terça-feira, 15 de março de 2011

TROPICAL MANAUS INVESTE R$ 500 MIL EM RETROFIT


O hotel Tropical Manaus, que será palco de encontro entre lideranças mundiais de 24 a 26 de março de 2011, recebeu investimentos da ordem de R$ 500 mil para receber o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade. As melhorias contemplaram televisores, pisos e iluminação do centro de convenções. A mudança vai reduzir o consumo de energia elétrica em 1/3. Para João Manuel Correia, presidente da rede Tropical Hotels & Resorts Brasil, "a recepção do Fórum casou com nossa intenção de promover essas mudanças em prol do meio ambiente".
Entre as personalidades confirmadas para o evento estão: ex-presidente norte-americano Bill Clinton; o ex-governador da Califórnia e ator, Arnold Schwarzenegger; fundador e presidente do Grupo Virgin, Richard Branson. Entre os debatedores, estarão o ambientalista Paul Hawken; o ativista ambiental Adam Werbach e Dan Epstein, chefe de Desenvolvimento Sustentável e Regeneração das Olimpíadas de Londres 2012. Ao todo, são esperados mais de 600 líderes políticos, empresariais e ambientais.
O evento é realizado pela Seminars e promovido pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), presidido por João Doria Jr

(Fonte : Hôtelier News, com informações Mapa Comunicação)

REDE HOTELEIRA NOVOTEL AVANÇA NA CERTIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL


A rede Novotel acaba de dar mais um passo em direção ao seu objetivo global no tocante à sustentabilidade. A marca, que desde 2007 conta com três de seus 12 hotéis da região certificados com a chancela internacional Earth Check, acaba de obter a recertificação das unidades São Paulo Center Norte, Porto Alegre e São José dos Campos, devendo chegar a 100% até o final de 2011, já que hoje todas as demais unidades encontram-se em processo de obtenção da certificação.
"Para nós, o início desta nova conquista junto ao Earth Check reafirma o comprometimento da rede com as práticas aliadas ao desenvolvimento sustentável, além do claro alinhamento da região com as metas globais da marca", diz Bernd Hofmann, Diretor de Operações da Marca Novotel na América Latina.
Iniciado em julho de 2007, o projeto da marca Novotel, na ocasião, previu a implantação do selo em 28 hotéis, em 12 países nos cinco continentes. Além de Brasil, também participaram deste primeiro movimento Reino Unido, Suíça, França, Costa do Marfim, Índia, China, Tailândia, Cingapura, Indonésia, Austrália e Nova Zelândia.
A certificação Earth Check, que data de 1994, é baseada na Agenda 21 da ONU e possui, além de um sistema de avaliação do desempenho ambiental, um sistema de gerenciamento do ambiente, cujo objetivo é melhorar a aplicação da política de desenvolvimento sustentável em cada hotel da rede.

(Fonte : Vitrine Hotel)

