terça-feira, 1 de março de 2011

GOVERNO FEDERAL LANÇA CAMPANHA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL NO CARNAVAL


Atividade marca o início de uma mobilização que durará todo o ano, com o objetivo de proteger crianças e adolescentes da violência sexual, incentivando as denúncias

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou nesta sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, a Campanha de Carnaval para o Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento, que contou com o apoio do Ministério do Turismo (MTur), iniciou uma mobilização permanente que terá ações ao longo de todo o ano para proteger as crianças.
Na ocasião, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, a apresentadora Xuxa Meneghel e outras autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além das entidades parceiras da campanha, apresentarão as peças e o conceito da mobilização. A campanha, de caráter nacional, estará presente em blocos de carnaval e nos aeroportos de 17 capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Vitória, Belo Horizonte, Cuiabá, Natal, João Pessoa, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Brasília, Manaus, Fortaleza, Belém.
O conceito da campanha “Tem coisas que não dá para fingir que não vê. Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Denuncie. A bola está com você” convoca a sociedade para uma ação conjunta que contribua para reduzir a incidência de casos de violência sexual contra este grupo, que aumenta em períodos festivos.
Nos últimos cinco anos, o aumento no número de denúncias registrado nos períodos do carnaval comprova a eficácia da campanha. Enquanto em 2006, o serviço registrava denúncias de 882 municípios, em 2010 foram registradas ligações oriundas de 4.886 cidades brasileiras. Entre maio de 2003 e dezembro de 2010 o Disque Denúncia já realizou um total de 2.556.775 atendimentos e encaminhou 145.066 denúncias de todo o país aos órgãos competentes, atendendo a 89% dos municípios brasileiros.

(Fonte : MTur)

PROCOPA JÁ SOMA R$ 415 MILHÕES DE PROJETOS EM ANÁLISE


Completando pouco mais de um ano em operação, o programa ProCopa Turismo já conta com montante de R$ 415 milhões de projetos contratados e em análise. Lançado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) com o objetivo de viabilizar a ampliação e a modernização do trade hoteleiro nacional, o projeto deve investir até R$ 1 bilhão no setor.
Segundo declarou à Agência Brasil o gerente do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do banco, Marcus Vinícius Macedo Alves, a demanda de financiamento para hotéis era bem pequena até o lançamento do projeto - mesmo com a perspectiva dos Jogos Olímpicos e do Mundial de Futebol.
Os pedidos de financiamento devem ser enviados até dezembro de 2012. No entanto, o órgão já estuda ampliar o prazo. Hotéis que apresentarem projetos com certificação de eficiência energética e sustentabilidade terão condições mais favoráveis.
"Porque quando você faz um hotel novo ou reforma um hotel com essas preocupações, o custo de operação do hotel diminui significativamente. Então, é um investimento que se paga, vai melhorar a imagem do hotel e, além disso, ele vai ter condições vantajosas tanto na parte de juros quanto de prazos", afirmou o gerente à AB.
Dois subprogramas do ProCopa Turismo estão voltados à sustentabilidade: o Hotel Sustentável (exige certificado de construção sustentável) e o Hotel Eficiência Energética (exige certificado de eficiência energética).

(Fonte : Hôtelier News)

VAI BRASIL TERÁ TREINAMENTO EM OITO CIDADES ESTE MÊS


O programa Vai Brasil, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e Braztoa, vai promover novos treinamentos em oito cidades no mês de março. O objetivo é mostrar as facilidades da nova ferramenta para companhias aéreas, agências de viagens, meios de hospedagem, locadoras de veículos, parques, turismo receptivo, seguradoras de viagem e empresas de transporte rodoviário.
Também estão previstos treinamentos online. Eles servirão de suporte tanto para incrementar os conhecimentos de quem participou dos treinamentos presenciais como para quem não teve a oportunidade de participar.

Confira a agenda:

Porto Alegre (RS) - 14/03
Curitiba (PR) - 15/03
Ilhéus (BA) - 16/03
Recife (PE) e São Paulo (SP) - 17/03
Rio de Janeiro (RJ) - 21/03
Belém (PA) - 23/03
Brasília (DF) - 24/03

Mais informações sobre as capacitações, cidades, datas e horários podem ser obtidos no site www.vaibrasil.com.br/treinamento

(Fonte : Mercado & Eventos)

NOVO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM SERÁ APRESENTADO EM MARÇO, DIZ MINISTRO


O ministro do Turismo, Pedro Novais, anunciou durante reunião do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), em São Paulo (SP), que o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) será apresentado este mês. De acordo com Novais, a portaria que regulamenta o novo sistema sofreu pequenos ajustes e está em fase final de revisão. A publicação no Diário Oficial deverá ocorrer na segunda quinzena de março.
“A classificação dará credibilidade aos empreendimentos e permitirá que os turistas brasileiros e estrangeiros viajem sabendo que terão as suas expectativas correspondidas. Esse é o primeiro passo que estamos dando para a Copa de 2014”, declarou o ministro.
O vice-presidente de Relações Institucionais do FOHB, Julio Serson, disse que o Fórum apóia a nova classificação: “entendemos que ela é importante. Mas também é fundamental a maneira como ela está sendo feita, de modo voluntário e não obrigatório”.
Durante o encontro, o ministro também conheceu alguns projetos do FOHB e discutiu com os membros do Fórum alguns pontos prioritários para a hotelaria nos próximos anos, como a flexibilização de vistos, qualificação profissional e ações com foco na Copa de 2014.
O novo Sistema Brasileiro de Classificação utilizará a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias, em todas as tipologias de meios de hospedagem. A classificação será voluntária e terá validade de 36 meses, a contar da data de sua concessão. A cada 18 meses, haverá a manutenção do título.

(Fonte : MTur)

QUALIFICAÇÃO PARA TURISMO DE AVENTURA


Em Belo Horizonte, programa Bem Receber Copa inicia série de seminários focada na Copa de 2014

Profissionais de Belo Horizonte (MG) poderão conhecer, amanhã, a ampla oferta de cursos do programa Bem Receber Copa – Ecoturismo e Aventura. Será o primeiro dos 12 seminários promovidos pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Na capital mineira, o encontro tem o apoio do Senac-MG e da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.
O objetivo é apresentar as oportunidades de qualificação profissional a empresários, gestores de unidades de conservação ambiental, agentes de viagem, guias e condutores de turismo de aventura dos 12 estados-sede da Copa do Mundo de Futebol 2014.
O seminário visa sensibilizar parceiros e lideranças locais do segmento para a alta demanda de turistas desencadeada pela Copa de 2014. “Precisamos mobilizar os interessados no mercado de turismo de aventura para a qualificação da oferta nos destinos-sede do mundial de futebol”, segundo Taís Arantes, coordenadora de cursos da Abeta.
Os cursos gratuitos começam no segundo semestre deste ano, com a oferta de vagas para 121 turmas presenciais, 86 turmas em cursos a distância e oito em treinamento por cronograma de vídeo-aulas.O próximo seminário de apresentação dos cursos está previsto para o dia 17 de março, em Natal (RN).

BEM RECEBER COPA

O programa visa capacitar, até o final de 2013, 306 mil profissionais que terão contato direto com os turistas que vierem para a Copa do Mundo 2014 no Brasil. Trabalhadores do receptivo turístico nos 65 destinos indutores do Ministério do Turismo formam o público-alvo dos cursos reservados para as áreas de transporte aéreo regional, meio de hospedagem, alimentação fora do lar, locadoras de automóveis e turismo de aventura e ecoturismo - área em que o programa dispõe de 8 mil vagas em todo o país.

SERVIÇO

1º Seminário Bem Receber Copa - Ecoturismo e Aventura: Oportunidades de Qualificação e Negócios para a Copa do Mundo
Data: 2 de março de 2011
Local: Auditório do SENAC - Rua Guajajaras, Ed. Mirafiori, nº 40, 16º Andar.
Centro de Belo Horizonte (MG)
Horário: 8h30 às 12h30
A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail cursospresenciais@abeta.com.br ou pelo telefone 31.3261.5707.

(Fonte : MTur)

PODER EXECUTIVO EDITARÁ DECRETO HOJE REDUZINDO 50% PASSAGENS E DIÁRIAS


O Poder Executivo na anunciou ontem a redução de R$ 50,1 bilhões em suas despesas primárias, em relação ao volume total de gastos aprovado pelo Congresso Nacional para 2011 (LOA ou Lei Orçamentária Anual). Entre elas, as despesas discricionárias do Poder Executivo sofrerão redução de R$ 6,2 bilhões e uma das unidades orçamentárias mais atingidas foi o MTur - Ministério de Turismo: a LOA previa um orçamento anual de R$ 3,655 bilhões e sofreu um corte de 84,32% ou de R$ 3,082 bilhões.
Segundo o Ministério do Planejamento, para contribuir com a redução das despesas de custeio, será editado hoje um decreto para limitar os gastos de diárias e passagens aéreas. Nas áreas de fiscalização e poder de polícia, a redução será de 25%. Nas demais unidades, em 50%. Para inibir viagens, as autorizações expressas de diárias e passagens serão centralizadas nos ministros, secretários executivos, secretários nacionais e presidentes de autarquias. Serão suspensas também novas contratações relacionadas a aluguel de veículos, entre outras.

