segunda-feira, 23 de maio de 2011

O BRASIL COMO DESTINO LGBT



O turismo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis) cresce 20% ao ano em todo o mundo, segundo empresas especializadas. Com o objetivo de aprimorar a atuação do Brasil na atração de turistas desse segmento, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) integrou a delegação brasileira que participou da Convenção Anual da IGLTA (International Gay & Lesbian Travel Association). O evento, que aconteceu em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, entre 10 e 15 de maio, terá Florianópolis como sede, em abril de 2012.
Devido à escolha, o Brasil teve destaque especial no encontro e promoveu, em parceria com a Abrat GLS (Associação Brasileira de Turismo GLS), um evento exclusivo para convidar os profissionais de todos os países a visitar o Brasil e participar da convenção na capital catarinense. Além de apresentações dos destinos, foi exibido o filme da campanha publicitária “O Brasil te chama, celebre a vida aqui” e oferecidos pratos com comidas típicas da cozinha nacional.
O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do segmento no turismo mundial e falar sobre as iniciativas, nas esferas pública e privada, para consolidar o país como um destino no qual o reconhecimento e o respeito à diversidade, em todos os seus aspectos, cresce a cada dia.
“Também mostramos os atrativos naturais que o país oferece”, destaca o diretor. “Além das belezas de Florianópolis, eles poderão estender o tempo de permanência e conhecer outros destinos considerados ‘gay friendly’ como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador.”
A convenção deste ano teve a participação de 460 representantes de diversas áreas do turismo, de 35 países e a delegação brasileira foi composta ainda pela Abrat GLS e integrantes de órgãos oficiais de turismo de Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, da TAM e formadores de opinião. A ILGTA fez o lançamento da campanha promocional da edição 2012, com farta distribuição de cartões-postais (com ilustrações do artista plástico catarinense Luciano Martins), e pendrives personalizados, com informações sobre o evento e os atrativos do Brasil.

PERFIL DO TURISTA LGBT

Pesquisas feitas com operadoras e agências de viagens especializadas em turismo LGBT mostram que o perfil dos turistas do segmento é composto por pessoas solteiras, sem filhos e pertencentes às classes média e alta. Com isso, suas despesas mensais fixas são mais baixas e o maior poder de compra faz deles consumidores potenciais de viagens e lazer.
Ainda segundo a pesquisa, realizada em diversos eventos nacionais com demanda internacional, o mercado turístico de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros é formado por pessoas na faixa entre 20 e 55 anos e com nível superior; portanto, mais bem informadas e exigentes.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

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