quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

OBAMA ANUNCIA MEDIDAS PARA FACILITAR VISTO DOS EUA A BRASILEIROS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta quinta-feira uma ordem executiva que pretende agilizar em 40% a capacidade de tramitar vistos em seus consulados no Brasil e na China em 2012, entre outras medidas para potencializar o turismo.
A ordem inicia um extenso plano focado em impulsionar a criação de empregos nos Estados Unidos através da facilitação das viagens turísticas de cidadãos de países emergentes, segundo informou a Casa Branca em comunicado.
As solicitações de vistos para os Estados Unidos tramitadas no Brasil aumentaram 42% em 2011 e o governo de Obama calcula que para 2016 as viagens dos brasileiros ao país terão aumentado 274% com relação a 2010.
Para fazer frente a essa demanda, o Departamento de Estado quer se certificar que 80% dos solicitantes de vistos de turista no Brasil e na China possam ser submetidos à entrevista nas três semanas seguintes ao recebimento do pedido.
Outra iniciativa importante é o aumento dos esforços para expandir o Visa Waiver Program, um programa de isenção de visto que permite viagens de turismo e negócios de até 90 dias nos EUA sem a necessidade do documento.
Obama anunciou que o Departamento de Estado do país acaba de nomear Taiwan para fazer parte do programa, que já abrange 36 países. A expectativa é que o Brasil também seja incluído em breve.
Tanto no Brasil como na China será iniciado um programa piloto para processar as solicitações de visto, que inclui a possibilidade de prescindir de entrevistas para os viajantes considerados "de baixo risco", como os que estejam tentando renovar seu visto de não imigrante.
No caso do Brasil, é previsto que também possam viajar sem entrevista prévia "os jovens ou aqueles que solicitem o visto pela primeira vez", segundo o comunicado.
"A cada ano, dezenas de milhões de turistas de todo o mundo vêm visitar os Estados Unidos. E quanto mais visitantes vierem, mais americanos voltarão a trabalhar", disse Obama em comunicado.
O governante, que após assinar a ordem viajou ao parque Disney World, em Orlando (Flórida), para apresentar o plano de forma mais ampla, incluiu a iniciativa em seu programa de criação de emprego "We Can't Wait" (Nós não podemos esperar, em tradução livre), impulsionado mediante ordens executivas que não precisam de aprovação do Congresso.
Segundo a Casa Branca, se os Estados Unidos aumentarem sua participação no mercado turístico internacional, podem ser criados no país mais de um milhão de empregos na próxima década.

(Fonte : Ag. EFE)

BANCO MUNDIAL REDUZ PREVISÃO DE CRESCIMENTO GLOBAL DE 3,6% PARA 2,5%


O Banco Mundial reduziu sua previsão de crescimento da economia global para este ano, de 3,6% para 2,5% - é a maior redução em três anos. Para a economia norte-americana, a previsão foi reduzida de 2,9% para 2,2% e para a zona do euro, a redução é de uma expansão de 1,8% para uma retração de 0,3%. Segundo o Banco Mundial, a recessão na região do euro ameaça uma retração em mercados emergentes como a Índia e o México.
Uma expansão global mais lenta já está mostrando uma redução no volume de comércio e preços de commodities menores, diz o Banco Mundial. A previsão para 2012 para o Japão mostra uma redução no crescimento econômico do país, dos 2,6% previstos pelo Banco em junho para 1,9% agora. O Banco Mundial estima que a região do euro entre em recessão no quarto trimestre. O crescimento da China também cairá para 8,4% neste ano e o da Índia para 6,5% (-1,9 ponto percentual). Para o Brasil o Banco Mundial projeta um crescimento de 3,4% em 2012.


(Fonte : Business Travel Magazine)

