sexta-feira, 21 de setembro de 2012

BILHETES TÊM DIFERENÇAS DE PREÇO DE ATÉ 490%


O passageiro que quiser comprar uma passagem de avião para as festas de fim de ano, com pelo menos três meses de antecedência, vai encontrar diferenças de preços de até 489,1% de uma companhia para outra. Isso é o que mostra um levantamento feito pelo Valor, na quarta-feira desta semana.
Para especialistas, diferenças expressivas de preços mostram a acirrada competição no setor. Com programas de gerenciamento de receita (do inglês "yield management"), elas monitoram diariamente os preços da concorrência e estabelecem o valor de um bilhete conforme essa análise.
Em uma companhia aérea de grande porte, o "yield management" pode gerar, em um dia, um relatório com os preços de cerca de 60 mil voos da concorrência.
"Com essa prática, as empresas não têm apresentado um bom resultado. A indústria vem mostrando prejuízo há anos", diz o especialista em aviação da Coppe/UFRJ, Elton Fernandes. TAM e Gol somaram prejuízo de R$ 1,6 bilhão no segundo trimestre. "A competição predatória faz com que tudo mundo perca", acrescenta.
O levantamento considerou as cinco rotas mais movimentadas do país de 2002 a 2010, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). São elas, Congonhas Santos Dumont, Cumbica-Salvador, Congonhas-Brasília, Cumbica-Recife e Cumbica-Porto Alegre.
As fontes de consulta foram os sites das três companhias que operam em todos os trechos, Avianca, Gol e TAM. Taxas de embarque foram desconsideradas. Apenas voos diretos entraram na comparação.
Para o Natal, foi simulada uma compra no dia 22 e volta no dia 26 de dezembro. No Ano Novo, partida no dia 29 de dezembro e retorno no dia 2 de janeiro. Historicamente, regras tarifárias do setor indicam que compras com antecedência e a permanência no destino, por ao menos três dias, tendem a tornar os preços mais em conta.
A diferença de 489,1% de preços em um mesmo trecho, entre duas companhias diferentes, foi constatada para uma compra no Ano Novo. A passagem de retorno entre Salvador e Cumbica, pela Gol, custaria R$ 205,90. Pela TAM, o preço saltaria para R$ 1.213.
"O que direciona o preço da companhia, principalmente em períodos de alta temporada, como Natal e Ano Novo, é a demanda de cada perfil de clientes", informou a TAM, acrescentando que tem um sistema de gerenciamento de receita que oferece a tarifa adequada para cada perfil de passageiro.
A maior demanda por viagens aéreas no Ano Novo, em comparação com o Natal, também mostra uma diferença muito grande de preços, em uma mesma companhia. O trecho de volta na ponte aérea para quem mora em São Paulo, pela TAM, seria de R$ 93, no Natal. Uma semana depois, no Ano Novo, o mesmo bilhete custaria R$ 513, uma inflação de 451,6%.
"Não temos um mercado maduro, pois temos novos consumidores. Está todo mundo apostando em ganhar dinheiro no futuro, buscando a maior participação de mercado", afirma Fernandes, da Coppe/UFRJ.
A diferença de preços de passagens de ida e volta, em uma mesma companhia, também é expressiva. Na TAM, a simulação de compra para um voo entre Cumbica e Salvador, no Natal, chega a 196,3%. O trecho de ida sairia por R$ 717. A volta custaria R$ 242.
O especialista em aviação da consultoria Bain & Company, André Castellini, afirma que a expressiva diferença de preços com três meses de antecedência pode mostrar que algumas companhias aéreas preferem abrir seus preços promocionais mais tarde.
"Algumas empresas, sabendo que vai ser uma época de alta temporada e demanda, não abrem as tarifas mais baixas tão cedo", diz Castellini. Segundo ele, a tendência é a de os preços se aproximarem, conforme for se aproximando as festas de fim de ano.
"O que esses dados mostram é uma estratégia diferente de gestão de receitas", diz Castellini, acrescentando que em meados do fim deste ano a diferença de receita média por assento, entre as companhias, deverá ser de até 30%.
Para o chefe de análise da SLW Corretora, Pedro Galdi, as diferenças de preços tão grandes são naturais e deverão sempre existir. "Sempre vai haver distorção de preços no setor aéreo", afirma.
Apesar de a TAM se destacar na comparação de preços maiores, a análise dos preços de ida e volta dos 10 trechos simulados mostra que ela tem os valores mais baratos na comparação de uma mesma rota em três casos. No Natal, na ponte aérea e entre Congonhas e Brasília. No Ano Novo, entre Congonhas e Brasília novamente.
A Gol mostrou os preços mais baratos em seis rotas. O décimo trecho restante, entre Cumbica e Porto Alegre, no Natal, não houve predominância de uma companhia com o preço mais barato tanto na ida quanto na volta.
Em geral, a Avianca se mostrou a mais cara nesse tipo de comparação, com preços de ida e volta mais caros do que a concorrência em sete rotas. A Avianca e a Gol foram procuradas, mas não retornaram

