segunda-feira, 30 de maio de 2011

BRASIL ESTÁ ENTRE OS DESTINOS PARA INTERCÂMBIO EDUCACIONAL



Desde domingo (29), o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) representa o Brasil na 63ª Conferência Anual da Nafsa (National Association of Foreign Student Advisers), que acontece até 3 de junho, em Vancouver, no Canadá. O evento é organizado anualmente e representa uma oportunidade para a exposição e divulgação dos países participantes, com foco no intercâmbio educacional.
A presença nessa conferência, organizada por uma das mais reconhecidas instituições de apoio ao estudante estrangeiro, ampliará as possibilidades de divulgação do Brasil no exterior. Na opinião do presidente da Embratur, Mário Moysés, esse segmento ainda é pouco explorado no Brasil. “Devemos aproveitar essa visibilidade para utilizarmos o intercâmbio estudantil como mais uma opção para promover os destinos brasileiros”. Segundo Moysés, o Brasil é um país atraente não só pelas riquezas naturais e culturais, mas também possui boa oferta de educação de excelência, capaz de proporcionar uma experiência única e agregar valor à formação dos estudantes.
O foco desta edição da conferência serão os avanços da indústria de estudos no exterior e o aconselhamento dos estudantes visando à indicação dos destinos mais adequados a cada perfil. A expectativa dos organizadores é de cerca de 8 mil visitantes, incluindo o público interessado em intercâmbio, colaboradores internacionais, líderes universitários, profissionais e empresas credenciadas.

A ESTRUTURA

No estande da Embratur, o visitante poderá conhecer o trabalho desenvolvido por 22 instituições de ensino, entre algumas das mais tradicionais do Brasil – como a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Federal do Paraná e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Também participa o Bureau Brasileiro de Intercâmbio, criado para promover a educação brasileira no exterior e fruto da parceria entre a Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) e a Embratur.
Dentro da extensa programação estão aproximadamente 250 eventos, entre workshops, palestras e seminários abertos ao público. No entanto, a participação nos painéis dos dias 29 e 30 será permitida apenas aos inscritos previamente (http://www.nafsa.org/annualconference ). Ainda como parte da agenda, a Embratur vai oferecer, em 1º de junho, um coquetel em seu estande para apresentar o Programa Brasileiro de Educação Internacional. Na ocasião, o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto, representará o instituto.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

EUA PREVEEM QUE TURISMO A PARTIR DO BRASIL CRESÇA 150% ATÉ 2016


O Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulgou em nota estimar que o total de turistas a partir do Brasil para o país norte-americano cresça em 150% de 2010 até 2016.
O Brasil é um dos países de maior crescimento esperado neste envio de turistas, seguindo China (232%) e Coreia do Sul (200%). Outros líderes no aumento esperado de visitantes aos EUA são a Rússia (139%) e Índia (94%).
Considerando a região da América do Sul, espera-se um aumento de 83%; na Ásia e Oceania, o aumento estimado é de um percentual similar de 82%. Já no Oriente Médio, o índice é menor, de 29%.
A previsão é de que todos os países entre os 40 que mais enviam turistas aos EUA aumentem seus envios, com exceção de Irlanda e Jamaica.
Ao todo, os Estados Unidos esperam crescimento de seu turismo em uma média anual de 6% a 8% nos próximos cinco anos.
A previsão foi publicada em um documento divulgado nesta ultima semana, durante o maior evento de turismo dos Estados Unidos, o Pow Wow, organizado pela U.S. Travel Association.

(Fonte : Folha Online)

ACONTECE EM NATAL SEMINÁRIO DO PROJETO TURISMO QUE PROTEGE


Os temas que serão abordados no seminário de lançamento do projeto TURISMO QUE PROTEGE, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (Abih-RN), pelo Ministério Público Estadual, pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Resposta, serão voltados para a inserção dos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho do turismo, os desafios e perspectivas da promoção do turismo sustentável e a proteção de crianças e adolescentes.
O objetivo principal é a divulgação, mobilização e sensibilização de toda cadeia produtiva do turismo para a importância do engajamento e da participação de todas na prevenção à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
O presidente do Conselho Nacional do SESI e criador do Vira Vida, Jair Meneguelli, a coordenadora do Programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo, Maria Aurélia de Sá, a especialista Elisângela Machado, do Centro de Excelência do Turismo da Universidade de Brasília (Cet-UNB) e a consultora do Projeto Vira Vida, Glória Diógenes, realizarão as palestras do evento, que acontece amanhã, durante todo o período matutino, na Abih-RN, em Areia Preta, praia localizada em Natal (RN).

(Fonte : Brasilturis Jornal)

BC REGISTRA NOVA ALTA DE JUROS E CRÉDITO ESTÁVEL PARA FAMÍLIAS EM MAIO


Dados parciais para maio mostram que a taxa média de juros subiu para 40,1% ao ano, segundo levantamento do Banco Central. O juro para pessoa física passou para 47,7% ao ano, de acordo com dados até o último dia 13, maior nível em 48 meses.
Os números mostram um cenário mais favorável para as empresas, com queda nos juros e aumento nas concessões, que cresceram 6,4% nas duas primeiras semanas do mês em relação ao mesmo período de abril. Já as concessões para pessoas físicas não registraram crescimento nessa mesma comparação.
No acumulado do primeiro quadrimestre, as concessões tiveram queda de 5% em relação ao acumulado nos últimos quatro meses do ano passado, com recuo de 6,2% para as empresas e 3,2% para pessoas físicas.
Houve queda nas concessões de 0,4% no crédito pessoal e de 24,5% no financiamento de veículos, modalidade mais afetada pelas medidas do BC.
Segundo o BC, o crescimento do estoque de crédito verificado nesse período, de 4,1%, representa uma expansão de 13% em valores anualizados, percentual próximo da previsão da instituição para o ano.
"Esse arrefecimento no quadrimestre está associado às medidas macro-prudenciais tomadas desde o final do ano passado e ao ciclo de alta das taxas de juros", disse Tulio Maciel, chefe do Departamento Econômico do BC.

CHEQUE ESPECIAL

Os juros das principais modalidades voltaram aos níveis verificados no primeiro semestre de 2009, quando as taxas ainda estavam influenciadas pelos efeitos da crise desencadeada em setembro do ano anterior.
No crédito pessoal, a taxa de 50,8% ao ano é a maior desde março de 2009. Para veículos, os 31,8% ao ano verificados são os mais elevados desde fevereiro daquele ano.
No cheque especial, modalidade que apresenta maior volatilidade, os juros de 178,5% ao ano são os maiores desde abril de 2003, início do governo Lula.
Os prazos de financiamento também mudaram com as restrições do BC. Para novas concessões, o número médio de parcelas para compra de veículos caiu de 51,3 meses em novembro para 47,9 meses em abril.
Para o crédito pessoal, passou de 47,5 meses para 39,3 meses na mesma comparação.

JUROS SOBEM PELO 5º MÊS E CRÉDITO TEM EXPANSÃO MODERADA, DIZ BC

A taxa média de juros dos empréstimos bancários para empresas e pessoas físicas subiu pelo quinto mês consecutivo e chegou a 39,8% ao ano em abril, segundo levantamento do Banco Central.
Em novembro do ano passado, pouco antes de o BC iniciar o processo de restrições ao crédito para segurar o consumo e a inflação, a taxa média era de 34,8% ao ano.
No mês passado, o juro ao consumidor chegou a 46,8% ao ano, enquanto para as empresas atingiu 31% ao ano.
Segundo o BC, as operações de crédito mantiveram "trajetória de expansão moderada em abril", com maior demanda pelo setor produtivo e menor procura de financiamentos por parte das famílias. O cenário hoje, segundo a instituição, é de elevações das taxas de juros e "spreads" bancários, com "discreto aumento da inadimplência".
Esse último indicador subiu pelo terceiro mês seguido para as famílias, de 5,7% no final de 2010 para 6,1%. Para as empresas, passou de 3,5% para 3,7% na mesma comparação.
O volume total de crédito cresceu 1,3% em abril em relação ao mês anterior e teve expansão de 21% em 12 meses, para R$ 1,78 trilhão (46,6% do PIB).
O crédito sem subsídio cresceu 1,4%, acima do 1% verificado nos empréstimos subsidiados, que incluem crédito rural, empréstimos do BNDES e habitacional com recursos da poupança e FGTS.

(Fonte : Folha Online)

OLHARES DA INDÚSTRIA GLOBAL PARA NOVOS PROJETOS HOTELEIROS SÃO PARA BRASIL



O número de projetos em desenvolvimento no Brasil agora é o quarto maior do mundo, atrás apenas dos EUA, China e Índia, segundo uma pesquisa da Lodging Econometrics. O fortalecimento da economia brasileira e as perspectivas decorrentes da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 geraram um pico de novos projetos, particularmente de franchise de marcas hoteleiras. Segundo o estudo, o Brasil desperta a atenção de toda a indústria hoteleira mundial e agora tem 177 projetos em desenvolvimento, totalizando mais da 29.000 apartamentos ou unidades habitacionais (UH’s).
Entre os projetos brasileiros estão 8 propriedades com marca Accor, que incluem dois Novotel, três Ibis e três hotéis Formule 1. A companhia hoteleira também anunciou dois novos Ibis e um Pullman com 280 apartamentos em Belo Horizonte, que devem ser inaugurados em 2013. A Starwood acaba de abrir seu primeiro Westin na América Latina, em Lima, enquanto a Marriott planeja uma propriedade com 278 apartamentos em Cartagena, na Colômbia, com abertura prevista para 2014 - será o terceiro Marriott no país.
O crescimento no Brasil significa que os projetos em desenvolvimento na América Latina cresceram pelo 5º trimestre consecutivo no início de 2011, totalizando 517 projetos e 84.000 apartamentos - dos quais 43% ou 219 hotéis e 36.131 apartamentos já em construção. O número de projetos registra crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado e o de apartamentos 10%. Segundo a Lodging Econometrics, a Colômbia e o Peru também se destacam na América Latina como centros de desenvolvimento de novos hotéis. A América Central, notadamente o Panamá, também cresce consideravelmente.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

DIÁRIAS HOTELEIRAS AUMENTARAM 13,7% E REVPAR 19,5% NO BRASIL EM ABRIL


A STR e STR Global divulgaram os resultados de performance da hotelaria nas Américas em abril. A região registrou resultados positivos nas três principais métricas, quando apresentadas em dólares norte-americanos. As Américas fecharam abril com um aumento de 4,7% em ocupação, para 61,2%, com aumento de diária média (ADR ou average daily rate) de 3,3%, para US$ 103.53, e com alta de 8,1% em RevPAR (revenue per available room), para US$ 63.35. Segundo a STR e STR Golbal, em abril a hotelaria brasileira registrou aumento de 5,1% em ocupação (para 69,5%), diária média de R$ 229,60 (+13,7%) e aumento de 19,5% em RevPAR (para R$ 159,65).
Entre os principais mercados da região, o Rio de Janeiro registrou a maior alta em ocupação (+13,1%, para 77,4%), seguido de Miami-Hialeah (+9,5%, para 79,8%) - Hialeah é uma das cidades do Miami-Dade County, também conhecida como Miami Lakes. Dois mercados tiveram queda superior a 5% em ocupação: Toronto (-8,0%, para 63,4%) e Washington (-6,0%, para 73,7%). Em diária média, São Paulo apresentou a maior alta nessa métrica (+28,4%, para US$ 147.95), seguida do Rio de Janeiro (+15,4%, para US$ 207.33) e de Miami-Hialeah (+13,1%, para US$ 170.73) - foram os únicos mercados a registrar elevação de dois dígitos em ADR.
Três mercados apresentaram aumento de RevPAR superior a 20% em abril: São Paulo (+34,4%, para US$ 103.46), Rio de Janeiro (+30,6%, para US$ 160.48) e Miami-Hialeah (+23,8% para US$ 136.25). Dois mercados registraram queda em RevPAR: Washington, D.C. (-8,8%, para US$ 111.55) e Toronto (-8,4%, para US$ 87.78).

