quarta-feira, 22 de setembro de 2010

GASTO DE TURISTA NO EXTERIOR BATE RECORDE


O recorde nos gastos de brasileiros no exterior levou o BC a aumentar a previsão para o deficit na conta de viagens internacionais.
No mês passado, esses gastos somaram US$ 1,3 bilhão, maior valor para meses de agosto da série histórica. Em julho, o resultado de US$ 1,5 bilhão foi o maior para todos os meses do ano desde 1947.
De acordo com a instituição, a diferença entre os gastos dos brasileiros fora do país e os dos turistas estrangeiros no Brasil alcançará, em 2010, o valor inédito de US$ 10 bilhões.
Para o BC, essa situação não deve se alterar em 2011, quando é esperado novo recorde (US$ 11,5 bilhões). "Esse resultado se deve, fundamentalmente, à despesa [dos brasileiros], pois o turismo receptivo está crescendo a taxas mais baixas. A expectativa é que isso continue", disse o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes.
Os gastos classificados pelo BC na conta de viagens incluem também as compras feitas com cartões de crédito em lojas fora do país.

Ameaça de intervenção não segura dólar

No primeiro dia após o anúncio de que o Fundo Soberano do Brasil (FSB) atuará no câmbio para conter a valorização do real, o dólar voltou a cair ontem.
Fechou com baixa de 0,58%, a R$ 1,71.
Embora o ministro Guido Mantega (Fazenda) diga que o FSB terá poder de fogo "ilimitado", seguem pequenas as chances de o Brasil conter a valorização do real, avaliam especialistas.
O ponto central é que os juros nas principais economias do mundo estão próximos a zero ou negativos na tentativa desses países de recuperar dinamismo econômico.
No Brasil, a taxa básica de juros (Selic) é de 10,75% ao ano. Isso faz do país um "ímã" para capitais especulativos de fora (ingressaram US$ 2,7 bilhões em agosto).
Outros países que saíram mais rápido da crise global também vêm sofrendo com a valorização de suas moedas, maior até que a do real diante do dólar. Casos do Peru, do Chile e da Austrália.
"O poder do Fundo Soberano é limitado. O Brasil não pode bancar o resto do mundo", diz o economista José Márcio Camargo, da PUC-RJ e da Opus Gestão de Recursos.
No total, o FSB tem hoje em caixa R$ 17,9 bilhões (US$ 10,5 bilhões). É um valor considerado baixo diante do fluxo de dólares que o Brasil vem recebendo.
Só nos primeiros 17 dias de setembro, o Banco Central ampliou em quase US$ 7 bilhões (para US$ 261,3 bilhões) as reservas internacionais do país, "enxugando" dólares do mercado na tentativa de conter a alta do real.
O FSB pode ampliar seu poder de fogo. Basta o Tesouro emitir títulos da dívida pública e destinar os recursos para a compra de dólares.
O problema é que, assim como nas intervenções do BC, há custo elevado para a dívida pública nisso.
Os títulos emitidos pelo Tesouro pagariam juros de 10,75% ao ano, mas o valor levantado seria destinado à compra de dólares que não param de se desvalorizar.
Para José Francisco Gonçalves, economista-chefe do banco Fator, a decisão da Fazenda de usar o Fundo Soberano pode ter um "efeito psicológico" no mercado.
"Só de gritar e dizer que o poder será "ilimitado", a Fazenda segura um pouco a ação de especuladores."
Mas ele considera difícil conter a valorização do real. Especialmente agora que o Fed (o BC norte-americano) pode injetar mais dólares a custo zero nos EUA para tentar recuperar a economia.
"Parte desses dólares certamente acabará entrando para especular no Brasil."
Felipe Salto, economista da Tendências, disse que "faz todo o sentido" usar o FSB para segurar o dólar às vésperas da capitalização da Petrobras. Ela pode chegar a R$ 133 bilhões e atrair nova enxurrada de dólares.

