quinta-feira, 4 de outubro de 2012

EMBRATUR VAI LEVANTAR PREÇOS JÁ COBRADOS POR HOTÉIS PARA PRÓXIMOS EVENTOS ESPORTIVOS


Além de monitorar diárias atuais de hotéis no Brasil no período de seis meses, até janeiro, a Embratur passará a levantar também os preços já cobrados para os próximos grandes eventos esportivos. O objetivo é evitar abusos como os ocorridos na Rio+20. Diferenças inexplicáveis entre o que é cobrado no balcão e na internet, por exemplo, vão ser questionadas. Ministério da Justiça e Ministério Público poderão ser acionados.

NO ALTO

Em sites de busca como o Booking.com, por exemplo, o hotel Promenade Visconti, em Ipanema, aparece com diária de R$ 10 mil no fim de semana da final da Copa das Confederações (dias 28, 29 e 30 de junho de 2013). O hotel diz que há um erro no site e que a reserva em sua central sai por R$ 962 no período. Na internet, o preço nas alturas se mantém há semanas.

CALENDÁRIO

Os resultados dos primeiros seis meses da comparação de tarifas de dez cidades brasileiras com capitais no exterior serão divulgados em janeiro de 2013

(Fonte : Boa Informação / imagem divulgação)

BNDES AMPLIA PARA R$ 2 BI ORÇAMENTO DO PROCOPA TURISMO


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dobrou a dotação orçamentária do programa de financiamento destinado à reforma, ampliação e modernização dos hoteis brasileiros. O BNDES Procopa Turismo, linha de crédito articulada pelo Ministério do Turismo junto à instituição financeira federal, passou de R$ 1 bilhão para R$ 2 bilhões, devido à alta procura pelos recursos. O objetivo é apoiar a qualificação da rede hoteleira nacional, que se prepara para atender à demanda turística gerada pela Copa do Mundo da FIFA 2014.
Segundo o diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo do MTur, Hermano Carvalho, “o aumento do crédito sinaliza um boom em investimentos em turismo no Brasil. Ter recursos disponíveis estimula o incremento da oferta turística.” Além de duplicar o valor disponível no programa de financiamento, o prazo limite para apresentar projetos junto ao banco também foi ampliado até 30 de junho de 2013.
De acordo com o banco, a carteira de pedidos de financiamento ao BNDES ProCopa Turismo já superou o valor de R$ 1 bilhão inicialmente disponibilizado. Até o momento, há R$ 347 milhões em operações aprovadas, totalizando onze projetos. Os demais R$ 680,1 milhões são de projetos em fase de análise ou consulta – destes, 62,7% são pleitos para a construção de novos hoteis.
O programa oferece prazos e juros diferenciados para estabelecimentos que adotarem critérios de sustentabilidade, como a certificação de eficiência energética nível “A” do PROCEL Edifica ou a certificação no Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

BRASIL TERÁ 2º PIOR CRESCIMENTO DA AMÉRICA LATINA EM 2012, PREVÊ CEPAL


A economia brasileira vai crescer apenas 1,6% neste ano, a segunda pior taxa dos 20 países da América Latina e à frente apenas do Paraguai, segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
A estimativa consta do relatório "Estudo Econômica da América Latina e do Caribe", divulgado nesta terça-feira em Santiago, no Chile.
Na pesquisa, o organismo também revisou para baixo o crescimento da região, dos 3,7% anunciados em junho passado para 3,2%, devido especialmente ao agravamento da crise internacional, relacionada à menor demanda da Europa e dos Estados Unidos, além da desaceleração da China.
Antes da revisão, a Cepal previa que o Brasil cresceria 2,7% neste ano, à frente apenas do Paraguai (-1,5%) na América do Sul, mas também de El Salvador (2,0%) quando se analisa os 20 países da América Latina.
A projeção do organismo indica agora que o crescimento neste ano será encabeçado pelo Panamá (9,5%), seguido do Haiti (6,0%) e do Peru (5,9%). A Bolívia, o Chile, a Costa Rica, a Nicarágua e a Venezuela crescerão 5% este ano, enquanto o México terá expansão de 4%.
O Paraguai será o único país a registrar contração, de -2%, por fatores climáticos excepcionais que destruíram parte de sua produção de soja, principal produto de exportação do país.
Por sub-regiões, o Caribe crescerá 1,6%, a América Central 4,4% e a América do Sul 2,8%.

