quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MINISTÉRIOS DO TURISMO E DO MEIO AMBIENTE CRIAM CAMPANHA NACIONAL DE TURISMO SUSTENTÁVEL



Os Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e o Governo Federal criaram a campanha "Passaporte Verde, turismo sustentável por um planeta vivo". A ideia é incentivar o exercício da cidadania ambiental em todo o mundo e influenciar o turista a preservar o meio ambiente, tendo um bom relacionamento com a natureza, com as comunidades e com a cultura dos destinos turísticos que visita.
A campanha Passaporte Verde é uma iniciativa global que incentiva o turismo sustentável. Cerca de 20 países abraçaram a causa e, no Brasil, a fullDesign foi responsável pela produção da versão brasileira da campanha. "A preocupação desde o início foi equilibrar conceitos de turismo e sustentabilidade, integrando visualmente as peças ao discurso, que é didático e ao mesmo tempo divertido e espontâneo", declara a diretora de Criação da fullDesign, Bruna Richard.

PASSAPORTE VERDE - FÉRIAS SUSTENTÁVEIS

A Campanha Passaporte Verde visa estimular o turista a adotar um comportamento de consumo responsável, e assim dar a sua contribuição para a conservação da natureza e a valorização da cultura dos destinos visitados, tornando a viagem mais prazerosa e recompensadora tanto para o turista quanto para a comunidade visitada

O Brasil é uma das 20 nações que integram a Força Tarefa Internacional para o desenvolvimento do turismo sustentável, uma iniciativa voluntária, que é liderada pelo governo da França, voltada para estimular o desenvolvimento sustentável do turismo em todo o planeta. Idealizada como uma das iniciativas dessa Força Tarefa, a campanha visa estimular o turista a adotar uma atitude de consumo responsável, mostrando de que forma suas escolhas podem contribuir para a conservação do meio ambiente e para melhoria da qualidade de vida das pessoas nos destinos que visita.

Trata-se de uma iniciativa que visa disseminar um conjunto de informações e de dicas de consumo consciente no turismo. O lema da campanha "Passaporte Verde, Turismo Sustentável por um Planeta Vivo" é um apelo para o exercício da cidadania ambiental global e visa influenciar o turista a assumir o seu papel como um agente que pode contribuir para a conservação do meio ambiente, buscando um relacionamento saudável com a natureza, com as comunidades e com a cultura dos destinos turísticos que visita. Com a implementação dessa campanha, o Brasil desencadeia um movimento global para estimular uma demanda positiva por produtos e serviços turísticos eficientes do ponto de vista ambiental, induzindo também o setor do turismo e toda sua cadeia produtiva a incorporar práticas sócioambientais corretas.O website Passaporte Verde (também disponível em francês e inglês) é uma das ferramentas que os turistas têm à disposição para conhecer melhor os impactos positivos ou negativos de suas escolhas pessoais e de seu comportamento antes, durante e depois de viajar.

A Campanha Global Passaporte Verde é uma das iniciativas do Projeto Férias Sustentáveis, desenvolvido pela Força-Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável (FTI-DTS), liderada pelo governo francês e formada em Marrakesh, em 2006.No Brasil, a Campanha é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, pelo Ministério do Turismo e pelo PNUMA. Conta também com o apoio do Ministério da Educação, do governo do estado do Rio de Janeiro, da prefeitura municipal de Parati (RJ) e de outros parceiros locais e nacionais.

Visite o site da Campanha :
http://www.passaporteverde.gov.br/

(Fontes : Passaporte Verde e Mercado & Eventos / Folha do Turismo / 28-01-10)

