quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

BRASIL ESTÁ ENTRE OS MELHORES DESTINOS DO MUNDO


 

O Brasil e a cidade do Rio de Janeiro estão entre os melhores destinos do mundo na avaliação dos internautas, de acordo com a rede social Minube, uma das maiores comunidades de viajantes e turistas da internet, visitada por mais de 30 milhões de viajantes.
A rede social lançou um prêmio, o Social Destination Awards, que vai coroar os melhores destinos e as melhores fotos enviadas pelos internautas. Até o dia 23 de fevereiro os participantes podem votar e enviar fotos para o endereço http://www.minube.net/sdawards.
O Brasil está entre os dez países mais votados e o Rio de Janeiro entre as 15 cidades do mundo que mais receberam votos até o momento. Os prêmios das melhores fotos variam de entre 250 dólares e mil dólares. Os finalistas serão escolhidos por um júri internacional de blogueiros de viagem, fotógrafos e jornalistas.
O país tem motivos para estar no topo da lista. O Brasil é considerado primeiro do mundo em atrativos naturais de acordo com um ranking de competitividade em turismo do Fórum Econômico Mundial, que avalia 140 nações.
O setor de turismo de negócios e eventos é o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil: 25,6% dos turistas internacionais vêm ao país com essas finalidades, e seu gasto médio diário, US$ 127, é quase duas vezes maior que o desembolso dos turistas de lazer.
O Rio de Janeiro é a cidade mais visitada pelos estrangeiros que vêm ao Brasil em busca de lazer e recebeu 1,6 milhão de turistas internacionais, segundo o último estudo do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Para a Copa do Mundo, são esperados 413 mil estrangeiros e outros 841 mil brasileiros visitando o estado. A cada três turistas em movimentação pelo país, dois passarão por alguma cidade do Rio durante o evento, segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.
"As cidades-sede estão se preparando para receber bem os turistas da Copa. Pela experiência, o Rio de Janeiro, um de nossos cartões postais, é uma referência para os visitantes", disse o ministro Gastão Vieira.
O Rio tem uma das melhores infraestruturas do país para os turistas. No Ano Novo recebeu dois milhões de pessoas na orla de suas principais praias e para o Carnaval espera 900 mil turistas. A maior concentração, no entanto, aconteceu durante a Jornada Mundial da Juventude, quando 3,7 milhões de pessoas visitaram o Rio.
No Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito é um dos principais destinos de aventura e ecoturismo do país. No ano passado, a cidade foi eleita o melhor destino de turismo responsável no mundo ao vencer o prêmio World Responsible Tourism Awards, em Londres, durante o World Travel Market (WTM), um dos maiores eventos de turismo do mundo.
Suas paisagens naturais, com rios próprios para mergulhos, grutas e cavernas oferecem condições para atividades de lazer aquático, passeios em trilhas, banhos em cachoeiras e modalidades de turismo de aventura. Em 2012, 242 mil turistas estiveram no município visitando as atrações.
 
(Fonte : MTur)

COPA TERÁ CARTILHA DE DIREITO DO CONSUMIDOR PARA TURISTAS


 

Os turistas que desembarcarem nos aeroportos brasileiros para a Copa do Mundo terão acesso a uma cartilha sobre os direitos do consumidor no país.
A publicação terá informações em português, inglês e espanhol e ajudará o turista a se proteger, por exemplo, de preços abusivos cobrados durante o evento.
A cartilha é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado hoje (4), em Brasília, entre o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça.
Segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino, a cartilha servirá para que, ao chegar ao Brasil, o turista estrangeiro saiba quais são os seus direitos.
“A cartilha é um instrumento de informação, porque ninguém pode exercer seus direitos sem antes conhecê-los. Vamos receber pessoas que estarão em um país totalmente estranho a elas, que não têm nenhuma referência do Brasil.”
Além da cartilha, que também será distribuída em outros países, a cooperação entre as duas entidades compreenderá o acompanhamento dos preços cobrados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Em todas elas, a Embratur terá representantes que trabalharão em parceria com os órgãos locais de defesa do consumidor.
Para a titular da Senacon, Juliana Pereira, o tema deve ser acompanhado de perto pelas duas entidades. “Se determinado setor sobe os preços, isso afeta a imagem do Brasil lá fora. Por isso, a Embratur tem todo interesse de acompanhar esse efeito. E, para nós, é uma questão interna, porque, se o preço aumenta absurdamente, o consumidor brasileiro também é penalizado”, disse a secretária.
O acordo assinado hoje também prevê a realização de um seminário internacional sobre proteção do consumidor turista, em março. O objetivo é debater a proposta brasileira de tratamento único para turistas consumidores no mundo. Posteriormente, a proposta deverá ser levada à Conferência Internacional de Direito Privado da Haia.
 
