quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MUITO ALÉM DO TEMPERO


Estudo realizado em Angra dos Reis aponta os fatores mais importantes para o público na escolha de bares e restaurantes

Cordialidade, sabor da comida, agilidade do atendimento, conforto, apresentação da refeição e variedade do cardápio. Esses foram alguns dos itens apontados por consumidores em uma pesquisa que analisava os fatores mais importantes na escolha de bares e restaurantes.
O levantamento foi realizado em Angra dos Reis (RJ), com turistas, empresários do setor e moradores do município. O estudo faz parte do projeto Caminhos do Sabor, do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sebrae Nacional e com apoio da prefeitura do local.
A pesquisa foi realizada com 67 consumidores, além de 30 empreendimentos gastronômicos da cidade, e foi apresentada na semana passada a representantes do setor gastronômico de Angra. Entre os itens colocados pelos entrevistados como de “alta relevância” está a acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais. O item mais relevante, de acordo com o levantamento, é a higiene no preparo dos pratos, seguido pela cordialidade no atendimento.
“Do ponto de vista estratégico, a análise desses itens poderão influenciar positivamente para o aumento da competitividade das empresas de alimentação fora do lar de Angra dos Reis”, disse Luciano Paixão, coordenador geral de Qualificação e Certificação do MTur.

CAMINHOS DO SABOR

A pesquisa é importante para a realização dos treinamentos dos “Multiplicadores no Local de Trabalho (MLT)”, que acontece entre 4 e 8 de outubro. O treinamento faz parte do projeto “Caminhos do Sabor – A união faz o destino”, com o objetivo de capacitar as empresas a implementar ações que ampliem a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
Os temas abordados nos treinamentos são: melhoria do atendimento com ênfase na relação entre turismo e gastronomia; segurança dos alimentos e implementação das boas práticas na empresa; gestão, incluindo a geração e análise de indicadores de desempenho do negócio.

(Fonte : Ministério do Turismo)

MOBILIZAÇÃO PARA PREVENIR A EXPLORAÇÃO SEXUAL DURANTE A COPA


O Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo (MTur), e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) reuniu nesta quarta-feira (6) representantes de entidades nacionais e internacionais para discutir a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no setor durante a Copa do Mundo de 2014.
O Encontro Preparatório Nacional – Oficinas Pró-Copa foi realizado em Brasília, no Centro de Eventos e Convenções do Brasil 21. O evento é o ponto de partida para a segunda fase do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, lançado pelo MTur e CET/UnB em março.
Estiveram presentes representantes das doze cidades-sede, Ministério dos Esportes, Unicef, Ministério do Turismo da África do Sul, Comitê Nacional de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, entre outros.
O Encontro Preparatório Nacional será seguido de oficinas nas 12 cidades-sede do mundial e na subsede João Pessoa. A meta é mobilizar 390 agentes multiplicadores dos setores público e privado por meio de 13 oficinas e desenvolver uma matriz de responsabilidade para a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes na Copa do Mundo de 2014.
O Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo já formou 163 multiplicadores em todo país. As ações propostas envolvem os setores público e privado, especialmente os profissionais e empresários do setor turístico.

(Fonte : Ministério do Turismo)

ABAV DIVULGA PROGRAMAÇÃO DAS SALAS TEMÁTICAS


Em formato de debate, os seminários acontecerão simultaneamente e colocarão em foco temas relevantes para o setor

Nos dias 21 e 22 de outubro, das 9h30 às 12 horas, nove seminários diários e simultâneos movimentarão as Salas Temáticas da 38ª edição do Congresso da ABAV – Feiras das Américas. Não haverá, como nos anos anteriores, pré-inscrições. As vagas serão limitadas e preenchidas por ordem de chegada.
As “Rodadas de Oportunidades”, como estão sendo denominadas, terão formato de debate para estimular a interatividade. Os agentes serão colocados frente a frente com empresários de vários segmentos da cadeia produtiva do turismo para discutir os assuntos abordados.
Os seminários ministrados no dia 21 se repetirão no dia seguinte, e todos acontecerão simultaneamente. O agente, portanto, deverá escolher o tema de seu interesse e programar-se. Os segmentos que estarão no foco das discussões são Cruzeiros Marítimos, Turismo Corporativo, Assistência de Viagem, Tecnologia, Consórcio Turístico, Locação de Veículos, Operadoras, Turismo Rodoviário e Setor Receptivo.

(Fonte : Capta Comunicação)

BRASILEIRO PRETENDE VIAJAR MAIS ATÉ MARÇO DIZ NOVA SONDAGEM DO MTUR


A SONDAGEM DO CONSUMIDOR EM INTENÇÃO DE VIAGEM, realizada em setembro pelo MTur - Ministério do Turismo, mostrou um crescimento de dez pontos percentuais na intenção dos brasileiros de viajarem pelo país e para o exterior. As assinalações positivas de viagem registraram um índice de 37,5% em setembro de 2010. Em setembro de 2009 e 2008, elas ficaram em 27,0% e 29,5%, respectivamente. A intenção de viagem retrata a expectativa das famílias brasileiras para os próximos seis meses. A sondagem conjuntural é realizada mensalmente em sete regiões metropolitanas, consultando 2.100 famílias e, nesta última edição, mostra que 89% dos consultados devem viajar acompanhados.
Segundo a pesquisa, o meio de transporte que preferencialmente será utilizado é o avião. Essa opção por viagens aéreas também aumentou, registrando 57,5% em setembro deste ano, contra 42,7% do mesmo período no ano passado. “É importante destacar que em todas as faixas de renda familiar do universo pesquisado, o meio de transporte preferido para as viagens foi o avião”, disse José Francisco Lopes, diretor do departamento de Estudos e Pesquisas do MTur.

(Fonte : Business Travel Magazine)