AEROPORTO DE CAMPINAS É O MAIS BEM AVALIADO DO PAÍS, DIZ SAC
O aeroporto de Viracopos,
em Campinas (SP), foi o mais bem avaliado do
país no quarto trimestre de 2013, de acordo com o resultado de uma pesquisa
divulgada nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Aviação Civil da
Presidência da República e que tem como base a opinião de passageiros. O
aeroporto de Guarulhos, mais movimentado do Brasil, teve
a pior avaliação.
A pesquisa ouviu 18.213 pessoas, em 15
aeroportos do país, entre outubro e dezembro do ano passado. Desse total 12.238
entrevistas foram feitas com passageiros que estavam em salas de embarque para
voos domésticos e, outras 5.975, em salas de embarque para voos internacionais.
Entre os aeroportos avaliados estão os das 12 cidades-sede de jogos da Copa,
além do de Campinas – São Paulo e Rio têm dois aeroportos
avaliados cada.
Aos entrevistados nesses terminais foi pedido
que dessem nota de 1 a 5, sendo 5 a melhor possível, para 40 indicadores, entre
eles atendimento e cordialidade dos funcionários do check-in, rigor na inspeção
de segurança, tempo de espera na fila de check-in eletrônico, limpeza geral,
limpeza dos banheiros, integridade das bagagens após restituição e custo de
estacionamento.
O aeroporto de Campinas foi o que recebeu a
melhor nota média geral no quarto trimestre do ano passado: 4,12. O aeroporto
foi leiloado pelo governo federal em fevereiro de 2012, junto com os de
Guarulhos e Brasília, e está sob concessão, administrado pelo consórcio
Aeroportos Brasil.
Em segundo lugar na pesquisa ficou o
aeroporto de Curitiba, com nota média de 4,07. Em
terceiro lugar, o de Natal, com 4,06. Na sequencia estão os aeroportos de Congonhas,
em São Paulo (4), Recife (3,97), Confins,
em Minas Gerais (3,96), Galeão,
no Rio (3,92), Fortaleza (3,88), Santos
Dumont, no Rio (3,83), Salvador (3,79), Porto Alegre (3,74) e Manaus (3,59).
Os três aeroportos com as piores avaliações foram os de Brasília (3,55), Cuiabá (3,43) e de Guarulhos (3,31).
Brasília e Guarulhos também foram leiloados pelo governo e estão sob concessão,
administrados por empresas privadas.
O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira
Franco, disse que o governo espera que a pesquisa, e a “reclamação
insistente dos clientes dos aeroportos”, sirvam de referência para a melhoria
da qualidade do serviço prestado aos passageiros.
Sobre o aeroporto de Guarulhos, mais
movimentado do país e último colocado na pesquisa, o ministro disse ainda que
criou um grupo de trabalho envolvendo o consórcio que o administra, a Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do
Espaço Aéreo (Decea), para “enfrentar as dificuldades” e levar o aeroporto a
melhorar a sua avaliação.
PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES
Dos 40 itens avaliados pelos passageiros
ouvidos na pesquisa, o que teve a pior nota geral, ou seja, na média dos 15
aeroportos, foi o valor da alimentação (2,16). O valor dos produtos comerciais,
com nota 2,38, e o custo do estacionamento, com nota 2,89, completam a lista
das três principais reclamações dos clientes nos aeroportos.
Na outra ponta, o item mais bem avaliado
pelos passageiros foi o atendimento e cordialidade dos funcionários do check-in
das empresas aéreas: 4,38. Ele é seguido pelo rigor na inspeção de segurança
(4,34) e eficiência dos funcionários no check-in (4,34).
(Fonte
: G1)
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