OBAMA VAI ANUNCIAR MEDIDAS PARA FACILITAR A ENTRADA DE VISITANTES


O presidente Barack Obama está visitando a Flórida, especificamente o Walt Disney World em Orlando. Durante a visita, o presidente do EUA vai anunciar uma estratégia da Casa Branca para promover a indústria de viagens e turismo norte-americana. Entre elas, os destaques serão ações executivas para possibilitar que o processo de expedição de vistos de entrada nos EUA seja agilizado para cidadãos de países como o Brasil, Chile, Argentina, Polônia, Índia, China e Taiwan.
Apesar do mercado esperar que o presidente Obama peça formalmente ao congresso norte-americano a inclusão do Brasil no Visa Waiver Program (VWP) - e de alguns ou todos os demais países acima mencionados -, programa que isenta os cidadãos desses países da obrigatoriedade de obtenção de vistos prévios à entrada nos EUA, é improvável que essa medida seja anunciada amanhã. Mas serão anunciadas iniciativas que acelerarão o processo de emissão de vistos de entrada nas repartições diplomáticas dos EUA no exterior, como o uso de sistemas de videoconferências para facilitar as entrevistas nos consulados e embaixadas, além do reforço de pessoal consular e a adoção de programa como o Global Entry, que acelera a passagem de visitantes pré-aprovadoe e de baixo risco pelos postos de segurança dos aeroportos.
Qualquer que seja a amplitude das medidas anunciadas por Obama - e a inclusão do Brasil no VWP seria uma ótima surpresa -, elas virão coroar o lobby que a US Travel Association vem fazendo há anos junto ao Congresso e à Casa Branca, para facilitar a entrada de estrangeiros a negócios e a lazer nos EUA. Para justificar esse lobby, a US Travel tem divulgado dados sobre a “Década Perdida”, demonstrando o quanto o declínio na chegada de visitantes estrangeiros custou aos EUA. Em 2000, por exemplo, a participação dos EUA no mercado global de viagens de longa distância era de 17%. Em 2010, esse percentual caiu para 12,4% e se tivesse mantido a mesma participação de uma década atrás o país teria recebido 78 milhões de visitantes estrangeiros (exclusive do Canadá e México) a mais, US$ 606 bilhões em receitas turísticas internacionais, US$ 37 bilhões em impostos diretos adicionais e teriam sido criados e mantidos mais 467 mil empregos para os norte-americanos.
(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

OMT: NÚMERO DE VIAJANTES INTERNACIONAIS DEVE CHEGAR A 1 BILHÃO EM 2012


Segundo o último “UNWT World Tourism Barometer” da OMT - Organização Mundial de Turismo, o número de viajantes internacionais deve chegar à marca de 1 bilhão neste ano, com um aumento de 3% em relação a 2011, apesar da recessão na Europa. No ano passado, o número de viagens internacionais cresceu 4,4% (menos que a previsão inicial de 5%, depois atualizada para 4,5%), totalizando 980 milhões de pessoas - foram 939 milhões em 2010.
Segundo Taleb Rifai, secretário-geral da OMT, 2011 foi um "bom ano turístico" para uma indústria responsável por 5% do PIB mundial, 6% de suas exportações e 12% dos empregos, apesar dos problemas econômicos na Europa e América do Norte, desastres naturais no Japão e instabilidade política no Norte da África e Oriente Médio. Ele destacou os resultados "surpreendentes" em mercados com situações difíceis como a Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha, que fecharam o ano com crescimentos em 14%, 13%, 10% e 8%, respectivamente.
Rifai destacou ainda os bons desempenhos de mercados emergentes como a Rússia, Brasil e China, mas descartou que eles alterem o atual ranking mundial de destinos turísticos. Por região, a Europa apresentou o melhor aumento de 6% no número de chegadas internacionais (503 milhões), enquanto a América do Sul foi a sub-região com melhor performance (+10%). Na Ásia Pacífico, o crescimento no número de viagens foi de 6% (216 milhões), enquanto que nas Américas o aumento foi de 4% (156 milhões) e a África registrou estabilidade no número de viagens internacionais (50 milhões). Finalmente, o Oriente Médio como um todo registrou uma queda de 5% no número de chegadas internacionais, para 55 milhões - apesar do registro de crescimento sustentado em destinos como a Arábia Saudita, Omam e Emirados Árabes Unidos.
Apesar de não ter ainda os valores definitivos, os dados disponíveis sobre receitas turísticas internacionais em 2011 indicam resultados próximos aos de número de chegadas. As receitas aumentaram significativamente em destinos turísticos tradicionais como os EUA (+12%), Espanha (9%), Hong Kong (+25%) e o Reino Unido (+7%). Os principais gastadores (países cujos cidadãos registram os maiores gastos em viagens internacionais) foram os países emergentes como a China (+38%), Brasil (+32%), Índia (+32%) e Rússia (+21%), seguidos de mercados tradicionais como os EUA (+55) e a Alemanha (+4%) - as evoluções percentuais são em relação aos gastos de 2010.
(Fonte : Business Travel Magazine)

