sexta-feira, 19 de outubro de 2012

FIM DO VISTO DEVE LEVAR MAIS 300 MIL BRASILEIROS AOS EUA


Os Estados Unidos vão receber 316 mil turistas brasileiros a mais todos os anos se o Brasil for incluído no programa de dispensa de visto.
Esse é o cálculo da US Travel Association, entidade que representa empresas de turismo norte-americanas e faz lobby pela dispensa do visto para os brasileiros.
A associação faz a estimativa com base no aumento no fluxo de turistas de outros países que já foram incluídos no programa de dispensa de visto para entrar no país.
O número de turistas brasileiros nos Estados Unidos deve chegar a 1,8 milhão neste ano, uma alta de 18% em relação a 2011, de acordo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos.
Segundo o governo norte-americano, a espera para se marcar a entrevista do visto americano no Brasil caiu de 140 dias para um a dois dias neste ano, após a implementação de medidas como o aumento de funcionários, de consulados e dos horários de trabalho nos postos.

LEGISLAÇÃO

A US Travel Association aposta em uma proposta de lei tramitando no Senado americano para acelerar a inclusão do Brasil no programa de dispensa de vistos.
Hoje, os países precisam reduzir o percentual de candidatos a visto rejeitados para abaixo de 3% para conseguirem ser incluídos nos programas de dispensa de visto.
O Brasil tem taxa de rejeição de cerca de 3,8%.
O projeto de lei Jolt Act, tramitando no Senado, aumenta esse índice para 10%.
A proposta é incluir países como Brasil, Chile, Polônia, Israel e Croácia no programa. Em 2008, o então presidente George W. Bush incluiu a República Tcheca, Estônia, Hungria, Látvia, Lituânia, Eslováquia e Coreia do Sul.
Ao todo, 37 países estão hoje no programa.

RECIPROCIDADE

"O governo brasileiro precisa intensificar suas gestões junto ao governo americano para entrar no programa de dispensa de vistos", diz Patricia Rojas, vice-presidente de assuntos governamentais da US Travel Association.
"Hoje em dia, metade das viagens dos brasileiros para o exterior é para a União Europeia, que não exige vistos. Nós queremos receber parte desses turista, e eliminar o visto é a principal maneira", diz Patricia.
Se os Estados Unidos dispensarem os brasileiros de visto, o governo do Brasil terá de oferecer reciprocidade, eliminando os vistos para os turistas americanos.
"Portanto, o programa também aumentaria o número de turistas americanos vindo para a Olimpíada e a Copa do Mundo", afirma a representante da entidade.

GRUPO QUE ANALISA FIM DE EXIGÊNCIA SE REUNIRÁ DIA 22

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, assinou, em julho, um memorando de entendimento criando um grupo de trabalho para facilitação de vistos.
Esse grupo de trabalho vai se reunir pela primeira vez no próximo dia 22, em Washington. O grupo vai cuidar de acordos para compartilhamento de informação que são exigidos para a inclusão do Brasil no programa de dispensa de visto americano.
Os EUA exigem que os países adotem uma série de medidas de segurança para informar rapidamente a perda ou o roubo de passaportes, além de manter padrões de segurança de documentos e das fronteiras.
Hoje há 37 países no programa de dispensa de visto.
Existe outro projeto de lei no Congresso americano estipulando que a espera por um visto não pode ultrapassar três semanas e estabelecendo uma taxa de urgência para se obter um visto em três dias. Além disso, o governo dos EUA pretende iniciar até o fim do ano no país o programa "Global Entry", que permite aos viajantes frequentes que passem por uma fila rápida na imigração americana nos aeroportos.
Entrar nessa fila expressa dispensaria pegar a fila da imigração convencional, que chega a demorar uma hora.
Por US$ 100 (R$ 200, aproximadamente), o viajante brasileiro faria o controle de passaporte em um equipamento semelhante aos totens de check-in dos aeroportos; o processo todo leva menos de três minutos.
Para entrar em vigor, são necessárias medidas de segurança que serão discutidas também no encontro do dia 22, em Washington.
Segundo o consulado americano, desconsiderando-se países com os quais os EUA têm fronteira, o Brasil foi o 4º país que mais enviou turistas para os EUA no ano passado, atrás somente de Reino Unido, Japão e Alemanha.
Cada brasileiro gasta em média cerca de US$ 5.000 (cerca de R$ 10 mil) por viagem aos EUA.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