CRISE ECONÔMICA TERMINOU PARA HOTELARIA DO BRASIL, SEGUNDO HVS

Segundo relatório divulgado hoje (28/01) da consultora HVS - Global Hospitality Services, a crise econômica da hotelaria brasileira acabou. O levantamento preliminar do desempenho dos hotéis no Brasil no 4º trimestre de 2009 trás indícios do fato.
A base de comparação desta prévia do Panorama refere-se a dois períodos (4º trim. de 2009 / 4º trim. de 2008) bastante contrastantes na economia brasileira. Nos últimos três meses de 2008 – início da crise – houve intensa desaceleração econômica, as perspectivas de retomada de crescimento eram incertas e o Real sofreu forte desvalorização – o dólar fechou dezembro cotado, em média, a R$ 2,39, enquanto em agosto, pré-crise, era R$ 1,61. Já no trimestre passado, o dólar estava novamente no patamar de R$ 1,70 e a economia apresentava sinais claros de recuperação, com perspectiva de crescimento do PIB para 2010 em até 6,5%. A mudança de cenário foi radical, em especial no que se refere ao câmbio e ao volume de negócios no país, ambos com efeitos diretos na demanda por hospedagem em território nacional.
Na média geral das cidades analisadas, todos os indicadores de desempenho tiveram melhorias, inclusive a taxa de ocupação, que voltou a crescer nos últimos três meses (+0,9%), após três trimestres de retração (de janeiro a setembro de 2009, a ocupação dos hotéis analisados apresentou queda acumulada de 5,6 pp, em comparação com o mesmo período de 2008). A recuperação da demanda é clara, acompanhada de aumentos na diária, indicando que os efeitos da crise econômica já não devem mais impactar de forma relevante a hotelaria no país.
Os hoteleiros do Rio de Janeiro encerram o ano bastante otimistas. No último trimestre, a cidade foi a que apresentou maior crescimento de demanda, puxada em especial pelo mês de dezembro (+15,9%). Tanto o segmento corporativo como o de lazer estão bastante aquecidos. Apesar da demanda aquecida, a diria média se retraiu devido a tarifas negociadas com clientes ao longo do ano (durante a crise) e à desvalorização do dólar, que afeta hotéis com grande demanda internacional. Em São Paulo, a demanda voltou a crescer no último trimestre, o que, junto ao aumento de diária, resultou no maior incremento de RevPAR (receita por apartamento) dos mercados analisados pela HVS (+7,9%). Esse excelente desempenho deve-se à estratégia dos hoteleiros em manter o aumento de diária ao longo de 2009 – uma clara aposta na rápida recuperação do mercado, que se consolida neste 4º trimestre com a elevação de 0,9% na ocupação.
Já em Salvador, as variações negativas de desempenho são explicadas principalmente pelo cancelamento de alguns eventos e pelo fato do último trimestre de 2008 ter sido beneficiado pela desvalorização do Real. Naquele ambiente de fortes incertezas e de encarecimento de viagens ao exterior, muitos brasileiros acabaram substituindo o turismo em destinos internacionais pelo mercado doméstico. Em 2009, quando o dólar voltou ao patamar de R$ 1,70, e as expectativas para economia brasileira já eram positivas, o efeito de substituição de viagens foi inverso.
A hotelaria brasileira fecha 2009 com indícios de crescimento expressivo em 2010, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, as principais economias do país. A retomada de confiança do empresariado na economia brasileira e a sinalização de vultosos investimentos públicos e privados são as principais razões para melhoria do desempenho dos hotéis no Brasil. Para conhecer essa e outras tendências do mercado nacional de hotéis, aguarde a 2ª edição anual do Panorama da Hotelaria Brasileira, a ser publicado em fevereiro pela HVS.

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo / 28-01-10)

PROGRAMA GARANTE PREÇO MENOR ENTRE FORNECEDORES E HOTÉIS DO RIO

O programa Compra Rio, realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae-RJ em parceria com o SindRio, abriu inscrições para a primeira rodada de negócios entre a hotelaria carioca e empresas do Estado.

Oito hotéis associados à entidade (Copacabana Rio Hotel, Copa Sul Hotel, Hotéis Marina, Hotel OK, Mercure Ipanema, Mercure Arpoador, Hotel Regina e Rio Othon Palace Hotel) estarão presentes no encontro que será realizado em 28 de abril, das 9h às 18h, na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Segundo Alexandre Sampaio, presidente do SindRio, o objetivo dos hotéis é conhecer novos fornecedores de produtos e serviços e poder fazer bons negócios com eles. "A rodada de negócios abrirá novas possibilidades. A expectativa é de que os meios de hospedagens possam conseguir melhores condições, como facilidades de pagamentos e de entrega, além de otimizar custos e tempo. Nossa intenção é promover outras propostas como esta para envolver mais estabelecimentos e fornecedores", declara Sampaio.