CALENDÁRIO UBRAFE 2011 “PRINCIPAIS FEIRAS DE NEGÓCIOS DO BRASIL” TRAZ 176 FEIRAS DE NEGÓCIOS


Se o segmento de promoção comercial revela-se um fiel espelho da economia nacional, o ano de 2011 será bastante promissor para os setores produtivos do país. Em setembro do ano passado, a UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras – divulgou, em São Paulo, as projeções do setor de feiras de negócios para 2011, dando mostras do que poderá ser um dos melhores momentos desta atividade em toda sua história.
Um número chamou a atenção dos jornalistas presentes na coletiva de imprensa: 43 mil empresas expositoras, de todos os portes, das quais mais de 7.700 estrangeiras, mostrarão seus produtos, serviços e tecnologias nas principais feiras de negócios do Brasil. E elas partem de 176 feiras de negócios já confirmadas, indicador que aumentará ainda mais em 2011, já que muitos promotores ainda estão dedicando esforços no planejamento de novas feiras de negócios. A relação atualizada poderá ser acessada no site www.ubrafe.org.br ao longo de todo o ano.
Entre os 40 macro-segmentos econômicos envolvidos, Indústria (com 35 feiras de negócios), Alimentos e Bebidas (16) e Materiais para Construção e Equipamentos (15) são, até agora, os setores com os maiores números de feiras confirmadas para 2011. Mas nada disso acontece sem a presença do principal ativo do setor de promoção comercial: o público. E serão 4.650.000 visitantes profissionais, vindos de todos os cantos do Brasil e do mundo, já que são esperados mais de 48 mil compradores estrangeiros de 65 países. Mais uma prova da força que as feiras de negócios têm como ferramenta de mídia presencial. Já locados com muita antecedência, os pavilhões e centros de exposição somarão 3.200.000 m² de área para a realização das 176 grandes feiras de negócios do Brasil em 2011, sediadas em 24 cidades do País.
Nesta edição, o Presidente Executivo da UBRAFE, Armando Campos Mello, apresenta o Calendário UBRAFE 2011 “Principais Feiras de Negócios do Brasil” com uma novidade. Um caderno especial já lista 22 feiras de negócios bienais em 2012, facilitando ainda mais o planejamento da cadeia expositora brasileira.

Calendário UBRAFE 2011 - Principais Feiras de Negócios do Brasil
Tiragem: 15.000 impressos e 3.000 CDs
Formato: 21cm x 28cm
Idiomas: português, inglês e espanhol
Para adquirir: (11) 3120-7099

Sobre a UBRAFE

A União Brasileira dos Promotores de Feiras é a entidade privada que representa desde 1986 as empresas envolvidas na organização, promoção, operação e montagem das principais feiras de negócios do Brasil. Sob a liderança da UBRAFE, as feiras de negócios brasileiras quintuplicaram de tamanho de 1992 a 2009 e consolidaram-se como os maiores e mais importantes encontros comerciais do Brasil para empresas de todos os portes: grandes, médias, pequenas e micro. A UBRAFE publica anualmente o Calendário "Principais Feiras de Negócios do Brasil" e o distribui para meios de comunicação, associações comerciais, industriais e de serviços, embaixadas, consulados e câmaras de comércio no Brasil e no exterior. E também conta com o site www.ubrafe.org.br, que disponibiliza o calendário para consulta em três línguas e publica notícias atualizadas sobre as feiras de negócios. A soma dessas ações faz da UBRAFE uma associação forte e reconhecida como representante legítima do setor. Com 45 associados (entre promotoras, centros de exposições, empresas transitárias, de infra-estrutura e montadoras de estandes), a UBRAFE é hoje um selo de qualidade que identifica as melhores feiras do país.

(Fonte & foto: site UBRAFE)

LABACE 2011 SERÁ ENTRE OS DIAS 8 E 13 DE AGOSTO


A Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (Labace 2011) já tem data para acontecer . O evento será entre os dias 8 e 13 de agosto no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A novidade deste ano serão os três dias de exposição (11, 12 e 13). Os demais serão dedicados às conferências, antes realizadas em paralelo. A expectativa da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), responsável pela organização do evento, é que aconteça um crescimento de 20% em marcas expostas em relação a 2010.
O número de expositores deve passar de 150, registrado no ano passado, para 170. O número de aeronaves expostas também será um pouco maior, 60, contra 56 em 2010. Em relação ao público presente, a aposta é de um acréscimo, de 14.800 para 16 mil. O mesmo acontecerá com o volume de negócios gerado, cuja expectativa é de alta de 10%, chegando a 550 milhões de dólares.
Informações pelo site: www.abag.org.br/labace2011

(Fonte : Mercado & Eventos)

