terça-feira, 4 de outubro de 2011

PRESIDENTE DILMA ASSINA ACORDO DE “CÉUS ABERTOS” COM A UNIÃO EUROPÉIA


Na agenda da visita da presidente Dilma Rousseff à Europa constava, entre outros, de forma genérica, a assinatura de acordos aéreos. Agora, sabe-se que ela deverá assinar em Bruxelas um acordo de “céus abertos” com a União Européia, visando liberalizar o tráfego aéreo entre aquele bloco econômico e o Brasil. A iniciativa também facilitará as viagens por ocasião da Copa do Mundo de Futebol. O diretor de Relações Internacionais da ANAC, Bruno Dalcolmo, disse à Reuters que o acordo permitirá um aumento gradual nos voos a cada 12 meses, até a total liberalização em 2014.
O primeiro ano do acordo deve permitir um incremento de 20% na frequência dos voos. “Esta é a conclusão de um processo de liberalização que está sendo trabalhado nos últimos três ou quatro anos”, disse Dalcolmo. Nos próximos três anos o acordo vai reduzir os preços e abrir rotas diretas entre cidades menores do Brasil e da Europa. A quantidade de passageiros viajando entre o Brasil e a Europa aumentou em 11% no ano passado, atingindo 4,9 milhões de pessoas.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

TEMPORADA DE CRUZEIROS COMEÇA COM EXPECTATIVA DE RECORDE DE PASSAGEIROS


Cidades do Sul e do Nordeste registrarão aumento de visitantes de até 103% em relação à temporada passada

A temporada de cruzeiros marítimos 2011/2012 começa em 25 de outubro com expectativa de aumento de 12,87% no número de passageiros transportados em relação à temporada passada (2010/2011). A estimativa é de que 17 navios percorram a costa brasileira levando 894.8 mil cruzeiristas, o maior volume das três últimas temporadas.
Embora o número de navios tenha diminuído de 20 para 17, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) aposta que a “tendência de expansão do setor deve se consolidar nesta temporada”. Isso porque houve um aumento no número de viagens. Até maio de 2012, final da temporada, serão oferecidos 386 roteiros pelo litoral brasileiro. Alguns navios chegarão até o Uruguai e a Argentina.
Os portos de Santos e do Rio de Janeiro embarcarão o maior número de turistas nos sete meses da temporada, segundo a Abremar. Os municípios de Natal, Porto Belo, Recife e Fortaleza registrarão a maior alta no número de visitantes em relação à temporada passada. Os aumentos devem variar de 75,3% a 103%.

Temporadas em números:

2009/2010 - 720,6 mil passageiros

2010/2011 - 792,7 mil passageiros

2011/2012 - 894,8 mil passageiros

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

DÓLAR PASSA DE R$ 1,90 E BC VOLTA A ATUAR NO CÂMBIO


O dólar voltou a subir com força ontem, levando o Banco Central a intervir mais uma vez no mercado para conter a desvalorização do real em relação à moeda americana.
A cotação do dólar chegou a passar de R$ 1,91 à tarde. Depois da atuação do BC, a moeda americana chegou ao fim do dia negociada a R$ 1,89, com alta de 0,53%.
A intervenção ocorreu via oferta de dólares a investidores, com negociação de contratos no mercado futuro.
O dólar sobe desde o fim de agosto, quando o Banco Central reduziu a taxa básica de juros da economia de 12,5% para 12% ao ano.
Nesse período, a situação da economia internacional se agravou, e investir no Brasil ficou menos lucrativo.
Muitos investidores e empresas retiraram seus recursos do país, em busca de aplicações mais seguras ou para cobrir prejuízos sofridos no exterior.

INTERVENÇÕES

Em julho, o governo decidiu taxar as operações no mercado futuro de câmbio para conter a queda do dólar, num momento em que a moeda americana perdia valor no mundo inteiro.
Mas o agravamento da crise internacional inverteu a situação nas últimas semanas, fazendo o dólar se valorizar rapidamente em relação a outras moedas.
No dia 22 de setembro, o dólar chegou perto de R$ 2,00, e o BC vendeu dólares no mercado futuro pela primeira vez desde 2009.
Ontem, a instituição antecipou o anúncio de um terceiro leilão, que ocorrerá hoje, para acalmar os investidores.
Variações abruptas da cotação do dólar como as observadas nos últimos dias geram incerteza e provocam perdas para bancos e empresas que têm negócios no exterior.
Ontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a tendência é que o real continue se desvalorizando. Para ele, a taxação das operações no mercado futuro "deu certo" e a medida tomada em julho não será suspensa pelo governo.
Questionado sobre o impacto da alta do dólar na inflação, ele previu que os preços dos alimentos tendem a cair no exterior e no país com o agravamento da crise.
As intervenções do BC no mercado futuro equivalem até agora à venda de US$ 6,4 bilhões. Hoje, ele pretende oferecer mais US$ 4,5 bilhões ao mercado.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