CRESCIMENTO MENOR

Segundo o organismo, a maior parte dos países sul-americanos e centro-americanos terá, em 2012, taxas de crescimento do PIB "similares ou levemente inferiores" às de 2011.
Por causa disso, o crescimento da América Latina em 2012, prevê o órgão, deverá ser de 3,2% contra 4,3% em 2011, devido principalmente à desaceleração da Argentina (2%) e do Brasil (1,6%), que, juntos, têm peso considerável no PIB da região.
No relatório, a Cepal aponta que o Brasil experimentou um "processo de desaceleração mais forte que os demais países durante o último semestre de 2011".
Os primeiros sinais de retomada da economia, acrescenta a Cepal, só começaram a ser observados no início do segundo semestre deste ano, acrescentou o organismo.
Na avaliação da Cepal, a força do consumo privado na região impediu uma queda mais brusca da atividade econômica, graças à evolução do mercado de trabalho, do aumento do crédito e, em alguns casos, das remessas.
Segundo o organismo, a diminuição nos níveis de desemprego aliada aos salários mais altos têm contribuído para a expansão moderada da demanda interna nos países latino-americanos e, consequentemente, de seu consumo.
Por outro lado, o enfraquecimento da demanda externa e a queda no valor da maioria dos principais bens básicos de exportação, transformou o comércio exterior no "principal canal de transmissão das crises internacionais para a economia da América Latina".
"O desempenho econômico da América Latina e do Caribe em 2012 e 2013 está sujeito, em boa parte, à forma tomada pelos processos de ajuste dos países desenvolvidos, assim como a desaceleração da China, embora vá depender da própria capacidade de resposta da região", afirmou Alicia Bárcena, secretária-Executiva da Cepal, na apresentação do estudo.
Apesar de a turbulência externa, avalia a Cepal, a região tem acumulado uma "experiência valiosa" nos últimos anos, o que "permitiu responder adequadamente às turbulências externas".
Segundo o relatório, a maioria dos países da América Latina tem, hoje, espaço fiscal para enfrentar a crise com políticas contracíclicas que permitam estabilizar a trajetória do emprego, o investimento e o crescimento.

2013

No ano que vem, a Cepal projeta uma recuperação das economias do Brasil e da Argentina, o que contribuirá, segundo o organismo, para a maior parte da elevação do crescimento médio da região em 2013, quando deve registrar alta de 4%.
Apesar da retomada, o órgão alerta para a "continuação da trajetória levemente descendente do crescimento" na maior parte dos países sul-americanos, mais dependentes das exportações de produtos básicos para a China.
No Caribe, informa o organismo, a recuperação será "paulatina", com taxas de crescimento levemente superiores às de 2012, nos países mais dependentes do turismo.
No relatório, a Cepal também adverte que o investimento na região tem sido especialmente vulnerável diante dos choques externos.
Para minimizar os efeitos do problema, o organismo recomenda um esforço para a estabilização econômica que coordene políticas fiscais, monetárias, cambiais e macroprudenciais.
Segundo o órgão, tal estratégia favoreceria não somente uma maior estabilidade do crescimento do produto, do investimento e do emprego, mas também a redução da heterogeneidade produtiva e da desigualdade social. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

