quinta-feira, 3 de março de 2011

ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÕES NO 1º FÓRUM NACIONAL DE GESTÃO HOTELEIRA


Evento reúne os principais gestores do país no segmento, em Curitiba (PR)

Para os profissionais que ainda não garantiram presença no 1º Fórum Nacional de Gestão Hoteleira, as inscrições seguem abertas. O evento, que acontece nos próximos dias 15 e 16 de março, em Curitiba (PR), vai realizar um “Raio X” da Hotelaria brasileira e mostrar se o setor está de fato preparado para enfrentar os desafios da contemporaneidade. Renomados executivos do setor vão discutir com o público as principais tendências e práticas do mercado hoteleiro do país. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.forumgestaohoteleira.com
Promovido pela Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços e Hôtelier News, com organização da ADN Eventos e patrocínio da Pmweb, o Fórum reúne pela primeira vez profissionais referência no segmento, concentrando em apenas dois dias os temas presentes no atual cenário da hotelaria brasileira, como: desenvolvimento, processo de expansão e as tendências do setor hoteleiro no país além de temas com foco no aprimoramento profissional com palestras sobre vendas, liderança, marketing digital, representação comercial, revenue management e cases de sucesso.
É possível inscrever-se em duas modalidades no Fórum: Standard; ou Premier, que dá direito a um lugar em área mais à frente no auditório, acesso wi-fi à internet, material diferenciado, livro, serviço de sala, prioridade nas perguntas e almoço na área VIP com o palestrante que estiver presente no dia do evento (sujeito a disponibilidade).
O 1º Fórum Nacional de Gestão Hoteleira acontece no hotel Deville Rayon e conta com o apoio do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PR) e hotel Deville Rayon. Mais informações: http://www.forumgestaohoteleira.com/

Serviço:

1º Fórum Nacional de Gestão Hoteleira
Datas: 15 e 16 de março de 2011
Horário: das 8h às 18h30
Local: Hotel Deville Rayon (Rua Visconde de Nacar, 1424 – Centro) - Curitiba/PR
Informações e inscrições: http://www.forumgestaohoteleira.com/

(Fonte : Flamma Comunicação)

ESPECIALISTAS AFIRMAM QUE AEROPORTOS BRASILEIROS NÃO FICARÃO PRONTOS ATÉ A COPA


A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, no Brasil, deixam o país no foco da opinião pública e do turismo internacional. Mas, se nada for feito a tempo, o Brasil pode manchar sua imagem já com um cartão de visitas: os aeroportos.
"Se tudo der certo, o Brasil tende a agregar alguns pontos percentuais em seu Produto Interno Bruto (PIB) ao longo dos próximos anos por causa do turismo", disse o diretor nacional de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Richard Lucht.
Mas, se o Brasil não fizer o dever de casa, a situação tende a ficar complicada. "E aí serão anos, se não décadas, para recompor o estrago feito", salientou Lucht.
O país tem alto crescimento do número de passageiros embarcados, porém os investimentos em infraestrutura aeroportuária não seguem o mesmo ritmo. O histórico de realização dos investimentos da Infraero é baixo.
"Dos recursos previstos para a Copa do Mundo, 16% estariam alocados para 2009 e 2010. Mas foram contratados somente 5,47%", disse o professor de Transporte Aéreo da UFRJ, Elton Fernandes.
"Eu acredito que, do jeito que está, não vai ter absolutamente nada pronto para a Copa do Mundo e as Olimpíadas", acredita o também professor de Transporte Aéreo da UFRJ, Respício do Espírito Santo. "E, pior ainda, não haverá nenhuma melhoria no dia-a-dia dos brasileiros, é isso o que importa", acrescentou.
Fernandes afirma que houve um movimento da presidente Dilma Rousseff ao criar a Secretaria de Aviação Civil. "Inclusive ela já apontou um novo secretário para a secretaria e um novo presidente para a Infraero", disse.
De acordo com o ministro do Esporte, Orlando Silva, "nas próximas semanas" a presidente anunciará medidas para melhorar a eficiência da Infraero e agilizar os investimentos necessários na estrutura aeroportuária.
A Infraero informou, por meio de nota, que o cronograma de obras está sendo cumprido e que os aeroportos diretamente relacionados às 12 cidades que sediarão jogos Copa do Mundo de 2014 receberão ao todo investimentos de R$ 5,63 bilhões.
A Infraero reiterou que os investimentos previstos estarão prontos em tempo para a Copa do Mundo de 2014.

