terça-feira, 21 de setembro de 2010

OMT ESTUDA MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS NO TURISMO


Os impactos do crescimento demográfico no turismo são o tema do estudo desenvolvido pela Comissão Europeia de Turismo, em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT). Segundo a organização, as mudanças demográficas terão cada vez mais implicações no turismo na próxima década, o que deve ser vislumbrando como oportunidade de negócios e desenvolvimento.
O estudo Mudanças Demográficas e Turismo aponta as tendências internacionais da demografia no mundo globalizado, com destaque para o crescimento populacional, o aumento na expectativa de vida, a urbanização, as migrações e as mudanças nas estruturas familiares. “As mudanças demográficas vão impactar no perfil de turista que viajará, nos pontos de partida e destinos, na escolha das acomodações e nas atividades procuradas”, alerta a OMT.
O estudo analisa as tendências demográficas até 2030, quando a população mundial somará 8,3 bilhões. Segundo as conclusões do estudo, os perfis e preferências dos turistas serão cada vez mais fragmentados. O estudo foi apresentado em Viena, na Áustria, na última sexta-feira, durante o seminário de mesmo nome do estudo.

(Fonte : Panrotas)

IATA PREVÊ FORTE RECUPERAÇÃO DE COMPANHIAS AÉREAS NESTE ANO


Associação estima um lucro combinado do setor de US$ 8,9 bilhões, mais de três vezes a previsão anterior

Cingapura - As companhias aéreas globais devem apresentar forte alta no lucro em 2010 em relação à expectativa anterior do setor, afirmou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), nesta terça-feira.
A Iata vê a indústria registrando um lucro líquido combinado de US$ 8,9 bilhões, mais de três vezes a previsão anterior de US$ 2,5 bilhões feita em junho, e comparado a uma estimativa de US$ 10 bilhões em prejuízo em 2009.
"É uma melhora significativa, muito maior do que a previsão", disse o diretor-executivo da Iata, Giovanni Bisignani, a jornalistas em Cingapura. "Mas eu diria que não é hora de uma grande comemoração."
A Iata alertou que o aumento da capacidade devido a novas entregas de aeronaves em 2011 levará a um crescimento mais lento para a indústria e pressionará preços de tarifas e taxas de ocupação de aeronaves, resultando em um lucro líquido total de US$ 5,3 bilhões no ano que vem.
A Iata afirma que as empresas da região Ásia-Pacífico serão as mais beneficiadas por uma recuperação nas receias de carga. A entidade revisou ainda a previsão de lucro para a região de US$ 2,2 bilhões para US$ 5,2 bilhões.
É a segunda revisão de lucro global feita pela Iata, que há seis meses estimava um prejuízo de US$ 2,8 bilhões em 2010 para o setor.

(Fonte : Ag. Estado de Notícias com informações da Reuters)

SINDEPAT PROMOVE ENCONTROS SOBRE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO EM SÃO PAULO


Mobilizar os representantes de cada município e fortalecer os conselhos regionais do turismo são os principais objetivos da ação

Incentivo e fomento ao turismo brasileiro. Esta é proposta do Programa de Regionalização do Turismo feita pelo Ministério do Turismo. Com base nisso, o Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (Sindepat) firmou convênio com o Ministério para a realização de 15 encontros, que serão promovidos, nos próximos meses, em cidades do interior de São Paulo, e dois seminários na Capital com o apoio da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo. Essas reuniões têm como principal objetivo mobilizar os representantes de cada município e estimular um maior envolvimento no processo de regionalização do turismo.
Nomeado de "Seminário de Turismo e Desenvolvimento Regional", o primeiro deles aconteceu no dia 1º de setembro, na Assembléia Legislativa de São Paulo, e foi marcado pelo lançamento de um novo mapa de regiões turísticas. A ação contou com a presença de representantes municipais e regionais de turismo de todo o Estado, como o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, José Benedito Pereira Fernandes; o presidente da União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE) e do Conselho Estadual de Turismo, Armando Arruda Pereira, o coordenador de Turismo do Estado, Cel. Luiz Flaviano Furtado, e a presidente da Empresa Paulista de Turismo (TUR-SP), Luciane Leite.
A nova proposta de regionalização do turismo no Estado é composta de 34 regiões turísticas. Cada uma delas é coordenada por uma instância de governança, que pode adotar a forma de fórum permanente de turismo, consórcio inter-regional, associação regional de turismo ou convention and visitors bureau. Os modelos, com estatuto e regimento interno próprios, foram escolhidos pelos players regionais: gestores públicos, instituições de ensino superior e técnico, representantes da iniciativa privada e entidades do terceiro setor, como Organizações não governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).
Para Alain Baldacci, presidente do Sindepat, esses encontros promovem o desenvolvimento do turismo de forma mais ampla. "A participação da entidade nesses seminários, especialmente como coordenadora de um esforço para o desenvolvimento do turismo é muito importante". Para a regionalização do turismo no Estado, o dirigente destaca a importância dos parques temáticos no turismo mundial, e acredita que, embora o Brasil esteja engatinhando nesse ramo, há forte tendência de crescimento do setor. "São Paulo, que é forte no turismo de negócios, passará a ocupar lugar proeminente também no turismo de lazer por meio dos parques temáticos", garantiu.

Sobre o Sindepat

O Sindepat surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 17 associados de nove Estados brasileiros dando suporte institucional e político a cada associado. Entre os empreendimentos associados estão Fantasy Park, Hopi Hari, Parque da Mônica, Playcenter, Magic City, O Mundo da Xuxa e Wet n' Wild no Estado de São Paulo; Parque Guanabara em Minas Gerais; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro; Cataratas do Iguaçu no Paraná; Hot Park em Goiás e Mirabilandia em Pernambuco.

(Fonte : Lucia Faria Inteligência em Comunicação)

SETOR AÉREO PRECISARÁ DE 1 MI TRABALHADORES ATÉ 2020


A indústria de aviação comercial vai demandar 466.650 pilotos e 596.500 trabalhadores de manutenção, nos próximos 20 anos, para acomodar a forte demanda por aeronaves novas e de substituição, de acordo com a avaliação de previsão da equipe da Boeing. As linhas aéreas precisarão de cerca de 23.300 novos pilotos e 30 mil funcionários de manutenção, por ano, de 2010 até 2029.
A previsão da equipe da Boeing é baseada no Current Market Outlook – estudo da Boeing que reúne as perspectivas da aviação para os próximos 20 anos. “Quando você soma todos os números, você rapidamente entende as questões que a indústria vem enfrentando”, disse Roei Ganzarski, chefe de Atendimento ao Cliente, da Boeing Training & Flight Services. “O nosso desafio é adaptar o nosso treinamento para engajar a futura geração de pessoas que irão voar e manter mais de 30 mil aviões que serão entregues até 2029”.
O maior crescimento de pilotos e pessoal de manutenção estará na região da Ásia Pacífico, com a necessidade de 180.600 e 220 mil profissionais respectivamente. Dentro da Ásia, a China vivenciará a maior necessidade de pilotos e trabalhadores de manutenção – 70.600 e 96.400 respectivamente. A América do Norte irá precisar de 97.350 pilotos e 137.000 profissionais de manutenção. A Europa precisará de 94.800 novos pilotos e 122.000 trabalhadores de manutenção. A África demandará 13.200 pilotos e 15.000 em pessoal dedicado a manutenção. O Oriente Médio precisará de 32.700 novos pilotos e 44,500 funcionários de manutenção. A América Latina precisará de 37 mil pilotos e 44 mil profissionais de manutenção. A Comunidade dos Estados Independentes (CIS) precisará de 11 mil pilotos e 14mil funcionários para manutenção de suas aeronaves.