INFRAERO QUER AUMENTAR PARA 50 OS MOVIMENTOS / HORA EM CGH NA COPA


A Copa do Mundo de 2014 vai introduzir situações esdrúxulas na vida dos cidadãos e, “oficialmente”, algumas medidas propostas visam apenas beneficiar a população. Por exemplo: para tentar resolver os problemas causados pelo caótico trânsito nas cidades-sede, atender os requisitos mínimos de acesso aos estádios estabelecidos pela FIFA e contornar o fato de que muitas obras viárias não ficarão prontas a tempo da abertura da Copa, há alguns dias circula uma proposta que permitiria a esses municípios decretar feriado nos dias de realização dos jogos. Resolveria o problema de fluxo de veículos e de pessoas e causaria prejuízo de bilhões de reais na economia brasileira. Tudo justificado em nome da Copa.
Agora, outra criação de nossas autoridades envolve a Infraero e a movimentação (pousos e decolagens) de aeronaves no aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo. Como nos dias de jogos haverá um acentuado aumento na demanda de pousos e decolagens em CGH, tanto da aviação comercial como da aviação executiva, a Infraero divulgou uma proposta que permitiria, apenas durante a Copa do Mundo de Futebol, derrubar a atual limitação de 34 movimentos por hora, elevando-a para 50 movimentos/hora – basicamente para atender a aviação executiva. Segundo diz a estatal, a pista de CGH tem capacidade para mais voos do que o limite atual e que bastaria autorizar pousos e decolagens nas duas pistas do aeroporto - hoje, a menor é usada apenas por jatos excutivos. A limitação foi imposta em 2007, por um colegiado de órgãos da aeronáutica e de estatais também vinculadas ao Ministério da Defesa, após o acidente com o avião da TAM em Congonhas, em nome “da segurança dos passageiros” - à época, o limite era de 48 movimentos/hora.
Com a Copa, a segurança será deixada de lado? Ou a limitação de 2007 foi imposta apenas para dar uma satisfação à sociedade, ou a nova proposta da Infraero é irresponsável ou ela incorpora outros motivos, que serão revelados oportunamente (como a impossibilidade de manter 50 movimentos/hora permanentemente, com o atual quadro de controladores de tráfego aéreo). Por que só durante a Copa? A Infraero terá que explicar isso muito bem. Outra proposta que circula é a de manter Congonhas operando 24 horas durante a Copa, apesar dos incômodos que a medida traria para os moradores da região. Para a Copa, a Infraero também pretende regulamentar a movimentação de aeronaves no Campo de Marte (para a aviação executiva), em Viracopos (Campinas) e em Guarulhos (GRU).

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

ABECS:PESQUISA 2011 SOBRE MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO


A ABECS - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços divulgou os resultados da edição 2011 de sua pesquisa anual “Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento”, realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha junto a dois públicos: os estabelecimentos comerciais (EC’s) e a população. Em relação aos EC’s., a pesquisa foi pessoal, entre 28 de junho e 3 de agosto de 2011, e considerou uma amostra de 1.927 estabelecimentos em todas as regiões do Pais. Os principais destaques são:

• Entre os meios de pagamento aceitos pelos EC’s, 100% aceitam os cartões de dábeito (99% em 2010) e 98% aceitam os cartões de crédito (97% em 2010);

• Os cartões de lojas vêm apresentando aceitação decrescente: 3% em 2009, 2% em 2010 e 1% neste ano;

• A aceitação de cheques caiu de 51% em 2010 para 41% em 2011;

• O débito automático em conta também vem caindo: 21% em 2010 e 17% em 2011.;

• Os meios de pagamento preferidos pelos EC’s são: dinheiro = 73%; cartão de débito = 18% (15% em 2010); e cartão de crédito = 8% (7% em 2010);

• Os meios eletrônicos respondem por 54% do faturamento dos EC’s (55% em 2010), sendo que a participação dos cartões de débito é de 18% e a dos de crédito 36%;

• A maior queixa dos EC’s em relação aos cartões de débito é a elevada taxa cobrada pelo aluguel dos POS. Em relação aos cartões de crédito, os pontos fracos são o elevado aluguel dos POS, a elevada taxa para antecipação de recebíveis e a demora para receber.