Lei das Licitações

Por ser órgão público, a Infraero – empresa do governo federal que administra grande parte dos aeroportos brasileiros – está subjugada à Lei das Licitações. "Não que eu seja contra a lei, mas com ela a Infraero não tem velocidade na aplicação dos recursos", acredita Espírito Santo.
Richard Lucht afirma que deveria haver um envolvimento maior do Tribunal de Contas da União (TCU) no estágio inicial das licitações públicas. "Caso fosse formado um grupo multidisciplinar entre Executivo, Judiciário e iniciativa privada logo no início, problemas poderiam ser solucionados ao longo da trajetória", disse.

Modelo de concessão

De acordo com especialistas, há uma necessidade de ajuste no modelo societário da Infraero, para que haja um aporte de capital necessário para que as ampliações de aeroportos sejam realizadas no prazo previsto.
"O governo demorou muito tempo para buscar uma decisão prática e efetiva do assunto infraestrutura aeroportuária brasileira. O problema está no modelo de administração", disse Espírito Santo.
Segundo o professor, não é um único modelo que vai melhor tudo, mas um conjunto de modelos. "A experiência internacional já mostrou que algumas concessões à iniciativa privada foram muito mal feitas e outras muito bem feitas", ressaltou Espírito Santo.
Fernandes afirma que a abertura de capital seria a melhor opção, já que empresas de capital aberto, mas comandadas pelo governo, como o Banco do Brasil e a Petrobras, têm tido um bom desempenho. "Ele insere o interesse privado e retira a influencia política de forma significativa", frisou.
Lucht considera a parceria público-privada ou privatização de parte da Infraero uma boa opção. "O país não está preparado para ter um sistema aeroportuário 100% privado. A participação do governo ainda é importante", informou.
Em sua opinião, o modelo de parceria público-privada (PPP) garantiria a existência dos aeródromos que hoje não são financeiramente viáveis. "Se deixá-los na mão da iniciativa privada, eles tendem a ficar abandonados".
Além disso, deveria haver um agente fiscalizador efetivo do governo para que os objetivos da privatização sejam cumpridos: "Por isso, as regras devem ser claras e cumpridas integralmente, tanto por parte de quem vai adquirir, quanto por parte de quem vai fiscalizar", finalizou Lucht.

Limitador de crescimento

Com o "congestionamento" do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo – o principal do Brasil – muitas companhias aéreas têm traçado uma nova estratégia, realizando seus voos internacionais a partir de outras capitais, como Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza.
"Não há mais espaço para pouso e estacionamento de aeronaves particularmente em Guarulhos. Existe uma saturação de infraestrutura", frisou Lucht. Mas, segundo ele, também é notório que o Brasil experimentou um crescimento econômico e a aviação civil cresceu a uma taxa de dois dígitos praticamente todos os anos.
"Isso impulsiona as regiões e com o crescimento de renda, é gerada demanda por vôos a partir de outras localidades", ressaltou Lucht.
De acordo com Espírito Santo, os voos são sazonais e têm uma frequência diferenciada. "É uma tentativa das empresas de fugirem do gargalo de Guarulhos e aproveitarem suas aeronaves para uma demanda um pouco mais reduzida de vôos diretos a partir de outras capitais".

Céus abertos

O governo brasileiro negocia com a União Europeia a política de céus abertos, onde cada companhia aérea decide o destino e o número de frequências de voos. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as negociações encontram-se ainda em curso
Já o acordo com os Estados Unidos está bem avançado e deve entrar em vigor ainda no primeiro trimestre de 2011. Porém, mesmo sendo fechado o acordo, a falta de infraestrutura seria um limitador para que o país receba mais voos internacionais e, consequentemente, mais turistas.
"A falta de aeroportos é um grande limitador para se voar entre as grandes metrópoles, que são o filé mignon", disse Lucht.
Como exemplo, ele cita que, se a empresa quer voar da Europa para Guarulhos, ela teria que pousar ao meio-dia. "Mas, para isso, ela teria que sair de madrugada da Europa e não haveria passageiro", ressaltou.
Ele afirma, ainda, que o acordo de open skies só funcionaria para empresas que quiserem operar em outros aeroportos, como os do Nordeste.
Sobre a redução de tarifas para o consumidor, Lucht crê que haveria desconto somente no início da operação das rotas. "O consumidor se beneficiaria com rotas ponto a ponto", disse Lucht.
Espírito Santo tem dúvidas se o preço será reduzido. Isso porque, hoje em dia, todas as empresas estão dentro de alguma aliança ou operam em code share. "Com isso, não haveria motivos para uma guerra tarifária contra a sua parceira internacional", concluiu.