Os interessados poderão fazer inscrição no site www.sebraerj.com.br até o dia 22 de abril.

(Fonte : Hôtelier News / 28-01-10)

INSCRIÇÃO PARA CURSOS GRATUITOS DO PROAGÊNCIA II FOI INICIADA

Os cursos de Educação à Distância (EAD) oferecidos pelo Proagência II, uma parceria entre a Abav e o Sebrae Nacional, disponibilizam 20 novas turmas em 2010 com foco nas diferentes competências e cargos de uma agência de viagens.

São eles: Negociando Adequadamente a Oferta Turística, De Agente a Consultor de Viagens, Desenvolvendo o Turismo Receptivo, Gestão de Empresas de Agenciamento e Operações Turísticas, Gestão de Pessoas em Agenciamento e Operações Turísticas e Vendendo Produtos e Serviços Turísticos Consolidados.
Para inscrever-se nos cursos é necessário ser agente de viagens (só é aceito um profissional por agência para cada curso), possuir um computador com acesso à internet banda larga e ter disponibilidade mínima de uma hora por dia para poder acompanhar e absorver o conteúdo. São oferecidas 80 vagas por turma e as inscrições são gratuitas com início previsto em fevereiro no portal da Abav : www.abav.com.br
(Fonte : Hôtelier News / 28-01-10)

WET’N WILD RECEBE MARATONA AQUÁTICA EM 27 DE FEVEREIRO


O Wet’n Wild, parque aquático localizado a 72 km da cidade de São Paulo, é palco de mais uma importante disputa esportiva. Acontece no próximo dia 27 de fevereiro, a segunda etapa do Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas 2010. Considerado o maior campeonato do gênero na América Latina, a prova espera receber aproximadamente 2 mil atletas.
A competição, organizada por meio da parceria entre Associação Aquática Paulista, Wet’n Wild e Speedo, será realizada no lago pertencente ao parque. O evento começa às 8h30, com a prova curta (de um quilômetro) e, às 11h, tem início as provas média (de dois quilômetros) e longa (de quatro quilômetros).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas nas Lojas Speedo dos shoppings Villa Lobos e Morumbi e também na Loja Speedo localizada na Rua Augusta, todas na cidade de São Paulo, e também pelo e-mail harley@maratonaquatica.com.br ou fax (11) 4127-6538. No ato da inscrição, por e-mail ou fax, deverão ser enviados os seguintes dados: nome completo, número de RG, sexo, data de nascimento e código do clube que representa. Os valores são R$ 45 para uma prova e R$ 75 para duas provas, para as inscrições feitas até 11 de fevereiro, e R$ 55 para uma prova e R$ 85 para duas provas, nas inscrições feitas até o dia 18.
Para que os atletas recarreguem suas baterias após as competições, o Wet’n Wild disponibilizou livre acesso ao parque. Familiares e acompanhantes dos atletas também poderão se divertir, pois ingressos com descontos especiais serão vendidos antecipadamente no site do parque (www.wetnwild.com.br) e também no dia de prova. Vale lembrar que nesse dia o parque funcionará normalmente das 10h às 18h30.

Serviço


II Etapa Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas 2010
Data: 27/02/2010
Local: Wet’n Wild
Endereço: Rodovia dos Bandeirantes, KM 72 – Itupeva – SP
Horário: Largadas às 8h30 e 11h
Inscrições: Lojas Speedo dos Shoppings Villa Lobos e Morumbi e na Rua Augusta, pelo e-mail harley@maratonaaquatica.com.br ou fax (11) 4127-6538
Valores: Até 11/02 – R$ 45 para uma prova e R$ 75 para duas provas
Até 18/02 – R$ 55 para uma prova e R$ 85 para duas provas

SOBRE O WET’N WILD

O Wet’n Wild é um dos maiores parques aquáticos do Brasil. Localizado na Rodovia dos Bandeirantes, Km 72, está a apenas 30 minutos de São Paulo e a 15 de Campinas. O empreendimento ocupa uma área de 116 mil metros quadrados, com lago natural e mata nativa e tem capacidade para receber 10 mil pessoas por dia. Para abastecer as atrações são utilizados 7 milhões de litros de água tratada e reciclada. Entre as opções de lazer e diversão estão Wet Adventure, Sun Deck, Cabanas Village, Crazy Drop, Bubba Tub, Kamikaze, Lazy River, Surge Wave Laggon e muitas outras.

