terça-feira, 17 de maio de 2011

MERCOSUL SE REÚNE PARA FORTALECER TURISMO NO CONTINENTE



Ministros debatem a integração das políticas de turismo do bloco

Os ministros do Turismo dos países que formam o Mercosul se reúnem nesta semana em Assunção, capital do Paraguai, para discutir o desenvolvimento da atividade no continente. Integrar as políticas voltadas para o setor dos países-membros e consolidar uma promoção internacional conjunta são alguns dos temas em pauta.
O ministro do Turismo brasileiro, Pedro Novais, está em Assunção para a nona edição do encontro. Ele destacou a importância do debate de propostas comuns para o crescimento turístico do Mercosul. “Atuando de forma conjunta conseguimos facilitar a vinda de turistas de outros continentes. O objetivo é de ajuda mútua para viabilizar o desenvolvimento e a qualificação do turismo regional”, afirmou. A agenda vai até quarta-feira.
A reunião ministerial é realizada a cada seis meses no país que detém a presidência do bloco. O grupo foi instituído em 2003 por iniciativa do Brasil e é ligado diretamente ao Conselho Mercado Comum – CMC, órgão superior de decisão do Mercosul.

TURISMO DO MERCOSUL BUSCA SISTEMA DE DADOS COMUM

Um dos temas tratados durante a IX Reunião de Ministros de Estado de Turismo do Mercosul – RMTur, que está sendo realizada em Assunção, Paraguai, foi a necessidade de sistematizar as estatísticas turísticas entre os países da região. As autoridades foram enfáticas ao afirmar que o tema é de fundamental importância para ações integradas de promoção turística.
O Brasil já cedeu a tecnologia Cadastur para o Paraguai, sistema de cadastramento de empresas e profissionais do turismo. O país presta consultoria para que o software seja adaptado à realidade paraguaia. Argentina e Uruguai, no entanto, utilizam outro sistema. Os demais países também têm ferramentas próprias, o que ainda traz dificuldades para a comparação de dados.
Segundo o ministro Pedro Novais, a homogeneização permitirá uma melhor gestão das políticas de turismo no bloco. “Há dificuldades para reunirmos os dados e estabelecermos parâmetros e metas. Temos o objetivo comum de um selo de qualidade entre os países, para avaliarmos com segurança nosso desenvolvimento turístico”, disse.
A ministra do Turismo do Paraguai, Liz Rosanna Cramer Campos, elogiou o incentivo dado com a experiência do Cadastur e afirmou que ela tem permitido a integração de entidades turísticas da capital Assunção com as de regiões mais distantes do país. “Temos a obrigação de desenvolver um padrão comum dentro do Mercosul para que o crescimento turístico se dê de forma mais rápida e mais integrada”.

(Fonte : MTur/ imagem divulgação)

PAÍS CRIOU 272.225 VAGAS FORMAIS EM ABRIL, APONTA CAGED



Após a criação de apenas 92,6 mil postos de trabalho em março, já descontadas as demissões do período, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) voltou a registrar um número robusto em abril. No mês passado, foram geradas 272.225 vagas de trabalho com carteira assinada, conforme dados divulgados nesta tera-feira, 17, pelo Ministério do Trabalho. Apesar do aumento, o número não é recorde para o mês. Isso ocorreu em abril do ano passado, quando o saldo de vagas líquidas foi de 349 mil.
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, havia adiantado na semana passada que o número de abril seria "muito bom" e "próximo ao recorde" do mês. No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, o saldo é de 880.717 novos postos formais. A meta de Lupi é atingir 3 milhões de novos empregos com carteira assinada este ano. Em 2010, foram criados 2,861 milhões de novos postos formais.

Serviços

O setor de serviços apresentou saldo líquido de emprego (contratações já descontadas as demissões) de 114.434 postos formais no mês passado. O resultado, segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, é recorde para o mês de abril. "Sem dúvida, o setor de serviços é o que mais emprega no País", comentou o ministro, durante entrevista coletiva para detalhar os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O comércio também registrou a maior geração de vagas com carteira assinada para meses de abril. No total, foram gerados 41.587 empregos, com recorde no varejo (36.153 postos) e aumento no atacado (5.434 vagas). Em abril, a indústria da transformação contratou 51.313 a mais do que demitiu. "Muita gente estava preocupado com este setor por causa da crise, mas vemos que há recuperação", comentou.
Depois de registrar que as demissões superaram as contratações em março, a agricultura voltou a contratar mais no mês passado, com um saldo de 28.133 novos postos. Na Construção Civil, também houve uma reação em relação a março, com saldo de 3.315 novos postos.