(Fonte & foto : Deutsche Welle / DW-World.DE)

CORTES NA PASTA DO TURISMO AFETAM PLANOS ELEITORAIS DE DEPUTADOS


O corte de todas as emendas parlamentares destinadas ao Ministério do Turismo ameaça os projetos políticos de 2012 e 2014 de boa parte dos deputados e senadores, além dos prefeitos que seriam os destinatários diretos dessas emendas. São 1.339 emendas que, somadas, alcançam pouco mais de R$ 3 bilhões e drenariam centenas de caixas municipais cujos mandatários já articulam suas sucessões e reeleições.
A Pasta era um dos principais alvos das emendas, tendo em vista a possibilidade de por meio dela ser possível realizar pequenas obras de infraestrutura com maior velocidade e consequente capitalização política.
Em 2010 os petistas foram os que mais apresentaram emendas para o Turismo e, portanto, os maiores prejudicados com o corte anunciado anteontem pelo Ministério do Planejamento. Suas bancadas na Câmara e no Senado destinaram R$ 919,9 milhões, sendo que muitos se utilizaram de toda sua cota parlamentar de R$ 13 milhões para o Turismo.
Foi o caso do senador José Pimentel (CE), ex-ministro da Previdência do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com interesses em disputar o governo do Estado em 2014. Sem especificar os municípios, ele direcionou R$ 11 milhões para "melhorar a infraestrutura turística em municípios do Ceará" e outros R$ 2 milhões para a "promoção de eventos para divulgação do turismo interno". Com o corte, perderá todos os recursos e terá de esperar 2012 para usufruir dos recursos parlamentares.
Com o horizonte em 2012, a senadora recém eleita Ângela Portela (PT-RR), presidente do diretório estadual do seu Estado, trabalha para manter o controle e a aliança com o prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio (PSB), que deixa o cargo em 2012. A ideia é que a ex-deputada Maria Helena (PSB), sua aliada, o suceda naquela que é tida como uma eleição muito difícil, uma vez que será contra o grupo do senador Romero Jucá (PMDB) e do governador Anchieta Júnior (PSDB). Nesse sentido, desde 2008 ambas destinam a maior parte de suas emendas para a construção do primeiro teatro municipal de Boa Vista. Só neste ano, seriam R$ 10 milhões que foram cortados.
Situação semelhante ocorre em Maringá (PR), o terceiro maior colégio eleitoral paranaense. Ali é o reduto político da família Barros, cujo prefeito, Silvio, foi eleito em 2004 e reeleito em 2008. Seu pai, Silvio, foi prefeito de 1973 a 1976. O irmão, Ricardo, ocupou o cargo entre 1989 a 1992 e depois foi eleito deputado federal por sucessivas vezes. Em 2010, tentou uma vaga no Senado, mas perdeu. Como Silvio não pode concorrer e Ricardo não quer, por avaliar que seria regredir na carreira, a família busca um nome enquanto a oposição já constrói as suas candidaturas, provavelmente com deputados estaduais ligados á cidade. Os R$ 3 milhões de uma emenda parlamentar que Ricardo Barros deixou no Ministério do Turismo para obras de infra-estrutura turística ajudariam nesse cenário, mas foram cortados.
No PMDB, o deputado Manoel Júnior (PB) é pré-candidato a prefeito de João Pessoa, onde foi o candidato a deputado federal mais votado. Ele estrutura sua campanha mediante obras na cidade via emendas parlamentares e encontros com a população nos bairros populares da capital paraibana. Um dos maiores entraves é convencer seu partido no município, comandado pelo também deputado Benjamim Maranhão que também tem pretensões eleitorais no município em 2012. Maranhão, até esta semana, havia saído atrás na disputa interna. Seu tio, o ex-governador José Maranhão perdeu a reeleição para Ricardo Coutinho (PSB). O embate, porém, foi equilibrado com a perda de Júnior dos R$ 7,9 milhões de emendas para desenvolvimento do turismo que apresentou para cidades do Estado, dentre as quais a capital.
A oposição também foi prejudicada com os cortes. O senador Mário Couto (PSDB-PA), com grande base eleitoral na região de Salinópolis, balneário próximo à capital Belém. Ali, o tucano teve um aliado na prefeitura, Di Gomes, entre 2000 e 2008, quando o petista Vagner Curi derrotou seu sucessor. Desde então, o senador e o prefeito trocam ataques e antecipam o processo eleitoral de 2012. Couto articula a volta de Di Gomes e pretendia municiá-lo com obras como a recuperação da orla decorrentes de verbas de suas emendas parlamentares. Dos R$ 13 milhões que apresentou, R$ 8 milhões eram para a cidade via Ministério do Turismo.
Dois presidentes de diretórios regionais do Democratas também foram atingidos. No Maranhão, o deputado Clóvis Fecury (MA) tentou levar com suas emendas R$ 6,25 milhões a 14 municípios de sua base eleitoral no Maranhão, com o objetivo de fortalecer o partido nesses locais. Arolde de Oliveira, que exerce a mesma função no Rio, apresentou R$ 4,8 milhões em emendas para oito prefeitos de municípios predominantemente da Baixada Fluminense.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

