segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

TURISMO EXPANDE PROGRAMA INTERNACIONAL DE QUALIFICAÇÃO


 
O Ministério do Turismo está empenhado em proporcionar experiências internacionais aos estudantes brasileiros de turismo e hotelaria. Na semana passada, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, reuniu-se com o Ministro da Educação, Henrique Paim, para discutir formas de colaboração com o propósito de criar um programa de qualificação internacional para graduandos da área de turismo.
A ideia é enviar bolsistas para cursos de capacitação e de aperfeiçoamento linguístico em escolas de excelência no exterior. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (20) em um bate-papo virtual com estudantes brasileiros que participaram, de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, do projeto-piloto promovido pelo MTur, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes, na Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal, em Portugal.
O projeto pioneiro contou com a participação de 50 bolsistas, que tiveram aulas práticas e teóricas sobre diversos aspectos do turismo, além de curso de aperfeiçoamento em língua inglesa. “O bom resultado agora motiva o MTur a transformar a experiência inicial em um programa de governo”, disse o Chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais, Acir Madeira. No primeiro módulo, no ano passado, cerca de 500 estudantes se candidataram às 50 vagas.
“Os alunos voltam dessa experiência internacional preparados para replicar as técnicas e os conhecimentos adquiridos e, com isso, acabam contribuindo para melhorar a prestação de serviços no país”, afirma Acir.
Para este ano, prevê-se a oferta de bolsas para a Espanha e o Reino Unido. A escolha desses dois países deve-se ao fato de ambos serem grandes receptores de turistas, além de terem o reconhecimento pela qualidade de suas instituições de ensino superior.  Com o programa de internacionalização do turismo, o MTur deseja ainda ampliar o número de profissionais capacitados em inglês e espanhol, uma característica desejável para o setor.   
Com o objetivo de aperfeiçoar o processo seletivo, representantes do Ministério estão programando, para o mês de março, reuniões com coordenadores de cursos de graduação em turismo e hotelaria das cinco regiões brasileiras. As jornadas de sensibilização terão lugar em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e Manaus. O diálogo com a área acadêmica representará uma importante oportunidade para troca de informações, bem como para o levantamento de sugestões úteis na montagem do programa de qualificação profissional.
A seleção de estudantes para os cursos de qualificação internacional será feita em meados deste ano. Os cursos, por sua vez, devem ocorrer de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015. As informações a respeito do processo seletivo serão publicadas pelo site do Ministério do Turismo. Uma das exigências deste novo módulo será a proficiência dos candidatos em espanhol e inglês.

(Fonte : MTur)

CÂMARA APROVA DIVISÃO EM DUAS DA COMISSÃO DE TURISMO E DESPORTO


 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19/2) o Projeto de Resolução 237/14, da Mesa Diretora, que desmembra a Comissão de Turismo e Desporto em duas. A divisão foi decidida pelas lideranças para acomodar os partidos na repartição das presidências das comissões, segundo a proporcionalidade partidária. A mudança não acarretará despesas extras. A matéria já foi promulgada.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, explicou que foi feito um remanejamento para manter o mesmo custo global para o funcionamento de todas as comissões.
“Para evitar desigualdade de uma comissão para outra, procurou-se manter o mesmo custo com cargos para cada comissão, diminuindo cargos de maior valor e aumentando os de menor valor”, disse Alves.
 
Redistribuição

A explicação pacificou dúvidas do líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), sobre a forma como essa redistribuição foi feita. “O Democratas vai honrar o acordo feito com os líderes, mas alertamos que haverá redução de remuneração nos cargos da estrutura já existente”, afirmou.
Com a divisão, as atribuições serão repartidas entre a Comissão de Turismo e a Comissão de Esporte. Os cargos da estrutura da nova comissão criada virão de uma redistribuição dos demais cargos das outras comissões já existentes.
 
