quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

VEM AÍ O 16º. WORKSHOP CVC


Agentes de viagens e profissionais do turismo em geral interessados em conferir as novidades e tendências do setor para 2010/2011 já podem se inscrever gratuitamente para o 16º Workshop CVC, que acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, no mais novo espaço do Expo Center Norte, o Pavilhão Branco, em São Paulo (SP).
Reconhecido como o maior evento privado do turismo nacional, e que tradicionalmente abre o calendário do setor, o 16º Workshop CVC reunirá cerca de 500 expositores nacionais e estrangeiros, representados por hotéis, companhias aéreas, receptivos, fornecedores, locadoras de automóveis, parques temáticos e órgãos de turismo nacionais e internacionais.
Visitado anualmente por mais de 10 mil agentes de viagens de todo o Brasil, o Workshop CVC conta este ano com um novo sistema de inscrições, totalmente eletrônico, o que garante agilidade e evitará filas na entrada do evento. Os interessados devem fazer a inscrição no site www.cvc.com.br/workshop2010. Após rápido cadastro, o agente gera automaticamente a sua credencial, e recebe uma cópia da mesma por e-mail. Basta imprimi-la e apresentá-la na entrada do Workshop CVC, onde recepcionistas estarão distribuindo porta-crachás. Haverá ainda a opção de o agente imprimir sua credencial na entrada do evento, já que estações de impressão estarão disponíveis àqueles que tiverem feito inscrição prévia pelo site.

TRANSPORTE GRATUITO PARA O 16º WORKSHOP CVC


Para oferecer ainda mais comodidade aos agentes de viagem, o Workshop CVC também volta a oferecer, nesta edição, transporte gratuito.
Na cidade de São Paulo, ônibus sairão a cada 30 minutos da Avenida Ipiranga (Edifício Itália) e da Estação Armênia do Metrô, a partir das 11h00 e até 17h00 nos dias do evento, com destino ao pavilhão. O trajeto de retorno do centro de exposições também será oferecido, a partir das 15h00 e até 19h30.
Haverá ainda transporte rodoviário gratuito de diversos municípios do interior de São Paulo e de cidades como Florianópolis, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Ponta Grossa, Poços de Caldas, São João da Barra, Uberlândia, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, entre outras. A CVC também preparou operação em transporte aéreo gratuito para trazer ao evento cerca de 2 mil agentes de viagens de todos os Estados.

NOVIDADES DO 16º WORKSHOP CVC

Nesta 16ª edição, o Workshop também contará, além da feira de exposições, com a Bolsa de Negócios, uma área dedicada às reuniões e troca de informações entre agentes de viagens e fornecedores do turismo nacional e internacional.
Na ocasião, a operadora CVC levará ao público visitante seus lançamentos em produtos nacionais e internacionais, entre eles seu Tarifário Nacional com preços e roteiros até a Alta Temporada de Verão 2011, incluindo viagens no período de Natal e Réveillon 2010; novos roteiros na programação internacional “Mundo para Brasileiros”, além da programação para Férias de Julho em Bariloche e na Flórida (EUA) e novidades para a sua Temporada de Cruzeiros 2010/2011.
Norteado pelo tema “Um Novo Olhar”, o 16º Workshop CVC propõe uma nova abordagem para cada destino, no sentido de levar ao público aspectos ou localidades ainda desconhecidas pela maioria dos brasileiros, sendo a viagem o principal meio de descoberta de destinos e de outras faces de regiões, cidades ou países. A partir deste enfoque, os expositores terão a oportunidade de mostrar que suas regiões têm muito mais a oferecer do que se imagina, atraindo a atenção dos turistas para encantos até então desconhecidos.
A escolha do tema também está em sintonia com o atual momento do setor. “À medida que o Brasil se fortalece como potência econômica, o turismo brasileiro também se consolida. Precisamos estar atentos às oportunidades que estão por vir”, diz Valter Patriani, presidente da operadora CVC, destacando que o tema do Workshop sugere ainda “um novo olhar” sob o mercado de consumo, já que nos próximos cinco anos cerca de 40 milhões de consumidores farão parte da classe média brasileira, com anseios e condições de realizar o sonho da primeira viagem.


(Fonte : Revista SP News, com informações da CVC Turismo / 21/01/2010)

PROJETO CRIA PROGRAMA PARA DESENVOLVER BIOCOMBUSTÍVEL PARA AVIAÇÃO

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6231/09, do deputado Marcelo Ortiz (PV-SP), que cria programa para o desenvolvimento de biocombustível para a aviação - o Programa Nacional do Bioquerosene. A intenção é estimular pesquisas para o desenvolvimento de um produto que possa ser adicionado ao querosene usado em aviões, sem que sejam necessárias alterações nos motores e na infraestrutura de produção e distribuição já existentes.
O objetivo é incentivar a sustentabilidade ambiental da aviação brasileira. A proposta estabelece que as pesquisas do programa devem utilizar biomassas que não concorram com a produção de alimentos.

Medidas de incentivo

A proposta estabelece as seguintes medidas de incentivo:

- ampliação das dotações de recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide);
- destinação de recursos de agências e bancos de fomento federais, em condições especiais, para projetos nessa área; e
- estabelecimento, pelo governo federal, de incentivos fiscais à pesquisa, ao fomento, à produção, à comercialização e ao uso de bioquerosene produzido a partir do emprego de biomassas.