POR DENTRO DO SBCLASS: CONHEÇA AS ESTRELAS DE UM HOTEL


O Ministério do Turismo lançou oficialmente na última semana o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem – SBClass. A iniciativa é uma parceria com o Inmetro e autoriza o uso de estrelas para sete tipos de empreendimentos: hotel, hotel fazenda, cama e café, resort, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Eles devem atender determinados requisitos para adquirir de uma a cinco estrelas, de acordo com as condições de infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade.
Um empreendimento é considerado hotel quando possui serviço de recepção e alojamento temporário, ofertado em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária. De acordo com a última Pesquisa de Serviços de Hospedagem feita pelo IBGE, são cerca de 3.435 hotéis nas regiões metropolitanas das capitais do país. A expectativa é que este seja o meio de hospedagem mais utilizado pelos turistas durante a Copa do Mundo da FIFA 2014.
De acordo com o SBClass, um hotel poderá obter uma estrela quando disponibilizar serviço de recepção aberto durante 12h e disponível 24h por telefone, além de serviços de café da manhã, guarda de valores e monitoramento das expectativas e impressões do hóspede. Deverá apresentar também medidas permanentes para redução de consumo de energia elétrica e água.
Para conseguir a segunda estrela, os hotéis devem adicionar sala de estar com televisão, área útil dentro do quarto e disponibilidade para pagamento com cartão de crédito ou débito. A terceira estrela exige o serviço de recepção aberto por 18h; estacionamento; restaurante; serviço de lavanderia; climatização e televisão com canal por assinatura em todos os quartos; acesso à internet nas áreas sociais e nos quartos.
Em estabelecimentos com quatro estrelas, é necessário que o serviço de recepção esteja aberto por 24h. Facilidades como manobristas, bar e serviço à la carte no restaurante também são necessárias. O hotel precisa oferecer ainda um mínimo de três serviços “especiais”, como salão de beleza, venda de jornais/revistas, farmácia e baby sitter. Nos quartos, mini refrigeradores e mesa de trabalho também são exigências.
A quinta estrela será a marca de um hotel que atender aos requisitos acima – e oferecer também salão de eventos e serviço de guest relation/concierge (ponto de informação ao cliente). Além disso, deverá dispor de seis serviços “especiais”, restaurante com comidas vegetarianas e dietas especiais e roupões e chinelos em todos os quartos.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

A RESORTS BRASIL VAI LEVAR CONCEITO DO PROGRAMA PRÓ-HOTÉIS AOS ASSOCIADOS


A Resorts Brasil - Associação Brasileira de Resorts é a mais nova entidade parceira do programa Pró-Hotéis. Fundada a partir da associação dos 14 melhores resorts do país, a entidade reúne hoje quase 50 resorts brasileiros. A ideia da parceria é levar o conceito de eficiência energética do programa Pró-Hoteis, que já chegou a 100 hotéis de todo o Brasil, também aos associados do Resorts Brasil.
O Pró-Hotéis já contava com apoio de outras entidades do setor, tais como FBHA -Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e FOHB - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, sempre levando o tema aos associados através de palestras e eventos.
Mais informações: www.programaprohoteis.com.br

(Fonte : Business Travel Magazine)

SETOR DE ALIMENTAÇÃO PODERÁ SER CONTEMPLADO NO PLANO BRASIL MAIOR


O setor de alimentação nacional poderá ser o próximo contemplado pelo Plano Brasil Maior, política econômica, industrial, tecnológica e de comércio exterior do governo Dilma Rousseff. A inserção dos bares, restaurantes e similares no Plano foi levantada durante a cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Turismo pela FBHA ─ Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, através de Alexandre Sampaio, presidente da entidade, à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman.
A entidade sugere que os estabelecimentos cadastrados em lucro real ou presumido paguem um percentual de 1% sobre o faturamento da casa, ao invés de 20% de contribuição previdenciária patronal sobre a folha salarial. Segundo Alexandre Sampaio, “A sugestão foi muito bem recebida pela ministra, que tem reconhecido o peso do turismo e da alimentação na economia nacional. A desoneração é fundamental para que o setor continue crescendo e se fortalecendo”, comemorou.
Com esta desoneração, a entidade acredita que haverá um aumento da arrecadação tributária, da empregabilidade, da qualificação e do incremento na remuneração dos trabalhadores. “Nosso segmento tem papel fundamental não só como um dos maiores empregadores em nível nacional, mas também como serviço essencial no receptivo turístico. A gastronomia precisa estar preparada para, nos próximos anos, com o Brasil em evidência e a realização dos mega eventos esportivos, receber com qualidade e eficiência”, concluiu o presidente da FBHA

