terça-feira, 11 de dezembro de 2012

VISÃO DO CORREIO: TURISTA DE PAÍS CARO VIAJA PARA O EXTERIOR


É ingenuidade surpreender-se com o animado turismo dos brasileiros ao exterior. Com os elevados custos nacionais, a alternativa de atravessar as fronteiras se mostra cada vez mais atraente. O viajante, além de preços acessíveis, conta com o indispensável conforto em locomoção, hospedagem, alimentação e opções de lazer.
Os gastos dos cidadãos dos quatro cantos do país chegaram, em 2012, a US$ 21 bilhões, o equivalente a R$ 45 bilhões. Para ter ideia do tamanho do desembolso, vale a comparação. O montante corresponde ao total de recursos de que o governo lançou mão para estimular o sonolento Produto Interno Bruto (PIB) ao longo do ano em curso.
Não é só passagem, hotel, restaurante, teatro — com preços bem abaixo dos nossos — que atraem os brasileiros. Muitos viajam para fazer compras. É comum a oferta de pacotes destinados a quem leva malas vazias e as traz cheias. As agências, que conhecem o perfil consumista dos brasileiros, aliam vantagens inelutáveis.
Enxovais fazem a festa dos comerciantes de Miami. O bebê nascido aqui dorme em berço, colchão e lençóis que falam inglês. O carrinho no qual se movimenta tem a mesma origem. Noivas também se preparam lá. A reforma da casa exibe produtos estranhos às cores verde-amarelas. Cortinas, tapetes, colchas, lençóis, toalhas, louças — vem tudo de fora.
Pior: pagar R$ 5 mil para ir de Brasília a uma capital do Nordeste não afugenta apenas os turistas nacionais. O Brasil vem ganhando a indesejável fama de país caro. Na guerra que o mundo trava pela atração de visitantes, a violência — fartamente explorada por concorrentes dos cinco continentes — ganha manchetes e reprises nos telejornais. Carestia aliada à insegurança constitui combinação desastrosa para o estímulo aos visitantes.
Impõe-se mudar o paradigma. Além de melhorar a infraestrutura, o país precisa oferecer opções para o visitante. Há quem queira hospedar-se em hotel cinco estrelas e comer em restaurantes de luxo. Há os que preferem pousadas simples, porém confortáveis. Na alta temporada, os preços de uns e outros se aproximam. Vale lembrar o ocorrido na Rio+20. Os valores cobrados eram tão altos que delegações cancelaram a vinda ao evento, ou reduziram o número de participantes.
O Brasil, apesar de contar com potencial turístico ímpar, ocupa a 39ª posição em um ranking de destino para turistas internacionais, com 5,1 milhões de visitantes em 2010, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Sem falar nos roteiros tradicionais, que incluem Europa e Estados Unidos, está atrás de China (81 milhões), Rússia (23,7 milhões) e Índia (5,3 milhões). Não é por acaso.

(Fonte : Jornal Correio Braziliense)

FÉRIAS DE VERÃO


São Paulo é a cidade mais procurada no país, com 11,28%, para viagem dos brasileiros nas férias entre janeiro e fevereiro, segundo levantamento do buscador de viagens Mundi. O Rio teve a segunda colocação (10,09%).
A pesquisa identificou interesse nas cidades do Nordeste, com destaque para Salvador, Recife, Fortaleza, Maceió e João Pessoa. O levantamento considerou as buscas por passagens aéreas em outubro e novembro.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

DECOLAR PROMOVE WORKSHOP FOCADO EM HOTELARIA NO RIO


A Decolar.com vai realizar um workshop nesta quinta-feira (dia 13), a partir das 19h, no Cais do Oriente – rua Visconde de Itaboraí, 8 – no Centro do Rio de Janeiro, com foco na hotelaria. O evento contará com uma apresentação da gerente de Hotéis da agência de viagens on-line, Valéria Tavares, que dará dicas de como ampliar as vendas pela internet.
Para participar do evento gratuito, representantes dos estabelecimentos do Rio de Janeiro podem solicitar sua inscrição enviando uma mensagem para Janaína Tavares ( jtavares@decolar.com ) e Jennifer Pichelli  ( jpichelli@decolar.com )

(Fonte : Panrotas)

ALPEN PARK INVESTIRÁ EM ESPAÇO INFANTIL E INFANTO-JUVENIL


O Alpen Park, de Canela (RS), terá, em breve, um novo espaço para seus visitantes, voltado para os públicos infantil e infanto-juvenil. Denominado Alpen Kids and Teens, a novidade terá atrações inovadoras para esse público e segue tendências internacionais.
Segundo o diretor do parque, Renato Fensterseifer, a ideia começou a tomar forma durante a visitação no IAAPA Attractions Expo 2012, onde esteve, recentemente, na companhia do diretor Operacional do Alpen Park, Roy Michaelsen, e do Trainee, Renato Fensterseifer Júnior. O evento foi realizado entre os dias 13 e 16 de novembro, no Orange County Convention Center, na cidade de Orlando, nos Estados Unidos. Com cerca de 26 mil inscritos, o IAAPA apresentou as tendências e novidades do setor de parques de diversões.
Para Fensterseifer, o evento trouxe novas ideias e inspirações para futuras melhorias na estrutura do Alpen Park. “Visitamos todo o pavilhão de exposições e vários brinquedos nos chamaram a atenção. Agora, vamos analisar e decidiremos sobre novos investimentos, mas o que posso garantir é que vamos focar nesse espaço com atividades para as crianças menores e pré-adolescentes”, destacou.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

BEACH PARK É O NOVO PARCEIRO DA INGRESSO COM DESCONTO


Mais um destino turístico de referência no Nordeste do país está apostando na venda antecipada de ingressos pelo site da Ingresso Com Desconto, e-commerce especializado em parques e atrações turísticas. O Beach Park está localizado na Praia Porto das Dunas, em Aquiraz (CE), a apenas 15 minutos de Fortaleza, e é um dos principais complexos turísticos da América Latina e o único do Ceará.
Com 180 mil m², o complexo reúne o parque aquático Aqua Park, com mais de 16 atrações classificadas em radicais, moderadas e família; Beach Park Acqua Resort (225 suítes); Beach Park Suites Resort (182 suítes); e o Beach Park Praia. Em 2009, o Guia Quatro Rodas classificou o destino como o melhor parque aquático do país.
Devido ao potencial turístico da Região Nordeste, o parque tem investido na ampliação do complexo, com o desenvolvimento de novos equipamentos e serviços para oferecer opções inéditas de entretenimento e lazer. Destaque para a parceria com a Ingresso Com Desconto.
O gerente Comercial do Beach Park, Paulo Mentone, avalia os diferenciais que resultaram na parceria. “A Ingresso Com Desconto é uma empresa especializada em diversão, lazer e entretenimento e oferece tecnologia sofisticada. Além disso, a internet é um dos canais de vendas que mais crescem e representa grande eficiência operacional”, comenta.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

FISCALIZAÇÃO EM AEROPORTOS SERÁ AMPLIADA


O governo vai aumentar a fiscalização nos aeroportos neste fim de ano para evitar um "apagão" no setor de transporte aéreo durante o período de maior demanda entre os meses de dezembro e janeiro. O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, apresentou ontem as medidas que serão adotadas nos aeroportos brasileiros. A Operação Fim de Ano vai de 13 de dezembro a 14 de janeiro.
A estimativa de Bittencourt é que somente em dezembro 17,4 milhões de pessoas passem pelos aeroportos do país, um aumento de 8% sobre dezembro do ano passado, quando 16,1 milhões utilizaram os aeroportos brasileiros.
O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, afirmou que a agência vai intensificar a fiscalização nos 12 maiores aeroportos do país com um contingente de 290 servidores.
Além da Anac, a Polícia Federal e a Receita Federal vão reforçar suas equipes. A PF terá somente no aeroporto Antonio Carlos Jobim, no Rio, contingente 63% maior que o de dezembro de 2011. No Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) esse número será 42% superior. As equipes da Receita vão ser reforçadas nos mesmos aeroportos em, respectivamente, 88% e 43%.
A Infraero espera que 25,7 milhões de passageiros viajem entre dezembro e janeiro pelos 63 aeroportos administrados pela estatal. O número é 10,1% superior ao registrado na virada do ano passado. A estatal também vai reforçar a sua equipe, com 55% a mais de pessoal de atendimento, os chamados "amarelinhos", do que em dezembro e janeiro do ano passado.
Bittencourt frisou que a operação é uma parceria dos órgãos governamentais com as companhias aéreas, que se comprometeram a não praticar "overbooking" e a reduzir os voos fretados nesses dois meses.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, as quatro maiores empresas aéreas - TAM, Gol, Azul e Avianca - vão disponibilizar entre sete e 11 aeronaves reservas para suprir eventuais problemas.
O aumento da renda do brasileiro e a redução dos preços das passagens aéreas nos últimos anos pressionam a capacidade dos aeroportos brasileiros. Desde 2002 o preço médio das passagens aéreas caiu 46%, de acordo com o ministro. Em junho deste ano, o preço médio era de R$ 270 Dez anos atrás, as passagens custavam, na média, mais de R$ 400.
A concessão de aeroportos à iniciativa privada não causará dificuldade para a gestão dos aeroportos brasileiros neste fim de ano, afirmou Bittencourt. A Operação Fim de Ano será feita também nos principais aeroportos administrados pela iniciativa privada. A fiscalização reforçada deve funcionar como um ensaio da operação a ser posta em prática nos terminais das seis cidades que sediarão a Copa das Confederações, em junho de 2013.
"Precisamos investir muito, mas também melhorar muito nossa gestão", afirmou Bittencourt, que destacou que os aeroportos brasileiros já têm um índice de qualidade de atendimento "aderentes aos registrados na Europa".
A concessão de aeroportos à iniciativa privada não será um empecilho à gestão dos sistema aéreo. Guarulhos, Brasília e Viracopos também apresentaram ao governo planos de operação especiais que contarão com reforço de pessoal das concessionárias.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / imagem divulgação)

