segunda-feira, 23 de maio de 2011

DESACELERAÇÃO REGIONAL



O Mercosul não terá crescimento econômico superior ao da América Latina pela primeira vez em cinco anos, de acordo com a EIU.
A previsão da consultoria é que tanto o bloco supranacional como a região aumentem em 4,1% o seu PIB (Produto Interno Bruto) em 2011.
Desde 2006, o Mercosul sempre tem apresentado indicadores melhores que os da América Latina.
O principal motivo para a desaceleração do bloco, que cresceu 6,8% em 2010, é o combate à inflação, segundo o estudo. A queda no consumo e na concessão de crédito para a iniciativa privada afetarão mais o Mercosul que o restante da América Latina, também segundo a EIU.
O crescimento previsto para o Brasil neste ano é de 4%, enquanto o do México está estimado em 4,9%.

(Fonte : Col. Mercado Aberto / imagem divulgação)

BRASIL INVESTIRÁ R$ 5 BILHÕES EM AEROPORTOS



Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada em 2016, o Brasil vai melhorar as condições aeroviárias das cidades sedes com o investimento de R$ 5 bilhões que serão destinados a obras nos principais aeroportos do País. Pensando nos novos negócios gerados por esse mercado em expansão, a Exponor Brasil, empresa com sede em Portugal, anuncia a realização da Expo Aero Brasil.
Além de exposição de equipamentos e aeronaves, durante os dias da feira ocorrem atividades paralelas, com destaque para a conferência International Aviation Fire Protection Association (IAFPA) que será realizada pela primeira vez na América do Sul. Com o tema “Infraestruturas aeroportuárias – os desafios dos próximos 5 anos”, o encontro irá discutir as inovações, metodologias e experiências técnicas do mercado aeronáutico, em função da expectativa de crescimento do fluxo aéreo e nos aeroportos nos próximos três anos.
A EAB também recebe a plenária nacional do 3º Fórum Brasileiro para o Desenvolvimento da Aviação Civil. O evento traz uma dinâmica inovadora com salas de trabalho simultânea, painéis e plenárias na busca e concretização de soluções específicas para o Sistema Brasileiro de Aviação Civil.
Também estão previstos painéis da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero além de atividades de entidades de classe do setor como a Convenção Anual da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (Appa) e Congresso da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar).
A EAB será realizado entre os dias 14 e 17 de julho, reunindo as principais empresas do setor no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial de São José dos Campos (DCTA).