SETOR DE TURISMO DO REINO UNIDO PEDE RELAXAMENTO DOS VISTOS AO GOVERNO


Os líderes da indústria de viagens e turismo pediram urgência ao governo para relaxar a concessão de vistos aos turistas, depois que dados mostraram uma queda de 5% na chegada de visitantes em agosto. Os dados foram divulgados pelo ONS - Office for National Statistics, mostrando que em agosto os gastos dos visitantes internacionais no Reino Unido aumentaram 9% em agosto - para £ 760 milhões, mas o número de chegadas caiu 5% em relação ao mesmo mês do ano passado, para 590 mil. O resultado deixa o total de visitantes deste ano no mesmo nível que em 2011.
O CEO da rede de hotéis econômicos Travelodge, Grant Hearn, disse que os números relativos aos visitantes foram decepcionantes durante o mais importante mês da história do turismo britânicos. Mas ele acrescentou que ainda haverá uma oportunidade de ouro se o governo iniciar acordos turísticos com o Brasil, China, Índia e Rússia, para relaxar as exigências para a concessão de vistos. Como ocorreu com Sydney e Barcelona, o crescimento do turismo britânico deve ocorrer nos anos seguintes aos Jogos Olímpicos. “Entretanto, os especialistas projetam que o turismo global vai crescer 60% até 2010, sendo que 50% desse crescimento virá dos quatro países que formam o BRIC, disse Hearn. “O atual regime de vistos está dificultando o receptivo de turistas chineses. Apenas 10% dos pacotes vendidos na China incluem visitas à Grã-Bretanha.

(Fonte : Business Travel Magazine)

MP CONCEDE ISENÇÃO DE R$ 3,8 BILHÕES PARA ORGANIZADORES DAS OLIMPÍADAS


O Congresso vai analisar a Medida Provisória 584/12, que institui um conjunto de isenções tributárias para empresas e pessoas físicas envolvidas com a organização e realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Os benefícios fiscais são oriundos de acordos que o governo brasileiro assumiu com a Confederação Olímpica Internacional (COI), em 2009, para sediar os eventos no Rio de Janeiro. O Executivo estima que as desonerações vão acarretar uma renúncia de receita de R$ 3,8 bilhões até 2017.
As isenções abrangem as operações feitas entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2017. E a MP também autoriza a União a devolver ao COI, às empresas a ele vinculadas e ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (Rio 2016) todos os tributos pagos em 2012 decorrentes de operações realizadas para o planejamento e organização dos jogos. Ainda não há uma previsão do montante que será devolvido. De acordo com o Executivo, a transferência será definida em ato próprio.
O texto obriga o Executivo a enviar ao Congresso, até 1º de agosto de 2018, a prestação de contas relativas aos jogos, com informações sobre a renúncia fiscal total, a geração de empregos e o número de estrangeiros que ingressaram no País para assistir aos eventos esportivos.

TRIBUTOS E PRODUTOS

A MP 584/12 é bastante detalhada. As desonerações abrangem tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e contribuições sobre o domínio econômico, como a Cide-Combustíveis e o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (ARFMM). Também haverá isenção de taxas, como a cobrada pela utilização do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), que hoje é de R$ 185 por declaração de importação apresentada.
As isenções recaem sobre a importação de produtos como medalhas, troféus, material promocional, bens não duráveis com vida útil de até um ano, como bebidas e alimentos, e bens duráveis de valor até R$ 5 mil. Também beneficiam operações de câmbio e seguro e remessas de recursos para o exterior. Bens duráveis importados, como equipamentos esportivos e de comunicação, também serão isentos se forem reexportados após os eventos ou se forem doados a empresas públicas ou entidades beneficentes brasileiras.
Entre os beneficiários das desonerações estão o COI e suas empresas vinculadas, a Rio 2016, os comitês olímpicos nacionais, as federações desportivas internacionais, a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), a Corte de Arbitragem para o esporte (CAS), as empresas de mídia, os patrocinadores e os prestadores de serviços do COI. Para ter acesso ao benefício, todos terão que provar estarem relacionados com a organização ou realização dos jogos olímpicos e paraolímpicos.
Em 2010 o governo enviou uma medida provisória semelhante, que isentou de tributos os organizadores da Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, que serão realizadas no País. A MP 497 foi transformada na Lei 12.350/10.