(Fonte : Agencia Brasil)

PUBLICADA PORTARIA QUE DEFINE CRITÉRIOS PARA GUIAS DE TURISMO


 

O guia de turismo agora tem direitos e deveres explícitos em uma portaria publicada nesta no ultimo dia 31, no Diário Oficial da União. A portaria 27/2014, do Ministério do Turismo, define a carga horária do curso de formação, os tipos de trabalho e como podem atuar os guias de turismo. 
De acordo com a portaria, para se tornar um guia de turismo, os profissionais podem ser brasileiros ou estrangeiros residentes no país, devem passar por curso técnico de formação profissional e apresentar cópia de diploma de curso de idioma ou exame de proficiência, quando forem cadastrados como guia de excursão internacional. Também devem portar um crachá de identificação durante a atividade e ter registro no Ministério do Turismo, por meio do Cadastur. Atualmente 10.625 guias estão registrados no cadastro.
“Havia alguns pontos que precisavam ser melhorados e atualizados, como a carga horária mínima do curso técnico para formação para ser guia. Com a portaria, ela passa a ser a definida pelo Ministério da Educação”, explica o ministro do Turismo, Gastão Vieira. De acordo com o MEC o curso técnico de guia deve ter 800 horas.
Entre as atribuições dos guias estão o acompanhamento e a orientação dos turistas, o esclarecimento dos serviços prestados e seus valores correspondentes. A portaria sugere que estes profissionais tenham acesso gratuito, quando possível, a museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e pontos de interesse turístico. O guia também deve esclarecer os serviços e os valores prestados aos turistas, e não pode cobrar comissão.
A portaria atualiza legislações antigas que regulamentavam a profissão sem esclarecer detalhes sobre a atuação de guias de turismo. Ela também dá mais informações sobre as subcategorias da profissão: guia regional, de excursão nacional, de excursão internacional ou especializado em atrativo turístico. A portaria entrou em vigor no momento de sua publicação. 
 
(Fonte : MTur)

DEMANDA POR VOO DOMÉSTICO CRESCE 1,36% EM 2013, DIZ ANAC


 

A demanda do transporte aéreo doméstico de passageiros (medida em Passageiros Quilômetro Pago Transportado - RPK) registrou crescimento de 1,36% em 2013, informou nesta terça-feira, 04, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A oferta, medida em assento quilômetro ofertado (ASK) teve recuo de 2,89% no ano passado. Com isso, a taxa de aproveitamento alcançou 76,1%, frente a 72,9% do mesmo período de 2012.
Somente em dezembro, mês sazonalmente mais forte para a aviação nacional, a demanda teve alta de 7,9%, enquanto a oferta avançou 6,0%, quando comparadas com o mesmo mês de 2012. Conforme a Anac, trata-se do maior nível de demanda no mercado doméstico para o mês de dezembro nos últimos dez anos. Com isso, a taxa de aproveitamento das aeronaves foi recorde para o mês, alcançando 79,1% de ocupação.
A agência reguladora destacou que, entre as principais empresas aéreas brasileiras, a Azul Linhas Aéreas e a Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento de demanda doméstica em dezembro de 2013, quando comparadas ao mesmo período de 2012, com alta de 67,7% e 19%, respectivamente. Já a líder TAM registrou queda de 6,3% na demanda doméstica no último mês de 2013, enquanto a Gol teve aumento de 17%.
Com isso, TAM e a Gol praticamente empataram em participação de mercado em dezembro (em demanda) de 37,9% e de 37,3%, respectivamente.
Mas em taxa de ocupação, os maiores índices em dezembro foram alcançados por Azul e TAM, com 81,9% e 81,2%, respectivamente.
Em número de passageiros transportados com bilhetes pagos em voos domésticos, as aéreas nacionais transportaram 89,97 milhões de passageiros ao longo de 2013, o que representa um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior. Somente em dezembro, foram transportados 8,3 milhões de passageiros, o maior número para o mês em 10 anos, com alta de 9,8% em relação a dezembro de 2012.
Conforme a Anac, a Gol foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em dezembro de 2013, com 3,18 milhões. No ano, a Gol foi responsável pelo transporte de 32,54 milhões de passageiros.
 