(Fonte : Jornal O Estado de S. Paulo / imagem divulgação)

NATAL NA QUALIFICAÇÃO PARA A COPA



O ministro do Turismo, Pedro Novais, vai percorrer as 12 cidades-sede da Copa do Mundo para divulgar o programa Bem Receber Copa, que vai qualificar 306 mil profissionais do turismo até 2013. A ação começou, no dia 12 de maio, em cerimônia realizada em Natal (RN), onde já foram treinados 730 profissionais.
Somente em Natal, foram abertas mais de 2,8 mil vagas para profissionais que trabalham em seis categorias do setor. Foram contemplados os bares e restaurantes; meios de hospedagem, turismo de aventura, locadoras de veículos, transporte aéreo; operadores turísticos e agentes de viagens.
O Bem Receber Copa foi criado em 2010 com o objetivo de qualificar os profissionais do turismo para melhor atender ao turista com foco em grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos. As ações são executadas em parceria com entidades que fazem parte do Conselho Nacional de Turismo.
O investimento total do Ministério do Turismo nesta ação é de R$ 440 milhões. A meta é capacitar 306 mil profissionais empregados na cadeia produtiva do setor até o fim de 2013. Nessa conta, incluem-se os profissionais da linha de frente, aqueles que têm contato direto com os turistas, em diversas áreas – hospedagem, serviços de alimentação fora do lar, agentes de viagem e receptivo, locadoras de veículos e companhias aéreas, entre outras.

(Fonte : Revista Fator)

MTUR PROMOVE BLITZ EDUCATIVA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL


O Ministério do Turismo promoverá uma blitz educativa para sensibilizar a população contra a exploração sexual de crianças e adolescentes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), na quarta-feira (18). Representantes do MTur e cerca de 100 alunos de cursos de Turismo do Distrito Federal participarão do movimento, fazendo a distribuição de panfletos e a adesivagem de veículos.
A mobilização terá início às 14h e acontecerá no gramado em frente à Catedral e em outros quatro semáforos da Esplanada dos Ministérios. A iniciativa faz parte de mobilização pelo dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
De acordo com a secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, o Ministério do Turismo apoia todas as iniciativas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “O MTur não está de olhos fechados para este tipo de prática criminosa. Queremos que a sociedade denuncie, não aceite esse crime nos nossos destinos turísticos”, disse.
Dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100), coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o serviço recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.
Uma extensa agenda de atividades será realizada em Brasília e no Rio de Janeiro, chamando a sociedade para a importância de um enfrentamento conjunto do problema. Para conferir a programação nacional, coordenada pela SDH, acesse www.direitoshumanos.gov.br

DEZOITO DE MAIO

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000. A data marca o crime que chocou o país em 1973, em Vitória–ES, e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. A intenção é destacar a data para convocar a sociedade para participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes.

(Fonte : MTur)