Redução da poluição

O deputado afirma que a aviação brasileira, embora contribua apenas com 2% das emissões de carbono, deve dar sua contribuição para o meio ambiente. Ele afirmou que, apesar dos investimentos para ampliar sua eficiência, a aviação deverá ter aumento de 50% nas emissões até 2050.
A utilização dos biocombustíveis sustentáveis, segundo ele, será fundamental para manter o crescimento da aviação, sem prejudicar o meio ambiente. "E o Brasil, dadas suas vantagens comparativas, tem excelente oportunidade de liderar iniciativas na área de biocombustíveis, gerando, inclusive, uma capacidade potencial de exportar sua produção", diz Ortiz.
Ele informa que o consumo atual de querosene de aviação no mundo é de aproximadamente 210 bilhões litros/ano.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação, inclusive quanto ao mérito; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias / 21/01/2010)

VOAR ESTÁ MAIS CARO

A guerra tarifária das companhias aéreas durou até outubro. Os preços das passagens subiram 31,89% em 2009, segundo o IPCA divulgado pelo IBGE na quartafeira 13. E a demanda se mostra aquecida. Segundo a Anac, o fluxo de passageiros transportados no País subiu 37,7% em dezembro contra o mesmo mês em 2008. A TAM tem a liderança do mercado doméstico, com participação de 43,06%, seguida pela GOL, de Constantino Oliveira Jr., com 41,96%.

PALAVRA DE ANALISTA

Há espaço para o reajuste das passagens aéreas em 2010, mas não como no ano passado. Esta é a opinião do analista da Leme Investimentos, João Pedro Brugger: “O poder de compra está aumentando e a tendência é o brasileiro viajar mais”, diz. As margens das companhias seguirão pressionadas, mas suas ações ainda têm tendência de alta.

(Fonte : Revista Isto É Dinheiro / Ed. 641 / 21/01/2010)

GASTO DE TURISTA ENTRANGEIRO EM 2009 FOI O SEGUNDO MELHOR DOS ÚLTIMOS 60 ANOS

O gasto de turistas estrangeiros no Brasil em 2009 foi o segundo melhor da série histórica desde 1947. Segundo o Banco Central, o país faturou US$ 5,3 bilhões com o dinheiro movimentado pelos estrangeiros no ano passado.
Se comparado ao desempenho de 2003, que foi o ano em que o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) passou a fazer o trabalho de promoção turística internacional do Brasil, 2009 obteve um crescimento de 114% nos gastos de turistas estrangeiros.
De acordo com a Embratur, a entrada de divisas em relação a 2003 também teve crescimento positivo quando se compara com o resultado da maioria dos países. Os cálculos do BC apontam, em contrapartida, queda nos gastos de brasileiros no exterior em 2009, o que inclui trocas cambiais oficiais e gastos com cartões de crédito internacionais. Foram gastos U$ 10,89 bilhões de dólares, o que representa uma queda de 0,59% em relação a 2008.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / 21/01/10)

CONTAS EXTERNAS DO BRASIL TIVERAM MELHORIA EM 2009 E FECHARAM COM DÉFICIT DE US$ 24,3 BILHÕES

A conta corrente, que envolve todas as transações comerciais e financeiras do país com o exterior, fechou o mês de dezembro com saldo negativo de US$ 5,947 bilhões e acumulou déficit de US$ 24,334 bilhões em 2009, de acordo com Relatório do Setor Externo, liberado há pouco pelo Banco Central (BC). As transações são os saldo de entrada e saída de dólares para comércio exterior, viagens internacionais, remessa de lucros de empresas multinacionais, juros da dívida externa.
O déficit de conta corrente equivale a 1,55% do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no país, e ficou menor que no ano de 2008, quando registrou déficit de US$ 28,192 bilhões, correspondentes a 1,72% do PIB da época. Apesar da melhoria dos números em 2009, a previsão é que o déficit das transações correntes supere US$ 40 bilhões em 2010.
Com o real valorizado em relação ao dólar, um item que tende a piorar nas contas externas são as viagens internacionais. No ano passado, os brasileiros gastaram US$ 5,593 bilhões, o maior volume já registrado nas estatísticas do Banco Central iniciadas em 1947. As despesas com viagens foram de US$ 5,177 bilhões em 2008.
Para cobrir o rombo das transações correntes, o Brasil precisa atrair um volume elevado de investimentos estrangeiros e empréstimos internacionais. Em dezembro, essa conta financeira apresentou ingressos líquidos de US$ 11,138 bilhões no mês passado, com destaque para investimentos estrangeiros diretos (IED), no valor de US$ 5,109 bilhões, bem como para o retorno de US$ 4,257 bilhões em investimentos brasileiros lá fora e US$ 3,081 bilhões de investimentos estrangeiros em carteira.
Em dezembro, a conta comercial registrou superávit de US$ 2,178 bilhões, e no ano o saldo foi de US$ 25,347 bilhões, levemente acima do saldo de US$ 24,836 bilhões no ano anterior.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / 21/01/2010)

TURISTA BRASILEIRO GASTA MAIS NO EXTERIOR

A queda do dólar e a retomada do emprego ajudaram a manter em alta os gastos de brasileiros com turismo no exterior. Em 2009, essas despesas somaram US$ 10,9 bilhões, o segundo maior resultado desde 1947, início das estatísticas oficiais.
No começo do ano, os efeitos da crise econômica chegaram a reduzir essas despesas em cerca de 40%. Mas a estabilização na renda do brasileiro e o comportamento do câmbio ajudaram a reverter essa queda.
Os gastos dos estrangeiros que visitam o Brasil caíram 8% em 2009, o que reflete a desaceleração do turismo internacional ante a crise. A diferença entre os dois resultados, US$ 5,6 bilhões, aumentou o deficit do país na conta de viagens internacionais. O número é recorde da série histórica do BC. Para este ano, o governo prevê que o deficit seja de US$ 7 bilhões.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Dinheiro / 21/01/2010)