sexta-feira, 22 de junho de 2012

TURISMO PODE CONTRIBUIR COM OS TRÊS PILARES DA SUSTENTABILIDADE

Os participantes do "Turismo para um Futuro Sustentável", evento paralelo, realizado na Rio +20, concordou que o Turismo pode dar uma contribuição significativa para os três pilares do desenvolvimento sustentável - econômico, social e ambiental.
"O turismo está interligado com os sete principais temas em discussão aqui na Rio +20 - emprego, energia, cidades, alimentos, água, oceanos e desastres - e pode ser um fator de desenvolvimento para países desenvolvidos e em desenvolvimento igualmente", disse Gastão Vieira, Ministro do Turismo do Brasil, abrindo o evento.
"Estamos nesse momento no Rio de Janeiro, vinte anos após a primeira Reunião da Terra (Eco 92), para renovar os nossos compromissos, definir objetivos comuns e chegar a acordo sobre um roteiro para um futuro melhor", disse Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), destacando que: "em meio ao atual crescimento econômico, mais do que nunca, que precisamos chamar para as políticas corretas, o investimento adequado e as práticas de negócios adequado, que podemos avançar para um mundo mais justo, mais centrado nas pessoas e no crescimento, inclusive".
“A capacidade do Turismo de criar empregos é central neste debate. “Nos não podemos esquecer que para todo emprego criado no Turismo, muitos outros empregos são criados em outros setores”, disse Supachai Panitchpakdi, Secretário Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), destacando os múltiplos efeitos do Turismo.
Os participantes enfatizaram o papel do Turismo sustentável na criação de empregos decentes, estimular o comércio e as ligações e eliminar a pobreza. Houve um claro apelo para melhorar a ligação entre as comunidades locais e atrações turísticas, a fim tornar o Turismo uma ferramenta mais eficaz na luta contra a pobreza e avançar de sensibilização entre os turistas de sua obrigação de respeitar e proteger o meio ambiente, considerando que se trata do Turismo principal interesse e a responsabilidade de proteger os recursos naturais.
Fechando o evento, Maurice Strong, Secretário-Geral da Cúpula da Terra de 1992 disse que "o sector tem um real interesse em proteger o ambiente e um enorme potencial para a economia verde como seus ativos são os que necessitam de preservar e melhorar".

(Fonte : Mercado & Eventos)

AS LIÇÕES DO TURISMO PARA A SUSTENTABILIDADE



A professora baiana Isabel dos Reis visitou o Parque dos Atletas da Rio+20 na manhã desta sexta-feira (22) com uma missão: encontrar materiais didáticos que despertassem o interesse dos alunos pelo tema da sustentabilidade. Encontrou CDs – com composições musicais infantis que falam sobre consciência ambiental – no estande Rondônia do Espaço Amazônia. O local reúne os nove estados do bioma brasileiro, que divulgam roteiros e destinos turísticos “verdes”, produtos feitos à base de insumos nativos e valores ambientais ligados à visitação dessas regiões.
Para Isabel, “trabalhar o lado lúdico do conteúdo sempre funciona bem. Precisamos desconstruir a cultura do consumo e construir a cultura da consciência ambiental. Esse é um trabalho que precisa começar agora, mas não é feito de ações pontuais: é uma educação continuada, sequencial. Falar das peculiaridades turísticas dos lugares é uma boa estratégia”, disse. As composições do CD “Acorde Azul” também podem ser conferidas no próprio estande, em uma espécie de ‘painel musical’.

DELÍCIAS DA TERRA

No estande do Pará, a atração é o “banho de cheiro”, águas perfumadas com a mistura de ervas, raízes e essências da Amazônia que virou até nome de música na voz da cantora Elba Ramalho. Segundo os costumes paraenses, banhar-se na noite do dia 24 de junho, Dia de São João, ajuda a atrair bons fluidos.
Buriti e andiroba viraram sabonetes no espaço do Acre e, na tenda do Mato Grosso, o destaque é a banana chip e a castanha de baru, que podem ser degustadas ali mesmo. Já as pequenas filas que se formam no estande do Tocantins são de visitantes que não resistem à paçoca de carne de sol e ao licor de banana. Do Maranhão, vem a tradicional bebida de guaraná, que leva canela em sua composição. Quem visitar o estande da Amazônia poderá provar bombons de chocolate com recheios de frutas exóticas da região. Delícias de cupuaçu e açaí são distribuídas gratuitamente.

