segunda-feira, 17 de março de 2014

TURISMO ESTIMULA A ECONOMIA E CRIA NOVOS EMPREGOS


 

O turismo brasileiro está em ascensão. Pesquisa do Ministério do Turismo mostra que, em 2012, o setor cresceu 6%, dois pontos percentuais acima da média mundial anual. O crescimento representa 60 milhões de brasileiros em 197 milhões de viagens pelo Brasil.
Os investimentos em infraestrutura, como reformas de aeroportos, recapeamento de rodovias, sinalização turística, acessibilidade a pessoas com deficiência e mão-de-obra especializada são alguns dos insumos que contribuem para o crescimento constante do setor, que emprega atualmente 2,9 milhões de trabalhadores formais e gera renda anual de R$ 103 bilhões.
A expectativa é que, neste ano, somente durante a Copa do Mundo, três milhões de brasileiros devam viajar pelo Brasil, impulsionando ainda mais o turismo doméstico, que já responde por aproximadamente 85% da receita do setor no país.
O crescimento do turismo também tem permitindo que pessoas que nunca viajaram se aventurem pelo país, como mostra o último vídeo da série Turismo em Cena.
“Investir em infraestrutura e nas atividades turísticas estimula a economia, a formalização e alavanca a renda do país. E esse é o caminho para chegarmos à terceira posição no ranking das economias do turismo mundial até 2022”, afirma o ministro Gastão Vieira.
Série institucional
O Ministério do Turismo produziu uma série de nove curtas sobre as principais ações da pasta. A campanha "Turismo em Cena" destacou os programas de formação e qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço aos parques nacionais.
As ações do MTur vão ao encontro das metas previstas no Plano Nacional de Turismo 2013-2016, que prevê o crescimento do turismo interno e a chegada de estrangeiros, além de um acréscimo nos postos de trabalho no setor, impulsionando a competitividade do turismo brasileiro.
"Nossas metas são audaciosas, mas com trabalho e esforço conseguiremos cumprir os objetivos, entre eles, o de elevar o Brasil à condição de 3ª economia turística mundial até 2022", afirma o ministro Gastão Vieira.
 
(Fonte : MTur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário