quinta-feira, 17 de maio de 2012

GOVERNO APOSTA NA INTEGRAÇÃO DE DADOS PARA GARANTIR SEGURANÇA DURANTE A COPA


A integração dos sistemas de dados de diversos órgãos será uma das principais estratégias do governo federal para controlar o trânsito de turistas estrangeiros no País durante a Copa do Mundo de 2014. A afirmação é do assessor da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça José Gomes Monteiro Neto, que participou nesta quarta-feira (16) de audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
Durante a reunião, proposta pela deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) para discutir problemas relacionados à recepção de estrangeiros nos grandes eventos que terão o Brasil como sede, Monteiro Neto disse que hoje o governo brasileiro não tem qualquer informação prévia sobre quem visita o País. “A integração de sistemas vai permitir o acesso a informações que, por exemplo, vão facilitar a identificação antecipada de pessoas procuradas pela Interpol e, conforme o caso, até evitar que elas consigam embarcar.” Segundo ele, a integração envolve não apenas os bancos de dados do Infoseg [Ministério da Justiça], da Interpol, mas também dados policiais e criminais dos estados.
Monteiro Neto ainda respondeu a provocação do consultor do Senado na área de segurança Joanisval Brito Gonçalves, que fez uma analogia ao afirmar que o Brasil “pode estar diante de um Cavalo de Tróia”, referindo-se a vulnerabilidade em relação aos estrangeiros. “Quando eu falo em turistas, em estrangeiros, no entanto, eu tenho que pensar em gente que vem para o País não tão bem intencionada”, afirmou Gonçalves.

Dispensa de visto

O chefe da Divisão de Estudos do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, Aldenor de Souza Silva, destacou os esforços do governo para evitar a aprovação da dispensa de visto para as pessoas que comprovarem a vinda à Copa de 2014. “Trabalhamos para que isso fosse alterado na Lei Geral da Copa por entendermos que essa medida aumenta a segurança sobre quem entra e quem sai”, explicou. A Lei Geral da Copa manteve a exigência do visto, mas de forma simplificada.

Policiais estrangeiros

Em defesa das ações do governo, Monteiro Neto falou ainda da capacitação de profissionais para reforçar o policiamento de áreas estratégicas, como portos, aeroportos e fronteiras e ainda da participação de forças de segurança de outros países para atuar durante os eventos.
“Estamos capacitando cerca de 500 gestores especialistas em áreas como gestão de crises e controle de ameaça terrorista”, afirmou. “Além disso, faremos convites para que as forças de segurança de países que virão participar da Copa, assim como de vizinhos da América do Sul e da Rússia e do Quatar, que serão as próximas sedes, possam auxiliar nas operações”, completou.

Guias

Também representando o ministério, o chefe da Divisão de Estudos do Departamento de Estrangeiros, Aldenor de Souza Silva, informou ainda que estão sendo produzidos 100 mil guias práticos de apoio ao turista em espanhol e em inglês para serem distribuídos nas embaixadas. O conteúdo do guia, segundo ele, servirá também para alertar os visitantes sobre crimes como tráfico de pessoas, exploração sexual de crianças, trabalho escravo, etc.
O Ministério do Turismo estima que entre 600 mil e 1 milhão de estrangeiros virão ao Brasil para a Copa de 2014 e que outro milhão de brasileiros viajará pelo País durante o torneio.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

PROBLEMA DE BRASILEIROS BARRADOS SERÁ RESOLVIDO LOGO, DIZ ESPANHOL


O chanceler espanhol José Manuel García-Margallo afirmou que há uma "decisão política" para que o problema de brasileiros barrados na entrada na Espanha e de espanhóis barrados aqui seja resolvido "de forma imediata".
"É um compromisso, não é uma promessa. Nossas equipes vão trabalhar, desde já, para que essas dificuldades que afetam as pessoas sejam resolvidas de forma imediata. Acredito que, no momento em que voltarmos com o rei [Juan Carlos, cuja visita pode ocorrer em junho], estará solucionado ou em vias de ser", disse o chanceler nesta quarta-feira, após encontro com o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores).
Uma reunião operacional entre os dois países está marcada para o dia 4 de junho, em Madri. É a segunda rodada de conversas após a decisão brasileira de aumentar as exigências para o ingresso de espanhóis no país, adotando critérios semelhantes aos da Espanha.
Patriota afirmou que "não se justifica a persistência" da atual situação, que preocupa o Itamaraty, e que espera tratamento semelhante ao oferecido por outros países a brasileiros, e pela Espanha a outras nacionalidades.
"Brasileiros que viajam para outros países que participam desse regime [Schengen] não encontram as dificuldades que encontram na Espanha (...) Há outros países latino americanos em que seus nacionais viajam frequentemente para a Espanha e que não têm enfrentado o mesmo problema. Então, queremos que haja um tratamento condizente com a amizade, cooperação e relação estratégica entre os dois países", afirmou o ministro brasileiro.

(Fonte : Folha Online)

EMBRATUR DIZ QUE CASO DE TARIFAS DA RIO+20 SERÁ MODELO


O presidente da Embratur, Flavio Dino, afirmou nesta quarta-feira, após o anúncio de acordo entre governo e representantes da rede hoteleira do Rio de Janeiro para reduzir os preços cobrados durante a conferência ambiental Rio+20, que o caso serve de modelo para a ação em outros grandes eventos no país e que o governo "estará pronto para atuar" quando houver abusos.
Segundo nota divulgada pela Casa Civil da Presidência da República, o acordo fechado com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e a Terramar, agência operadora do evento, permitirão reduções que variam de 25 por cento a 60 por cento nos preços.
"Este momento serve de modelo para outros eventos e nós estaremos prontos para atuar", disse Dino.
"A lei da oferta e da procura não se traduz em práticas abusivas, porque se houver práticas abusivas, o governo tem não só o direito, mas a obrigação de defender os consumidores e, acima de tudo, defender a imagem do país. Estamos prontos para agir como governo", disse Dino.
Os altos preços cobrados pelos hotéis cariocas no período da conferência, patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU), vinham afastando delegações internacionais do evento e tornaram-se motivo de preocupação de autoridades, admitida, por exemplo, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
"Queremos reafirmar a posição do governo. Não há possibilidade de alguns poucos ganharem a partir deste ciclo de megaeventos. O Brasil ganha na medida em que a imagem positiva do Brasil se consolida e há sustentabilidade no crescimento do turismo", disse Dino.
O diretor do Centro de Informações da ONU no Rio de Janeiro, Giancarlo Summa, reconheceu em entrevista à Reuters que a questão hoteleira é "um desafio logístico complicado", mas avaliou, entretanto, que ela não deve afetar o sucesso da conferência.
"Não achamos que essa questão dos hotéis ameace a conferência. Algumas delegações, disso já fomos informados, irão reduzir o número de integrantes -isso por uma questão de custos, crise econômica-, mas todos estarão aqui, no mais alto nível", avaliou.
Segundo a Casa Civil, a redução será possível graças ao fim do pagamento de comissão à Terramar sobre as diárias das comitivas e o fim das diárias mínimas em pacotes com período de dias pré-definidos.
"A remuneração da operadora será feita diretamente pelos hotéis, não onerando a mais os hóspedes", disse a Casa Civil, acrescentando que alguns hotéis também aceitaram conceder descontos adicionais durante a conferência.
O governo federal criou uma comissão para acompanhar o cumprimento do acordo. O grupo será formado por Dino, da Embratur, pelo secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, e pelo secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Vinícius Marques de Carvalho.

(Fonte : Reuters Brasil)

RIO+20: APÓS CANCELAMENTOS, HOTÉIS PROMETEM REDUÇÃO DE ATÉ 60%


Duramente criticados pelas delegações internacionais e por participantes independentes, os hotéis do Rio de Janeiro devem baixar entre 25% e 60% os preços das acomodações para o período da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). "Não há possibilidade de alguns poucos ganharem a partir desse ciclo de megaeventos", criticou Flávio Dino, presidente da Embratur.
Na semana passada, o Parlamento Europeu cancelou a participação no evento justamente pelo elevado custo da viagem. As delegações estrangeiras serão informadas da redução no custo da hospedagem. "A partir de amanhã, a comissão fiscalizadora e o Itamaraty vão comunicar a todos os participantes, os que já pagaram, os que não pagaram ainda, aqueles que ainda estavam aguardando", explicou Dino. São esperadas para a Rio+20 cerca de 140 delegações e 115 chefes de Estado e de governo.
"A decisão do governo federal de intermediar as negociações veio após o conhecimento e divulgação nacional e internacional dos altos valores cobrados e também das exigências de compra de pacotes fechados, com número mínimo de diárias", diz o trecho de uma nota divulgada pela Casa Civil da Presidência da República, após acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).
Pelo acordo, não haverá mais imposição da compra de pacotes fechados com diárias mínimas entre os dias 12 e 19 de junho e 12 a 23 de junho. Outro corte prometido após o acordo é o do pagamento de comissão cobrada pela operadora sobre as diárias da comitiva. Com o fim do comissionamento, a redução prevista no valor das diárias pode chegar a 35%.
"Para as delegações que já efetuaram o pagamento das diárias, serão devolvidos os valores pagos excedentes, além das diárias adicionais para os participantes que adquiriram pacotes fechados nos períodos acima citados", diz outro trecho da nota.
A redução no custo da hospedagem poderá também atender ao público independente, isto é, que não compõe delegações.
"Naturalmente, nós acreditamos num efeito dominó. Ou seja, por uma questão lógica, os hotéis que hoje estão concedendo descontos de 10%, 20%, alguns até mais, com segurança vão também para os demais consumidores transferir esse impacto positivo da redução das tarifas", disse o presidente da Embratur.