(Fonte : Lucia Faria Inteligência em Comunicação / 28-01-10)

NOVO PORTAL DE TURISMO TRAZ TODAS AS INFORMAÇÕES EM UM ÚNICO LUGAR

Uma nova proposta em sites de turismo foi lançada esta semana: o Portal de Embarque.com. (http://www.portaldeembarque.com/) A ideia é simples, juntar todas as informações e serviços em um só lugar, de maneira clara e fácil para quem quer viajar.
Segundo o idealizador e diretor executivo do Portal, Luiz Carlos Cruz, que há 15 anos trabalha no setor de turismo, a ideia surgiu da dificuldade constatada por ele e seus clientes em encontrar informações sobre o assunto em um único lugar. “Na verdade, até encontramos alguns serviços, mas difundidos em diversos sites. Em alguns casos, chegamos a perder mais de uma hora no telefone de uma companhia aérea para obtermos uma única informação. Mesmo através de agências de turismo não conseguimos saber tudo que precisamos”, afirma Luiz.
Procurando facilitar a vida de quem vai viajar, o site foi dividido em diversos segmentos com foco em cada tipo de público. Para isso, foram criados diferentes links para cada setor como: Aventura, Esportivo, Eventos, Corporativo, GLS, Familiar, Intercâmbio, Melhor Idade, Mulher, Religioso e Teen. “Eu poderia criar um site e não segmentar, mas a ideia do Portal de Embarque.com é justamente falar com cada um dos públicos. Na home, o internauta terá noticias de cada editoria online”, explica Luiz Carlos.
O Portal contará com atualizações diárias de notícias que podem ser acessadas rapidamente. Um grande diferencial do site é o serviço de busca, onde quem acessar, poderá saber de uma maneira fácil informações que ele precisa sobre transportes, hotéis, restaurantes e agências de viagens. Desta forma, o Portal de Embarque.com é dirigido não somente ao público final, compradores e consumidores de turismo, mas também ao público secundário, como agências de viagens e empresas, que poderão encontrar em uma única página da Internet todas as informações que necessitam para fornecer aos seus clientes.

(Fonte : Jornal Diário do Turismo / 28-01-10)

PRÊMIO CAIO 2010 DIVULGA OS FINALISTAS EM TODO BRASIL


O Prêmio Caio 2010, que acontece no dia 2 de fevereiro, na Sala São Paulo, na capital paulista, já divulga os seus finalistas. Este ano a seleção foi realizada por 308 jurados que escolheram os hotéis e resorts classificados nos dez primeiros lugares, além dos destinos, centro de convenções, espaços para eventos e pavilhões de exposições, onde foram classificados os cinco melhores colocados (Top Five), e não apenas os três primeiros colocados como anteriormente.

Confira abaixo os indicados.

Destinos para Eventos de Grande Porte

Salvador – Bahia / Rio de Janeiro / São Paulo / Curitiba – Paraná / Florianópolis - Santa Catarina
Hotel Resort

Costão do Santinho Resort & SPA - Florianópolis (SC) / Royal Palm Plaza Resort Campinas - Campinas (SP) / Transamérica Comandatuba - Una (BA) / Bourbon Atibaia Resort Spa & Convention - Atibaia (SP) / Club Med Trancoso - Trancoso (BA) / Sofitel Jequitimar Guarujá - Guarujá (SP)Casa Grande Hotel Resort & Spa - Guarujá (SP) / Club Med Itaparica - Porto Seguro (BA) / Iberostar Bahia Hotel - Praia do Forte (BA)Costa do Sauipe Hotels - Mata de São João (BA)