BA VAI RECEBER US$ 84,7 MI DO BID PARA DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NÁUTICO E CULTURAL



O plano de ação para o desenvolvimento do turismo na Baía de Todos-os-Santos foi apresentado pela Secretaria de Turismo (Setur), ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Ministério do Turismo, nessa segunda-feira (16/05), no Centro de Convenções, em Salvador. As propostas serão avaliadas para inclusão da Bahia no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), mantido pelo MTur e financiado pelo BID. O Estado deve receber financiamento de US$ 84,7 milhões para impulsionar os segmentos de turismo náutico e cultural. A expectativa é de que os contratos sejam assinados até o final do ano.
O objetivo do programa é preparar a Baía de Todos-os-Santos para o desenvolvimento de diversos segmentos turísticos e sua consolidação como destino competitivo nos mercados nacional e internacional. Ao todo, 18 municípios do Polo Turístico da Baía de Todos-os-Santos serão beneficiados com a inclusão da Bahia no Prodetur Nacional; dentre eles, Maragojipe, Itaparica e Vera Cruz. Os recursos serão investidos em infraestrutura e serviços turísticos, qualificação profissional e empresarial, bem como na formação de novos roteiros, produtos turísticos e inclusão produtiva da população local.
Entre as ações previstas estão a implantação do Trem Cultural Santo Amaro-Cachoeira, do Projeto Oceanário de Salvador (estudos de localização e projetos), requalificação de áreas turísticas, a exemplo da Praça Castro Alves, e da Via de Contorno da BTS, que deve ligar os principais municípios, favorecendo o fluxo de turistas na Baía de Todos-os-Santos.
"O programa reforça a projeção social e econômica do turismo, que hoje é visto como uma política de Estado. A Baía de Todos-os-Santos tem um excelente potencial turístico e estamos investindo muito no turismo náutico, com a implantação de charters náuticos e saveiros, para aproveitar o potencial", comentou o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli.
Os técnicos da Missão de Identificação do BID permanecerão na Bahia até sexta-feira para analisar as propostas do Estado e conhecer o potencial turístico da Bahia. Esta é a primeira das três missões formais para o processo de preparação de assinatura do contrato de empréstimo.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

DESEMBOLSOS DO BNDES RECUAM APÓS CINCO ANOS


Em um sinal de desaquecimento da economia e de freada dos investimentos, os desembolsos do BNDES tiveram a primeira queda em um primeiro trimestre desde 2006. O valor chegou a R$ 24,9 bilhões, 2% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Luciano Coutinho, presidente da instituição, destacou que caiu o ritmo de crescimento dos investimentos: de 20% ao ano para 10% ao ano. Uma queda importante, embora a taxa ainda seja o dobro da de expansão do PIB (Produto Interno Bruto).
Coutinho disse que a queda dos desembolsos também foi, em parte, causada pela mudança de estratégia do banco, que decidiu reduzir sua participação nos financiamentos para favorecer a presença de outros agentes, como o mercado financeiro.
O banco ressalta que o comportamento das liberações no primeiro trimestre do ano "está em linha" com as expectativas de estabilidade no nível dos desembolsos em 2011 em relação a 2010.
Em 12 meses encerrados em março, segundo o banco, eles "ficaram equilibrados em R$ 143,1 bilhões (sem a operação de capitalização da Petrobras, em setembro do ano passado), ou seja, no mesmo patamar de 2010".
Diante de juros mais altos e perspectivas de demanda mais fraca, empresários já se mostram menos dispostos a investir nos próximos meses. Tal tendência já aparece em sondagens.
O BNDES ressalta que as aprovações e os enquadramentos de empréstimos que vão se concretizar no futuro avançaram no primeiro trimestre -23% e 16% no acumulado em 12 meses, respectivamente.

PANAMERICANO REVÊ CUSTOS E LUCRA R$ 76,1 MI

Sob nova direção, o banco PanAmericano voltou a dar lucro, cortando custos e apostando em empréstimos de baixo risco (veículos e desconto em folha).
No primeiro trimestre, lucrou R$ 76,1 milhões, resultado impossível de ser comparado com os anteriores devido à fraude contábil.
Segundo José Luiz Acar Pedro, o superintendente indicado pelo BTG Pactual, novo controlador, o banco pretende captar recursos com custos menores.
O PanAmericano viabilizava uma estrutura dispendiosa vendendo empréstimos a outras instituições.
Dos recursos captados, 30,5% ainda são da venda de carteiras, negócio que parou após o escândalo envolvendo cessão de crédito. O banco vendeu R$ 3,5 bilhões em crédito, a maioria para o Pactual.
"A venda de carteira ainda é importante para a gente", disse Acar.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