(Fonte : Terra Notícias)

GOVERNO PREPARA PLANO PARA AEROPORTOS


Preocupado em evitar tumultos nos aeroportos durante a Rio+20, o governo está elaborando um plano de contingência que envolve a participação de diversos órgãos públicos. Entre as principais medidas estão o reforço de pessoal da Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nos terminais; a reserva de vagas para aviões visitantes, no pátio militar, e de carga, no Galeão e na Base Aérea de Santa Cruz; a restrição de voo em algumas áreas nos dias do evento no Rio; além de providências voltadas para a segurança, como a instalação de um radar de defesa aérea em local estratégico.
Segundo interlocutores, a presidente Dilma Rousseff está muito preocupada em garantir que não haja problema com a infraestrutura aeroportuária durante a conferência (entre os dias 13 e 22 de junho), de olho na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.
A expectativa é de que haja aumento do fluxo de passageiros e das operações nos aeroportos de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio - terminais que serão monitorados mais de perto pela Anac e pela Infraero. Mas nada que supere o movimento do Carnaval ou do Rock in Rio, segundo uma fonte. Por isso, o maior motivo de preocupação são os aviões que vão trazer os visitantes. Já foram confirmadas as presenças de 135 chefes de Estado, incluindo presidentes, vice-presidentes e primeiros-ministros. Ao todo, são esperadas 55 mil pessoas.
O planejamento do evento, em fase final, está sendo monitorado pela própria presidente. Ela quer que a organização seja impecável e que os chefes de Estado não tenham problemas nos aeroportos, principalmente no Galeão. Ou seja, que não fiquem esperando por muito tempo para pousar e decolar. Segundo um interlocutor, Dilma sabe que a imprensa internacional estará presente e quer causar uma boa imagem. A Rio+20 será um teste para os demais eventos que o Brasil vai sediar.
Na segunda-feira, Dilma tratou do assunto numa reunião no Palácio do Planalto, que avançou noite a dentro. Participaram do encontro o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt; o presidente da Infraero, Gustavo do Vale; o presidente da Anac, Marcelo Guaranys, e outras autoridades. Além dos órgãos do setor aéreo, estão participando da força-tarefa o Exército e o Itamaraty, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Federal.

(Fonte : Ag. Globo de Notícias /imagem divulgação)

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS AQUECE A HOTELARIA NO INTERIOR DE SÃO PAULO


As viagens de negócios tem aquecido o setor hoteleiro em Barretos, no interior do Estado de São Paulo, e atraído profissionais especializados para o setor de vendas. Um dos empreendimentos que investe no setor é o Barretos Country Hotel & Acquapark, que possui equipe com 11 profissionais para um trabalho diferenciado de vendas. A gerente comercial da propriedade, Renata Chulam, coordena a equipe de vendas e afirma que “é preciso desmistificar a imagem do interior no turismo de negócios”. Ela garante que o interior de São Paulo tem hotéis qualificados, com boa estrutura e espaços para a realização de eventos e reuniões corporativas. “Prova disso é a crescente demanda registrada pelo mercado MICE para o Barretos Country Hotel & Aquapark”, completa. A Johnson & Johnson Medical Brasil, MERCK Brasil (MSD - Saúde Animal), Minerva Dawn Farms, Usina Guarani S/A e Abbott Brasil, estão entre as empresas que escolhem o Barretos Country Hotel para sediar seus eventos.
Mais informações: www.barretoscountryhotel.com.br.

(Fonte : Business Travel Magazine)

ANAC ALOCA À TAM 15 FREQUÊNCIAS DE VOO PARA EUA


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira que alocou à companhia aérea TAM 15 frequências semanais regulares entre o Brasil e os Estados Unidos.
A concessão das frequências ocorre em meio a um acirramento da competição no mercado internacional com a Gol, que mais cedo neste ano pediu à Anac consulta sobre disponibilidade de 14 frequências semanais para os Estados Unidos após fazer uma parceria com a norte-americana Delta Airlines em dezembro .
A agência também alocou à TAM duas frequências semanais entre Brasil e França e três entre o Brasil e a Alemanha, segundo despacho publicado no diário.

(Fonte : Reuters Brasil / imagem divulgação)

GOL DESTACA EM SEU SITE QUAIS VOOS SÃO OPERADOS POR PARCEIRAS

 
A Gol alterou o layout de seu site para deixar claro aos clientes que vende passagens em voos operados por outras companhias, como a Webjet.
Em fevereiro, reportagem da Folha mostrou que a Gol oferecia assentos em voos da Webjet pelo triplo do preço e sem explicitar que o passageiro voaria por outra empresa.
Na época, havia só uma sigla (OP) que identificava que o voo era operado por por companhia parceira. Agora, há uma tarja verde, em destaque, na qual está escrito "Webjet". O mesmo ocorre em trechos da Passaredo.
Segundo a Gol, a alteração foi feita em abril e visa a "melhor identificação das companhias parceiras pelo cliente".

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)