Hotel com Espaço para Eventos de Grande Porte

Grand Hyatt São Paulo - São Paulo (SP) / Hotel Transamérica São Paulo - São Paulo / Sheraton WTC Hotel São Paulo - São Paulo / Windsor Barra - Rio de Janeiro / InterContinental Rio - Rio de Janeiro / Tivoli São Paulo Mofarrej - São Paulo / Caesar Park São Paulo International Airport - Guarulhos (SP) / Fiesta Bahia Hotel Convention Center - Salvador (BA) / Marina Park Hotel - Fortaleza (CE) / Pestana Bahia Hotel - Salvador

Hotel com Espaço para Eventos de Médio Porte

Blue Tree Towers Morumbi Convention Center - São Paulo / Caesar Park e Caesar Business Faria Lima - São Paulo / Copacabana Palace - Rio de Janeiro / Bourbon Convention Ibirapuera - São Paulo / Hotel Villa Rossa - São Roque (SP) / InterContinental São Paulo - São Paulo / Sheraton Rio Hotel & Resort - Rio de Janeiro / Vila Galé - Fortaleza - Fortaleza (CE) / Ouro Minas Palace Hotel - Belo Horizonte (MG) / Sofitel Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Hotel com Espaço para Eventos de Pequeno Porte

Blue Tree Towers Nações Unidas - São Paulo / Grand Mercure Hotel São Paulo Ibirapuera - São Paulo / Sofitel São Paulo - São Paulo / Gran Estanplaza São Paulo - São Paulo / Pestana Rio Atlântica Hotel - Rio de Janeiro / Holiday Inn Parque Anhembi - São Paulo / Hotel Sheraton Porto Alegre - Porto Alegre (RS) / Hotel das Cataratas - Foz do Iguaçu (PR) / JW Marriot - Rio de Janeiro / Meliá Jardim Europa - São Paulo

Pavilhão de Feiras e Exposições

Expo Center Norte - São Paulo / Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo / Transamérica Expo Center - São Paulo / Riocentro Exhibition & Convention Center - Rio de Janeiro / Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo

Centro de Convenções de Grande Porte

Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo / Estação Embratel Convention Center - Curitiba (PR) / WTC Convention Center - São Paulo / Mendes Convention Center - Santos (SP) / Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasilia (DF)

Centro de Convenções de Pequeno / Médio Porte

Campos do Jordão Convention Center - Campos do Jordão (SP) / Centro de Convenções Rebouças - São Paulo / Memorial da América Latina - São Paulo/ Centro de Convenções Sul América - Rio de Janeiro / Expo Unimed Curitiba - Curitiba (PR)

Espaço para Eventos de Grande Porte

Centro Fecomercio de Eventos - São Paulo / Jockey Club de São Paulo - São Paulo / Vila Noah Embratel - São Paulo / Espaço Rosa Rosarum - São PauloCasa das Caldeiras - São Paulo

Espaço para Eventos de Pequeno / Médio Porte

Bourbon Street - São Paulo / Leopolldo Itaim - São Paulo / Terraço Itália - São Paulo / Estação São Paulo - São Paulo / Castelo do Batel Eventos - Curitiba (PR)

(Fonte : Hôtelier News / 28-01-10)

BONS MOTIVOS PARA O SEAWORLD PARKS ACREDITAR NO MERCADO BRASILEIRO


Lisha Duarte, a diretora Sênior de Vendas globais do Seaworld Parks & Entertainment, conhece bem o Brasil. É casada com um brasileiro, o marido Eduardo, de São José do Rio Preto, que também já foi do setor turístico, hoje não mais. Ela, com 25 anos de empresa (começou em Miami como promotora de vendas), já trabalhou bastante com o mercado do país, tem bons relacionamentos, sente que “o mercado está muito forte, com grande demanda, e o Brasil é o nosso primeiro mercado latino-americano, o segundo mundial, com potencial que está visível. Precisa sim do trabalho profissional e atuante que vamos ampliar agora”. Os dez anos que Jane Terra teve a frente da representação brasileira foram festejados e lembrados em homenagem. Mas, o certo é que daqui para a frente, negócios e muitos negócios estarão na pauta direta que o experiente Mauricio Alexandre, diretor de vendas, vai agilizar, com todos os conhecimentos e contatos que mantém junto a operadores e agentes e no relacionamento com o trade. Ex Walt Disney Parks & Resorts, RCA, RCI e American Airlines, tem amplo conhecimento desta relação cúmplice entre o público brasileiro e os parques americanos.
Além disso, a montagem de uma equipe reunida dentro de uma empresa promocional e de marketing – a Imaginadora – terá uma contribuição direta para continuar o período de quatro anos de crescimento. “Queremos mais, isto é evidente e temos uma base excelente”, afirmou a executiva, na recepção desta noite no Kaá Restaurante, zona sul de São Paulo.
Ainda mais que novos produtos vem aumentar o desfile de atrações. Em março começa a operar a nova atração do Aquática, em Orlando, com toboáguas de alta velocidade e rampas de escaladas. A Omaka Rocka promete sensações e emoções que estarão agregadas aos seis rios de águas tranqüilas e correntezas, lagoas, duas piscinas de ondas, 36 toboáguas, no exótico parque que fica em frente ao Seaworld, na International Drive, a 16 km do centro de Orlando.
A outra estréia de março será a área temática Sesame Street Safári of Fun, no Busch Gardens Tampa Bay. Inspirado nos conhecidos personagens de sucesso do ‘Vila Sésamo’, é voltado para o público infantil com destaque para a nova montanha-russa, e consolida a posição de Busch Gardens como parque familiar para todas as idades, zoológico com mais de dois mil animais, shows ao vivo, restaurantes, lojas e jogos. A Sesame Street Safari of Fun está sendo construída no local onde era a Land of the Dragons e terá aproximadamente 8 mil m².
Lisha antecipou que haverá sim uma ação intensa de mercado em todas as frentes, comercial e de relacionamento, aliado à comunicação. As iniciativas visam acompanhar o atual comportamento do consumidor com as fontes de informação para a seleção e decisão de compra de viagens.
“No conjunto, a equipe está formada, treinada e pronta para atuar de forma exclusiva e dedicada aos departamentos de vendas, marketing e relações públicas. E com novo escritório central a partir de fevereiro.” Com tudo isso, ela também não deixou de lembrar “do nosso portfólio de montanhas-russas emocionantes e experiências com animais aquáticos que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar”.
As novidades apresentadas estão na estratégia de crescimento corporativo e necessidades de reposicionamento de marca, que incluiu a mudança de nome de Busch Entertainment para SeaWorld Parks & Entertainment. Adquirida recentemente pelo fundo de private equity Blackstone Capital Partners V L.P., parte do The Blackstone Group, a nova fase tem incursões como esta no Brasil. Atualmente, a companhia opera dez parques nos Estados Unidos, três unidades do SeaWorld (Orlando – Flórida, San Diego – Califórnia, e San Antonio – Texas) e dois parques Busch Gardens, sendo um em Tampa – Flórida, e outro em Williamsburg – Virginia. Além dos parques Discovery Cove e Aquatica, em Orlando – Florida, e do Sesame Place, próximo à Filadélfia – Pensilvânia, e os parques aquáticos Adventure Island, em Tampa – Florida, e Water Country USA, em Williamsburg – Virgínia.

(Fonte : Brasilturis Jornal / foto Brasilturis / 27-01-10)

