segunda-feira, 17 de março de 2014

VINÍCIUS LAGES TOMA POSSE COMO MINISTRO DO TURISMO


 

Vinicius Nobre Lages foi empossado pela presidenta Dilma Rousseff como novo ministro do Turismo. A cerimônia foi realizada na manhã desta segunda-feira (17/03), no Palácio do Planalto, junto com outros cinco ministros que assumiram as pastas dos ministérios da Ciência e Tecnologia, Cidades, Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Agrário e Agricultura.
A presidenta Dilma afirmou que os ex-ministros contribuíram para a construção de um projeto de Brasil que propiciou algo raro: "crescer, diminuir a desigualdade, construir um mercado interno de massa e, ao mesmo tempo, manter os fundamentos macroeconômicos e garantir o Brasil numa situação de estabilidade para enfrentar todas as conjunturas".
Dilma Rousseff também elogiou a atuação do ex-ministro Gastão Vieira do Turismo, dizendo que ele deixou o MTur totalmente renovado e que o governo devia a ele a implantação dos sistemas de gestão de modernização e de transparência. “Ele é responsável pelo Plano Nacional de Turismo e por adotar medidas que aumentaram a qualidade e o profissionalismo da recepção de turistas no Brasil”, afirmou.
A presidenta afirmou que o novo ministro Vinicius Lages agrega conhecimento técnico ao MTur com um currículo sólido voltado e experiência no setor. Vinicius tem 56 anos, é graduado em Agronomia, e doutorado em Economia do Desenvolvimento, na França. É especialista em Economia de Serviços, Turismo e Desenvolvimento de Negócios. Desde 2007 ocupava a gerência da Unidade de Assessoria Internacional do Serviço Brasileiros de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
 
(Fonte : MTur)

TURISMO ESTIMULA A ECONOMIA E CRIA NOVOS EMPREGOS


 

O turismo brasileiro está em ascensão. Pesquisa do Ministério do Turismo mostra que, em 2012, o setor cresceu 6%, dois pontos percentuais acima da média mundial anual. O crescimento representa 60 milhões de brasileiros em 197 milhões de viagens pelo Brasil.
Os investimentos em infraestrutura, como reformas de aeroportos, recapeamento de rodovias, sinalização turística, acessibilidade a pessoas com deficiência e mão-de-obra especializada são alguns dos insumos que contribuem para o crescimento constante do setor, que emprega atualmente 2,9 milhões de trabalhadores formais e gera renda anual de R$ 103 bilhões.
A expectativa é que, neste ano, somente durante a Copa do Mundo, três milhões de brasileiros devam viajar pelo Brasil, impulsionando ainda mais o turismo doméstico, que já responde por aproximadamente 85% da receita do setor no país.
O crescimento do turismo também tem permitindo que pessoas que nunca viajaram se aventurem pelo país, como mostra o último vídeo da série Turismo em Cena.
“Investir em infraestrutura e nas atividades turísticas estimula a economia, a formalização e alavanca a renda do país. E esse é o caminho para chegarmos à terceira posição no ranking das economias do turismo mundial até 2022”, afirma o ministro Gastão Vieira.
Série institucional
O Ministério do Turismo produziu uma série de nove curtas sobre as principais ações da pasta. A campanha "Turismo em Cena" destacou os programas de formação e qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço aos parques nacionais.
As ações do MTur vão ao encontro das metas previstas no Plano Nacional de Turismo 2013-2016, que prevê o crescimento do turismo interno e a chegada de estrangeiros, além de um acréscimo nos postos de trabalho no setor, impulsionando a competitividade do turismo brasileiro.
"Nossas metas são audaciosas, mas com trabalho e esforço conseguiremos cumprir os objetivos, entre eles, o de elevar o Brasil à condição de 3ª economia turística mundial até 2022", afirma o ministro Gastão Vieira.
 
(Fonte : MTur)

CAMPINAS VIRA AEROPORTO MAIS CONECTADO DO PAÍS


 

Campinas se transformou, no final do ano passado, na cidade com mais ligações aéreas do país. A partir do aeroporto de Viracopos é possível voar diretamente para 57 destinos. De Guarulhos, voa-se para 48 cidades e de Congonhas, para 27.
A mudança é consequência direta da entrada da Azul no mercado e do movimento de concentração do setor.
"A compra da Pantanal pela TAM reduziu as ligações regionais a partir de Congonhas e, a partir do ano passado, a concretização da fusão da Azul com a Trip fez com que as ligações de São Paulo com o interior do Estado e do país migrassem de Guarulhos para Campinas", diz Humberto Bettini, pesquisador de transporte aéreo do Núcleo de Estudos do Transporte Aéreo do ITA e autor do levantamento, feito a pedido da Folha.
Das 27 ligações diretas a partir de Congonhas, apenas 9 não são capitais. Guarulhos tem hoje 21 ligações diretas com destinos regionais (não capitais) e Campinas, 31.
A consolidação das operações de Azul e Trip, concluída no ano passado, levou a uma concentração da malha.
De acordo com levantamento feito pelo professor do Nectar Alessandro de Oliveira, a Azul priorizou seu crescimento em 2013 em Guarulhos e reduziu frequências em outros 58 destinos.
A oferta total de frequências de voos da empresa cresceu 1%, com a adição de 130 por semana. Em Guarulhos o crescimento foi de 69% (188 voos a mais). Campinas cresceu 9%, com mais 177.
Por outro lado, houve eliminação de voos da Azul que se sobrepunham aos da Trip, o que afetou passageiros.
"Perdemos o voo direto Maringá-Campo Grande", diz Mariana Beckheuser, que mora em Paranavaí (PN) e trabalha com agronegócio. "As opções de voos diretos de Londrina também caíram bastante e os preços subiram."
No ano passado, a TAM também reduziu voos que serviam Londrina e a Gol, os de Maringá.

GUARULHOS

A nova malha que a Azul está construindo a partir de Guarulhos é bem diferente da operação de Campinas.
Em Guarulhos, a empresa tem como alvo o viajante a negócios de São Paulo, que quer voos diretos para cidades de médio e grande porte e que não está disposto a pegar ônibus para ir a Campinas.
"De modo algum abandonamos o interior e o regional", diz Marcelo Bento Ribeiro, diretor de planejamento da Azul. Segundo ele, a redução das frequências regionais da empresa foi de 17%.
"As alterações feitas na malha foram no sentido de reduzir o pinga-pinga. O que faz diferença para o passageiro do interior é a conectividade, que permite mais opções de destinos", diz.
Em Guarulhos, a empresa não teria condições de construir uma malha de conexões, segundo ele. Por isso, nesse aeroporto, a estratégia foi "servir mercados que podem se sustentar sem conexão."
Com a migração de voos regionais para Viracopos, o viajante que tem como destino final São Paulo precisa agora pegar ônibus, disponibilizados pela Azul, para vir para a capital.
 
(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

AVIÕES NO CHÃO QUANDO A BOLA ROLAR


 

Pelo menos 16 mil passageiros de empresas aéreas brasileiras devem ter seus bilhetes cancelados ou seus voos remanejados com a decisão dos responsáveis pela segurança da Copa do Mundo de implantarem zonas de exclusão no espaço aéreo brasileiro durante o horário dos jogos de futebol nas 12 cidades-sede. A medida impede voos de qualquer aeronave convencional num raio de sete quilômetros a partir dos estádios, o que vai provocar o fechamento para pousos de oito aeroportos localizados em Rio, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador e Curitiba. Também haverá restrições nas decolagens, que devem ter seus horários alterados. Nessas capitais, os aeroportos ficam próximos aos estádios, dentro da área de exclusão. Apenas aeronaves militares terão permissão, em situações excepcionais, de voarem nas áreas restritas.
Do dia 12 de junho, quando a seleção brasileira entra em campo para enfrentar a Croácia no Estádio Itaquera, o Itaquerão, em São Paulo, até a final do mundial de futebol no dia 13 de julho no Maracanã, no Rio, as companhias aéreas Gol, TAM, Avianca e Azul deverão cancelar ao menos 805 voos e reposicionar, alterando horários e local de partidas, outros 150 nessas oito cidades sedes. Representantes das empresas se reuniram com a cúpula da segurança da Copa na semana passada, quando as medidas foram comunicadas.
 
EXCLUSÃO AÉREA VAI DURAR ATÉ 7 HORAS
 
Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear), confirmou o cancelamento dos voos, informando que quem comprou ou reservou passagens nesse período começará a ser avisado esta semana pelas empresas aéreas. Uma grande operação será montada para expedir os avisos. Jenkins não soube precisar os prejuízos das companhias.
— Assim como os passageiros, vamos sofrer um grande impacto. As consequências são muito ruins para as companhias aéreas. Aumentam os custos, que vamos diluir ao longo do tempo. Agora quem sou eu para questionar a medida? É um assunto que os responsáveis pelos setores de inteligência das forças de segurança, juntamente com outros países, discutiram com a presidente Dilma Rousseff. Eu não tenho como avaliar se é exagero. Não tenho o grau de informações deles. Vamos cumprir e ponto — afirmou Jenkins.