Efeito será pontual para absorver excessos

O FSB (Fundo Soberano do Brasil) poderá até segurar as cotações do dólar, mas por momentos pontuais de forte entrada de recursos no país, como os provenientes da oferta de ações da Petrobras.
Na avaliação do mercado, que recebeu a novidade ontem com ceticismo, dificilmente o FSB terá poder de fogo para alterar os rumos da taxa de câmbio brasileira, definida hoje por movimentos globais de fluxo de dinheiro.
"O Fundo Soberano não vai mudar a correnteza. O efeito será pontual. Quando entrarem os recursos da Petrobras, a gente vai ter uma noção melhor. Fazer só pressão não adianta, tem de agir", disse José Roberto Carreira, da corretora Fair.
Para o economista Marcio Garcia, professor da PUC-RJ, o efeito máximo de uma intervenção do FSB no câmbio será de dez dias, tempo em que poderá retirar eventual excesso de dólares.
"As intervenções que o Fundo Soberano venha a fazer serão, rigorosamente, idênticas àquelas do BC. Vai até dificultar a ação do BC, de aumentar a liquidez, se não comunicar suas intenções. E com o agravante de um custo maior por conta do diferencial de juros", disse.
A expectativa é que a primeira atuação só ocorra em outubro, após a liquidação da oferta da Petrobras e do vencimento do contrato de dólar para outubro na BM&FBovespa, respectivamente, nos dias 29 de setembro e 1º de outubro.
Até lá, as cotações ficarão pressionadas pelas aplicações dos bancos para proteger investimentos e dívidas com risco cambial. As "apostas" dos bancos na queda do dólar somam US$ 14 bilhões.
Especialista em câmbio, Nathan Blanche, da Tendências, também não vê benefício da atuação do FSB nos rumos do câmbio. "Qualquer tentativa de manipular a taxa de câmbio terá custo, com aumento dos prêmios de risco pedidos pelo mercado."

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA



Projeto do Ministério do Turismo capacitou 100 jovens paulistas em cursos ligados ao turismo. Cerca de 40% já estão empregados

A adolescência ficou para trás e a fase adulta já começou. É hora de encarar o mundo de frente, assumir responsabilidades e garantir o próprio sustento. Assim pensa Rafael Marani, morador de uma comunidade carente de São Paulo (SP). Há alguns meses, ele fazia bicos na construção civil para ganhar alguns trocados e ajudar a família.
“Já vendi ferro velho, trabalhei com molduras de gesso e fiz pisos. Moro com minha família e precisava ajudar em casa”, disse. Segundo ele, um certificado de qualificação profissional fazia falta nas entrevistas de emprego. Não faz mais. Hoje, Rafael trabalha na organização de eventos de um renomado buffet da capital paulista e terá sua carteira de trabalho assinada em breve, pela primeira vez. Seus planos agora são outros, continuar se especializando e guardar um dinheirinho na poupança.
O sonho se tornou realidade graças ao apoio de dois parceiros, o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo (MTur), e a Associação de Prevenção e Atenção Humanizada (Epah). Por meio dessa união, Rafael e outros 99 jovens de comunidades da Zona Sul de São Paulo participaram de cursos de capacitação ligados ao turismo – garçom/garçonete, recepção de hotelaria, bartender e organização de eventos.
A formatura dos alunos aconteceu no último dia 10 e contou com a participação do secretário executivo do MTur e presidente da Embratur, Mário Moysés, da coordenadora-geral do TSI, Elisabeth Bahia, além de amigos e familiares. Muitos deles, como Rafael, nunca antes haviam tido uma formatura. E o motivo de comemoração para alguns era duplo: além receberem o certificado, cerca de 40% já estavam empregados.
Para o presidente da Embratur, a capacitação não poderia ter vindo em melhor hora. Segundo ele, com a realização da Copa do Mundo de 2014, a tendência é que o setor absorva cada vez mais trabalhadores, principalmente aqueles com conhecimento técnico. “Essa é a década de ouro do turismo brasileiro. Nosso setor terá um crescimento extraordinário. Aproveitem isso”, disse aos alunos.

Inclusão com capacitação

O projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional foi criado em 2007 e já formou 1150 adolescentes e jovens em cinco estados – Ceará, Pernambuco, Paraíba, São Paulo e Santa Catarina. O objetivo é promover a inclusão social por meio do turismo e prevenir a exploração sexual. Atualmente, 600 alunos estão em processo de formação.

(Fonte : Ministério do Turismo)

“BEM RECEBER BRASIL” VISA ALÉM DA COPA DO MUNDO


Bem Receber Brasil - qualificar mais de 300 mil pessoas que atuam na linha de frente do receptivo turístico, como profissionais da hotelaria, bares, restaurante e locadoras de automóveis, não é tarefa fácil. Para somar esforços na implementação do programa Bem Receber Brasil, o Ministério do Turismo (MTur) contou com importantes parcerias. Uma delas foi com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) Online, para a implementação do Sistema de Gestão Acadêmica que será utilizado pelos estudantes no ensino à distância, acompanhamento pedagógico e avaliação.
A FGV Online tem como responsabilidade auxiliar as associações dos segmentos de Alimentação, Transporte, Receptivo, Hospedagem, Entretenimento, Negócios e Eventos Alimentação, Transporte, Receptivo, Hospedagem, Entretenimento, Negócios e Eventos.na construção de “Trilhas de Aprendizagem”, colaborando para a produção do material didático e aperfeiçoamento das competências necessárias ao bom atendimento ao turista. As cinco entidades que fazem parte do Bem Receber Brasil colaboraram para a produção desse material e já se apropriaram do sistema, que além de ser utilizado pelos alunos servirá de banco de informações sobre o programa, embasando as entidades na tomada de decisões e definições de estratégias.
Segundo o Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Frederico Costa, o Bem Receber Brasil irá trazer benefícios visando além da Copa do Mundo. “O Ministério do Turismo exerce a importante função de otimizar a capacidade do receptivo no país. Essas ações irão perdurar, colaborando para a qualificação do atendimento aos turistas no país”, disse ele.
Regina Cavalcante, diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo, destacou a importância da complementação desse sistema: “O Bem Receber Brasil é um programa de grande porte, que irá oferecer qualificação profissional a trabalhadores do setor turístico no Brasil inteiro. Sabendo dessas grandes proporções, deveríamos ter um programa de ensino à distância a sua altura”, disse ela.
“Devido à amplitude do programa, diferentes desenhos pedagógicos foram oferecidos como complemento do material proposto pelas associações: de rádioweb e e-learning até cursos presenciais e a oficinas vivenciais”, disse a professora Elisabeth Silveira, Coordenadora Pedagógica do FGV Online.
O Instituto Casa Brasil, que também é parceiro do MTur no programa, é responsável pela implementação do Observatório de Turismo, além de auxiliar na mobilização e divulgação do programa.

Bem Receber Brasil

O Bem Receber Brasil é um programa de qualificação profissional do MTur, em parceria com entidades do setor, que tem como objetivo capacitar o setor de turismo para atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos. São elas: Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

(Fonte : Rede Notícia / Foto Divulgação)

BEM RECEBER COPA VAI QUALIFICAR 8 MIL PROFISSIONAIS DO TURISMO AO AR LIVRE


Projeto beneficiará atores dos segmentos de Aventura e Ecoturismo. Inscrições devem começar em novembro

O Ministério do Turismo (MTur) trabalha para que os turistas que virão ao país durante a Copa do Mundo de 2014 vejam mais que partidas de futebol. A intenção é que eles circulem e conheçam as nossas riquezas naturais. Para receber os visitantes que buscam atividades na natureza, o MTur vai qualificar oito mil profissionais que trabalham no atendimento desse público.
A ferramenta utilizada para essa capacitação será o programa Bem Receber Copa, que compreende um projeto específico para o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, com ações de comunicação e capacitação. O programa foi tema de discussões nesta terça-feira (21), durante o segundo dia do Abeta Summit 2010, que acontece no Parque Anhembi, em São Paulo (SP).
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), executora do projeto, a previsão é que as inscrições tenham início em novembro. Elas serão feitas pelo portal do Aventura Segura, programa que será concluído em 2010 e até o fim ano terá qualificado 5 mil pessoas. O objetivo é dar continuidade às ações já desenvolvidas.
Serão oferecidos 12 cursos, com modalidades presenciais, a distância e vídeo-aulas: Gestão Empresarial; Sistema de Gestão de Segurança; Aprimoramento de Produto; Acesso a Mercado; Sustentabilidade; Competências Mínimas do Condutor; Primeiros Socorros; Rafting; Arvorismo, Tirolesa e Rapel; Caminhada de Longo Curso; Turismo Fora de Estrada; Canionismo e Cachoeirismo; Observação da Vida Silvestre e Gestão da Visitação em Unidades de Conservação.
Segundo a coordenadora de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, os alunos serão preparados para informar os turistas sobre os atrativos da sua região. “É importante que esses profissionais tenham excelência não só na execução das suas atividades. Ele também tem que conhecer bem o seu destino e passar isso para o turista, para que o visitante retorne outras vezes depois da Copa”, explicou.
Os cursos estão sendo desenhados em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Casa Brasil de Cultura.
O Bem Receber Copa – Ecoturismo e Turismo de Aventura terá foco nos gestores dos segmentos, guias, condutores e gestores de unidades de unidades de conservação. Poderão participar profissionais das cidades-sede e dos destinos indutores próximos a elas. No entanto, os critérios de seleção deverão atender os locais em que há maior oferta.
A abeta estima que, atualmente, 19 mil pessoas trabalhem com esses segmentos. Na alta temporada, o número sobe para 25 mil. Até 2013, o MTur e a entidade terão qualificado 68,4% dos profissionais atuantes.
Para mais informações, acesse www.bemrecebercopa.com.br

(Fonte : Ministério do Turismo)

CURITIBA RECEBE TREINAMENTO PARA CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA


Cursos de formação são destinados a técnicos do MTur e do Inmetro com acompanhamento de representantes dos órgãos estaduais de turismo

Depois de Brasília (DF), chegou a vez de Curitiba (PR) receber os cursos de capacitação para técnicos que vão verificar a conformidade dos meios de hospedagem com as novas matrizes do sistema nacional de classificação hoteleira. Eles serão preparados para averiguar os critérios que nortearão o enquadramento dos hotéis em categorias que variam da mais simples até a mais luxuosa (uma, duas, três, quatro ou cinco estrelas).
A etapa de formação dos inspetores, a última antes do lançamento oficial do sistema nacional de classificação, começou na semana passada na capital federal. Até sexta-feira (24), acontece em Curitiba. A conclusão dessa fase do processo de capacitação de inspetores está prevista para o dia 22 de outubro, depois da realização de treinamentos no Rio de Janeiro (27/9 a 01/10), Recife (4/10 a 8/10) e Belém (18/10 a 22/10).
“Esperamos ter o primeiro hotel classificado ainda em novembro deste ano”, estima o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch. O projeto de classificação trabalha com sete tipos de meios de hospedagem: hotel, pousada, hotel-fazenda, hotel histórico, cama & café, flat e resort. As matrizes foram construídas em encontros e oficinas que reuniram representantes da cadeia produtiva do turismo, governos, acadêmicos e sociedade civil.

(Fonte : Ministério do Turismo / Foto Divulgação)

CONSELHO DECIDE SOBRE ENTIDADES QUE TERÃO ASSENTO NO COMITÊ DA COPA


O Conselho Nacional de Turismo (CNT) tem reunião programada para hoje (22), no Hotel Nacional de Brasília, sob a presidência do ministro Luiz Barreto. No encontro, além da discussão de temas relacionados ao desenvolvimento do turismo, serão escolhidas as entidades integrantes do CNT que terão assento permanente no Comitê Gestor da Copa do Mundo de 2014.
O CNT é composto por representantes de 69 entidades públicas e privadas e da sociedade civil organizada. Nesta 30ª reunião, o conselho recebe como convidados dois representantes da Organização Mundial de Turismo (OMT).