(Fonte : Revista Hotéis / imagem divulgação)

ENTIDADE DE EVENTOS PASSA A SE CHAMAR ABEOC BRASIL E GANHA NOVA MARCA


A Associação Brasileira de Empresas de Eventos - ABEOC Brasil apresentou sua nova identidade visual - nome e identidade visual - no encontro nacional realizado em Goiânia no último final de semana. Lideranças de 12 estados estavam presentes e literalmente vestiram a camisa desta mudança, que representa visualmente um novo momento da entidade e do mercado de eventos. “A nova marca faz parte de um processo de inovação e reinvenção da entidade”, resume a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires. “Estamos acompanhando as mudanças do setor, cada vez mais dinâmico, com expectativas de crescimento e um aumento da visibilidade internacional do nosso país”, completa Anita.
Para o vice-presidente de marketing da ABEOC Brasil, José Eduardo de Souza Rodrigues, “acompanhando essas mudanças, a ABEOC assume sua nova identidade visual e prepara seus projetos para um futuro que já começou”, conta. “Somos agora ABEOC BRASIL – Associação Brasileira de Empresas de Eventos”, enfatiza José Eduardo. Como a marca será usada em todo o Brasil, foi dado atenção especial ao manual de utilização, com regras para que a identidade não seja descaracterizada nas reproduções.

(Fonte : Business Travel Magazine)

CINCO MIL IDOSOS JÁ DESFRUTARAM DO PROGRAMA MELHOR VIAGEM SP


A imagem de vovós fazendo crochê e cochilando no sofá da sala está mudando para vovós e vovôs que, preocupados com o bem-estar, procuram a prática de atividades que renovam o corpo, a mente e, consequentemente, não sentem muita diferença com a chegada da Maior Idade.
São várias as atividades que o público da Terceira Idade procura para viver com bem-estar, desde atividades físicas que vai ao encontro da melhora do corpo, passando por bailes onde o importante é conhecer gente nova e também, a prática da atividade turística. Essa última, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo dá uma força, pois desde maio de 2012, como parte integrante do programa São Paulo Amigo do Idoso do Governo de São Paulo, lançado pelo governador Geraldo Alckmin, a Secretaria de Turismo lançou também o programa Melhor Viagem SP, onde possibilita aos cidadãos a partir de 60 anos a oportunidade de viajar para destinos turísticos paulistas que, em sua maioria, viajam pela primeira vez.
Vale destacar que essa iniciativa da Setur leva 200 idosos por semana aos municípios de Praia Grande, Caraguatatuba, Mogi das Cruzes e Vargem, e até o momento, 5.040 idosos já foram beneficiados pelo Programa. A expectativa é que até novembro, o Melhor Viagem SP atenda 6.400 turistas da Melhor Idade.
É importante lembrar que o dia 1º de outubro, Dia do Idoso, é comemorado a valorização do idoso e, é por este público que o Governo de São Paulo preocupa-se com o bem estar de seus cidadãos da Terceira Idade que, por intermédio da Secretaria de Turismo promove desenvolvimento humano do idoso por meio da atividade turística, pois estão ligadas as possibilidades de lazer e recreação e é o momento que os direcionam ao relaxamento e recuperação física além de novas descobertas e de novas experiências, momentos em que representam um crescimento pessoal e cultural. Afinal, aprender não tem idade.

COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA MELHOR VIAGEM SP

O programa funciona a partir da inscrição dos idosos ou grupo de idosos organizados (em geral vinculados a ações desenvolvidas pelas prefeituras ou outras entidades) que deverão fazer a inscrição pelo site da Secretaria de Turismo (http://www.turismo.sp.gov.br/inscricao.html ), indicando, entre outras informações, o destino e a data de interesse).