Em relação à população, a pesquisa também foi pessoal, aplicada entre 15 de junho e 6 de julho deste ano em uma amostra de 2.032 pessoas de todas as regiões do País. Os destaque são:

• Nos últimos três anos cresceu de 68% (em 2008) para 72,4% (em 2011) a taxa de posse de cartões entre a população. Nas 11 capitais pesquisadas, aproximadamente 18,5 milhões de pessoas possuíam cartões;

• Entre 2010 e 2010, a posse de meios de pagamentos eletrônicos aumentou de 83% para 88% nas classes A/B, aumentou de 67% para 68% na classe C e caiu de 41% para 34% na classe D;

• A posse de cartões de débito aumentou de 56% em 2010, para 60% em 2011, e a de cartões de crédito aumentou de 50% em 2010, para 53% em 2011;

• A utilização de meios de pagamento eletrônicos para compras empatou em 68% (o percentual mais elevado) em três setores: roupas, calçados e jóias; bens duráveis para casa; e estadas em hotéis, pousadas e similares;

• Em segundo lugar, com 64%, a maior utilização desses meios é para a compra de passagens aéreas (44% com cartões de crédito e o resto com cartões de débito);

• A utilização de cartões de crédito para pagamentos pela internet aumentou de 9% em 2010, para 15% em 2011. Porém 43% ainda sentem que não é seguro utilizar esse meio de pagamento pela internet;

• O número de clientes que deixou de pagar o valor integral da fatura do cartão de crédito caiu de 49% em 2008, para 40% em 2010 e para 36% em 2011;

• O ponto fraco alegado pelos portadores de cartões de débito foi a segurança: risco de clonagem e roubo. Pelos portadores de cartões de crédito: os juros elevados (taxas, anuidade, tarifas) e o medo de perder o controle dos gastos.

(Fonte : Business Travel Magazine/ imagem divulgação)

DÉBITO OU CRÉDITO?


O número de operações feitas com cartões em geral deve chegar a 6,8 bilhões neste ano, segundo a consultoria Capgemini. Até 2013, a média de crescimento do setor deverá ser de 48,8% ao ano, de acordo com o levantamento. Os países em desenvolvimento são os principais responsáveis por essa alta.
Em 2010, os pagamentos que não foram feitos com moeda cresceram 37,2% na África, no Oriente Médio e na Europa Central, segundo o estudo. Na América Latina, no mesmo período, o aumento foi de 9,7%.

(Fonte : Col.Mercado Aberto)

MALA CHEIA


A TAM registrou aumento de 80% na receita gerada por excesso de bagagem entre janeiro e agosto deste ano, ante mesmo período de 2010. Na Avianca, não foi houve incremento por esse motivo. "A receita [por causa do excesso de peso] é muito menor do que a que temos com multas cobradas por troca de passagens", diz o diretor de serviços, Renato Aranha.
Na Gol, as receitas auxiliares (que correspondem a excesso de bagagem e remarcação de voos, entre outros) aumentaram 4,2% no segundo trimestre deste ano, ante mesmo período de 2010, segundo relatório da companhia. Essas receitas representaram 12% da receita líquida total do período.

(Fonte : Col. Mercado Aberto / imagem divulgação)

PROGRAMA NOS EUA DEVE FACILITAR EXAME DE CERTOS PASSAGEIROS


Um grupo seleto e sortudo de passageiros com viagens frequentes deve começar nesta semana a passar com mais facilidade pelos exames de segurança em aeroportos nos Estados Unidos.
Segundo o site de notícias "Huffington Post", um programa-piloto da TSA (Autoridade de Segurança dos Transportes), deve utilizar procedimentos diferentes para os viajantes que sejam mais "conhecidos" e ofereçam "menos riscos", como por seu histórico de viagem.
A iniciativa foi anunciada anteriormente no meio do ano, mas agora deve estar mais próxima de começar. Quatro aeroportos devem participar a princípio, onde a Delta Air Lines e a American Airlines possuem centrais: Miami, Dallas-Fort Worth, Atlanta e Detroit.
As aéreas vão pedir a alguns milhares de seus "melhores" clientes para se cadastrar no programa, o que deve favorecer um processo de rastreio mais rápido.
Os passageiros selecionados deverão oferecer muitas informações pessoais, assim como dados biométricos que incluem impressões digitais e da íris. Eles iriam depois passar por filas especiais e mais rápidas.
Embora o teste do "viajante conhecido" seja gratuito por enquanto, taxas são esperadas caso o programa se expanda para outras companhias aéreas e aeroportos.
Ainda assim, qualquer um ainda poderá esperar por exames aleatórios de segurança.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)