segunda-feira, 17 de março de 2014

FAB TERÁ MAIS CONTROLADORES DE VOO NO TORNEIO


 

Para amenizar os impactos nos aeroportos brasileiros provocados pela ativação das zonas de exclusão aérea durante os horários dos jogos da Copa do Mundo, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que montou um esquema especial com reforço de operadores de tráfego aéreo, estabelecendo regras específicas para o pouso e decolagem de aeronaves. O coronel Ary Rodrigues Bertolino, chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) no Brasil, garantiu que não haverá problemas de congestionamento de pouso e decolagem em horários de pico.
Segundo ele, a FAB vem planejando desde 2011 o esquema para a Copa e os Jogos Olímpicos.
De acordo com o coronel Bertolino, o CGNA — unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica — ficou responsável por um plano de ação considerando o aumento da demanda e as restrições em algumas porções do espaço aéreo:
— A criação de zonas de exclusão segue critérios de segurança mundiais. O objetivo é manter a segurança do público, de atletas, autoridades, aeronaves e instalações e ao mesmo tempo minimizar os impactos operacionais causados para os usuários do espaço aéreo.
Como O GLOBO revelou na edição de ontem, pelo menos 16 mil passageiros de aéreas brasileiras devem ser afetados, com bilhetes cancelados ou voos remanejados, com a decisão dos responsáveis pela segurança da Copa do Mundo de criar zonas de exclusão no espaço aéreo durante o horário dos jogos nas 12 cidades-sede. A medida impede voos de qualquer aeronave convencional num raio de sete quilômetros a partir dos estádios, o que vai provocar o fechamento para pousos de oito aeroportos no Rio, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador e Curitiba. Os horários das decolagens também devem ser alterados. Nessas capitais, os aeroportos ficam próximos aos estádios. Só aeronaves militares terão permissão, em casos excepcionais, de voarem nas áreas restritas. O coronel Bertolino disse que cerca de 2.600 controladores de tráfego estão sendo treinados há dois anos:
— Os controladores são preparados para lidar com demandas cotidianas e extremas, como ações terroristas, sequestros de aeronaves e identificação de aviões que se aproximarem dos estádios dos jogos sem autorização
 
(Fonte : Jornal o Globo)

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