(Fonte : Secretaria de Turismo de SP )

TRANSATLÂNTICOS APORTAM EM NOVEMBRO


Em novembro tem início a temporada 2012/2013 de cruzeiros na costa brasileira, que deve se estender até maio com a vinda de 15 transatlânticos e a realização de quase 280 roteiros de viagens.
A oferta de leitos deve ser 15% menor que na temporada anterior, fato inédito, já que nos últimos 16 anos, o setor cresceu.
Ricardo Amaral, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar; www.abremar.com.br ), estima em 762 mil os passageiros da temporada que logo começa. Ele afirma que, de modo geral, aumentou a duração média dos cruzeiros.
Nas últimas estações, era mais frequente a ocorrência de minicruzeiros, de três a cinco noites. Agora, percebendo que o brasileiro está habituado às viagens de navio, as companhias de navegação estão introduzindo cruzeiros mais longos, nos quais o passageiro desfruta de sete noites a bordo.
Entre os navios que exploram a costa brasileira e até portos do Uruguai e da Argentina, há alguns novos por aqui, caso do MSC Fantasia. E dois novíssimos: o Costa Favolosa e o Costa Fascinosa, este inaugurado em maio.
Há opções tradicionais, como o Splendour of the Seas, da Royal Caribbean, agora reformulado. A lista, além dos navios citados, inclui transatlânticos que já são conhecidos do público brasileiro: MSC Musica, MSC Orchestra, MSC Magnifica, Grand Mistral, Grand Holiday, Grand Celebration, Costa Fortuna, Costa Serena, Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign e Pullmantur Zenith.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

TAXISTAS FAZEM CURSO DE LÍNGUAS PARA RECEBER TURISTAS DURANTE A COPA


Taxistas de São Paulo estão recebendo aulas de línguas e de gestão de negócios. O objetivo é prepará-los para receber turistas durante a Copa do Mundo de 2014. As formações são grátis e são feitas à distância.
Para o curso de idioma, as cartilhas contêm exercícios com situações e expressões comuns do dia-a-dia da profissão. O curso tem 120 horas de duração. Ao término, o aluno será submetido a uma avaliação e deverá alcançar uma nota mínima para receber o certificado.
Já o curso de gestão de negócios tem o objetivo de auxiliar os profissionais a aumentar a lucratividade e a qualidade do seu serviço.
No momento das inscrições, que devem ser feitas pessoalmente nas unidades do Sest/Senat, o aluno recebe o material. O curso dura 15 meses. O aluno receberá de 15 em 15 dias um jornal com informações sobre empreendedorismo e gestão de negócios.
Para conhecer os locais de inscrição, os interessados devem ligara para o número 0800 728 2891

(Fonte : G1)

AGÊNCIA ADMITE MUDAR REGRA DE ACESSIBILIDADE EM AVIÃO


A Anac (Agência Nacional de Avião Civil) admite que há falhas nas novas normas de acessibilidade - que devem ser adotadas pelas empresas aéreas, aeroportos e passageiros - e já cogita a possibilidade de mudá-las.
Em uma audiência pública para debater as regras apresentadas há dois meses, a agência se comprometeu a contemplar sugestões dos presentes -cerca de 50 pessoas- e outras 400 propostas que foram feitas por e-mail.
Entre os questionamentos feitos ontem estiveram a alocação de assentos reservados, responsabilidades pelos atendimentos, normas de treinamento e limitação do número de passageiros com deficiência nos aviões.
As normas vão nortear o atendimento a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, pessoas com mais de 60 anos, pais de bebês recém-nascidos, grávidas e crianças sem acompanhantes.
Essas pessoas foram 2,6% do total de viajantes em aviões no Brasil, entre 2009 e 2011, segundo a Anac.
"Muita coisa ainda não está clara nas medidas. Já aprimoramos, mas vamos mudar mais", afirmou Fábio Rabbani, superintendente de infraestrutura aeroportuária da Agência Nacional.
"O que identificamos que está falho, vai ser mudado", completa Rabbani.