INGRESSO DE DÓLARES NO ANO JÁ SOMA US$ 21,8 BI


Em apenas dois meses, o ingresso de recursos estrangeiros no país já se aproxima do volume registrado ao longo de todo o ano passado.
Desde o início do ano, até o dia 25 de fevereiro, o saldo de entrada de divisas para o Brasil soma US$ 21,843 bilhões, pouco abaixo dos US$ 24,354 bilhões acumulados em 2010.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

COMISSÃO DE TURISMO VAI TRABALHAR POR LEGADO OLÍMPICO


O novo presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), disse que vai trabalhar para que os grandes eventos esportivos marcados para os próximos anos no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, deixem um legado para toda a população, especialmente nas áreas de mobilidade urbana e segurança pública. Para organizar os trabalhos, ele pretende criar duas subcomissões específicas para tratar das obras voltadas ao Mundial de Futebol e às Olimpíadas.
O deputado cobrou ainda a participação dos demais integrantes do colegiado na promoção do turismo local. “Sou o presidente da comissão, mas quero que cada deputado assuma para si a missão de conduzir os trabalhos na sua região. A riqueza do Congresso Nacional está na sua diversidade”, afirmou.
A Comissão de Turismo e Desporto é formada por 19 integrantes titulares e outros 19 suplentes. A chapa encabeçada por Donizette recebeu o apoio dos 16 deputados com direito a voto que estavam presentes na reunião de hoje. Também foram eleitos com a mesma votação os deputados Romário (PSB-RJ), 1º vice-presidente; Valadares Filho (PSB-SE), 2º vice-presidente; e Renan Filho (PMDB-AL), 3º vice-presidente.

Perfil

Jonas Donizette é radialista e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Ele começou sua carreira política em 1992, quando elegeu-se para a Câmara de Vereadores de Campinas (SP). Em 1996 e 2000, foi reeleito para o mesmo cargo. No meio do terceiro mandato de vereador, em 2002, tornou-se deputado estadual, tendo sido reeleito em 2006.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias / Foto divulgação)

RIO DE JANEIRO PASS OFERECE 30 ATRAÇÕES NA CIDADE


Assim como Roma, Londres, Barcelona e Nova York, o Rio de Janeiro ganha um novo serviço com 30 atrações para os visitantes da cidade aproveitarem. O Rio de Janeiro Pass inclui atrações turístico-cultural oferecendo passe-livre a museus, pontos turísticos, parques, alimentação, compras, esportes e aventura, passeios, dentre outras atrações.
Apresentado em três versões: um, três e sete dias, o cartão pode ser comprado pelo site www.riodejaneiropass.com e, em breve, também estará nas agências de viagens e operadoras de turismo, hotéis, e em alguns pontos turísticos em formato de blitz. O cliente poderá receber o cartão em casa ou retirá-lo em loja autorizada.

