segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

MAIS DE UM BILHÃO DE TURISTAS EM TODO O MUNDO EM 2012, SEGUNDO A OMT


O número de turistas no mundo este ano ultrapassará a marca de um bilhão, apesar da crise econômica, informou o chefe da Organização Mundial de Turismo na última quarta-feira.
"A necessidade de viajar está desafiando as dificuldades econômicas", afirmou Taleb Rifai, secretário geral do organismo da ONU, com sede em Madri, à AFP.
O número de pessoas fazendo viagens turísticas em 2012 deve bater o recorde de aumento de 3% comparado a 2011 em uma Europa afetada pela recessão, 7% na Ásia e 4% em todo o mundo, disse ele.
"Quando você tem um bilhão de viajantes internacionais, isso significa que um em cada seis pessoas do mundo cruza fronteiras," disse ele.
"Se você somar a isso cerca de mais cinco bilhões de turistas dentro de suas fronteiras nacionais... há, pelo menos, uma viagem por ano para cada cidadão do mundo definido como turista".
Os dados indicam uma forte recuperação comparada a 2009, quando o mundo do turismo recuou 3,8% no auge da crise financeira, apesar da desaceleração do crescimento, após atingir 6,6% em 2010.
Segundo Rifai, a organização projeta que, em 2030, o número de turistas ao redor do mundo alcançará 1,8 bilhão.

(Fonte : AFP)

“1 BILHÃO DE TURISTAS, 1 BILHÃO DE OPORTUNIDADES”


As projeções da Organização Mundial do Turismo (OMT) sinalizam que o mundo chegará, em 2012, à marca de 1 bilhão de viagens de turistas. A data simbólica escolhida para a comemoração foi na ultima quinta-feira, dia 13. O cálculo se baseia na expectativa de crescimento do turismo entre 3 e 4%, em 2012, e as 990 milhões de viagens internacionais registradas ano passado.
O Ministério do Turismo decidiu apoiar e aderir à campanha em diversas frentes. Por meio de ações de comunicação e marketing, mobilizando as redes sociais, e ainda pela convocação dos integrantes do mercado turístico, com representação no Conselho Nacional de Turismo (CNT). Secretários estaduais e municipais de turismo também foram chamados para fortalecer a ação.
“O turismo é uma força econômica mundial, gera emprego e renda. Nossa ideia é criar uma onda positiva para o setor, estimulando que essa marca do bilionésimo turista seja em breve ultrapassada”, explica o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Em 2011, a receita internacional movimentada pelo setor totalizou US$ 1,2 trilhão – aproximadamente 6% das exportações de bens e serviços – segundo a OMT.
Ainda segundo a organização, o turismo gera um em cada 12 empregos diretos no mundo. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) acrescenta que esses empregos possuem amplo efeito multiplicador: cada um deles é responsável pela criação de mais 1,5 postos de trabalho em outros setores.
Os dados brasileiros são igualmente positivos: o turismo cresceu 6% em 2011, o dobro da média mundial, que foi de 3%. O setor já é responsável por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e gera aproximadamente 2,8 milhões de empregos.
Entre 2003 e 2009, as atividades turísticas cresceram 32,4%, mais que a economia brasileira como um todo, que teve índice de 24,6%. As viagens domésticas subiram 18,5%: 58,9 milhões de pessoas viajaram pelo país ano passado – um número recorde.
No turismo internacional, o Brasil também está em alta: nove entre 10 turistas estrangeiros querem voltar; o segmento de negócios, eventos e convenções foi o que mais cresceu – 9,8% –; e nossos serviços são elogiados em quesitos como hospitalidade, gastronomia e segurança.
O Ministério do Turismo trabalha para que esse quadro se amplie cada vez mais, contribuindo para o aumento do emprego e da renda no Brasil e no mundo. Aposta na resiliência do setor, que voltou a crescer em diversas regiões, a despeito da crise econômica enfrentada pelas grandes economias.
A expectativa do MTur é positiva, em função dos grandes eventos que o Brasil sediará já a partir de 2013: Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, seguidos da Copa do Mundo da FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Os investimentos para esses eventos totalizam, até agora, R$ 116 milhões, em obras de acessibilidade, sinalização e Centros de Atendimento ao Turista.
O horizonte de objetivos do governo brasileiro é ainda bem mais amplo: o MTur trabalha para estabelecer novos paradigmas para o turismo, garantindo excelência em serviços e competitividade internacional. Tudo isso para que o Brasil comemore o bicentenário de sua Independência, em 2022, entre as três maiores potências internacionais de turismo.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

