segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TURISTA ESTRANGEIRO GASTOU 14,4% A MAIS NO BRASIL EM 2011


“Com o número recorde de divisas internacionais, divulgado hoje, temos a confirmação de que o Brasil tem muito a ganhar quando investe no desenvolvimento do setor. Superamos todas as nossas expectativas”, comemorou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O ministro se referiu aos dados divulgados pelo Banco Central. Os número dão conta de que - no ano passado – os turistas estrangeiros gastaram US$ 6,775 bilhões no Brasil, o que representa um crescimento de 14,4%, em relação a 2010, quando o número ficou em US$ 5,9 bilhões.
“Dezembro de 2011 foi o melhor mês de toda a série histórica e registrou, sozinho, US$ 650 milhões”, contabilizou Vieira. Até então, março de 2010 tinha sido o melhor mês, quando o movimento registrado de entrada foi de US$ 630 milhões.

(Fonte : Ascom MTur)

MTUR E SDH JUNTOS PELA ACESSIBILIDADE NO TURISMO


Meta é criar agenda comum de trabalho para os próximos meses

O Ministério do Turismo e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência de República (SDH) estão juntos para garantir a inclusão do quesito ‘acessibilidade’ nas iniciativas do ministério para melhorar a qualidade de atendimento às pessoas com deficiência. Técnicos dos dois órgãos reuniram-se nesta quarta-feira (25), em Brasília, para definir uma agenda comum de trabalho para os próximos meses.
Entre os assuntos discutidos na reunião está a preparação para eventos como a Rio +20, que acontece em 2012, e as Paraolimpíadas de 2016, ambas no Rio de Janeiro.
MTur e SDH vão buscar também informações sobre a expertise de países como Itália, Espanha e Portugal, em projetos de acessibilidade, que poderão resultar em futuros acordos de cooperação bilateral.
Os entendimentos em prol de projetos para promover a inclusão das pessoas com deficiência no turismo resultaram também na inclusão da SDH nos grupos de trabalho de Turismo Náutico e de Turismo Rodoviário, coordenados pelo MTur. Ambos os grupos reuniram-se nas primeiras semanas de janeiro e debateram as portarias de regulamentação do transporte turístico rodoviário e do aquaviário, que terão dispositivos relacionados à acessibilidade.

(Fonte : Ascom MTur)

PROJETO BRASIL CENTRAL PROMOVE TURISMO REGIONAL


Tornar o Centro-Oeste brasileiro referência em destinos turísticos é um desafio enorme, mas não invencível, acredita o diretor do Barcelona Media, Pere Muñoz, que veio ao Brasil para coordenar o Projeto Turismo Brasil Central, desenvolvido pelas unidades do Sebrae em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mas como atrair as atenções para a região que, de acordo com o Ministério do Turismo, tem a preferência de apenas 4% de quem decide viajar pelo Brasil? “Ouvindo o que essas pessoas desejam e, a partir daí, estruturando políticas que conciliem poder público e iniciativa privada”, explica.
A principal atividade do centro espanhol Barcelona Media é a promoção, o desenvolvimento e a execução de projetos de inovação com o setor público e privado. Segundo Muñoz, ao longo das últimas décadas, a região Centro-Oeste foi objeto de dezenas de estudos para viabilização de seu desenvolvimento turístico. Para ele, no entanto, boa parte dessas análises erra por apresentar relatórios prolixos e com foco apenas em políticas de investimento em infraestrutura. “É fato que o Brasil Central não precisa mais de diagnósticos, mas de priorizar ações de maneira estratégica, entendendo o que querem e o que buscam os turistas”, reforça.
“A ideia é analisar os elementos básicos que influenciam a satisfação do turista e reforçá-los”, afirma Muñoz, que coordena as equipes do Sebrae que trabalham no programa. Em Goiás, os municípios de Caldas Novas, Goiânia e Pirenópolis já receberam visitas técnicas. O próximo passo é uma missão rumo à cidade espanhola de Barcelona, considerada referência em trade turístico para conhecer experiências que podem contribuir com a iniciativa no Brasil. O objetivo é criar, ao final desse trabalho, previsto para setembro próximo, um pacto de cooperação entre governos e operadores de turismo, de forma a garantir ações que independam da orientação política dos gestores públicos.
De acordo com o especialista, é preciso abandonar a ideia de que os investimentos devam priorizar a atração de visitantes de outros países. “O público interno contabiliza 51 milhões de pessoas, contra cinco milhões de turistas estrangeiros. Isso demonstra que não precisamos ficar obcecados em atrair o olhar externo. Talvez nossa vocação seja atender bem às expectativas do consumidor nacional”, ressalta. O consultor propõe que as estratégias do Programa Turismo Brasil Central estimulem um fluxo cada vez mais regional.
Sobre as altas expectativas em relação ao desenvolvimento do turismo na região com a Copa do Mundo 2014, Muñoz recomenda cautela. “É um evento que dura apenas três semanas e só pode trazer benefícios a longo prazo se vinculado a uma forte concepção urbanística, social e econômica”, defende. Segundo Pere Muñoz, a adesão popular ao evento é um elemento fundamental e deve atrair pessoas que não estejam envolvidas diretamente com o turismo enquanto atividade econômica.