TRAMITAÇÃO

A MP 584/12 será analisada em uma comissão mista de deputados e senadores. Depois, seguirá para exames dos Plenários da Câmara e do Senado. Ela passará a trancar a pauta da Casa onde estiver tramitando a partir do dia 24 de novembro.

(Fonte : Agência Câmara de Notícias)

HOTÉIS: CIDADE ESTÁ PERTO DE ATINGIR META PARA 2016


O Rio está próximo de cumprir a meta estabelecida com o Comitê Olímpico Internacional (COI) de contar com 40 mil vagas em hotéis até os Jogos Olímpicos de 2016. A informação foi divulgada ontem pelo secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, com base em dados de projetos de empreendimentos já aprovados ou em análise na prefeitura. Em 2010, a cidade tinha cerca de 26 mil leitos. Desde então, foram apresentados 110 projetos, totalizando 17.809 quartos. Desses, Sérgio acredita que pelo menos 12 mil saiam do papel. Ele lembrou, no entanto, que os grupos hoteleiros têm até dezembro de 2013 para apresentar projetos e ser beneficiados pelo Pacote Olímpico, que concede benefícios fiscais a novos empreendimentos. Entre os projetos analisados, há 40 com mais de nove mil quartos na Barra da Tijuca, no Recreio dos Bandeirantes e em Jacarepaguá. Um deles, ainda em licenciamento, prevê 190 quartos no terreno onde fica a casa de shows Ribalta, na Avenida das Américas, no Recreio. Ontem, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes participaram da cerimônia de lançamento da pedra fundamental de um hotel Grande Mercure no Riocentro. O empreendimento, com 306 apartamentos, será inaugurado em 2014 para receber os jornalistas que trabalharão no Centro de Transmissões da Copa do Mundo. As obras são de responsabilidade da empresa GL Events, que detém a concessão do centro de exposições. O projeto está orçado em R$ 120 milhões. Desse total, R$ 100 milhões virão do programa Pró Copa, linha de crédito especial do BNDES.

(Fonte : Jornal O Globo / imagem divulgação)

40% DOS CUSTOS DE HOTÉIS SÃO DE PESSOAL E ENCARGOS


O Anuário 2012 da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) aponta que, em 2011, os 19 hotéis e resorts ligados à chancela destinaram 41% de seus custos a despesas com funcionários e encargos da folha de pagamento.
Bobby Betenson, diretor de Operações Especiais da agência de viagens personalizadas Matueté e um dos membros da BLTA, afirma que, atualmente, a maior dificuldade do segmento turístico como um todo é minimizar os gastos com mão de obra e impostos.
Para ele, a articulação com o Estado é de suma importância para que o setor se organize e consiga barganhar melhores alíquotas quanto à folha de pagamento.
Ao todo, R$ 428.753.502 aparecem como custos e despesas destes empreendimentos – sendo 6% para alimentos & bebidas; 14% para gás, água, energia e telefone; 39% como outros (este apontado como segurança, marketing e manutenção das unidades); e os demais índices para despesas com funcionários.
Em contrapartida, aparece, também em 2011, uma receita bruta de R$ 603.878.170, conforme revelado em coletiva de imprensa, quanto aos hotéis do grupo – hoje representados em oito Estados brasileiros

(Fonte : Portal Guarulhos / imagem divulgação)

RODOVIÁRIA NOVO RIO TERÁ TOTEM DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS


Nessa sexta-feira, 19/10, o secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro, juntamente com as diretoria da TurisRio e do Consórcio Novo Rio, inaugura um serviço de informações turísticas da Rodoviária Novo Rio. Os turistas e usuários poderão acessar, gratuitamente, em português, inglês e espanhol, todas as informações dos locais mais visitados da capital e do interior do Estado.
Para Ronald Ázaro o totem será mais um ponto de apoio ao turista que busca as atrações turísticas no interior do Rio de Janeiro. “Aqui na rodoviária as pessoas vão poder ver a diversidade das belezas geográficas que temos nas inúmeras cidades maravilhosas do interior”, destaca o secretário. Segundo Ázaro o projeto dos totens está sendo reproduzido em outros pontos, não só na Capital, como também nas cidades do interior.
“Além do serviço de utilidade pública a ser prestado ao cidadão, o equipamento beneficiará os mais de 70 mil usuários além dos turistas que utilizam a rodoviária diariamente, agregando valor ao nosso atendimento, possibilitando maior divulgação dos atrativos e belezas dos municípios do nosso Estado e exercendo função essencial frente aos grandes eventos esportivos que se aproximam”, destaca o diretor do Consórcio Novo Rio, Roberto Faria