2011: DESEMBARQUES DOMÉSTICOS EMPLACAM NOVO RECORDE


Número ultrapassa 79 milhões, 15,8% a mais que 2010

 A movimentação dos aeroportos brasileiros em 2011 foi a maior dos últimos 13 anos. De janeiro a dezembro, os desembarques domésticos somaram 79.049.171, resultado 15,8% melhor que os 68.258.268 acumulados em 2010. O mês de dezembro também foi recorde: 7.039.826 chegadas, contra 6.499.031 registradas no mesmo período de 2010.
Na avaliação do ministro do Turismo, Gastão Vieira, os dados resultam do aumento da renda do brasileiro, do interesse em colocar o turismo entre as prioridades de consumo e das facilidades de acesso ao crédito no País: “Viajar pelo Brasil está nos planos de uma em cada três famílias brasileiras. Governos e iniciativa privada trabalham para que os turistas realizem esse sonho, levando na bagagem o desenvolvimento do Brasil”. A atividade turística impacta mais de 50 segmentos da economia e é responsável, atualmente, por 3,6% do nosso Produto Interno Bruto (PIB).
“Todas as nossas projeções e expectativas para 2011 se confirmaram. Os dados mostram que o turismo se consolida como um dos principais setores da economia brasileira, um grande vetor de geração de empregos, divisas e de diminuição das desigualdades no Brasil. É importante assinalar também que ainda há muito o que crescer. Temos um grande contingente de brasileiros que serão estimulados por meio de políticas públicas, por parte do Ministério do Turismo, para que passem a incorporar o turismo em suas opções de consumo”, revelou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

ESTRANGEIROS NO BRASIL 

Outro resultado inédito foi verificado nos voos internacionais. Foram 9.005.165 desembarques de estrangeiros no Brasil em 2011, crescimento de 13,95% em relação aos 7.902.531 de 2010. É o mais alto número verificado desde o início da série histórica, no ano 2000. Além disso, o último mês do ano também foi recorde: 735.362 desembarques, variação 6,5% melhor que os 689.898 somados em dezembro de 2010.
A circulação de passageiros está fortemente concentrada nos terminais aeroportuários de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Distrito Federal (Brasília), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont) e Minas Gerais (Confins).
Os desembarques se referem ao fluxo de passageiros, em voos regulares e não-regulares, nos 67 aeroportos brasileiros administrados pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) em todo o território nacional. O indicador é utilizado pelo Ministério do Turismo para avaliar o crescimento da atividade turística no Brasil.
Os aeroportos que mais receberam desembarques de voos domésticos em 2011 foram:
Internacional de Guarulhos, com 8,8 milhões
Congonhas, com 8,3 milhões
Internacional de Brasília, com 7,2 milhões
Internacional do Galeão, com 5,3 milhões
Santos Dumont, com 4,2 milhões
(Fonte : Ascom MTur)

DESEMBARQUES INTERNACIONAIS CRESCEM 13,9% E FORAM 9 MILHÕES EM 2011


Os desembarques em voos internacionais também registraram resultado inédito em 2011. Foram 9.005.165 desembarques, crescimento de 13,95% em relação aos 7.902.531 de 2010. É o mais alto número verificado desde o início da série histórica, no ano 2000. Além disso, o último mês do ano também foi recorde: 735.362 desembarques, crescimento de 6,5% melhor em relação aos 689.898 de dezembro de 2010.
Os números englobam o desembarque de visitantes estrangeiros e de brasileiros retornando de viagens ao exterior. Eles são fornecidos ao MTur e à Embratur pela Infraero - e não constam das estatísticas divulgadas por esta última estatal em sua página na internet.

(Fonte : Business Travel Magazine)

VISCONDE DE MAUÁ (RJ) CRIA SELO DE QUALIDADE NO TURISMO

 A Mauatur - Associação Turística e Comercial da região de Visconde de Mauá (RJ), e o Sebrae/RJ – Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro acabam de lançar o portal www.visiteviscondedemaua.com.br, que contém os 89 empreendimentos (restaurantes, bares, pousadas e hotéis) que foram contemplados com o “Selo Visconde de Mauá de Qualidade no Turismo”. A criação do selo visa reconhecer os melhores empreendimentos, e melhorar a oferta turística da região nas três localidades, Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, com isso ampliando a satisfação e a valorização dos produtos e serviços turísticos regionais.
As avaliações nestes empreendimentos foram realizadas por pesquisadores treinados, e entre os critérios observados foram: situação legal, infraestrutura, gestão do negócio, atendimento ao turista/visitante, gestão da qualidade, segurança para o turista/visitante, responsabilidade socioambiental, parcerias, cooperação e representatividade, além de atividades agregadas ao estabelecimento.
Além disso, os empreendimentos contemplados pelo selo firmaram um termo de adesão ao projeto, e passarão por etapas periódicas de monitoramento, conduzidas pela Mauatur, para mostrar onde necessita ser realizadas as melhorias dos serviços e nos produtos para que a empresa evolua e preste um atendimento de excelência aos turistas.
(Fonte : Revista Hotéis)

GOVERNO REGULAMENTA PROFISSÃO DE TURISMÓLOGO, MAS VETA EXIGÊNCIAS

 
Texto sancionado veta artigos que previam diploma e registro.
A lei manteve apenas o artigo 2º, que trata das atividades do profissional


A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.591 que regumenta a profissão de turismólogo no país. No entanto, o texto sancionado vetou três artigos que previam exigências para o exercício da profissão, como diploma e registro em órgão competente. O decreto foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (19).

O artigo 1º exigia que a profissão de turismólogo fosse exercida pelos diplomados em curso superior de bacharelado em turismo, ou em hotelaria, ministrados por estabelecimentos de ensino superior, oficiais ou reconhecidos em todo território nacional; pelos diplomados em curso similar ministrado por estabelecimentos equivalentes no exterior, após a revalidação do diploma; por não diplomados que exercessem as atividades de turismólogo ininterruptamente há, pelo menos, 5 anos. O artigo 3º exigia exercício na forma do contrato de trabalho, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho, ou como atividade autônoma. O artigo 4º exigia registro em órgão federal competente.

A lei manteve apenas o artigo 2º, que trata das atividades do turismólogo.

Veja a íntregra do decreto:


A P R E S I D E N T A D A R E P Ú B L I C A

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono
a seguinte Lei:

Art. 1o ( VETADO).

Art. 2o Consideram-se atividades do Turismólogo:

I - planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo;

II - coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica;

III - atuar como responsável técnico em empreendimentos que tenham o turismo e o lazer como seu objetivo social ou estatutário;

IV - diagnosticar as potencialidades e as deficiências para o desenvolvimento do turismo nos Municípios, regiões e Estados da Federação;

V - formular e implantar prognósticos e proposições para o desenvolvimento do turismo nos Municípios, regiões e Estados da Federação;

VI - criar e implantar roteiros e rotas turísticas;

VII - desenvolver e comercializar novos produtos turísticos;

VIII - analisar estudos relativos a levantamentos socioeconômicos e culturais, na área de turismo ou em outras áreas que tenham influência sobre as atividades e serviços de turismo;

IX - pesquisar, sistematizar, atualizar e divulgar informações sobre a demanda turística;


X - coordenar, orientar e elaborar planos e projetos de marketing turístico;

XI - identificar, desenvolver e operacionalizar formas de divulgação dos produtos turísticos existentes;

XII - formular programas e projetos que viabilizem a permanência de turistas nos centros receptivos;

XIII - organizar eventos de âmbito público e privado, em diferentes escalas e tipologias;

XIV - planejar, organizar, controlar, implantar, gerir e operacionalizar empresas turísticas de todas as esferas, em conjunto com outros profissionais afins, como agências de viagens e turismo, transportadoras e terminais turísticos, organizadoras de eventos, serviços de animação, parques temáticos, hotelaria e demais empreendimentos do setor;

XV - planejar, organizar e aplicar programas de qualidade dos produtos e empreendimentos turísticos, conforme normas estabelecidas pelos órgãos competentes;

XVI - emitir laudos e pareceres técnicos referentes à capacitação ou não de locais e estabelecimentos voltados ao atendimento do turismo receptivo, conforme normas estabelecidas pelos órgãos competentes;

XVII - lecionar em estabelecimentos de ensino técnico ou superior;

XVIII - coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico.

Art. 3o ( VETADO).

Art. 4o ( VETADO).

Art. 5o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 18 de janeiro de 2012; 191º da Independência e 124º da República.

DILMA ROUSSEFF

José Eduardo Cardozo

Paulo Roberto dos Santos Pinto

Gastão Vieira

Luíz Inácio Lucena Adams

(Fonte : Portal de Notícias G1)