quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

GOVERNO FEDERAL TRATA TURISMO COM DESCASO


Quanto tempo o Ministério do Turismo e a Embratur vão demorar para divulgar os dados da visitação turística no país em 2010?
Os números serão pífios - em 2009, o Brasil recebeu modestos 4,5 milhões de visitantes estrangeiros; na França, no mesmo ano, estiveram cerca de 70 milhões de turistas; à Espanha, foram 60 milhões de pessoas; nos EUA, a visitação de estrangeiros ultrapassa os 50 milhões.
Aqui, além da espera em tabular dados por parte dos órgãos "competentes" do governo federal, os números são de dar dó.
Também é de dar dó ver o que aconteceu com a verba pública que deveria fomentar o turismo no Brasil nos últimos anos.
O próprio deputado Pedro Novais (PMDB-MA), empossado no dia 3 de janeiro, no cargo de ministro do Turismo, assumiu dizendo que iria "eliminar as áreas críticas da pasta" referindo-se à pilhagem zilionária de verbas públicas que deveriam fomentar o setor e que foram desviadas por meio de emendas parlamentares.
Falando em números e cifrões, o orçamento da pasta para este ano de 2011 é de R$ 800 milhões, mas é normalmente inflado pelas tais emendas, podendo chegar a R$ 6 bilhões.
Ao assumir, Novais esclareceu que lamentava que a alegria do convite para virar ministro tenha se misturado à sua "indignação". É que a imprensa publicou que ele havia pedido erroneamente, em 2010, ressarcimento à Câmara de despesas realizadas num motel em São Luís, no Maranhão, apresentando uma nota fiscal de R$2.156...
E, na cerimônia de posse em que foi escoltado pela cúpula do PMDB, incluídos aí o vice-presidente Michel Temer e o presidente do Senado José Sarney, Pedro Novais anunciou "um esforço concentrado de 120 dias para fazer o ministério deslanchar" e para, entre outras coisas, coibir no futuro a gastança prá lá de imprópria com festas patrocinadas pela pasta do Turismo.
Mas e os números? Quantos e quais turistas estrangeiros vieram ao Brasil em 2010? Depois desses 120 dias de esforço, será que saberemos dados objetivos?
A reposta, infelizmente, é que jamais saberemos. Aquele formulário que todo cidadão preenche ao fazer o check-in num hotel brasileiro - e do qual constam informações sobre propósito da viagem, quantos dias de estada, nacionalidade do viajante, meio de transporte utilizado, categoria do estabelecimento etc - não é utilizado para nada depois que o turista faz check-out!
Os hoteleiros no Brasil, que não são instados a fornecer esses formulários para que o Ministério do Turismo e a Embratur formulem políticas sérias de fomento turístico, simplesmente jogam esse documento no lixo.
A questão é saber se teremos condições de hospedar a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016 com competência; se haverá tempo hábil para melhorar sem improvisos aeroportos e estradas; se o atual ministro do Turismo tem consciência do seu papel diante de números insossos (e/ou escabrosos) como os que têm sido apresentados pelo país, um dos menos visitados por turistas estrangeiros em todo o mundo.

(Por Sylvio Cioffi / Blog de Turismo da Folha de SP)

IOF NO CARTÃO VAI INTEGRAR PACOTE CAMBIAL


Apesar da negativa de Guido Mantega (Fazenda), a proposta de aumentar o IOF nas compras com cartão de crédito internacional faz parte de um conjunto de medidas encomendadas pelo Planalto na área cambial.
Segundo assessores, Dilma Rousseff ainda não tomou uma decisão sobre o tema porque não gostaria de baixar, como uma das primeiras medidas na economia, uma alta de imposto.
A ideia do governo, no entanto, é baixar ainda no primeiro semestre medidas para reduzir a valorização do real e melhorar a competitividade das empresas brasileiras ante os importados.
Segundo a Folha publicou ontem, o governo estuda elevar para mais de 4% a alíquota do IOF sobre cartão de crédito no exterior. Hoje, são cobrados 2,38%.
Ontem, como ainda não havia posição da presidente sobre o assunto, o Planalto decidiu devolver à Fazenda o decreto que alterava a alíquota do IOF.
Oficialmente, a informação é que a medida é do "âmbito" da Fazenda.
Ao ser questionado sobre o assunto ontem pela manhã, Mantega havia dito que ninguém "pensou" na proposta na Fazenda, responsável pela elaboração do conjunto de medidas na área cambial sob encomenda de Dilma.