Resultados de abril em outras regiões do mundo (variações anuais):
• Ásia Pacífico: a ocupação caiu 2,1%, para 64,7%, enquanto a diária média aumentou 14,6%, para US$ 143.99 e o RevPAR elevou-se 12,2%, para US$ 93.19. A região continua sendo impactada pelos resultados do Japão, onde a ocupação em abril registrou queda de 42,8% (para 46,4%);
• Oriente Média e África (MEA): a ocupação teve queda de 9,7%, para 59,0%, enquanto a ADR aumentou 10,8%, para US$ 176.82, e o RevPAR manteve-se estável, com elevação de 0,1%, para US$ 104.25. Os resultados de abril foram influenciados pela instabilidade política, principalmente no Norte da África. No Egito, por exemplo, a ocupação caiu 52,1% em ocupação, para 33,0%;
• Europa: a ocupação hoteleira aumentou 5,6%, para 64,8%, enquanto a diária média elevou-se 13,6% para US$ 144.53 (ou +1,3%, para € 97.40). O RevPAR aumentou 20,0%, para US$ 93.60 (ou +7,0%, para € 63.08).

(Fonte : Business Travel Magazine)

TAXAS E COMBUSTÍVEL SÃO 39% DOS GASTOS EM CRUZEIROS NO BRASIL



Os cruzeiros marítimos pelo Brasil movimentaram R$ 1,3 bilhão na temporada 2010/2011, segundo estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) apresentado nesta segunda-feira (30). Chama a atenção que 39% desse total corresponde apenas a gastos com combustíveis (R$ 291,7 mi) e taxas portuárias e impostos (R$ 215,2 mi).
Mas Airton Pereira de Nogueira Junior, coordenador da pesquisa, ressaltou o efeito cascata na economia em terra, para além dos navios. Afinal, quase a mesma porcentagem anterior, de 40% do total (R$ 522,5 milhões), foi gerada pelos gastos dos turistas e dos tripulantes nas cidades dos portos - de embarque, desembarque e trânsito.
Esse gasto é realizado principalmente no comércio varejista (R$ 172,6 mi) e com alimentos e bebidas (R$ 155,1 mi). Mas também com transporte antes ou depois do cruzeiro (R$ 80,3 mi), passeios turísticos (R$ 67,6 mi), transporte nos portos de escala (R$ 30,5 mi) e até na hospedagem antes ou depois do cruzeiro (R$ 16,4 mi).
As principais cidades portuárias envolvidas nessa conta são, na ordem: Rio de Janeiro (RJ), com R$ 102,9 milhões; Santos (SP), com R$ 86,6 milhões; Búzios (RJ), com R$ 57 milhões; Salvador (BA), com R$ 43,9 milhões; e Ilhabela (SP), com 42,3 milhões.
Os cinco destinos representam cerca de 64% desses gastos terrestres e 80% do total de escalas de cruzeiros, entre os 16 portos brasileiros.

SUPRIMENTOS

Os quase 20% restantes na conta vêm do navio em si, com suprimentos de alimentos e bebidas a bordo (R$ 133,5 mi), comissões a agentes e operadoras (R$ 122,9 mi), além de água e lixo (R$ 28,1 mi).
A temporada teve 20 navios, que transportaram 792.752 cruzeiristas - 12% estrangeiros. Seis anos antes, na temporada 2004/2005, quando a FGV havia feito seu primeiro e então único estudo abrangente sobre o setor, eram apenas seis navios transportando 139 mil cruzeiristas - cerca de cinco vezes menos.
Outra maneira de determinar o impacto econômico em cascata dos cruzeiros no Brasil é pelos empregos gerados. Foram 20.638 postos de trabalho na última temporada, sendo cerca de 5 mil tripulantes e o restante calculado pelos gastos dos turistas nas cidades portuárias, além da cadeia produtiva de apoio.

O CRUZEIRISTA

O perfil identificado do passageiro de cruzeiros no Brasil na última temporada, com base em 4.000 questionários, é que 55,8% são mulheres, 26,3% possuem entre 25 a 34 anos e 58,1% têm ensino superior completo (68,2%, incluindo os com pós-graduação).
Quanto à companhia, 43,8% viajaram com cônjuge ou namorado (a). Além disso, 62,7% fizeram seu primeiro cruzeiro, 88,9% desceram em ao menos uma das escalas e 61,1% vieram do Estado de São Paulo.
O estudo foi encomendado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) e apresentado na abertura do evento Seatrade South America Cruise Convention, em São Paulo.

(Fonte : Folha Online /imagem divulgação)

RICARDO AMARAL: CRESCIMENTO MENOR NA TEMPORADA 2011-2012 PREOCUPA SETOR


Durante a seção de abertura do Seatrade South America Cruise Convention, que acontece hoje (30/05) em São Paulo, o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Ricardo Amaral, ressaltou a desaceleração do crescimento do mercado de cruzeiros para a próxima temporada. Segundo ele, o número de navios, que na temporada 2010-2011 é de 20, será de 17 na próxima. A oferta de cabines terá uma queda de 1,6%.
"Este é um alarme importante para nós", alertou Amaral. Para ele não basta ter um crescimento forte da economia se isso não vier acompanhado de investimentos em infraestrutura e diminuição da burocracia. "Enquanto nos últimos anos o setor cresceu em média 6% ao ano, no Brasil avançamos 10%, mas isso ainda não é suficiente. Temos que pensar como manter isso no futuro", completou.
Como exemplo da queda, Amaral citou Buzios, que terá uma queda de aproximadamente 30% no número de turistas provenientes de cruzeiros na próxima temporada. "A cidade diminuiu os pontos de fundação e ao contrário do que pensam, esses turistas não vão para outras cidades do Rio. O estado todo perde com isso", afirmou.
Para Amaral, a realização do Seatrade no Brasil é um grande marco para o setor e pode apontar os caminhos para o futuro dos cruzeiros marítimos no país. "Com um impacto de R$ 1,3 bilhões na economia, é inegável a importância dos cruzeiros no cenário nacional. Vamos aqui apontar as oportunidades e os desafios com o objetivo de diminuir o gap entre a visão do governo e a percepção das companhias", acredita.
O chairman do Seatrade, Chris Hayman, também destacou o momento do país e de toda a América do Sul. Para ele, é um momento histórico para a região a realização deste evento no Brasil. "Já vimos como os cruzeiros impactam positivamente na economia. Agora vamos discutir como atingir este potencial", disse.

(Fonte : Mercado & Eventos)

NAVIOS NO BRASIL PARA COPA DE 2014 AINDA NÃO SÃO REALIDADE


As companhias marítimas ainda não receberam qualquer solicitação para trazer navios para o Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. Segundo Gianni Onorato, CEO da Costa Cruzeiros, nenhuma empresa operadora entrou em contato com a armadora para estabelecer qualquer tipo de contrato. "Na verdade, precisamos entender as reais necessidades do país e a viabilidade em trazer navios. Na Europa, estaremos em alta temporada", ressaltou Onorato.
O CEO da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago, reforçou que é preciso criar um ambiente favorável para a vinda de navios ao Brasil durante os meses de junho e julho de 2014, por ocasião da Copa do Mundo. "Ainda não fomos procurados. No entanto, pelo cenário atual vejo essa iniciativa bem difícil de ser concretizada. Os nossos navios estarão do outro lado do mundo e por isso, qualquer ação deve ser bem pensada", explicou Vago. As alternativas, de acordo com ele, seriam reposicionar alguma embarcação para o país ou estender a permanência de um navio pela costa brasileira.
Já o presidente e CEO da Royal Caribbean, Adam Goldstein, foi enfático ao afirmar que a operação de navios durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil só irá acontecer a partir do momento que o país melhorar sua infraestrutura. "Com a reforma dos aeroportos e dos serviços, o setor de cruzeiros tem condições de se desenvolver. Por enquanto, essa realidade está longe de ser concretizada", completou Goldstein

(Fonte : Mercado & Eventos)