NO RIO, VOOS DESLOCADOS PARA O GALEÃO
 
Pelo planejamento, as zonas de exclusão aérea serão ativadas seguindo o cronograma dos jogos da Copa. No jogo de abertura, quando o Brasil estreia contra os croatas, às 17h, no Itaquerão, em São Paulo, os voos serão proibidos no raio de sete quilômetros três horas antes da partida e até quatro horas depois do pontapé inicial. Nas outras partidas, os horários mudam. Nos jogos da primeira fase, o espaço aéreo será fechado uma hora antes dos jogos e até três horas depois. Nas demais fases, quando há previsão de prorrogações e até disputas de pênaltis, a regra passa a valer uma hora antes e quatro depois. Na final, no Maracanã, quando haverá a solenidade de encerramento da Copa, a zona de exclusão terá duração de sete horas, passando a valer três horas antes e quatro depois do início do jogo.
No Rio, o aeroporto Santos Dumont ficará fechado para pouso em todos os jogos no Maracanã. As aeronaves que chegarem na cidade nos dias e horários das partidas serão deslocadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. As decolagens serão permitidas, mas com restrições: a ordem é o piloto assim que decolar posicionar o avião na direção contrária ao Maracanã. Em Belo Horizonte, na capital mineira, o aeroporto Carlos Drummond de Andrade, o da Pampulha, terá voos deslocados para o Aeroporto Internacional Tancredo Naves, o de Confins.
 
EM SÃO PAULO, CAMPO DE MARTE FECHADO
 
Aeronaves não autorizadas e que descumprirem a medida serão interceptadas por caças da Força Aérea Brasileira, advertidas e, em casos extremos, podem ser abatidas.
Os voos para Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador e Curitiba serão os mais prejudicados. Como não há outros aeroportos com capacidade de receber aviões de grande porte, o fechamento nos horários de jogos para pouso e as restrições nas decolagens provocarão uma grande operação logística das empresas aéreas. Vários voos serão cancelados. Em Manaus, por exemplo, a opção mais próxima é Belém, que fica a mais de quatro dias de viagem de barco. Em Salvador e Recife, os pousos podem ser deslocados para Natal nos horários das partidas.
Em São Paulo, os pousos e decolagens estarão permitidos nos aeroportos de Guarulhos e em Congonhas, mas a pista do Aeroporto Campo de Marte, muito usado para operações de jatinhos e helicópteros, ficará fechada totalmente nos dias e nos horários de jogos no Itaquerão. O Campo de Marte fica fora da área de exclusão, mas a decisão de fechá-lo levou em consideração a rota tanto de aproximação como de partida das aeronaves, que passariam sobre o estádio
 
(Fonte : Jornal o Globo)

FAB TERÁ MAIS CONTROLADORES DE VOO NO TORNEIO


 

Para amenizar os impactos nos aeroportos brasileiros provocados pela ativação das zonas de exclusão aérea durante os horários dos jogos da Copa do Mundo, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que montou um esquema especial com reforço de operadores de tráfego aéreo, estabelecendo regras específicas para o pouso e decolagem de aeronaves. O coronel Ary Rodrigues Bertolino, chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) no Brasil, garantiu que não haverá problemas de congestionamento de pouso e decolagem em horários de pico.
Segundo ele, a FAB vem planejando desde 2011 o esquema para a Copa e os Jogos Olímpicos.
De acordo com o coronel Bertolino, o CGNA — unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica — ficou responsável por um plano de ação considerando o aumento da demanda e as restrições em algumas porções do espaço aéreo:
— A criação de zonas de exclusão segue critérios de segurança mundiais. O objetivo é manter a segurança do público, de atletas, autoridades, aeronaves e instalações e ao mesmo tempo minimizar os impactos operacionais causados para os usuários do espaço aéreo.
Como O GLOBO revelou na edição de ontem, pelo menos 16 mil passageiros de aéreas brasileiras devem ser afetados, com bilhetes cancelados ou voos remanejados, com a decisão dos responsáveis pela segurança da Copa do Mundo de criar zonas de exclusão no espaço aéreo durante o horário dos jogos nas 12 cidades-sede. A medida impede voos de qualquer aeronave convencional num raio de sete quilômetros a partir dos estádios, o que vai provocar o fechamento para pousos de oito aeroportos no Rio, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador e Curitiba. Os horários das decolagens também devem ser alterados. Nessas capitais, os aeroportos ficam próximos aos estádios. Só aeronaves militares terão permissão, em casos excepcionais, de voarem nas áreas restritas. O coronel Bertolino disse que cerca de 2.600 controladores de tráfego estão sendo treinados há dois anos:
— Os controladores são preparados para lidar com demandas cotidianas e extremas, como ações terroristas, sequestros de aeronaves e identificação de aviões que se aproximarem dos estádios dos jogos sem autorização
 