(Fonte & imagem: Jornal Valor Econômico )

CHAMADA PÚBLICA PARA EVENTOS TURÍSTICOS VAI ATÉ DOMINGO


Termina no próximo domingo (23) o prazo de inscrição para a chamada pública do Ministério do Turismo que vai selecionar projetos de eventos que contribuam para o fortalecimento do setor.
Os entes públicos interessados devem inscrever os projetos no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do governo federal (Siconv). O aporte total para a ação será de R$ 7 milhões.
Serão selecionados 35 projetos de eventos voltados para a promoção do destino, o desenvolvimento dos segmentos turísticos e o aumento da movimentação de fluxos regionais, nacionais ou internacionais de turistas no Brasil.
Para participar do processo de seleção os eventos devem observar os seguintes critérios: ser realizado entre 1º de dezembro de 2012 e 17 de fevereiro de 2013 – com pelo menos uma ação prevista no plano de trabalho executada no exercício de 2012; ter tido três edições anteriores; comprovar potencial para a geração de fluxo turístico, entre outros.
Os eventos selecionados receberão apoio do MTur que variam entre R$ 100 mil a R$ 400 mil. As propostas escolhidas contemplarão as cinco macrorregiões brasileiras.

(Fonte : MTur)

BRASIL É MERCADO PRIORITÁRIO PARA O MÉXICO


De acordo com o secretário de Turismo da Cidade do México, Carlos Mackinlay, Brasil e Argentina são os principais mercados emissores para o país e devem serem trabalhados para incrementar ainda mais o fluxo. Segundo ele, a Europa continua sendo o primeiro mercado de turistas para o México, mas acredita que o Brasil tem potencial para atingir o mesmo patamar.
“No último ano foram mais de 40 mil brasileiros no país. Isso não é muito, mas é uma conquista, já que os turistas preferem viajar para Cancun ou Miami. Esta acontecendo uma mudança muito grande no comportamento dos brasileiros e temos que trabalhar isso”, declarou. Segundo Mackinlay, muitas ações de relação entre os países estão sendo pensadas, em especial, relações públicas. “Convidamos sempre operadores e jornalistas para conhecer nossa diversidade e divulgá-las no Brasil. Isso tem dado certo”, contou.
Outra ação já em andamento entre os governos brasileiro e mexicano se refere ao fim da exigência de visto entre os países. Para confirmar o interesse do México no Brasil, durante a Fita 2012, o presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, não pode comparer, pois, estava no Brasil. Em sua primeira visita ele se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff e pediu maior integração dos países.

(Fonte : Mercado & Eventos)

SITE PERMITE MONITORAR AVIÕES DE TODO O MUNDO


Com informações de autoridades americanas e de aparelhos instalados nos aviões, o site http://www.flightradar24.com está disponibilizando informações sobre voos do mundo inteiro, sejam eles comerciais, privados ou militares, em um mapa na internet e num aplicativo para iPhone.
Segundo o Daily Mail, os dados vêm da Administração Federal de Aviação Americana e do sistema de rastreamento ADS-B, que monitora aeronaves através de uma ferramenta de transmissão e recepção de sinais.
Como a base principal dos dados é o ADS-B, o banco de informações do site fica restrito a 60% das aeronaves no mundo que têm o sistema.
Ou seja, nem todos os voos do mundo aparecem na tela. Por isso, enquanto na América do Norte há várias rotas presentes, a América Latina exibe menos informações.
Pelo mapa é possível conferir trajeto, origem e destino dos voos, além da altitude e da velocidade das aeronaves.
Os dados incluem o modelo do avião, companhia à qual é afiliado, número de série e as viagens mais recentes.
O site também oferece um aplicativo com realidade aumentada. Cada vez que um avião passar sobre o usuário, é possível saber de onde vem e qual o destino apontando o iPhone para a aeronave.

(Fonte : Terra)

GOL FAZ PARCERIA COM PAYPAL E PASSA A VENDER PASSAGEM PARA ESTRANGEIROS


Os estrangeiros podem comprar passagens da Gol com cartão de crédito internacional a partir deste mês, devido a um acordo entre a empresa aérea e o PayPal (serviço de pagamentos online).
A compra de passagens da Gol por estrangeiros não era possível até o mês passado, pois a empresa não tinha como checar a veracidade dos dados do cartão de crédito internacional.
Com o acordo, o pagamento via PayPal poderá ser feito em até 12 vezes sem juros. Para as compras com cartões nacionais, o período, antes limitado a dez vezes, agora também chega a 12 parcelas - com juros para parcelamentos em mais de seis vezes.
"É um passo importante para a recepção de estrangeiros na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Estrangeiros que vêm a trabalho e querem viajar pelo país também poderão fazê-lo a partir de agora", afirma Mário Mello, diretor-geral do PayPal na América Latina.
O PayPal possui cerca de três milhões de usuários no Brasil. No mundo, são 113 milhões.
A negociação entre as empresas começou no ano passado, mas só foi fechada no início de 2012. A implementação do sistema durou cerca de seis meses, e o site da Gol passou a ter uma versão em inglês.
A Gol espera que o faturamento a médio prazo cresça de 5% a 10% com a mudança.

SETOR

Segundo Mello, o PayPal conversa em ritmo acelerado com a Azul e a Tam, mas não confirma data para divulgação de possíveis parcerias com essas empresas.
A Azul firmou parceria em agosto com a Hahn Air (plataforma mundial de distribuição e venda de passagens) para comercialização internacional de bilhetes da companhia.
Com a parceria, os bilhetes poderão ser adquiridos em 145 países, em agências que utilizam o sistema da plataforma alemã de busca de passagens.
A Tam não oferece venda de passagens para cartões de crédito emitidos fora do Brasil.
Os sites de pesquisa e compra de passagens aéreas Decolar e Submarino Viagem também não realizam venda para cartões de crédito internacional

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

RESORTS BRASIL PRETENDE CHEGAR A 50 ASSOCIADOS AINDA ESTE ANO


O presidente da Associação Brasileira de Resorts, a Resorts Brasil, Dílson Jatany, apresenta um forte otimismo frente ao crescimento da entidade. “Temos a intenção de ter 50 associados ainda este ano. E também temos a expectativa de crescer cerca de 10% em relação ao último ano”, disse o executivo, em entrevista exclusiva ao canal Brasilturis TV, direto do 38º Encontro Comercial Braztoa, na capital paulista.
Segundo o executivo, ainda este ano, serão realizadas mais capacitações, uma na Bahia, em Comandatuba, e no interior de São Paulo. “Até fim de 2012 teremos mais de mil agentes especialistas em resorts”, garantiu Jatany

(Fonte : Brasilturis Jornal)

NO 1S12 A DIÁRIA MÉDIA DE HOTÉIS OTHON AUMENTOU 33% E A RECEITA 23%


No primeiro semestre de 2012 (1S12), a receita operacional bruta de Hotéis Othon cresceu 23% em relação ao 1S11, enquanto a diária média aumentou 33% no mesmo período. No total, 250 mil quartos/noite foram ocupados nas unidades na primeira metade deste ano. O Aeroporto Othon Travel apresentou expressivo crescimento de 40% na receita, seguido pelo Rio Othon Palace (+38%), Lancaster Othon Travel (+37%), Califórnia Othon Classic (+35%), Leme Othon Palace (+34%) e Savoy Othon Travel (+31%), todos no Rio de Janeiro. Segundo dados do 1S12 da Abracorp - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, o crescimento das vendas de Hotéis Othon no mercado doméstico corporativo foi de 69,6%.
“A nossa expectativa é que, a partir de condições econômicas e políticas favoráveis, com o aumento real da renda no Brasil, Hotéis Othon poderá vir a apresentar taxas de ocupação ainda maiores no segundo semestre de 2012”, antecipa Fernando Chabert, diretor superintendente. Em termos de crescimento na taxa de ocupação no semestre, o ranking da companhia aponta a liderança do Savoy Othon Travel com mais 6 pontos percentuais (p.p.), seguido pelo Rio Othon Palace com mais 3 p.p. Já o crescimento geral da diária média com café da manhã foi de 33% no trimestre. O Aeroporto Othon Travel lidera o ranking interno com aumento de 37% na diária média, seguido do Lancaster Othon Travel e do Califórnia Othon Classic com +34%, e do Rio Othon Palace e do Leme Othon Palace, também empatados com +33%.

Mais informações: www.othon.com.br  

(Fonte : Business Travel Magazine)

AZUL E TRIP LANÇAM NOVO VOO: PAMPULHA – VIRACOPOS


A partir de 1º de outubro, a Trip começa a voar na frequência Pampulha – Viracopos. Ao todo, serão quatro voos diários operadas por aeronaves ATR.
As passagens já estão à venda, somente pela Azul, a partir de R$ 79,90 o trecho. As reservas são obrigatórias, devem ser feitas até este domingo, dia 23, para viagens realizadas entre 1º e 10 de outubro.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

INTERNET GRATUITA É ESTENDIDA NOS AEROPORTOS AOS PASSAGEIROS EM CONEXÃO


A Infraero estendeu a internet sem fio gratuita nos 15 aeroportos onde o serviço é oferecido. Agora, passageiros em conexão que tenham vindo de aeroportos que ainda não oferecem o serviço também poderão acessar a rede. Para navegar, o viajante deverá guardar o número da Infraero no cartão de embarque do aeroporto de origem. Esse será o código que liberará a internet nas salas de embarque. “O passageiro também poderá recorrer aos balcões de informações da Infraero se precisar de algum tipo de orientação ou suporte”, afirmou o superintendente de Negócios Comerciais da empresa, Claiton Resende.
Atualmente, a internet sem fio gratuita é oferecida nos aeroportos da Pampulha, Confins, Manaus, Fortaleza, Galeão, Guarulhos, Viracopos, Natal, Porto Alegre, Recife, Santos Dumont, Congonhas e Salvador. Para se conectar, o usuário deve buscar o sinal da operadora e abrir o navegador. O acesso é liberado após o preenchimento de um cadastro e o fornecimento do código do cartão de embarque.

(Fonte : Business Travel Magazine)

INFRAERO REALIZA CAMPANHA EDUCATIVA EM TODOS OS AEROPORTOS


Anualmente, no dia 21 de setembro, a Infraero realiza ações em todos os aeroportos de sua rede. A multa moral é uma campanha educativa com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre o respeito às vagas exclusivas. Além disso, a empresa se preocupa em cumprir as normas de acessibilidade, garantindo o direito de ir e vir de todo cidadão, e prepara seus funcionários para o atendimento correto às pessoas com deficiência.
Com o slogan “O DESRESPEITO NÃO É MOTIVO PARA COMEMORAÇÃO”, a campanha será realizada este ano em todos os aeroportos da Infraero no País e terá a fixação de folhetos educativos no para-brisa dos veículos que estiverem estacionados de forma indevida nas vagas reservadas às pessoas com deficiência, além de panfletos que serão entregues nos terminais de passageiros.
As ações de acessibilidade da Infraero começaram a ser adotadas em 2004 e já capacitaram 12 mil colaboradores da Infraero, empresas terceirizadas e comunidade aeroportuária nos cursos de atendimento à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, além de 3,5 mil empregados da Infraero que participaram do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos aeroportos administrados pela empresa.
Um dos principais objetivos da campanha, além de reforçar as ações de acessibilidade da Infraero, é sensibilizar os passageiros e usuários para que eles colaborem com o uso correto das instalações aeroportuárias destinadas às pessoas com deficiência. “Com esse trabalho, a Infraero mostra que os usuários dos aeroportos podem colaborar para que todos utilizem as instalações da melhor maneira, sem prejudicar o conforto de quem necessita de acessibilidade”, afirma o superintendente de Gestão Operacional da Infraero, Marçal Goulart.

(Fonte : Jornal de Turismo / imagem divulgação)

BEBIDA PARA MAIORES


O presidente da Ambev, João Castro Neves, vai visitar bares, restaurantes e supermercados de São Paulo nesta semana em razão de uma campanha anual pelo consumo responsável.
A ideia é sensibilizar os donos de estabelecimentos a não vender bebidas alcoólicas a menores.
A ação recebeu 35% a mais de investimentos neste ano, na comparação com 2011.
Haverá a doação de 2.000 bafômetros para Paraná e Pernambuco.
Os equipamentos se somarão aos 90 mil aparelhos entregues pela empresa de bebidas ao governo de diversos Estados nos últimos anos.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)