segunda-feira, 9 de julho de 2012

PESQUISA DO SEBRAE MOSTRA COMPORTAMENTO DE TURISTAS



Em parceria com a Confederação Nacional do Turismo (CNTur), o Sebrae produziu um estudo que mostra o comportamento do turista no Brasil, respondendo questões como “quem faz turismo no país?”, “o que eles pensam?”, “o que procuram?”, “quais as principais reclamações?”.
A pesquisa reúne informações que revelam o pensamento dos consumidores de turismo, tanto sobre os destinos já consagrados como sobre os lugares ainda pouco explorados. Para a gerente de Atendimento Coletivo Serviços do Sebrae, Ana Maria Coelho, o documento vai auxiliar a cadeia produtiva do turismo a definir as ações mais adequadas para atrair os clientes.
“A partir de informações por segmento, como feito na pesquisa, as percepções extraídas do olhar do consumidor são importantes para tornar os pequenos negócios turísticos mais competitivos. O estudo foi realizado com foco em preço, segurança, hospitalidade e gastronomia, por exemplo”, explica Ana Maria Coelho.
Todos os detalhes do trabalho serão apresentados amanhã (terça, 10) em São Paulo

(Fonte : Panrotas)

PRONATEC COPA ULTRAPASSA A MARCA DE 105 MIL INSCRITOS



Desde que o Pronatec Copa abriu as inscrições na última sexta-feira (29), o Ministério do Turismo registrou 105.264 inscritos. Deste total, 92.044 solicitaram vagas nos cursos técnicos e 13.220 nos cursos de idiomas. Até o momento, o curso de Inglês Intermediário conta com a maioria das solicitações na área de idiomas (2.636 inscritos) e, na área técnica, o curso de Recepcionista de Eventos é o mais procurado (11.441 inscritos).
Os dados comprovam o interesse pela qualificação do setor. Segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira, este será um passo fundamental para o sucesso da Copa do Mundo da FIFA 2014. “Temos a projeção de receber 600 mil estrangeiros durante o evento e, no mês em que a Copa será realizada, três milhões de brasileiros deverão circular pelo país. Estamos preparando nossos profissionais para atender bem o turista”, afirmou.
É importante lembrar que a inscrição no Pronatec Copa só é efetivada quando o aluno faz a confirmação. Para isto, depois de preencher o formulário, escolher o curso e finalizar a inscrição, basta clicar no link de confirmação enviado por email pelo sistema do Pronatec Copa. Os inscritos receberão todas as informações, como data de início das aulas e horário de cada curso em sua cidade. Vale ficar atento à caixa de lixo eletrônico (spam).
O prazo de inscrição – e confirmação – vai até 16 de julho. As turmas formadas terão de 7 a 30 alunos, variando conforme a demanda por cursos e equipamentos. Todos os alunos terão direito a auxílio-transporte e auxílio-alimentação. Alunos que não forem convocados poderão refazer o procedimento quando as inscrições forem reabertas.
A solicitação para ingressar no programa deverá ser feita exclusivamente pelo site http://www.pronateccopa.turismo.gov.br.
Outras dúvidas poderão ser esclarecidas pela central telefônica do Ministério do Turismo. O número é: 0800 606 8484.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

QUALIFICAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA PARA 2014 É AMPLIADA



O Ministério do Turismo (MTur) vai financiar três novos programas de qualificação profissional diretamente envolvidos com o receptivo turístico para a Copa do Mundo da FIFA 2014.
Os convênios, publicados nesta sexta-feira, contemplam trabalhadores de três estados que receberão jogos: a guarda municipal de Belo Horizonte (MG), a segurança pública do Distrito Federal e de Pernambuco, além de permissionários de mercados públicos de Olinda (PE) e Jaboatão dos Guararapes (PE). O foco é atuar em conjunto com o Pronatec Copa, programa já lançado pelo MTur para qualificar o atendimento aos 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros que circularão pelo país durante a competição.
Na capital mineira, o projeto é aperfeiçoar o atendimento aos visitantes e reforçar o treinamento em segurança preventiva do turista. O convênio firmado entre MTur e Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) está orçado em R$ 915 mil e deve qualificar 2.330 guardas municipais. Segundo estudo encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas, a estimativa é que a cidade receba 430,5 mil brasileiros e 196 mil estrangeiros durante o mundial.
A parceria do MTur com a Secretaria de Turismo do DF vai preparar o efetivo das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros Militar. O convênio, no valor de R$ 2,3 milhões, tem o objetivo de capacitar os profissionais das três corporações para atuarem também como agentes de informação turística durante os megaeventos esportivos. De acordo com projeção da FGV/MTur, Brasília receberá 402,3 mil brasileiros e 206,5 mil estrangeiros durante a Copa 2014.
A ação de qualificação chegará também a Pernambuco, onde o foco são os profissionais da segurança pública (Polícias Civil e Militar e Guardas Municipais) e os permissionários gastronômicos de mercados públicos municipais de Olinda e Jaboatão dos Guararapes. O convênio com a Secretaria Estadual de Turismo, no valor de R$ 1,99 milhão, vai aprimorar o atendimento aos 324 mil estrangeiros e 81,7 mil brasileiros que visitarão Recife e o entorno da capital pernambucana durante os 30 dias da Copa 2014.
Segundo o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota, outros convênios voltados para a capacitação profissional serão assinados com as cidades-sede e seus respectivos estados. Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza terão prioridade, já que sediarão a Copa das Confederações, em 2013.
“A meta é que estas ações se somem ao Pronatec Copa para que possamos levar qualificação a todas as áreas do setor turístico. Teremos um receptivo turístico estruturado, que contribuirá para um excelente atendimento na Copa e, como legado, para o desenvolvimento do turismo nacional após a competição”, afirmou.

(Fonte : MTur)

RIO DE JANEIRO LANÇA PLANO DE PRESERVAÇÃO URBANA



A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na sexta-feira uma série de medidas inspiradas em um projeto realizado em Barcelona para preservar as paisagens da cidade, que no último domingo foram incluídas na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
Áreas como o calçadão de Copacabana, o parque de Flamengo, o morro do Pão de Açúcar e o Parque Nacional da Tijuca estão entre as que serão beneficiadas com as medidas de preservação, segundo um decreto publicado neste domingo no Diário Oficial.
A Prefeitura também anunciou a criação do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade para administrar os projetos anunciados.
Igualmente será criado um fundo para financiar as obras de restauração de imóveis localizados nas chamadas Apac (Áreas de Proteção de Ambiente Cultural).
O subsecretário municipal de Patrimônio, Washington Fajardo, que será presidente da nova instituição, disse em declarações ao jornal "O Globo" que esta iniciativa é baseada em um projeto realizado em Barcelona com "bastante sucesso".
Fajardo explicou que o governo municipal destinará recursos para colaborar em iniciativas privadas de restauração de imóveis em zonas protegidas.
"A restauração é um fenômeno cultural que contribui para a paisagem da cidade", disse.
A partir de agora os organizadores de eventos realizados nas paisagens consagradas pela Unesco terão que pagar uma taxa que será incorporada ao Fundo Municipal de Conservação do Patrimônio Cultural.
Outra proposta é a instituição do primeiro de julho, quando a Unesco anunciou sua decisão, como Dia Municipal de Rio Patrimônio da Humanidade.
A Unesco incluiu no último domingo o Rio de Janeiro e outros 25 lugares na Lista do Patrimônio Mundial, e por isso o órgão deve realizar inspeções periódicas para comprovar que a paisagem da cidade é conservada.

(Fonte : EFE / imagem divulgação)

PREÇO MÉDIO DA PASSAGEM DE AVIÃO CHEGA A R$ 276 NO BRASIL



O preço médio das passagens de avião dentro do Brasil ficou em R$ 276,25 no ano passado, segundo um balanço da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgado nesta segunda-feira (9). Esse valor representa uma queda de 6,8% em relação ao valor médio registrado em 2010, quando o preço médio das tarifas atingiu R$ 296,33.
Em dezembro de 2011, a tarifa média alcançou R$ 316,28, valor 0,15% menor ao praticado no mesmo mês de 2010. Em relação a novembro de 2011, porém, a queda foi maior, segundo a Anac, já que o valor médio cobrado pelas companhias aéreas foi de 2,35%. A agência também indicou que o valor de dezembro de 2011 é menos da metade do valor pago pelo passageiro há nove anos.
Para chegar ao valor médio, a Anac considera as tarifas aéreas domésticas comercializadas pelas empresas aéreas, independentemente de escalas ou conexões, da antecedência de compra, do dia do voo, do tempo de permanência do passageiro no destino e do canal de venda do bilhete aéreo.
A agência não considera bilhetes oferecidos gratuitamente, emitidos por meio dos programas de fidelização (milhas), vinculados a pacotes turísticos, tarifas corporativas, tarifas diferenciadas oferecidas a empregados da própria empresa aérea e as tarifas diferenciadas para crianças.
Os valores são corrigidos pela inflação oficial do governo, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) até o mês mais recente antes da divulgação do relatório.

(Fonte : Portal R7)

MAIORIA DOS ESTRANGEIROS QUE PARTICIPARAM DA RIO+20 QUER VOLTAR AO BRASIL



Pesquisa encomendada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) mostra que a maioria dos estrangeiros que participaram da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, quer voltar ao Brasil. Foram ouvidas 228 pessoas - 101 jornalistas de 42 países e 127 representantes de delegações de 33 países - que estiveram na conferência, realizada no mês passado no Rio de Janeiro.
A quase totalidade (97%) dos entrevistados quer voltar ao Brasil e mais da metade (cerca de 60%) voltou para casa com melhor opinião sobre o país.
"A pesquisa confirma o acerto em determinadas estratégias. Abrimos para um público novo no Brasil (54% estavam visitando pela primeira vez o país)", disse o presidente da Embratur, Flávio Dino. Para ele, o desejo de voltar ao Brasil mostra acertos de organização.
Para metade dos entrevistados, a personalidade dos brasileiros é o principal "atrativo turístico" do país. Em segundo lugar ficaram as belezas naturais (35%) e, em terceiro, a hospitalidade brasileira (18%).
Enquanto, para 36% dos entrevistados a visita superou as expectativas iniciais, 4% disseram que a impressão sobre o Brasil foi pior do que quando chegaram ao país. Entre os aspectos negativos apontados por jornalistas e delegações estrangeiras, os preços dos produtos e serviços concentraram o maior número de reclamações.
Às vésperas do evento, os valores cobrados pela hospedagem no Rio de Janeiro atingiram níveis preocupantes, o que resultou em negociações entre o governo e o setor hoteleiro. Os acordos chegaram a fixar uma redução de até 60% nos custos de hospedagem de delegações de outros países.
"A pesquisa mostra a necessidade de ampliação da rede hoteleira e de adoção de medidas como a desoneração (na rede hoteleira, a desoneração entra em vigor a partir de agosto). Ao governo cabe propiciar boas condições gerais, mas o setor privado deve assegurar mais investimentos e preços justos", disse Dino.
No entanto, a reclamação sobre os preços não se restringiu aos valores cobrados pelos hotéis. Durante o evento, o preço dos alimentos e das bebidas chamou a atenção de representantes brasileiros e estrangeiros. No Riocentro, onde estavam concentradas as negociações em torno do documento final da Rio+20, uma lata de refrigerante ou uma garrafa de água custava R$ 5. O valor das refeições girava em torno de R$ 35.
Além desse aspecto, os entrevistados estrangeiros também criticaram o trânsito da cidade e os serviços de telefonia e internet. Para Dino, na relação sobre pontos negativos não houve surpresas. O presidente da Embratur acredita que o país estará mais bem preparado para os próximos megaeventos, como a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro.
"Temos hoje um trabalho muito intenso e está tudo em andamento, como o novo marco de concessão de aeroportos e investimentos em mobilidade urbana. Temos tempo suficiente, mas a pesquisa confirma que temos que avançar muito", destacou o presidente da Embratur.
Mais de 50% dos entrevistados concordam que o país está no caminho certo para sediar eventos como a Copa e os Jogos Olímpicos. Apesar disso, 37% deles disseram que não voltarão ao país para tais competições. "O público de uma conferência como a Rio+20 é distinto de um público de Copa do Mundo", avaliou Dino.
Para ele, a visão da maior parte dos estrangeiros sobre a capacidade do país nesse quesito é promissora. "Os mais de 50% que acreditam (na preparação do país para os megaeventos) é estimulante para o setor público", acrescentou Flávio Dino. Ele disse esperar que o setor privado leve isso em consideração para planejar novos investimentos.

(Fonte : Agência Brasil / imagem divulgação)

BRASILEIROS PASSAM A RECEBER SMS COM NÚMEROS DE CONSULADOS NO EXTERIOR



O projeto-piloto "SMS de boas vindas", que passou a funcionar na quinta-feira, pode auxiliar brasileiros que se encontram em viagem ao exterior. Ao chegar ao destino, eles passam a receber um SMS informando os números de telefones dos consulados brasileiros locais, que podem ser usados em casos de emergência.
A iniciativa foi criada em parceria entre a Anatel e o Ministério das Relações Exteriores, com a colaboração de companhias de telefonia móvel. Os primeiros a receberem a mensagem serão os brasileiros que forem para Portugal e Espanha. Após avaliação dos órgãos envolvidos, o projeto será implementado em outros destinos.
As representações brasileiras nesses países realizarão monitoramento sobre a quantidade de chamadas para os consulados, de modo a avaliar a efetividade do projeto. As prestadoras que já aderiram à iniciativa foram Claro, Oi, Tim e Vivo.

(Fonte : Folha Online)

MTUR INVESTE R$ 3,2 MILHÕES EM GRAMADO



O Ministério do Turismo vai custear a construção do trecho asfáltico de 4,5 km que liga o destino turístico de Gramado (RS) ao distrito de Linha Nova, “berço” onde nasceu a cidade. O projeto também inclui implantação de sinalização turística na rota.
O anúncio do empenho no valor de R$ 3,2 milhões foi feito na tarde de quarta-feira (4), em reunião do secretário de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota, com o prefeito gramadense, Nestor Tissot, em Brasília (DF).
De acordo com o secretário, o objetivo é ampliar a oferta de atrativos da Região das Hortênsias, incrementando o tempo de permanência do turista na cidade, e, por consequência, aumentando o gasto médio do visitante. “São ações estruturantes que fortalecem a competitividade dos destinos turísticos brasileiros. O Ministério do Turismo visa criar condições para que o turismo aconteça com qualidade no país”, disse Mota.
A expectativa é que, com a conclusão da obra – prevista para 2013 –, a área rural capte aproximadamente 50% dos 5 milhões de turistas que visitam Gramado anualmente. Segundo o prefeito Nestor Tissot, a localidade possui uma série de atrativos que vem ganhando importância no mapa turístico municipal: “além de participar de um destacado roteiro de turismo rural, Linha Nova possui também atrações de turismo cultural, como casas centenárias, um museu e moinhos coloniais, além de referências da cultura italiana, como restaurantes tradicionais, atrações de ecoturismo e a única ervateira da região”, explicou.

(Fonte : MTur)

TURISMO BRASILEIRO CRESCE QUASE 15% EM PORTUGAL EM PERÍODO DE UM ANO



A presença de turistas brasileiros em hotéis portugueses aumentou 14,7% em abril em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística). O Brasil foi o país com o segundo maior aumento no setor, logo atrás do mercado irlandês, que cresceu 22,4%.
Entre os fatores listados como atrativos para o turista brasileiro estão gastronomia, compras e lazer, além do custo-benefício vantajoso e a facilidade do idioma.
O INE divulgou ainda que depois de Brasil e Irlanda, os mercados emissores que mais se destacaram foram o francês, italiano, holandês e alemão. Em 2011, Portugal contou com 458.749 hóspedes brasileiros, representando o quinto maior mercado no país.
Quem estiver em São Paulo entre os dias 13 de julho e 10 de agosto pode conferir a exposição fotográfica "Janelas Portuguesas", na Galeria de Artes da Casa de Portugal, no bairro da Liberdade. As 20 imagens apresentadas foram feitas em agosto do ano passado, e mostram janelas de localidades do norte a sul de Portugal.
(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

MEDIDAS AMBIENTAIS MELHORAM A COMPETITIVIDADE



Fabiana Gondim não estava preocupada com o meio ambiente quando abriu seu salão de beleza em Natal (RN). A sua maior preocupação era se manter competitiva. Ela precisava reduzir custos, mas não queria recorrer a produtos de segunda linha nem piorar o atendimento aos clientes. A solução foi buscar uma forma um pouco mais racional de usar os produtos no salão. "O que mais incomodava era o controle dos produtos. As aplicações eram sempre feitas no olhômetro, uma estimativa, mas ninguém sabia dizer qual era a quantidade necessária." Fabiana desenvolveu uma técnica inovadora, batizada de HairSize. Com ferramentas simples, como réguas e balanças, ela calcula o volume do fio de cabelo e consegue saber a quantia exata de tinturas e produtos para cada cliente. E após aplicar esse método, conseguiu economizar em até 60% os gastos com consumo de produtos. Mas a grande surpresa estava do lado de fora do salão. Fabiana percebeu que não estava mais gerando a mesma quantidade de lixo. O salão reduziu em 70% o descarte de compostos químicos usados na coloração de cabelo, 53% de amônia, um subproduto do xampu, e em 27% no consumo de água.
A experiência bem-sucedida do HairSize mostra o que muitas outras pequenas empresas estão percebendo: a adoção de práticas sustentáveis ajuda não só o meio ambiente, mas é uma forma de melhorar a competitividade da empresa e reduzir custos. "Estudos mostram que pequenas empresas conseguem melhorar financeiramente ao adotar práticas sustentáveis. O empreendedor reduz o desperdício, diminui resíduos, consome de forma mais eficiente e atinge consumidores com consciência ambiental", diz Enio Pinto, gerente de inovação e tecnologia do Sebrae.
Enio coordenou uma sondagem em que foram entrevistados quase 4 mil pequenos empreendedores. A pesquisa "O que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade" mostra que a maioria dos pequenos empreendedores está ciente dos problemas ambientais - só 2% dos entrevistados disseram não conhecer nada sobre meio ambiente, e 75,2% dos entrevistados disseram que as questões ambientais são muito importantes para as pequenas empresas.
A pesquisa diz que o pequeno empreendedor está mais consciente. O problema está na hora de aplicar esse conhecimento no dia a dia da empresa. Os números mostram que muitos empreendedores não sabem o que fazer na área ambiental e não pensam nessas questões como estratégia de mercado. Para mais da metade dos entrevistados, a sustentabilidade não é considerada como uma oportunidade de negócios - em outras palavras, esses empresários temem que adotar práticas ambientais possa encarecer seus produtos e resultar em perda de competitividade.
Para Enio Pinto, as pequenas empresas devem adotar políticas ambientais exatamente porque elas são uma oportunidade para melhorar o desempenho e a lucratividade da empresa. Um dos exemplos é a Cachaçaria Extrema, uma propriedade de 150 hectares no interior do Rio Grande do Norte que produz cachaça artesanal. A cachaçaria começou em 2004, e desde então já colocou em prática 12 ações sociais e ambientais. Segundo Anderson Faheina, diretor da Extrema, as políticas ambientais expandiram o acesso da cachaçaria ao mercado, atendendo a um público consumidor que hoje está optando por produtos que não causem dano ao meio ambiente. "As ações ajudam a diferenciar a minha marca. O público passa a ver a empresa como mais amigável. Os clientes visitam a produção e conhecem o nosso trabalho", diz.
O trabalho da Extrema exemplifica a tese de que políticas ambientais melhoram o desempenho da empresa. Em um dos projetos, a Extrema investiu na construção de saneamento básico para a propriedade, e estendeu o saneamento e tratamento de esgoto às casas do entorno. A ação melhora o meio ambiente, a comunidade local, e ainda mostrou retorno econômico para a empresa. Isso porque o esgoto deixa de poluir água e solo utilizados na produção, e o tratamento ainda gera resíduos que podem ser usados como adubo. "Não são gastos ou custos com meio ambiente. São investimentos, que geram retorno direto para a empresa, e ainda causam um impacto benéfico no ambiente", diz Faheina.
Por enquanto, o impacto positivo das medidas socioambientais no ambiente é pequeno. Diferentemente de uma grande empresa, que pode mobilizar grande parte de recursos financeiros e mão-de-obra para projetos ambientais, as ações das pequenas empresas têm efeito local. Mas o cálculo muda quando se leva em conta o total de pequenas empresas. Há hoje no Brasil cerca de 6 milhões de empresas formais, e cerca de 99,1% são pequenos empreendedores. Se todas as pequenas empresas partirem para a sustentabilidade, o benefício pode ser maior do que o esperado. "Sem a participação da pequena empresa, não há jogo. Mas ela tem que entrar como um todo. É preciso educar, massificar os bons exemplos, dar visibilidade, para que o pequeno empreendedor seja protagonista no debate da sustentabilidade", diz Enio.
Tanto Faheina quanto Fabiana Gondim estão satisfeitos com os resultados dos projetos ambientais em suas empresas, e recomendam que todos os pequenos empreendedores promovam ações ambientais. Mas a grande maioria dos pequenos empreendimentos não tem estratégias de negócios que envolvam as questões sociais e ambientais. A melhor abordagem é que cada empresário atue de acordo com a realidade em que sua empresa está inserida. Ainda assim, algumas medidas simples costumam trazer resultados positivos para a maioria das empresas, como o tripé formado por eficiência energética, reaproveitamento da água e gestão dos resíduos sólidos.

(Fonte : Revista Época)

FESTIVAL GASTRONÔMICO OFERECE MENUS A PREÇOS POPULARES EM BÚZIOS



Quem estiver no balneário de Búzios nos dias 06, 07, 13 e 14 de julho pode participar da 11ª edição do Festival Gastronômico. O evento conta com 46 restaurantes servindo entradas, pratos e sobremesas a preços populares (R$ 10 a entrada ou sobremesa, e R$ 15 o prato) em quatro pontos da cidade, entre às 20h e meia-noite. Além do circuito tradicional, que inclui a Orla Bardot, a Rua das Pedras e a Rua Manoel Turíbio de Farias, o evento acontece também no Porto da Barra, em Manguinhos.
Além de receitas dos restaurantes, o festival oferece ainda três mesas com pratos clássicos locais, feitos por moradoras que fazem parte da história da cidade. Entre as receitas oferecidas este ano estão sopa de siri, arroz de mexilhão e carne seca com pirão. O evento deste ano tem como tema a sustentabilidade. A produção do evento optou, entre outras coisas, por talheres e pratos feitos de material reciclado.
Complementando a programação há também pocket shows de jazz, apresentações teatrais e exposições fotográficas em alguns locais do evento. Durante o mês, alguns pacotes turísticos da cidade incluirão o festival, com tíquetes de 15% de desconto para consumo nas mesas.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

PLUNA CONFIRMA DECISÃO DO GOVERNO DE FECHAR EMPRESA



O governo uruguaio decidiu na quinta-feira fechar a companhia aérea Pluna, que anunciou a suspensão de todos os voos nesta sexta-feira diante dos sérios problemas financeiros que enfrenta.
De acordo com comunicado da companhia, que tem uma frota de 13 aviões Bombardier CRJ900 NextGen que conectam Montevidéu e Punta del Este a cidades de Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, todos os voos serão suspensos nesta sexta-feira a partir das 12h (locais e de Brasília).
Na véspera, a Reuters havia adiantado a informações citando uma fonte do governo uruguaio.
"Há um conjunto de variáveis que, segundo a diretoria da companhia, a impedem de voar. Tem a ver com liquidez, com situações financeiras e econômicas", disse na noite de quinta-feira o ministro dos Transportes, Enrique Pintado.
O Estado uruguaio é o único administrador da Pluna desde meados de junho, quando o fundo de investimento que detinha 75 por cento da companhia abandonou sua participação após se negar a capitalizá-la. Uma agência estatal controlava a fatia de 25 por cento restante.

(Fonte : Reuters / imagem divulgação)

AIRBUS ADOTARÁ MEDIDAS DE SEGURANÇA NECESSÁRIAS APÓS RELATÓRIO SOBRE VOO RIO-PARIS


A Airbus comprometeu-se na última quinta-feira a adotar todas as medidas necessárias para melhorar as condições de segurança aérea, depois da divulgação do relatório final do BEA (Escritório de Investigação e Análises), órgão de estado francês, sobre as causas do acidente com o voo da Air France no trajeto Rio-Paris.
"A Airbus adotará todas as medidas que permitirão contribuir para este esforço coletivo em favor da otimização da segurança aérea", segundo um comunicado. O grupo "já começou a trabalhar em nível industrial a fim de reforçar as exigências relativas à resistência das sondas Pitot", acrescentou.
Segundo o BEA, o acidente com o voo da Air France Rio-Paris de 1º de junho de 2009, no qual morreram 228 pessoas, foi provocado por falhas técnicas e humanas.
De acordo com o relatório deste organismo oficial francês, que divulgou suas conclusões nesta quinta-feira, ocorreram problemas técnicos derivados da ergonomia do avião (um Airbus A330), mas também humanos, consequência das ações dos pilotos, que sofreram muito estresse.

(Fonte : France Presse)