RIO FALA DE BENEFÍCIOS EM SEDIAR CENTRO DE MÍDIA DA COPA



Depois de ter vencido a disputa com as cidades de São Paulo e Brasília para sediar o Centro Internacional de Transmissão da Copa do Mundo de 2014, que reunirá jornalistas de todo o mundo para a cobertura, o Rio já pensa nos bons frutos que virão da exposição para o mundo.
Para o secretário de Turismo do Rio, Antônio Pedro Figueira de Mello, o pacote de incentivos para a construção de novos hotéis foi decisivo na escolha. "A Fifa nos pediu a garantia de 28 mil acomodações e enviamos uma proposta com a oferta de 34 mil leitos. Além disso, o projeto apresentado detalhado de encargos foi completo e a cidade é a mais bonita do mundo”, disse o secretário. Atualmente a hotelaria carioca oferece 24 mil acomodações.
Ao abrigar o centro de mídia, a cidade ganhará visibilidade mundial. "Não só o evento, mas o seu impacto no cotidiano da cidade e os pontos turísticos são matérias realizadas pelos jornalistas durante a Copa”, completa. O local selecionado foi o Riocentro.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

“EVENTOS NÃO DEIXAM O RIO TER BAIXA TEMPORADA“, DIZ RIOTUR


Com atividades para incrementar o calendário de eventos do Rio de Janeiro, o secretário de Turismo da cidade, Antonio Pedro Figueira de Mello, destacou que o mês de março não teve baixa temporada como nos anos anteriores, em que a ocupação dos hotéis já chegou a registrar 30%.
“Mesmo no momento atual em que a moeda real está cara e o Rio também, eventos como o Viradão Carioca, show do Paul McCartney, Fashion Business e campeonato de surfe na Barra da Tijuca, contribuíram para que a hotelaria local fechasse o mês com a média de 75% de ocupação”, conta.
O secretário ainda salientou que o objetivo é tornar o Rio um destino turístico como Nova York e Paris, em que os turistas não visitam apenas uma vez. “Para as pessoas voltarem, uma política de eventos é fundamental”, acredita.
De 18 a 28 de agosto acontecerá o Rio Gastronomia, um projeto que recebeu o investimento de R$ 3 milhões da Riotur. A ideia é oferecer atrações gastronômicas sem restringir à uma parte da população. “É um setor que gera muitos empregos. Um caminhão com chefs elaborando pratos rodará a cidade e também promoveremos feijoadas nas quadras das escolas de samba cariocas”, antecipa Mello.

(Fonte : Panrotas)

TREM LIGARÁ ESTAÇÃO DA LUZ A CAMPOS DO JORDÃO

O mais novo passeio turístico de trem de São Paulo terá 207 km, quase sete horas de duração (só de ida) e irá ligar a estação da Luz, na capital, a Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira.
Se implantado, o Trem da Montanha será a mais longa linha ferroviária de passageiros do Estado de São Paulo.
A linha é uma das três que o governo paulista quer implantar no projeto Expresso Turístico, coordenado pela CPTM, estatal que gerencia os trens metropolitanos.
As outras são o Trem dos Romeiros, para Aparecida (180 km de São Paulo), e o Trem do Vinho, para São Roque (66 km da capital).
Hoje, o projeto já leva turistas ao entorno da Grande São Paulo em três linhas, com destino à vila de Paranapiacaba (Santo André), a Jundiaí e a Mogi das Cruzes, todas partindo da Luz.
Os três novos passeios, segundo o governo, devem ser implantados ainda este ano, mas o de Campos do Jordão deve ser o mais complexo.
Para viabilizá-lo, o governo precisa de um acordo com a MRS, concessionária privada que opera a malha ferroviária no vale do Paraíba, só com transporte de cargas.
Isso porque a linha da CPTM vai pouco além da Grande São Paulo e seria usada pelo Trem da Montanha até Itaquaquecetuba, de onde passaria à malha da MRS.
Dali, o trajeto seguiria pelo vale do Paraíba, alternando cenários urbanos (como São José dos Campos) e bucólicos --antigas fazendas e várzeas do rio Paraíba do Sul.
Em Pindamonhangaba, uma troca de veículos: em um pequeno trem elétrico semelhante a um bonde, é feita a subida da serra da Mantiqueira até o Capivari, centro da badalação da estância.
A subida da serra - que já existe hoje - é operada pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, ex-empresa federal encampada pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos este ano.

