terça-feira, 5 de junho de 2012

EMPRESAS AÉREAS ESCONDEM MÉDIA DE ATRASOS DOS VOOS



Companhias aéreas esconderam dos passageiros o percentual de voos atrasados e cancelados. Desde ontem, elas são obrigadas a publicar os dados em seus sites.
Resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determina que as informações têm de ser apresentadas quando o passageiro selecionar destino e dia do voo.
A intenção da agência, com a norma, é dar mais opções ao passageiro ao escolher a empresa em que voará.
A Folha testou o serviço nos sites de 12 companhias nacionais e internacionais. Só dois mostravam atrasos e cancelamentos claramente - o da KLM e o da United.
Uma das piores foi a página da TAM, onde encontrar o ícone "Pontualidade Anac" exigia clicar em quatro lugares, três dos quais sem indicação. A reportagem só descobriu o caminho após pedir ajuda a uma assessora de imprensa.
Ocultar os dados sob títulos diversos foi outro subterfúgio. Na Avianca, o índice só aparecia ao clicar sobre o número de escalas do voo. Na Azul, em "Detalhes".
A Gol usou um relógio. Pela manhã, a Webjet não tinha o índice. A informação foi colocada no ar à tarde, ao lado da tabela de voos -após a reportagem procurar a empresa.
Houve quem colocasse a informação perdida, como a Air France, que usou título sem destaque no fim da página. A KLM é do mesmo grupo da Air France. Na Emirates, ela só era exibida na página inicial, e não na escolha de voos, como diz a norma. Três empresas não mostravam os índices: British, Iberia e American Airlines.
Ontem, o Procon autuou Azul, Avianca e Webjet por não informarem, em seus balcões de vendas em Congonhas, a média de atrasos. As empresas terão 15 dias para apresentar defesa e, em seguida, o órgão vai definir se aplica multa.

MUDANÇAS

Sem dar números, a Anac disse fiscalizar as empresas, inclusive se notar cumprimento insatisfatório da norma. A multa pode chegar a R$ 10 mil.
A redação pode ser alterada se a norma estiver sendo desvirtuada pelas empresas, diz a agência, que também exibe os índices em seu site.

OUTRO LADO

COMPANHIAS DIZEM CUMPRIR NORMA DA ANAC

As empresas aéreas disseram cumprir de maneira adequada a norma da Anac.
A TAM disse que oferece as informações em todos os canais de venda, como manda a resolução da agência. Disse ainda que estuda mudar a apresentação das informações em seu site, "atendendo às solicitações recebidas", de modo a torná-la "ainda" mais acessível.
A Air France/KLM entende cumprir a norma. Foi a mesma posição dada pela Azul, pela Gol, pela Webjet e pela Avianca, por meio das suas assessorias de imprensa.
A British Airways, que não tem os índices em seu site, informou que a sua página está em fase de ajustes -e que mostrou seus índices de atrasos e cancelamentos à Anac.
A Emirates disse "estar trabalhando" para oferecer os dados de atrasos e cancelamentos na seção de reservas do seu site. Ontem, ela estava disponível apenas na página inicial.
A Folha não conseguiu contato com a Iberia - que, embora seja do mesmo grupo da British, tem assessoria de imprensa diferente - e com a American Airlines.

PRESSÃO

As empresas aéreas nacionais e internacionais pressionaram a Anac a adiar a norma. A agência rejeitou.
Um dos argumentos era que informações sobre atrasos e cancelamentos induzem o passageiro a achar que eles se devem sempre às empresas, embora haja outras causas - há atrasos decorrentes de problemas meteorológicos ou de infraestrutura nos aeroportos, por exemplo.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

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