A CAIXA APLICOU R$5 BILHÕES EM LINHAS DE CRÉDITO PARA O TURISMO EM 2012


A Caixa Econômica Federal anunciou na 38ª reunião do Conselho Nacional do Turismo - CNT, que até outubro aplicou R$ 5 bilhões em linhas de crédito para empresas do trade, um aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano passado. O ministro do Turismo e presidente do CNT, Gastão Vieira, comandou a reunião. Apenas em 2012, a média de recursos disponibilizados para empresas do setor foi de R$ 500 milhões por mês. A expectativa do banco é chegar ao final do ano com o investimento recorde de R$ 6 bilhões.
O Cartão Turismo CAIXA registrou mais de 2 milhões de transações entre janeiro e outubro de 2012, um crescimento de 34% em comparação ao mesmo período do ano passado. Desenvolvida especialmente para o setor, a linha oferece benefícios exclusivos para compras em estabelecimentos de turismo e entretenimento, como hotéis, pousadas, companhias aéreas, restaurantes, agências de viagens, locadoras de automóveis e parques temáticos.

(Fonte : Business Travel Magazine)

PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO AVANÇA MAIS UMA FASE


Representantes de órgãos públicos e entidades privadas se reuniram para conhecer a segunda fase do Programa de Regionalização do Turismo. A ação foi apresentada por dirigentes do Ministério do Turismo, durante encontro da Câmara Temática de Regionalização, que aconteceu no auditório da Embratur.
O programa tem como objetivo apoiar a gestão, estruturação e promoção do turismo no Brasil. Nesta segunda fase, alguns pontos serão prioritários: o mapeamento das 276 regiões turísticas; o diagnóstico dessas unidades com base nas dimensões de competitividade, no inventário da oferta turística e nos eixos do programa; a categorização das regiões para fins de gestão, entre outros.
“Este momento representa uma nova fase na construção do programa. Colocamos a proposta e vamos agora incorporar as sugestões apresentadas”, disse o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (DEAOT), Ítalo Mendes. A previsão é que o lançamento da nova estrutura aconteça em março do próximo ano.
Segundo o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Vinícius Lummertz, o turismo tem se tornado cada vez mais um vetor importante na economia e, por isso, é preciso aproximar o programa dos mercadores investidores. “Toda a base da atividade turística é econômica. E a regionalização está recebendo nessa segunda fase essa abordagem mercadológica”, afirmou.

(Fonte : MTur)

DEMANDA POR VISTOS É RECORDE NO PAÍS


O problema da devolução de passaportes chegou ao ápice - e um dos motivos pelos quais a questão tomou essas proporções é o fato de a demanda por visto americano ser recorde no Brasil.
A alta procura por viagens para os EUA fez que, contando todos os tipos de vistos de não-imigrante, a embaixada e os consulados americanos emitissem mais de 1 milhão de vistos para brasileiros somente entre setembro de 2011 e setembro deste ano.
De janeiro a setembro de 2012, o crescimento foi de 16% em relação ao mesmo período do ano passado, o que obrigou consulados no País a dobrarem seu pessoal e criarem novas centrais de triagem para desafogar os postos de entrevistas.
Também se estuda a criação de novos consulados - o de Belo Horizonte já foi confirmado para o ano que vem.
Atualmente, a China ainda recebe mais vistos que o Brasil, somando licenças para estudantes e trabalho, por exemplo. Mas até o ano passado o país asiático liderava também em número de vistos de turistas, com 3 mil documentos a mais.
Há dez anos, a situação era ainda mais distante: os brasileiros estavam em 6.º lugar nessa lista, atrás de México, Coreia do Sul, China, Índia e Taiwan.
Hoje, o Brasil só recebe menos vistos americanos de turismo e negócios que o México, que tem fronteira com os Estados Unidos e recebeu 1,1milhão de licenças desse tipo no último ano.
A fama de gastador do brasileiro vem em boa parte do comportamento dos turistas nos Estados Unidos - eles gastam, em média, U$ 5 mil por pessoa quando estão lá

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / imagem divulgação)

MINISTRO ANUNCIA AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA A COPA


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, anunciou na quinta-feira (13), a ampliação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) com vistas à Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi realizado durante a 37ª reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT), em Brasília. A Portaria Nº 348, de 13 de dezembro de 2012, define as ações de qualificação profissional complementares ao Pronatec Copa e Copa In Company, autorizando a participação das instituições privadas de ensino superior e das entidades privadas sem fins lucrativos a participarem dos projetos, mediante participação de chamadas públicas ou concursos de projetos.
O foco dos projetos de qualificação será a preparação das cidades-sede da Copa, entorno e destinos turísticos consolidados nacional e internacionalmente. As sedes da Copa das Confederações terão prioridade. “Vamos concentrar esforços para aumentar a qualidade dos nossos serviços e, consequentemente, a competitividade dos nossos destinos”, afirmou o ministro.
Entre os públicos a serem atendidos pelos cursos, estão os profissionais dos Centros de Atendimento ao Turista, vendedores ambulantes de alimentos e trabalhadores em bares e cafés dos aeroportos, rodovias e portos, permissionários de feiras e mercados públicos, taxistas, motoristas de ônibus e de locadoras de automóveis, cobradores, empreendedores artesãos, empresários, gerentes de bares, restaurantes, hotéis e pousadas.
As instituições privadas de ensino superior e as entidades privadas sem fins lucrativos terão que apresentar a atribuição e finalidade estatutárias compatíveis com o objeto dos convênios há mais de três anos.

(Fonte : MTur)

INCUBADORA INVESTE NA BUSCA DE PRODUTOS PARA A COPA DO MUNDO


Diante dos problemas que a cidade enfrenta para receber turistas, novas empresas da incubadora C.A.I.S. do Porto desenvolvem soluções tecnológicas que podem virar produtos lucrativos na Copa do Mundo de 2014.
Entre os projetos, estão a criação de aplicativos para localização de atrações turísticas e empresas, criação de páginas de eventos e venda de ingressos pela internet, soluções para reserva em restaurantes e até uma rede social para fãs de futebol.
A incubadora faz parte do Porto Digital do Recife, polo tecnológico com cerca de 200 empresas criado em 2000 a partir da articulação de Estado, universidades e iniciativa privada.
Vitor Andrade, coordenador de incubação do Porto Digital, diz que desde 2010 a C.A.I.S. do Porto já busca em seus editais empresas com soluções para eventos. Para ele, a Copa do Mundo será uma chance de resolver problemas que já existem: "A Copa cria um senso de urgência para resolver as coisas".
Hoje são 17 empresas em incubação com acesso a consultoria por 18 meses.
Para conhecer as demandas do turismo na cidade, o Sebrae de Pernambuco realizou pesquisas com consultores e profissionais da área e elencou problemas que precisavam de soluções, conta o analista técnico do Sebrae-PE, Péricles Negromonte.
Os resultados foram mostrados para empresários da área de TI. Depois foi feita uma reunião entre profissionais de informática e turismo para colocar ideias em ação.
Ao participar desses encontros, os empresários da incubadora se mostraram interessados: "Foram os mais animados. Quando você é novo é mais fácil ter boas ideias", diz.

CRIAÇÕES

Para facilitar a vinda do turista que precisa de informação, a equipe da Cicerone desenvolve um aplicativo que possibilita que ele tenha informações sobre pontos turísticos próximos. Para isso, soa um alarme sonoro em seu smartphone quando chega a um local cadastrado.
A equipe formada por Ingo Porto, 34, João Vitor Xavier, 20, e Rudrigo Lima, 30, pretende adicionar mais tarde ferramentas como possibilidade de votar nos melhores pontos turísticos e montar roteiros de visitas.
Ligado mais diretamente ao futebol, o torcedor do Santa Cruz, Arthur Alvim, 24, está no time que desenvolve a Goow, plataforma virtual para encontro entre torcedores, clubes e patrocinadores.
Ele planeja que o site ofereça atividades como compra de ingressos, transmissão de jogos, venda e divulgação de produtos e criação de páginas de clubes.
"Vimos que em Pernambuco o campeonato local teve o melhor público nos campeonatos estaduais. O Facebook não expressa bem isso."

EMPRESAS DE TURISMO BUSCAM CRESCER ANTES DO EVENTO

Com quartos temáticos, cada um deles dedicado a um grande time de São Paulo, e decoração feita com camisas, recortes de jornais e bandeiras relacionados a futebol, a rede de hostels Gol Backpackers surgiu em 2010 para suprir uma carência na oferta de hospedagem identificada por Alan Nicoliche, 32, ex-professor de português e sócio da rede.
Ele conta que os quartos coletivos, com espaço para quatro, seis ou oito pessoas, costumam ter a ocupação dividida entre estrangeiros e brasileiros na unidade de São Paulo. Já na segunda unidade, em Manaus, 90% são estrangeiros, diz.
Segundo Nicoliche, a Copa do mundo já era percebida como oportunidade quando abriram o negócio. Agora, sua intenção é atingir o maior número de cidades-sede até o início dos jogos.
Se espalhar por onde os jogos vão passar em 2014 também é o objetivo de Kyu Shim, 27, um dos sócios do Pub Crawl SP, que trouxe modelo de eventos para São Paulo ao constatar que o perfil do visitante que vem para a cidade estava mudando de um turismo de negócios para algo mais ligado ao público jovem.
"Até 2008, os guias de viagem internacional falavam de São Paulo como uma cidade feia. Agora isso está mudando. Já falam de nossa parte cultural, restaurantes."
O serviço oferecido pela empresa, que tem entre os estrangeiros metade de seu público, é a realização de um tour por bares e baladas paulistanas com 80 pessoas.
Com uma filial em Porto Alegre, atualmente desativada, Shim planeja oferecer novos serviços a partir de 2013, com atividades culturais e gastronômicas.
"Queremos atender bem quem vier assistir à Copa. Dificilmente eles virão só para assistir aos jogos."

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

PÃO DE AÇÚCAR VENDE VIAGEM ON-LINE EM PARCERIA COM CVC


A Nova Pontocom, braço on-line do grupo Pão de Açúcar, vai vender pacotes de viagens em parceria com a CVC, a maior operadora da América Latina, por meio do site www.partiuviagens.com.br  
"A ideia é aproveitar os acessos de cerca de 1 milhão de consumidores que por dia visitam os sites de compra de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra", diz Fernando Vasconcelos, diretor de novos negócios da Nova Pontocom.
Foram oito meses de preparação do negócio até a entrada no comércio eletrônico com a venda de pacotes de viagens. No site, o consumidor vai encontrar 15 mil opções entre passagens aéreas e terrestres, reservas de pousadas, hotéis e resorts, além de pacotes (passagens e reservas) para destinos nacionais e internacionais.
Entre as opções de venda estão pacotes para Porto Seguro (oito dias) parcelados em dez vezes de R$ 79,50 e para Cancún (nove dias), em dez parcelas de R$ 360. Os preços são por pessoa e válidos para abril de 2013, considerada baixa temporada.
O mercado de turismo on-line movimenta cerca de R$ 20 bilhões (cerca de 4% do varejo tradicional), segundo consultorias do setor.
"Os concorrentes focaram nos descontos em passagens aéreas, saturando o mercado, nós concentramos esforços na venda de pacotes turísticos", diz Xiko da Rocha Campos, presidente da CVC.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

MTUR CLASSIFICARÁ 117 MEIOS DE HOSPEDAGEM NO RIO DE JANEIRO


O coordenador-geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão, participou de reunião do Subgrupo de Acomodações dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na sede da Autoridade Pública Olímpica (APO), no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi alinhar as responsabilidades dos envolvidos na ação de classificação de 117 meios de hospedagem na cidade, o que deverá acontecer antes da Copa das Confederações, em junho de 2013.
“Vamos fazer uma força tarefa com servidores de todas as entidades envolvidas para que os meios de hospedagem sejam classificados o quanto antes. Aproveitamos a oportunidade para apresentar a proposta do plano que estamos desenvolvendo e como cada um exercerá o seu papel”, disse Galvão.
Também participaram da reunião representantes da APO, do governo estadual, da Companhia de Turismo do Rio de Janeiro (Turisrio), Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Novas reuniões acontecerão logo no início de 2013, com o objetivo de agilizar o processo de cadastramento dos 117 meios de hospedagem. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH – RJ) também participará do processo.

(Fonte : Business Travel Magazine)

PERU GANHA PRÊMIO DE MELHOR DESTINO GASTRONÔMICO DO MUNDO EM 2012


O Peru ganhou o prêmio de melhor destino gastronômico do mundo na cerimônia do World Travel Awards (WTA) que aconteceu em Nova Délhi (Índia), anunciou o ministro do Comércio Exterior e Turismo peruano, José Luis Silva.
Os prêmios WTA foram criados há 19 anos, mas esta foi a primeira ocasião em que se incluiu a categoria de gastronomia, na qual o Peru superou países como Austrália, China, França, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Espanha, Tailândia e os Estados Unidos.
"Pela primeira vez este prêmio é entregue e foi precisamente para a gastronomia peruana. É a culminação de um esforço de anos por parte de milhares de pessoas de todas partes do país que vieram trabalhando para fazer de nossa gastronomia a melhor do mundo", afirmou o ministro.
Silva disse que o impacto do prêmio será "extremamente positivo", já que a gastronomia peruana está estreitamente relacionada com o turismo e gera fontes de emprego e renda para o país.
Os prêmios WTA são entregues para reconhecer e celebrar a excelência em todos os setores da indústria turística e das viagens ao redor do mundo.

(Fonte : EFE / imagem divulgação)

IATA PEDE PARA SE ABORDAR COM RIGOR CONSTRUÇÃO DE 800 AEROPORTOS NO BRASIL


O executivo-chefe da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), Tony Tyler, pediu na última quinta-feira para se abordar com rigor e de maneira adequada o projeto de construção de 800 novos aeroportos em todo o Brasil, anunciado na terça-feira pela presidente Dilma Roussef.
"Oitocentos aeroportos parecem muitos, não?", perguntou à imprensa Tyler, advertindo que o problema de construir muitos aeroportos sem uma colocação adequada pode derivar "em infraestruturas vazias, como aconteceu com a Espanha".
O executivo-chefe da Iata disse que "certamente é necessário investir em infraestruturas em um país", mas assinalou que é cedo demais para se pronunciar sobre o plano do governo brasileiro "porque não conhecemos o plano concreto de investimentos".
"Falando em caráter geral, acolhemos de maneira positiva os projetos de melhora de infraestruturas e de aeroportos (...), mas é preciso um processo adequado de consultas", ressaltou.
Tyler se referiu ao Brasil e ao processo de privatização de aeroportos, cuja licitação inicial de três instalações "gerou US$ 14 bilhões de receita para o governo, cinco vezes mais do que a oferta mínima inicial".
"Certamente, o fato de que os investidores privados vejam possibilidades de fazer um bom negócio, no qual se oferece cinco vezes mais do que o governo espera pela franquia dos aeroportos envolvidos, é um elemento de preocupação", disse.
Tyler expressou seu desejo de que o segundo processo de privatizações anunciado pelo governo "seja feito com mais cuidado", que haja "um maior grau de regulação", que se faça "com maior transparência" e que "a receita obtida seja reinvestida na indústria e que não saiam da indústria".
"Concretamente, queremos ver que sejam estabelecidos contatos para consultar as companhias aéreas e que participem das decisões, para poder gastar melhor o dinheiro obtido nestas operações", acrescentou.
Tyler insistiu em que "os aeroportos deveriam ser rentáveis", mas que "é importante que os governos garantam que as privatizações sejam bem reguladas".
"A longo prazo, o aeroporto é uma peça crítica na infraestrutura de um país. A receita fiscal gerada pela atividade econômica relacionada com a conectividade propiciada pela aviação civil supera em muito os lucros a curto prazo de uma privatização equivocada", finalizou.

(Fonte : EFE / imagem divulgação)

AEROPORTO DE BRASÍLIA SERÁ “CENTRAL” PARA AMÉRICA LATINA


O governo federal quer tornar o Aeroporto Internacional de Brasília um hub central do tráfego aéreo da América Latina. A estratégia será reforçada caso o governo do Distrito Federal consiga aprovar projeto de lei que reduz de 25% para 12% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para abastecimento de aeronaves.
Em visita de inspeção feita hoje às obras de ampliação do aeroporto, o ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, disse que as pretensões para o aeroporto da capital federal são ambiciosas. “Hoje, aqui, vimos o que será o aeroporto central da América Latina. Mas, para isso, precisa ter qualidade e planejamento, o que já está sendo feito”, disse Bittencourt.
O governo local ainda quer aprovar, na Câmara Legislativa, o projeto de lei de redução do ICMS aplicado sobre combustíveis de aviação. “Queremos torná-lo mais competitivo e atrair as empresas aéreas para abastecerem na cidade”, disse o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que acompanhou o ministro Wagner Bittencourt durante visita. “Esse aeroporto mudará o conceito da cidade”, acrescentou.
De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), a capacidade do aeroporto de Brasília aumentará dos atuais 16 milhões de passageiros por ano para 21 milhões durante a Copa do Mundo e, posteriormente, para 41 milhões de passageiros. O ministrou visitou as obras dos seis aeroportos localizados nas cidades-sede da Copa das Confederações, prevista para 2013, e disse que todas estão com o cronograma em dia.
“Brasília terá um grande e moderno aeroporto para atender não só às copas das Confederações, que será pontual, e do Mundo, mas para o dia a dia. Terá a maior sala VIP do país, um novo estacionamento, e vai melhorar sua qualidade, com banheiros modernizados e áreas grandes para facilitar o embarque de passageiros de forma confortável”, ressaltou o ministro.
Segundo o governador Agnelo, as melhorias proporcionadas pelas obras serão sentidas a partir do ano que vem, com a conclusão da primeira etapa de obras. “O acesso à cidade por meio de transporte rápido, usando linha exclusiva até os hotéis, será mantido após a Copa”, acrescentou.

(Fonte : Panrotas)

ANAC QUER MELHORAR O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO NOS AEROPORTOS, DIZ GERENTE DE OPERAÇÕES


O fim do ano é reconhecidamente uma época de transtornos para quem frequenta os aeroportos do Brasil. Para Marcelo Lima, gerente de operações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), há alguns pontos principais que precisam ser melhorados com urgência: "A informação. O passageiro tem direito a informação clara. E a informação não é cara, não traz custo para a empresa. Ela é o coração da relação de consumo. O que a gente vai ficar em cima é na questão da informação e do atendimento com qualidade ao passageiro. A gente vai monitorar de perto a questão da prestação da assistência e dos serviços prestados aos passageiros. Esses são os pontos fracos e é nisso que a gente vai intensificar a operação".
Lima destacou que o passageiro tem a obrigação de saber quando o voo é cancelado, até para evitar um deslocamento desnecessário para o aeroporto, e revelou que as companhias aéreas que desrespeitarem essa norma serão autuadas e até multadas.
"Se nossos fiscais verificarem que a informação não está sendo prestada de forma correta a Anac vai autuar as empresas, que terão um prazo de defesa, e se for constatado que houve infração elas poderão ser multadas, e a multa pode variar de R$ 4 a R$ 10 mil por passageiro", destacou.
O gerente de operações também informou que a Anac não poderá intervir numa possível greve que vem sendo costurada por funcionários das empresas: "A greve está sendo monitorada pela nossa equipe, mas não há como intervir. A Anac vai acompanhando as empresas, para que mesmo em greve, elas prestem assistência ao passageiro. Ele não pode ficar desamparado no aeroporto, ainda mais num momento critico".

(Fonte : G1)

AA TERÁ QUATRO FREQUÊNCIAS DIÁRIAS SAINDO DO RIO DE JANEIRO


A American Airlines, em parceria com o Greater Miami Convention & Visitor Bureau, realizou um evento (11/12) no Rio de Janeiro para divulgar a nova frequência direta RJ-Miami da companhia. A partir de amanhã o Rio de Janeiro contará com quatro frequências diretas da AA para os Estados Unidos. Sendo três permanentes, duas para Miami e uma para Nova York, e uma para Dallas, que será operada durante a alta temporada.
A gerente geral da American Airlines no Rio de Janeiro, Frances Pina, explicou o motivo da companhia aérea iniciar uma segunda frequência para o Rio de Janeiro. “O nosso primeiro voo diário para Miami já apresentava taxas de ocupação superiores a 90%. Em função da grande demanda temos certeza que essa segunda frequência será um sucesso”, afirmou a gerente.
Este foi o primeiro evento que o Greater Miami CVB participou especificamente para o trade do Rio de Janeiro, e a principal novidade do destino é a presença de um profissional local na cidade, o que vai auxiliar na divulgação de Miami para o trade local. Tathiana Leal, contratada em outubro deste ano, será a responsável por essa relação com o trade carioca. “Nossa principal meta para 2013 é mudar a ideia de que Miami é uma cidade de compras, queremos ficar também nos segmentos de luxo, gastronomia, arte e cultura”, ressaltou Tathiana.
Além disso, a profissional divulgou as duas principais novidades de Miami para o próximo ano: “Já está em fase de produção um site oficial do CVB de Miami para o mercado brasileiro. E também para 2013 será lançado o e-learning, umaferramenta online para capacitação de agências e operadoras brasileiras.”

(Fonte : Mercado & Eventos)

AZUL E TRIP AUMENTAM VOOS EM GRU PARA A TEMPORADA


A Azul e a Trip Linhas Aéreas receberam autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar frequências extras para Salvador, Florianópolis e Ilhéus a partir de São Paulo (Guarulhos). Os voos com destino às capitais baiana e catarinense têm início em 20 de dezembro e término em 17 de fevereiro. Já para Ilhéus, os voos serão operados entre os dias 26 de dezembro e 4 de janeiro.
A inclusão de frequências extras para esses destinos se dá por conta da grande demanda de clientes nos períodos festivos e de férias escolares. As passagens já estão disponíveis em todos os canais de venda da Azul com tarifas a partir de R$ 99,90 o trecho entre Guarulhos e Florianópolis, R$ 159,90 o trecho entre Guarulhos e Salvador, e R$ 199,90 o trecho entre Guarulhos e Ilhéus.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