O IOF sobre compras com cartão de crédito no exterior é de 2,38%, e não de 0,38%, como publicado pelo Jornal Folha de S. Paulo ontem.
Até o ano passado, o valor do IOF era dividido em duas alíquotas, uma de 2% e outra de 0,38%. Esse 0,38% corresponde à alíquota adicional criada com o fim da CPMF e serviu de referência para a área econômica justificar a elevação do imposto nos debates internos. Em dezembro, as alíquotas foram unificadas

(Fonte : Jornal Folha de SP)

MTUR E FBHA ANUNCIAM O LANÇAMENTO DO PROFISSIONAL BOM DE COPA


O Ministério do Turismo (MTur) e a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) já estão em fase de aquecimento para o lançamento do Profissional Bom de Copa, programa que faz parte do projeto Bem Receber Copa e vai capacitar oito mil profissionais para o mercado de trabalho. Já foram marcadas as datas já para o lançamento do projeto nas 12 cidades sede da Copa 2014.

Confira abaixo as datas e locais de lançamento:

21/02 - Natal – RN
23/02 - Salvador – BA
25/02 - Recife – PE
28/02 - Brasília – DF
01/03 - Belo Horizonte – MG
01/03 - Cuiabá – MT
03/03 - Fortaleza – CE
15/03 - São Paulo – SP
17/03 - Porto Alegre – RS
17/03 - Rio de Janeiro – RJ
23/03 - Curitiba - PR
Manaus ainda está com data por definir.

(Fonte : Hôtelier News)

MOBILIDADE CHEGA À PEQUENA EMPRESA


Companhias menores e profissionais liberais têm opção de serviço simples para receber com o cartão de crédito

O crescimento dos pagamentos feitos por celular também ajuda empresas de pequeno porte e profissionais liberais, possibilitando que eles recebam pagamentos no cartão de crédito.
Um aplicativo para celulares Android desenvolvido pela MoIP Pagamentos em parceria com a Menki ajuda os lojistas a receber dinheiro.
Para fazer isso, ele precisa apenas ter um aparelho com o sistema do Google e instalar o programa. Ao receber o dinheiro de uma conta, o comerciante digita os dados do cartão e a plataforma faz o processamento.
"Você faz o cadastro e se coloca como vendedor. São validadas algumas informações e você pode aceitar pagamentos com o uso do cartão de crédito", explica Igor Senra, presidente da MoIP.
Para mais informações, acesse menkimobile.com.br
O serviço Square (squareup.com) tem uma função parecida. O pequeno empresário recebe uma espécie de leitor de cartões, que pode ser acoplado a celulares (iPhone e Android) ou ao iPad, e passa a receber pagamentos de cartão de crédito.
Mas o serviço ainda é restrito aos residentes nos Estados Unidos. Para usar o serviço, é preciso ter ao menos uma conta bancária e um endereço físico no país, além de um número de seguro social norte-americano.
As grandes redes também demonstram interesse no pagamento móvel. A Starbucks anunciou recentemente que seus consumidores nos Estados Unidos podem pagar suas contas usando um aplicativo para iPhone, iPod touch e alguns aparelhos BlackBerry.
Por meio do programa, o usuário pode carregar uma espécie de cartão da loja com seu cartão de crédito. Na hora de pagar, é só passar o aparelho na frente de um scanner, que lê um código de barras exibido na tela do smartphone.
Tanto investimento tem uma razão clara. Levantamento divulgado pela consultoria Gartner no meio do ano passado mostrou estimativas que o número de usuários de sistemas de pagamentos durante o ano de 2010 deve contabilizar mais de 108,6 milhões.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

ABAG QUER MUDANÇAS PARA OTIMIZAR OS SLOTS DA AVIAÇÃO EXECUTIVA EM CGH


A ABAG - Associação Brasileira de Aviação Geral está trabalhando para melhorar o aproveitamento dos slots (vagas para pouso e decolagem) destinados à aviação executiva no Aeroporto de Congonhas (CGH) em São Paulo. A entidade, com a ajuda das estatísticas oferecidas pelo CGNA - Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, vem percebendo um mau uso do espaço destinado à aviação executiva em um dos aeroportos mais disputados do país. A ideia é mudar a cultura das empresas para o que sistema se auto regule e o espaço destinado à aviação geral em Congonhas seja melhor aproveitado.
“Desde que o número de movimentos por hora em Congonhas foi reduzido, o espaço para a aviação executiva ficou ainda mais restrito e se for mal aproveitado, a situação fica ainda pior”, disse Ricardo Nogueira, vice-presidente da ABAG. Segundo ele, o mau uso é decorrente da própria estrutura do sistema, que não permite que slots cancelados voltem ao sistema e possam ser reagendados, e também do comportamento de algumas empresas que reservam, não usam, e não cancelam. O agendamento para uso dos slots tem que ser feito previamente e com antecedência de 25 horas do pouso ou decolagem.
Através de reuniões periódicas com o CGNA e com os operadores, a ABAG está buscando formas de melhorar o aproveitamento dos slots. A meta da ABAG é, em seis meses, atingir um nível de conscientização junto aos usuários do sistema que garanta: 100% dos slots não utilizados sendo cancelados pelo solicitante em até 3 horas antes do horário de decolagem (sendo 70% cancelados até 8h antes e 40% cancelados até 24h antes), de forma a permitir o reaproveitamento destes slots por outros operadores.

(Fonte : Business Travel Magazine)

BRASIL TENDE A SER IMPORTANTE DESTINO DE BUSINESS TRAVELERS DE CINGAPURA


O Brasil tem todas as condições de se transformar em destino favorito de executivos asiáticos, especialmente de business travelers de Cingapura. A agência de desenvolvimento local, a IE Singapore, facilitou a organização de 24 missões comerciais para o Brasil no ano passado. Para 2011 já estão previstas pelo menos 20 missões desse tipo, mas o número é conservador e tende a aumentar muito até o final do ano. Em 2010, o comércio exterior entre os dois países aumentou cerca de 7% e totalizou US$ 3,75 bilhões.
O fato da Singapore Airlines (SIA), uma das mais premiadas companhias aéreas do mundo, iniciar em março sua primeira ligação para a América do Sul, conectando três vezes por semana Cingapura a São Paulo, via Barcelona, favorece as relações bilaterais e potencializa o aumento do comércio e das viagens corporativas.
Govind Karunakaran, CEO do Kay Bee Group, indústria têxtil que exporta 90% de sua produção para o Brasil, disse: “Este voo obviamente vai facilitar a percepção de distância, já que agora o Brasil está distante dois continentes de nós e passaremos a achar que está distante apenas um. E o fato é que a SAI, com sua grande reputação, definitivamente vai tornar mais fácil e rápido o fluxo dos viajantes de negócios, incrementando nossas viagens”.
Robert Khoo, CEO da NATAS - National Association of Travel Agents Singapore, disse: “Creio que quando a economia está boa, muitas empresas investem em novos mercados. A nova ligação proporcionada pela SIA vai ajudá-las a voar para a América do Sul de uma forma muito mais rápida”. Segundo o agente de viagem, atualmente um voo entre Cingapura e a América Latina leva cerca de 30 horas ou mais.

(Fonte : Business Travel Magazine)

HRG ESTÁ LANÇANDO APLICATIVO MÓVEL PARA CLIENTES E VIAJANTES CORPORATIVOS


A travel management company HRG - Hogg Robinson Group está lançando um aplicativo móvel para seus clientes corporativos e viajantes de negócios. A companhia disse que é a primeira do setor a desenvolver o software, que será disponibilizado iPhone/iPad, Android e a maioria das demais plataformas móveis, não só para atender a demanda de alguns clientes, mas também pelo desejo de se manter tecnologicamente à frente de seus concorrentes. Os buyers e viajantes poderão acessar o app através de um brownser normal. O aplicativo estará integrado na plataforma da TMC - HRG Online e HRG i-Suite e, atualmente está em fase de teste em clientes que usam o ambiente Windows 7.
Os usuários do aplicativo poderão conferir seus itinerários de viagem, fazer reservas em hotéis e acessar sua políticas de viagens corporativas. Horários de voos e de trens poderão ser visualizados no app, mas ainda não será possível fazer transações nessas modalidades de transporte. O HRG disse que todas as ações móveis feitas por um usuário são capturadas e disponibilizadas ao travel manager.

(Fonte : Business Travel Magazine)

TURISTA DE EVENTOS NO RECIFE SE HOSPEDA MAIS EM HOTÉIS



No ano passado, 87% dos turistas de eventos que foi para Pernambuco participar de feiras e congressos utilizaram hotéis, flats e pousadas para se hospedar, ultrapassando os 82% registrados em 2009 e gastou uma média de R$ 359,50 por dia. Isso é o que revela a Pesquisa do Perfil Socioeconômico do Turista de Eventos, realizada pelo Recife Convention & Visitors Bureau em parceria com a Faculdade Integrada do Recife (FIR).
A realização de congressos e feiras em Pernambuco em 2010 contribuiu para manter a hotelaria aquecida, inclusive, em períodos de baixa temporada. De agosto a novembro, período de maior concentração de feiras no estado, a ocupação hoteleira em hotéis e pousadas alcançou picos de 95%.
"Os eventos realizados em 2010, que foram captados com apoio do RCVB em parceria com a Secretaria de Turismo do Recife e a Empetur, atraíram visitantes mais qualificados e dispostos a deixar mais recursos no Estado. O gasto médio diário saltou de R$ 330 para R$ 359,50, três vezes maior que o valor gasto por um turista em geral que desembarca em Pernambuco, que corresponde a R$155,37 (segundo dados retirados de pesquisa realizada pela Empetur)", diz José Otávio de Meira Lins, presidente do RCVB. "O público detentor de ensino superior completo, especializações, mestrados, doutorados e pós-doutorado cresceu de 75% para 96% dos participantes de feiras e congressos no Estado", complementa Meira Lins. O período também foi de grandes eventos na área médica em Pernambuco, 32% do público participante de feiras e congressos foi composto por profissionais de saúde, seguidos por 16% do segmento de ciências exatas e por 11% de vendedores, dirigentes e gerentes.

Maior permanência

O tempo médio de permanência é de cerca de cinco dias,e a pesquisa apontou ainda que 51% dos entrevistados contra os 35% registrados em 2009, prolongam a sua estada em terras pernambucanas por mais 2,5 dias para conhecer e desfrutar dos encantos do Estado. A evolução desse número é reflexo do trabalho realizado através do projeto 'Pernambuco + 3 dias', pelo qual são enviados teasers para o mailing de inscritos nos even¬tos, cada um abordando um tema, como: 'sol e mar', 'gastronomia e compras', 'história e cultura', 'ecoturismo e aventura', além de um específico sobre a história do Estado e uma apresentação de Pernambuco.

Satisfação

O atendimento prestado pelos profissionais que atuam nos hotéis e restaurantes pernambucanos é considerado bom e excelente por 84,5% dos turistas de eventos. No quesito avaliação dos preços: 61,6% dos entrevistados consideram os valores praticados como normal. E 90,09% dos entrevistados garantiram que possuem intenção de retornar a terras pernambucanas numa próxima oportunidade.
O item 'atrativos naturais' foi o que mais agradou aos visitantes de feiras e congressos em 2010, de acordo com 23,3% dos participantes da pesquisa, seguido por hospitalidade e culinária, com 20,1% e 16,2%, respectivamente. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas, os visitantes que desembarcarão no Brasil para o Mundial de Futebol de 2014 terão no item 'atrativos naturais' como a segunda maior motivação para viagem, ficando atrás apenas dos próprios jogos. Sendo assim, dentro desse contexto, Pernambuco destaca-se como um destino com extremo potencial para receber e agradar a esses visitantes.

Mercado emissor

No ano passado, a região Sudeste foi o segundo maior emissor de turistas de eventos para Pernambuco, contemplando 29% dos entrevistados, ficando atrás dos 41% provenientes de estados nordestinos. "O Nordeste brasileiro despontou no cenário econômico nacional nos últimos anos e o maior reflexo disso concentra-se nos profissionais locais que partiram em busca de especializações e atualização de mercado. Além de promover networking, encontros como feiras e congressos são ótimas oportunidades para capacitações profissionais, o que talvez tenha estimulado o crescimento do público nordestino em eventos sediados em Pernambuco", finaliza José Otávio de Meira Lins, que chama atenção também para dados que indicam que 75% dos participantes de eventos, mesmo com forte presença do público do Nordeste, utilizaram o avião como meio de transporte.

Informação

A internet continuou sendo a principal ferramenta utilizada pelos visitantes para obter conhecimento sobre os eventos que aconteceram no Estado, totalizando 31,03%. A informação sobre a realização dos eventos em Pernambuco também circulou em locais como Universidades e ambientes de trabalho, atraindo cerca de 29,03% dos participantes.

(Fonte : Hôtelier News / Foto divulgação)

MILHAGEM


A Gol criou uma gerência para concentrar projetos e produtos destinados à classe C, que representa 47% de seus passageiros.
A empresa estima que pelo menos 128 milhões de brasileiros teriam condições de comprar passagens aéreas, mas apenas 17 milhões o fazem.