(Fonte : Mercado & Eventos)

PESQUISA APONTA OS TÁXIS DE LONDRES COMO OS MELHORES DO MUNDO


De acordo com pesquisa anual da Hoteis.com, os táxis de Londres foram votados os melhores do mundo pelo quinto ano consecutivo. A capital do Reino Unido conquistou 11% dos votos, seguida por Nova York, com 6,4%, e Tóquio, com 5,6%.
Turistas votaram de acordo com sete categorias, das quais os táxis pretos de Londres lideraram em cinco – simpatia, conhecimento do trajeto, limpeza, segurança e qualidade de direção – ao mesmo tempo em que foram eleitos o pior na categoria valor. Nova York passou Londres no posto de melhor cidade com disponibilidade de frota, com seus taxis amarelos. Já Bangkok liderou a lista de melhor valor.
A pesquisa sobre táxi da Hoteis.com também revelou algumas atividades não convencionais de turistas de todo mundo. Entre os brasileiros, metade dos entrevistados (50%) assumiu ter dormido dentro do táxi, enquanto 20% contou ter mudado de roupa. Comprovando a alegria dos brasileiros, 30% das pessoas que participaram da pesquisa afirmaram que já cantaram durante o trajeto de táxi

(Fonte : Mercado & Eventos)

INEXPLICÁVEL DISCRIMINAÇÃO


O recente anúncio do governo comunicando a intenção de desonerar a folha de pagamento de diversos setores da economia vem em muito boa hora contribuir para o barateamento das passagens de ônibus rodoviários que operam os segmentos interestadual, intermunicipal e internacional, além, é claro, dos urbanos.
Por trabalhar com preços tabelados pela agência governamental que regula a atividade, é certo que nas próximas revisões tarifárias isso será levado em conta. Como a área de transporte de passageiros emprega um grande número de colaboradores, essa redução será bastante sentida. Hoje, mais de 30% do faturamento bruto das companhias são relacionados ao custo da mão de obra. Trata-se de um peso muito grande de encargos e tributos dos mais variados.
Além da desoneração agora anunciada, existem alguns outros pontos que merecem reflexão e que se adotados contribuiriam para uma queda ainda maior nos preços das passagens de ônibus. Cito apenas um deles.
Por exemplo: há dez anos — desde 2002 — o Supremo Tribunal Federal isentou passageiro de avião do pagamento de ICMS nos voos. Mas manteve o tributo para passageiro de ônibus.
Com base em longos pareceres jurídicos, prevaleceu a tese de que a incidência do ICMS sobre a venda de passagens interestaduais é inconstitucional. Logo, o tributo não pode ser cobrado — nas passagens aéreas.
Não ficou claro para a sociedade por que a mais alta corte de justiça do país tratou de um benefício tributário para apenas um segmento da sociedade — os passageiros de avião — e excluiu a maioria dos viajantes: os passageiros de ônibus, os quais, nessa condição de passageiros, são titulares dos mesmos direitos. Por que só os passageiros de avião merecem isenção do pagamento do tributo, e não os cidadãos que viajam de ônibus?
Afinal, o que está em questão: a venda do serviço público de transporte ou o tipo de veículo usado para prestar o serviço? Parece evidente que é a venda do serviço. No entanto, de 1997 a 2001 a ação tramitou sem ninguém questionar seu caráter discriminatório, que só por isso já contraria o art. 5º da Carta Magna.
Com alguns votos contrários, mas com maioria a favor, o Supremo declarou a inconstitucionalidade da cobrança só para o transporte aéreo. Homologou-se a desigualdade e a carência de isonomia em dois tipos de transporte, onde só é mudado o tipo de veículo ou equipamento.
Com a finalidade de tentar corrigir a falha e equiparar os usuários do transporte rodoviário, a Confederação Nacional do Transporte impetrou em 2002 ação, na qual pediu ao STF a correção da injustiça, mediante a extensão, aos passageiros de ônibus, da mesma isenção que o Tribunal assegurara aos passageiros de avião, ante a inquestionável identidade de direitos de cidadãos que viajam de avião ou de ônibus. Presumia-se que o acolhimento do pleito da Confederação Nacional do Transporte seria imediato e que os eminentes ministros do STF alterariam a decisão, acolhendo, entre os beneficiários da medida, a grande maioria dos brasileiros que viajam de ônibus e que têm uma renda menor que o passageiro de avião.
Com o acolhimento da ação da Confederação pelo Supremo, as passagens de ônibus teriam seus preços reduzidos em até 18% em alguns estados, pois o ICMS é pago diretamente pelo passageiro. E são 1 bilhão e 700 milhões de passageiros por ano que deixam, inexplicavelmente, de gozar de uma isenção fiscal hoje restrita aos passageiros aéreos.
São incoerências que não conseguem ser explicadas à luz da simples razão, gerando discriminações em cima de uma categoria de brasileiros de menor poder aquisitivo e que não entendem por que são menos iguais que os outros.

(Fonte : Jornal O Globo)

AEROPORTOS DO RIO E BH ESTÃO FORA DA EXPANSÃO PARA A COPA


Mesmo que sejam concedidos para administração da iniciativa privada, os aeroportos de Confins e Galeão (RJ) – próximos na lista de licitações – dificilmente terão as obras de expansão concluídas a tempo da Copa do Mundo de 2014. Isso porque os novos operadores só assumiriam os terminais a poucos meses do evento esportivo, o que praticamente inviabilizaria qualquer obra de melhoria voltada para a competição mundil. Até lá, a Infraero continuará a frente das obras de infra-estrutura aeroportuária que, no aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins, estacionaram na licitação do Terminal 3, o “puxadinho”.
Disposta a desembolsar R$ 48 milhões pela construção do terminal remoto, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária viu as empresas interessadas no negócio desistir, uma a uma, e foi obrigada a suspender a licitação. Nenhuma das sete concorrentes se dispuseram a cobrar o valor estipulado pela estatal. As propostas apresentadas variaram de R$ 79 milhões a R$ 179 milhões, valores que foram, no mínimo, 65% superiores ao que a Infraero pretendia pagar.
Depois de várias solicitações de desconto, o menor valor, de R$ 58,49 milhões, foi apresentado pela Sial Construções. Com o impasse, novo edital será aberto tão logo a licitação seja reavaliada. Ainda assim, a estatal mantêm a expectativa de concluir a construção do puxadinho até dezembro do ano que vem.
Quanto à possibilidade cada vez mais remota da iniciativa privada acelerar as obras para 2014, o subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, Luiz Antônio Athayde garante que a programação de investimentos não está subordinada à concessão do aeroporto. “Nós teremos um conjunto compacto de obras até o evento e se espera que isso atenda adequadamente o fluxo de turistas”, afirma ao citar a reforma do terminal 1, a construção do terminal 3 de caráter provisório e a conclusão dos novos acessos ao aeroporto.
Apesar disso, reconhece a importância da licitação para acelerar os investimentos pós-Copa. “Oferecerá condições mais estruturadas para os investimentos que estão previstos para que Confins atenda 20 milhões de passageiros até 2020”, acrescenta.

MODELO ANTIGO

O modelo de concessão dos aeroportos de Confins e Galeão, no Rio de Janeiro – próximos na lista de licitações para a iniciativa privada – será semelhante ao usado no leilão dos terminais de Brasília, Guarulhos (SP) e Campinas (SP). Para evitar uma debandada dos investidores, o governo abortou a possibilidade de a Infraero ter participação acionária de 51%, sendo o sócio majoritário. “Quando o estado é o majoritário, acaba tendo um diálogo desigual no momento da negociação, deixando de ser parceiro e sendo dominante. O dispêndio é muito alto por parte do investidor, para que o governo termine ditando as regras”, pondera o economista da Austin Rating, Felipe Queiroz.
As mudanças devem se restringir a um acirramento das regras. Entre elas, os interessados devem comprovar experiência na administração de aeroportos com movimento numa faixa entre 30 milhões e 40 milhões de passageiros por ano, em vez dos 5 milhões do primeiro leilão. Ainda poderá ser exigido que o vencedor do leilão contrate executivos profissionais para administrar os aeroportos.

