terça-feira, 25 de março de 2014

DESTINOS BRASILEIROS EM DESTAQUE NA BOLÍVIA


 

O trabalho de promoção turística internacional da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) tem proporcionado resultados positivos para o Brasil. Para dar continuidade às ações de promoção do País no exterior, o Instituto participará da Feira Internacional de Turismo da Bolívia (FIT Bolívia). Esta será a 18ª edição da feira, que acontecerá na cidade de Santa Cruz de la Sierra, entre 27 e 29 de março.
Durante o evento, será anunciado o lançamento de novos voos diretos de Santa Cruz de la Sierra para Cuiabá, Campo Grande, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Velho e Porto Alegre, da empresa Amaszonas Línea Aérea.
"A Embratur apoia e comemora o início dos novos voos. As novas frequências descentralizam os portões de entrada, facilitam e aumentam a entrada de novos visitantes, para diferentes regiões do País”, explica a diretora de Mercados Internacionais do Instituto, Leila Holsbach.
O estado do Mato Grosso do Sul, um dos co-expositores da Feira Internacional de Turismo da Bolívia, vai destacar a cidade de Bonito que recebeu, em 2013, um prêmio de melhor destino sustentável do mundo. O exuberante cenário da cidade será, ainda, palco da Conferência Internacional de Ecoturismo e Turismo Sustentável que acontecerá entre 27 e 30 de abril deste ano. O evento, o mais importante do segmento Ecoturismo, deverá reunir mais de 500 profissionais de dezenas de países e contará com apoio da Embratur.
Além do Mato Grosso do Sul, os estados de Santa Catarina e Mato Grosso, e a operadora de viagem Martin Travel estarão representados no estande do Instituto, durante a feira.
A feira foi criada com o objetivo de contribuir com a promoção da oferta turística do continente americano no mercado boliviano. Voltada para profissionais de turismo e visitantes, a FIT inclui em sua programação atividades que apresentam a diversidade cultural dos países participantes. Além da área de exposição, haverá espaços específicos para apresentação de gastronomia e realização de espetáculos culturais.
 “A presença da Embratur nesta feira da Bolívia trata-se de uma oportunidade para estabelecimento de alianças e estreitamento de laços comerciais no mercado, efetuar contato direto com o consumidor final e promover a imagem do Brasil e de produtos brasileiros”, destaca Leila Holsbach.
 
EMISSÃO DE TURISTAS AO BRASIL
 
Além de estar localizada na América do Sul, continente que é foco da promoção turística internacional, a Bolívia faz parte do grupo de mercados prioritários de atuação da Embratur.
Em 2012, o país ocupou a 12ª colocação no ranking de países que mais enviam visitantes ao Brasil. Foram 112.639 bolivianos que estiveram no País. A malha aérea atual, que liga a Bolívia ao Brasil, é composta por 14 voos semanais. A partir de maio, novos voos  servirão aos turistas dos dois países.
Desde 2004, o Comitê Descubra Brasil, criado pela Embratur e apoiado pela Divisão de Feiras e Turismo do Ministério das Relações Exteriores, está instalado no país.
 
(Fonte : Embratur)

COPA ABRE NOVAS VAGAS PARA O SETOR


 

A Copa do Mundo pode gerar 380 mil empregos temporários no país em 2014, de acordo com um estudo realizado pela Value Partners Brasil, uma empresa de consultoria de gestão, a pedido do Ministério do Esporte. As novas vagas serão oferecidas especialmente por bares e restaurantes, em cargos como recepcionista, atendente e garçom.
Esta é uma das razões que tem levado o Ministério do Turismo a investir em qualificação profissional. O objetivo é incentivar o bom atendimento ao turista por meio do Pronatec Turismo, um programa de qualificação profissional que prepara os trabalhadores do setor em 54 atividades turísticas. O programa tem 125 mil pessoas matriculadas e 36 mil vagas abertas nas cidades-sede da Copa para cursos de garçom, auxiliar de cozinha, agente de informação turística, entre outros. Os cursos são oferecidos pelo Senac, Senai, Sesc e Sesi, institutos federais e estaduais de educação.
“O trabalhador que está diretamente em contato com o turista é nosso principal cartão de visitas. Ao investir em mão-de-obra contribuímos também com a formação do indivíduo e com o desenvolvimento do setor”, diz Vinicius Lages, ministro do Turismo.
Há cerca de mil vagas para interessados em trabalhar nos quatro jogos da Copa que acontecem em Manaus. As vagas são para vendedor, atendente, caixa e recepcionista, todas para profissionais que comprovem fluência em língua inglesa. A remuneração diária varia entre R$ 120 a R$ 170. O trabalhador também recebe vale transporte e vale alimentação, de acordo com a Secretaria de Estado do Trabalho e o Sistema Nacional de Empregos (SINE).
Os Centros de Atendimento ao Turista devem gerar 50 novas vagas em Fortaleza, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará; 20 novos postos em Brasília, segundo a Secretaria de Turismo do Distrito Federal; e mais 30 vagas para bacharéis ou técnicos de cursos de Turismo em São Paulo, de acordo com a empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo, a SPTuris.
 