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

BRASIL NO CENÁRIO MUNDIAL DA REALIZAÇÃO DE EVENTOS


Entre 24 e 26 de maio, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) vai participar, em Frankfurt (Alemanha), da Imex 2011 (The Worldwide Exibition for Incentive Travel, Meetings and Events), referência mundial na área de turismo de incentivos e encontros. Na avaliação do presidente da Embratur, Mário Moysés, o encontro é uma ótima oportunidade para apresentar nossos destinos, a infraestrutura e a expertise brasileira na realização de eventos, além de um bom momento para trocar experiências e informações com outros países e observar as novas tendências do segmento. “Vamos intensificar nosso trabalho buscando sempre aumentar nossa competitividade no cenário mundial, não somente para manter o Brasil entre os Top 10 do ranking Icca, mas também aumentar o número de eventos internacionais que realizamos e o número de cidades brasileiras habilitadas para recebê-los.”
Durante três dias, o Brasil vai mostrar sua diversidade de destinos e a estrutura para realização de eventos e encontros de negócios nos mais variados segmentos. Na programação, estão previstos seminários e workshops, organizados por renomadas instituições como GCB (German Convention Bureau) e Site (Society of Incentive & Travel Executives) e a própria Icca (International Congress & Convention Association). A propósito, no dia de abertura, a Embratur vai promover um coquetel em seu estande para celebrar a consolidação no ranking dos principais receptores de eventos divulgado recentemente. O diretor de Produtos e Destinos do Instituto, Marco Antonio Lomanto, estará presente e a participação do presidente do Icca, Arnaldo Nardone, está confirmada.
A Embratur considera estratégica sua presença na Imex, devido ao aumento do fluxo de turistas que vem ao Brasil motivados pela realização de eventos. Parte do seleto grupo de países expositores desde 2003, neste ano, o instituto vai aproveitara a oportunidade para, em paralelo, promover seus principais destinos turísticos na Alemanha. O aeroporto de Frankfurt é um dos locais selecionados: assim que os visitantes da feira desembarcarem, terão a sensação de estar chegando ao Brasil. Serão espalhados 50 painéis pelo saguão e montada uma torre externa com peças da campanha publicitária “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”.
O estande do Brasil terá de 305 metros quadrados de área e contará com uma sala de reunião, equipada para receber profissionais e facilitar o atendimento e prestação de informações. Além de espaços reservados aos apoiadores do São Paulo Convention & Visitors Bureau, a TAM Airlines e a TAP, estarão em exposição os destinos parceiros de Foz do Iguaçu, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
O ranking da ICCA 2010 classificou o Brasil em 9º lugar entre os maiores realizadores de eventos do mundo. Pelo quarto ano consecutivo, o país fica entre os dez primeiros colocados. Para o presidente Mário Moysés, o fato de ter caído duas posições em relação a 2009 não compromete os avanços obtidos. Ele lembra que, em 2003 – ano em que a Embratur passou a responder pela promoção do Brasil no exterior –, o país ocupava a 19ª posição. “De lá para cá, com uma política de captação agressiva, o número de eventos mais do que triplicou, de 62 para 275”, diz Moysés. “Essa estratégia será mantida, assim como o investimento em novos polos para promover a descentralização fora do eixo Rio-São Paulo.”
O presidente da Embratur destaca que já são oito os destinos brasileiros ranqueados entre os 50 principais nas Américas (Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte e Salvador completam a lista). “Certamente, a ampliação da oferta de destinos atrativos requer investimentos em infraestrutura, fator decisivo na hora de escolher o local onde o evento será realizado.”

TURISTAS ALEMÃES NO BRASIL

A Alemanha é o país europeu que mais envia turistas ao Brasil, sendo o quinto do ranking geral. Em 2010, 226 mil alemães entraram no país, número 5% superior ao registrado no ano anterior. Suas viagens são motivadas principalmente pelo lazer (28,2%), com permanência média de 18,6 dias, e os destinos mais procurados são Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e São Paulo.

(Fonte : MTur)

BC REALIZA AMANHÃ SEMINÁRIO SOBRE “NOVAS REGRAS DE CARTÕES DE CRÉDITO”



No dia 1º de junho, será implantada a segunda etapa da Resolução nº 3.919 do CMN - Conselho Monetário Nacional (CMN), segundo a qual o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito vai subir dos atuais 10% para 15%, como forma de desestimular o endividamento de pessoas que pagam altos juros no crédito rotativo. A exigência aumentará para 20% em 1º de dezembro.
Para explicar a mudança, o Banco Central realizará amanhã o seminário sobre Novas Regras de Cartões de Crédito, no edifício-sede da instituição. O encontro é dirigido basicamente aos servidores da PGR - Procuradoria-Geral da República, do DPDC - Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e do Ministério Público Federal.
O seminário será aberto pelo presidente do BC, Alexandre Tombini, e pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Durante o encontro, será distribuída cartilha que aborda as principais mudanças, como a redução de 40 para no máximo cinco tarifas, que entrou em vigor no dia 1º de março. A publicação também orienta o cidadão sobre a necessidade de redução de seu endividamento, e estará disponível no endereço eletrônico http://www.bc.gov.br/ .

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

JAMAICA ESPERA AUMENTAR EM ATÉ 200% O NÚMERO DE TURISTAS BRASILEIROS


O Ministério do Turismo da Jamaica em parceria com o Escritório de Turismo da Jamaica e Jamaica Vecations está realizando uma missão promocional pela América Latina para divulgar o destino Jamaica. Nesta sexta-feira, 20/05, a comitiva chegou à São Paulo. O evento contou com a presença de Edmund Bartlett, ministro do Turismo da Jamaica; Alex Pace, representante encarregado da América Latina para o Escritório de Turismo da Jamaica; John Lynch, diretor de turismo do Escritório de Turismo da Jamaica e Lionel Reid, diretor executivo do Jamaica Vecations.
O turismo representa 47% da receita jamaicana em divisas, e 30% do PIB do país. Em 2010 o setor gerou cerca de US$2,2 bilhões. Cerca de 90 mil jamaicanos trabalham diretamente com o turismo, e mais de 250 mil indiretamente. De acordo com Alex Pace, no último ano mais de três mil brasileiros visitaram o país, e para 2012 é esperado um aumento entre 100% e 200% neste número. Segundo Edmund Bartlett, o crescimento se dará pelas parcerias firmadas entre o Turismo da Jamaica e operadoras e linhas aéreas do Brasil. "Contatamos cinco operadoras, como a CVC, e representantes de linhas aéreas. Daqui a quatro semanas deveremos fazer um grande anúncio sobre a venda da marca Jamaica, o caminho está aberto", disse. Alex Pace reforçou que haverá pacotes em dois ou três meses, e que devem se inciar em dezembro. Além disso a expectativa, segundo Pace, é que tenha voos semanais partindo de São Paulo diretos para Jamaica.
Outro ponto abordado foi a questão dos vistos. Hoje, é possível chegar ao país pelos Estados Unidos, com exigência de visto norte-americano, ou pelo Panamá, sem a exigência. Segundo o ministro, o governo está no processo de revisão dessa questão, e lembrou que passageiros do Mercosul não necessitam de visto de entrada no país. "Há um realinhamento global sobre a entrada nos países por conta da importância do turismo na economia", disse. "Nós queremos tornar o processo mais conveniente, voando direto para a Jamaica, ou por outro páis da América do Sul", explicou John Lynch, do Escritório de Turismo da Jamaica.
O processo de retomada do turismo jamaicano vem ocorrendo há cerca de dez anos com a construção de mais de oito mil unidades habitacionais, passando de 15 mil para 34 mil unidades; investimentos no recebimento aos turistas, como cursos de línguas; reforma nos dois principais aeroportos dos país e nas estradas. Sem revelar o tamanho do investimento, o ministro reforçou que a divulgação do destino e o incentivo ao turismo entre Brasil e Jamaica se dará agora de forma a chamar a atenção ao que o país oferece e também a sua infraestrutura. "Vamos iniciar um processo de sensibilização", afirmou Edmund Bartlett.
"O propósito da visita é iniciar uma incursão no mercado brasileiro de turismo", disse o ministro. Segundo ele a ação se justifica pelo Brasil ser uma dos líderes econômicos da América Latina, e um mercado que cresceu com a crise econômica. "É bom olharmos além do mercado tradicional, estamos olhando para o sul, esse é o contexto que nos trouxe ao Brasil". A missão, que já passou pelo Paraguai, seguirá para o Chile e e Colômbia, também uns dos principais mercados emissores de turistas para a Jamaica, assim como o Brasil.

(Fonte : Mercado & Eventos)

SANTANDER FINANCIA US$ 180 MI PARA A COMPRA DE QUATRO AVIÕES PELA TAM



O Santander acaba de fechar com a TAM uma operação de "spanish leasing" para financiar a compra de quatro aeronaves da companhia aérea. O valor total da operação, de US$ 180 milhões, inclui um A321, que foi entregue no final de abril, e três A319, que serão entregues até julho deste ano. Liderada pelo Santander, a operação também envolve o BNP Paribas, o KfW Ipex Bank GMbH e o Credit Industrial et Commercial, que atuaram como financiadores de 85% da dívida.
A TAM é a segunda companhia aérea brasileira a fazer esse tipo de operação. A Azul Linhas Aéreas também utilizou o financiamento de "spanish leasing" do Santander, mas a operação neste caso teve a participação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que financiou cerca de 80% do valor de compra de seis aeronaves Embraer 195 para a Azul, avaliadas em US$ 250 milhões.
Para viabilizar a operação com a TAM, segundo o superintendente da Área de Asset & Capital Structuring do Santander, Luis Eduardo Rangel de Paula, o banco criou uma empresa de leasing na Espanha, que comprou os aviões, para depois fazer o aluguel no Brasil.
"Além de estruturador da operação, o Santander também está colocando o capital a um custo mais baixo para a compra do avião", ressalta o superintendente executivo de Corporate & Investment Banking do Santander, Maurício Cesar Farias.
A primeira operação de "spanish leasing" no Brasil foi feita pelo Santander em 2008 e a TAM foi a primeira companhia aérea fora da Espanha a fechar esse tipo de financiamento. Fora do Brasil, segundo Rangel de Paula, o Santander já desenvolveu "spanish leasing" com as companhias Easy Jet, Iberia, Repsol, ArcelorMittal e Air Nostrum.
"A operação com o Santander financia 100% do valor dos aviões e a TAM não precisou colocar nenhum dinheiro no negócio. Além disso, o leasing entra como despesa e não como passivo nas demonstrações de resultado da companhia", disse o vice-presidente de Suprimentos e Contratos da TAM, José Zaidan Maluf.
O pagamento deste leasing pela TAM será feito em parcelas trimestrais por um período de 12 anos. Segundo Maluf, o valor médio dos aluguéis da maioria das operações que a companhia tem contratada giram em torno do pagamento mensal da Libor mais 0,6% ao ano. "Com o Santander, a TAM está recebendo o financiamento das aeronaves a um valor abaixo do custo do capital dela", disse Rangel de Paula.
Nos sistemas tradicionais de financiamento, segundo Rangel de Paula, as agências de crédito cobrem até 85% do valor da aeronave. Se for uma operação de dívida bancária comercial, o financiamento chega a 75% no máximo. O restante tem que ser pago à vista pela companhia aérea.
Segundo o vice-presidente da TAM, Zaidan Maluf, a companhia já fechou todas as operações de financiamento à compra dos aviões que tem a receber durante este ano. A companhia está trazendo oito novas aeronaves para a sua frota em 2011, sendo que quatro vieram através de operação de "spanish leasing" com o Santander, duas do modelo A330 com o apoio de agências de crédito europeias (a Hermes, da Alemanha, a Coface, da França e a inglesa ECGD) e dois A319 com uma agência de crédito japonesa.
"Já recebemos seis e até julho estão previstas mais três aeronaves. Todas elas receberam financiamento através de bancos e quase nenhum capital da companhia", disse Maluf. Além de baratear o custo do financiamento para a compra de aviões, segundo o executivo, essas novas estruturas permitem que a companhia tenha mais dinheiro disponível em caixa para utilizar em outros projetos, como aumento de frota.
O Santander já contabiliza 15 operações de "spanish leasing" de aeronaves em seu portfólio, sendo nove com a TAM e seis com a Azul. Com a TAM, o banco também finalizou uma transação para financiamento de Pre-Delivery Payments (PDP), referente a 21 aeronaves Airbus e seis Boeing.
O executivo da TAM informou que o investimento da companhia em frota este ano totaliza US$ 730 milhões. Em 2012, segundo ele, o valor, a preço de lista, será de US$ 1,7 bilhão e contempla 17 aviões. Até 2015, a previsão da aérea é de uma frota de 182 aeronaves. Atualmente, a TAM possui 155 aeronaves.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

10ª EDIÇÃO DO SALÃO SP DE TURISMO ESPERA RECEBER 15 MIL VISITANTES


A 10ª edição do Salão São Paulo de Turismo, que será realizado entre os dias 16 e 18 de junho, está com novidades. A estimativa é receber 15 mil pessoas, entre profissionais do turismo e público final. O objetivo da feira, cuja entrada é gratuita, é mostrar lugares pouco conhecidos e explorados, implantar o turismo sustentável, incentivar projetos para futuros investidores e criar novas oportunidades de trabalho.
"Há exposições específicas para noivas, estudantes, carros, tecnologia etc. Para aqueles que querem conhecer melhor o Estado de São Paulo e obter informações sobre passeios diferenciados - de curta ou longa duração -, culinária local, artesanato, cultura, entre tantas outras riquezas", comentou Suzi Camargo, diretora executiva da empresa Conteúdo Brasil Feiras, promotora do evento em parceria com a Amitur.

NOVIDADES

A sala São Paulo mostra São Paulo vai apresentar "Contos e Causos" de moradores das cidades expositoras, que contarão histórias e curiosidades que acontecem ou aconteceram em seus municípios. Outro destaque será o Cine Sampatur, uma área de lazer e entretenimento com filmes e documentários exibidos diariamente.
Mais informações e inscrições: www.salaospturismo.com.br

(Fonte : Mercado & Eventos)

O BRASIL COMO DESTINO LGBT



O turismo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis) cresce 20% ao ano em todo o mundo, segundo empresas especializadas. Com o objetivo de aprimorar a atuação do Brasil na atração de turistas desse segmento, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) integrou a delegação brasileira que participou da Convenção Anual da IGLTA (International Gay & Lesbian Travel Association). O evento, que aconteceu em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, entre 10 e 15 de maio, terá Florianópolis como sede, em abril de 2012.
Devido à escolha, o Brasil teve destaque especial no encontro e promoveu, em parceria com a Abrat GLS (Associação Brasileira de Turismo GLS), um evento exclusivo para convidar os profissionais de todos os países a visitar o Brasil e participar da convenção na capital catarinense. Além de apresentações dos destinos, foi exibido o filme da campanha publicitária “O Brasil te chama, celebre a vida aqui” e oferecidos pratos com comidas típicas da cozinha nacional.
O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do segmento no turismo mundial e falar sobre as iniciativas, nas esferas pública e privada, para consolidar o país como um destino no qual o reconhecimento e o respeito à diversidade, em todos os seus aspectos, cresce a cada dia.
“Também mostramos os atrativos naturais que o país oferece”, destaca o diretor. “Além das belezas de Florianópolis, eles poderão estender o tempo de permanência e conhecer outros destinos considerados ‘gay friendly’ como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador.”
A convenção deste ano teve a participação de 460 representantes de diversas áreas do turismo, de 35 países e a delegação brasileira foi composta ainda pela Abrat GLS e integrantes de órgãos oficiais de turismo de Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, da TAM e formadores de opinião. A ILGTA fez o lançamento da campanha promocional da edição 2012, com farta distribuição de cartões-postais (com ilustrações do artista plástico catarinense Luciano Martins), e pendrives personalizados, com informações sobre o evento e os atrativos do Brasil.

PERFIL DO TURISTA LGBT

Pesquisas feitas com operadoras e agências de viagens especializadas em turismo LGBT mostram que o perfil dos turistas do segmento é composto por pessoas solteiras, sem filhos e pertencentes às classes média e alta. Com isso, suas despesas mensais fixas são mais baixas e o maior poder de compra faz deles consumidores potenciais de viagens e lazer.
Ainda segundo a pesquisa, realizada em diversos eventos nacionais com demanda internacional, o mercado turístico de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros é formado por pessoas na faixa entre 20 e 55 anos e com nível superior; portanto, mais bem informadas e exigentes.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)