DEMANDA POR VOO INTERNACIONAL SOBE 5,1% EM 2013
 
A demanda por transporte aéreo internacional de passageiros registrado pelas empresas aéreas brasileiras apresentou crescimento de 5,1% em 2013, informou nesta terça-feira, 04, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Já a oferta internacional teve alta de 7,4%, frente o apurado um ano anterior. A taxa de aproveitamento das aeronaves alcançou 77,24%.
Somente em dezembro, a demanda internacional avançou 5,2%, quando comparada com o mesmo mês de 2012 e a oferta registrou queda de 5,4%. "Trata-se da segunda redução na oferta internacional desde dezembro de 2012", disse, em nota, a agência, que também destacou que a demanda internacional atingiu o maior nível dos últimos dez anos para o mês de dezembro.
A taxa de aproveitamento dos voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras alcançou 79,9% em dezembro de 2013, contra 71,8% do mesmo mês do ano anterior, representando uma variação positiva de 11,3%. Conforme a Anac, foi o melhor aproveitamento das empresas brasileiras em voos internacionais para o mês de dezembro registrado nos últimos dez anos.
O Grupo TAM e a GOL representam a totalidade das operações de empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros. Em dezembro, a primeira ficou com 85,6% de participação, enquanto a segunda deteve os 14,4% restantes.
Em 2013 a quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras, com bilhetes pagos, acumulou crescimento de 4,6% em relação ao ano anterior. O número de passageiros transportados por empresas brasileiras no mercado internacional em dezembro de 2013 atingiu 516,3 mil, o maior número para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 6,3% em relação a dezembro de 2012.
 
(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

AEROPORTO DE CAMPINAS É O MAIS BEM AVALIADO DO PAÍS, DIZ SAC


 

O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foi o mais bem avaliado do país no quarto trimestre de 2013, de acordo com o resultado de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e que tem como base a opinião de passageiros. O aeroporto de Guarulhos, mais movimentado do Brasil, teve a pior avaliação.

A pesquisa ouviu 18.213 pessoas, em 15 aeroportos do país, entre outubro e dezembro do ano passado. Desse total 12.238 entrevistas foram feitas com passageiros que estavam em salas de embarque para voos domésticos e, outras 5.975, em salas de embarque para voos internacionais. Entre os aeroportos avaliados estão os das 12 cidades-sede de jogos da Copa, além do de Campinas – São Paulo e Rio têm dois aeroportos avaliados cada.

Aos entrevistados nesses terminais foi pedido que dessem nota de 1 a 5, sendo 5 a melhor possível, para 40 indicadores, entre eles atendimento e cordialidade dos funcionários do check-in, rigor na inspeção de segurança, tempo de espera na fila de check-in eletrônico, limpeza geral, limpeza dos banheiros, integridade das bagagens após restituição e custo de estacionamento.

O aeroporto de Campinas foi o que recebeu a melhor nota média geral no quarto trimestre do ano passado: 4,12. O aeroporto foi leiloado pelo governo federal em fevereiro de 2012, junto com os de Guarulhos e Brasília, e está sob concessão, administrado pelo consórcio Aeroportos Brasil.