(Fonte : Panrotas)

GRUPO PORTUGUÊS LANÇA RESORT EM MANGARATIBA (RJ)


O Grupo português Temple lança dia 25 de setembro o Rio Marina Resort, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro. O Grupo vai investir R$ 150 milhões na construção de um complexo náutico que combina uma marina com capacidade para atender a barcos de até 180 pés, hotel, centro comercial, apartamentos e grande estrutura de lazer.
Serão sete blocos de apartamentos, dois clubes que darão suporte de lazer, além de piscinas, quadra de tênis, quadra poliesportiva, vôlei de praia, fitness, salão de festas, salão de jogos, churrasqueira, espaço gourmet, etc. Dentro da marina haverá também bares, restaurantes e lojas, além de um heliponto. A marina terá 932 vagas, sendo 452 molhadas e, as demais, secas.
Segundo Miguel Rodrigues, diretor executivo do projeto, na cidade há uma pequena marina, que foi comprada pelo Grupo Temple e dará origem ao Rio Marina Resort. “Com isso, já é possível visitar e ancorar-se dentro do complexo para conhecer o local”, adianta.
A escolha da região se deu pela proximidade com o Rio de Janeiro e pela beleza natural da região. A opção de fazer voos rápidos até o local, ou até mesmo de chegar pelo mar, é uma das vantagens destacadas por Rodrigues, uma vez que o empreendimento está a 80 quilômetros do centro do Rio.
“No Exterior Itacuruçá é um local muito conhecido pelo seu turismo náutico, mas sem grandes infra-estruturas. Com o Rio Marina Resort, trazemos para a região o ingrediente que faltava para o local se transformar num novo pólo de atração turística no Estado”, afirma. O ator Ricardo Pereira, que é o garoto propaganda do Grupo no Brasil, estará em Itacuruçá para o lançamento.

(Fonte : Panrotas)

PREÇOS SÃO ENTRAVES PARA VINDA DE FRANCESES AO BRASIL


Preço da hotelaria é o principal fator de decisão para turista francês escolher ou não o Brasil. A informação é de Brice Cicconetti, diretor do EBT na França. De acordo com ele, o valor dos hotéis brasileiros influenciam mais do que a segurança. "O visitante francês até consegue relevar essa questão.
No entanto, o alto custo de um serviço, por sua vez, não é perdoável. Temos que preparar nossa infraestrutura ,inclusive, visando a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016", completou.
No mercado francês, a Embratur realizar uma ação promocional para o consumidor final chamando a atenção para esses eventos esportivos. Desde o início deste mês, ônibus públicos estão etiquetados com imagens dos destinos brasileiros.

(Fonte : Mercado & Eventos)

EMBRATUR INVESTIRÁ R$ 180 MILHÕES EM 2011 E APRESENTA NOVO MATERIAL PROMOCIONAL



Em café da manhã com jornalistas no dia 10 de setembro, o novo presidente da Embratur, Mário Moysés, falou sobre as ações a serem implementadas para o próximo ano com um reajuste já definido de 40% sobre a verba de promoção internacional que deve chegar a R$ 180 milhões. Nesta entrevista, ele destaca o novo material promocional que começa a ser divulgado nas feiras internacionais a partir da WTM, em novembro, em Londres, que inclui folheteria e um novo layout, com destaque para um mosaico das 12 cidades-sede.

M&E - Ao assumir, quais as prioridades que pretende adotar neste final de governo e como fica o planejamento já para o próximo ano?

Mário Moysés - A primeira preocupação é manter a orientação do ministro Luiz Barretto e não interromper a política da Embratur. Estamos cuidando já das próximas feiras como FIT e WTM e definimos uma programação de marketing até o final deste ano priorizando os mercados da América do Sul. Nas próximas semanas irei com o ministro ao Peru para estudar ações voltadas para esse mercado. Também estamos focando mais a internet e o trade marketing junto aos operadores nos países emissores. Precisamos conhecer mais o mercado local e regional conhecendo o perfil deste cliente. Isso se faz com pesquisa e avaliação para conhecer suas expectativas. Acho que precisamos mostrar novos destinos e oferecer mais produtos junto a estes consumidores, como é o caso do mercado argentino, que já busca o Nordeste. Também temos que oferecer preços mais acessíveis e isso deve ser trabalhado junto com a iniciativa privada. Outra questão é a sazonalidade. Podemos perfeitamente oferecer produtos com preços mais competitivos na baixa temporada. Já o orçamento para o próximo ano terá um reajuste substancial chegando a R$ 180 milhões, o que corresponde a um aumento de 40% em relação aos últimos 12 meses.

M&E - Dentro desta estratégia, como estão os investimentos realizados em promoção e o que está previsto para 2011?

Mário Moysés - Os nossos investimentos em promoção em mercados como a América Latina cresceram 300% em gastos com publicidade. A campanha ‘Brasil Te Chama’ terá continuidade e este mês entramos com uma estratégia para explorar o mercado da internet. Este mês no New York Times haverá uma edição especial sobre o Brasil com distribuição de 300 mil óculos para que os leitores possam assistir no nosso canal do YouTube filmes em 3D. A campanha que está nas ruas é um convite para que as pessoas venham conhecer o Brasil, sua cultura e diversidade. Também estamos trabalhando uma nova decoração no estande de feiras da Embratur, que apresentaremos na WTM em Londres com o mosaico das 12 cidades da Copa. As fotos despertarão emoção e sentimentos de desejo para visitar aquele lugar. Mesmo no turismo de negócios podemos explorar e despertar o interesse do turista pelo destino onde acontece o evento. O mercado é muito competitivo e no turismo de lazer temos que ter muita sensibilidade quanto a isso.

M&E - Quais são os mercados considerados prioritários hoje? Quais as ações previstas?

Mário Moysés - Além dos países próximos temos aí definidos os países que fazem parte do Plano Aquarela. Alguns mercado precisam ter uma atenção maior como é o caso do mercado norte-americano. Precisamos criar facilidades no processo de emissão de vistos com a flexibilização dos mesmos.O americano tem interesse pelo Brasil, mas tem ainda enorme dificuldade para vir ao Brasil. Temos também que ajustar o mercado ao perfil do consumidor, como a questão dos resorts, que pode ser bem explorado naquele mercado.Existe o projeto na Câmara para agilizar os procedimentos de emissão de visto e temos que buscar novas parcerias com empresas aéreas para que neste mercado possamos ter um volume mais expressivo de visitantes. Já o mercado europeu, que sofreu uma retração, tem ainda espaço de crescimento, especialmente com a Copa e as Olimpíadas. Além deste fator, lembro que a imagem política do Brasil no exterior ajuda também para mostrar um país com estabilidade e que tem modernidade e oferta de serviços diversificados. Temos muito ainda a trabalhar, mas a percepção do Brasil melhorou bastante nos últimos anos e vamos investir no trabalho dos EBTs, dando ênfase também aos programas de Relações Públicas no exterior, que nos permite aprimorar o nível da informação. Pretendemos dobrar os investimentos em RP para 2011 já que o retorno tem um custo bem menor do que o gasto em publicadade. Os programas Caravana Brasil também terão continuidade. Já em relação aos mercados emergentes e mais distantes, nossa ideia é oferecer sempre roteiros integrados, além de trabalhos cooperados em parceria com países vizinhos, como temos feito com a Argentina. Esta cooperação minimiza os custos de investimentos, como tem sido o caso na China e na Rússia, onde devemos investir mais em pesquisa para conhecer o consumidor. O mesmo se dá em relação ao Leste Europeu. A metodologia não pode ser a do achismo.

M&E - A questão aérea sempre preocupa. Que medidas podem contribuir para facilitar o acesso a destinos turísticos num país com grandes distâncias como o nosso?

Mário Moysés - Temos discutido novos voos e temos mantido diálogo com empresas como a American Airlines e outras. As empresas aéreas nacionais também têm que abrir sua oferta usando novos hubs como Brasília, que pode atender bem aos mercados no Norte e Nordeste. Temos que pensar em oferecer maior diversidade de portas de entrada para o turista e investir na melhoria dos aeroportos para aumentar a capacidade. Isso já está previsto em aeroportos como Guarulhos. Também devemos dar uma atenção especial à aviação regional, onde a abertura e manutenção de aeroportos em lugares como Bahia e Ceará tem favorecido o acesso às regiões turísticas. Nós temos que trabalhar também a questão do Airpass para que seja um produto atraente para o turista estrangeiro. A fusão de empresas como a Lan e Tam também vai ampliar a acessibilidade, e isso deve ser sempre uma prioridade.

M&E - Em relação aos futuros governantes, como o turismo no país deve ser visto a partir das mudanças ocorridas nos últimos anos?