CARNAVAL DO RIO TEM MAIOR FATURAMENTO DA HISTÓRIA


O setor de turismo no Rio de Janeiro nunca faturou tanto como neste Carnaval: a cidade recebeu 1 milhão de pessoas, que geraram uma receita de R$ 1,2 bilhão (US$ 740 milhões), gasto em hotéis, restaurantes e passeios, entre outras despesas.
O cálculo foi feito pela Prefeitura do Rio. Em 2010, o Carnaval atraiu 730 mil visitantes, que deixaram US$ 528 milhões na cidade. Ou seja, o número de turistas cresceu 37% e a receita teve alta de 40% neste ano.
Boa parte do êxito deve-se ao Carnaval de rua, retomado no início dos anos 2000 e que ganha força a cada ano. Os mais de 400 blocos atraíram 4,9 milhões de foliões.
"Muitos blocos em datas diferentes permitiram ao visitante prorrogar sua permanência", disse Michel Chertou, vice-presidente da ABIH-RJ (associação dos hotéis do Rio de Janeiro).
A grande publicidade em torno dos blocos e de outros eventos -como a volta dos bailes de gala e os desfiles das escolas de samba- ajudou a rede hoteleira a registrar ocupação de 95,4%.
"A procura por reservas foi muito grande, e os hotéis conseguiram aumentar o preço", relata Chertou.
A cidade também recebeu mais cruzeiros. Oito transatlânticos aportaram no Rio, com 22 mil passageiros -81% acima de 2010.
Segundo a prefeitura, 40% dos turistas eram estrangeiros - o dobro do percentual de 2010. Para Chertou, o noticiário favorável gerado pela instalação de Unidades de Polícia Pacificadora em favelas atraiu mais visitantes.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

TAM DEVE AMPLIAR ACORDO SOBRE VOOS COM A TRIP


A TAM e a Trip negociam a ampliação de um acordo de compartilhamento de voos -pelo qual os trechos de uma companhia podem ser vendidos pelo sistema de reserva da outra.
Em comunicado, a TAM deixa em aberto a possibilidade de a associação caminhar para algo maior. A Folha apurou que eventual aquisição de participação acionária na Trip só deverá ser anunciada após a conclusão da operação de associação com a Lan.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

GOVERNO PEDE PARA BRASILEIROS EVITAREM VIAJAR AGORA AO JAPÃO


O Ministério das Relações Exteriores enviou ontem nota à imprensa recomendando que os brasileiros evitem viajar ao Japão até que a situação no país se normalize.
Diante disso, as companhias aéreas estão recebendo orientação especial para atender pedidos de reembolso ou adiamento de viagem.
Na JAL (www.jal.co.jp; tel. 0/xx/11/3175-2233) e na ANA (www.fly-ana.com.br; tel. 0/xx/11/2141-2121), é preciso fazer a solicitação à agência ou ao site que foi usado para a compra da passagem.
Nas duas companhias, se o bilhete tiver sido emitido até 11 de março, com saída desta data até 10 de abril, não haverá cobrança de multa para pedidos de reembolso.
Outra possibilidade é adiar a viagem. No caso da JAL, a nova data deve ser marcada dentro do período de validade do tíquete. No caso da ANA, o bilhete poderá ser remarcado até 9 de junho.
A TAM (www.tam.com.br; 4002-5700 e 0800-570-5700), que voa para Tóquio via Londres em parceria com a ANA, informou que fará análise caso a caso.
Quem não conseguir resolver o problema deve ligar para o SAC, no 0800-123200. Os passageiros que já estiverem na local de conexão, em Londres, deverão ligar para 00/xx/44/0/208741-2005.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