Em segundo lugar na pesquisa ficou o aeroporto de Curitiba, com nota média de 4,07. Em terceiro lugar, o de Natal, com 4,06. Na sequencia estão os aeroportos de Congonhas, em São Paulo (4), Recife (3,97), Confins, em Minas Gerais (3,96), Galeão, no Rio (3,92), Fortaleza (3,88), Santos Dumont, no Rio (3,83), Salvador (3,79), Porto Alegre (3,74) e Manaus (3,59).
Os três aeroportos com as piores avaliações foram os de Brasília (3,55),
Cuiabá (3,43) e de Guarulhos (3,31). Brasília e Guarulhos também foram leiloados pelo governo e estão sob concessão, administrados por empresas privadas.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, disse que o governo espera que a pesquisa, e a “reclamação insistente dos clientes dos aeroportos”, sirvam de referência para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos passageiros.

Sobre o aeroporto de Guarulhos, mais movimentado do país e último colocado na pesquisa, o ministro disse ainda que criou um grupo de trabalho envolvendo o consórcio que o administra, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), para “enfrentar as dificuldades” e levar o aeroporto a melhorar a sua avaliação.

 

PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES

 

Dos 40 itens avaliados pelos passageiros ouvidos na pesquisa, o que teve a pior nota geral, ou seja, na média dos 15 aeroportos, foi o valor da alimentação (2,16). O valor dos produtos comerciais, com nota 2,38, e o custo do estacionamento, com nota 2,89, completam a lista das três principais reclamações dos clientes nos aeroportos.

Na outra ponta, o item mais bem avaliado pelos passageiros foi o atendimento e cordialidade dos funcionários do check-in das empresas aéreas: 4,38. Ele é seguido pelo rigor na inspeção de segurança (4,34) e eficiência dos funcionários no check-in (4,34).

 

(Fonte : G1)

OFERTA DE PASSAGENS CAI PELA 1ª VEZ EM DEZ ANOS


 

Depois de anos de crescimento expressivo, o mercado aéreo fechou 2013 com a primeira queda na oferta de passagens em voos domésticos e com a menor expansão da demanda nos últimos dez anos.
A oferta de assentos para voos domésticos caiu 2,89% no ano passado, segundo dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Já a demanda por passagens nacionais desacelerou e fechou o ano com crescimento de apenas 1,36%, contra altas de 6,81% em 2012, 15,92% em 2011 e 23,85% em 2010.
A queda na oferta reflete o fechamento da Webjet, que interrompeu os voos em novembro de 2012 e tinha quase 5% do mercado, e a redução de8%na oferta de voos na TAM em 2013, dona de 40% do mercado.
Desde 2012, as líderes TAM e Gol iniciaram um movimento de ajuste de oferta para recuperar a rentabilidade. As empresas cortaram os voos menos rentáveis e recuaram em seus planos de expansão de frota, em uma tentativa de voar com aviões mais cheios e melhorar sua rentabilidade.
No caso da Gol, o ajuste principal foi feitoem2012, quando a empresa fechou o ano com redução de 5,38% na oferta de voos, segundo dados da Anac. No ano passado, a empresa aumentou sua oferta em 5,2%.
Já a TAM, que registrou queda na oferta de 1,06% em 2012, cortou mais 8,05% do volume de assentos oferecidos nos voos domésticos em 2013,apontam os dados da Anac. Em comunicado, a TAM ressaltou que a estratégia de “ajuste preciso na oferta”, proporcionou à empresa, em2013, sua melhor taxa de ocupação nos voos domésticos da história: 79,3%.
“Este número reflete o sucesso da estratégia que iniciamos no último ano e é o resultado direto do ajuste preciso na nossa oferta de assentos para o mercado doméstico brasileiro”, afirma Claudia Sender, presidente da TAM, em comunicado. “Estamos satisfeitos porque fomos mais eficientes em 2013”, disse.
 
