terça-feira, 10 de julho de 2012

PAÍS NÃO TERIA MOBILIDADE SATISFATÓRIA PARA EVENTOS ESPORTIVOS INTERNACIONAIS



Nem só da reforma de estádios e ampliação de aeroportos é feita a preparação do Brasil para os eventos esportivos internacionais como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Outro desafio que ocupa a atenção dos governos federal, estaduais e municipais das cidades-sede é o da mobilidade urbana, ou seja, o planejamento para que as pessoas, turistas e a população local possam se deslocar com tranquilidade pelas vias da cidade, usando o transporte público ou particular. Segundo estimativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), serão 3,6 milhões de visitantes somente no ano da Copa. Para especialistas, o país não tem adotado políticas satisfatórias com relação ao trânsito para receber esse contingente de pessoas.
A preparação das 12 cidades-sede para os eventos no que diz respeito à mobilidade inclui ações como a execução de obras de infraestrutura viária; a implantação no Rio de Janeiro e Recife do sistema BRT (bus rapid transit), que consiste em corredores exclusivos para ônibus; a instalação do trem elétrico monotrilho em São Paulo e Manaus e do VLT (veículo leve sobre trilhos) em Brasília e Fortaleza; e a integração de terminais de passageiros, entre outras medidas. No total, está previsto investimento de R$ 10,9 bilhões em recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Além do investimento em transporte coletivo e engenharia de tráfego, haverá a definição de uma logística para a circulação dos turistas e moradores das sedes durante os eventos, que ficará a cargo do Ministério da Justiça. O órgão criou comissões de Segurança Pública estaduais para tratar do assunto. Elas se reunirão, a partir deste mês, para discutir um plano de mobilidade urbana, a ser concluído até o fim de setembro.
Na avaliação de analistas, entretanto, tais iniciativas podem ser insuficientes para garantir um trânsito tranquilo durante os eventos. Além de um possível atraso na entrega das obras - no fim do ano passado, o TCU (Tribunal de Contas da União) fez um alerta ao governo federal, pois somente 5% do valor destinado à mobilidade havia sido executado - eles apontam a inadequação do modelo de tráfego brasileiro à movimentação de pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo.
Para Artur Morais, pesquisador em transporte na UnB (Universidade de Brasília), historicamente as políticas de trânsito no país privilegiam motoristas em detrimento de pedestres. "O modelo de mobilidade implantado em toda cidade brasileira é baseado no carro, do qual se vê um excesso nas ruas. Investe-se pouco em transporte público. Eu vejo as pessoas querendo fazer viadutos, alargar vias. Na verdade, o que poderia de fato ajudar seriam ciclovias, calçadas e um transporte coletivo melhor", sugeriu.
O especialista em segurança de trânsito David Duarte, presidente do IST (Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito), faz análise semelhante. Ele destaca a insuficiência do transporte público das grandes cidades para a população local, e prevê um funcionamento ainda mais deficiente com a chegada dos visitantes. Para Duarte, as obras previstas para melhorar o transporte público não serão suficientes para dar conta da demanda aumentada. "Vai congestionar ainda mais. Vale lembrar que alguns desses visitantes, principalmente os que vêm da Europa, estão habituados a um transporte público de melhor qualidade e a um sistema que valoriza o pedestre e o ciclista", alertou.
Um dispositivo que facilitou a vida de quem que precisa andar a pé no Brasil foi a obediência à faixa de pedestres, modelo segundo o qual o motorista freia para dar passagem a caminhantes e ciclistas desmontados. Instituído em caráter pioneiro em Brasília há 15 anos, hoje o sistema é copiado por algumas cidades brasileiras e considerado um marco no respeito ao pedestre. Para Celso Luiz Martins, autor do livro Código de Trânsito Brasileiro Comentado, trata-se de um avanço. "Nós ainda não somos ótimos, mas o Brasil melhorou muito no tratamento ao pedestre", comenta.
Martins destaca, entretanto, que a faixa não é uma solução eficaz para as vias mais movimentadas de grandes metrópoles, nem resolve o problema do pedestre no país. "A travessia funciona onde não há grande fluxo de veículos. Em locais como as avenidas Paulista (São Paulo) ou Rio Branco (Rio de Janeiro) não vai ser bem-sucedida. Nesses casos, a forma de fazer os veículos pararem é instalar focos de pedestres [semáforo específico para quem anda a pé]", disse. Ele defende campanhas educativas e maior preparo dos agentes fiscalizadores como principal maneira de mudar a realidade do trânsito no Brasil. "No nosso país, a mobilidade é prejudicada principalmente pelo comportamento", ressaltou.
A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com as administrações de quatro das 12 cidades-sede da Copa de 2014 para saber mais detalhes sobre as ações de mobilidade urbana em suas localidades. A SMTR (Secretaria Municipal de Transporte do Rio de Janeiro) não deu retorno até o fechamento desta matéria, e o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), em Brasília, disse que apenas o governo federal poderia se pronunciar a respeito.
Amir Schvartz, titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo em Recife, disse que os preparativos na capital pernambucana incluem a construção da Via Mangue, que deve melhorar o tráfego da zona sul da cidade; e dois corredores exclusivos de ônibus. A previsão é que as modificações fiquem prontas entre setembro e dezembro de 2013.
A Secretaria Especial de Articulação para a Copa em São Paulo informou que cinco obras viárias estão previstas para os arredores do estádio de Itaquera, onde ocorrerão os jogos. Além disso, está em curso um estudo de tecnologia para diminuir o período entre a chegada dos trens do metrô, possibilitando o transporte de um número maior de passageiros.