NORMAS

A norma estabelece que as poltronas reservadas às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida sejam no corredor, tenham braço removível e sejam distribuídas ao longo do avião.
O regulamento quer estabelecer também que o atendimento seja feito pelos operadores dos aeroportos e pelas empresas.
O público sugeriu que empresas com experiência em lidar com pessoas com deficiência fossem contratadas.
"Com que base vocês montaram a resolução? É preciso ouvir as pessoas com deficiência. Não há como um cadeirante acessar uma poltrona sem ajuda [como está descrito na norma] e o treinamento para os atendentes tem de ser presencial", disse o consultor Humberto Alexandre, que é cadeirante.
O representante da Gol no evento, Alberto Fajerma, reclamou da limitação de vagas para deficientes em 50% do número de comissários. "É preciso levar em conta os acompanhantes dessas pessoas. Elas podem ajudar mais que um comissário", afirmou.
O comissário de voo Paulo Ricardo Costa, da Ocean Air/Avianca, disse que a maioria dos aviões brasileiros não possuem poltronas do corredor com braços removíveis.
A Anac recebe pelo email audiencia.facilitacao@anac.gov.br  sugestões de modificações nas regras de acessibilidade. Não há prazo para as novas regras entrarem em vigor.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

TRIP SOLICITA À ANAC NOVAS FREQUÊNCIAS DE VOO


A companhia aérea Trip pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar quatro frequências diárias entre os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Se o pedido for aprovado, ele representará um novo trecho oferecido pela companhia aérea. A Trip também solicitou autorização para operar mais quatro frequências entre o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Atualmente, a Trip já oferece uma frequência nessa rota, mas, se o pedido for aprovado, passarão a ser cinco opções diárias de voo entre as duas cidades. A previsão é que esses novos voos comecem a ser oferecidos na primeira quinzena de novembro. Eles também poderão atender aos clientes da Azul por meio do sistema de compartilhamento de voos, o chamado code-share, que já foi aprovado para as duas companhias e começará a ser aplicado nos voos de ambas a partir do dia 18 deste mês. Os voos Guarulhos-Santos Dumont e Guarulhos-Confins serão realizados pela Trip e comercializados somente pela Azul. No final de maio, as duas companhias anunciaram sua fusão, mas o processo ainda depende de autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A marca Azul prevalecerá na companhia resultante da união entre as duas empresas. Ela será a terceira maior companhia aérea do País, atrás da TAM e da Gol.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / imagem divulgação)

UNITED DESCARTA EXPANSÃO DE CAPACIDADE NA AL


A América Latina continua no mapa de prioridades da United Continental, mas a maior companhia aérea do mundo não tem planos de aumentar significativamente a sua operação na região. A informação é do presidente-executivo e CEO da United, Jeff Smisek, que participou ontem de um evento para a mídia internacional em Chicago.
"Nós mantemos o nosso foco na América Latina, mas temos sido bem disciplinados em termos de crescimento de oferta", afirmou Smisek, que preferiu não divulgar previsões de crescimento de demanda, sejam elas regionais ou individualmente por países.
Durante o evento, a United anunciou o início de novos voos entre Chicago e Monterrey (México), com previsão de início em dezembro de 2012. A companhia também divulgou planos de frequências entre Chicago e Nassau (Bahamas) e entre Washington e San Salvador (El Salvador). No Brasil, a United opera 35 voos por semana para os Estados Unidos.
"No negócio da aviação, o tamanho da sua rede de voos é muito importante. Estamos criando a maior rede do mundo, unindo duas malhas aéreas. Estamos criando sinergias para redução de custos e aumento de fluxo de caixa, com aeronaves mais eficientes no consumo de combustível", afirmou Smisek, sobre o processo de integração da United e da Continental, anunciada em meados de maio de 2010, com previsão de conclusão até o fim de 2013.
A United já garantiu US$ 1,7 bilhão para iniciar parte do seu plano de renovação de frota, com aviões que consomem até 20% menos combustível, em relação a modelos similares em operação hoje.
Segundo o vice-presidente sênior de finanças da companhia, Gerry Laderman, esses recursos foram obtidos com cerca de 100 investidores, com o apoio de empresas de seguros e bancos como Morgan Stanley e Credit Suisse.
O financiamento será usado para a compra de sete aviões da americana Boeing, modelo 787, mais 32 modelos 737-900.
"Não houve dificuldade em obter esse financiamento. O mercado está muito animado com essas novas aeronaves, mais econômicas e eficientes", afirmou Laderman.
Dos sete aviões 787 já financiados, um foi entregue recentemente e os seis restantes deverão integrar a frota da United até o fim deste ano. No total, o pedido da United envolve 50 modelos 787, que deverão ser entregues até meados de 2017, estimou Laderman.
Das 32 aeronaves 737-900, o executivo estima que 19 deverão ser entregues ainda em 2012. No total, são 50 aviões 737-900, com prazo de entrega até 2016.
Os 32 modelos 737-900 já financiados integram um pedido total da United, para aeronaves da família 737, de 150 unidades. Deste total, são 100 modelos 737 Max, ainda em fase de desenvolvimento, mais 50 aviões 737-900, numa encomenda total avaliada em US$ 14,7 bilhões, a preços de lista.
A frota atual da United Continental tem 699 aeronaves, o equivalente a mais de seis vezes a frota operacional doméstica da TAM, a maior empresa aérea brasileira, com 114 aviões. Juntas, United e Continental operam em torno de 6 mil voos por dia (a TAM opera 800).