IATA ALERTA BRASIL A CRESCER SUA COMPETITIVIDADE AÉREA


A indústria aérea brasileira tem potencial para se tornar um grande player mundial. Para isso, o país precisa adotar mudanças em sua política internacional de aviação. Essa foi a principal mensagem deixada por Giovani Bisignani, diretor Geral e CEO da International Air Transport Association (Iata), nesta terça-feira (15/03) em palestra na Câmara de Comércio Britânica, em São Paulo. "O Brasil já é o quarto maior mercado doméstico do mundo no segmento da aviação. No entanto, ele está apenas em 37º lugar no âmbito internacional. Essa situação desproporcional só poderá ser alterada com a melhora da competitividade aérea", afirmou Bisignani.
A Iata está disposta a atuar para contribuir para esse processo, atuando como consultora. De acordo com o CEO, o crescimento estável da economia e o do nível de confiança no Brasil devem ser utilizados para que mudanças estruturais e regulatórias sejam realizadas. "O modelo de controle os aeroportos no país, por exemplo é ineficaz. São Paulo, que responde por 25% do tráfego de passageiros do Brasil, trabalha com pouca capacidade. Sem transformações rápidas, o Brasil não conseguirá atingir o padrão de serviço estipulado pela Fifa para a Copa do Mundo e isso poderá destruir a credibilidade do país", explicou Bisignani.
O CEO ressaltou que as concessões para administração dos aeroportos podem ser um caminho a ser seguido, mas acompanhadas de uma regulação transparente, independente e rigorosa. Ele cita como exemplo a Índia, que após definir um processo estratégico para a aviação ergueu um aeroporto com capacidade para 35 milhões de passageiros em 36 meses. "O tempo está passando e o Brasil precisa de um plano de investimento aprovado rapidamente. Acredito que o novo governo brasileiro está empenhado em mudar esse cenário e a criação da Secretaria de Aviação Civil significa uma boa oportunidade", destacou Bisignani.
Entre as mudanças definidas pela Iata estão: a abolição da sobretaxa de 50% sobre as tarifas e da prática de preços mais altos em horários de pico; a redução da cobrança de impostos para as empresas aéreas internacionais e dos preços do combustível. Segundo Giovani Bisignani, embora tenha-se eliminado cerca de US$ 100 milhões em impostos de PIS/Cofins sobre os combustíveis em 2009, o valor práticado no Brasil é ainda 14% maior do verificado no restante da América Latina. "É preciso eficiência na gestão do tráfego aéreo e para isso os recursos devem ser aplicados corretamente", declarou. Enquanto, globalmente o combustível representa 29% do custo operacional das companhias aéreas; no Brasil, este número sobe para 37%.
Paralelamente a essas medidas, o Brasil deve apoiar ações para redução de emissões de CO2. Apesar da indústria aérea ser responsável por apenas 2% de liberação de carbono na atmosfera, novas iniciativas, de acordo com o CEO da Iata, são bem vindas. Até 2020, o segmento de aviação está comprometido a melhorar a eficiência de consumo de combustível em 1,5%. "Esse índice chegará a 50% até 2050. Para isso ocorrer com sucesso no país a solução é o uso de biocombustível, atividade que já vem sendo feita por empresas brasileiras como a Tam", declarou.

DADOS MUNDIAIS

A Iata registrou no ano de 2010 uma receita de US$ 16 bilhões para as empresas aéreas associadas. O número é positivo, especialmente depois de uma perda de lucro de US$ 50 bilhões no ano anterior. Para este ano, a situação não deve prevalecer. O motivo: o impacto do preço do combústivel com as crises de governo no Oriente Médio. A estimativa é que essa receita gire em torno de US$ 8,6 bilhões. Quanto às políticas implantadas pela associação nos últimos anos - aumento na presença de pequenas companhias aéreas e a simplificação dos negócios - a Iata gerou uma economia de US$ 17 bilhões para a indústria. No período de 2004 a 2009, essa economia foi de US$ 50 bilhões.

SAÍDA

Giovani Bisignani fez sua última visita ao Brasil como diretor geral e CEO da Iata. Após dez anos no cargo, o executivo deixa da entidade no mês de julho. Ele ficará sediado em Londres. Seu substituto será Tony Tyler, CEO da Cathay Pacific.