(Fonte : Agência Brasil)

CHEGADAS INTERNACIONAIS CRESCEM 5% ENTRE JANEIRO E MAIO



Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) revelam que, entre janeiro e maio, as chegadas internacionais ao redor do mundo totalizaram 285 milhões, crescimento de 5% em relação aos cinco primeiros meses do ano passado. Para o período entre maio e agosto, temporada de verão no hemisfério norte, a organização estima 415 milhões de chegadas.
Os melhores resultados deste primeiros cinco meses foram registrados na Ásia-Pacífico e África, ambas com incremento de 8%. As duas regiões assistiram a uma clara recuperação em destinos que experienciaram declínio no ano passado. Na Ásica-Pacífico, o Japão registrou crescimento tanto no emissivo quanto no receptivo: as chegadas no país cresceram 40%.
“É bastante animador assistir à retomada de demanda para países como Japão, Egito e Tunísia, pois são destinos turísticos de longa data totalmente preparados para voltar a receber os milhões de turistas que todos os anos os visitam”, comenta o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.
Nas Américas, o aumento de chegadas foi de 6%, com bons resultados em praticamente todos os destinos. A Europa, que continua vivendo as incertezas econômicas da zona do euro, teve crescimento de 4%.

(Fonte : Panrotas)

BRASIL E REPUBLICA DOMINICANA MAIS PRÓXIMOS



O presidente eleito da República Dominicana, Danilo Medina, propôs nesta segunda-feira (9) ao ministro do Turismo, Gastão Vieira, o fortalecimento dos laços turísticos entre os países. Entre as sugestões de Medina está a comercialização de pacotes de viagem integrados entre o Brasil e o país caribenho.
O presidente da República Dominicana também mostrou interesse em firmar termos de cooperação técnica para intensificar o intercâmbio de experiências entre as equipes brasileira e dominicana. Alguns temas de interesse são a segurança pública voltada para o turismo, tributação e promoção.
O secretário executivo do Ministério do Turismo (MTur), Valdir Simão, explicou que a pasta tem atuado em diversas frentes para aumentar a competitividade dos destinos brasileiros. Recentemente, o governo federal incluiu a hotelaria no Plano Brasil Maior e reduziu o imposto sobre a folha de pagamento de 20% para 2% do faturamento bruto. O MTur tem negociado com a equipe econômica do governo federal a desoneração de serviços turísticos consumidos por estrangeiros e a redução do custo das tarifas energéticas.
Com relação à segurança voltada para turistas, técnicos do MTur explicaram que os estados e municípios turísticos têm, em sua maioria, polícias especializadas e que o governo federal apoia a iniciativa com programas de treinamento e cursos de qualificação.
O Brasil recebeu 5,4 milhões de turistas estrangeiros no último ano, enquanto a República Dominicana registrou a chegada de 4,1 milhões de visitantes de outros países. As duas nações têm como meta atrair, cada uma, 10 milhões de turistas estrangeiros até 2020. “Podemos trabalhar em parceria para termos uma ação mais efetiva, com pacotes integrados, de modo que o turista que vá para a República Dominicana também venha ao Brasil e vice-versa”, afirmou Medina, que assume a Presidência da República Dominicana em 16 de agosto.
Gastão Vieira aprovou a iniciativa. “Trabalhamos uma série de segmentos turísticos no Brasil e temos um cenário amplo para unirmos esforços”, afirmou o ministro. Atualmente, existe um memorando de entendimentos entre a República Dominicana e o Brasil para o intercâmbio de experiências vinculadas ao turismo entre os dois países.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