(Fonte : Jornal Valor Econômico / imagem divulgação)

EXPEDIA, DE RESERVAS ON-LINE, CHEGA AO BRASIL


Um dos maiores sites de reserva on-line de viagens do mundo, com presença em 30 países, a Expedia anuncia seu lançamento oficial no Brasil. A empresa americana fechou parceria com as companhias aéreas nacionais TAM, Gol e Azul e com 1,5 mil hotéis em 150 cidades brasileiras.
A expectativa da empresa é gerar vendas de US$ 1 bilhão no país, segundo o canadense Sean Shannon, diretor-geral da Expedia na América Latina. "Essa é a nossa meta de longo prazo", diz o executivo, sem prever um período para atingir esse objetivo. "No curto prazo, queremos que os brasileiros nos conheçam e entendam o serviço que oferecemos". A previsão compreende o valor total que os viajantes vão pagar pelos serviços contratados no site. O percentual que fica com a Expedia é, em média, de quase 10%, segundo Shannon.
No endereço brasileiro da empresa na internet, os viajantes podem reservar passagens aéreas, hotéis, carros e pacotes de viagem em cidades do país e do exterior. Além do site, a Expedia também tem um aplicativo para smartphones e tablets, que, por enquanto, permite fazer reservas apenas de hotéis. O plano, segundo o executivo, é também ampliar os serviços disponíveis por meio do aplicativo.
Como os destinos brasileiros são oferecidos nos sites internacionais da Expedia, a empresa já tinha algumas parcerias com hotéis no país e contratos com companhias aéreas estrangeiras que operam no Brasil. O site tem um escritório em São Paulo e 45 funcionários. A central de atendimento é tercerizada.
Os brasileiros gastam US$ 29 bilhões ao ano com viagens, no território nacional e no exterior, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado PhocusWright. A fatia de compras realizadas pela internet é de US$ 6 bilhões (cerca de 20%), liderada pelo segmento de passagens aéreas. Segundo Shannon, esse montante foi atingido rapidamente. "Para nós, isso é um indicador-chave de que o mercado brasileiro está realmente pronto para 'explodir' e se desenvolver".
Nos Estados Unidos, 50% das vendas ocorrem pela internet. Segundo Shannon, outros mercados desenvolvidos, como Canadá, Inglaterra e Alemanha, levaram entre cinco e oito anos para alcançar patamar semelhante. "Ainda não vimos um limite de crescimento, então acho que esse percentual pode ser ainda maior", diz o executivo. "Eu acredito que o Brasil pode chegar a ter 70% de todas as viagens sendo compradas on-line".
A Expedia nasceu dentro da Microsoft, em 1996. Três anos depois, separou-se da fabricante de software e abriu capital na Nasdaq, bolsa que negocia ações das empresas de tecnologia, de Nova York. Em 2002, a empresa teve seu controle comprado pela InterActiveCorp's, que também adquiriu outras empresas, como o site de reserva de acomodação Hotels.com (que no Brasil opera como Hoteis.com) e o site de resenhas TripAdvisor. Essas marcas, entre outras, foram reunidas na holding Expedia. No fim de 2011, a TripAdvisor foi separada do grupo e também listada em bolsa. O grupo Expedia gerou reservas de US$ 29 bilhões no ano passado e teve receita líquida de US$ 3,5 bilhões.
No Brasil, a Expedia enfrentará um mercado disputado. Entre seus concorrentes estão Decolar, Submarino Viagens e sites de grandes agências, como a CVC.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