(Fonte : DCI)

MTUR CRIA COMITÊ E GRUPO TÉCNICO PARA COPAS DE 2013/14


O Diário Oficial da União de hoje publicou a Portaria 30, de 24 de janeiro último, do Ministério do Turismo. A portaria institui o Comitê Gestor – CG Copatur e o Grupo Técnico Executivo – GTE Copatur, para planejar, coordenar e acompanhar, no âmbito do Ministério do Turismo, a execução das ações estratégicas para a preparação das cidades sedes e do entorno turístico com vistas à Copa das Confederações Fifa 2013 e da Copa do Mundo Fifa 2014.


(Fonte : Panrotas)

OCUPAÇÃO DOMÉSTICA VOLTOU A SUBIR EM DEZEMBRO E TAM A LIDERAR O SETOR


Segundo estatísticas de tráfego de agosto divulgadas pela ANAC, a taxa média de ocupação doméstica voltou a subir no mês passado - de 67,05% em novembro para 70,40% em dezembro (+3,35 pp ou pontos percentuais). Todas as companhias aéreas nacionais que operam no setor doméstico registraram queda de ocupação em dezembro, exceto a Avianca (-0,68 pp). E em relação a dezembro de 2010 (71,62%), a ocupação do mês passado caiu 1,22 pp. Destaque novamente em dezembro para a Azul, que registrou a mais alta taxa média de ocupação (81,16%) do setor doméstico, liderança que mantém desde junho de 2011.
O “Grupo TAM” (seus números já estão consolidados com os da Pantanal e sua participação de mercado foi de 40,96% ) tomou a liderança do setor doméstico do “Grupo GOL” (soma da GOL + Webjet, que totalizou uma participação de 40,48%) em dezembro. Aliás, a GOL isoladamente foi a única empresa do setor doméstico a perder participação de mercado (-1,72 pp) no mês. As companhias aéreas que a ANAC chama de “pequenas” (todas menos TAM e GOL) e que no mês de novembro acumulavam um market-share de 22,72%, em dezembro voltaram a crescer e passaram a acumular uma participação de mercado de 23,71% (+0,99 pp).

OFERTA INTERNACIONAL AUMENTOU 3,46% E O TRÁFEGO 5,78% EM DEZEMBRO

Os resultados são do desempenho mensal registrado no setor internacional entre novembro e dezembro de 2011 (variação mensal), segundo estatísticas de tráfego das empresas aéreas nacionais no mês de dezembro de 2011, divulgadas pela ANAC. A oferta internacional teve um aumento de 3,46% e a demanda internacional cresceu 5,78%, gerando resultados positivos em termos de gestão de capacidade. Entre as empresas, todos os indicadores de oferta e demanda foram positivos, exceto os da Avianca, que caíram 1,93% e 5,75% respectivamente. Destaque para o aumento de de 6,29% no tráfego da TAM.
Na variação anual (entre dezembro de 2010 e de 2011), o setor internacional registrou aumento de apenas 0,62% na oferta e crescimento de 2,43% no tráfego, resultado positivo em termos de gestão de capacidade. Todos os indicadores da Avianca e da TAM foram positivos, mas os da GOL foram negativos: queda de 19,38% na oferta e de 24,0% na demanda. Destaque para a forte evolução da Avianca, que fez recentemente sua estreia no setor internacional: aumento de 15,79% na oferta e de 32,68% no tráfego.