NOSSA META É 10 MILHÕES TURISTAS ESTRANGEIROS



(Por Flavio Dino)


Na última semana, completei um ano de gestão à frente da Embratur, o órgão do governo federal responsável por estimular o crescimento da entrada de turistas estrangeiros no país. Um desafio importante, justamente neste momento em que o turismo brasileiro ganha uma nova importância. A realização de megaeventos, como a Rio+20 e outros tantos que se aproximam, como Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, fazem com que possamos colocar o turismo brasileiro em um novo patamar.
Desde que a Embratur passou a promover os destinos brasileiros lá fora, já tivemos um crescimento de 25% na entrada de turistas estrangeiros. Agora, nossa meta é saltar do patamar de 5,5 milhões de turistas estrangeiros por ano para a marca dos 10 milhões de turistas/ano, logo após os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Além de dobrar a entrada de turistas, vamos triplicar a entrada de divisas – chegando à meta de US$ 20 bilhões.
Com a cobertura de milhares de jornalistas de todo o mundo, esses megaeventos nos possibilitam uma exposição única.
Será uma chance histórica, em gerações e gerações, de o Brasil ser comentado no mundo.
Para aproveitar essa oportunidade, a Embratur está trabalhando para diversificar a imagem do país no exterior. Além de nossos atributos de sol e praia, pelos quais já somos mundialmente conhecidos, queremos agregar nossas manifestações culturais, como música, gastronomia e artes, que são uma boa tradução da alma brasileira, que é o que mais encanta o turista estrangeiro.
Por isso, estamos trabalhando uma nova campanha publicitária do Brasil, que será lançada no próximo dia 25 de julho em Londres, pela presidenta Dilma. Nessa campanha, vamos valorizar a experiência cultural que é visitar o Brasil.
Também nas press trips – viagens guiadas para jornalistas – já temos valorizado a diversidade cultural brasileira. Nos 12 meses em que estou à frente da Embratur, foram 90 press trips – com pelo menos 300 matérias publicadas como resultado direto.
A Embratur tem trabalhado ainda para apoiar a comercialização de destinos nos diferentes estados, diversificando a entrada de turistas pelo Brasil e, portanto, descentralizando os ganhos financeiros com as entradas de divisas que, somente nos primeiros cinco meses deste ano, ultrapassaram US$ 3 bilhões.
Por isso, investimos R$ 8 milhões no Programa de Apoio à Promoção Internacional de Voos Fretados, para auxiliar as secretarias de Turismo dos estados. Também disponibilizamos, no ano passado, R$ 12 milhões para que os governos estaduais fizessem sua promoção internacional. E, este ano, vamos aplicar novamente o mesmo valor, além de R$ 5 milhões para os municípios – totalizando R$ 17 milhões este ano.
Neste tempo, também aplicamos R$ 3,8 milhões no Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais. Por intermédio de editais, a Embratur está selecionando projetos de órgãos públicos e de entidades sem fins lucrativos, para que mais eventos tragam dinheiro para a economia brasileira. Só na Rio+20, mais de R$ 70 milhões foram deixados pelos participantes nos 4 dias oficiais da conferência mundial.
São muitas ações que nossa equipe vem realizando, visando ao bom cumprimento da missão de grande envergadura a que a Embratur se dedica, servindo à causa do desenvolvimento do Brasil.

Flavio Dino, 43 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal

(Fonte : Mercado & Eventos)

MERCURE SP ADERE À CAMPANHA “FIQUE MAIS UM DIA”



Lançada pela SPTuris para estimular as pessoas que vão a São Paulo para participar de feiras a ficarem um dia a mais e aproveitarem um pouco mais do que a cidade oferece em termos de lazer, cultura e gastronomia, a campanha “Fique mais um dia” agora tem a participação do hotel Mercure São Paulo Nortel.
Anualmente, a cidade recebe 11 milhões de pessoas, mais da metade viaja a negócios, no total de 90 mil eventos. Localizado na zona Norte, o Mercure São Paulo Nortel é escolhido por muitos que vão a feiras realizadas no Expo Center Norte e no Anhembi, por exemplo.
Para mostrar um pouco das atrações, foi desenvolvido um guia chamado “Guia São Paulo Fique + 1 dia”, com dicas de passeios culturais, pelo centro, ao ar livre, pelas belas-artes, passeios baratos, sofisticados, em família e outros. Um dia cultural, por exemplo, pode começar com um bom café da manhã em uma padaria (verdadeira instituição paulistana), incluir uma visita ao Museu de Arte Brasileira e em seguida ao Museu do Futebol, ambos na parte da manhã.
Na parte da tarde, a programação pode continuar na Avenida Paulista com um passeio no Conjunto Nacional, um dos símbolos da cidade, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) e o Itaú Cultural, que além de terem exposições e atividades permanentes, oferecem sempre alguma atração especial.
O guia pode ser visualizado virtualmente e impresso em www.fiquemaisumdia.com.br 
O hotel oferece 297 apartamentos amplos, divididos em três diferentes torres. Todas as unidades contam com cozinha equipada, minibar, ar condicionado, cd player, estação de trabalho, TV de LCD a cabo com 62 canais e cofre. Outras comodidades são serviço de quarto 24 horas, salão de beleza, estacionamento coberto, serviço de táxi nas dependências do hotel e internet sem fio em todos os apartamentos e áreas sociais.
Em termos de lazer, o hotel conta com piscinas nas coberturas, sala de ginástica, sauna úmida, piano bar e o restaurante Fior D’Itália, onde são servidos todos os dias o café da manhã e serviço a la carte no almoço e jantar. Os hóspedes que decidirem ficar mais um dia, motivados pela campanha, o Mercure São Paulo Nortel tem tarifas diferenciadas, na diária de casal até o mês de agosto, exceto nos feriados.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

CIDADES DO LITORAL ALAGOANO CONTAM COM FESTIVAL GASTRONÔMICO EM SETEMBRO



As cidades de Maragogi e Japaratinga, no litoral norte de Alagoas, irão contar entre os dias 7 e 15 de setembro de 2012 com o 3º Festival Gastronômico da Lagosta.
O evento movimenta o turismo da região e é uma boa opção para quem quer conhecer mais da cultura, gastronomia e belezas naturais dos dois municípios, que ficam a cerca de 130 km das capitais Maceió, em Alagoas, e Recife, Pernambuco.
Esta edição conta com a participação de 14 restaurantes oferecendo pratos especiais preparados com lagosta, todos com desconto de 40%, além de apresentações culturais, palestras e oficinas. Outros quitutes famosos da região também serão oferecidos, como bolinho de goma, mariscos e a bolacha Maragogi.
A região de Maragogi e Japaratinga conta com mais de 12 praias e 37km de costa, com muitos trechos de natureza preservada. As opções de hospedagem para os viajantes vão desde resorts sofisticados até diversas pousadas e chalés.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

GOVERNO AVALIA SITUAÇÃO DAS COMPANHIAS AÉREAS, DIZ MINISTRO-CHEFE DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO



O governo está acompanhando e avaliando a situação econômica das companhias aéreas no país, pressionadas pelo aumento do preço de combustível e pela redução no valor das passagens.
A informação é do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, que nesta segunda-feira (9) inspecionou as obras de reforma no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Tom Jobim/Galeão. No dia 26 de junho, a Gol, uma das maiores empresas do setor, anunciou que iria demitir 2,5 mil funcionários até o fim do ano.
“Nós estamos acompanhando e vamos observar e ver o que precisa ser feito. Estamos conversando e avaliando, mas obviamente não é simples, é uma questão delicada. Não é um problema só no país, é um setor de uma margem [de lucro] muito estreita, de uma rentabilidade muito baixa e com custos crescentes e preço de passagens caindo. Tanto internacionalmente quanto aqui, a vulnerabilidade aumenta”, disse Bittencourt.
O ministro explicou que um dos principais problemas do setor aéreo, no Brasil e no exterior, é o aumento no preço do combustível.
“Os custos têm crescido bastante mundialmente. O preço do petróleo subiu muito. Hoje corresponde em algumas companhias a 40% dos custos totais. Existe uma série de custos fixos muito elevados, difíceis de serem estruturados. Mas as companhias aéreas, pelo que nós temos conversado, estão trabalhando com isso, ajustando seus custos à necessidade. Obviamente, temos que observar e ver de que forma o setor se estrutura e se mantém a longo prazo.”
Por outro lado, Bittencourt ressaltou o momento favorável da grande procura por passagens aéreas no país, impulsionado pela ascensão econômica da população, o que ajuda ao setor como um todo.
“A grande vantagem é que tem aumentado muito a demanda e a ocupação dos aviões tem aumentado também, o que permite às companhias aéreas reduzirem seus preços de passagens. Mas obviamente temos que acompanhar, como é obrigação do governo.”
O ministro anunciou que as obras de modernização no Galeão receberão R$ 674 milhões até a Copa de 2014, com a reforma dos dois terminais de passageiros e a recuperação dos sistema de pistas e pátios. Os investimentos fazem parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

(Fonte : Agência Brasil)

CAMPANHA ORIENTA SOBRE RISCOS DE TRANSPORTAR ALIMENTOS NA BAGAGEM EM VIAGENS INTERNACIONAIS



Para orientar passageiros sobre o que podem levar e trazer de suas viagens internacionais, o Anffa Sindical (Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários) lançou na última terça-feira a campanha Bagagem 100% Legal em 17 aeroportos brasileiros.
A ação deverá se estender durante todo o período das férias de julho. Alimentos culturalmente famosos como bacalhau português, linguiça, salame, doce de leite argentino e queijos estão na lista de proibições.
De acordo com o presidente do sindicato, Wilson Roberto de Sá, a campanha foi motivada pela grande entrada e saída de alimentos de origem animal e vegetal pelos aeroportos.
Cerca de 21 toneladas foram apreendidos nos quatro primeiros meses do ano nos aeroportos internacionais de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. "As pessoas desconhecem sobre o que podem ou não trazer de outros países e, quando retornam ao Brasil, sofrem com esse tipo de transtorno. Esse número tende a crescer ainda mais, já que muitos alimentos ainda entram de forma clandestina".
Sá explica que a restrição é importante para evitar a entrada de novas pragas e doenças que podem comprometer a saúde da população, agricultura e a pecuária do país. "Esses alimentos, quando transportados durante as horas de viagem, podem ser responsáveis pela proliferação de bactérias, fungos e vírus. O Brasil já passou por uma série de episódios de pragas vindas de outros países, como o surto da peste suína e do caramujo africano, e por isso, é preciso respeitar as leis sanitárias".
Quem for pego com alimentos proibidos terá o produto confiscado e destruído pelos fiscais federais. Além disso, o passageiro pode ser advertido formalmente e sofrer aplicação de multa. A fiscalização também é adotada em vários países e a lista de proibições varia conforme o destino.
Entre os produtos considerados legais para trânsito internacional estão óleos, alcoólicos, frutos em calda, chocolate, café torrado e moído, sucos, vegetais em conserva, arroz, farinha e erva-mate.
Para os vinhos, os passageiros devem respeitar o limite de 12 garrafas de uma mesma marca, ou 18 de fabricantes diferentes. Folhetos de orientação estarão disponíveis nos aeroportos de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

(Fonte : Agência Brasil / imagem divulgação)

SALVADOR TERÁ NOVOS VOOS PARA PORTUGAL E ESPANHA ATÉ O FIM DO ANO


O Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, terá dois voos diretos para as cidades de Lisboa, em Portugal, e Madri, na Espanha, até o fim do ano. Segundo a Secretaria do Turismo, as operações foram liberadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O voo para Lisboa estreia no dia 27 de setembro pela companhia aérea SATA. Já o voo para a Espanha será realizado pela Air Europa, até o limite do fim do ano.
De acordo com a Secretaria, com as novas linhas, a capital baiana somará 12 voos internacionais por semana para os dois países. Do total, um será da SATA, sete da TAP e quatro da Air Europa. A pasta afirma que cerca de 100 mil visitantes da Bahia em 2011 foram portugueses e espanhóis. Na quinta-feira (12), o secretário Domingos Leonelli deve se reunir com profissionais do turismo para tratar o assunto. O encontro ocorre às 9h, na sede da Bahiatursa.

(Fonte : Portal G1)