PROJETO PROÍBE PRESCRIÇÃO DE PONTOS EM PROGRAMAS DE FIDELIDADE


Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 4015/12, do deputado licenciado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que proíbe a prescrição do direito do consumidor aos pontos acumulados em programas de fidelidade de qualquer fornecedor, especialmente de cartões de crédito e programas de milhagem das companhias aéreas.
Segundo o projeto, os pontos somente poderão ser extintos, quando não utilizados, nos casos de encerramento da conta pelo consumidor e com anuência expressa do cliente.
O fornecedor que descumprir a regra deverá creditar na conta do consumidor o dobro dos pontos prescritos ou expirados. Esse fornecedor também estará sujeito às sanções administrativas e penais previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

PERDA DE PONTOS

Carlos Bezerra cita levantamento do Banco Central segundo o qual o consumidor brasileiro perdeu 101 bilhões de pontos nos programas de recompensa dos cartões de crédito somente em 2010.
O relatório mostra ainda que a quantidade de milhas expiradas em um ano seria suficiente para emitir mais de 5 milhões de passagens aéreas entre o Brasil e qualquer destino da América do Sul.
“Hoje, na prática, o que ocorre é o cerceamento do direito de uso de pontos licitamente adquiridos pelo consumidor, obrigando-o a utilizá-los em determinado período de tempo, independentemente de seu desejo ou possibilidade”, diz Bezerra.
Caso a proposta se transforme em lei, ela entrará em vigor no prazo de 90 dias após a promulgação.

TRAMITAÇÃO

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Fonte : Agência Câmara de Notícias)

LEILÃO ON-LINE PERMITE COMPRA DE PASSAGENS AÉREAS MAIS BARATAS


O leilão virtual Milan Express, junto com a companhia aérea Gol, oferecem passagens aéreas mais baratas do que se adquiridas diretamente nas empresas aéreas, com um preço médio de R$ 100.
Segundo o leiloeiro oficial da empresa, Ronaldo Milan, o segredo do leilão é a antecedência do planejamento. “Quanto mais cedo você começa a planejar uma viajem, mais barata ela sai. O leilão é uma ferramenta de comprar as passagens com certa antecedência”, afirma. Para fins de comparação, no site da Gol, a passagem aérea saindo de São Paulo para Porto Alegre custa, no mínimo, R$ 132,90, enquanto no site do leilão sai por R$ 82.
Milan lembra que o leilão é ideal para quem tem a data das férias, ou da viagem, garantida e pode planejar com antecedência e pesquisar boas passagens. Para participar, o usuário precisa se cadastrar no Milan Express e validar o e-mail de confirmação que a empresa envia. Após a confirmação, o usuário recebe a senha de acesso ao leilão.

TAM

A companhia aérea TAM também oferece aos seus viajantes a opção de passagens mais baratas. No entanto, a empresa utiliza o formato de compras coletivas, em parceria com o portal SaveMe. Uma passagem de São Paulo para Porto Alegre, no serviço de busca da TAM, custa R$ 211, enquanto nas opções de compras coletivas é possível encontrar a passagem por R$ 130,66. As promoções podem ser vistas tanto no site da companhia aérea quanto no site do SaveMe.

(Fonte : InfoMoney)