Confira as atrações

Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Forte de Copacabana, Museu de Arte Moderna, Planetário do Rio, Centro Cultural Jerusalem, Museu Nacional, locação Kit praia + caipirinha, degustação de cachaça, sorvete de frutas típicas, tirolesa na Lagoa Rodrigo de Freitas, aula de vôlei de praia em Ipanema, passeios como City Tour pela cidade e Favela Tour.

(Fonte : Panrotas)

MANAUS RECEBE EM MARÇO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE HOTÉIS


Com investimentos na ordem de 3,3 milhões, o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem, já lançado em Brasília, Curitiba, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Cuiabá e Fortaleza, chega a Manaus, no dia 3 de março. Segundo Roberto Simão Bulbol, presidente da Abih-AM, a cidade possui cerca de 3.500 apartamentos de pequenos meios de hospedagem, número que deve chegar a quase 6.000 unidades até 2014. A cidade de Santarém também será alvo de investimentos já que trata-se de um destino indutor de turistas para a região norte.
A meta do programa nacional, juntando todas as cidades-sede e destinos indutores, até 2014, é atingir cerca de 1,3 mil hotéis e pousadas com menos de 50 apartamentos, localizados em todas as 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo e em mais 32 destinos. De acordo com os coordenadores do programa, já ficou demonstrado que os turistas aproveitam o intervalo entre as competições para conhecer outras cidades turísticas, próximas de onde estão ocorrendo as competições.
“A Copa do Mundo é evento peculiar pois os jogos de uma mesma seleção acontecem com espaço de tempo entre um e outro, o que proporciona ao turista poder conhecer cidades próximas aos locais onde se realizam as competições”, explica Simão Bulbol.
Segundo Enrico Fermi Torquato, presidente da Abih Nacional, estão previstas capacitações em 32 destinos, elaboração de material voltado à gestão básica e realização de um diagnóstico para identificar o nível de competitividade de 1,5 mil empresas:
“O Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem é resultado de convênio firmado entre o Sebrae Nacional e a Abih Nacional em 2010. A parceria prevê diversas ações com a finalidade de preparar os pequenos meios de hospedagem para o evento esportivo de 2014”, explicou ele.
Para Luiz Barreto, presidente do Sebrae nacional e ex-Ministro do Turismo, o programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem será um legado do Sebrae para os micro e pequenos empresários, para que sejam beneficiados antes, durante e depois da realização da Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, a qualificação pode gerar ainda mais negócios, pois o turista que vier ao Brasil e for bem atendido vai levar uma imagem positiva do nosso país para casa e voltar outras vezes. Luiz Barretto alerta que as empresas precisam estar de olho na qualificação do atendimento e aos serviços prestados.
Dados do Ministério do Turismo indicam que o número de visitantes estrangeiros no Brasil deve crescer progressivamente até 2014. “Só no ano da Copa, o país espera receber oito milhões de visitantes, sendo 600 mil apenas no mês do mundial. O número de brasileiros que devem viajar pelo país durante o evento esportivo deve chegar a três milhões”, explica Barretto.
O objetivo do programa é fornecer aos pequenos meios de hospedagem mecanismos para o desenvolvimento do turismo competitivo e sustentável. “A meta do programa é promover a utilização de ferramentas de gestão a partir de 32 oficinas que serão realizadas, tornando a capacitação um legado concreto e fundamental que permanecerá depois dos eventos”, explicou Torquato.
Segundo o presidente da ABIH nacional, as capacitações serão destinadas aos gestores, coordenadores e colaboradores de empresas hoteleiras e serão abordados temas ligados à inovação da gestão, sustentabilidade, competitividade e marketing. “Para incentivar aumento da competitividade também haverá novas estratégias de comercialização como uma central de negócios e incentivos previstos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, tendo como viés as vantagens da formalização”, completou o presidente.