(Fonte : Jornal o Globo)

SETOR HOTELEIRO QUESTIONA LEGALIDADE DA HOSPEDAGEM COMPARTILHADA


 

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) vai levar, ao Congresso Nacional e às instâncias superiores do governo, questionamento sobre a legalidade do chamado modelo de hospedagem  compartilhada.
A informação foi transmitida hoje pelo vice-presidente da entidade, Nérleo Caus de Souza. De acordo com ele, “a Abih nacional se coloca de prontidão em relação ao crescimento do modelo de hospedagem  compartilhada, que vem sendo popularizado no país”. A prática de alugar partes da casa para hóspedes, iniciada de maneira incipiente na Irlanda, com o sistema bed & breakfast  (cama e café), tem crescido de forma exponencial em todo o mundo, acrescentou.
O empresário criticou a forma "irregular e informal"  desse tipo de hospedagem, que "está tomando espaço da hotelaria propriamente dita, sem os cuidados fiscalizatórios, necessários para uma convivência natural; inclusive com a liberalidade dos impostos".
Ele sustentou que a Abih nacional não aceita a  expansão desse modelo, e questiona , como se consegue gerar unidades de hospedagem sem ter , de cumprir as exigências a que os hoteleiros tradicionais estão submetidos. "E o que é melhor, não  pagando os impostos que nós, hoteleiros, pagamos", destacou.
Nérleo de Souza informou que em Nova York, foram criadas leis municipais para  impedir o crescimento desenfreado dessa modalidade que "pode parecer muito romântica, mas que, no fundo, agride frontalmente o posicionamento estabelecido da hotelaria brasileira". Ele disse que, na cidade norte-americana, quem quiser, pode fazer hospedagem compartilhada, mas tem que obedecer a critérios de fiscalização e legalidade, "porque não é possível o hotel ter que arcar com toda a fiscalização e legalidade e você, na informalidade, ceder  uma salinha para fazer uma receita a mais. É complicado".
O sistema de aluguel de quartos e outros cômodos nas residências ganhou força, no Brasil, no ano passado, com a realização da Jornada Mundial da Juventude, quando jovens católicos de todo o mundo viajaram ao Rio de Janeiro para um encontro com o papa Francisco.
Nérleo de Souza assegurou que a Abih não é contra a ideia da hospedagem compartilhada, mas reforça o posicionamento contra a informalidade. "Não é possível".  A entidade quer que o assunto seja debatido de forma aberta e democrática, "mas colocando a nossa preocupação, desde que tenham as mesmas exigências que nós temos. Acho que isso tem que ter uma equivalência, uma mão dupla", indicou.
 
(Fonte :  Agência Brasil)

TURISMO PASSA PENTE FINO EM OBRAS DA COPA


 

A partir desta segunda-feira (17), uma equipe do MTur se reúne, em videoconferência, com estados e municípios das doze cidades-sede para avaliar a situação de cada uma das 39 obras previstas para estarem prontas até o mundial de futebol.
São projetos que contemplam a sinalização turística, a acessibilidade dos destinos, reformas e construções de Centros de Atendimento ao Turista (CATs), todos contemplados pela Matriz de Responsabilidades da Copa. “O objetivo é obter um diagnóstico da situação de modo a estipular um cronograma final de entregas”, explica Neusvaldo Lima, diretor de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo.
No total, os 39 contratos pactuados representam um investimento de R$ 180,3 milhões. Em uma das pontas da videoconferências estará a equipe do MTur; na outra, representantes de estados e municípios contemplados, representantes da Caixa Econômica Federal, órgão que gerencia o repasse dos recursos, e representantes da Controladoria-Geral da República. Cada projeto será avaliado em uma seção exclusiva, de 17 a 25 de março.
Uma das cidades, Brasília, terá dois contratos analisados, o que representa um investimento de R$ 4,3 milhões. Um deles, prevê a colocação de 1.242 placas de sinalização turística. Mais de cem delas, confeccionadas em três idiomas, já foram instaladas nos principais pontos turísticos de Brasília e arredores, como mostra a foto.
Feitas em aço trincado para suportar o desgaste natural do tempo, as placas receberam uma película de proteção para facilitar a limpeza em caso de pichações, de acordo com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. O investimento total foi de R$ 1,3 milhão, incluindo recursos do Ministério do Turismo e contrapartida do governo distrital.
 