(Fonte : Mercado & Eventos)

HOTÉIS DE PORTUGAL RECEBEM MAIS DE 378 MIL BRASILEIROS


No ano passado, a hotelaria de Portugal recebeu 378.028 brasileiros. O número é 37,68% maior que em 2009, quando 274.558 brasileiros se hospedaram em hotéis portugueses. Com isso, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking dos países que mais tiveram hóspedes no destino.
Em 2010, o Turismo de Portugal registrou 835.697 pernoites de brasileiros em todo país. Foram 240.186 a mais que no ano anterior, quando foram contabilizados 595.511 pernoites de viajantes do Brasil.
O brasileiro é um dos que mais gasta em Portugal: média de € 192 por dia em comparação aos € 118 da média internacional (sem contar as despesas com alojamento). No ano passado os brasileiros deixaram em Portugal € 309,1 milhões contra € 195,8 milhões em 2009, um crescimento de 57,81%.
O turista brasileiro em Portugal tem o lazer como motivo principal da viagem. A estada média é de até três dias, e Lisboa é a cidade que mais recebe brasileiros (tem mais de 60% de preferência com relação ao resto do país). O Porto vem em segundo lugar no ranking.

(Fonte : Panrotas)

SPCVB LANÇA NOVO CUPOM COM OFERTAS DE CULTURA E ENTRETENIMENTO


O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) acaba de lançar o catálogo on-line Bem Receber 2011. São mais de 130 ofertas de benefícios e descontos de 5% a 60% em serviços, espaços culturais e de entretenimento da cidade. Os cupons podem ser pesquisados e impressos automaticamente pelo site http://www.descontosp.com.br/
São tarifas especiais em hospedagem e gastronomia e benefícios como segundo hóspede cortesia em hotéis de bandeira internacional ou um delicioso welcome drink em restaurantes renomados. A escolha é fácil e intuitiva. O usuário busca as ofertas de acordo com sua preferência. A procura pode ser feita por categorias que vão de escolas a parques temáticos, por localidade ou até mesmo por faixa de desconto.
Atrações dos destinos parceiros do SPCVB no interior e litoral do Estado também podem ser aproveitados com economia e praticidade. São 14 cidades próximas à capital paulista que oferecem atividades diferenciadas de turismo de aventura e relaxamento. Entre elas estão Brotas, Costa dos Alcatrazes, Ilhabela, Itu e São Roque.
“Os cupons representam uma ótima forma de promover os atrativos da cidade e deixar uma lembrança marcante. Além disso, contamos com mais de 580 associados de diferentes setores, o que facilita uma oferta diversificada”, comenta o diretor superintendente da entidade, Toni Sando.
Válido para o primeiro semestre de 2011, o catálogo será divulgado em 20 mil cartões-postais da cidade, para distribuição nas principais feiras e eventos pelo Brasil.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

IATA: PREÇO DO COMBUSTÍVEL PARA AVIAÇÃO AUMENTA 5,1% EM UMA SEMANA


A IATA atualizou ontem seu “Jet Fuel Price Monitor”, o que faz semanalmente, informando o preço médio pago as refinarias pelas companhias aéreas pelo combustível de aviação (QAV). Segundo a entidade, na semana passada o preço médio pago foi de US$ 134.7 o barril, valor 5,1% superior ao da semana anterior (US$ 128.20), 13,7% superior ao do mês anterior e 53% superior ao da mesma semana do ano passado.
Com esse preço por barril, as projeções da IATA indicam que o preço médio do combustível para aviação em 2011 seja de US$ 118.1 o barril e que o impacto adicional desse preço nos custos anuais da indústria global da aviação seja de US$ 45 bilhões em 2011 (em relação a 2010).

(Fonte : Business Travel Magazine)

VIAGENS DE INCENTIVO VOLTARAM COM FORÇA E QUASE JÁ SUPERAM AS DE 2010


Em 2008, quando o mercado de viagens de incentivos ficou paralisado em função do “efeito AIG”, quando a companhia teve que recorrer ao governo, pegou um empréstimo de US$ 85 bilhões para não falir e passaram a ser divulgados “gastos exagerados” em eventos e incentivos, ninguém sabia quando esses eventos “all-inclusive” para seus felizes participantes voltariam. A resposta é: agora. “As atitudes negativas contra as viagens de incentivo se foram”, disse John Tichenor, presidente da World Heritage Travel Group, empresa da viagens de incentivo da Califórnia.
“Nos últimos meses vimos um significativo crescimento nos orçamentos para viagens de incentivo em nossos hotéis”, disse Armand Guillemot, diretor de Vendas da Great Hotels of the World. Uma evidência de que o setor retornou com muita força é o testemunho de Steve O’Malley, presidente da Site International Foundation: “Já registramos no setor, em apenas dois meses do ano, um volume de reservas que corresponde a 92% do movimento total de 2010”. E os programas também estão aumentando. “O número total de participantes por programa registra crescimento de 13%”, completou O”Malley.