(Fonte : Portal D24AM)

WET'N WILD E FRESP ESTUDAM TRANSPORTE ENTRE SÃO PAULO E ITUPEVA


O Wet'n Wild e a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento da Estado de São Paulo (Fresp) estudam uma medida para implantar uma linha de ônibus que faça o trajeto entre a cidade de São Paulo e o parque aquático, localizado em Itupeva (SP). A medida visa facilitar a locomoção de moradores da capital em visita ao empreendimento.
Na última quarta-feira (23), o presidente Claudinei Brogliatto e a diretora executiva, Regina Rocha, ambos da Fresp, se reuniram com o presidente Alain Baldacci e profissionais das áreas de Vendas e Turismo do Wet'n Wild para iniciarem o projeto de implantação do transporte. O próximo passo será o agendamento de reuniões com empresas responsáveis por esse tipo transporte para a viabilização e operação do projeto.
"A parceria com a Fresp possibilitará oferecer ao nosso público, em especial os moradores da cidade de São Paulo, conforto e economia em sua locomoção até o Wet'n Wild. Acreditamos muito nesse projeto e temos certeza que ele criará ao visitante condições para que ele amplie suas opções de lazer", diz Alain Baldacci, presidente do Wet'n Wild.

(Fonte : Lucia Faria Comunicação / Foto Marcia Tuna)

ANAC FIRMA ACORDO COM POLÍCIA FEDERAL PARA FACILITAR INVESTIGAÇÕES


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) firma nesta quarta-feira, 2, um acordo com o Departamento de Polícia Federal. Essa parceria garantirá à PF o acesso a informações sobre aeronaves e tripulação de maneira mais rápida e segura, com objetivo de facilitar investigações. Em sentido inverso, a Anac poderá consultar o banco de dados de passaportes e terá auxílio nas ações de fiscalização e apreensão de aeronaves.
Segundo a Anac, o acordo permitirá intensificar o combate ao contrabando, ao narcotráfico e a voos irregulares no espaço aéreo brasileiro. Ainda este mês, a agência deverá firmar outro acordo, desta vez com a Secretaria da Receita Federal, para tratar do controle de entrada e saída de aeronaves privadas estrangeiras no país de voos não remunerados.
O acordo com a Receita permitirá à Anac o acesso à base de dados de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Já a Receita poderá consultar o banco de dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), relativo à propriedade e operadores de aeronaves.

(Fonte : Jornal O Estado de S. Paulo)

OCUPAÇÃO HOTELEIRA NO RIO CHEGA A 95% ÀS VÉSPERAS DO CARNAVAL


Às vésperas do início oficial do Carnaval, a taxa de ocupação hoteleira do Rio de Janeiro chegou a 95%, informou nesta quarta-feira (2) a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
As autoridades locais atribuem estes dados à revalorização da cidade após as operações policiais para recuperar o controle das favelas através da implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
A taxa de ocupação hoteleira chega a 97% em Copacabana, Leme e Ipanema, segundo dados da ABIH.
No Centro e no Flamengo, onde os preços dos hotéis são mais baixos, a taxa de ocupação situa-se em 99% e as previsões para a próxima semana são de que chegue a 100%.
A prefeitura do Rio de Janeiro calcula que o Carnaval atrairá este ano cerca de 760 mil visitantes, que deixarão US$ 560 milhões na cidade.
"O Rio vive um momento especial desde que conseguiu a organização dos Jogos Olímpicos de 2016. Basta sair às ruas para ver que a cidade está repleta de turistas", disse a jornalistas o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Melo.
Essa alta também é registrada nos cruzeiros que fazem escala na zona portuária da cidade para que os turistas assistam nas noites de domingo e segunda-feira aos desfiles das escolas de samba.
Até o momento não há informação de nenhum caso de assalto em albergues e hotéis da cidade, o que contribui para garantir a tranquilidade dos turistas nacionais e estrangeiros.

(Fonte : Folha Online)

5ª JOPAT REÚNE IMPORTANTES NOMES DO TURISMO E ENTRETENIMENTO


As indústrias brasileiras do turismo e do entretenimento estarão reunidas no próximo dia 25 de março, no Rio de Janeiro (RJ), durante a 5ª edição da Jopat 2011 - Jornada de Parques e Atrações Turísticas, evento promovido anualmente pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). Neste dia, experientes profissionais nacionais e internacionais discutirão temas estratégicos para o segmento como investimentos, desenvolvimento dos empreendimentos, legislação brasileira, incentivos, parcerias entre muitos outros assuntos.
Até o momento, além dos 14 empreendimentos associados ao Sindepat, estão confirmadas as presenças de representantes de empresas como Aquário de São Paulo, Complexo Turístico de Itaipu, Cidade da Criança, Candy Play, Parque Guaíba, Playbox, Puppy Play, Show Play, Sweet Play, Acqua Lokos, Aldeia das Águas, Ma-noa Park, Rio Water Planet, Parks & Games e Ski Mountain Park.
A Jopat 2010 conta com o apoio do Ministério do Turismo. A programação completa e as inscrições para os interessados podem ser conferidas no site www.sindepat.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5181-7857 ou (11) 5181-0860 ou pelo e-mail sindepat@sindepat.com.br.

SOBRE O SINDEPAT

O Sindepat surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 14 associados de nove Estados brasileiros dando suporte institucional e político a cada associado. Entre os empreendimentos associados estão Hopi Hari, Playcenter, O Mundo da Xuxa, Magic City e Wet n' Wild no Estado de São Paulo; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro; Cataratas do Iguaçu no Paraná; Hot Park em Goiás e Mirabilandia em Pernambuco.

(Fonte : Lucia Faria Comunicação)