Preços
 
Após sete semestres consecutivos de redução de tarifas, os preços das passagens aéreas voltaram a subir no País no segundo semestre de 2012, de acordo com dados da Anac.
“A alta de preços impacta na demanda da classe C. As empresas aéreas estão focando novamente no passageiro de negócios”, disse o consultor em aviação, Nelson Riet.
Em 2010 e 2011, as companhias aéreas fizeram guerra de tarifas para atrair o passageiro de classe C para os aviões. Mas a estratégia não se sustentou nos anos seguintes, quando o setor sofreu um choque de custo.
Os vilões foram o aumento do preço do combustível, principal custo das empresas aéreas, e a valorização do dólar –mais da metade das despesas das companhias, como leasing e o próprio querosene de aviação, são atrelados à moeda americana. Esse choque de custo fez as empresas aéreas brasileiras amargarem, juntas, R$ 3,5 bilhões de prejuízo apenas em 2012, segundo dados da Anac.
As perdas levaram as companhias a adotar uma política de expansão mais conservadora e a elevar preços, levando a uma desaceleração na demanda por voos em 2013.

Ajuste
2,89% foi a queda na oferta em voos nacionais em 2013
1,36% foi a alta na demanda
 
(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

TAM LIDERA RANKING DE EMPRESAS AÉREAS NO RECLAME AQUI


 

O site Reclame Aqui divulgou o ranking de 2013 de reclamações relativas a empresas aéreas. A TAM em ficou em primeiro lugar, com 9913 reclamações, seguida pela Gol, com 6082, e pela Azul, com 3312. Essas três primeiras posições são as mesmas de 2012.
Chama a atenção que, de 2012 para 2013, o número de reclamações total aumentou mais de 50%, de 14.722 para 22.141. "Um dos motivos para esse aumento considerável é a entrada do consumidor da classe C nos aviões e, também, na internet", afirma Maurício Vargas, presidente do Reclame Aqui.
O presidente também salienta a dificuldade das companhias aéreas em tratar os problemas dos consumidores. "Aumentou o volume de viajantes, mas parece que diminuiu a capacidade das empresas de atendimento nos seus canais oficiais", afirma.
De fato, o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) das empresas foi lembrado negativamente por 594 consumidores em janeiro deste ano. Extravio de bagagens e problemas com milhagens também foram citados.
Mas a maior parte das reclamações se referem a remarcações de passagem e atrasos em voo. De novembro de 2013 até a primeira quinzena de janeiro de 2014, foram 2.276 registros por esses motivos. "Quando você vai fazer a remarcação de um voo você quase cai de costas. O consumidor fica indignado", diz Vargas.
As reclamações sobre empresas aéreas estão atualmente em 11° lugar no Reclame Aqui, atrás de lojas virtuais, telefonia celular, bancos e outros. Mas já esteve em 18°, o que indica um forte crescimento no setor. "Estamos montando para a Copa do Mundo uma segmentação na área de turismo e vamos acompanhar diariamente o que está acontecendo com as companhias aéreas no Brasil, porque acreditamos que nessa época as reclamações vão explodir", explica o presidente.
Outro lado. A TAM informou, em nota, que atende a "todos os casos relatados por seus clientes, incluindo o Reclame Aqui, mas que seus canais oficiais são o Procon e o serviço Fale com a Gente (SAC), que pode ser acessado por telefone, site e redes sociais". A empresa disse ainda que houve uma diminuição de 5% de reclamações no Procon em relação a 2012.
A Gol, também em nota, disse que, dos 40 mil contatos recebidos por mês pelo SAC, apenas 20,5% são reclamações. "Para minimizar este índice, a Gol zela pela transparência e mantém diversas iniciativas e facilidades em todos os pontos de contato com seus clientes". Afirmou também que, desde o cadastramento no Reclame Aqui, em 2011, a Gol é única companhia aérea brasileira com avaliações entre "Bom" e "Ótimo".
Já a Azul afirmou que, "embora os índices levantados pela reportagem não sejam ideais, a companhia ressalta que existe uma série de fatores que podem impactar na regularidade e pontualidade de suas operações". Eles citam como exemplo questões meteorológicas e problemas de infraestrutura em alguns aeroportos.
 