(Fonte : Coluna Mercado Aberto)

ACADEMIA BRASILEIRA DE EVENTOS REALIZA 12º SEMINÁRIO TÉCNICO


A Academia Brasileira de Eventos realiza no dia 17 de fevereiro o 12º Seminário Técnico da entidade, com o tema Perspectivas dos Eventos e Turismo no Brasil para os próximos anos. O encontro reunirá experientes profissionais de turismo, evento e negócios no Expo Center Norte com o objetivo de contribuir para a atualização e o aprimoramento do setor.
O evento terá como palestrantes Wagner Ferreira, ex-vice presidente da Vasp e da TAM e presidente da Webjet, atualmente consultor da Passaredo Linhas Aéreas; Mario Beni, professor titular em Turismo pela USP, membro do Comitê Mundial de Ética do Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT); e Paulo Gaudenzi, ex-secretário de Cultura e Turismo da Bahia.
Conscientes da importância dos megaeventos para o país, os palestrantes irão abordar temas como "A Copa 2014 - A competência Aeroviária Nacional" e "Mega Eventos Internacionais e Oportunidades para o Turismo no Brasil".
A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados devem confirmar presença pelo e-mail secretaria@abeventos.org.br ou pelo tel. (11) 3257 -8570.

(Fonte : Hôtelier News)

NFC É TESTADA EM QUARTOS DE HOTEL E EM NOVOS CARROS DA BMW


A tecnologia que permite a troca de dados entre aparelhos a curta distância está sendo testada para além das transações econômicas.
No hotel Clarion, de Estocolmo, por exemplo, visitantes ganharão celulares equipados com a tecnologia NFC (Near Field Communication) em um período de testes.
Por meio dos aparelhos, os clientes poderão reservar quartos, receber confirmações e fazer o check-in antes mesmo de entrar no hotel. Assim, ao chegar ao estabelecimento, eles já terão suas chaves habilitadas no próprio aparelho. Tudo para evitar a parada na recepção.
O check-out também poderá ser feito com a ajuda do dispositivo. Após a estadia, a chave eletrônica é automaticamente cancelada.
Enquanto isso, sites especializados em carros informam que a BMW está trabalhando para incluir a tecnologia NFC nos circuitos de seus próximos carros.
Em um vídeo demonstrativo (bit.ly/bmwsistema), é possível saber mais sobre a "chave inteligente" compatível com a NFC imaginada pela empresa. A BMW projeta que o usuário poderá até fazer compras com a tecnologia integrada no carro.
Na Finlândia, a rede social Hot in the City (ainda em fase conceitual) usa a NFC para que usuários possam avisar seus amigos ao chegar a lugares de uma maneira mais rápida. Veja em bit.ly/hotinthecityrede.

MUNDO NFC

Em nearfieldcommunicationsworld.com, é possível encontrar mais informações sobre as tecnologias e detalhes dos testes que estão sendo feitos ao redor do mundo.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

PÃO E CHOCOLATE


A Casa do Pão de Queijo e a marca O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo abrirão lojas conjuntas em São Paulo nos próximos dois meses. As duas empresas, que fazem parte do grupo CPQ Brasil, também devem abrir unidade conjugada em Curitiba. "Com a estratégia, atuamos em dois segmentos sem perder as peculiaridades", diz o presidente do grupo, Alberto Carneiro Neto. Além dessas lojas, a Casa do Pão de Queijo pretende inaugurar mais 30 unidades e 110 postos neste ano. Boa parte deles ficará em empreendimentos de cidades de médio porte, segundo Carneiro Neto. "Não há mais muitos shoppings para abrir negócio na capital." O investimento médio para abertura de cada unidade é de R$ 125 mil a R$ 200 mil. O grupo pretende comprar outras marcas alimentícias, diz Carneiro Neto.

(Fonte : Col. Mercado Aberto)

SP TURIS LANÇA ROTEIRO TEMÁTICO DO CAFÉ NESTE SÁBADO


A partir deste sábado (dia 12), os turistas e moradores de São Paulo poderão conhecer mais da história da cidade e a relação com o café. O passeio temático inédito Roteiro do Café foi criado pela São Paulo Turismo, por meio do projeto Turis Metrô, em parceria com o Café Moka.
O roteiro funcionará durante os finais de semana dos meses de fevereiro, março e abril, exceto nos dias 5 e 6 de março (carnaval). Para participar, os interessados devem agendar o passeio pelo site www.cafemoka.com.br, onde há ainda mais informações do passeio.

(Fonte : Panrotas)