Mário Moysés - Este deve ser um processo tranquilo já que a política atual foi construída a partir de um amplo diálogo. É preciso dar continuidade à parceria com o setor privado. Havia uma preocupação de não haver uma quebra por isso foi apresentado o Estudo Referencial, que vai facilitar o trabalho dos futuros governantes, mostrando tudo o que já foi feito, assim como metas e diretrizes. Isso não significa querer fazer com que os futuros governantes estejam numa camisa de força, mas mostra uma maturidade construída a partir de diálogo com o Fornatur e o Conselho de Turismo. Sobre o futuro da Embratur sou favorável a se estudar mecanismos que possam tornar a empresa mais ágil, seja criando uma agência ou mesmo uma fundação, e isso poderá ocorrer no próximo governo.

M&E - Quais os desafios do Brasil para a Copa e as Olimpíadas em 2016

Mário Moysés - Uma delas diz respeito à necessidade de uma melhor qualificação. Já avançamos muito, mas temos que oferecer uma qualidade de serviço melhor, tanto na mão de obra quanto na oferta de serviços. Neste processo se insere a hotelaria, que vem investindo em modernização e ampliação a partir da linha de R$ 1 bilhão em crédito para o setor. Também preocupa a mobilidade urbana. O legado deixado a partir destes investimentos nos deixa confiantes.

(Fonte e Foto : Mercado & Eventos)

MARCA DE 5 MILHÕES DE PASSAGEIROS SERÁ ATINGIDA PELA AZUL NESTA 4ª. FEIRA


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras escolheu a Bahia para comemorar a marca de 5 milhões de clientes. Pelos cálculos da companhia aérea, o cliente de número 5 milhões deverá embarcar nesta quarta-feira, dia 22, em Salvador, cidade já conectada diretamente a Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Vitória.
As comemorações serão realizadas com uma grande festa no Aeroporto Internacional de Salvador, a partir das 14h00, com a presença de executivos da empresa, incluindo o presidente, Pedro Janot. O cliente 5 milhões será “flagrado” no balcão de check-in e vai ganhar um passe para voar de graça com a companhia durante um ano.
(Fonte : Business Travel Magazine)

TAM E GOL OFERECEM TARIFAS ESPECIAIS AOS ASSOCIADOS ABAV


O benefício é exclusivo às agências inscritas na ABAV 2010 e restrito a três vouchers AD-90 por agência

As companhias aéreas Tam e Gol estão oferecendo tarifas promocionais de 90% às agências associadas Abav que já tiverem efetuado o seu credenciamento para o 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens - ABAV 2010 e Feira das Américas. Cada associado cadastrado poderá solicitar até três vouchers de AD-90. O evento acontecerá de 20 a 22 de outubro, no Rio de Janeiro, e as inscrições podem ser feitas pelo sítio www.feiradasamericas.com.br.
Para ter acesso a esse benefício, o associado deve estar credenciado para o evento. O responsável por cada uma das agências associadas e cadastradas receberá por e-mail um login e uma senha de acesso à Área Reservada do Visitante no site da Feira. Nesse espaço será possível visualizar todas as inscrições feitas com o seu código e selecionar três pessoas para a emissão do voucher de AD. Após a operação e de posse do documento eletrônico, é necessário entrar em contato diretamente com a companhia aérea escolhida e seguir os procedimentos solicitados. Será emitido apenas um AD por pessoa, com voucher nominal e intransferível.

Procedimento para solicitação

Na Tam, os inscritos poderão efetuar as reservas por meio da Central de Atendimento da Tam (4002-5700 ou 0800-570 5700). Com a reserva confirmada, o associado deverá enviar um e-mail para denise.sa@tam.com.br e camila.pelegrini@tam.com.br informando o nome do passageiro e da agência, o código da reserva, o número do voucher e sua cópia anexada. As respostas para a emissão dos bilhetes serão enviadas em até dois dias úteis.
Os associados que optarem pela Gol deverão enviar e-mail com o título "ABAV 2010/Concessão AD90" para abav@golnaweb.com.br, com antecedência mínima de 72 horas, informando nome do passageiro e da agência, telefone para contato, o número do voucher e sua cópia anexada. Depois de efetuada a reserva, qualquer alteração deverá ser solicitada pelo mesmo e-mail. Em ambas as companhias, as condições especiais são válidas para embarque entre 17 e 25 de outubro de 2010.

