quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MUITO ALÉM DO TEMPERO


Estudo realizado em Angra dos Reis aponta os fatores mais importantes para o público na escolha de bares e restaurantes

Cordialidade, sabor da comida, agilidade do atendimento, conforto, apresentação da refeição e variedade do cardápio. Esses foram alguns dos itens apontados por consumidores em uma pesquisa que analisava os fatores mais importantes na escolha de bares e restaurantes.
O levantamento foi realizado em Angra dos Reis (RJ), com turistas, empresários do setor e moradores do município. O estudo faz parte do projeto Caminhos do Sabor, do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sebrae Nacional e com apoio da prefeitura do local.
A pesquisa foi realizada com 67 consumidores, além de 30 empreendimentos gastronômicos da cidade, e foi apresentada na semana passada a representantes do setor gastronômico de Angra. Entre os itens colocados pelos entrevistados como de “alta relevância” está a acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais. O item mais relevante, de acordo com o levantamento, é a higiene no preparo dos pratos, seguido pela cordialidade no atendimento.
“Do ponto de vista estratégico, a análise desses itens poderão influenciar positivamente para o aumento da competitividade das empresas de alimentação fora do lar de Angra dos Reis”, disse Luciano Paixão, coordenador geral de Qualificação e Certificação do MTur.

CAMINHOS DO SABOR

A pesquisa é importante para a realização dos treinamentos dos “Multiplicadores no Local de Trabalho (MLT)”, que acontece entre 4 e 8 de outubro. O treinamento faz parte do projeto “Caminhos do Sabor – A união faz o destino”, com o objetivo de capacitar as empresas a implementar ações que ampliem a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
Os temas abordados nos treinamentos são: melhoria do atendimento com ênfase na relação entre turismo e gastronomia; segurança dos alimentos e implementação das boas práticas na empresa; gestão, incluindo a geração e análise de indicadores de desempenho do negócio.

(Fonte : Ministério do Turismo)

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