LAN INAUGURA VOO DIÁRIO E DIRETO RIO DE JANEIRO-MIAMI NO DIA 21 DE JANEIRO


A companhia aérea chilena LAN Airlines S.A. já está anunciando no Brasil seu novo voo direto Rio de Janeiro-Miami (MIA), que começa a operar diariamente a partir do dia 21 de janeiro de 2013. Na rota, a LAN utilizará aeronave Boeing 767-300 com capacidade para 221 passageiros. Com o novo voo, a LAN passa a se beneficiar dos direitos de tráfego previstos nos acordos aéreos bilaterais que o Brasil assinou com o Chile e os EUA. A LAN também passa a concorrer diretamente com sua co-irmã TAM e as companhias aéreas norte-americanas nas rotas Brasil-EUA.
Na realidade, o novo voo da LAN começará e terminará em Santiago, no Chile, utilizando o aeroporto do Galeão/Tom Jobim (GIG) no Rio de Janeiro como escala - tornando diretas as ligações GIG-MIA-GIG.
O voo LA792 partirá diariamente de Santiago às 19h25 e chegará ao Rio de Janeiro às 23h35. À 01h10 do dia seguinte, com mesmo número de voo, o avião decolará com destino a Miami, aonde chegará às 10h00. No sentido inverso, o voo LA793 partirá diariamente de MIA à 01h21 e chegará no GIG às 10h01. Às 11h04 voltará a decolar com destino a Santiago, aonde chegará às 16h09.

Mais informações: www.lan.com  

(Fonte : Business Travel Magazine)

QUER VIAJAR USANDO AS MILHAS DO CARTÃO? CUIDADO PARA NÃO SE FRUSTRAR


Seu gerente falou tanto que o convenceu a adquirir um cartão de crédito diferenciado. Você nem se importou em pagar a taxa de anuidade que, ao contrário dos cartões básicos, é bem salgada. As vantagens eram muitas, a começar pelo programa de recompensas. Com o cartão top de linha você tem acesso a diversos serviços e pode trocar seus pontos por passagens aéreas e vários tipos de produtos. Certo?
Não é bem assim. Enquanto você está só pagando, na expectativa de usufruir dos benefícios, tudo parece um mar de rosas. As dores de cabeça só aparecem na hora em que você resolve resgatar os pontos. É o caso do servidor público Gabriel Moreira Pinto, 25 anos. Como muitos consumidores que pretendiam viajar no fim do ano, ele foi pego de surpresa pela mudança de regras feitas pelos bancos no meio do jogo, e sem avisar ninguém.
No Itaú, instituição da qual Gabriel é cliente, o total subiu de 5 mil para 20 mil. Viajante assíduo, ele teve que tirar do bolso o dinheiro das passagens de uma viagem à Bahia, mesmo tendo 16 mil pontos acumulados pelas compras feitas com o cartão de crédito. “Antes, quando o limite era de 5 mil pontos, eu podia acumulá-los em dois ou três meses e fazer viagens curtas. Agora, para conseguir resgatar 20 mil milhas, vou precisar de, aproximadamente, um ano e, nesse meio tempo, ficar comprando passagens”, desabafa.
De olho em um bilhete aéreo para curtir as férias no Rio de Janeiro, Milliano Tolentino, 24 anos, só percebeu que não poderia resgatar os pontos do cartão de crédito do Banco do Brasil há uma semana. A instituição aumentou de mil para 10 mil o mínimo de pontos que os clientes deveriam acumular para usufruir dos benefícios. “Só faltavam mil milhas para que eu pudesse cobrir totalmente o valor da passagem. Quando entrei no site do banco, uma mensagem automática informava que eu não possuía o mínimo necessário de pontos”, conta.
O mais grave é que os pontos acumulados têm prazo de validade, o que torna mais difícil utilizá-los. Quem ganha com isso são apenas as empresas aéreas e os bancos, que não precisam desembolsar nada. Tolentino fez as contas e constatou que, se gastar R$ 1 mil por mês no cartão de crédito do BB, em um ano — tempo em que os pontos expiram — terá o equivalente a cerca de 6 mil milhas, bem abaixo dos 10 mil necessários para o resgate. “No fim, só quem consome muito e possui um limite alto poderá ter os descontos nas passagens”, lamenta.

Queixas

O desapontamento por não conseguir realizar a tão sonhada viagem “de graça” é, segundo a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/SP), uma das maiores queixas registradas pelo órgão. “O consumidor junta pontos durante meses, acreditando que vai usá-los da forma e no período desejados, mas não é bem assim. Quando ele decide trocar os pontos, depara com contratos extremamente restritivos”, explica a assessora técnica do Procon Fátima Lemos.
Para a coordenadora Institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, é preciso ficar claro que os programas de milhagem não são um benefício concedido pelas operadoras de cartões. “As pessoas acham que é um bônus dado pelos bancos, mas elas pagam por isso. Os pontos decorrem dos gastos que elas fazem. É uma forma de usufruir daquilo que elas já pagaram”, enfatiza.
A recorrente falta de clareza nos contratos e a carência de informação ao consumidor na hora de mudar as regras dos programas acenderam a luz vermelha no governo. Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o coordenador do Departamento de Proteção ao Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, Danilo Doneda, afirmou que o órgão está de olho nos abusos das operadoras de cartões. Segundo técnicos do governo, algumas delas devem ser notificadas na próxima semana. Questionados pelo Correio, Banco do Brasil e Itaú admitiram a mudança de regras, mas alegaram que tudo foi explicitado nos respectivos sites dos programas. O Bradesco não respondeu.
Avisar pelo site, no entanto, não pode ser considerado suficiente. “Houve falha na comunicação com os clientes”, diz Gabriel. “Eu soube do aumento do limite por um blog especializado que tem informações sobre passagens aéreas. Só então entrei no site do banco e vi que era verdade”, reclama. “Se tivessem avisado com antecedência, muita gente poderia ter resgatado os pontos, mas eles fizeram a mudança do dia para a noite.”
Segundo o Itaú, as modificações no programa Sempre Presente ocorreram em função da política de preços praticadas pelas companhias aéreas. Já o Banco do Brasil alega que simplesmente alinhou-se às práticas de mercado. “O limite é de 10 mil pontos, a mesma média de milhas que as companhias aéreas cobram para emissão de um bilhete nacional, emitido em prazo maior que sete dias. Se a opção do cliente é emitir trechos aéreos no Programa Dotz, não há limites para transferência”, afirma nota da instituição.
Também cliente do Itaú, Bruno Mazeto, 31 anos, é mais um consumidor que enfrenta problemas para conseguir trocar os pontos, após a alteração das regras. Mesmo com cerca de 12 mil pontos acumulados, ele teve que comprar de outras pessoas para tentar conseguir passagens para a Venezuela — o equivalente a 30 mil milhas — no ano que vem. “Também não fui avisado. Soube da notícia por alguns amigos e fui conferir no site”, explica. Para evitar que o bônus expire, Bruno já pensa em utilizar os pontos acumulados em outra finalidade. “Se eu não conseguir completar a quantidade necessária para trocar por milhas aéreas, vou usar para comprar eletrodomésticos mesmo”, diz.
Segundo o Procon/SP, as regras não poderiam ter sido modificadas de forma unilateral. “Trata-se de uma prática abusiva, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor”, disse a supervisora de Assuntos Financeiros da entidade, Renata Reis. Ela explica que o contrato feito anteriormente com o cliente tem que ser respeitado. “A alteração que pode ser feita é para agregar valor, ou seja, dar mais vantagens para o consumidor”, avisa.
De acordo com a especialista, qualquer alteração feita no meio do caminho pode e deve ser questionada. Renata orienta o consumidor a exigir da instituição financeira o cumprimento do contrato. Para isso é preciso ter em mãos o documento original ou qualquer panfleto em que foram explicitadas as ofertas. “Não adianta ir pelo site porque, na maioria das vezes, eles informam a mudança e logo tratam de tirar do ar as regras antigas.” Caso a pessoa não seja bem-sucedida nessa empreitada, as reclamações devem ser levadas aos órgãos de defesa do consumidor e também ao Banco Central (BC). Cabe, inclusive, ação para o ressarcimento de perdas na Justiça.

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Enquanto isso, propaganda sobre as vantagens dos programas de incentivo é o que não falta. A consultoria em varejo financeiro Boanerges & Cia divulgou um estudo garantindo que 25% do que os bancos arrecadam com a cobrança de anuidades voltam aos portadores de cartões em forma de pontos. Para a consultoria, que se baseia em dados do BC, a prática de conceder vantagens para incentivar o uso de cartões de crédito já se consolidou e é um benefício claro para o consumidor. “A cada dia, um número maior de pessoas utiliza os pontos adquiridos para obter produtos e serviços, fazendo com que esses programas se tornem obrigatórios na disputa pelos clientes”, salientou Rafael Durer, consultor da Boanerges.
Segundo ele, os dados revelam que 19,02% dos benefícios aos quais os consumidores tinham direito deixaram de ser utilizados em 2010. Já em 2011, esse percentual caiu para 13,87%. De acordo com o consultor, a queda ocorreu porque as pessoas estão mais atentas às vantagens oferecidas, mas as operadoras de cartões precisam avançar na informação aos usuários.

20 mil Pontos que os usuários de cartões de crédito do Itaú precisam acumular parater acesso a benefícios
“As pessoas acham que é um bônus dado pelos bancos, mas elas pagam por isso. Os pontos vêm dos gastos que elas fazem. É uma forma de usufruir por aquilo que elas já pagaram”
Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste

(Fonte : Correio Braziliense)