(Fonte : Business Travel Magazine)

VAI BRASIL REALIZA TREINAMENTOS EM VÁRIOS ESTADOS


O Vai Brasil, plataforma de comércio eletrônico, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), realiza, desde esta segunda-feira, dia 14, uma nova rodada de treinamentos. O objetivo é mostrar as facilidades da nova ferramenta para companhias aéreas, agências de viagens, meios de hospedagem, locadoras de veículos, parques, turismo receptivo, seguradoras de viagem e empresas de transporte rodoviário. Bares e restaurantes e operadoras de turismo não participam desta fase do treinamento.
O primeiro treinamento ocorreu nesta segunda-feira em Porto Alegre (RS). Hoje, dia 15, ele ocorre em Curitiba (PR), a partir das 14 horas, na sede do Curitiba CVB. Na quarta, as funcionalidades do Vai Brasil serão mostradas em Ilhéus (BA), também a partir das 14 horas no Hotel La Dolce Vita. Na quinta, dia 17, ocorrem treinamentos em São Paulo (SP), na seda Braztoa, às 10 horas; em Natal (RN), na sede da ABIH-RN; e em Olinda (PE), no Centro de Convenções Pernambuco, em ambas as cidades começando às 16 horas. Na sexta, estão previstos encontros na Praia do Forte (BA), na sede da Turisforte, às 18 horas; e na Pipa (RN), no Hotel Eurosol Tibau, às 16 horas.
Também estão previstos treinamentos on-line. Eles servirão de suporte tanto para incrementar os conhecimentos de quem participou dos treinamentos presenciais como para quem não teve a oportunidade de participar. Serão “vídeo-aulas”, que mostrarão o passo-a-passo do sistema Vai Brasil e suas funcionalidades.

Informações: http://novovb.vaibrasil.com.br/treinamento

(Fonte : Brasilturis Jornal)

UBRAFE COMPLETA 25 ANOS DE LIDERANÇA NO MERCADO DE FEIRAS DE NEGÓCIOS


A UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras, entidade que representa os maiores players do mercado de feiras de negócios junto a todas as esferas do poder público nacional e da sociedade civil brasileira, comemorou 25 anos de fundação no último sábado, dia 12 de março. A UBRAFE é a entidade privada que representa desde 1986 as empresas envolvidas na organização, promoção, operação e montagem das principais feiras de negócios do Brasil. Responsável pelo aprimoramento da legislação relativa às atividades de promoção comercial, também contribui ativamente no processo de consolidação do calendário anual de feiras de negócios brasileiras na agenda mundial de grandes eventos corporativos.
Este ano, mais de 43 mil empresas de todos os portes (cerca de 170 mil marcas comerciais) e quase 5 milhões de visitantes profissionais, entre compradores nacionais, estrangeiros, fornecedores, gestores e profissionais de todos os setores produtivos da indústria brasileira marcarão presença nas feiras de negócios associadas à UBRAFE. A entidade possui atualmente 45 associados, entre promotoras, centros de exposições, empresas transitárias, de infra-estrutura e montadoras de estandes. Armando Arruda Pereira de Campos Mello ocupa a presidência executiva da UBRAFE enquanto Jorge Alves de Souza é o presidente do conselho de administração.
Mais informações: http://www.ubrafe.org.br/

(Fonte : Business Travel Magazine / Foto: site Ubrafe)