Horário de atendimento

Tam: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Gol: de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h.

(Fonte : Capta Comunicação)

A FUSÃO DA UNITED COM A CONTINENTAL AIRLINES FOI APROVADA PELOS ACIONISTAS


A UAL Corporation, empresa holding que tem a United Airlines como sua principal e integral subsidiária, anunciou que a assembléia geral de seus acionistas, realizada em Chicago, aprovou a fusão da United com a Continental Airlines. Mais de 98% dos votos depositados e 84% das ações válidas foram favoráveis à fusão. Da mesma forma, a assembléia geral dos acionistas da Continental Airlines, também realizada em Houston, aprovou por ampla maioria - 98% dos votos e 75% das ações válidas - a fusão da companhia com a United Airlines.
Com a decisão dos acionistas das duas companhias aéreas, fica aberto o caminho para que a fusão seja concluída na data prevista, em 1º de outubro. A fusão entre a Continental e a United criará a maior companhia aérea do mundo em volume de tráfego de passageiros. As duas companhias aéreas anunciaram sua intenção de fundir-se, por meio de uma operação de troca de ações entre iguais, no último dia 3 de maio e a transação já foi aprovada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e pela Comissão Européia.

(Fonte : Business Travel Magazine)

EMPRESAS ALEMÃS LIDERAM REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2, DIZ RELATÓRIO


A ONG CDP (Carbon Disclosure Project) lançou ontem o relatório anual "Global 500", realizado pela PricewaterhouseCoopers, sobre as emissões de carbono de 500 empresas, entra elas, brasileiras como Vale e Petrobras.
O estudo avalia as empresas -com pontuação que vai de zero a 100- por suas estratégias de combate às mudanças climáticas, planos de redução de emissões de carbono, governança e nível de informações disponibilizadas aos investidores sobre o assunto.
As líderes de 2010 são as alemãs Siemens, Deutsche Post, BASF, Bayer e a sul-coreana Samsung, todas com ao menos 95 pontos. Se considerados só os países que não precisam cumprir o Protocolo de Kyoto, a Vale está entre as cinco com maior pontuação (88).
De 80 empresas do Brasil consultadas, 58 responderam. Dessas, apenas 23% afirmaram ter metas para reduzir as suas emissões de carbono.
No panorama global, embora 65% das 500 empresas tenham metas de redução, somente 19% apresentaram queda significativa nas emissões.
Quase metade das companhias pesquisadas afirma ter iniciativas contra a mudança climática em suas estratégias de negócios. As duas principais áreas de foco são a busca pela eficiência energética, o que gera ainda redução de custos, e o desenvolvimento de produtos e serviços que permitam aos clientes reduzirem suas emissões.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

CONTA-GOTAS


A Expand vai inaugurar um bar de vinhos em outubro, na Villa Daslu, em SP. Nele haverá máquinas, como as de refrigerante, para servir vinhos em taças.
Serão vendidos 16 vinhos em dosagens de 30 ml, 60 ml ou 120 ml. Bebidas mais especiais, como o Château Petrus 1993, cuja garrafa custa R$ 9.800, poderá ser degustada por R$ 392 a dose de 30 ml. "Para quem nunca tomou, é uma chance de conhecer", diz Otávio Piva de Albuquerque, diretor-presidente da empresa.
O equipamento, que conserva o vinho por até 40 dias, também terá nomes como Romanée St Vivant 2006 e Château Cheval Blanc 2001. Mais unidades serão instaladas no Rio, em Brasília e em São Paulo.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

NOVO PLANO DIRETOR VAI REDESENHAR SANTOS


O Porto de Santos está finalizando seu novo plano diretor, instrumento que definirá no detalhe a vocação de cada área do complexo até 2024 e incluirá uma região quase do tamanho da atual, de 7,8 milhões de metros quadrados. Em termos do perfil de cargas, pouco mudará - o porto paulista continuará destinado à movimentação de contêiner, granéis sólidos e líquidos, e terá regiões destacadas ao múltiplo uso, sendo algumas para apoio das plataformas offshore - a exploração comercial de óleo e gás na Bacia de Santos começa no próximo mês.

(Fonte : Jornal Valor Econômico - Foto Divulgação)