(Fonte : Business Travel Magazine)

FGV ELABORA ESTUDO SOBRE IMPACTO DOS CRUZEIROS NA ECONOMIA BRASILEIRA


A Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) encomendou para a FGV (Fundação Getulio Vargas) um estudo sobre o impacto do setor no País.
O trabalho analisará aspectos relacionados à demanda e ao gasto dos turistas nos portos, bem como o impacto econômico dos cruzeiros sobre o emprego, oportunidades de desenvolvimento e perspectivas do setor no Brasil.
O estudo vai mapear a movimentação econômica do segmento de Cruzeiros Marítimos no Brasil, destaca Ricardo Amaral, presidente da Abremar. “É crescente a importância do turismo em cruzeiros marítimos na economia brasileira e este trabalho, que ficará pronto no final de maio, será um instrumento importante para a elaboração de projetos da Abremar e de suas associadas”.
O segmento de cruzeiros marítimos é um dos que apresentam maior índice de crescimento na indústria turística nacional – registra expansão média de 33% ao ano. No entanto, se o País tivesse melhor infraestrutura portuária, a atividade se desenvolveria ainda mais. Na atual temporada, a projeção de crescimento é de 23% em relação ao ano passado. Na temporada 2009-2010, o setor cresceu 33% sobre o período 2008-2009.
Iniciada em outubro de 2010, a atual temporada irá até maio próximo, com 20 navios, dois a mais do que no ano passado, que visitarão 21 cidades do litoral do País em 414 Cruzeiros. A expectativa é que 884 mil cruzeiristas aproveitem os roteiros que têm duração variada, de três a nove noites.

(Fonte : Jornal de Turismo)

FUNDO LAEP SE UNE A PORTUGUESES E INVESTE EM ESTACIONAMENTOS


Depois de ficar conhecido por comprar a problemática Parmalat, para promover a sua recuperação, o fundo de participações Laep fechou negócio com uma companhia em condições saudáveis e que tem o projeto de se expandir para o Brasil
A Laep terá uma participação, que poderá ser de 25% ou 33% na holding portuguesa Holquadros, que controla a Empark, quarta maior empresa de estacionamentos da Europa e líder na Península Ibérica. O pagamento será via emissão de ações.
A intenção é tirar da informalidade o segmento de estacionamentos no Brasil.
"Por aqui, o setor é visto apenas como uma prestação de serviços, enquanto na Europa é enxergado como infraestrutura", explica Alberto Mendes Tepedino, diretor financeiro da Laep. Ele conta que os governos europeus fazem concessões de áreas para estacionamentos, por longos prazos, que podem variar de 30 a 90 anos - o que permite receitas estáveis e lucro.
"No Brasil, o estacionamento é precário, ocupa provisoriamente um terreno baldio", afirma.
Com a expertise do sócio internacional, a ideia da Laep, explica o conselheiro Rodrigo Ferraz, é procurar um parceiro doméstico para ter uma sede no Brasil e fazer a abertura de capital da empresa na BM&FBovespa.
"Se conseguirmos um sócio local, podemos fazer a abertura de capital em seis meses, por conta de todo o fluxo de caixa e da estabilidade de receitas da Empark em Portugal e Espanha", diz.
Capitalizada, a empresa quer espalhar o modelo da Empark não só pelo Brasil, mas para América Latina e sul dos Estados Unidos. Hoje, entre as empresas mais lembradas no Brasil estão Estapar, comprada pelo BTG Pactual em 2009, Multipark e Rede Park.
Ferraz conta que quando a Empark surgiu em Portugal, no início dos anos 90, o cenário de informalidade era semelhante ao brasileiro e a companhia pode se beneficiar do crescimento do setor, que acompanhou as necessidades das grandes cidades.
A Empark participou, na Europa, ao lado de empreiteiras de processo de concessões de áreas urbanas, subterrâneas, além de aeroportos, hospitais e também na gestão de ruas, com parquímetros, que substituem os cartões de zona azul, existentes em São Paulo, por exemplo.
Ele cita as necessidades decorrentes das obras por conta de Copa do Mundo e Olimpíadas é que as grandes cidades precisam de soluções urgentes nesse aspecto.
"Acreditamos que os governos vão perceber que lotear as áreas urbanas podem se tornar fontes de receitas. As prefeituras podem licitar áreas e se beneficiarem da gestão eficiente", diz
Marcelo Gait, presidente do Sindepark, sindicato do setor em são Paulo, confirma a informalidade como característica e diz que não há dados sobre faturamento. A estimativa é de que haja 10 mil estacionamentos em São Paulo. Gait também acredita que concessões no setor passarão a ser necessárias. Ele lembra que já ocorreram em alguns casos que envolveram garagens subterrâneas na cidade de São Paulo.
"Mas, até acontecer, vai demandar muito estudo e trabalho do poder público, Certamente, os empresários do setor estarão prontos para colaborar", diz.
A Empark tem capital fechado. Possui ativos imobilizados de 700 milhões de euros e administra 380 mil vagas na Europa. O Ebitda, em 2010, foi de 69 milhões de euros.
Como os estacionamentos são muito pulverizados em diversas regiões, as receitas tendem a ser estáveis. Ferraz conta que, na crise financeira de 2008, em Portugal e Espanha, a queda da receita de concessões de estradas foi da ordem de 20% a 25%. No caso de estacionamento, foi entre 2% e 3%. "As pessoas podem viajar menos, mas continuam indo trabalhar por exemplo", diz.
O percentual da Laep na empresa poderá ser de 25% ou 33%. Não está definido porque a holding possui três sócios, dois portugueses e um espanhol. Pelo acordo de acionistas, um deles pode não aceitar um quarto sócio, embora não tenha poder de vetar a operação. O espanhol, de família tradicional em seu país e que possui outros negócios, ainda tem dúvidas se continuará na empreitada ou venderá sua parte para a Laep. Se ele aceitar ou não, a operação, avaliada em R$ 114 milhões pelo fechamento de ontem, será paga com a emissão de 200 milhões de ações classe A da Laep, que não possuem direito a voto. Esse total representa um terço dos papéis que estão em circulação no mercado hoje, na Bovespa, são representados por BDRS, recibos de ações.
"A Laep está pagando barato pelo ativo e, quando a Europa sair da crise, a reprecificação do negócio vai criar valor para o nosso acionista", diz Ferraz.
O Brasil foi escolhido para a captação, que possui condições de mercados mais aquecidas neste momento. Mas Ferraz não descarta a possibilidade de uma dupla listagem. "Pode ser Brasil e Nova York ou Brasil e Hong Kong, preferivelmente, onde o apetite dos investidores está maior", diz.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