SINDRIO ACIONA ECAD CONTRA COBRANÇA DE DIREITOS AUTORAIS DE MÚSICAS EXECUTADAS EM QUARTOS DE HOTÉIS



O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) iniciou uma ação civil pública na 5ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio contra o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) na última sexta-feira (13/05). A ação é relativa ao valor cobrado pelos direitos autorais de músicas executadas nos quartos de hotéis e pede em medida liminar que a cobrança seja interrompida, sob pena de R$ 1 mil de multa.
Baseado na Lei Geral do Turismo (Lei 11.771/08), o SindRio argumenta que os apartamentos são espaços privados e de uso individual do hóspede, não cabendo a cobrança. Atualmente, o Ecad cobra uma taxa mensal em torno de R$ 10,60 por quarto, independente da ocupação do estabelecimento e da temporada.
A ação foi impetrada em nome de 177 meios de hospedagem filiados ao sindicato, e será julgada pela juíza Maria da Penha Nobre Mauro.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

BAR E RESTAURANTE COM Nº NO NOME VIRAM MODA EM SP



Já são tradição em São Paulo as "auto-homenagens" que alguns donos de bares e restaurantes fazem em seus estabelecimentos, colocando os próprios nomes no letreiro - desde o Hambúrguer do Seu Osvaldo, no Ipiranga, à Lellis Tratoria, no Jardins, passando pelo Bar da Dida, do Luiz, o Chopp do Miguel e por aí vai. Mas ultimamente nome próprio vem caindo de moda - o legal agora é colocar o número, ou mesmo o endereço inteiro do bar ou do restaurante na fachada. Lorena 1989, Ministro 1153, Paralelo 1227, Casa 92, Pier 1327 são alguns dos inúmeros exemplos na capital.
Segundo os donos, é tudo uma questão de serviço: quando alguém pergunta a um amigo qual é o bar, já recebe junto a informação de onde ele fica. É até mais fácil de encontrar no GPS. "O cliente visualiza melhor, pesquisa na internet com mais facilidade, já consegue vincular o endereço àquele determinado restaurante", explica Allan Prisco, um dos sócios da recém-inaugurada Hamburgueria 162, no mesmo número da Rua Luís Coelho, região da Consolação.
Prisco também se inspirou na tradição do próprio local onde fica o restaurante. "É uma galeria antiga na esquina da Rua Augusta, que muita gente conhece há muito tempo. Então não deixa de ser uma homenagem a um lugar especial."
Um dos donos da Casa 92, Fernando Sommer também se inspirou na localização simpática da casinha da Rua Cristóvão Gonçalves, em Pinheiros. "A gente não queria um nome convencional", diz.
Já o restaurateur Juscelino Pereira foi além: não só abriu o Ministro 1153 na Alameda Ministro Rocha Azevedo, número 1.153, nos Jardins, como conseguiu que o telefone do restaurante termine em 1153. "O nome 'ministro' sozinho não podia, era muito comum. Tinha de ter um complemento. Quando conseguimos o telefone, aí foi que o 1153 ficou forte", comemora.
A saga de Pereira para encontrar a nomenclatura perfeita passou por uma série de pesquisas. E era difícil encontrar um que já não fosse registrado. "Além de ser simpático, colocar o endereço no nome é uma grande vantagem, porque as chances de existir um outro bar com o mesmo nome são mínimas."

INSPIRAÇÃO

A "força" do número levou o casal Karina Mota e Seba Orth a batizar o Lorena 1989, bar-restaurante nos Jardins. "É o ano da queda do muro de Berlim, do bicentenário da Revolução Francesa. Tem todo um significado interessante", explica Orth, que também conta ter preferido um nome mais "low profile" para não haver choque de identidade com a loja ao lado, a Surface To Air, de onde ele e a mulher também são donos. "Ou talvez a gente seja sem imaginação mesmo", brinca.
Foi em uma festa entre amigos no escritório do empresário alemão Raphael Rottgen que um outro casal, Fernanda Ogliano e Juliano Beccari, transformou o quintal da "firma" do amigo em bar de jazz. Nasceu o JA 367, quase uma sigla para o endereço da Rua Joaquim Antunes, mesmo número, em Pinheiros. "O legal é que algumas pessoas confundem o nome com 'jazz', o que tem tudo a ver com o conceito do bar", diz Beccari.

NUMEROLOGIA

Se o nome de um estabelecimento comercial não pode ser escolhido assim a esmo, jogar um número na fachada muito menos. É o alerta da numeróloga Liliana Filardi. "Alguns números atraem agressividade, outros atraem clientes. Muitas vezes as 'encrencas' não estão nem relacionadas ao nome do lugar, mas ao número", alerta.
Segundo Liliana, agregar o número ao nome pode trazer tanto coisas positivas quanto negativas. Ela dá alguns exemplos de má sorte - bares que são frequentemente assaltados, restaurantes que não dão certo, lojas que quebram depois de mudar de endereço. "Pode não ter a ver com o estabelecimento em si, pode ser algo com o proprietário.
Mas quando você vai olhar a data de abertura da empresa..."

LÁ TEM...

Belo Horizonte
Um caso curioso: o restaurante 2011 muda de nome todo réveillon. Desde 2008 (quando também se chamava assim), muda o letreiro, o cardápio e o site.

Nova York
Manhattan tem o 6th St. Kitchen, restaurante de comida caseira na Sexta Avenida, o Catch 22 e o Printon 56, nas ruas de mesmos números, entre outros.

Londres
Apesar de o endereço ser Rua 25, o Vertigo 42 fica na Tower 42, o segundo prédio mais alto da cidade. Já os bares e restaurantes 101 Pimlico Road, 1 Lombard Street, 11 Park Walk, 11 Abingdon Road, 12 Temple Place, 2 Bridge Place e 140 Park Lane também são autolocalizáveis.

(Fonte & foto : Jornal O Estado de S. Paulo)

EMIRATES QUER USAR SUPERJATO NO BRASIL

Operação com o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, depende de adequações em Cumbica

A companhia aérea Emirates fez um pedido formal à Infraero para operar o superjato da Airbus, o A380, no aeroporto de Cumbica (Grande SP). A Folha apurou que o pedido foi feito há quase seis meses, mas a empresa ainda não obteve resposta formal.
Questionada pela reportagem, a Infraero disse que "tem dialogado com a companhia a fim de viabilizar o voo para dezembro".
Falou ainda que o aeroporto é capaz de receber aeronaves da categoria e que o horário pretendido pela Emirates "não compromete as atuais operações do aeroporto".
Com capacidade para acomodar de 525 a 853 passageiros, o A380 é o maior avião de passageiros do mundo. Além da Emirates, outras empresas que operam o superjato (Lufthansa, Air France e Singapore) também manifestaram à estatal interesse em operar os jatos no Brasil.
O pedido da Emirates foi acompanhado de um estudo de análise de risco e sugestões de procedimentos operacionais para receber o avião em Guarulhos.
Até a semana passada, porém, segundo a Folha apurou, técnicos da Infraero diziam que não era possível adaptar o aeroporto para receber o A380.
Já os técnicos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiram parecer preliminar favorável. O entendimento é que o aeroporto comporta um A380 com segurança e em conformidade com regras internacionais, desde que a Infraero faça algumas adequações.

ÁREA DE MANOBRA

As adequações não demandam obras nem exigem grandes investimentos. Como o superjato tem uma envergadura (distância da ponta de uma asa à outra) de 60 metros e a pista de Guarulhos tem 45 metros de largura, na hora do pouso seria preciso interditar uma das pistas de manobra para que o avião possa taxiar com segurança.
Também seria preciso demarcar com pintura uma área próxima à ocupada hoje por sucatas da Vasp -que serviria para abrigar o A380 durante o tempo em que ficar estacionado entre a chegada e a partida do voo.
Técnicos da agência também acreditam que é possível agilizar a fila de passaporte para acomodar mais de 600 passageiros de uma só vez. Pelos cálculos da agência, uma gestão mais eficiente das filas e das posições de passaporte poderia aumentar a capacidade em 20%.
A Emirates opera hoje um voo diário de São Paulo a Dubai com um Boeing 777-300ER. Com 354 passageiros, o voo tem taxa de ocupação superior a 90% e a empresa quer substitui-lo pelo A380.
Além desse voo, a Emirates lança, no início de 2012, um voo diário ligando Dubai ao Rio de Janeiro.

(Fonte & foto: Jornal Folha de S. Paulo)

TAM LANÇARÁ NESTE ANO VOO PARA O MÉXICO



A TAM inaugura até o fim do ano um voo para a Cidade do México. A rota era atendida por duas mexicanas. Com a desistência da AeroMéxico, a TAM obteve a autorização.
"É uma rota que nos interessa muito pela alta demanda de passageiro e carga", diz o presidente da TAM, Líbano Barroso.
A TAM também prepara um segundo voo diário para Orlando, a partir de julho.
O aumento de voos internacionais acontece em um momento em que a companhia exibe taxas de ocupação de 79,6% nas rotas para o exterior -três pontos percentuais a mais do que no ano passado. No período, a demanda internacional cresceu 16,3%, e a oferta, 11,9%.
No balanço do primeiro trimestre, divulgado ontem, a companhia registrou lucro de R$ 128,8 milhões, revertendo o prejuízo apurado no mesmo período do ano passado (R$ 71 milhões).
O presidente da TAM S.A., Marco Antonio Bologna, diz estar confiante na aprovação da associação com a LAN.
No dia 26 haverá audiência em Santiago para discutir o impacto da operação. Ele acredita que a conclusão da operação, inicialmente prevista para julho, não deve acontecer antes do quarto trimestre.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

INFRAERO VAI INVESTIR R$ 417 MILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DO PÁTIO DE AVIÕES E TERMINAL 3 DE GUARULHOS


A Infraero e o Exército Brasileiro assinaram o Termo de Cooperação Técnica para iniciar as obras de terraplanagem das áreas do novo Pátio de aeronaves e do Terminal de Passageiros 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Ao todo, R$ 417 milhões serão investidos pela empresa nos trabalhos.
De acordo com o documento, assinado em solenidade ocorrida no Quartel General do Exército, em Brasília, o serviço será executado em até 28 meses pelo Departamento de Engenharia e Construção, com liberações parciais de etapas.
A terraplanagem abre caminho para a construção do terceiro Terminal e deve movimentar um volume de 1,3 milhão de metros cúbicos de terra, o que corresponde a aproximadamente 76,5 mil caminhões carregados.
A Infraero já obteve a licença de instalação na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), bem como a autorização para realizar a retirada de vegetação por parte da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Guarulhos. "Com esse acordo vamos contar com a mão de obra especializada do Exército para executar uma etapa crucial da obr a, que é a preparação do terreno", afirmou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

(Fonte : Mercado & Eventos)

PESQUISA DA GBTA DIZ QUE DEMANDA ELEVARÁ 3%-3,5% CUSTOS DAS VIAGENS


Crescente demanda por viagens de negócios pelas empresas norte-americanas vai elevar as tarifas hoteleiras e aéreas entre 3% e 3,5% este ano, segundo estimativa de pesquisa da GBTA - Global Business Travel Association. A entidade, que tem 5.000 membros, disse que 60% dos 253 buyers entrevistados em março acham que a economia melhorou em relação ao ano passado e que 57% desses profissionais acreditam que a economia continuará a melhorar.
A pesquisa conclui que as viagens internacionais estão ganhando terreno. Os compradores projetaram que os gastos internacionais vão representar 34% dos gastos totais com viagens em 2011, mais do que os 31% em 2010 e os 28% em 2009. Segundo os buyers, o aumento nos gastos deve-se a uma maior quantidade de viagens e mais pessoas viajando (59%). Entretanto, um grande número (71%) disse que o aumento nos gastos deve-se ao aumento dos fees das companhias aéreas e 69% dos pesquisados disseram que deve-se ao aumento nas tarifas aéreas e diárias hoteleiras. Os buyers disseram ainda que esperam aumentos nos custos das viagens de negócios em todas as áreas, exceto na locação doméstica de veículos.

(Fonte : Business Travel Magazine)

TAM VAI DOBRAR PARA SEIS AS FREQÜÊNCIAS ENTRE O RIO DE JANEIRO E LONDRES



Seguindo os passos da British Airways, que no mês passado anunciou que aumentará em outubro de três para seis suas freqüências entre Londres e o Rio de Janeiro, a TAM vai fazer o mesmo antes, a partir do dia 2 de agosto. A companhia aérea brasileira vai dobrar sua oferta na rota e também aumentará de 3 para 6 os voos semanais entre as duas cidades. O aumento dos voos atesta o sucesso da rota lançada pela TAM no último mês de agosto. As diferenças entre os serviços oferecidos pelas duas companhias entre os aeroportos do Galeão (GIG) e de Heathrow (LWR), a favor da TAM, é que esta, ao contrário da BA, operará a rota oferecendo Primeira Classe e com voos noturnos, enquanto a BA opera LWR-GIG com voo diurno.

(Fonte : Business Travel Magazine)

CARIOQUINHA 2011 COMEÇA NO ULTIMO FIM DE SEMANA DESTE MÊS



O Rio de Janeiro com descontos para quem é carioca da gema ou morador da cidade. Com esta ação que reúne serviços turísticos, atrações culturais, hotéis e restaurantes durante um mês, começa no dia 28 (sábado) a 13a. edição do Carioquinha. Até 30 de junho, a programação vai oferecer descontos diversos. A lista de atrativos estará no site http://www.carioquinha.com.br/ a partir da sexta, dia 27, para que o carioca possa programar o seu final de semana.
Para obtenção dos descontos é só comprovar que é carioca, apresentando a carteira de identidade nas bilheterias. No caso dos moradores, é preciso apresentar também um comprovante de residência. O objetivo da ação é aproximar o cidadão carioca de sua cidade, fazendo com que ele vivencie as potencialidades turísticas do Rio e, assim, passe a valorizá-las, tornando-se um agente divulgador de sua própria cidade. Moradores do Grande Rio, de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá também poderão usufruir dos benefícios do Carioquinha 2011.
Além de atrações que são cartões postais da cidade, como o Pão de Açúcar e o Trem do Corcovado, ambos oferecendo 50% no valor do ingresso, o projeto apresenta mais de 60 outros pontos e serviços que permitirão ao carioca conhecer melhor sua cidade sob todos os ângulos: trilhas, mergulho, voos de asa delta, parapente, helicópteros, passeios de escuna ou lanchas, escaladas de morros e até saltos de paraquedas estão incluidos. Os descontos vão de 5% até a gratuidade completa.
O Carioquinha 2011 também estará revelando algumas preciosidades pouco conhecidas do carioca, como o Museu Casa do Pontal, o maior e mais significativo museu de arte popular do País, com 20% de desconto no ingresso. Ainda na agenda cultural, destaque na participação da Orquestra Sinfônica Brasileira, em apresentações de Concertos no Theatro Municipal do RJ, das séries Ônix e Ametista.
No aproveitamento da oportunidade para programas de turismo, em 16 dos melhores hotéis, associados à ABIH/RJ, descontos que podem chegar a 50% no valor das diárias, além de benefícios em outros serviços como tratamentos em spa, noites especiais, finais de semanas, etc..
O Carioquinha 2011 também proporciona um cardápio de experiências gastronômicas em 10 restaurantes.

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

MCDONALD'S TERÁ TERMINAL NO LUGAR DE ATENDENTE NA EUROPA



O McDonald's vai reformular a maneira pela qual os clientes pedem suas refeições na Europa.
A ideia é substituir em parte o uso de operadores de caixa e de cédulas em seus 7.000 restaurantes na região, adotando terminais com telas de toque e pagamento por meio de cartões de débito.
"O modo de pedir uma refeição não muda há 30 ou 40 anos", disse Steve Easterbrook, presidente do McDonald's Europa, em entrevista ao "Financial Times".
A mudança é parte dos esforços da cadeia de fast food para atrair mais fregueses em um período de baixa disponibilidade de dinheiro.
Enquanto varejo e fabricantes de bens de consumo registram vendas lentas ou em queda na Europa, as vendas do grupo McDonald's subiram 5,7% no primeiro trimestre nas unidades abertas há pelo menos 12 meses.
É o maior crescimento registrado entre as três divisões geográficas da companhia.
As unidades europeias do McDonald's atendem a 2 milhões de clientes por dia.

BANCO DE DADOS

A nova tecnologia permitiria ainda que a empresa recolhesse mais informações sobre os hábitos dos clientes na hora da compra.
Os supermercados e outros grupos de varejo dispõem de imensos bancos de dados sobre os hábitos de consumo de seus fregueses, recolhidos por meio de cartões de fidelidade.

(Fonte : Financial Times)

ASSESSOR DA CASA CIVIL É INDICADO PRESIDENTE DA ANAC, DIZ FONTE


O atual assessor especial da Casa Civil, Marcelo Guaranys, será indicado como novo diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), disse à Reuters uma fonte do governo nesta segunda-feira.
A indicação, que deve ser publicada na edição de terça-feira do Diário Oficial da União, foi pedida pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira. Guaranys também tem o apoio do governo para assumir o comando da agência, segundo a fonte.
A Anac é presidida por Carlos Eduardo Pellegrino desde março, quando terminou o mandato de Solange Vieira depois de pouco mais de três anos no cargo. O nome de Guaranys, que foi diretor da agência até o ano passado, ainda terá de ser sabatinado pelo Senado.

(Fonte : Reuters)

OMT: CHEGADAS INTERNACIONAIS DE TURISTAS CRESCERAM 5% DE JANEIRO A ABRIL


A OMT - Organização Mundial de Turismo divulgou uma atualização preliminar de abril de seu “UNWTO World Tourism Barometer”, dizendo que o número de chegadas internacionais de turistas cresceu próximo a 5% nos primeiros meses de 2011, consolidando a recuperação de 7% registrada em 2010. De acordo com esses dados preliminares, o crescimento foi positivo em todas as regiões e sub-regiões do mundo em janeiro e fevereiro, com exceção do Oriente Médio (-10%) e do Norte da África (-9%). Lideraram o crescimento, com taxas superiores a 15%, a América do Sul e o Sul da Ásia, seguidos da África (região sub-Saara) com + 13%, e da Europa Central e Ocidental, com + 12%. Na região da Ásia Pacífico o crescimento mostrou desaceleração e cresceu apenas 6%.
Mundialmente, o número de chegadas internacionais superou 124 milhões de turistas nos dois primeiros meses do ano, mais que os 119 milhões registrados no mesmo período do ano passado, destacando que as economias emergentes (+6%) continuam crescendo mais rapidamente que as economias desenvolvidas (+4%). De acordo com as previsões preparadas pela OMT no início do ano, o número de chegadas de turistas internacionais está projetado para crescer entre 4% e 5% em 2011. Agora, com o impacto dos acontecimentos no Norte da África e no Oriente Médio, bem como dos trágicos desastres naturais no Japão (terremoto e tsunami) em março, a OMT não espera que aquelas projeções de crescimento sejam substancialmente impactadas.

(Fonte : Business Travel Magazine)

A TAM LANÇA VERSÃO SIMPLIFICADA E COM NOVAS FUNCIONALIDADES DE SEU SITE




A TAM Linhas Aéreas colocou no ar novo layout e funções em suas páginas de reserva online de passagens aéreas. A remodelagem pretende simplificar todo o processo para adquirir bilhetes no site www.tam.com.br. Agora, é possível realizar a compra em menos etapas, com duas páginas a menos do que no processo anterior, além de selecionar origem e destino com mais agilidade, já que eles passam a ser organizados por país e cidade em ordem alfabética.
Com as mudanças, o processo de compra da passagem aérea ganha mais opções de filtros para listar voos e preços, além de destaque para as tarifas promocionais em datas próximas à escolhida pelo cliente. Um link para visualizar o mapa de assentos da aeronave logo que são listados voos e preços também é uma ferramenta desenvolvida para a comodidade dos clientes. Há também ferramentas que permitem compartilhar em redes sociais os resultados da busca ou da viagem adquirida.
Na lista de funcionalidades, o cliente também será beneficiado com a oferta de serviços auxiliares. Na página de confirmação de compra da passagem aérea será possível reservar carro, hotel ou alguma atividade de lazer oferecida pela TAM Viagens, operadora de turismo da TAM Linhas Aéreas. As novidades na venda pelo site brasileiro serão aplicadas também no processo de resgate de pontos Multiplus Fidelidade e nas versões internacionais do portal a partir de maio.

(Fonte : Business Travel Magazine)