(Fonte : MTur)

CIDADES-SEDE RECEBEM REFORÇO PARA ATENDER OS VISITANTES


 

As 12 cidades-sede da Copa intensificaram suas atividades para atender melhor o turista que viajará pelo país durante o mundial de futebol. Entre as ações com apoio do Ministério do Turismo estão novos profissionais especializados em prestar informações turísticas, além de centros de atendimento ao visitante, em unidades fixas e itinerantes.
Totens eletrônicos já estão à disposição do turista no aeroporto internacional Pinto Martins em Fortaleza, com informações em até seis idiomas. Também estarão disponíveis estruturas móveis de atendimento, em conteiners adaptados. Em São Paulo, a novidade será o atendimento móvel: ao redor da Arena Corinthians estarão circulando, durante os jogos, profissionais a bordo de cinco patinetes elétricos. O objetivo é distribuir mapas e informações aos torcedores que passarem pelo local. São Paulo também terá um telefone para atendimento ao turista: o 156, em entrará em operação a partir de abril.
Em Brasília, a expectativa é que sejam instalados mais quatro Centros de Atendimento ao Turista, os CATs, com profissionais preparados para oferecer informações sobre a cidade, distribuir mapas e sugerir roteiros turísticos, além de outras duas estruturas móveis. Hoje a cidade dispõe de três CATs em funcionamento: na Praça dos Três Poderes, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek e na Rodoviária Interestadual.
Ao investir na comunicação com o turista, o Ministério do Turismo (MTur) atende a uma das principais reivindicações dos estrangeiros que visitaram o país durante a Copa das Confederações: melhorar o atendimento em língua estrangeira. Durante o torneio, metade dos turistas estrangeiros que visitaram o país manifestaram dificuldades em se comunicar, segundo pesquisa do MTur, feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). No período, foram entrevistados 1.338 turistas estrangeiros em aeroportos brasileiros.
O MTur está investindo R$ 22,3 milhões na construção e reforma de 90 Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) em estados-sede da Copa do Mundo. Atualmente o país tem 96 deles instalados pelos principais centros receptores de turistas. A ação é uma parceria com estados e municípios, que investem mais R$ 2,3 milhões.
Atender bem ao turista é uma das missões do Ministério do Turismo – e algo que se tem feito com primor, como revelam duas pesquisas recentes, feitas com turistas que estiveram no país por ocasião da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude. Em linhas gerais, o nível de satisfação com os serviços turísticos no país alcançou níveis acima de 90%, de modo que a maioria pretende voltar ao país.
 
ONDE ESTÃO ALGUNS NOVOS CATS:
 
São Paulo - Cinco patinetes e três vans, além de um novo CAT no aeroporto de Congonhas.
Brasília - Serão instalados mais quatro CATs fixos e dois móveis, um deles na Torre Digital, um no Setor Hoteleiro Sul, um no Setor Hoteleiro Norte e outro na Torre de TV.
Fortaleza - Três totens eletrônicos no aeroporto internacional para fornecer informações.
 
