segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

VIAGENS DE FIM DE SEMANA MOVIMENTAM O TURISMO


 

O número de brasileiros que viajam pelo país aumenta a cada ano. De acordo com o Ministério do Turismo (MTur) 60 milhões de turistas realizaram 197 milhões de deslocamentos pelo território em 2012. No entanto, a maior parte dessas viagens é de fim de semana. De acordo com o estudo de Demanda Turística Nacional, as viagens de dois a três dias são realizadas por 30,3% dos turistas.
“Com pouco tempo para viajar, o planejamento passa a ser ainda mais importante”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. O MTur destaca, a seguir, dicas para aqueles que gostam de aproveitar o fim de semana fora de casa. Se a ideia é viajar de carro, o primeiro passo é mapear os destinos a um raio menor de 300 Km, para evitar perder muito tempo no percurso. Em caso de viagens de avião, recomenda-se monitorar o preço das passagens aéreas com no mínimo 30 dias de antecedência. Guias de viagens impressos e online podem ajudar a listar as principais atrações do local, como restaurantes e pontos de interesse, assim como seus horários de funcionamento. Vale ainda checar se os meios de hospedagem e transportadoras turísticas estão registrados no Cadastur , o cadastro de prestadores de serviços do Ministério do Turismo, que garante que as empresas trabalham legalmente.
Curtas ou mais extensas - a média de tempo de uma viagem é de 8,6 dias - os deslocamentos pelo Brasil movimentam o turismo doméstico. O setor faturou R$ 250 bilhões, empregou 115 mil pessoas e cresceu 13% em 2012. O crescimento se deve ao ganho de competitividade do turismo nacional. Outro estímulo foi o Plano Brasil Maior, do governo federal, que incluiu a cadeia turística no conjunto de medidas de estímulo à economia nacional. Entre elas, a redução de tarifas de energia elétrica e de importação de equipamentos para os setores de transportes e parques temáticos, além da desoneração da folha de pagamento da cadeia produtiva.
 
(Fonte : MTur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário