quarta-feira, 8 de maio de 2013

BRASIL RECEBERÁ 600 MIL TURISTAS DURANTE COPA DO MUNDO, AFIRMA EMBRATUR


 
O Brasil receberá aproximadamente 600 mil turistas durante a Copa do Mundo de 2014, informou nesta segunda-feira o diretor de Administração e Finanças do Instituto Brasileiro de Turismo, Tufi Michreff Neto, na Cidade do México.
"Sabemos que a maioria serão turistas da América Latina, pela questão geográfica, de proximidade e pela paixão que o continente tem pelo futebol", afirmou o representante da empresa pública, durante a 13ª edição do "Goal to Brasil", evento que visa a promoção das cidades-sede do Mundial e da Copa das Confederações.
A última Copa, realizada em 2010 na África do Sul, atraiu ao país pouco mais de 300 mil turistas, segundo um estudo realizado pelo escritório de turismo sul-africano.
Já a Alemanha, que foi a anfitriã do evento esportivo em 2006, atraiu cerca de 2 milhões de turistas durante a competição, o dobro do número previsto pelo departamento de turismo do país.
O diretor de futebol profissional do Ministério dos Esportes, Ricardo Gomyde, garantiu que o país entregará os 12 estádios para a Copa do Mundo, seis meses antes do início dos jogos. "O cronograma de construção está em dia, todos os prazos estão sob controle e não há nenhum estádio com luz vermelha. Trabalhamos com luz amarela e verde", afirmou.
Neto e Gomyde lideraram no México a viagem que tem como objetivo apresentar os principais destinos e atrações turísticas dessas cidades. O diretor da Embratur garantiu que o investimento para a Copa do Mundo é de US$ 16 bilhões, vindo dos governos federais, estaduais e municipais, assim como da iniciativa privada.
 
(Fonte : EFE / imagem divulgação – 07/05/13)

BRASIL RECEBE ROTA PARA VISITANTES DE MULTIDESTINOS


 
O Brasil será beneficiado com o novo voo direto de Cuba a partir de junho. Com a nova rota, o objetivo é atrair turistas canadenses, alemães e russos para os destinos brasileiros. O ministro do Turismo do Brasil, Gastão Vieira, destacou a importância da associação estratégica para ampliar o fluxo de visitantes entre os dois países. O entendimento foi destacado durante a abertura da 33ª Feira Internacional de Turismo de Cuba (Fit Cuba 2013), ocorrida no dia 7 de maio em Varadero, na ilha caribenha.
No ano passado, Cuba recebeu 2,8 milhões de visitantes estrangeiros, dos quais um milhão oriundos do Canadá. Os canadenses destacam-se com um dos grupos de turistas que mais gastam em viagens no mundo, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT).
“Com a abertura de um voo direto semanal entre São Paulo e Havana, a partir de 10 de julho, teremos o desafio de estreitar os laços e gerarmos ganhos para os dois países dentro de uma política de multidestinos”, afirma Gastão Vieira. Ele explicou que a visão do Plano Nacional de Turismo brasileiro é posicionar o Brasil entre as três maiores economias de turismo do mundo até 2022. Atualmente o país ocupa a sexta colocação no ranking.
 
MULTIDESTINOS

Em reunião realizada no dia 6 de maio, os ministros do Turismo de Cuba e do Brasil discutiram mecanismos para fomentar a cooperação a partir de uma política de multidestinos. A ideia é estimular os estrangeiros que visitam a ilha a prolongar a viagem com destino ao Brasil.
“A política de multidestinos é estratégica. Estamos desenvolvendo políticas para atrair estrangeiros para o Brasil e, assim, reduzir o déficit na balança comercial do turismo que, no ano passado, atingiu os 15,5 bilhões de dólares”, comentou Gastão Vieira. Segundo ele, o aumento da competitividade do turismo brasileiro é fundamental para que se consiga diversificar a oferta e aumentar o gasto do turista internacional no país.
O ministro do Turismo de Cuba, Manoel Marrero, sugeriu o estabelecimento de um cronograma de trabalho para se tratar de questões relacionadas à cooperação em matéria de turismo. Os dois ministros concordaram que a operação da nova rota entre os dois países representa um impulso para o aumento do fluxo de turistas. O Brasil envia uma média de 15 mil turistas/ano para Cuba e no sentido inverso são cerca de 4 mil.
A Fit Cuba 2013 ocorre até o próximo dia 11 com participação do Brasil. Mais de 60 empresas de turismo do país, entre agências e operadores, participam do evento como convidados do governo cubano.
 
AGENDA ESTRATÉGICA
O ministro do Turismo de Cuba, Manoel Marrero, assegurou que o Brasil é um país estratégico para a política externa cubana. “Traçamos uma estratégia com foco no Brasil, o gigante sul-americano. Vamos investir maciçamente na promoção de nossos destinos por conta da inauguração do voo direto Havana/São Paulo e abrir um escritório de turismo na capital paulista”, detalhou o ministro.
Marrero destacou investimentos que estão sendo realizados em Cuba para incrementar a atividade turística. Segundo ele, até 2020 serão construídos 10 mil quartos, o que aumentará para 80 mil unidades habitacionais a oferta de hospedagem na ilha. Atualmente são 60 mil quartos, dos quais 75% de quatro e cinco estrelas. “Temos a segurança e a qualidade do ensino como vantagens competitivas para atrair investidores internacionais”, avalia.
(Fonte : Itu Noticias – 08/05/13)

BRASIL E ANDORRA ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO


 
O Ministério do Turismo do Brasil assinou na última semana um acordo de cooperação com Andorra para aproveitar a experiência do pequeno país europeu no setor turístico e atrair mais visitantes.
"Só durante o ano passado Andorra recebeu 8 milhões de turistas e o Brasil apenas 5 milhões", confirmou o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, durante coletiva de imprensa após uma reunião com o responsável por este ministério em Andorra, Gilbert Saboya Sunyé.
"Podemos aprender boas práticas com eles, como eles conseguiram montar essa estrutura para atrair russos, que hoje é um dos nossos objetivos", declarou, por sua vez, o diretor do Departamento de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Acir Madeira.
O convênio foi assinado pelo ministro do principado e pelo Ministério do Turismo do Brasil, e facilitará uma troca de experiências e conhecimentos relacionados ao setor de turismo.
Saboya Sunyé afirmou que sua pequena nação - de cerca de 84 mil habitantes - recebeu mais de 50 mil turistas russos em 2012, e que espera duplicar esse número em 2013.
"Podemos aprender essas estratégias e desenvolver uma boa estrutura para que o Brasil também seja um destino para os turistas russos", garantiu Madeira.
(Fonte : EFE – 07/05/13)

BLITZE DA ANAC PROÍBEM 25 AVIÕES DE VOAR


 
Para tentar flagrar irregularidades na operação de jatinhos e helicópteros, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) começou a fazer blitze nos aeroportos utilizados pela aviação geral no País.
Ontem, em São Paulo, 25 dos 106 aviões fiscalizados em seis aeroportos foram impedidos de voar por alguma infração – a maioria tinha documentação vencida ou havia feito alterações na estrutura da aeronave sem homologação da Anac.
Os aeroportos onde aconteceram as blitze foram Congonhas e Campo de Marte, em São Paulo, Jundiaí, Sorocaba, Amarais e Bragança Paulista, no interior. A Anac já tinha feito operação semelhante no Rio e em Minas, onde um homem que era procurado pela polícia foi preso. Ele fazia voos panorâmicos sem autorização.
“Não posso voar porque esqueci a carteira em casa. Mas, quando os caras piscarem, eu aproveito a brecha e vou embora”, dizia a um interlocutor um piloto ontem no Campo de Marte, na zona norte da capital.
Em outra situação, uma aeronave foi retida em solo porque o piloto usava uma forma de bolo para fixar o rádio no painel do avião.
(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo – 08/05/13)

CONGONHAS: NOVA TORRE COMEÇA A FUNCIONAR


 
Seis anos depois de ser anunciada, a nova torre de controle do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, finalmente entrou em funcionamento. Com 40 metros de altura – o dobro da estrutura atual –, a torre deverá acabar com os pontos cegos e oferecer melhor visibilidade das pistas e do pátio de aeronaves para os controladores que ficam no local.
A mudança aconteceu na semana passada e ainda não foi anunciada oficialmente pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A torre antiga ainda está servindo como uma espécie de “backup” da nova e continuará assim pelo menos por mais um mês, enquanto todos os ajustes de aparelhagem e sistema são feitos.
Além da altura, a localização da nova torre também vai facilitar o trabalho dos controladores. Ela ficará em uma posição mais central, permitindo uma visão ampla de todo o sítio aeroportuário. A antiga era considerada adequada, mas ficou obsoleta com o aumento do tráfego aéreo – Congonhas é o único aeroporto do mundo a ter um controlador específico para monitorar pousos e decolagens de helicópteros, por exemplo.

MAIS AVIÕES
A modernização do controle de tráfego de Congonhas também se torna mais urgente à medida que o governo federal estuda uma reformulação geral no uso do aeroporto.
Tanto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quanto a Secretaria de Aviação Civil (SAC) querem tirar slots (horários para pouso e decolagens) das companhias que utilizam mal o espaço, ou seja, atrasam ou cancelam determinados voos de maneira recorrente.
SAC e Decea também estudam dar à aviação comercial os 4 slots da aviação geral, que são usados hoje por jatos e helicópteros. Assim, todas as 34 movimentações (pousos ou decolagens) por hora ficariam com os aviões comerciais. Às aeronaves particulares restariam apenas os chamados “slots de oportunidade” – horários vagos do aeroporto.
Fontes ouvidas pelo Estado veem com ressalva o aumento do tráfego em Congonhas, já que faltariam estrutura e segurança para mais passageiros. “Se você coloca mais voos e o aeroporto fecha por causa de uma chuva, o transtorno passa a ser muito maior do que já é”, disse uma pessoa do setor.

ATRASOS
Prometida pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) desde o acidente com o Airbus da TAM que matou 199 pessoas, em 2007, a obra da nova torre de controle só teve início dois anos depois. O orçamento inicial, de R$ 11 milhões, saltou para R$ 14,5 milhões.
A promessa era de que ficasse pronta em 2010, mas a Infraero só comprou os equipamentos necessários em 2011 e eles levaram mais um ano para ser instalados. Mesmo com o projeto da nova torre, a antiga chegou a passar por reformas. Quando for desativada, não será demolida nem transformada porque o aeroporto é tombado pelo patrimônio histórico.

● Movimento
3,6 milhões de passageiros passaram por Congonhas em março, quase a mesma quantidade (3,8 milhões) do mesmo mês em 2012
PARA LEMBRAR
1ª estrutura é dos anos 1950
Em dezembro de 2007, no auge da crise aérea, o Aeroporto de Congonhas chegou a operar com uma torre provisória. Ficava ao lado da antiga e tinha o mesmo tamanho. A mudança aconteceu enquanto a torre então em uso era reformada por completo. A obra durou quatro meses e a estrutura antiga foi reinaugurada em maio de 2008. Construída na década de 1950, a torre começou a ficar obsoleta no início dos anos 2000, quando o aeroporto ampliou a área de embarque, construiu um estacionamento e, consequentemente, ganhou mais passageiros.
(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo – 08/05/13)

FUNDADOR DA CVC GASTA R$ 100 MI E REABRE HOTEL TRADICIONAL NA BAHIA

 
Agora com bandeira da Sheraton, uma das maiores redes do mundo, o Hotel da Bahia será oficialmente reinaugurado na próxima quarta-feira (8), em Salvador. O investimento da nova empresa do fundador da CVC, principal agência de viagens do país, chega a R$ 100 milhões.
Guilherme Paulus, 63, agora é o presidente da GJP Hotéis e Resorts e viu na oportunidade baiana a chance de reforçar o plano de possuir 25 unidades, até 2014, nas principais capitais brasileiras - atualmente conta com 18.
O Hotel da Bahia, que fica entre as regiões do Pelourinho e da praia mais badalada da cidade, o Porto da Barra, foi um dos grandes símbolos da "high society" soteropolitana do século 20.
O prédio é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), também está perto da Arena Fonte Nova, um dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014, e foi erguido de 1947 a 1952.
Enfrentando problemas financeiros, fechou as portas em março de 2010. No mesmo ano, Paulus comprou o local por R$ 30 milhões das mãos do Instituto Aerus de Seguridade Social, formado por antigos funcionários da companhia de aviação Varig.
Outros R$ 70 milhões foram gastos na modernização. O espaço, já reconhecido pela presença de obras de arte, ganhou em cada quarto gravuras do fotógrafo francês Pierre Verger, que dedicou a maior parte da carreira a ícones da cultura afro da Bahia.
As diárias vão de R$ 360 a R$ 2.560, na suíte presidencial.
Segundo Guilherme Paulus, que ainda detém 32% do controle acionário da CVC, a ideia de fazer uma franquia foi para aproveitar que Salvador é uma das três principais portas de entrada do turista estrangeiro no país e, assim, consolidar-se mais facilmente no portfólio internacional.
A escolhida foi a rede Sheraton, comandada pelo grupo Starwood, embora a administração continue com a sua GJP.
O hotel reformulado já funciona desde março, em formato "soft open", com capacidade reduzida. Mas só a partir desta semana é que a totalidade dos 284 leitos estará à disposição
(Fonte : Folha Online – 06/05/13)