(Fonte : Business Travel Magazine)


AVIAÇÃO: REGRA NO RECEBIMENTO DE RECLAMAÇÕES É APOIADA POR ESPECIALISTAS

O Projeto de Lei que visa regulamenta o recebimento de reclamações enviadas à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) sobre companhias aéreas está sendo bem avaliado por especialistas. Para eles, a proposta está de acordo com os princípios estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor.
Na análise do advogado especialista em relações de consumo e sócio do escritório MPMAE Advogados, Rodrigo de Mesquita Pereira, ao facilitar o envio de reclamações e também o acompanhamento dos processos administrativos, será possível melhorar o controle sobre a efetiva atuação das agências reguladoras e, consequentemente, das companhias aéreas.

NO MESMO CAMINHO DA ANS

O sócio do escritório Ulisses Sousa Advogados, Antônio Casanovas, ainda complementa que a proposta de regulamentação tem grande semelhança com o que a ANS (Agência Nacional de Saúde) já vem fazendo com as operadoras de planos de saúde, por meio da NIP (Notificação de Investigação Preliminar) e da CRD (Comunicação de Recebimento de Demandas).
Casanovas explica que tais ferramentas permitem que as operadoras sejam notificadas por e-mail e apresentem defesa em até 10 dias; após esse período, recebem o resultado das possíveis sanções administrativas.
“Algumas operadoras de planos de saúde sentiram esse impacto em suas contas. Porém, a concentração na aviação civil é infinitamente maior — duas companhias praticamente dominam o setor. Portanto, se a Anac aplicar sanções com valores condizentes, sem dúvida, acarretará em algum impacto, porém, o retorno com possibilidade de resolução de um conflito, antes de atingir o Poder Judiciário, pode ser de grande valia para as companhias aéreas”, analisa Casanovas.


ANAC

No caso da aviação, o projeto de lei que visa disciplinar o recebimento de reclamações enviadas à Anac é o PLS 623/2011, do senador Sérgio Souza (PMDB-PR). A proposta determina que o órgão regulador mantenha uma página na internet destinada a receber denúncias.
Ela também propõe que a Anac divulgue indicadores sobre o desempenho das empresas aéreas e dos operadores aeroportuários, de forma a subsidiar a escolha da companhia pelo passageiro, fortalecendo, assim, sua posição de consumidor.

(Fonte: InfoMoney)

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FÓRUM PANROTAS 2012



O Fórum PANROTAS já está com as inscrições abertas pela internet e acontece nos dias 13 e 14 de março no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo.

Para mais informações, acesse www.panrotas.com.br/forum .

O evento tem aliança institucional com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), patrocínio de Gol, Itaú, American Airlines, CVC, GJP Hotéis e Resorts, Sabre, R1 Solutions, Tap Portugal, Esferatur, GTA Assistance, Iberostar Hotels e Resorts, PMWeb, Reserve, Rextur e gastronomia oferecida por Blue Tree Hotels, além de assessoria de comunicação da B4T e apoio à Event Tax do São Paulo CVB.

(Fonte : Panrotas)

TURISMO NÁUTICO APOSTA NA COPA


MTur e ANA elaboram acordo de cooperação técnica para o setor

O Ministério do Turismo e a Agência Nacional de Águas (ANA) deverão fechar, nos próximos dias, uma parceria para identificar trechos de rios e reservatórios brasileiros com potencial para o turismo náutico, inclusive cachoeiras e praias artificiais. O estudo vai apontar diretrizes para a criação de normas que disciplinem o turismo nestes cursos e bacias hidrográficas. O objetivo é alavancar o potencial turístico das cidades que formam o entorno das sedes da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo de Futebol FIFA, em 2014.
Segundo o diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo (DFPIT) do MTur, Hermano Carvalho, o projeto será desenvolvido de acordo com o conceito da atual política pública do turismo - de unir as forças dos vários setores envolvidos no assunto. “Grande parte das atividades turísticas no Brasil é realizada nas proximidades de espelhos d’água, como praias, lagos, rios e estâncias hidrominerais. Portanto, Ministério do Turismo e ANA vão criar, juntos, instrumentos para garantir que as atividades náuticas no País se desenvolvam de maneira ordenada e sustentável”, frisa o diretor.
O MTur vai indicar destinos e sugerir sinalização especial para a prática de atividades turísticas que impactam e são impactadas pela gestão dos recursos hídricos. O estudo deverá incluir, ainda, medidas de preservação da qualidade da água e das paisagens hídricas, respeito à biodiversidade e manutenção da fauna e flora da região.

MERCADO

As regiões com recursos hídricos e condições de balneabilidade - ou propícios à pesca e à prática de esportes náuticos - já estão em processo de expansão das atividades ligadas ao setor e à demanda de lazer no Brasil. A prestação de serviços em marinas e áreas náuticas gera, em média, três postos de trabalho por barco ancorado. Aproximadamente 90% da produção mundial de equipamentos para as atividades náuticas de recreio estão concentrados nos países que melhor desenvolveram esse segmento: Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra e Itália.

(Fonte : Ascom MTur)

HOTELARIA DE MACEIÓ REGISTROU TAXA MÉDIA DE OCUPAÇÃO DE 71,7% EM 2011


A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas compilou os dados do boletim mensal colhido nos hotéis e pousadas da capital no ano de 2011 e comprovou que a rede hoteleira alagoana vem crescendo e com ela também a oferta de leitos. Com uma taxa média de ocupação anual de 71,7%, a cidade de Maceió apresentou variação positiva de 0,6% em 2011 em comparação à de 2010. O mês de janeiro apresentou a melhor taxa de ocupação hoteleira do período, chegando aos 91% e três novos hotéis foram inaugurados na cidade, acrescentando 379 apartamentos e 1.198 leitos à oferta da capital.
Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, o crescimento da ocupação hoteleira e o número de empreendimentos na capital em 2011 mostram que mesmo com o aumento da oferta de leitos, a taxa de ocupação não caiu. E garantiu que para 2012 Alagoas terá mais quatro novos empreendimentos inaugurados e seis outros que terão sua construção iniciada. A hotelaria de Maceió recebeu aproximadamente 600 mil hóspedes em 2011, crescendo 11,4% em relação ao ano anterior. A permanência média do visitante não sofreu grandes variações nos últimos dez anos, permanecendo em 3,7 dias desde o ano de 2008.
(Fonte : Business Travel Magazine)

CLASSES C E D, COMPAREÇAM AO BALCÃO DE EMBARQUE

Estratégia atual de venda de passagens inclui instalação de postos em locais de aglomeração popular

Quem passa pela estação do metrô de Pinheiros, na cidade de São Paulo, pode ficar surpreso: balcões de check-in, iguais aos existentes nos aeroportos, dividem espaço com poltronas colocadas contra a parede. O objetivo é reproduzir a primeira fila de assentos de uma aeronave. Já na estação do Butantã, também na capital, 45 mil usuários do metrô passam diariamente por uma vitrine dos sonhos, na qual galerias de fotos sugerem viagens a regiões de praias e de montanhas, além de algumas das cidades mais cobiçadas do mundo.
A estratégia de criar postos de vendas em locais de aglomeração popular tem sido adotada por empresas ligadas ao turismo. E a razão é uma só: atrair e fidelizar a clientela das classes C e D - consideradas as novas estrelas do consumo brasileiro. O potencial estimado é de 25 milhões de novos compradores. E para que isso aconteça, ninguém economiza esforços ou criatividade. Competir em um mercado tão disputado está levando empresas a elaborarem estratégias cada vez mais ousadas.
“Ao longo de nossa história, transformamos a forma de vender pacotes de viagens. Criamos vitrines atraentes e lojas em locais de grande fluxo, com horários flexíveis de atendimento”, justifica Roberto Vertemati, diretor de Expansão e Rede de Lojas da maior operadora turística do Brasil - e uma das cinco mais importantes do mundo.
Preços acessíveis e pagamentos a perder de vista, com cartão de crédito ou até no carnê, também fazem parte da estratégia para levar cada vez mais consumidores a destinos nacionais e internacionais, com os quais até então eles só podiam sonhar. Na temporada 2011/2012, a operadora está oferecendo 1 milhão de pacotes, para mais de 100 destinos turísticos do Brasil e do mundo, a partir de mais de 20 cidades do Brasil. Esse é o maior volume de pacotes já anunciado em 39 anos de existência da companhia.
“Este cenário seria impensável há alguns anos. E impressiona a capacidade do mercado de se adaptar a essa nova e boa realidade”, atesta o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “Nessas horas, ganha quem não perde o foco no cliente e aposta na ousadia. Mas para isso, é preciso ter um profundo conhecimento do mercado e de suas expectativas. E mais: entender quais são os sonhos do público”, conclui Gastão Vieira.
O ambiente que reproduz o interior de avião faz parte, também, das táticas de uma das maiores companhias aéreas do Brasil. O objetivo é fazer com que viajantes menos experientes, ou mesmo os que vão embarcar pela primeira vez, saibam de antemão como é e como funcionam as instalações de uma aeronave.
Para explicar a operação em detalhes, funcionários tiram dúvidas e revelam, tim-tim por tim-tim, os procedimentos de embarque, antes, durante e depois de a aeronave sair do chão. Tudo para aproximar as classes C e D do mundo da aviação.
Oldair José de Deus, um sergipano arretado, enfrentou o medo do avião para ir a São Paulo, há cerca de um ano: “Eu pensava que viajar de avião era igual a andar de roda-gigante. Deu frio no estômago”. Antes feita de ônibus ao longo de quase 40 horas, a empreitada foi reduzida a três horas. E o melhor: sem ter que se alimentar nas paradas, o que às vezes acaba mal. “O atendimento e o salgadinho do avião são muito melhores”, recorda. Oldair anda em tempos de 'vacas magras'. Segurança por profissão, está desempregado. Ainda assim quer viajar para ver a família novamente em São Paulo. “Fácil, não é. Mas boto fé que vou.”
Quiosques da companhia aérea foram abertos nas estações paulistanas do metrô de Itaquera, Sé e Luz. Também o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre receberam esses balcões. A estratégia é abrir até 20 pontos de venda de passagens em locais com grande circulação de pessoas até o final do primeiro semestre de 2012.

(Fonte : Ascom MTur / imagem divulgação)

ANVISA RECOMENDA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO EM VIAGENS PARA A EUROPA

Dados da Organização Mundial da Saúde, divulgados em dezembro, apontam que os países da Europa registraram cerca de 26 mil casos de sarampo durante o ano de 2011. A França, com 14 mil notificações, foi o país que apresentou o maior número de casos da doença. Por isso, para evitar problemas de saúde relacionados à doença, os brasileiros que vão viajar para a região não devem esquecer a vacina. “Apesar de não ser uma exigência, se considerarmos que foram diagnosticados casos de sarampo em 36 países da Europa, é fundamental que os brasileiros que vão se deslocar para o continente estejam vacinados contra a enfermidade”, orienta o diretor da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Agenor Álvares.
De acordo com o diretor, a vacinação é a medida mais eficaz de prevenção contra o sarampo e pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde do país - deve ser tomada até 15 dias antes da viagem. A única exceção é para a as gestantes, que não podem tomar a vacina. No Brasil não há casos de circulação do vírus do sarampo há 11 anos, apenas casos de pessoas que chegaram infectadas de outros países, por isso a necessidade da vacinação. Desde 2000, não há no Brasil. “Os casos de sarampo que tivemos depois desta data foram justamente de pessoas que chegaram infectadas de outros países, por isso, a vacinação é uma medida preventiva não só para o viajante como também para impedir a entrada desta doença em nosso país”, ressalta Álvares.

(Fonte : Business Travel Magazine)