INSCRIÇÕES PARA TRABALHO TEMPORÁRIO NO SAMBÓDROMO DO RIO TERMINAM AMANHÃ

Rio de Janeiro - O carnaval não é só folia, mas também representa uma oportunidade de emprego temporário para trabalhadores de todas as idades. Até amanhã (29) estão abertas as inscrições para 2 mil vagas de trabalho no Sambódromo durante os dias de desfile das escolas de samba dos grupos de Acesso A e Especial.
Essas oportunidades de trabalho são oferecidas pelas escolas de samba e pelas empresas prestadoras de serviços. Há vagas para atendente de lanchonete, montador de estruturas metálicas, pintor, auxiliar de serviços gerais, pedreiro e operador de telemarking, entre outras. Parcela expressiva dessas vagas não exige experiência anterior, mas é preciso ter pelo menos o ensino fundamental completo.
O coordenador-geral do Sistema Nacional de Empregos (Sine), Marcos Pereira, ressalta que funções como atendente podem ser executadas por quem está à procura do primeiro emprego.
“Esses trabalhadores vão trabalhar nos bastidores do evento. Em geral, basta ter escolaridade a partir do ensino fundamental”, disse. Ele lembrou que o Natal garantiu emprego a 125 trabalhadores temporários, dos quais 31 mil foram efetivados.
As inscrições podem ser feitas em todos os postos do Sine na região metropolitana do Rio. Mais informações podem ser obtidas na Ouvidoria do Trabalho, pelo número (21) 2332-9999.
Na relação de vagas anunciadas pelo Sine estão incluídas as oportunidades de trabalho temporário oferecidas por uma rede de lanchonetes, que terá 50 postos de venda no Sambódromo. São mais de 900 vagas para atendente e os candidatos não precisam ter experiência, mas devem ter facilidade para se relacionar com o público.
A rede exige idade mínima de 18 anos e o ensino médio completo ou em andamento. Os selecionados receberão salário compatível com o mercado, vale-transporte e vale-refeição no local. Os contratados trabalharão durante os período de carnaval, além do dia do Desfile das Campeãs. Há possibilidade de efetivação.
(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / 28-01-10)

BRASIL É UM DOS MAIS POLUÍDOS POR OZÔNIO

Em ranking verde de 163 nações, País ficou com 160.º lugar nesse quesito

O Brasil está praticamente em último lugar em um ranking elaborado pelas universidades americanas Yale e Columbia em relação à poluição causada pelo ozônio - quanto mais próximo da 1ª posição, menos vezes o país ultrapassou o padrão de qualidade do ar para o poluente.
Atualmente, o ozônio é o poluente que mais preocupa quando o assunto é tratado no Brasil. E o Índice de Desempenho Ambiental 2010 indica que a apreensão tem fundamento. No ranking de 163 países, o Brasil está em 160º lugar - só ganha do Congo, Bolívia e Angola. É a pior posição do País em um total de 25 indicadores.
O Brasil também não se saiu bem no quesito cobertura florestal - ficou na 113ª posição - e em emissões per capita de gases de efeito estufa (143º lugar). A matriz energética limpa, baseada principalmente em hidrelétricas, ajudou o País a obter o 15º lugar "em intensidade de carbono" na área de energia.
Na classificação geral, o Brasil alcançou o 62º lugar, com 63,4 pontos, em um máximo de 100. Na versão anterior, de 2008, o País ficou em uma posição melhor - 35º lugar, com 82,7 pontos, entre 149 países.
Os primeiros colocados no ranking de 2010 são Islândia, Suíça, Costa Rica e Suécia. Conseguiram boas notas tanto no controle da poluição quanto na gestão de recursos naturais. Serra Leoa foi o mais mal colocado.
Muitos dados são de 2007 e 2008 e saíram de instituições como Banco Mundial e Nações Unidas. Alguns dados, porém, são de relatórios nacionais e não tiveram verificação externa. Os pesquisadores avaliam que os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) têm grandes populações e enfrentam problemas como poluição e má gestão. Por isso, precisam elevar investimentos ambientais, ter instituições mais eficientes e garantir a aplicação das leis.

SAIBA MAIS

O que é: O ozônio encontrado na faixa de ar próxima do solo é tóxico. Mas, na estratosfera, protege a Terra dos raios ultravioleta
Formação: Resulta das reações entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, sempre na presença de luz solar
Sintomas: Provoca tosse seca e ardor nos olhos e nariz. Há risco de mortes prematuras em pessoas com doenças respiratórias
(Fonte : Jornal O Estado de S. Paulo / Ed. Vida & Saúde / 28-01-10)