(Fonte : MTur)

GASTO DE ESTRANGEIRO É RECORDE EM MAIO



Os turistas estrangeiros deixaram US$ 532 milhões no país no mês passado, um volume recorde para os meses de maio. Em relação ao mesmo período de 2011, que registrou gastos de US$ 527 milhões, a receita cambial do turismo cresceu 0,97%.
Houve aumento também na receita acumulada de janeiro a maio, na relação com o mesmo período do ano passado. A diferença foi de 7,41%, comparando os US$ 3 bilhões gastos por estrangeiros nos destinos nacionais com os US$ 2,8 bilhões da soma dos primeiros cinco meses de 2011.
A receita cambial do turismo, apurada pelo Banco Central, considera os gastos dos estrangeiros com cartão de crédito e trocas de moedas realizadas em casas de câmbio autorizadas.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

SÃO PAULO E NOVA YORK AMPLIAM PARCERIA EM TURISMO



A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo e eventos de São Paulo, e a NYC & Company, organização de marketing e turismo de Nova York, ampliaram hoje um acordo para promover e estimular as viagens entre as duas cidades até 2013.
Como parte do acordo, originalmente assinado em março de 2011, ambos os destinos continuarão o intercâmbio em ações de marketing, bem como com a troca de melhores práticas, em um esforço para impulsionar as viagens para seus respectivos mercados.
Os Estados Unidos são o maior destino emissor de turistas para São Paulo e representam um mercado prioritário nas ações de promoção desenvolvidas pela SPTuris. Da mesma forma, o Brasil é a segunda maior fonte de visitantes estrangeiros para Nova York e maior mercado em gastos de turistas na cidade americana.
"Parcerias como essa são de grande importância para São Paulo e abrem muitas portas para nossas ações de promoção internacional, multiplicando sua eficiência", afirmou o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.
"Continuamos recebendo um enorme volume de viajantes do Brasil, com um recorde de 718 mil visitantes em 2011, e o país se mantém como o mercado que mais despesas registra em nossa cidade", disse o CEO da NYC & Company, George Fertitta.
Ambos os sites de turismo (www.spturis.com e www.nycgo.com ) terão informações sobre a cidade parceira, bem como sugestões de itinerários sobre o que ver e fazer.
A NYC & Company criou outras parcerias internacionais com Londres, Madri e Seul, bem como parcerias internas com Miami, Chicago e Los Angeles, sempre com o intuito de promover reciprocamente as viagens para os destinos parceiros. Da mesma forma, São Paulo estabeleceu nos últimos anos acordos com outros mercados importantes, como Madri e Xangai.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

A FISPAL HOTEL COMEÇA NESTA 2ª FEIRA NO EXPO CENTER NORTE, EM SÃO PAULO



Faltam três dias para começar na capital paulista a terceira edição da Fispal Hotel, feira de negócios voltada ao mercado hoteleiro. Neste ano o evento será realizado entre os dias 25 (2ª feira) e 28 de junho das 13h00 às 21h00, no Expo Center Norte. A feira é integrada à Semana Internacional de Alimentação e Hospitalidade e acontece simultaneamente à Fispal Food Service, Tecno Sorvetes, Fispal Café e, pela primeira vez, ao Sial Brazil, que é considerado o maior evento de alimentos do mundo.
Além da exposição de produtos de fornecedores de todo o país, a Fispal vai promover uma conferência exclusiva, chamada "Gestão de Compras para Hotéis", que acontecerá nos dias 25 e 26 de junho. O congresso vai reunir os principais empreendimentos hoteleiros e seus executivos para um debate profundo e troca de informações estratégicas do mercado.

Mais informações e inscrições: www.fispalhotel.com.br

(Fonte: Business Travel Magazine)

LATAM AIRLINES GROUP: ESTRUTURA, PROGRAMAS FREQUENT FLYERS E CARGA AÉREA



Com a criação hoje do LATAM Airlines Group, a estrutura corporativa dessa holding será composta por Maurício Rolim Amaro, atual vice-presidente do Conselho de Administração da TAM S.A., que assumirá a posição de presidente do Conselho de Administração da LATAM Airlines Group S.A.; Maria Cláudia Amaro, que continua como presidente do Conselho de Administração da TAM S.A. e será membro do Conselho de Administração do LATAM Airlines Group S.A.; Enrique Cueto, até hoje vice-presidente executivo da LAN, que assume como CEO do LATAM Airlines Group S.A.; Ignacio Cueto, atual gerente geral da LAN Airlines S.A., que passa a ser CEO da LAN Airlines; e Marco Antonio Bologna, que segue na condição de CEO da TAM S.A. e da TAM Linhas Aéreas S.A.
Cada companhia aérea mantém seus centros de operação atuais: LAN em Santiago e TAM em São Paulo. Cueto também anunciou que tanto LAN quanto TAM continuam operando com suas marcas atuais, da mesma forma como têm feito até agora. “Este é o começo de uma grande viagem e os benefícios para nossos clientes serão incorporados gradualmente, na medida em que avance a integração das companhias.”
A partir do próximo dia 27 de junho, os membros dos programas de passageiros frequentes LANPASS e TAM Fidelidade poderão acumular e trocar quilômetros/pontos em toda a rede da LAN e da TAM. Além disso, os associados das categorias superiores desses programas - Comodoro/Black e Premium Silver/Vermelho – somarão serviços preferenciais a seus benefícios atuais, com direito a um acompanhante, como acesso às salas VIP próprias de ambas as companhias, check-in e embarque preferencial nos aeroportos e priorização de bagagem.
A LAN CARGO e suas filiais - ABSA no Brasil, MAS AIR no México e Línea Aérea Carguera na Colômbia –, são reconhecidas como o maior grupo de operadores de carga aérea da América Latina. Ao adicionar a TAM CARGO no mercado doméstico brasileiro, o LATAM Airlines Group terá a rede de carga líder na região, oferecendo seus serviços em 169 destinos, em 27 países ao redor do mundo.

(Fonte : Business Travel Magazine)

TAM É OBRIGADA A REACOMODAR PASSAGEIROS


Após a TAM anunciar, na quarta-feira, o cancelamento de voos diretos de Porto Alegre (RS) para Buenos Aires a partir de 2 de julho, o Procon de Porto Alegre decidiu ontem notificar a empresa para que cumpra as determinações do Código de Defesa do Consumidor.
Segundo o órgão, a empresa é obrigada a acomodar os clientes em outro voo, com o mesmo tempo de duração e na data escolhida pelo passageiro. A companhia aérea terá 48 horas para informar a seus usuários por escrito das medidas. Caso os clientes não aceitem reacomodação em outro voo, a TAM será obrigada a ressarcir todo o valor gasto – inclusive a taxa de embarque.
Segundo a diretora executiva do Procon, Flávia do Canto Pereira, a decisão da TAM vai gerar transtorno. “As pessoas que adquiriram passagens para a Argentina, seja para as férias de inverno ou para compromissos profissionais, não podem ser obrigadas a escolher outra data”, disse. Se a TAM não cumprir a determinação, de acordo com Flávia, os usuários podem entrar com processo administrativo contra a empresa. Segundo ela, quem se sentir prejudicado também pode ingressar com ação judicial por danos morais.
O diretor comercial da TAM no Estado, Rodrigo Canielas, garantiu que a empresa vai reacomodar todos os passageiros em voos de outras companhias. Ele informou que a TAM não tem um levantamento do volume de usuários afetados, mas como o voo suspenso tinha status “gold”, com ocupação superior a 90%, a previsão é de um contingente grande de passageiros com pedido de ressarcimento. “Ninguém será prejudicado”, assegurou.

(Fonte : Band)