(Fonte : Câmara dos Deputados)

EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS É DEBATIDA EM SALVADOR


 

As ações do Ministério do Turismo (MTur) na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes foram apresentadas nesta sexta-feira (21) a capacitadores do projeto ViraVida, do Serviço Social da Indústria (SESI), em Salvador.
O coordenador geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto, e a coordenadora do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Turismo), Paloma Salomão, apresentaram as medidas da pasta de enfrentamento do problema e o Pronatec Copa Social, projeto que qualifica jovens em situação de vulnerabilidade.
Recentemente, o MTur e o SESI firmaram parceria que permite que jovens vítimas de exploração sexual, atendidos pelo ViraVida, sejam incluídos no Pronatec Copa Social. Os jovens e seus familiares podem fazer os 37 cursos oferecidos pelo Pronatec Copa Social, entre eles, garçom, barista e auxiliar de cozinha.
As cidades atendidas são Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cabo de São Agostinho, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Parnaíba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Vitória e Uruguaiana.
“Os órgãos municipais de turismo vão atuar como parceiros na realização das pré-matrículas. A publicidade e a organização da demanda serão de responsabilidade das regionais do SESI”, disse Paloma Salomão.
 
Campanha Proteja

Nesta semana, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), lançou, em Salvador, a campanha para proteção das crianças e adolescentes contra todos os tipos de violência durante o carnaval. Com a chamada “PROTEJA BRASIL”, a campanha estará presente em festas de todo o país, com maior destaque para os principais centros carnavalescos do Brasil.
“A prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes é um dos maiores e mais urgentes desafios a serem vencidos por nossa sociedade”, disse o coordenador geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto.
A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de estar alerta para o problema, assim como prevenir e denunciar possíveis violações de direitos de crianças e adolescentes. As ações terão como foco os pontos de grande circulação de pessoas, como portos, aeroportos, rodoviárias, hotéis e os próprios circuitos de carnaval (sambódromos, blocos e camarotes).
Nesses locais serão distribuídos adesivos, panfletos e cartazes informativos. Além do abuso e da exploração sexual, os organizadores pretendem alertar para outros tipos de violência, como o trabalho infantil. As denúncias devem ser feitas pelo Disque 100.
Artistas e personalidades do carnaval estão sendo convidados a se envolver na divulgação da campanha. “Se tocarmos nos corações e mentes dos brasileiros, se conseguirmos que todos fiquem atentos e denunciem, teremos dado um grande passo em direção a um Brasil melhor”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O Ministério do Turismo também incentiva a participação da população por meio das redes sociais. Os canais da pasta contam com mais de 500 mil conexões. O período de férias de fim de ano até o carnaval responde por 50% da movimentação turística doméstica. São cerca de 30 milhões de brasileiros realizando quase 100 milhões de viagens.
“Proteja Brasil” é uma ação contínua que visa a promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Representada por um trio de “macaquinhos”, que estimula a proteção e a denúncia de crimes contra crianças e adolescentes, a campanha já é conhecida por boa parte do público. Para o carnaval, especificamente, as personagens ganharam fantasias alusivas ao período.
 
Disque 100

Por meio do Disque 100, é possível denunciar quaisquer tipos de violações de Direitos Humanos. O serviço funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive finais de semana e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil através de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico, fixo ou móvel. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado.
O Disque 100 atende também a denúncias de violações de direitos de pessoas idosas, pessoas com deficiência, LGBT e outros segmentos vulneráveis, como quilombolas, ciganos, índios e pessoas em privação de liberdade.
Nos últimos três anos (2011-2013), a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), responsável pelo Disque 100, recebeu 336,2 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes.
 
Aplicativo Proteja Brasil

Lançado no ano passado, durante a Copa das Confederações, o aplicativo para smartphones “Proteja Brasil”, é um programa que permite identificar e denunciar violações de direitos de crianças e adolescentes, incluindo os endereços de Conselhos Tutelares e delegacias. Desenvolvido para os sistemas Android e iOS, o aplicativo também permite discar para o número 100.
 
(Fonte : MTur)

VIAGENS DE FIM DE SEMANA MOVIMENTAM O TURISMO


 

O número de brasileiros que viajam pelo país aumenta a cada ano. De acordo com o Ministério do Turismo (MTur) 60 milhões de turistas realizaram 197 milhões de deslocamentos pelo território em 2012. No entanto, a maior parte dessas viagens é de fim de semana. De acordo com o estudo de Demanda Turística Nacional, as viagens de dois a três dias são realizadas por 30,3% dos turistas.
“Com pouco tempo para viajar, o planejamento passa a ser ainda mais importante”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. O MTur destaca, a seguir, dicas para aqueles que gostam de aproveitar o fim de semana fora de casa. Se a ideia é viajar de carro, o primeiro passo é mapear os destinos a um raio menor de 300 Km, para evitar perder muito tempo no percurso. Em caso de viagens de avião, recomenda-se monitorar o preço das passagens aéreas com no mínimo 30 dias de antecedência. Guias de viagens impressos e online podem ajudar a listar as principais atrações do local, como restaurantes e pontos de interesse, assim como seus horários de funcionamento. Vale ainda checar se os meios de hospedagem e transportadoras turísticas estão registrados no Cadastur , o cadastro de prestadores de serviços do Ministério do Turismo, que garante que as empresas trabalham legalmente.
Curtas ou mais extensas - a média de tempo de uma viagem é de 8,6 dias - os deslocamentos pelo Brasil movimentam o turismo doméstico. O setor faturou R$ 250 bilhões, empregou 115 mil pessoas e cresceu 13% em 2012. O crescimento se deve ao ganho de competitividade do turismo nacional. Outro estímulo foi o Plano Brasil Maior, do governo federal, que incluiu a cadeia turística no conjunto de medidas de estímulo à economia nacional. Entre elas, a redução de tarifas de energia elétrica e de importação de equipamentos para os setores de transportes e parques temáticos, além da desoneração da folha de pagamento da cadeia produtiva.
 
(Fonte : MTur)

PEGN MOSTRA QUE A COPA DO MUNDO IMPULSIONA SETOR HOTELEIRO NO PAÍS


 

Com a proximidade da Copa do Mundo, pequenas empresas investem cada vez mais no turismo, e um dos setores que mais crescem no país é o hoteleiro. Somente na construção de hotéis no Brasil, o montante de investimento nos últimos três anos foi de R$ 20 milhões.
Para mostrar esta alavancada do setor, o Pequenas Empresas & Grandes Negócios deste domingo (23) visita uma escola que oferece cursos de qualificação para profissionais que trabalham no setor. Existem diversas opções, desde os rápidos, feitos em apenas dois dias, até superiores, com dois anos de duração.
A empresa de Beatriz Rampim ainda oferece cursos práticos direcionados, como o de línguas estrangeiras específico para a Copa do Mundo. São mais de 50 opções de aulas para quem quer trabalhar em hotéis, restaurantes e agências de viagem.
Com 80 professores, 32 salas de aula e 29 laboratórios, a escola atende principalmente o público da classe “D”. Para atrair os clientes, a empresária também facilita o transporte até o local e mantém os preços dos cursos acessíveis. Com 400 alunos regulares, a média de faturamento anual da escola é de R$ 1,7 milhão.
O PEGN também traz uma reportagem sobre uma metalúrgica em Indaiatuba, interior de São Paulo, que produz guindastes para transportar pessoas com dificuldades de locomoção, além de equipamentos para indústrias de mineração.
Para abrir a fábrica, o empresário Vittório Rela investiu R$ 20 mil e entrou no Programa ALI – Agentes Locais de Inovação, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A metalúrgica tem nove funcionários e produz 20 toneladas de equipamentos por mês. O faturamento anual é de R$ 700 mil.
 
(Fonte : G1)

OBRAS DE AEROPORTOS BAIANOS SÓ FICAM PRONTAS DEPOIS DA COPA


 

Os quatro aeroportos baianos que constam na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) estão com obras ou projetos atrasados. Os aeródromos anunciados em 2010 deveriam ficar prontos até 2014, ano da Copa do Mundo.
Segundo matéria do jornal A Tarde desta segunda-feira (24), dos R$ 187,3 milhões previstos inicialmente para obras dos aeroportos de Salvador, Ilhéus e Vitória da Conquista, a execução não chegou ainda a R$ 36 milhões.
Já o terminal de Barreiras integra o PAC 2, mas o balanço do programa não estima sequer o valor de investimento inicial. As informações são oficiais e constam na página do PAC 2 e do último balanço divulgado semana passada.
“A ideia era estar tudo pronto até 2014, mas não conseguimos. O objetivo era estar em operação no começa do ano”, reconhece Denisson Oliveira, diretor de Terminais do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).
Nos casos de Vitória da Conquista e Barreiras, cabe ao governo estadual responder pelos terminais. Já em Salvador e em Ilhéus, a responsabilidade pela execução das obras é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Em Salvador, onde acontece seis jogos da Copa, apenas a ampliação do pátio de aeronaves foi concluída.
Em visita ao terminal da capital baiana, na última semana, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, manteve a suspensão da segunda etapa das obras do terminal de passageiros. Segundo o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, as intervenções terão fim três meses após a Copa. “Sem sombra de dúvidas, assim que terminal a Copa do Mundo, em 90 dias, o projeto estará todo concluído”, informa.
 
(Fonte : Bahia Econômica)

OBRAS DO AEROPORTO DE MANAUS NÃO SERÃO CONCLUÍDAS ATÉ A COPA DO MUNDO


 

Dos nove aeroportos anunciados pelo governo federal para estarem aptos a receberem uma grande movimentação de passageiros durante a Copa do Mundo, sete não estarão prontos até o início do mundial da Fifa, previsto para o dia 12 de junho.
Conforme a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os aeroportos de Belo Horizonte (Confins), Manaus, Rio de Janeiro (Galeão) e Salvador estarão com as obras em andamento durante a Copa.
A reforma dos terminais de embarque desses quatro aeroportos atrasou e acabou sendo dividida em etapas: parte será entregue para o Mundial e parte, só depois do torneio.
O órgão também desistiu de entregar para o início do mundial a nova torre de controle do aeroporto de Recife e a obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Porto Alegre, ambas prometidas para o torneio.
Os dois projetos foram retirados da lista oficial de obras para o Mundial, a chamada Matriz de Responsabilidades. Com isso, o número de aeroportos inacabados aumentou para seis.
O sétimo aeroporto que teve seu plano de investimentos comprometido foi o de Curitiba. Em 2010, o governo prometeu reformar o terminal aéreo da capital paranaense.
No entanto, após sucessivos atrasos na obra, cancelou o projeto e resolveu refazê-lo. No novo projeto, o plano de reforma também foi divido em pré e pós-Copa Tudo o que foi prometido para a Copa, pela Infraero será entregue antes do torneio, que começa em junho
De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, a obra começou em maio de 2013. Vai até março de 2016.
 
(Fonte : Em Tempo / AM)

GOL CRIA “CLASSE CONFORTO” EM AVIÃO


 

A Gol vai mudar a configuração de toda a sua frota para criar uma “classe conforto” nas primeiras fileiras da aeronave. Os passageiros poderão pagar um adicional de R$ 30 para voar na nova classe. Para os clientes das categorias mais altas dos programas de fidelidade da Gol, Delta e Air France, o uso do assento será gratuito.
O espaço entre as poltronas aumentará para todos os passageiros dos atuais 76,2 cm para 78,7 cm. Para os que viajarem na seção “Gol + Conforto”, a distância é de 86,3 cm e a poltrona reclinará 50% mais do que atualmente.
A mudança reduzirá em 2,7% a oferta de assentos da Gol – o Boeing 737-800, que hoje tem 189 assentos, passará a ter 177, e o modelo 737-700 perderá 6 de seus 144 lugares. A empresa voou em dezembro com 76% de ocupação nas aeronaves, proporção que deve aumentar com a redução de assentos.
“A receita adicional compensa a perda de assentos e a mudança na aeronave traz conforto maior para todos os passageiros”, disse o presidente da Gol, Paulo Kakinoff.
A iniciativa faz parte da estratégia da Gol de oferecer um serviço mais atraente para o passageiro corporativo, que responde por 60% dos clientes das empresas aéreas brasileiras, é mais fiel e menos sensível a preço.
A Gol alterou a configuração de 10 de seus 140 aviões em novembro do ano passado, quando testou a nova classe de assentos nos voos da ponte aérea Rio-São Paulo. Até maio, a empresa terá 116 aviões adaptados e oferecerá o assento conforto em quase 100% dos voos nacionais da empresa. A opção também estará disponível para os voos internacionais até o fim do ano.
 
(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)