(Fonte : Brasilturis Jornal)

ESCOLHA DA LOGO PARA OS MILITARES MUNDIAIS RIO 2011


Um dos megaeventos programados para a seqüência dos próximos anos no Brasil, os Jogos Militares Mundiais, em sua 5a. edição, prometem ser o maior evento esportivo militar já realizado. Será no ano que vem, de 16 a 24 de julho, no Rio de Janeiro e reunirá cerca de oito mil participantes.
Serão aproximadamente 6 mil atletas e 2 mil delegados vindos de mais de 100 países disputando 20 modalidades, algumas inéditas, como o vôlei de praia.. O Brasil deverá participar com 250 atletas e estará representado em todas as modalidades.
“Há uma expectativa muito grande desde já. Embora este não seja o que esteja prevalecendo na mídia se comparado com a Copa e os Jogos Olímpicos, trata-se de mais um megaevento que a cidade vai sediar, diz Nilo Sérgio Félix, presidente da TurisRio.
A Riotur está coordenando a escolha do nome da Mascote dos Jogos, e quem pretende sugerir pode acessar até o final deste mês (dia 30), através do site
www.rio2011.com.br

(Fonte : Brasilturis Jornal)

SITE: AS VIAGENS MOTIVACIONAIS VÃO AUMENTAR NOS PROXIMOS 6 A 12 MESES


Quando programadas para incrementar resultados de negócios, as viagens motivacionais de incentivo continuam sendo mais desejadas que outras formas externas de motivação ou premiação. Esta é a conclusão a que chegou a SITE - Society of Incentive Travel Executives, que na semana passada divulgou os resultados de seu primeiro “Site Index: Annual Survey”, uma análise e previsão anual sobre a indústria de eventos motivacionais. De acordo com a pesquisa, 62% dos profissionais de viagens de incentivo esperam um aumento no número de viagens motivacionais nos próximos 6 a 12 meses, enquanto 84% prevêem incremento em um período entre um e três anos.

Outros destaques na pesquisa da SITE:

• 75% dos profissionais de viagens de incentivo acreditam que o poder motivacional externo permaneceu o mesmo ou aumentou nos últimos três anos.
• 87% dos profissionais de viagens de incentivo concordam que a eficácia das várias ferramentas motivacionais varia de acordo com a geração daqueles que estão sendo motivados.
• As atuais tendências de “incentivos verdes” e de inclusão de eventos de negócios em programas de viagens motivacionais deverão continuar e aumentar consistentemente nos próximos três anos.

Ainda no âmbito da pesquisa, a SITE também pediu aos profissionais de viagens de incentivo que avaliassem a eficácia das técnicas de marketing de destino e descobriu que 83% dos participantes escolheram os e-mail newsletter e as chamadas telefônicas como as mais eficazes, seguidas das viagens de familiarização e, em último lugar pelos websites de destinos.

(Fonte : Business Travel Magazine)

COMPANHIAS AEREAS LUCRARÃO US$ 9 BILHÕES EM 2010



Uma luz no fim do túnel parece surgir para o setor aéreo global. Pelo menos é o que prevê a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), ao divulgar uma previsão de lucro de 8,9 bilhões de dólares para o setor em 2010. A previsão anterior era de 2,5 bilhões de dólares.
Segundo a Iata, em 2010, a demanda por viagens aéreas deverá apresentar crescimento de 11% neste ano, ante a previsão anterior de alta de 10,2%. Já a capacidade de ocupação deverá aumentar 7%, na comparação com os 5,4% previstos originalmente. A associação prevê ainda que a receita subirá para 560 bilhões de dólares, dos 545 bilhões de dólares previstos inicialmente. A projeção é levemente menor que a receita de 564 bilhões de dólares alcançada em 2008, quando o ciclo econômico anterior atingiu seu pico.
O quadro se torna ainda mais otimista quando comparado às estimativas da Iata de 2009, que previam um prejuízo de 10 bilhões de dólares para as empresas aéreas ao redor do mundo. "A recuperação da indústria foi mais forte e mais rápida do que qualquer um previu", disse o diretor-executivo da Iata, Giovanni Bisignani, a jornalistas em Cingapura. "Mas eu diria que não é hora de uma grande comemoração". Bisignani afirmou que, apesar da forte recuperação observada neste ano, "uma revisão da realidade está a caminho".
A recuperação efetiva da indústria está atrelada às novas entregas de aeronaves que deverão ocorrer ao longo de 2011. De acordo com a Iata, o aumento da capacidade dos vôos acarretará um aumento de oferta, o que poderá causar redução nos preços das tarifas – já que as empresas se esforçam para manter suas taxas de ocupação inalteradas. A notícia é boa para os consumidores, mas nem tanto para as companhias aéreas. Tarifas menores devem resultar em um crescimento mais lento. A estimativa da Iata é de que o lucro total das empresas caia para 5,3 bilhões de dólares em 2011.
Em 2010, as empresas da região Ásia-Pacífico se destacam devido ao aumento do transporte de cargas (puxado pela China). O lucro previsto para a região é de cerca de cerca de 5,2 bilhões de dólares.
O setor de aviação esteve entre os mais duramente atingidos pela crise financeira mundial em 2008 e 2009. Mesmo as mais lucrativas companhias entraram no vermelho, afetadas pela queda significativa de seus negócios e da demanda por viagens de lazer.

(Fonte e foto : Veja.com)

RESTAURANTES PODERÃO TER DE INCLUIR LEITE NO CARDÁPIO


A Câmara analisa o Projeto de Lei 7680/10, do deputado Antônio Andrade (PMDB-MG), que obriga restaurantes, bares e similares a oferecer leite pasteurizado ou longa vida em seus cardápios.
A proposta estabelece que o produto vendido deverá deve ser de origem segura e estar em conformidade com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão de fiscalização dos estabelecimentos, de acordo com o projeto, será definido pelo Poder Executivo.

Incentivo

O parlamentar argumenta que, além do valor nutricional, o leite tem "elevada importância econômica" para o País. De acordo com o parlamentar, há hoje no Brasil 100 mil propriedades dedicadas à atividade leiteira, e o setor emprega mais de 3,6 milhões de pessoas. O agronegócio do leite é responsável, segundo ele, por 40% dos postos de trabalho na área rural.
“Para ter-se uma idéia mais objetiva do impacto deste setor na economia, a elevação na demanda final por produtos lácteos em um milhão de reais, por exemplo, gera 195 empregos permanentes. Este impacto supera o de setores tradicionalmente importantes como o automobilístico, o de construção civil, o siderúrgico e o têxtil”, explica Antônio Andrade.
O deputado afirma que a medida vai reduzir os graves problemas provocados com excedentes de produção e viabilizar uma alternativa de mercado para evitar as constantes oscilações no preço do produto pago ao produtor.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

BRAZTOA E TRAVELPORT VÃO NEUTRALIZAR O CO2 EMITIDO DURANTE O 34º. ECB


A exemplo de edições passadas, a Braztoa terá novamente neste 34º Encontro Comercial a parceria da Travelport no apoio à neutralização do carbono emitido durante a realização do evento. “A Travelport é grande parceira da Braztoa e tem nos ajudado muito nas últimas edições do Encontro Comercial a conscientizar os agentes de viagens sobre a importância de neutralizar a emissão de carbono. Por meio de um hotsite, os agentes foram convidados a calcular a emissão de carbono e mostramos como isso poderia ser neutralizado. A Braztoa recentemente alterou seu estatuto, contemplando agora a preocupação com a necessidade de buscar ações sustentáveis, tanto nos eventos da entidade quanto nas ações de seus associados”, informa Ana Carina Alzugaray, proprietária da operadora Landscape e diretora socioambiental da Braztoa.
Com apoio da Ong SOS Mata Atlântica, 783 mudas de árvores serão plantadas como forma de compensar o gás carbônico (CO2) emitido durante a organização desta edição, que nos dias 23 e 24 de setembro voltará a reunir as principais operadoras turísticas do País no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O cálculo da quantidade de árvores necessárias para compensar as emissões foi feito pela Key Associados, com base em informações fornecidas pela Travelport e a Braztoa. O levantamento constatou que ao final do encontro serão gerados 109,55t CO2e (toneladas de gás carbônico equivalente), número que também inclui o deslocamento dos envolvidos na organização do evento, por via terrestre e aérea, além de considerar a emissão de CO2 das caravanas de visitantes de outras cidades, organizadas pela organização do evento. Um selo da neutralização estará estampado nos materiais e em diversos pontos do evento.

(Fonte : Business Travel Magazine)

META DA AZUL É TER 20% DO MERCADO EM 5 ANOS


A Azul Linhas Aéreas quer ter 100 aeronaves, atender 70 cidades e ter entre 15% e 20% da demanda doméstica em cinco anos.
Essas metas deverão ser alcançadas por meio de crescimento orgânico, diz o fundador da empresa, David Neeleman.

(Fonte e foto : Jornal Valor Econômico)

REGISTRO DE MARCAS CRESCE 12% E DEVE SUPERAR 2009


O número de pedidos de registro de marcas no país cresceu no primeiro semestre deste ano e deve superar o resultado do ano passado.
As empresas fizeram 57,9 mil solicitações nos primeiros seis meses deste ano, alta de 12% sobre igual período de 2009, segundo o Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Esse volume é praticamente igual ao do primeiro semestre de 2008, período pré-crise.
"Esse crescimento representa uma retomada da indústria brasileira e com produtos diferenciados, de alto valor agregado", diz Jorge Ávila, presidente do Inpi.
Se esse ritmo se mantiver, no final deste ano, os pedidos devem superar o total do ano passado e até bater o resultado pré-crise, em 2008. Em 2009, foram recebidos 111,7 mil pedidos.
Os setores da economia que se destacam são os de serviço, que inclui comércio, educação e entretenimento, e o de vestuário.
Os registros feitos via internet cresceram 27%, enquanto os realizados em papel caíram 14% no primeiro semestre deste ano.
As indústrias estão usando cada vez mais o sistema eletrônico e deixando de lado o registro em papel.
A participação dos pedidos feitos pela internet cresceu de 64% no primeiro semestre do ano passado para os atuais 73%.
Um dos fatores que impulsionam esse aumento é a redução do preço do registro de marca enviado pela internet. Desde o ano passado, é concedido desconto de 25%.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Mercado Aberto)

MULTAS INCOMUNS SÃO QUESTIONADAS


Contribuintes criticam desinformação de fiscais sobre negócios das empresas

Uma indústria alimentícia paulista foi multada em R$ 10 milhões pela Receita Federal por "apresentação incorreta dos dados fornecidos em meio magnético". Onde deveria digitar o número 1, acabou preenchendo com "000001". Só depois de três anos, a companhia conseguiu vencer a batalha contra o Fisco.
O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) reconheceu que a suposta divergência consistia apenas na digitação de zeros à esquerda. Autuações como essa são consideradas desnecessárias pelos contribuintes, pelos gastos e problemas que geram para os negócios das empresas.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

PAREDE DE GESSO


A Placo do Brasil, fabricante de chapas de gesso acartonado, o "drywall", vai ampliar o seu parque industrial.
A empresa, que pertence ao grupo francês Saint-Gobain, investirá R$ 38 milhões para elevar a capacidade produtiva em 50%.
"Vamos passar da atual produção de 14 milhões de metros quadrados em chapas de "drywall" por ano para cerca de 21 milhões", diz Sandro Maligieri, presidente da empresa.
A Placo também vai abrir ainda neste ano três centros de distribuição, no Nordeste, no Centro-Oeste e no interior de São Paulo.
Para o ano que vem, está prevista a abertura de mais oito unidades no país.
O mercado de "drywall" deve fechar este ano com crescimento de 35%, segundo Maligieri.
"Com o avanço da construção civil, as empresas buscam alternativas e o sistema de "drywall" tem vantagens, como flexibilidade, rapidez e custo baixo."
A empresa projeta aumento de 20% no faturamento deste ano, para algo próximo de R$ 100 milhões.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Mercado Aberto)