(Fonte : MTur)

JOVENS QUEREM VIAJAR SOZINHOS, REVELA PESQUISA


 

Os brasileiros estão mais empenhados em viajar sozinhos. É o que mostra uma pesquisa do Ministério do Turismo, que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. O percentual atingiu 17,7% dos brasileiros que pretendem viajar. Em fevereiro do ano passado, esse valor era de 13,1%.
O aumento ocorreu em todas as faixas etárias, sendo mais acentuado entre os turistas de até 35 anos, grupo que registrou alta de dez pontos percentuais. A pesquisa não revela as razões pelas quais a turma dos viajantes solitários ganha cada vez mais adeptos, mas a independência financeira das mulheres é uma das razões apontadas por especialistas.
Também chamou a atenção o fato de os turistas jovens aderirem, cada vez mais, a hospedagens na casa de amigos e parentes. Estima-se que 38,1% dos turistas de até 35 anos escolham este meio de estada em suas próximas viagens. Em fevereiro do ano passado, o índice era de 27,2%. O mesmo não ocorreu entre os mais velhos, entre 45 e 60 anos, grupo que registrou queda de preferência de 26,7% para 17,2% por casas de amigos e parentes.
A pesquisa também revela um aumento das viagens de carro entre os mais ricos. O aumento foi substancial entre os entrevistados das duas maiores faixas de renda. Entre os que ganham R$ 4.801 e R$ 9.600 a alta foi de dez pontos percentuais (passando de 20% para 30,7%). Entre os que ganham mais de R$ 9.600 o número mais que dobrou (de 6,9% para 16,5%). São comparados os meses de fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014. As viagens de avião, no entanto, ainda ocupam a primeira posição entre os deslocamentos em viagens.
A relação entre escolaridade e realização de viagens sempre foi direta: os mais estudados são também os mais viajados. Mas nesta última sondagem, a diferença entre os mais e os menos estudados foi mais acentuada. Enquanto entre os pós-graduados a intenção de viagem passou de 38,4% para 39,7%, entre os entrevistados que declararam o primeiro grau incompleto, a queda foi de 10,6% para 3,7%.

Dados gerais
A Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, mostra que 26% dos pesquisados têm intenção de arrumar as malas no próximo semestre, período que compreende a Copa do Mundo. O percentual é 7% maior que o registrado no mesmo mês do ano anterior. Fato curioso na capital do país: Brasília registrou um aumento de dez pontos na intenção de viagem. O percentual chegou a 34% em fevereiro de 2014, contra 24% no ano anterior.
Na hora de viajar e escolher o destino, a maioria dos brasileiros ainda pretende ficar dentro do país (68%) contra 28% que pretendem ir para o exterior. A região Nordeste está entre as preferidas dos turistas (54%), seguida da região Sudeste (26%), e da região Sul (17%).
No quesito hospedagem, os turistas domésticos optam pelo conforto dos hotéis e pousadas, que são a preferência de 54% dos brasileiros. Em segundo lugar, como opção de estadia, 34% dos brasileiros procuram a casa de parentes e amigos. Para deslocar-se de um destino a outro, o avião continua sendo o meio de transporte preferido dos brasileiros, com 57% da preferência. O carro é o segundo preferido por 26% dos entrevistados, e por último, o ônibus (10%).
A pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em sete capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiros, Salvador e São Paulo, e mede a perspectiva de viagem dos brasileiros em seis meses.
 
(Fonte : MTur)

HOTELARIA DE SALVADOR EM FEVEREIRO TEM OCUPAÇÃO MÉDIA DE 58%


 

A hotelaria de Salvador apresentou em fevereiro uma média de ocupação de 58,19% e diária média de R$ 242,11, resultando em um revpar (indicador ponderado da diária e ocupação) de R$ 140,88. Comparando com o mesmo período do ano anterior, observa-se que a taxa sofreu um ligeiro acréscimo (55,93% em fevereiro de 2013 para 58,10% em fevereiro de 2014), mantendo-se ainda em patamares baixos para fevereiro, um período de alta estação.
Já a diária média passou de R$ 315,79 em fevereiro de 2013 para R$ 242,11 em fevereiro de 2014, mudança ocorrida devido ao fato de que o período de carnaval passou de fevereiro para março entre 2013 e 2014.
Segundo o presidente da ABIH-BA, Manolo Garrido, “os indicadores de desempenho na hotelaria continuam baixos, apesar de fevereiro ser um mês de pleno verão. Até mesmo a notícia divulgada recentemente no sentido de que Salvador estaria apresentando o maior aumento da diária média nos dias de jogos da Copa do Mundo se justifica muito mais porque a base de comparação é deprimida, ou seja, a diária normal de Salvador é uma das mais baixas entre as cidades-sede, e não porque estejam muito acima das demais nos quatro dias de jogos”.
Os resultados são fruto da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada em parceria entre a ABIH-BA e ABIH Nacional. Vinte e seis hotéis participaram da pesquisa, entre grandes e médios de Salvador.
 
(Fonte :  PanHotéis)