UE OFICIALIZA ISENÇÃO RECÍPROCA DE VISTOS BREVES AO BRASIL


A União Europeia (UE) aprovou na ultima quinta-feira (24) a isenção de vistos de curta duração entre o bloco europeu e o Brasil, informou em comunicado
O acordo referendado pelos ministros do Interior da UE formaliza um acordo entre o bloco e o Brasil assinado em novembro passado e que segue a autorização que já havia sido dada pelo Parlamento Europeu.
Com este acordo, fica estabelecida a reciprocidade total em matéria de vistos entre o Brasil e a UE, desfeita em 2004, ano no qual o Governo brasileiro mudou sua postura de maneira unilateral devido à adesão de dez novos países à União.
Ao longo deste período, os países-membros do bloco cumpriam seu compromisso de não exigir visto aos brasileiros que visitavam a UE, mas, por outro lado, os cidadãos de quatro novos países comunitários (Letônia, Chipre, Malta e Estônia) eram obrigados a solicitar visto para viajar ao Brasil.
Poderão ser beneficiadas pela isenção de vistos aprovada nesta quinta-feira as pessoas que tenham previsto uma estada inferior a 90 dias, com uma margem de pelo menos seis meses desde sua última visita.
A Comissão Europeia estima que entre 90 e 95% do total de viajantes europeus que vão ao Brasil se beneficiarão do acordo formalizado nesta quinta-feira.
No entanto, continuarão precisando solicitar visto aqueles que viajem por motivos de trabalho, estudo ou qualquer prática remunerada, informou a Comissão Europeia em nota

(Fonte : Ag. EFE, em Bruxelas)

CRESCE INTERESSE PELO DESTINO BRASIL NOS ESTADOS UNIDOS


As atenções do trade turístico norte-americano se voltaram definitivamente para o Brasil. A constatação é do diretor do Festival do Turismo de Gramado, Marcus Rossi, que esteve divulgando a feira de negócios gramadense na The New York Times Travel Show, junto com a jornalista Marília Lila Rizzon, no útimo final de semana em Nova York. Nos três dias de feira, foi possível observar o grande aumento do interesse dos norte-americanos pelos destinos brasileiros.
Para o diretor para Costa Leste do Escritório Brasileiro de Turismo da Embratur nos Estados Unidos, Miguel Jeronimo, uma série de fatores influenciaram para o bom momento do País. Entre eles, destaca a melhora na economia e a realização da Copa em 2014 e da Olimpíada em 2016. “Estamos no centro das atenções”, afirma. Para ele, é preciso aproveitar o momento e investir em ações de divulgação, tais como a participação em feiras, press trips e roadshows. Ainda segundo Jeronimo, é imprescindível que o Brasil ganhe, agora, páginas em veículos especializados na mídia norte-americana. “O americano se baseia muito no que lê”, avalia.

(Fonte : Brasilturis Jornal)