirrp; e William Périco, da Abav-SP e Aviesp.
Na ocasião, Ricardo Amaral falou mais uma vez da complexidade das operações dos navios no Brasil e da falta de incentivos no segmento. “O navio traz desenvolvimento sustentável para o turismo e deveria ter mais incentivo para podermos oferecer preço mais acessíveis para o público”, disse. Para o deputado Jonas Donizete, o setor gera muitos empregos e renda para o país e é visto de forma positiva pelo governo. “Precisamos destravar os nós que impedem o desenvolvimento do setor e a competitividade do país. Já mostramos para o executivo que os investimentos em infraestrutura portuária é necessária e eles entendem a importância do setor para a economia brasileira”, explicou.
Já o diretor de revitalização e modernização portuária, Antonio Ferreira Netto, muitos investimentos já foram feitos nesse último ano para melhoria dos portos do Brasil. “Temos seis empreendimentos em andamento com um investimento de R$ 809 mil, e todos estarão prontos até a Copa de 2014”, afirmou. “Queremos agora são empreendedores que nos ajudem a administrar essas obras”, completou. Além das obras já em andamento, ele ainda citou mais seis empreendimentos que terão início ainda neste ano. “Com isso, vemos que é possível investir em melhoria por meio de parcerias, como a que será firmada com a Abremar para conseguirmos tirar todas as dificuldades de operação dos navios no país”, disse. Este acordo de cooperação técnica entre Secretaria dos Portos e Abremar será assinado em breve, segundo o diretor.’

(Fonte : Mercado & Eventos)