APARECIDA

O governo não sabe quanto vão custar as novas linhas. Porém, já sabe que os passeios a Campos do Jordão e Aparecida serão em semanas alternadas e sairão às sextas e o retornarão aos domingos.
Hoje, as três linhas do Expresso Turístico saem de manhã e voltam a São Paulo no fim do dia.
Em 165 viagens feitas desde 2009, transportaram 25 mil passageiros.
O expresso é formado por uma locomotiva a diesel e dois carros de passageiros, fabricados nos anos 1950.
O projeto Trens Regionais também ensaia levar a CPTM além dos limites da Grande São Paulo.
A ideia é reativar o transporte regular de passageiros da capital para Sorocaba, Santos, Campinas, Jundiaí e São José dos Campos.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

GOVERNO VOLTA A GARANTIR INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA EM GRU, VCP E BSB


A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse sexta-feira (dia 27) que as concessões à iniciativa privada dos terminais aéreos de Brasília (BSB), Guarulhos (GRU) e Viracopos (VCP) permitirão o atendimento da demanda para a Copa do Mundo de 2014. “Em aeroportos nós temos pressa e, por isso, acreditamos que fazer a concessão desses terminais, que são os aeroportos mais críticos, vai nos dar as obras que nós precisamos até dezembro de 2013, para a Copa do Mundo”, ressaltou a ministra.
Segundo a ministra, outra medida do plano para ampliar a capacidade dos aeroportos é abertura de capital da Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, que está sendo preparada para a operação. “Nós temos todas as medidas que precisamos adotar em relação à Infraero e vamos adotar o sistema de concessões para garantir a infraestrutura de que o país precisa.”
A ministra destacou ainda que atualizar a infraestrutura de transportes para atender às novas demandas são preocupações maiores do que os grandes eventos esportivos. “Nossos desafios na área de transporte são muito maiores do que a Copa do Mundo. A necessidade de ampliar nossa malha rodoviária, ferroviária e hidroviária é garantir o crescimento do país, o que vai muito além das necessidades de um evento que vai durar apenas um mês.”

(Fonte : Business Travel Magazine)

REFORMAS NOS AEROPORTOS ATRASAM, E AUTORIDADES PÕEM PLANO B EM PRÁTICA



Um pesadelo anunciado para os futuros eventos esportivos do Brasil toma cada vez mais forma. Dos 13 aeroportos que passarão por reformas para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, só nove não ficarão prontos, de fato. Somam-se à lista de preocupações a situação geral das estradas no país e o projeto do trem-bala, já descartado para o Mundial e cogitado, agora, apenas para os Jogos Olímpicos.
- Tudo ficou abandonado durante muitos anos. São 50 anos sem se fazer nada na infra-estrutura de transporte - afirmou o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo.
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, admitiu que muitas coisas não vão ficar como deveriam para os eventos, como o terminal do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que terá apenas 40 por cento de suas obras concluídas para atender a demanda em 2014.
- Já houve a decisão da presidente de fazer a concessão dos terminais de passageiros de Vira-Copos, Guarulhos e Brasília, que são os aeroportos mais críticos - afirmou a ministra.

TREM-BALA A MEIA BOMBA

Já o projeto original do trem-bala, que ligaria Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro foi definitivamente descartado para a Copa do Mundo. Hoje, há chances apenas para os Jogos de 2016, segundo Bernardo Figueiredo.
- Para Copa, não há a menor possibilidade. Para as Olimpíadas ainda pode haver um esforço para viabilizar algum trecho, ao menos - disse o diretor.

(Fonte : SportTV News / imagem divulgação)

ANAC CRIA GRUPO PARA DISCUTIR SEGURANÇA AÉREA NO BRASIL


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União a resolução que instituiu a Iniciativa Estratégica de Segurança Operacional para a Aviação Civil. O objetivo é a criação de um grupo para discutir melhorias na segurança na aviação civil no Brasil, "equiparando-a ao nível das regiões mais seguras do mundo".
O grupo de trabalho reunirá representantes da Anac, companhias aéreas, pilotos e demais integrantes da comunidade da aviação. De acordo com a agência, ainda não há data para a primeira reunião, já que os membros ainda não tomaram posse.
Segundo a resolução, a iniciativa atende ao Programa Específico para a Segurança Operacional da Anac, aprovado em maio de 2009, e integra o Programa Brasileiro para a Segurança da Aviação Civil, aprovado em agosto de 2009.

(Fonte : Terra Notícias)

LAN COGITA GOL SE NEGÓCIO COM TAM NÃO FOR APROVADO



O gerente-geral da aérea chilena LAN, Ignacio Cueto, disse em entrevista ao jornal El Mercurio que, se a proposta de associação com a TAM for rejeitada por um tribunal de defesa da concorrência do país, a empresa pode buscar outro parceiro.
Segundo ele, poderia ser a Gol, embora sua internacionalização não se compare à da TAM, afirmou. No entanto, Cueto considerou que os argumentos apresentados são "fortes" para que a união das empresas seja aprovada.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

GRAMADO SERÁ SEDE DE FEIRA PROFISSIONAL DO CHOCOLATE

Conhecida como principal centro de produção de chocolates artesanais da América Latina, Gramado (RS) finalmente terá uma feira profissional destinada ao setor. A primeira edição da Feira Brasileira do Mercado de Chocolates (Febrachoco) será realizada entre 31 de agosto e 3 de setembro no ExpoGramado, centro de feiras e eventos próximo do centro da cidade.
O evento será ancorado pelo Congresso Latino-Americano de Chocolates (Chocolatino), que irá discutir as relações da cadeia produtiva, passando por temas como a evolução do chocolate caseiro e artesanal ao patamar de gourmet. A convergência entre o food service, a gastronomia e a indústria de chocolate também serão debatidos no encontro. “Estamos reunindo o mercado”, resume Caio Tomazeli, coordenador da feira e do congresso.
A Febrachoco já nasce com o apoio das maiores empresas brasileiras do setor. A Harald, um dos maiores fabricantes de coberturas do Brasil, será um dos patrocinadores. A Barry-Callebaut, maior fabricante de chocolate do mundo, também estará presente, bem como a Arcor, um dos fabricantes mais conhecidos do público consumidor. O evento conta, também, com o apoio da Achoco (Associação dos Chocolateiros de Gramado), da Alaccta (Associação Latinoamericana y Del Caribe de Ciência y Tecnologia de Alimentos) e da Prefeitura de Gramado.
A Febrachoco e o Chocolatino são organizados pela Office Marketing, e a Liga Turismo é a agência oficial do evento, oferecendo pacotes especiais, que incluem transporte aéreo, hospedagem, inscrição e traslados. Maiores informações no site http://www.febrachoco.com.br/

(Fonte : Ascom Febrachoco)

PORTUGAL APRESENTA ATRATIVO TURÍSTICO PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL



A região do Alentejo, em Portugal, divulga atrativos turísticos pela primeira vez no Brasil. E cerca de 60 agentes de viagem devem participar do road show organizado pela região no Hotel Tivoli São Paulo (Mofarrej), na capital paulista, no dia 2 de junho. A apresentação também acontecerá em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e em Curitiba.
Estarão presentes no evento de São Paulo, os hotéis/grupos hoteleiros Grupo Pousadas de Portugal, Grupo Vila Galé, Convento do Espinheiro, Grupo Hotéis Mar D’Ar (Mar D’ar Aqueduto e Mar D’Ar Muralhas), Casino Hotel Troia/Tróia Design Hotel e Evorahotel, além do restaurante O Aqueduto, Turismo do Alentejo e do Turismo de Portugal.
“Estamos muito satisfeitos em poder realizar este primeiro road show no Brasil. Temos certeza, teremos uma ótima receptividade do setor em São Paulo e poderemos tirar todas as dúvidas sobre este destino que aos poucos tem conquistado os brasileiros”, declara o gerente Geral do Turismo do Alentejo, Antonio Lacerda.
Em 2010, a região do Alentejo recebeu 11.781 hóspedes brasileiros, deixando o Brasil em quarto lugar no ranking dos principais emissores estrangeiros, atrás apenas de Espanha, França e Alemanha.
E a previsão é que 220 agentes participem da capacitação nas quatro cidades, Belo Horizonte, que acontece no hoje, dia 30, Rio de Janeiro, amanhã, Curitiba, no dia 1 de junho, e em São Paulo, no dia 2 de junho.

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)