Confira os rankings:
 
2013
 
1) Tam - 9,9 mil reclamações
2) Gol - 6 mil
3) Azul - 3,3 mil
4) Avianca Brasil – 843
5) Passaredo – 469
6) American Airlines – 454
7) Alitalia – 357
8) Tap – 254
9) Avianca Internacional – 239
10) Air France – 218

2012

1) Tam - 7,1 mil
2) Gol - 4,1 mil
3) Azul - 1,09 mil
4) Trip – 787
5) Avianca Brasil – 441
6) American Airlines – 352
7) Passaredo – 201
8) Copa Airlines – 178
9) Lan – 168
10) Avianca Internacional – 162
 
(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

SAIBA QUAIS PAÍSES EXIGEM VISTO PARA OS BRASILEIROS


 
Dos 33 países que mais recebem brasileiros, só seis - Austrália, Angola, Canadá, China, Estados Unidos e Japão - exigem a emissão de visto antecipado para visitas de curta duração, como a turismo. O ranking é uma estimativa feita pela OMT (Organização Mundial do Turismo) e pela Embratur, e os últimos dados são de 2011.
Para os EUA, que estão no topo da lista, o prazo para os trâmites está bem reduzido se comparado ao de tempos atrás.
Hoje em dia, agendar uma entrevista pode levar cerca de dois dias úteis - há três anos, por exemplo, o prazo chegava a 70 dias.
No caso do México, desde maio, um acordo bilateral entre os países dispensa o visto antecipado para turistas. Para a Rússia, a exigência caiu em maio de 2010.

 
(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

CARTILHA ORIENTA CONSTRUÇÃO DE MARINAS E PORTOS


 

A 23ª reunião ordinária do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico do Ministério de Turismo, realizada na última terça-feira (4), definiu a criação de um grupo de trabalho para confeccionar um guia de boas práticas ambientais e sanitárias para a construção de marinas e portos. Na reunião, foram feitas as apresentações das resoluções e normas de órgãos públicos e federais, além da atualização da legislação vigente.
“Nossa intenção é compartilhar boas experiências de marinas e portos devidamente legalizadas”, explica o coordenador geral dos programas de incentivo a viagens, Wilken Souto, que conduziu a reunião do GT Náutico. Atualmente, as maiores dificuldades na legalização das marinas e portos esbarram nas questões ambientais.
Para iniciar os trabalhos de formulação da cartilha estarão reunidos representantes do Instituto de Marinas do Brasil, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério do Meio Ambiente e, ainda, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Juntos, vão buscar nas normativas de cada órgão e nas experiências que conhecem sobre o setor náutico, as condições para a construção dos novos empreendimentos.
No dia 18 de março será realizada uma reunião extraordinária do GT Náutico, que vai encaminhar as propostas para a formulação da cartilha e para a votação do documento final no próximo encontro ordinário, no mês de maio. Ainda, neste encontro de março, os representantes devem escolher os novos membros que vão integrar o Grupo de Trabalho do Turismo Náutico.
 
(Fonte : MTur)

DONALD TRUMP ANUNCIA HOTEL PARA OLIMPÍADA DO RIO


 

A Organizações Trump, empresa americana de investimentos fundada pelo magnata Donald Trump, anunciou, nesta semana, que vai construir seu primeiro hotel na América Latina.
Ele ficará no Rio de Janeiro e deve estar pronto em 2016, ano dos Jogos Olímpicos na cidade.
O prédio, no Jardim Oceânico, na região da Barra da Tijuca, terá 171 quartos, com vista para a praia e as montanhas, além de um spa e uma boate.
A empresa está negociando com bandeiras internacionais para assumir a administração do lugar, que fará parte da chamada Trump Hotel Collection – hoje, a rede possui oito propriedades e tem planos de chegar a 30 até 2020.
O projeto do hotel carioca, com traços inspirados nas montanhas da cidade, deve custar R$ 200 milhões.
 
(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)