AERONAUTAS E AEROVIÁRIOS AMEAÇAM ENTRAR EM GREVE NA QUINTA-FEIRA


Os aeroviários e aeronautas ameaçam fazer uma greve de advertência na próxima quinta-feira (13), informaram representantes das duas categorias hoje.
Os aeroviários já decidiram pela paralisação, segundo a diretora do Sindicato Nacional da categoria, Graziela Baggio. Os aeronautas também devem aderir ao movimento, de acordo com a presidente do Sindicato Nacional, Selma Balbino.
Aeronautas, que trabalham a bordo das aeronaves, e aeroviários, que são os funcionários em solo, reclamam melhorias salariais e pretendem com o movimento chamar a atenção para as quase quatro mil demissões promovidas neste ano, três mil pela Gol e 850 pela extinta Webjet, que foi comprada nesse ano pela própria Gol.
"A paralisação afunila uma série de coisas que vem afetando a categoria como salário, mas também estão em jogo as demissões arbitrárias desse ano e a não solução para ex-funcionários da Varig e do Aerus (fundo de pensão da Varig)", declarou Baggio.
Os aeronautas reivindicam aumento de 11,4% e, de acordo com o sindicato, a contrapartida das companhias é de no máximo 2 por cento, abaixo da inflação.
"É algo indesejável que não repõe nem a inflação. É uma insatisfação latente e o setor está sendo muito maltratado", afirmou ela.
Já os aeroviários devem ir pelo o mesmo caminho. Uma votação nos sindicatos locais foi realizada e a confirmação deve acontecer nessa terça-feira com a apuração dos votos.
Os aeroviários pedem aumento de 15 por cento para quem ganha piso salarial e 10 por cento para os demais profissionais.
"Estamos fazendo manifestações nos aeroportos e aqui no Rio conversando com o pessoal, a maioria é pela adesão ao movimento de greve", afirmou Balbino por telefone.
Segundo os dois sindicatos, na véspera da paralisação, haverá uma reunião com os representantes das empresas para um acordo final.
"A greve foi aprovada, mas no dia 12 haverá uma negociação com o sindicato patronal. É claro que se houver acordo não haverá paralisação. Como vai ser a greve, caso não haja acordo, o tipo de greve, como vai ser, essas coisas, isso tudo vai ser decidido em assembléia no próprio dia 13", disse Baggio.
Se a greve se confirmar, ela voltará a acontecer em dezembro, período de maior demanda nos aeroportos de todo o país. A data base da categoria é em dezembro, mas as discussões foram antecipadas esse ano para o movimento não ser taxado de oportunista pela proximidade das festas de fim de ano, disseram os dois sindicatos.
A previsão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do governo federal é de que a demanda cresça cerca de 10 por cento nessa virada de ano e o movimento nos aeroportos seja superior a 17 milhões de passageiros.
"O governo acompanha sempre essa situação; é um setor maduro e o bom senso de atender à população tem prevalecido e, em geral, o final do ano tem sido tranquilo", disse mais cedo no Rio o Secretário Nacional de Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

(Fonte : Reuters)

NA CONTRAMÃO DO SETOR, AVIANCA PRETENDE AMPLIAR OFERTA NO BRASIL EM 30% EM 2013


Ela deu os primeiros passos na aviação há 14 anos, como uma pequena empresa de táxi aéreo. Tinha, na época, apenas dois aviões turbohélices que seus controladores - os irmãos Eframovich - receberam como parte de pagamento de uma dívida. De lá para cá, entrou na aviação regular, mudou de nome - de Ocean Air para Avianca - e está prestes a ter um braço na Europa, com a aquisição da portuguesa TAP. Não bastasse a ofensiva no exterior, pretende crescer no Brasil também. Na contramão do setor, planeja ampliar em 30% a oferta de assentos no mercado doméstico em 2013.
É assim que a Avianca Brasil pretende chegar ao equilíbrio financeiro, após cinco anos de reestruturação. Segundo seu presidente, José Eframovich, a maior oferta de assentos será possível com a renovação da frota. Todos os 14 aviões modelo Foker MK 28, que têm cem lugares, serão vendidos em até um ano e meio. E novas aeronaves da fabricante Airbus, com capacidade para 120 passageiros, serão adquiridas. O tamanho da frota, porém, será mantido em 34 unidades. Em 2013, a empresa também deverá voar para mais duas cidades, que se somarão aos 22 destinos atuais.
- Vemos espaço para crescer, pois oferecemos um produto diferenciado. Finalmente, devemos chegar ao equilíbrio este ano. Estamos num momento diferente das demais empresas do setor - disse Eframovich.
Com a união da TAM com a chilena LAN, a fusão da Azul com a Trip e a compra da Webjet pela Gol, a Avianca se tornou uma nanica, com cerca de 6% do mercado. Mas é a empresa que mais cresce. Em outubro, registrou avanço de quase 60% em relação a igual mês de 2011, segundo os últimos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O segredo por trás da estratégia de negócios, revela Eframovich, é um misto de taxa de ocupação elevada e um upgrade no produto. Os aviões da Avianca decolam com mais de 80% dos assentos ocupados. A média da indústria é de pouco mais de 70%.
O diferencial da Avianca também está no conforto. A empresa é a única no Brasil que exibe selo A em todas as aeronaves. O selo é emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e varia, de A a E, de acordo com a distância entre as poltronas. Como o espaço entre os assentos é igual em qualquer fileira, a Avianca não cobra nada a mais pelos lugares próximos à porta de emergência, por exemplo. Ao contrário das concorrentes, que veem na cobrança adicional pelo conforto uma fonte alternativa de receita, num ano em que acumulam prejuízos bilionários. A aérea tampouco cobra ou pretende cobrar por itens extras oferecidos no serviço de bordo, como faz a Gol.

PRESENÇA NA EUROPA

A expansão no mercado brasileiro faz parte da estratégia de crescimento na aviação do grupo Synergy, controlador da Avianca Brasil e da Avianca Internacional. Esta última compreende a colombiana Avianca - da qual o grupo tem 60% - e outras sete subsidiárias do setor que atuam com força nas Américas. Se comprar a TAP, reforça a presença também na Europa. Hoje, há voos só para a Espanha. Uma proposta, de cerca de ¬ 1 bilhão segundo a imprensa portuguesa, foi feita sexta-feira passada. O governo português vai se manifestar sobre a oferta ainda este mês. (Danielle Nogueira)

(Fonte : Jornal O Globo)

