quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MINISTÉRIOS DO TURISMO E DO MEIO AMBIENTE CRIAM CAMPANHA NACIONAL DE TURISMO SUSTENTÁVEL



Os Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e o Governo Federal criaram a campanha "Passaporte Verde, turismo sustentável por um planeta vivo". A ideia é incentivar o exercício da cidadania ambiental em todo o mundo e influenciar o turista a preservar o meio ambiente, tendo um bom relacionamento com a natureza, com as comunidades e com a cultura dos destinos turísticos que visita.
A campanha Passaporte Verde é uma iniciativa global que incentiva o turismo sustentável. Cerca de 20 países abraçaram a causa e, no Brasil, a fullDesign foi responsável pela produção da versão brasileira da campanha. "A preocupação desde o início foi equilibrar conceitos de turismo e sustentabilidade, integrando visualmente as peças ao discurso, que é didático e ao mesmo tempo divertido e espontâneo", declara a diretora de Criação da fullDesign, Bruna Richard.

PASSAPORTE VERDE - FÉRIAS SUSTENTÁVEIS

A Campanha Passaporte Verde visa estimular o turista a adotar um comportamento de consumo responsável, e assim dar a sua contribuição para a conservação da natureza e a valorização da cultura dos destinos visitados, tornando a viagem mais prazerosa e recompensadora tanto para o turista quanto para a comunidade visitada

O Brasil é uma das 20 nações que integram a Força Tarefa Internacional para o desenvolvimento do turismo sustentável, uma iniciativa voluntária, que é liderada pelo governo da França, voltada para estimular o desenvolvimento sustentável do turismo em todo o planeta. Idealizada como uma das iniciativas dessa Força Tarefa, a campanha visa estimular o turista a adotar uma atitude de consumo responsável, mostrando de que forma suas escolhas podem contribuir para a conservação do meio ambiente e para melhoria da qualidade de vida das pessoas nos destinos que visita.

Trata-se de uma iniciativa que visa disseminar um conjunto de informações e de dicas de consumo consciente no turismo. O lema da campanha "Passaporte Verde, Turismo Sustentável por um Planeta Vivo" é um apelo para o exercício da cidadania ambiental global e visa influenciar o turista a assumir o seu papel como um agente que pode contribuir para a conservação do meio ambiente, buscando um relacionamento saudável com a natureza, com as comunidades e com a cultura dos destinos turísticos que visita. Com a implementação dessa campanha, o Brasil desencadeia um movimento global para estimular uma demanda positiva por produtos e serviços turísticos eficientes do ponto de vista ambiental, induzindo também o setor do turismo e toda sua cadeia produtiva a incorporar práticas sócioambientais corretas.O website Passaporte Verde (também disponível em francês e inglês) é uma das ferramentas que os turistas têm à disposição para conhecer melhor os impactos positivos ou negativos de suas escolhas pessoais e de seu comportamento antes, durante e depois de viajar.

A Campanha Global Passaporte Verde é uma das iniciativas do Projeto Férias Sustentáveis, desenvolvido pela Força-Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável (FTI-DTS), liderada pelo governo francês e formada em Marrakesh, em 2006.No Brasil, a Campanha é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, pelo Ministério do Turismo e pelo PNUMA. Conta também com o apoio do Ministério da Educação, do governo do estado do Rio de Janeiro, da prefeitura municipal de Parati (RJ) e de outros parceiros locais e nacionais.

Visite o site da Campanha :
http://www.passaporteverde.gov.br/

(Fontes : Passaporte Verde e Mercado & Eventos / Folha do Turismo / 28-01-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário