(Por Flavio Dino)
Na
última semana, completei um ano de gestão à frente da Embratur, o órgão do
governo federal responsável por estimular o crescimento da entrada de turistas
estrangeiros no país. Um desafio importante, justamente neste momento em que o
turismo brasileiro ganha uma nova importância. A realização de megaeventos,
como a Rio+20 e outros tantos que se aproximam, como Copa das Confederações,
Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, fazem com que possamos colocar
o turismo brasileiro em um novo patamar.
Desde
que a Embratur passou a promover os destinos brasileiros lá fora, já tivemos um
crescimento de 25% na entrada de turistas estrangeiros. Agora, nossa meta é
saltar do patamar de 5,5 milhões de turistas estrangeiros por ano para a marca
dos 10 milhões de turistas/ano, logo após os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do
Rio de Janeiro em 2016. Além de dobrar a entrada de turistas, vamos triplicar a
entrada de divisas – chegando à meta de US$ 20 bilhões.
Com
a cobertura de milhares de jornalistas de todo o mundo, esses megaeventos nos
possibilitam uma exposição única.
Será
uma chance histórica, em gerações e gerações, de o Brasil ser comentado no
mundo.
Para
aproveitar essa oportunidade, a Embratur está trabalhando para diversificar a
imagem do país no exterior. Além de nossos atributos de sol e praia, pelos
quais já somos mundialmente conhecidos, queremos agregar nossas manifestações
culturais, como música, gastronomia e artes, que são uma boa tradução da alma
brasileira, que é o que mais encanta o turista estrangeiro.
Por
isso, estamos trabalhando uma nova campanha publicitária do Brasil, que será
lançada no próximo dia 25 de julho em Londres, pela presidenta Dilma. Nessa
campanha, vamos valorizar a experiência cultural que é visitar o Brasil.
Também
nas press trips – viagens guiadas para jornalistas – já temos valorizado a
diversidade cultural brasileira. Nos 12 meses em que estou à frente da
Embratur, foram 90 press trips – com pelo menos 300 matérias publicadas como
resultado direto.
A
Embratur tem trabalhado ainda para apoiar a comercialização de destinos nos
diferentes estados, diversificando a entrada de turistas pelo Brasil e,
portanto, descentralizando os ganhos financeiros com as entradas de divisas
que, somente nos primeiros cinco meses deste ano, ultrapassaram US$ 3 bilhões.
Por
isso, investimos R$ 8 milhões no Programa de Apoio à Promoção Internacional de
Voos Fretados, para auxiliar as secretarias de Turismo dos estados. Também
disponibilizamos, no ano passado, R$ 12 milhões para que os governos estaduais
fizessem sua promoção internacional. E, este ano, vamos aplicar novamente o
mesmo valor, além de R$ 5 milhões para os municípios – totalizando R$ 17
milhões este ano.
Neste
tempo, também aplicamos R$ 3,8 milhões no Programa de Apoio à Captação e
Promoção de Eventos Internacionais. Por intermédio de editais, a Embratur está
selecionando projetos de órgãos públicos e de entidades sem fins lucrativos,
para que mais eventos tragam dinheiro para a economia brasileira. Só na Rio+20, mais de R$ 70 milhões foram
deixados pelos participantes nos 4 dias oficiais da conferência mundial.
São
muitas ações que nossa equipe vem realizando, visando ao bom cumprimento da
missão de grande envergadura a que a Embratur se dedica, servindo à causa do
desenvolvimento do Brasil.
Flavio Dino, 43 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal
Flavio Dino, 43 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal
(Fonte
: Mercado & Eventos)
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