BORDEAUX CONFIÁVEIS E A PREÇOS ACESSÍVEIS


Desejados por apreciadores de vinho mundo afora, os Grands Crus Classés de Bordeaux vêm, em especial desde 2000, atingindo preços cada vez mais proibitivos. Deixa saudade os bons tempos em que consumidores "normais" tinham cacife para comprá-los sem ser taxados de perdulários. Para quem se encaixa nesse grupo e não abre mão de ter rótulos bordaleses em casa, uma boa opção é ir atrás dos Crus Bourgeois, categoria que, depois de algumas fases turbulentas, tende a ser fonte de tintos confiáveis e acessíveis, com mais certeza a partir dos vinhos elaborados a partir de 2008.
A categoria Cru Bourgeois nasceu, digamos, da rebarba da classificação dos Grands Crus Classés estabelecida em 1855, que contemplou 63 châteaux (dois não existem mais) da região do Médoc - a única exceção foi o Haut Brion, situado em Graves. A partir de então, outros châteaux foram surgindo, alguns produzindo vinhos do nível de Grand Crus, mas a classificação original permaneceu inalterada. Por lei ela é imutável. Boa parte dos melhores destes desgarrados conseguiu reconhecimento oficial em 1932 e na década de 60 foi criado o Sindicato dos Crus Bourgeois, marca reconhecida pela Comunidade Econômica Europeia.
Beneficiado pela expansão dos negócios em Bordeaux nos anos 80, a categoria foi inflando, passando de 400 membros e chegando a representar cerca de 50% da produção de vinhos da região do Médoc. A heterogeneidade fez diminuir a possibilidade de se obter bons Bordeaux a preços honestos. Para auxiliar o consumidor e, simultaneamente, incentivar os produtores a se aprimorar, o Sindicato passou a promover anualmente a "Coupe des Crus Bourgeois", um torneio com degustação às cegas nos moldes de uma competição esportiva: os vinhos, provenientes de três safras seguidas, eram confrontados dois a dois diante de um júri de três degustadores, por eliminatórias sucessivas até a final, onde eram proclamados vencedor e finalistas. No fundo, pouco adiantou, a não ser para promover os châteaux realmente bons.
Desacreditada por reunir vinhos sofríveis ao lado de outros com qualidade, em 2001 foi proposta uma reclassificação que deveria entrar em vigor dois anos depois. A nova lista foi definida por um júri composto por 18 pessoas que se reuniu durante esse período para analisar os châteaux que se candidatassem, com o compromisso de ser revista a cada dez anos. Dos 490 châteaux submetidos a análise - degustação às cegas de seis vinhos, das safras de 94 a 99, além de um dossiê técnico da propriedade -, 247 foram aprovados. A metade, portanto.
A categoria foi dividida oficialmente em três níveis: Cru Bourgeois Exceptionnel, que teve apenas 9 admitidos, Cru Bourgeois Supérieur, com 87 châteaux, e Cru Bourgeois simples, alcançado por 151 propriedades. Não houve surpresa entre os melhores. Os Châteaux Chasse Spleen, Haut Marbuzet, Labegorce Zedé, Les Ormes de Pez, de Pez, Phélan Ségur, Potensac, Poujeaux e Siran, sempre foram reconhecidos como os melhores da classificação antiga. O único que não constou dessa nova relação foi o Château Sociando Mallet - por já ter conseguido luz própria e não depender mais de qualquer diploma, resolveu nem concorrer.
Critica-se muito a imutabilidade da classificação dos Grands Crus Classés de 1855, com o argumento que a posição que ocupavam, de 1º a 5º, não condiz com a realidade hoje. A discussão até pode ser válida, mas há tanta especulação e tantos interesses em jogo hoje em dia que seria impossível chegar a um consenso. E isso aconteceu de fato na tentativa de reclassificar os Crus Bourgeois. Dos que não conseguiram entrar na nova classificação, 78 entraram com processo judicial para anular a reclassificação. O processo perdurou até 2007, quando foi decretada sua anulação oficial.
A partir de então, um novo sindicato foi criado, a Alliance des Crus Bourgeois, que propôs uma nova comissão julgadora, formada por profissionais ligados a área do vinho e sem qualquer interferência dos proprietários das vinícolas postulantes às vagas. Para garantir independência no processo, foi contratado o Bureau Veritas, organismo certificador de dimensão mundial. Na nova classificação, que tomou por base os vinhos da safra 2008, 290 châteaux conquistaram o direito de se tornar um legítimo Cru Bourgeois. As categorias acima, Supérieur e Exceptionnel foram suprimidas. A nova certificação, que foi divulgada em setembro do ano passado será revisada todos os anos, inclusive em 2011, em que serão usadas amostras dos vinhos da safra de 2009 para as degustações. A menção Cru Bourgeois deixa, então, de pertencer ao Château, devendo ser conquistada ano a ano, com base, sobretudo, na qualidade que seu vinho demonstrar.
Thierry Gardinier, presidente da Alliance desde 2004 declarou que os Cru Bourgeois hoje, não são mais uma classificação, mas sim um reconhecimento, uma certificação. "Existem critérios objetivos para poder participar. O château tem de existir fisicamente, ter vinhedo, vinificar, engarrafar na propriedade - auditado pelo Bureau Veritas. Somente depois de ter os critérios objetivos confirmados o vinho pode ir para a degustação às cegas. O júri não recebe qualquer instrução de buscar vinhos mais concentrados ou de um determinado estilo. Não há uma busca de concentração. Fazemos uma média da safra do Médoc degustando entre 40 a 60 vinhos. Para ser um Cru Bourgeois é necessário que o vinho esteja acima dela".
Os antigos Cru Bourgeois Exceptionnnels, que incluem Châteaux como o Chasse Spleen, Les Ormes de Pez, de Pez, Potensac, Poujeaux e Siran, por sua vez, já que não existem mais níveis hierárquicos dentro da classificação, decidiram romper com a Alliance, pretendendo formar uma categoria independente. Caminho idêntico tomou o próprio Gardinier, dono do Château Phélan Ségur, que fez com que passasse o condução da Alliance des Cru Bourgeois para Frederic de Luze, do Château Paveil de Luze, em Margaux.
A despeito da confusão gerada até aqui e de incitar o consumidor a ser infiel com relação aos rótulos que está habituado a comprar, a nova fórmula tem tudo para ser considerada confiável. Os novos Crus Bourgeois, a partir da safra 2008, podem não conseguir chegar no padrão de qualidade dos Grands Crus Classés, mas vão permitir que pobres mortais bebam bordeaux à vontade.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

INFRAERO VAI INVESTIR EM SANTOS DUMONT


O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, receberá R$ 1 milhão para diversas obras de melhoria, como a instalação de películas de proteção solar no Terminal de Passageiros e pontes de embarque.
Até 2013 também serão realizadas a revitalização completa das instalações do Terminal de desembarque, mantendo as características originais; obras de complementação do Terminal de embarque; recuperação das pistas de táxi de aeronave; conclusão do segundo pavimento do Terminal de embarque, entre outras iniciativas. Ao todo, foram investidos R$ 700 mil em obras finalizadas no aeroporto, que abrangem a melhoria na infraestrutura para atender a demanda de passageiros.

(Fonte : Site Avião Revue)