TERMINA HOJE PRAZO PARA INSCRIÇÃO NA AVIESTUR 2011 COM DIREITO A DIÁRIAS DE CORTESIA


Termina hoje (15/03), o prazo para que os associados da Aviesp que forem de carro para Campos do Jordão, garantam duas diárias cortesia, em apartamento duplo/triplo, a compartir. A promoção é válida para até dois associados por agência (funcionários devem ser registrados). O evento acontecerá dias 15 e 16 de abril, no Campos do Jordão Convention Center.
Para quem participará das caravanas, que terão cobertura GTA, o prazo vai até dia 02 de abril. Neste caso, associados também terão até duas diárias cortesia.
Associados podem inscrever, gratuitamente, até seis participantes e, não associados, quatro.
Inscrições através do site www.aviesp.org.br/aviestur2011

(Fonte : Mercado & Eventos)

MEIRELLES ACEITA INDICAÇÃO PARA AUTORIDADE OLÍMPICA


A presidente Dilma Rousseff oficializou ontem a indicação do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles para presidir a Autoridade Pública Olímpica (APO), autarquia responsável pelas obras que vão viabilizar a realização da Olimpíada no Rio de Janeiro, em 2016. O anúncio foi feito pelo próprio Meirelles, após reunião com a presidente. Meirelles ainda precisa ser sabatinado e ter seu nome aprovado pelo Senado. Ele terá mandato de quatro anos, renovável por mais dois.
A APO, que contará com 181 cargos, será responsável por coordenar e aprovar os projetos de infraestrutura dos entes da federação - a União, o governo fluminense e a Prefeitura do Rio - envolvidos na Olimpíada do Rio. Na presidência da autarquia, Meirelles terá poder para vetar, inclusive, projetos elaborados pelo governo estadual e a prefeitura. A APO funcionará em regime de consórcio.
No caso de obras federais que tenham qualquer ligação com os jogos olímpicos, como a reforma ou a construção de um aeroporto, a APO terá também poder de veto. "É um desafio que tem data para começar e para terminar. Não dá para adiar os Jogos Olímpicos", afirmou o ex-presidente do BC, que terá independência para exercer o cargo - ele só poderá ser demitido em caso de conduta irregular.
Meirelles acredita que a Rio 2016 será a prova "clara, simbólica e visível de que o Brasil tem condições de ocupar o lugar de destaque que pleiteia no mundo". Ele citou o exemplo de outras cidades que tiveram seus destinos alterados após a realização de Olimpíadas. O exemplo sempre citado é o de Barcelona, que depois dos jogos de 1992 se transformou em um importante centro cultural da Europa graças, em parte, à revitalização de sua zona portuária: "A Olimpíada é a concretização de um projeto econômico e social."
O futuro presidente da APO destacou a responsabilidade de seu trabalho, ressaltando que terá de coordenar os trabalhos dos três entes federativos. "Será, sem dúvida, um grande desafio para a União, o governo estadual e o município do Rio", destacou.
Meirelles foi mais cauteloso ao comentar o desejo do governo em promover alterações na Lei de Licitações (8.666) para tornar mais ágeis as obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas. Como adiantou o Valor, a intenção do governo é incluir mudanças na MP 510, que tramita no Congresso. "Não posso dar opinião sobre esta questão pois ela ainda está em discussão política no Congresso Nacional. O que posso afirmar é que este debate não se iniciou agora e, sim, desde que o Brasil foi escolhido como sede dos Jogos Olímpicos."
As alterações estudadas pelo governo são: simplificação do sistema de recursos; inversão da fase de habilitação nas licitações, que seria feita após o julgamento das propostas; e realização de projetos executivos e obras pela mesma empresa, eliminando a necessidade de duas licitações para um mesmo empreendimento.
Meirelles, que afirma ter sido escolhido com base em sua experiência como gestor lembrou que foi o responsável pelas apresentações que acabaram por seduzir os representantes do Conselho Olímpico Internacional (COI). "Eles já me ligaram para cobrar. Disseram que eu fui em Copenhague [Dinamarca] garantir que o Brasil teria condições de realizar os Jogos Olímpicos e, agora, como responsável oficial pelos jogos, tenho que entregar o que prometi", brincou ele.
O ex-presidente do Banco Central não acredita que as mudanças feitas pelo Congresso na MP que cria a APO tenham "esvaziado seu grau de influência". Para ele, as mudanças feitas pelos parlamentares foram pontuais, sem alterar a essência da proposta. Dentre as modificações, está a redução de 484 para 181 no número de cargos da futura autarquia e a transferência para os entes federativos da responsabilidade em realizar as obras de infraestrutura.
Meirelles disse não temer a pressão política para ocupação destas vagas, especialmente pelo PMDB, partido ao qual é filiado. "A pressão política é natural, convivi com isso nos tempos em que era presidente do Banco Central. O que posso assegurar é que os nomes escolhidos terão de ter uma grande capacidade técnica para realizar um projeto dessa natureza."

(Fonte & foto : Jornal Valor Econômico)

BNT MERCOSUL: MODELO DE NEGÓCIOS NO TURISMO


Evento que acontece nos dias 27 e 28 de maio tem como principal foco a qualidade dos profissionais participantes

Nos dias 27 e 28 de maio, Santa Catarina receberá a 17ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos – BNT Mercosul. A feira de turismo será realizada no maior parque multitemático da América Latina, o Beto Carrero World, na cidade de Penha e contará com a participação de mais de 5 mil profissionais da área, entre agentes de viagens, operadores de turismo, empresários do setor e imprensa especializada. A cidade vizinha de Balneário Camboriú será sede da hospedagem dos participantes, visitas técnicas e atividades sociais.
De acordo com os organizadores do evento, Geninho Goes e Jair Pasquini, a BNT Mercosul é uma vitrine de produtos, destinos e serviços especialmente brasileiros para que os participantes conheçam as novidades e tendências do turismo, para realizarem contatos e negócios comerciais.
A BNT Mercosul oferece diferenciais para garantir público qualificado no evento. É o caso dos “famturs”, grupos organizados de agentes de viagens de várias partes do Brasil e de demais países do Mercosul que participam da feira com facilidades como transporte, hospedagem, atividades sociais e inscrições, graças à parceria com importantes operadoras e com empresários do “trade” de Balneário Camboriú.
Na última edição do evento, foram 42 grupos organizados de várias regiões do país e do exterior (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).
Os participantes que efetuarem as inscrições com antecedência e que não participam de Famtur, também contam com facilidades como a hospedagem gratuita durante o evento.
A qualidade de profissionais é um dos fatores que justifica a aprovação unânime pelo evento por parte dos expositores e participantes – segundo pesquisas realizadas pela organização - como cenário produtivo para a realização de contatos comerciais, de divulgação e de negócios.
Já está confirmada a participação de cerca de 400 empresas divididas em 112 estandes. Além da feira, a programação contará com palestras de capacitação, visitas técnicas aos principais atrativos turísticos da região catarinense, atividades sociais e a tradicional festa de encerramento promovida pelo Beto Carrero World que todos os anos traz um novo tema e uma atração diferenciada ao público da BNT.

PARTICIPANTES E EXPOSITORES

Informações sobre inscrições, famturs, reservas para expositores e participações especiais podem ser obtidas através do site: www.bntmercosul.com.br ou pelos tels.: (47) 3367-1119/ 3367-9960. Os expositores podem também garantir as suas reservas através dos e-mails dag@gwg.com.br ou jair@gwg.com.br

SERVIÇO

Evento: 17ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul (BNT Mercosul 2011)
Data: 27 e 28 de maio de 2011
Locais de realização:
- Em Balneário Camboriú, SC, serão realizadas atividades sociais, visitas técnicas e a hospedagem dos participantes.
- No parque Beto Carrero World, no município de Penha (distante 30 minutos de Balneário Camboriú), será realizada a Feira de Negócios Turísticos, palestras e a festa de encerramento.
Inscrições de participantes e expositores: informações podem ser obtidas pelo site: www.bntmercosul.com.br ou pelos telefones: (0**47) 3367 1119/ 3367-9960.
Participação de expositor: (47) 3367-1119, 3367-9960, dag@gwg.com.br ou jair@gwg.com.br

(Fonte & foto : Rotas Comunicação)