(Fonte : Jornal O Estado de Minas / imagem divulgação)

BRASIL É O SEGUNDO MERCADO ESTRATÉGICO PARA AIR FRANCE


O Brasil é o segundo mercado estratégico de longa distância para a Air France, por isso, Alexandre de Juniac, presidente e CEO da Air France, esteve no País no dia 17 de outubro para visitar as operações locais da Companhia, além de se reunir com empresas parceiras. “Estou muito feliz por visitar o Brasil durante a minha primeira viagem para a América Latina como CEO da Air France. A Companhia está presente neste mercado estratégico há quase 60 anos, e nossa ambição é acompanhar o crescimento econômico do País oferecendo produtos e serviços inovadores", afirmou. Na ocasião, o executivo aproveitou a oportunidade para discutir o desenvolvimento de novos negócios, como a chegada da aeronave A380 a São Paulo em 2014. No Rio de Janeiro, Juniac visitou o memorial do AF 447 no Rio de Janeiro

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

AZUL É AUTORIZADA A VOAR ENTRE BH E CABO FRIO-RJ


A Azul recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac – para operar uma frequência diária de voo entre Belo Horizonte (Confins) e Cabo Frio durante o feriado da Proclamação da República. Os voos acontecerão nos dias 14, 15, 18 e 20 de novembro.
A mesma rota deve ser oferecida pela companhia durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, período de grande movimento em função das datas festivas. Para esses meses, a Azul solicitou à Anac um Horário de Transporte (Hotran) para operar duas frequências diárias entre as cidades. Se aprovadas, as frequências terão início nos dias 15 e 22 de dezembro e término nos dias 17 de fevereiro e 27 de janeiro, respectivamente. Ainda, os dias 8, 12, 13, 15, 16 e 17 de fevereiro serão servidos por uma frequência diária, para tender a demanda do Carnaval.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

AZUL E TRIP DEFINEM SERVIÇO DE BORDO DA NOVA COMPANHIA


A Azul Linhas Aéreas e a Trip Linhas Aéreas acabam de definir o serviço de bordo que será adotado pela companhia resultante da associação entre as duas aéreas assim que for aprovada pelas autoridades.
A novidade, que deve entrar em vigor nos voos da companhia no início de 2013, traz 12 opções de snacks que reúnem quatro itens novos e oito dos já adotados atualmente pelas duas empresas, trazendo o melhor dos dois mundos e mantendo vivas as fórmulas de sucesso que prezam pela excelência.
Nossos Clientes contarão com uma variedade de opções de snacks única, com a vantagem de não pagarem nem um centavo a mais por isso, diz David Neeleman, presidente da Azul e do Conselho de Administração da holding Azul Trip S.A.
A nova gama de produtos apresenta opções para todos os gostos, desde alternativas lights e integrais até balinhas de gelatina para as crianças.
São elas: Batatinha Chips; Goiabinha; Mix Aperitivo(amêndoas, amendoim e uva passa); e Amendoim Japonês, que vieram do serviço da Azul; Mandioca Chips; Broa de Fubá; Bolinho de Laranja e Petit Croc (biscoito salgado sabor queijo), que vieram do serviço da Trip; e as novidades: Rosquinhas de Leite; Biscoitos Sortudos (mini-biscoito temperado); Cookies Integrais de Laranja com Gotas de Chocolate (que contém sete grãos) e os Aviõezinhos (balas de gelatina em formato de avião).
Todas terão embalagens personalizadas com a nova marca da Azul e divertidas frases alusivas a cada produto.
As opções de bebidas serão Coca-Cola nas versões normal e zero, suco de laranja, suco de pêssego light, água e café.
Para cada tipo de voo será oferecida uma combinação específica de produtos, que vai variar de acordo com o período do dia, tempo de duração da viagem e tipo de aeronave (Embraer ou ATR).
O número de opções de snacks também dependerá desses aspectos, sendo no mínimo um e no máximo seis.
Eles serão oferecidos individualmente em uma cesta de vime e o Cliente poderá se servir a vontade.
A ideia que norteou essa decisão foi mesclar as fórmulas de sucesso dos serviços de bordo de ambas as companhias.
Foram realizadas diversas avaliações até chegarmos a este formato e o resultado não poderia ser outro: variedade e opções para todos os perfis de Clientes além de uma abordagem informal e próxima trazida pelo serviço em cestas de vime, explica José Mario Caprioli, presidente-executivo da Trip.
Os serviços de bordo prestados atualmente em ambas as companhias devem permanecer da mesma forma até que os estoques se acabem e o novo serviço seja introduzido gradativamente.
Entretanto, os novos itens (rosquinhas de leite; biscoitos sortudos; cookies integrais de laranja com gotas de chocolate e balas de gelatina em formato de avião) entrarão no cardápio das operações da Azul ainda esse mês.

(Fonte : Portal Guarulhos)