(Fonte : MTur)

QUERO PASSAGEM APOSTA EM PARCERIAS PARA CRESCER


 

A startup QUERO PASSAGEM, no mercado há seis meses, aposta em novas parcerias com agências de viagens e empresas do setor hoteleiro para aumentar a venda de passagens rodoviárias por meio do buscador. Para isso, a empresa criou um mecanismo de afiliação, em que os parceiros colocam a oferta de passagens no próprio site e, a cada bilhete vendido, o profissional recebe uma comissão de cerca de 4%.
“Atualmente já possuímos algumas parcerias com agências de viagens. Recentemente fechamos também uma parceria com a Rextur, e temos tido bastante procura por parte de hostels, que hoje são responsáveis por 30% de nossas vendas”, afirmou o CEO e fundador da Quero Passagem, Lukasz Gieranczyk.
Com pouco tempo de mercado, a empresa comercializa passagens de mais de 30 empresas rodoviárias, que juntas cobrem cerca de três mil destinos e 80% dos trechos em operação. O portal acumula até o momento 50 mil usuários únicos e tem cerca de 150 mil page views mensais. A meta até o fim do ano é chegar a 500 mil usuários únicos e, em 2015, alcançar um milhão.
“Ficamos surpresos com a grande procura do mercado pelo nosso produto. Com as novas parcerias esperamos atrair novas empresas e expandir o negócio, principalmente de olho no mercado corporativo”, acrescentou o diretor de Parcerias da Quero Passagem, Claudio Barros.

COPA DO MUNDO
 
Para a Copa do Mundo, a empresa espera alavancar a venda de passagens para estrangeiros. No período dos jogos, a expectativa é que este público seja responsável pela compra de 50% das passagens. Ao longo do ano, os viajantes vindos de fora do País são responsáveis por 20% das 300 mil passagens comercializadas mensalmente.
“Já temos alguns grupos fechados vindos de países como Coréia do Sul e também estamos fechando parcerias com federações de futebol da Inglaterra, Portugal e Espanha”, adiantou o CEO da empresa. Além das versões do portal em português, inglês e espanhol (que será lançado ainda esta semana), a Quero Passagem aposta no sistema de pagamento para atrair clientes internacionais. “O site aceita compras com cartões nacionais ou internacionais, sem a exigência de CPF. Esta ferramenta é essencial para garantir mais facilidades para esse público”, explica Gieranczyk. Os bilhetes também podem ser pagos por meio de bilhetes bancários, com 5% de desconto.
 
(Fonte : Panrotas)

AROPORTOS: EMPRESAS TERÃO DEZ DIAS PARA DETALHAR MIGRAÇÃO PARA NOVAS ÁREAS NOS TERMINAIS


 

O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, deu prazo de dez dias para as empresas aéreas entregarem ao governo o cronograma de transferência das operações para as novas áreas nos aeroportos, nas cidades sedes dos Jogos da Copa. O prazo vai começar a contar a partir da conclusão da parte física da obra. Já estão nessa fase, segundo o ministro, os aeroportos de Brasília e de Natal (o novo aeroporto que está sendo construído em São Gonçalo do Amarante).
O novo terminal de passageiros da capital do país será o primeiro a ser inaugurado pela presidente Dilma Rousseff, no início de abril e o de Natal, a partir da segunda quinzena, com previsão de entrar em funcionamento no dia 10 de maio. As companhias que operam em Guarulhos e Viracopos (Campinas) também receberão a mesma determinação, nas próximas semanas, disse o ministro.
— A recomendação que tenho dado é que, a partir de resolvida a parte física da obra, as companhias irão apresentar no prazo de uma semana e no máximo dez dias, o cronograma de transferência do terminal antigo para o novo — disse o ministro, depois de vistoriar as obras nos aeroportos de Brasília e de São Gonçalo do Amarante.
Ele destacou que quanto mais cedo as empresas migrarem para as novas áreas, mais rápido será o processo de adaptação, dada a complexidade das operações nos aeroportos.
— Não é só obra física. Hoje, os aeroportos é uma questão de convivência de sistemas, de interação de sistemas para garantir o bom funcionamento e sobretudo, segurança, qualidade e preço ao passageiro.
Os aeroportos de Brasília e o novo terminal de passageiros de Natal são de responsabilidade do consórcio Inframérica. Em Brasília, a capacidade do aeroporto vai sair de 16,5 milhões para 21 milhões de passageiros. Um das novidades é sala VIP, com 1.500 metros quadrados, que já está pronta.
Reportagem publicada pelo Globo revelou que, embora, as obras estejam concluídas a tempo dos Jogos, os aeroportos não estarão funcionando plenamente durante a Copa, devido às dificuldade decorrentes da implementação de novos sistemas, de processamento de passageiros e de bagagens, o que exige treinamento e testes. Para evitar transtornos, o governo será obrigado a fazer um processo de transição, com transferência progressiva das operações para os terminais.
Moreira Franco reiterou, entretanto que os aeroportos estarão preparados para receber os passageiros, durante o evento. Ele disse que os operadores aeroportuários estão sendo orientados a retirar tapumes e obras que prejudiquem o fluxo de passageiros, Mas, que obras vão existir nos aeroportos, em qualquer situação.
— Sempre haverá obras. O Galeão chegou ao ponto que chegou por falta de obras — disse ele.
 
(Fonte : Jornal O Globo / imagem divulgação)

EMPRESA AÉREA CHILENA VAI OPERAR NO BRASIL COM VOOS SÃO PAULO-SANTIAGO


 

A segunda maior companhia aérea do Chile, Sky Airline, vai começar a operar no Brasil.
A partir do dia 30 de março, a companhia vai passar a operar um voo diário, sem escala, com saída às 7h15 de São Paulo e chegada às 11h20 em Santiago. A rota inversa chega às 6h25 no Brasil.
Os voos ocorrerão em um Airbus A319 com capacidade para 150 passageiros, com tarifa de ida e volta a partir de US$ 298 (cerca de R$ 692), mais taxas.
A vinda para o Brasil é parte do projeto de expansão da empresa, que afirma já ter comprado mais um avião do mesmo modelo para operar no mesmo trajeto a partir de junho, período da Copa do Mundo.
 
(Fonte : G1 / imagem divulgação)

AEROPORTO AUGUSTO SEVERO NÃO TERÁ VOOS COMERCIAIS NA COPA NO RN


 

O aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal, não receberá voos comerciais na Copa do Mundo de 2014. É o que disse nesta segunda-feira (24) o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo Vale, durante visita ao canteiro de obras do aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante na Grande Natal.
O presidente da Infraero afirmou acreditar que as obras do aeroporto ficarão prontas em abril para o início do funcionamento em maio. Segundo Gustavo Vale, não existe a possibilidade de os dois aeroportos funcionarem ao mesmo tempo. "O aeroporto Augusto Severo poderá até receber voos executivos, mas voos comerciais não", explicou.
A expectativa da Inframérica, consórcio responsável pelas construção do aeroporto, era de que as operações começassem em abril, no entanto a mudança foi confirmada nesta segunda pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. O terminal está com 94% das obras concluídas.
De acordo com o ministro da Aviação Civil, o início das operações do novo aeroporto será em 10 de maio. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu uma prazo de 10 dias a contar desta segunda-feira (24) para que as companhias aéreas encaminhem um cronograma sobre a transferências dos voos do aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal para o Governador Aluízio Alves.
 
Acessos

O funcionamento do aeroporto está ligado também às obras que estão sendo feitas no entorno da estrutura. São dois acessos principais. Pela previsão, apenas o acesso norte estará concluído até lá. A expectativa é que a obra seja finalizada no mês que vem. "Como é a mesma empresa que está construindo os dois acessos, pedimos que o foco fosse lá", explica o presidente do consórcio, Alysson Paolinelli.
A obra dos acessos foi licitada em 2009, mas só teve início em agosto de 2013. O projeto, orçado em R$ 73 milhões, prevê a construção de 33,7 quilômetros de estrada duplicada, ligando o aeroporto à BR-406 pelo acesso norte e às BRs 304 e 226 pelo acesso sul. A iluminação e a sinalização dos acessos estão por conta da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, que investiu R$ 1,9 milhão no projeto. As obras começam na próxima semana.
 
(Fonte : G1)