As 12
cidades-sede da Copa intensificaram suas atividades para atender melhor o
turista que viajará pelo país durante o mundial de futebol. Entre as ações com
apoio do Ministério do Turismo estão novos profissionais especializados em
prestar informações turísticas, além de centros de atendimento ao visitante, em
unidades fixas e itinerantes.
Totens eletrônicos já estão à disposição do turista no aeroporto internacional Pinto Martins em Fortaleza, com informações em até seis idiomas. Também estarão disponíveis estruturas móveis de atendimento, em conteiners adaptados. Em São Paulo, a novidade será o atendimento móvel: ao redor da Arena Corinthians estarão circulando, durante os jogos, profissionais a bordo de cinco patinetes elétricos. O objetivo é distribuir mapas e informações aos torcedores que passarem pelo local. São Paulo também terá um telefone para atendimento ao turista: o 156, em entrará em operação a partir de abril.
Totens eletrônicos já estão à disposição do turista no aeroporto internacional Pinto Martins em Fortaleza, com informações em até seis idiomas. Também estarão disponíveis estruturas móveis de atendimento, em conteiners adaptados. Em São Paulo, a novidade será o atendimento móvel: ao redor da Arena Corinthians estarão circulando, durante os jogos, profissionais a bordo de cinco patinetes elétricos. O objetivo é distribuir mapas e informações aos torcedores que passarem pelo local. São Paulo também terá um telefone para atendimento ao turista: o 156, em entrará em operação a partir de abril.
Em
Brasília, a expectativa é que sejam instalados mais quatro Centros de
Atendimento ao Turista, os CATs, com profissionais preparados para oferecer
informações sobre a cidade, distribuir mapas e sugerir roteiros turísticos,
além de outras duas estruturas móveis. Hoje a cidade dispõe de três CATs em
funcionamento: na Praça dos Três Poderes, no Aeroporto Internacional Juscelino
Kubistchek e na Rodoviária Interestadual.
Ao
investir na comunicação com o turista, o Ministério do Turismo (MTur) atende a
uma das principais reivindicações dos estrangeiros que visitaram o país durante
a Copa das Confederações: melhorar o atendimento em língua estrangeira. Durante
o torneio, metade dos turistas estrangeiros que visitaram o país manifestaram
dificuldades em se comunicar, segundo pesquisa do MTur, feita em parceria com a
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). No período, foram
entrevistados 1.338 turistas estrangeiros em aeroportos brasileiros.
O MTur está
investindo R$ 22,3 milhões na construção e reforma de 90 Centros de Atendimento
aos Turistas (CATs) em estados-sede da Copa do Mundo. Atualmente o país tem 96
deles instalados pelos principais centros receptores de turistas. A ação é uma
parceria com estados e municípios, que investem mais R$ 2,3 milhões.
Atender
bem ao turista é uma das missões do Ministério do Turismo – e algo que se tem
feito com primor, como revelam duas pesquisas recentes, feitas com turistas que
estiveram no país por ocasião da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da
Juventude. Em linhas gerais, o nível de satisfação com os serviços turísticos
no país alcançou níveis acima de 90%, de modo que a maioria pretende voltar ao
país.
ONDE
ESTÃO ALGUNS NOVOS CATS:
São Paulo - Cinco patinetes e três vans, além de um novo CAT no aeroporto de
Congonhas.
Brasília - Serão instalados mais quatro CATs fixos e dois móveis, um deles na
Torre Digital, um no Setor Hoteleiro Sul, um no Setor Hoteleiro Norte e outro
na Torre de TV.
Fortaleza - Três totens eletrônicos no aeroporto internacional para fornecer
informações.
(Fonte
: MTur)
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