PASSAGEIROS PODERÃO ACOMPANHAR TRAJETO DE SUAS MALAS EM TEMPO REAL


Passageiros que vão passar pelos aeroportos brasileiros neste final de ano poderão acompanhar, em tempo real, o trajeto de sua mala, do bagageiro do avião até a esteira de desembarque. O sistema, chamado de “De Olho na Mala”, conta com câmeras que captam imagens dos funcionários movimentando as bagagens e monitores que mostram essas imagens aos passageiros.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 37 aeroportos do país já contam com o sistema, entre eles Antonio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro; Confins, em Belo Horizonte; e os de Curitiba, Fortaleza, Natal e Manaus.
Em pelo menos dois aeroportos, de Curitiba e Londrina, no Paraná, os passageiros também podem comer em lanchonetes populares, que têm alguns produtos com preços controlados. Lanchonetes semelhantes estão sendo implantadas no Recife e em Natal.
Para evitar problemas nos aeroportos brasileiros, que devem receber 25,7 milhões de passageiros entre dezembro deste ano e janeiro de 2013, haverá reforço de pessoal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero, da Polícia Federal e da Receita Federal.
As companhias aéreas também se comprometeram a reforçar o pessoal no check in, colocar aeronaves reservas e não vender mais passagens do que a capacidade do avião (prática conhecida como overbooking).
A Associação Brasileira de Empresas Aéreas pede que os passageiros façam check in em casa, pela internet, para evitar filas nos aeroportos. Outra recomendação é que os passageiros chequem o peso de suas malas antes de chegar ao balcão de despacho das bagagens.

(Fonte : Agência Brasil / imagem divulgação)

AEROPORTO


A Infraero fará convênio com o governo do Rio para aumentar a segurança no Galeão. O ministro Wagner Bittencourt, da SAC, acertou detalhes na semana passada. O aeroporto terá 80 PMs em áreas estratégicas, a partir de janeiro. Vão trabalhar nas folgas, com salário extra.

(Fonte : Jornal O Globo)

GOL E A DELTA COMPARTILHAM LOJA DE VENDAS DE PASSAGENS EM SÃO PAULO


A Delta Air Lines e sua parceira brasileira, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, anunciam sua segunda iniciativa para a venda conjunta de passagens no Brasil e a primeira em São Paulo. A partir de ontem, a loja Voe GOL localizada no bairro de Pinheiros, está disponível para a venda de passagens das duas companhias. Ela está localizada na rua Teodoro Sampaio, n° 2183, e funciona de segunda a sexta-feira das 10h00 às 19h00, e aos sábados das 10h00 às 14h00.
“As vendas de passagens conjuntas da Delta Air Lines e GOL é mais um passo que reforça nossa parceria e oferta comercial no Brasil,” diz Christophe Didier, diretor da Delta no Brasil. “Juntos, vamos oferecer mais opções para os nossos negócios conjuntos e também aos clientes corporativos”, completou Didier. “Esta é mais uma iniciativa extremanente importante para o fortalecimento do compromisso que temos com a Delta”, destaca Eduardo Bernardes, diretor Comercial da GOL.

(Fonte : Business Travel Magazine)

INFRAERO LANÇA APLICATIVOS ON LINE PARA FACILITAR VIDA DE QUEM VAI VIAJAR DE AVIÃO NESTE VERÃO


A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) disponibiliza ferramentas on line para facilitar a vida dos que vão viajar de avião nestas férias de verão. A principal delas é o Guia do Passageiro, que reúne as responsabilidades do setor aéreo, informações sobre como proceder em situações como atraso e cancelamento de voos, desde a compra da passagem até o desembarque no local de destino, seja nacional ou internacional.
Para verificar os horários de pouso e decolagem, os usuários podem utilizar o aplicativo Voos Online, disponível para dispositivos móveis nas plataformas IPhone, Java, Blackberry e Android, além da página Infraero Brasil na rede social Facebook. O programa permite consultar a situação dos vôos em 55 aeroportos brasileiros administrados pela empresa pública.

Guia

No Guia do Passageiro, disponível no site da Infraero e na página da empresa no Facebook, os usuários de transporte aéreo encontram orientações sobre providências necessárias no embarque e no desembarque, bem como direitos dos passageiros em casos de atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem e volumes e produtos que podem ser aceitos como bagagem de mão.
Em caso de atrasos de voos, por exemplo, as companhias aéreas devem oferecer ao passageiro assistência gradual, de acordo com o tempo de espera a partir de uma hora, serviço de comunicação como internet e telefonemas; a partir de duas horas, alimentação; a partir de quatro horas, acomodação ou hospedagem e transporte até o local de acomodação.
Em caso de cancelamento do voo, preterição do embarque (por motivo de segurança operacional, troca de aeronave, overbooking etc), os passageiros também têm direito a opções de reacomodação ou reembolso.
O guia orienta ainda sobre documentação necessária ao embarque nacional e internacional de menores de 18 anos, limitações de viagem de gestantes, direitos de assistência de pessoas com deficiência e a quem devem recorrer os passageiros que se sentirem lesados em seus direitos.

(Fonte: Portal Planalto)