COM MANCHAS E RACHADURAS, CRISTO REDENTOR SERÁ RESTAURADO NO RIO


A partir deste mês, a estátua do Cristo Redentor ficará coberta por uma tela transparente. É o artifício para restaurá-la sem interromper a visitação no período em que turistas enfrentam uma "peregrinação" para conhecer o monumento.
Com orçamento de R$ 7 milhões, custeado pela Vale, o projeto de restauração prevê a correção de pequenas rachaduras, desnível de rejuntes e manchas de umidade. Há ainda falhas no mosaico de pedra sabão que reveste a estátua.
Os recursos serão aplicados também na manutenção do Cristo por mais cinco anos, além de cuidados na área do platô da estátua, onde está instalado o Santuário do Cristo Redentor.
Eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a estátua, em pedra sabão e concreto, foi construída após um concurso da Arquidiocese do Rio para comemorar o Centenário da Independência. O engenheiro Heitor da Costa Silva venceu a disputa, em 1931, e fez parceria com o francês Paul Landowski para desenhar as mãos e a cabeça da estátua.
Outros monumentos vêm sendo restaurados com patrocínios de empresas no Rio. O banco Santander vai aplicar R$ 1,2 milhão para a reforma dos Arcos da Lapa.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / 28-01-10)

SINDICATO CRITICA OBRAS PARA COPA 2014 EM AEROPORTOS

O Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) disse ontem que os problemas nos aeroportos - como filas no check-in - seguirão nos próximos anos e não acabarão com a conclusão das obras da Copa de 2014.
O sindicato divulgou ontem um estudo da UFRJ que mostra que a maioria dos 16 aeroportos que servirão as 12 cidades da Copa não têm estrutura para receber o número crescente de passageiros.
Alguns aeroportos já têm a capacidade superada hoje, como o de Guarulhos. Em 2009, passaram pelo aeroporto 21,5 milhões de passageiros - para uma capacidade 20 milhões. Só em abril de 2014 será entregue o terceiro terminal, ampliando a capacidade para 30 milhões.
Em Fortaleza, segundo o Snea, a obra que ampliará a capacidade do aeroporto em 2014 já estará obsoleta quando for concluída.
Algo semelhante acontecerá em Porto Alegre, diz o sindicato.
Segundo Ronaldo Jenkins, diretor do Snea, as empresas seguirão atendendo a demanda, mas com a qualidade possível nas condições de infra-estrutura disponíveis.A Infraero disse que não comentaria o estudo porque não o havia recebido. Afirmou, contudo, que o cronograma de obras está confirmado e que o público será atendido de forma adequada.

(Fonte : Jornal Folha de S.Paulo / 28-01-10)

DEMANDA NO TRANSPORTE AÉREO CAI EM 2009

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), afirmou que 2009 registrou a maior queda da demanda de passageiros da história da indústria aérea, de 3,5%. A taxa de ocupação de passageiros ficou em 75,6%, em média. O transporte de carga diminuiu 10,1% e a taxa de ocupação nesse segmento foi de 49,1%. Em dezembro, no entanto, a demanda de passageiros aumentou 4,5% e a de frete cresceu 24,4% em comparação com igual mês do ano passado.
A capacidade de passageiros em vôos internacionais no mês passado recuou 0,7%, mas a de frete aumentou 0,6%. A taxa de ocupação no segmento de passageiros caiu para 77,6% em dezembro e a de frete ficou em 54,1%. A melhora no segmento de frete, no entanto, foi "viesada" pelo desempenho extraordinariamente fraco de dezembro. "Em termos de demanda, 2009 entra para a história como o pior ano que o setor já viu. Nós perdemos 2,5 anos de crescimento nos mercados de passageiros e 3,5 anos de expansão em frete", disse nesta quarta-feira o diretor-geral da Associação, Giovanni Bisignani.
A Iata representa cerca de 230 companhias aéreas e 93% do tráfego aéreo internacional. As companhias aéreas do Oriente Médio registraram o maior aumento do tráfego de passageiros em dezembro, de 19,1% e de 11,2% em 2009, já que aumentaram sua fatia em tráfego de conexão de longas distâncias. As operadoras da América Latina registraram um aumento de 7,1% em dezembro e de 0,3% no ano. As da Ásia-Pacífico beneficiaram-se de um aumento de 8% de seu tráfego em dezembro, enquanto as da Europa registraram queda de 1,2% e as da América do Norte um declínio de 0,4% de seu tráfego no mês passado.
"As melhorias de receita serão em ritmo muito mais lento do que o crescimento da demanda que começamos a ver. A lucratividade vai levar ainda mais tempo para se recuperar e as companhias aéreas vão perder estimados US$ 5,6 bilhões em 2010", disse Bisignani.
(Fonte : Monitor Mercantil / 28-01-10)